Ricardo Stuckert via Fotos PúblicasO petista no tour pelo Nordeste: salário mensal e assessores por conta do fundo partidário

Lula gasta, você paga

De salário mensal – que foi até reajustado recentemente – a mordomias como aluguel de jatinhos, o PT usa dinheiro público para bancar o projeto eleitoral do ex-condenado
03.09.21

De encontros políticos a um supostamente despretensioso passeio noturno na praia, todos os passos de Luiz Inácio Lula da Silva que servem à propaganda petista são registrados pelas lentes do fotógrafo Ricardo Stuckert e publicados nas redes sociais do ex-presidente. De volta ao xadrez eleitoral desde março, quando o Supremo Tribunal Federal anulou suas condenações na Lava Jato, Lula está em plena campanha para voltar ao Palácio do Planalto. Em maio, esteve em Brasília conversando com caciques como José Sarney. Na última semana, encerrou uma turnê de doze dias pelo Nordeste, onde se reuniu com governadores e abraçou militantes sem-terra. Em todas os compromissos, o chefe petista tem se empenhado não apenas em articular seu palanque, mas também na difícil tarefa de desfazer a imagem de corrupto junto aos eleitores, além de, a seu modo, procurar se mostrar bem-disposto para a briga política do alto de seus 75 anos. As fotos produzidas por seu paparazzo oficial – como aquela em que ele posa de sunga com a namorada em uma praia do Ceará – são parte de um plano meticuloso cuja conta, ao fim e ao cabo, quem paga é você.

O PT já torrou mais de 1,5 milhão de reais do fundo partidário – dinheiro público, portanto – para custear o projeto político de seu líder-mor, até há pouco condenado a 25 anos de prisão por participação no monumental esquema de corrupção que funcionou durante anos na Petrobras. Isso sem contar com outras despesas que, na prestação de contas apresentada pelo partido à Justiça Eleitoral, se misturam.

Fotógrafo, assessora, advogado e o próprio ex-presidente estão na folha de pagamentos do partido. Depois que deixou a carceragem da Polícia Federal no Paraná no fim de 2019, quando o STF revogou o entendimento de que condenados em segunda instância podiam ser presos, Lula passou a receber um salário como presidente de honra do PT. Hoje, o petista embolsa por mês 22,8 mil reais. Ele, aliás, foi o único integrante da cúpula do partido a ganhar um aumento neste ano. Enquanto os demais dirigentes tiveram o salário reduzido em 15% durante a pandemia, Lula ganhou um reajuste de 12%.

ReproduçãoReproduçãoO desembarque em Recife: ele só voa de jatinho particular e a fatura é espetada na prestação de contas do fundo
O staff do ex-condenado tem custado caro. Fotógrafo oficial do petista durante os oito anos em que ele esteve no Planalto, Stuckert migrou do Instituto Lula para a lista de funcionários terceirizados do PT em 2017, depois que a entidade criada pelo ex-presidente entrou na mira da Lava Jato por causa das acusações de propina pagas por empreiteiras por meio de doações. O fotógrafo, que o ex-presidente leva a tiracolo em todas as suas viagens, recebe 26,1 mil reais por mês. Assim como o chefe, ele também ganhou um reajuste quando o volume de trabalho aumentou – os pagamentos ganharam um acréscimo depois que Lula deixou a cadeia. Para alimentar os perfis do ex-presidente nas redes sociais, uma assessora recebe 9,8 mil mensais, também dinheiro do fundo partidário.

O diretório nacional do PT, comandado pela deputada Gleisi Hoffmann, ainda reserva um pedaço de seu orçamento para pagar o escritório que defende Lula nos processos da Lava Jato. Desde setembro de 2019, a banca de Cristiano Zanin tem recebido religiosamente 46,9 mil reais por mês, a título de “consultoria jurídica”. Ao todo, já foram pagos 938 mil reais aos defensores de Lula. Nos documentos enviados à Justiça Eleitoral, o PT informou que o dinheiro pago ao escritório de Zanin vem das doações recebidas de pessoas físicas e do dízimo pago pelos filiados. Para cuidar dos seus próprios processos, o partido já paga a outros oito escritórios de advocacia que atuam, principalmente, na esfera eleitoral. Ainda assim, há entre eles advogados que atuam em causas particulares de Lula. É o caso do escritório de Eugênio Aragão, que foi ministro da Justiça no governo de Dilma Rousseff, e já recebeu 3,4 milhões de reais da legenda desde o ano passado. Só neste ano, Aragão assinou cinco ações de calúnia e danos morais movidas na Justiça paulista contra pessoas que xingaram ou ameaçaram Lula nas redes sociais.

Além do salário do PT, Lula recebe uma aposentadoria como anistiado político que é paga desde 1993. Em 2017, os advogados do petista informaram à Justiça que o benefício era de 8,9 mil reais por mês. Por conta dos cofres públicos, ele também conta como uma estrutura de até quatro seguranças, dois assessores, dois motoristas e dois carros da frota presidencial garantida por lei a todos os ex-presidentes. O custo mensal desse staff, incluindo salários, passagens, diárias e gastos com combustível, gira em torno de 80 mil reais por mês.

Dono da segunda maior cota do fundo partidário, com cerca de 100 milhões de reais (fica atrás apenas do PSL), o PT gastou de janeiro a junho deste ano 37,2 milhões de reais com pagamentos de folha salarial e fornecedores. Os gastos tendem a subir neste semestre, com as viagens programadas por Lula. Em agosto, por exemplo, o partido fretou um jatinho cuja diária custa 40 mil reais para o tour do ex-presidente pelo Nordeste. Foi a bordo da luxuosa aeronave Bombardier Challenger 604, que pertence a uma empresa do grupo de saúde Prevent Senior, que Lula percorreu seis estados em doze dias, acompanhado de Gleisi, de sua namorada, Janja, e de integrantes de seu staff.

Ricardo StuckertRicardo StuckertA foto na praia: paparazzo particular também tem salário pago pelo contribuinte
A agenda típica de candidato incluiu reuniões com governadores e líderes de outros partidos, além de eventos para enaltecer os feitos da era petista e visitas a obras que receberam recursos do seu próprio governo e do de Dilma Rousseff. Tudo, claro, devidamente registrado em foto e vídeo. O Nordeste foi escolhido para o ex-condenado fincar bandeira novamente na região sobre a qual Jair Bolsonaro agora tenta avançar com a promessa de aumento no benefício do Bolsa Família. Na linha oposta à de Lula, quem ajuda o atual presidente hoje em sua tentativa de avançar sobre o eleitorado nordestino são os chefes do Centrão, como o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que até pouco tempo atrás apoiavam o PT. Mas Lula está confiante de que a lua de mel não durará muito — ele tem dito que Ciro e companhia devem abandonar Bolsonaro antes da eleição.

Por onde passa, Lula tem repetido como mantra que foi perseguido pela “quadrilha” de procuradores da Lava Jato e pelo ex-juiz Sergio Moro e sustentado, falsamente, que foi “absolvido” pela Justiça – na verdade, o STF anulou as decisões de Moro nos processos que tramitaram na Justiça Federal do Paraná. Com base nessa decisão da Suprema Corte, as principais provas obtidas pela força-tarefa nos casos do tríplex do Guarujá e do sítio de Atibaia foram consideradas inválidas.

Em sua volta ao jogo político, Lula tem sido aconselhado a resgatar o figurino do “Lulinha paz e amor” adotado nas eleições de 2002, quando chegou à Presidência pela primeira vez, mas não consegue esconder o ódio. Outro alvo frequente de seus discursos é a imprensa. Em Salvador, a última escala de sua excursão pelo Nordeste, ele ressuscitou uma antiga bandeira, a regulação dos meios de comunicação. Em entrevista a uma rádio, Lula prometeu que, se eleito, regulará a mídia tradicional. “A regulamentação dos meios de comunicação é do tempo que a gente conversava por carta, de 1962. Olha a revolução que houve. Você acha que a internet não tem que ter regulamentação?”, afirmou. Na terça-feira, 31, durante um evento do PT sobre os cinco anos do “golpe” – como o partido insiste em chamar o impeachment de Dilma –, ele voltou a dizer que a “regulação da mídia” é necessária e afirmou que o partido continua sendo “coagido” pela imprensa.

Enquanto Lula se apresenta como vítima de perseguição judicial e da imprensa, para tentar apagar da memória dos brasileiros o seu protagonismo nos escândalos do mensalão e do petrolão, o PT, que até hoje não fez mea culpa pelos escândalos que protagonizou, se movimenta para fazer o grande público acreditar que a corrupção não será mais tolerada pelo partido. Como Crusoé mostrou no início da semana, a direção da legenda apresentou à Justiça Eleitoral um curioso “Manual Anticorrupção” (conheça aqui a íntegra). A cartilha proíbe uma série de práticas que já levaram vários dos dirigentes petistas, incluindo o próprio Lula, para a cadeia. O material foi produzido por um escritório de advocacia do Paraná ao custo de 150 mil reais. O cartapácio, dizem os documentos, é parte de um plano, o “Programa Ostensivo de Combate à Corrupção”, que a sigla promete implantar.

Rafael Luz/STJRafael Luz/STJZanin, o advogado de Lula, recebeu quase 1 milhão de reais do PT
Embora não tenha punido até hoje nenhuma de suas lideranças denunciadas ou condenadas nos escândalos, admitidos por gente de dentro, como o ex-ministro Antonio Palocci e o marqueteiro João Santana, o partido coloca no papel oito condutas “consideradas ilícitas”. Várias delas integram o extenso rol de acusações feitas a petistas de proa pela Lava Jato, como recebimento de propina e caixa 2 de campanha. O manual estipula que suspeitas desse tipo de práticas devem ser investigadas, punidas internamente e denunciadas às autoridades. Ironicamente, o documento trata como “vantagem indevida” digna de punição o ato de receber dinheiro, presentes, viagens, doações ilegais e, acredite, “benfeitorias em bens particulares”, exatamente como fizeram as empreiteiras OAS e Odebrecht no tríplex e no sítio de Atibaia.

Outra contradição com a prática petista está no capítulo que trata dos “indícios de ilicitude”, que devem servir de norte para os dirigentes evitarem casos de corrupção. A cartilha reza que, antes de estabelecer relacionamento com fornecedores e afins, é preciso avaliar se eles têm “fama desabonadora”. Se isso for levado adiante, o partido terá de trocar alguns dos seus principais fornecedores. A prestação de contas entregue à Justiça Eleitoral, a mesma que traz as despesas com Lula e companhia, revela uma série de pagamentos para várias empresas ligadas ao partido que já estiveram encrencadas em diferentes momentos. Entre elas estão, por exemplo, duas firmas do publicitário Valdemir Garreta, antigo homem forte da comunicação petista que chegou a ser preso pela Lava Jato, acusado de receber valores indevidos da Odebrecht. Juntas, a FG e a VG Marketing Eleitoral receberam mais de 1,4 milhão de reais do diretório nacional só no ano passado.

Outras três empresas ligadas ao empresário Carlos Cortegoso, que ficou conhecido como “garçom” de Lula e chegou a ser denunciado por participação em esquemas do partido, também seguem na folha de pagamentos do PT. A lista inclui ainda uma empresa do notório Freud Godoy, tido como faz-tudo de Lula, que recebe cerca de 450 mil reais por ano por serviços de segurança, embora esteja com seu registro de funcionamento cassado.

A despeito do novíssimo manual, e de tudo que os escândalos dos últimos anos revelaram, a vida real mostra que o PT está bem longe de aprender a lidar com o dinheiro público como deveria.

Colaborou André Spigariol
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Reforma política partidária já! Enquanto fomentarmos um sistema eleitoral de interesses partidários para obter a concentração do poder, o Brasil desvia da finalidade de servir os interesses legitimamente públicos.

  2. A marca de chefe de quadrilha jamais será é indelével e infelizmente olularápio não é a única ameba que sustentamos com nossos impostos. O manual anticorrupção é submetido ao estatuto de quadrilha portanto não há credibilidade.

  3. Devemos agradecer aos ministros do STF pelo Lula estar livre e fazendo campanha um ano antes do permitido pela lei. É parece que, infelizmente, o Lula estará lá.🥲

  4. ...Mas esse velhote corrupto irrita de dar nojo. Condenado, cínico, calhorda e ordinário pinguço e tomador de janjadegalinha.

  5. É isso que o Brasil merece a volta de um batedor de carteiras? Carteira da educação, da saúde.. . do desenvolvimento do país???

  6. A vida do brasileiro, como ela é. Medíocre por opção. Quando deixa-se de lado a educação e vive-se todo tipo de promiscuidade, o resultado não pode ser outro. A Sociedade, perde a capacidade de pensar, questionar e ignorar política, dando então espaço pra criminosos e seus aliados. Como em 1500, o único progresso que o país teve foi com o aumento descontrolado de bandidos, oportunistas. Ignóbil....

  7. Essa reportagem é direcionada e tendenciosa. Por que não fazem uma análise geral sobre o uso do fundo partidário pelos diversos partidos políticos? Focar na pessoa de Lula e nos gastos com assessoria mostra somente o quanto estão sendo enviesados. Parem de fazer política e façam jornalismo.

    1. Por terem sido complacentes e por não terem punido políticos como Lula, Bolsonaro, Artur Lira, Aécio Neves e outros como Ministros do STF e STJ a Corrupção está desenfreada pois com a aprovação do Fundo Partidário o País está condenado a reeleger o pior Congresso e consequentemente o pior Presidente do Brasil

    2. Lula é candidato e usa dinheiro público. Correta a reportagem. Mostra a mordomia de um ex-condenado.

    3. Direcionada sim, mais verdadeira. Vale lembrar que atualmente, nem de longe o Lula é o centro das matéria da CRUSOE, tamanho os descalabros do Bozo e seus “ aliados” do centrão. O problema, claro, começa com a existência do fundo partidário, mais é ilustrativo ver o antigo “ pai dos pobres, “ inimigo dos “coxinhas” desfrutando a boa vida como se aqueles crimes de corrupção, fartamente documentados, jamais tivessem acontecido.

  8. Alguém achar normal um partido político viver às custas do cidadão que paga impostos exorbitantes como no Brasil, deve estar em outro mundo. 😠

  9. Então 1 partido não pode pagar para seu candidato ter assessoria etc? O PDT torra 250 mil por mÊs com o marketeiro do Ciro, fora as assessorias, viagens etc. Os partidos têm esse direito, não é crime nenhum. Crime é o Bolsonaro usar máquina pública pra fazer campanha antecipada. Falta de notícias aqui tá cada vez mais visível.

    1. uma reportagem nao inviabiliza a outra. até pq, a cruzoe já fez reportagem sobre o gasto do pdt com o ex de lula.

  10. Muito triste ver estes politicos atuais e ex presidiarios como este nefasto luladrao usufluindo de salarios e mordomias concedidas por eles e para eles como carros segurancas e fundos eleitorais diversos, tudo pago pelo nosso trabalho suor e sangue de todos os dias e estes sacripantas dando risadas da nossa cara de trouxas. Gente, acordem e vamos dar um basta neste circo cujos palhacos somos nos o povo.

    1. triste mesmo é o povo ter uma vida miserável e esse bandidos viver tão bem . # Lula e bolsonaro nunca mais ! tudo nesse país de M...... tá errado! Lena

  11. Graças ao STF e o MINTO que acabaram com a lava-jato, temos esse ex-presidiário e seu partido um câncer politico, gastando o caro dinheirinho do povo! Nas próximas eleições nada desses desgovernos podem ser eleitos!! CHEGOU!!!

  12. É um verme tão absolutamente nojento, tão repulsivo, tão repugnante, tão insignificante, tão diminuto em absolutamente ""tudo"", que não dá nem comentar a excelente reportagem!!!! Aaaarrrrrreeee, que fotos, das subespécies do submundo!!!!!

  13. Legal porem imoral, estes nefastos politicos estao sempre aprovando previlegios para eles proprios, e o povo sempre como cordeiros pagando todas as contas, temos que nos posicionarmos e cobrarmos destes fdp que ganhamos nosso din din de cada dia com suor e sangue em nosso labor diario, eles jamais passam por isto, nos tratam sempre com descaso, quando nao deboche, conclamo o povo a eliminar estes fdp nas proximas eleicoes, ou fazemos isto ou vamos chupar esta manga azeda sempre.

  14. O jornalista que elaborou o artigo foi tendencioso. Sem aqui querer defender qualquer partido, temos que deixar claro que a verba gasta com as viagens do ex-presidente estão dentro da lei, aprovada pela maioria de deputados e senadores, eleitos por todos nós. Os partidos tem direito a essa verba. Portanto nada é irregular nesse caso. Nós todos somos prejudicados por essa enorme verba destinada aos partidos, com valor proporcional a bancada de cada partido. Todo estamos perdendo.

  15. 2022 será um ano decisivo para o Brasil como nação. Saberemos quantos são gente de segunda, os que ainda apoiam lulla ou bollsonaro. Quanto ao financiamento público de políticos, é uma excrecência sem medidas. No Congresso só há um Partido que defende o fim destas mordomias (novo.org.br) ...

  16. Estou esperando o outro condidato. Nem Lula nem Bolsonaro. O Moro prendeu este bandido é fez a coisa certa com o miliciano, mostrou quem ele é de verdade aos brasileiros, um conservador de 4 esposas, um dito evangélico que só denigre e agride com palavras os outros. Moro e Deltan estes são brasileiros verde amarelo e sabem. Como fazer. São o terror do centrão é todos os corruptos. Realmente este país tem jeito é só votarmos certo. Moro 2022.

  17. Vou repetir aqui o pedido. A CRUZOÉ fará um grande serviço ao leitor se puder mapear por completo todos os privilégios/custos (tudo, manicuri, cabeleireiro, auxílios financeiros, espaços locados, planos de saúde, tudo), estabelecidos dentro dos poderes da nação em seus 3 níveis, Federal, Estadual e Municipal e apresentá-los de maneira escrutinada. Penso que se for possível pra revista, isto seria um trabalho absolutamente relevante ao país e uma maneira de estabelecer comparativos de prioridades

  18. O Brasil tem jeito sim, depende de agirmos como povo que se ama e ama a Patria em que nascemos, crescemos e vivemos, constituimos familia e o que queremos deixar para nossos filhos quando os amamos. O Brasil sempre sera dos basileiros conscientes da sua cidadania, dos nossos direitos e deveres para com a Patria, sentimentos infelizmente da grande maioria dos politicos atuais estes lesa Patria fdp, que roubam o povo com a cara mais descarada e o povo os reelege. Tomemos vergonha povo.

  19. São 57 milhões de anti-PT, que em 07 de setembro esperam ter a voz que a imprensa já não dá acovardada com o STF. Namastê!

  20. É duro, duríssimo conhecer esta realidade de volta. Quando o Brasil irá se livrar de quadrilhas. Alguém precisa fazer alguma coisa. SOCORRO!

    1. Muito triste tudo isso. O partido nunca se retratou diante de tantos malfeitos e continua agindo como se fosse o baluarte da moralidade 🤔🤔😔😔😔😔😔

  21. A imprensa pode dar sua contribuição para arrefecer o cenário e reverter o processo caótico para o qual infelizmente caminhamos, voltando a se comprometer com a verdade e nela irá encontrar a gênese de tudo- o STF-, que anulou 07 anos de combate à corrupção e lançou Lula às eleições com a fantasia de mártir, sob a qual padece a nação humilhada pela corrupção. Namastê!

  22. Meu Deus quando vamos nos ver livre dessa maldição dos políticos? Isso só mostra porque o Brasil é um país de terceiro mundo.

  23. Parabéns pela matéria! Tudo que foi revelado deve ser repetido, divulgado e difundido de forma incansável até 22. Vocês da Crusoé e OAntagonista são únicos na investigação sobre a realidade do Lula e Lulapetismo. A imprensa padrão é na sua melhor face omissa. Ignorância. Acham que ser de esquerda é ser Lulapetista. Não importa sob qual condição. Falta a esses jornalistas a coragem de um George Orwell que viu por dentro e denunciou os equívocos políticos.

  24. Qdo se trata de PTralhas nada surpreende, querem a volta ao poder pra continuar a roubalheira, mensalão, petrolão, etc... e depois de cometer os crimes tem suas penas anuladas. Triste Brasil tomado por canalhas.

  25. Fundo partidário. Só no Brasil mesmo. Emendas parlamentares que arrombam os cofres públicos. Só no Brasil mesmo. O povo tem que revoltar

  26. Reportagem muito oportuna. Sabemos que o ex presidiário não difere muito dos seus pares. Muda apenas o estilo e, reconheçamos, diferente do bolsonaro, esse é esperto como uma águia. Importantíssimo não desistirmos de uma terceira via. Alguém fora do circuito tradicional. Quanto ao fundo partidário, é mais uma afronta tolerada pelo povo.

  27. É repulsivo ver esses bandidos esbanjarem dinheiro público sem nenhum pudor! Tomara q esses anos todos de PT e de Bolsonaro (sem falar em Artur Lira, Ciro Nogueira e uma infinidade de nomes) sirvam para escolhas mais conscientes na próxima eleição, sem aquele pensamento medíocre de optar pelo menos pior. Parabéns! O trabalho de vocês é excelente! Obs: essa reportagem deveria ser aberta! As pessoas precisam saber dessas coisas! Lula é regressão!

  28. É repulsivo ver bandidos esbanjando dinheiro público dessa forma, sem nenhuma vergonha! Tomara q esses anos todos de PT e esses últimos de Bolsonaro (s/ falar em Artur Lira, Renam Calheiros, Ciro Nogueira...) Sirvam para melhores escolhas na próxima eleição, sem aquele pensamento medíocre de optar pelo menos pior! Parabéns pela reportagem! Vcs são excelentes! Obs: Essa matéria deveria ser aberta (se já estiver esquece...😬😜)

    1. Boa essa....excelente sua observação a respeito de Lula, PT e honra.

  29. Fundo partidário é um escárnio. Manual anticorrupção vindo do PT é deboche. Serviços de segurança e transporte a ex presidentes não ser suspensos em caso de impeachment ou condenação é estapafúrdio. Brasil é um circo e seus cidadãos são jumentos que trabalham pra sustentar toda essa palhaçada. Para mudar isso só com um contínuo esforço generacional de educação e informação. Por cumprir o papel que lhe toca, agradeço as equipes da Crusoé e Antagonista.

  30. Depois de tudo o que a lava a jato fez, a imprensa escrita e televisionada e os políticos corruptos num grande acordo nacional, vem essa revista se posando de isenta. Que nojo de vocês, querendo atiçar uma terceira via que não existe.

  31. E esta revista está bem longe da coerência! Como pode dá-nos a conhecer esse lamaçal de arbitrariedades, ilegalidades e mentiras de toda ordem e não vislumbrar que o que está em jogo hoje, não é Bolsonaro x STF e sim Democracia x STF, ou mais, Brasil x STF do qual inclusive já foi vítima. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. O Vidal tb deve ser a favor da "regulamentação " da imprensa e das redes sociais... VAZA ditador!

    2. Esta revista deveria instituir o sistema de moderação de comentários, para afastar aqueles que o fazem sem nenhum objetivo contributivo senão o de agredir e expressar suas frustrações sem procurar terapias adequadas. Namastê!

  32. Que noooooooooooooooooojjjoooooooo desse traste repugnante, desse marginal que todo mundo decente abomina!!!!! É um sonho verde-amarelo ver esse marginal repulsivo trancafiado de vez na cadeia!!!!!

    1. Quando é que esse zumbi arrastador de correntes estará fora de circulação????!!!!

    2. Quando é que esse zumbi arrastador de correntes estará fora de circulação????!!!!

  33. Apesar de não ter a menor simpatia pela figura, dizer que ele tá em campanha com dinheiro público é um exagero. Se o PT recebeu do fundo partidário e está investindo na sua candidatura, o problema não é do partido mas do conceito do fundo partidário. Seria demagogia dizer que o dinheiro devesse ser usado em causas filantrópicas.

    1. Penso diferente! O PT (Identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) deveria está empregando o dinheiro público que recebe, em qualificação de mão-de- obra pós-pandemia dentre outras inciativas semelhantes. Namastê!

  34. no intiendo, o éssi tê éfi não tá tomando providenza com defêcadô de feiqui nius? o marginal sai pelo brazil, com dinheiro publico, dizendo que o éssi tê éfi declarô ele como o cara mais onéstu du mundo, e fica nisso? só o otro boçal é enquadrado?

  35. Infelizmente , para o PT a pecha de Lula corrupto ainda está viva na memória de grande parte dos brasileiros e ficará com certeza registrado nos anais da história política do Brasil . Não se pode apagar os fatos ocorridos na época do governo Petista.

    1. E ainda tem gente que acha que aqueles ministros do STF são republicanos ou democratas no que tange ao criminoso Bolsonaro. Aqueles ministros foram colocados para a manutenção do status quo.

  36. Se fosse realmente o patriota preocupado com o povo. Sairia de cena e apoiaria outro projeto de governo, permitindo o apaziguamento entre os brasileiros. Mas mostra que é o mesmo, incentivando a polarização. Triste Brasil

  37. Lula continua ladrão e Bolsonaro traiu todas as promessas de campanha, não foi General Heleno: “se gritar pega Centrão, não fica um meu irmão se gritar pega Centrão” !!!!! #NemLulaNemBolsonaro

    1. Todos são muito cegos e compram essa história de Lula ladrão. Se soubessem o que fizeram com o Brasil, pensariam diferente. Você, como milhões de outros brasileiros foram enganados, foram massa de manobra e nem imaginam.

  38. Nossa como ainda pode existir brasileiros pensando em dar seu voto para eleger um ser como este ?? Tem de ser realmente acéfalo. Eleger um verdadeiro BANDIDO como ele sempre foi, enganador dos brasileiros miseráveis e ignorantes. Mentiroso , não existe outro igual. Tudo de ruim para o Brasil.

  39. lulinha paz e amor...essa estória, já vi. Photoshop bacana nas pernas de lulinha. O Brasil q merecemos por causa dos políticos q lá colocamos

  40. Lula Presidente 💪🏻💪🏻💪🏻🥰🥰🥰🥰 O Maior Líder, quem olhou sempre pelos menos favorecidos, que deu oportunidades iguais aos filhos do povo. Venceremos 🙏

    1. É preciso perguntar ao Lula se, ao voltar ao poder, ele vai continuar a usar o dinheiro minguado do nosso BNDES para financiar a fundo perdido obras de infraestrutura nas ditaduras de Cuba e de países da África.

    2. 1- Líder dos ladrões do dinheiro público e da Petrobrás. 2- Ajudou os menos favorecidos da família dele e dos seus amigos. #FORALULA #FORAPT

    3. ....o maior líder.... ...de uma quadrilha com atores , onde cada um foi" réu confesso "

    4. O maior ladrão da história, fez um governo corrupto do início ao fim.

  41. Sinceramente, não consigo entender como estamos pensando na possibilidade deste senhor ser candidato à presidência do nosso país.

  42. A próxima eleição terão como principais pautas: o combate à corrupção, como tornar o Estado mais eficiente no atendimento das demandas do cidadão, e como consolidar a nossa democracia. O "top of mind" no NOSSO BRASIL no combate à corrupção, é o Moro. O ex-juiz da Lava Jato no seu último artigo nesta revista, já discorreu sobre as melhorias administrativas que deve adotar no seu governo. E obviamente, ao contrário do ex-presidiário Lula, Moro é um defensor ferrenho da democracia. Moro 2022 🇧🇷

  43. AGRADECER AS EXCRECENCIAS DO STF ,NOMEADAS E DEVEDORAS,E A ARAS O OFFICE BOY DE BOZO QUE ACABOU COM A LAVA JATO E COM OS PROCURADORES ,COM ASNUENCIA DOS PARTIDOS PODRES LIGADOS A BOZO

  44. LULA: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  45. A rigor o STF existe para cumprir e fazer cumprir a constituicao, e o que vemos, nem uma coisa nem a outra, na pratica, inutil, soltou entre muitos outros bandidos, o principal deles, o apedeuta, energumeno, lesa Patria do luladrao, ai ele sai Brasil afora se dizendo inocente, mas o que ele sempre foi e sempre sera, um vagabundo de luxo, perambulando Brasil afora enganando os trouxas que nao sao poucos, mas nao se esqueca, no dia em que este pais tiver justica este vagabundo voltara para cadeia.

  46. Fundão eleitoral, Estatais cabide de emprego, Cartões corporativos, Apartamentos funcionais, Planos de saúde top de linha, Carros funcionais, Aposentadorias cumulativas, Pensões eternas a familiares, Auxílios de tudo quanto é tipo (viagem, alimentação, locação de carros, aviões, etc) Salários gordos que muito brasileiro nem sonha. Tudo isso estamos pagando, e mesmo assim precisam roubar o Brasil. Inacreditável

    1. Oi Rita. tente o email ou o correio mesmo. tive um problema, mandei carta e eles me ligaram, resolvendo tudo.

  47. Nossos governantes são uma piada. Fruto da imbecilidade do povo, que não sabe votar. Lula e Bolsonaro, sociopatas de carteirinha

  48. Os apressadinhos que saem xingando a revista por não verem seus comentários publicados de imediato após os escreverem, deveriam, no mínimo, reconhecer a imprudência ao verem, que na média de 4 minutos , estarão aqui “brilhando”. Isso denota o tanto de desatenção e distração que os acomete. É bem uma amostragem do índice de emburrecimento dessa caterva de indivíduos. Devem se sentir envergonhados com a precipitação do julgamento irracional que fazem da revista.

  49. O fato do STF e TSE tornarem lula elegível é dos problemas o menor. O trágico será o povo referendar pelo voto um criminoso.

    1. Exatamente. De nada valeriam as decisões das cortes de justiça se o povo não tivesse bandidos de estimação. Lula, Bolsonaro et caterva são frutos da mesma realidade miserável. Nossa desgraça é que a maior parte do eleitorado brasileiro vota com a barriga vazia, e outra parte, menor em tamanho mas com muito dinheiro para comprar privilégios (empresariado), com o bolso. Resta-nos duas opções: torcer pelo menos pior ou procurar o aeroporto mais próximo e dar adeus ao Bananão.

    2. Não, Nilza. O problema maior é o STF, pois é quem solta os bandid0s mais perigosos do país.

  50. A cambada de gente que se auto anestesiou com a decepção das atitudes impiedosamente estapafúrdicas do Bolsonaro, brada que em represália vai votar no ladravaz Lula, em 22. Demonstram um grau de burrice e radicalismo impensável. Ambos, Lula e Bolsonaro, merecem repúdio da população, por suas trajetórias ambíguas e mentirosas. Nem um, nem outro merecem qualquer tipo de consideração ou perdão do eleitorado tupiniquim. Urge que se comece a pensar num nome que se distancie desses dois meliantes.

  51. Lula está solta por excesso de provas. Assim como Bolsonaro, seu último pensamento é para o povo brasileiro. Bolsonaro e ele são muito parecidos.

  52. De todos os culpados por isso, três são os principais: STF , CONGRESSO NACIONAL E A IMPRENSA. O resto é só conversa de buteco.

    1. Sim todos estes são os culpados , menos lula ! Você esqueceu do resto que ele dizia ...”É tudo de um amigo meu “

  53. Fiz dois comentários a pouco e nenhum dos dois foi publicado, um dos motivos por ter pedido o encerramento da manhã nhã assinatura.

  54. Devemos DEBITAR ao STF e ao TSE (sobretudo quando seu Presidente era Gilmar Mendes) o PREJUÍZO - INCLUSIVE MORAL - causado pelo conceito da INOCÊNCIA POR EXCESSOS DE PROVAS... Enquanto um contribuinte do INSS recebe aposentadorias cada vez mais minguadas, políticos e o funcionalismo agregado a eles é agraciado com MIMOS E MORDOMIAS PAGAS POR NÓS. Nada muda no Brasil: da Qualicorp à Prevent Senior, o hábito de misturar o privado com o público SEMPRE PREJUDICA O CIDADÃO, REFÉM DO SISTEMA PODRE!

    1. Com certeza !! Mesmo sendo muitos parecidos , há grande diferença que não dá para comparar . JMB é um sociopata.

  55. O triunfo dos políticos corruptos é o fracasso do Brasil como nação. Nem Lula, nem Bolsonaro 2022!

  56. Ninguém espera nada de diferente do Luladrao! Se eleito farà mil vezes pior do que já foi feito! Tanto está seguro da sua impunidade!

  57. Nem tudo que é "legal" é moral. Incomoda-me saber que um político pode roubar meus impostos e se, mesmo depois de todas as camadas de blindagem que se auto-concederam, for pego pego sistema policial-jurídico, serei roubado de novo para pagar advogado para protegê-lo. Nem falo de Lula, pois o caso dele é em nível mais alto ainda, não se limitando a meros advogados. Incomoda-me tb saber que um político sobre o qual pesa gravíssimas denúncias de corrupção, não é NEM JULGADO no sistema judiciário BR

  58. Vão acabar ajudando a reeleger o Bolsonaro. Como já fizeram em 2018, insuflando o ódio ao PT. E só ao PT, é isso que acho engraçado.

    1. O PT era mestre em “ insuflar ódio “ e colheu do próprio veneno. E chato reconhecer mais foi assim. Bolsonaro, acredito, já é carta fora do baralho.

    2. Reeleger o Bolsonaro seria mil vezes melhor que eleger o ex-presidiario.

  59. " Há males que vêm pra bem". Esses caras têm costas quentes lá no STF, onde deviam imperar: justiça, lei, ordem, progresso e Brasil. Mas, não: eles estão envenenados sob as energias destrutivas do Mefistofeles. Por isso, fica por nossa conta, por exemplo, gritar na rua: Nem Lula, nem Bolsonaro. Em 12/09/21

  60. Não dar para acreditar que Lula ganha menos que seu fotografo. Se for feita uma investigação verdadeira e séria a história é bem diferente. O monstro está achando que vai ser fácil enganar todos de novo. Eu ainda acredito na maioria silenciosa que vai banir o bozolulimo.

  61. A Cruzoé gastou uma matéria importante para mostrar que tudo o que o PT faz está dentro da lei. Acho que a Cruzoé é cabo eleitoral do Lula. Vou cancelar minha assinatura.

    1. como é que Bolsonaro conseguiu trazer de volta esta múmia? Nenhum nem outro em 2022 Moro presidente

  62. O PT continua a mamar nas tetas da mãe Pátria, mas também tem, em algum lugar, dinheiro roubado da Petrobras. O mais incrível é que o ministro Gilmar Mendes que o absolveu declarou em setembro de 2015: "com as verbas desviadas da Petrobras, “tem dinheiro para disputar a eleição até 2038". Dá até pra desconfiar se não ouve uma rachadinha nessa grana para mudar o status do grande chefe da orcrim.

  63. Embora bem documentada, essa reportagem tem em erro sério. O fundo partidário permite que qualquer partido escolha seu bandido preferido para financiar com dinheiro público. Embora Lula seja o mais famoso, há outros na mesma situação. E estão dentro da lei. Pior é o nosso presidente atual, que usa a inauguração da pintura de um relógio no CEASA de São Paulo para sair desfilando de moto pela cidade, queimando verba com destinação errada.

  64. Apenas pessoas ingênuas podem acreditar nesse partido. Onde os seus líderes trabalharam e/ou trabalham para querer dirigir um país complexo como o Brasil. O pessoal de esquerda tem pavor de trabalho.

  65. É o segundo comentário que não é inserido ! Barrado ! Censurado ! Não tem problema! Hoje mesmo cancelarem minhas assinaturas ! Fiquem com Deus !

    1. Só rindo mesmo.. agora, sinceramente, pior mesmo é a grosseria e indelicadeza do indivíduo que mostra sua depauperação mental ao reagir com um palavrãoao desavisado leitor que acha, erradamente, que está sendo “censurado” por não ver seu comentário publicado.

  66. Revoltante que esse canalha esteja solto e ainda tenha direito de concorrer ao mais alto cargo da República ! Isso é merda feita pelo STF ! Precisa mais ?

  67. se lula vencer ,bolsonaro nao vai perder o sono. se bolsonaro vencer lula não vai perder o sono. em ambos os casos é mais um passo rumo ao atraso.

  68. Não merecemos isso novamente. Será um deboche só povo. Eu não quero crer que ele volte ao poder. Tantas provas do sítio de Atibaia e a juíza do DF não acatou a denúncia. Esse partido tem muito dinheiro escondido fora do Brasil para bancar tudo isso. A esfera do judiciário está toda corrompida.

  69. Essa escória bozolula&Cia tem de ser expurgada pelas urnas. Macunaímas de sunga ou de botas são abominaveis escroques que as urnas devem expurgar porque legislativo e judiciário são braço dessa corruptada .

  70. Enquanto o NycoPenyco, José, Paulo, Joao, Takanada e o resto dessa tutti buona gente dormem, vou adiante. Como sempre disse, nao importa o politico ser da direita, esquerda, centro, da ceu o do inferno. Tudo lixo. Tudo por pura convivencia. Partidos politicos para camuflar de fato organizaçoes criminosos, mafias. So tem nome. Unico objetivo: roubar o contribuinte, o Estado. Tratar todos como otarios. Beneficiar so si mesmo, famiglia, amici. E, claro, sempre culpar a imprensa. Gambada de [email protected]

    1. Paulo. Perfeito. Estou com voçe. So pode ser Moro 2022. Mas vai ser dificil....ele (ainda) nao e politico. Nao sei se vale a pena (para ele) se sujar com essa gambada!? Veremos. Vale certmente o seu otimismo. Reconheço isso perfeitamente! Tentei hoje cedo (mora na Europa) medir a 'temperatura' - estou muito contente de notar - pela primeira vez nesse forum - claramente uma grande maioria de comentarios para uma 3. via. Sem o 9dedos e sem o tal mito. O Brasil pode muito melhor.

    2. 2- E também não vou ficar destilando meu pessimismo com os outros. Sugiro a você que comente o seu pessimismo num diário, colocando o mesmo debaixo do travesseiro em que deveria ficar deitado. EU SEMPRE VOU DEFENDER AQUILO QUE ACREDITO. Eu acredito que Moro é o Presidente que o NOSSO BRASIL precisa. E estou disposto a usar todos os meios de que disponho, para isso ocorrer. Moro 2022 🇧🇷

    3. 1- Rotch, desconfio q o Paulo do seu comentário seja eu. Por que você Rotch, coloca o pé para fora da cama depois de acordar? Pelo seu pessimismo contagiante, deveria ficar deitado ad eternum. Eu sei que o problema da nossa política, da nossa justiça... enfim todas mazelas que acometem o NOSSO BRASIL, são de difíceis resolucões. Mas consigo imaginar um Brasil Melhor. Se eu consigo imaginar, eu quero esse Brasil Melhor. O dia que eu desistir desse Brasil, não mais levantarei da cama ao acordar.

    4. Esse é o resumo da nossa ópera tosca, orquestrada por esses atores da Orcrim. Viva as enganações e a corrupção.

    5. ....continuando (enquanto todos ainda estao dormindo...)....nao adianta voçes bolso-asnos + molusco-asnos se xingarem até o final desse dia; a turma politico do DF so se diverte com isso. Estao nem ai. Querem exatamente isso; o povo - para eles TODOS OTARIOS - se agitar, xingar, confundir, desnortear, abaixar, se perder e por ai. Assim nesse circo bem instalado chamado Brasil, a roubaleira generalizado nao tem limite nem fiscaliazaçao.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO