Reprodução/TV CâmaraMargarete Coelho e Arthur Lira: o Centrão assina a proposta

Golpe anti-Moro

O Centrão inclui um contrabando na proposta de reforma da lei eleitoral para impedir que o ex-juiz e procuradores da Lava Jato possam disputar eleições. Nunca se viu um casuísmo tão escancarado
27.08.21

Mesmo após se mudar para os Estados Unidos para trabalhar em uma empresa de consultoria, mantendo-se a certa distância do debate eleitoral brasileiro nos últimos meses, Sergio Moro continua a ser uma ameaça para os representantes da velha política que tanto temiam a Operação Lava Jato. O ex-juiz tem dado sinais de que não pretende disputar a Presidência da República no ano que vem, mas a falta de alternativa competitiva no chamado centro liberal faz com que seu nome continue figurando nas pesquisas como opção para romper a polarização entre o atual chefe do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Lula. O establishment político decidiu que não quer pagar para ver e tirou do papel nesta semana um plano sob medida para excluir Moro – e também procuradores que atuaram na Lava Jato – das eleições de 2022.

Elaborado por uma comissão escolhida a dedo pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, um novo Código Eleitoral que impõe uma quarentena eleitoral a juízes, delegados e membros do Ministério Público deve ser votado – e aprovado – na próxima quinta-feira, 2. A proposta de 371 páginas, com 905 artigos, é assinada pela deputada Margarete Coelho, integrante do mesmo partido de Lira, o Progressistas, um dos protagonistas do escândalo do petrolão. Foi justamente por ordem do cacique do Centrão que Margarete incorporou ao texto uma emenda para tornar inelegíveis por cinco anos magistrados, procuradores, promotores de Justiça, policiais civis e até guardas municipais. As negociações em torno das mudanças no texto original – feitas de última hora – escancaram o casuísmo da iniciativa, cujo objetivo primordial é minar um possível projeto eleitoral de Moro.

De acordo com os trechos enxertados no projeto a mando de Arthur Lira, integrantes dessas categorias só podem disputar as próximas eleições se tiverem se afastado “definitivamente” de suas funções cinco anos antes do registro de candidatura, não importa para qual cargo. Por essa regra, Moro estaria impedido, porque largou a magistratura apenas em novembro de 2018, quando topou ser ministro da Justiça do governo Bolsonaro. O texto chegou pronto para Margarete Coelho, que apenas incorporou a sugestão ao projeto. Eleita pelo Piauí, a deputada integra a cozinha do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que acompanhou de perto toda a articulação. A costura teve a participação, ainda, de lideranças do PL e do Republicanos, outros partidos alvejados pela Lava Jato.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéSergio Moro é o personagem oculto da emenda: medo da Lava Jato
A medida também agrada à oposição, em especial ao PT, que se associa ao Centrão em iniciativas contra a Lava Jato e o combate à corrupção, a exemplo do que já ocorreu na PEC que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, a fim de ampliar as chances de punição para procuradores, e da nova Lei de Improbidade, que afrouxa as sanções para gestores que causam graves danos ao erário. A nova artimanha pegou muita gente de surpresa, embora já fosse bola cantada. O líder da bancada da bala na Câmara, deputado Capitão Augusto, do PL de São Paulo, ficou sabendo da novidade pela imprensa. Ele pediu a Arthur Lira para que o texto fosse modificado, mas ouviu do presidente da Câmara que a tendência é que a emenda seja aprovada exatamente como foi colocada no texto.

Lira conversa diariamente com a relatora Margarete Coelho, para acompanhar o andamento da proposta. Até aqui, ela tem se mostrado irredutível diante dos pedidos para flexibilizar a proposta. A única exceção foi aberta para ajustar um trecho que, se mantido, atingiria até mesmo políticos com mandato atualmente – o senador Alessandro Vieira, por exemplo, era delegado de polícia até ser eleito em 2018. Fez-se, então, um puxadinho na proposta: agora Margarete tem dito que a mudança não valerá para políticos já com mandato.

Além da emenda anti-Moro, a proposta de Margarete Coelho traz uma série de novidades com impacto direto na transparência sobre os recursos do fundo partidário e na aplicação de punições a condenados por crimes eleitorais e a suspeitos de desviar verbas públicas destinadas aos partidos. As legendas poderão, por exemplo, gastar esse dinheiro do pagador de impostos seu bel-prazer, desde que seus dirigentes digam que a despesa tem “interesse partidário”. Também poderão fechar contratos à base de dinheiro público sem necessidade de se submeter à Lei de Licitações. Na frente criminal, a reforma tipifica o crime de caixa 2, mas estipula a pena máxima em cinco anos. A cassação de mandatos por meio da Justiça Eleitoral passa a ser considerada uma medida “excepcional”, o que, na prática, ajuda políticos envolvidos em compra de votos a manterem seus cargos mesmo depois de serem pilhados burlando as regras eleitorais.

José Cruz/Agência BrasilJosé Cruz/Agência BrasilO PL de Valdemar da Costa Neto chancela a iniciativa
A ideia de impor veto eleitoral a juízes, promotores, procuradores e delegados não é novíssima. Em 2020, o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, defendeu publicamente a inelegibilidade de oito anos para ex-magistrados e ex-integrantes do MP. O projeto contava com o apoio de Rodrigo Maia, então presidente da Câmara e também desafeto de Sergio Moro. Toffoli dizia, àquela altura, que a ideia era evitar que juízes e procuradores pudessem usar seus cargos para fazer “proselitismo” e se cacifar para cargos eletivos.

Líderes do Centrão esperam que o requerimento de urgência do projeto seja votado na semana que vem. Assim, o texto deverá ser pautado em plenário logo em seguida. Enquanto isso, aliados de Arthur Lira conversam com senadores para facilitar a aprovação do projeto até outubro, data limite para que a nova lei possa ser aplicada já em 2022. A resistência às tentativas da Câmara de modificar o sistema eleitoral é maior no Senado. A avaliação reinante hoje é de que “não há clima” para que o novo código seja aprovado assim, a toque de caixa.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vivemos num país com tantas prioridades sociais, educacionais, saneamento básico, habitação, trabalho, saúde, segurança pública, previdenciária, reformas tributária, política e partidária, entre outros temas; passamos a nos preocupar se membros do Judiciário, Ministério Público, Policiais entre outros podem se candidatar a cargos eletivos com determinado prazo? Isso não deveria fazer parte de suas Leis orgânicas? Espero que este PL não seja uma solução para impunidade...

  2. É evidente que existem políticos sérios, dignos, honrados, realmente idealistas em nosso país. Não são muitos, mas não se pode negar que existem. Agora, convenhamos, o ambiente político brasileiro está apodrecido, muito mal cheiroso. Para completar, um quadro social perverso, imoral. Até quando a nação resistirá a essa dura realidade? Um questionamento que se faz necessário, portanto.

  3. Prezados, Conforme item 6.1 da cláusula VI do contrato de assinatura, solicito o cancelamento de minha assinatura da revista Crusoé. "VI. CLÁUSULA SEXTA – DO CANCELAMENTO 6.1. o cancelamento da Assinatura poderá ser solicitado a qualquer tempo pelo ASSINANTE, mediante envio de e-mail para: [email protected]"

  4. OS POLÍTICOS CORRUPTOS (SEMPRE ELES) ESTÃO TRABALHANDO A TODO VAPOR PARA SE PERPETUAREM NO PODER E CONTINUAR ROUBANDO. POBRE ANALFABETO ELEITORAL POVO BRASILEIRO QUE, EM TROCA DE MOEDAS, VOTAM NOS CORRUPTOS.

  5. Que horror esse projeto do Código Eleitoral?? É um grande absurdo ser votado um projeto eleitoral com a intenção de impedir o excelente ex Juiz Sergio Moro de concorrer as eleições de 2022...!! Muito revoltante!! Espero que o Senado não aprove esse absurdo!!!

  6. Esperamos que os senadores tenham um mínimo de responsabilidade e modifiquem está proposta totalmente de forma a fazê-la voltar para a câmara e começar tudo de novo. Estes bostas corruptos do Lira, Ciro, Barros, Bostanaro e filhos, devem ser enquadrados definitivamente.

  7. Excelente matéria, só mesmo a Crusoé, que é independente e transparente, para mostrar a verdade nua e crua desses imorais!!!

  8. Pois é, o Congresso vai ladeira abaixo com essa tal de quarentena de cinco anos. Os corruptos estão livres para ocupar ainda mais o Congresso. Lira que é do partido que tb estava na roubalheira da Petrobras continua dando as cartas. Nojo e desesperança!!!!!!

  9. Se esse moromerda não fosse traíra. O governo Bolsonaro com ajuda dele teria uma grande oportunidade de diminuir a corrupção neste país ! Mas infelizmente o ser humano e podre e traiu não só bolso.22, mas todos q acreditavam nele. Lamentavelmente vai cair no esquecimento. Só e lembrado por está revistinha mediucre

    1. Olá dardo de merda, como vai? Continua a dizer, pensar e raciocinar como um merda típico.

    2. Quem traiu o Brasil foi o Bolsonaro que não cumpriu com as promessas de campanha!! Além disso, seus filhos não são pessoas de conduta ilibada como Bolsonaro quis nos fazer acreditar!!

  10. Infelizmente, a notícia dissimula a realidade e objetiva, aparentemente, criar polêmica sem razão. A proposta d mudança eleitoral deveria ser rejeitada por vários defeitos. Mas p/ impedir a candidatura d Moro, o CN teria q romper o estado democrático d dto. Isso pq, ñ é possível q lei retroaja p/ violar dt adquirido. Esta vedação será aplicada àqueles q se exonerarem após a vigência da norma legal. Esse preceito é imperioso, principalmente, pela segurança jurídica.

    1. Ñ é permitida norma infralegal retroaja no tempo p/ impor restrição. Seria o fim da sociedade, o governo d plantão poderia a qq momento fazer lei q a partir d agora só vota quem tenha +70 anos. O STF em 1986, decidiu q nem Emenda Constitucional pd retroagir p/ retirar dtos. Exemplo são as pensões absurdas ainda pagas pq à época d sua concessão era prevista como devida. Ou seja, podem evitar q surja um novo Moro, mas ñ impedir o Sérgio Moro d se candidatar, caso queira.

  11. Isso é o retrato fiel do mais puro casuísmo! Não é uma proposta de reforma eleitoral, é a mais pura manobra para consolidação da indecência ora instalada nos nossos meios políticos. É um tapa na decência, um bofete na seriedade e uma rasteira na harmonia e equilíbrio dos poderes da República. Essas e outras insanidades propostas apenas atestam o descaso, a loucura e o tamanho do abismo a que chegamos. VOTO FAXINA, minha gente! É disso que precisamos em 2022. Sem renovação não há solução!

  12. MARAVILHA! O Brasil se consolida, cada vez mais, como uma terra que é bom pra Bandido onde os honestos ficam cada vez mais com o ônus de carregá-los e sujeitos às leis que são arquitetadas para dissimular a justiça! Talvez o Brasil esteja deixando de ser o país do futuro para ser o país do nunca! Que infelicidade viu!

  13. É regra do "mercado" bandido sempre protege bandido e desde que politica virou profissão no brasil a bandigagem só aumenta e se aperfeiçoa.

  14. Um absurdo ver que políticos corruptos continuam no poder por ignorância do povo e mais absurdo ainda é impedir pessoas como Moro de se candidatar quando sabemos

  15. Politico tradicionais perceberam que a renovação iria acertar eles em cheio. Imagina não poder se reeleger pra sempre, eleger os filhos, os netos... imagina só alguém com uma carreira profissional tomando o lugar do político(a) de carreira?

  16. Cleptocracia escancarada. E o povo brasileiro assim como os judeus do passado, seguem para a câmara de gás, guiados aos montes, por apenas um homem. Os erros repetem-se, só os personagens (nem tanto) são novos. Triste realidade. Com tudo isso ocorrendo, a inflamação aumenta, a moeda desvaloriza. A fuga de Capital se torna corriqueiro. A base da pirâmide paga a conta cada vez mais salgada. A Venezuela, é logo ali.

  17. Moro é muita areia para um caminhão chamado Brasil. Os políticos atuais e passados são uma fotografia da nossa ignorância.

    1. O que vivemos hoje, é resultado de 31 anos de abstinência do povo a política. Com esse engajamento da população a partir de 2018, as coisas tendem a melhorar. Não sem antes, correr resistência e ditadura por parte da esquerda. Mais 20 anos a frente, viveremos o resultado das ações de hoje. Antes, é previso derrubar o PNDH3. Que entrar na mente de um esquerdista? Leia essa bosta! Toda desgraça que vivemos hoje, se baseia nesse lixo de texto, imposto por PSDB e PT.

  18. Casuísta ou não, essa lei é Importante para evitar a politização do Judiciário, do MP e das Forças de Segurança. O maior erro do Sr. Sérgio Moro foi negociar o ministério da justiça enquanto ainda era juiz da LJ e depois aceitá-lo para se tornar subserviente ao presidente. Erro de cálculo imperdoável.

    1. Subserviente a JB? Por que então ele saiu do ministério, depois de sacrificar 22 anos de magistratura? MS

    2. Que medo vocês tem de Moro, Dallagnol, Carlos Fernando... calma...aguardem... a última pesquisa sobre a maioria de indecisos frente à polarização é só o início da derrocada do PT e de Bolsonaro. É a redenção pela terceira via...isso deu um ânimo nunca visto naqueles que acreditam na ética na política. Ninguém segura o trem da história! STF, atenção!!! Não pisem na bola!!!

  19. Moro nao seja presidente o Brasil nao merece voce nós merecemos tipo lula, bolsonaro, gilmar, toffoli, capitao, lira, pastores de qualquer “cruiz credo” etc etc, somos uma terra avacalhada que atingiu o topo da cafonice e da estupidez…Mas estou num resort porreta hoje fazendo de conta que isso é o normal, aqui o povo eh +_ bonito, do judiciario, da politica, ah e os que servem camarao, batidinhas, limpando, limpando. Mas li a crusoe agora e vou dormir chorando, que bosta esses nossos politicos!

  20. Com todo respeito, o presidente da Câmara é um verdadeiro fiasco no patrocínio de pautas que apenas interessam os políticos profissionais. Uma quarentena de 5 anos é um absurdo, o correto seria no máximo de 2 anos e isso a partir das eleições de 2026. Esse projeto de Código Eleitoral de quase 1 mil artigos é outra aberração que bem retrata o nível do atual parlamento brasileiro. Tenham dó do nosso povo sofrido, senhores e senhoras deputados e deputadas.

  21. Até onde sei, de ouvir dizer, Lei alguma poderá retroceder para prejudicar. Mas, também sei, semioticamente, que no Supremo dá-se um jeito para tudo. Cada Ministro elabora a sua própria constituição. O Decano é o mestre!

  22. Não me canso de dizer que os Poderes da República estão apodrecidos e, agora, com a aprovação deste Código e a impossibilidade de MORO candidatar-se , a corrupção terá lugar garantido , sobretudo se o 9 dedos for eleito. Ao povo só resta chorar.

    1. Não! Ao povo resta fazer como fazem nos países civilizados: não aceitar, jamais a corrupção. MS

  23. Devíamos saber que um Presidente honesto e competente é importante, mas o que realmente faz a diferença é o Congresso. Este atual tem que ser renovado em sua maioria. Quem estiver de acordo, sugiro conhecer o novo.org.br ...

    1. Desconfio que vc esteja um pouco mal informado ...

    2. Meu caro, em boa parte, o Novo tem se comportado como capacho do Bolsonaro.

  24. Os defensores da corrupção Impune, conspiram contra SERGIO MORO, porque sabem que se ele for candidato a Presidente, ganha a eleição e acaba com a festa dos saqueadores dos cofres públicos. Esses parlamentares hipócritas, deveriam criar vergonha na cara. Espera-se que o Senado seja mais altaneiro e sepulte de vez esse casuísmo.

  25. Pois é nosso herói, nem eles acreditam nas pesquisas mentirosas, que ora quer o seu Lula, que na verdade , a maioria não quer, e o Bolsonaro, que só comete erros, que também não queremos, isto tudo significa que, ESTÃO MORRENDO DE MEDO DO SENHOR SER CANDIDATO, POIS SABEM QUE OS BRASILEIROS VÃO TE ELEGER, ISSO É UMA VERGONHA E UMA SCANAGEM!

  26. O brasileiro precisa aprender, ao votar, que os cargos mais importantes são os de deputados e senadores.São eles que mandam no país. Como não se dá a devida importância têm sido ele eleitos,na maioria da vezes, os ladrões, os oportunistas e os cafajestes que compõem o Congresso atual

    1. O Novo, muitas vezes, comporta-se como puxadinho do Bolsodoido.

    2. Conheço, sim,meu deputado é do partido Novo(Tiago Mitraud) e até agora tem honrado meu voto.

    3. Concordo plenamente, Vera. Vc deve conhecer o Partido Novo ...

  27. Este é o legado que os ministros garantistas do STF liderados por GM deixam para o Brasil. Por isso viveremos ainda por muito tempo em um país sem esperança e sem respeito internacional. Continuaremos párias

    1. Perfeito José !!!! Irretocável !!!! Triste de nós !!!!

    1. Coitardo desse bastardo.. mandar-lhe-ei um dardo no costardo.. vai ser um petardo..kkkkkardo

  28. j Esse artigo nao e surpresa e o que ja esperavamos, a sutileza do escrito e chocante pois nao e novidade,e claro que os experts em politica ja esperavam,a ansia que o Mendes apresentava EM DESTRUIR A lAVAjATO E O DESPEITO AO DIGNISSIMO Dr MORO,

  29. Eu não estudei Direito mas pela lógica qualquer lei só entraría em vigor a partir da data da sua aprovação... Pelo visto essa medida não se aplica ao novo Código Eleitoral Brasileiro...

    1. Certo! Se nós estivéssemos em normalidade democrática sim. Mas não é o que ocorre no momento, quer por parte do STF, quer do próprio Congresso que deveriam por ela zelar. Dizem muitos que nossas instituições estão em pleno funcionamento, algo que, quando se está, não se precisa dizer que está. Namastê!

  30. tem que acabar com a reeleição para cargos maioritários, limitar o número de mandatos no legislativo e estipular a dutacao dos ministros das altas cortes

    1. As democracias consolidadas, a exceção dos EUA, são todas Parlamentaristas, Monarquias ou Repúblicas, que elege seus representantes por distrito e nação por todo território. Simples assim! Namastê!

  31. O povo precisa se mobilizar para impedir mais essa tramóia desses canalhas do Legislativo com o apoio de alguns do STF, cuja principal função seria defender os interesses públicos, mas cujo único interesse é proteger políticos ladroes e seus próprios interesses.

  32. É pessoal, ouvindo a entrevista do Artur Lira sobre o tema, senti que na camara o assunto esta bastante adiantado e como beneficia muitos politicos que votam, infelizmente vai passar. Temo que o mmo aconteça no senado

  33. Se há risco de que juízes e procuradores utilizem seus cargos para fazer “proselitismo”, também deveriam incluir na vedação artistas e pastores, pois eles são os que efetivamente utilizam seus “cargos” para fazer proselitismo.

  34. O medo da lava jato, pelos atuais péssimos políticos e péssimo STF, vai fazer com que o combate à corrupção retroceda ao dobro de todo o ganho da lava jato. Isso é Brasil. Saí Eduardo Cunha, entra Rodrigo Maia, depois Arthur Lira. Saí Renam, entra Alcolumbre. E vai passando a boiada em todos os setores. Ou o trevo faz o presidente ou estamos ferrados.

  35. Será que existe alguma solução para o Brasil ? Será que existe no mundo algum lugar que concentre tanta gente ruim ? Criminalizar Sérgio Moro ? Nem Salvador Dali teria essa audácia !

  36. Se os Lavajatistas não forem para as ruas novamente o mal imperará, e se o "fantasma" continua assombrando Brasília é por que é o MELHOR para o povo!!!Moro 2022!!!

  37. MORO e sua equipe são as cartas da vez. Não vai adiantar espernear PP, PL, PT, PR, entre outros ratos, 🐭 🐁 🐀 que atuam nas sombras no STF, STJ, PGR, PF e, também, nas FAAS.

  38. Esse “bando de ratos 🐀, PP, PL, PT e Cia.“ segue em marcha batida para corroer as instituições, caso elas existam e atuem no país, com o beneplácito do STF, que deveria atuar para defender os interesses regidos pela Constituição.

  39. BANDO DE IMPRESTÁVEIS !! TEMOS QUE PRESSIONAR ! #MoropresidentedoBrasil🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👍👍👍👍👍👍

    1. Cambada de Maloqueiro. Sérgio Moro incomoda, viu?

  40. O poder emana do povo e esses políticos estão la pelo voto do povo. Eles so vão fazer isso se se sentirem confiantes que serão reeleitos, mas como eu tem milhões de cuidadões fazendo a suas anotação dos políticos que traíram a população e nos não vamos votar de jeito nenhum, aguardam seus políticos de [email protected] que 2022 esta chegando.

  41. vamos acompanhar a votação deste projeto e não votaremos em quem aprovar. pouco a pouco esses políticos fazem o que querem. mudam o que lhes incomodam!!!

  42. Infelizmente a bandidagem, agora comandada pelo Arthur Lira, volta a reinar neste governo que se dizia a favor da Lava Jato. Estão "borrando" de medo do Moro e da justiça. Temos de tentar barrar essa imoralidade no Senado.

    1. Todos são iguais perante a Lei! #Moro 22 O TERROR DOS POLÍTICOS BRASILEIROS!

  43. Adoro assistir de camarote o pavor que os políticos têm do MORO , sabem que ele ganha mesmo !!! Está divertido ver esses pamonhas fazendo qualquer negócio pra impedir o MORO !!!!

  44. Na véspera das eleições uma parlamentar propõe uma regra para tirar das eleições adversários. Isso pode. Para o mundo que eu quero descer!

  45. Se aprovado é uma confissão de culpa de todos os que votarem a favor , ou seja quem é favorável boa coisa não é, deve ter muito a esconder.

  46. O meio mais republicano para endireitar o país será após a pandemia lotar as ruas com milhões de pessoas e exigir uma nova carta constitucional sem a participação de políticos com ou sem mandatos e que fiquem inelegíveis por cinco anos com poderes ainda para fazerem uma reforma política e administrativa

  47. Melhor 15 anos de judicatura.,no mínimo..ahh, ia esquecendo: acabar de vez com os lagostins e vinhos franceses pagos com o nosso rico dinheiro dos impostos.

  48. Sergio Moro não será o SALVADOR DA PÁTRIA. E essa não é a intenção do ex-juiz, que será eleito em 2022. Moro não é egocêntrico. Como nosso Presidente, será uma peça girando do lado certo. PARA TERMOS PROGRESSO, TEMOS QUE TER ORDEM. Como ter estabilidade numa eleição entre o ex-presidiário Lula e o futuro presidiário Bolsonaro? Ciro Gomes e Doria, são menos ruins que o corrupto e o sociopata. Mas, ao contrário do Moro, visam um projeto pessoal. Precisamos de um PROJETO PARA O BRASIL. Moro 2022

  49. Esses calhordas deveriam é votar a obrigatoriedade de concurso público pra ministrinho do STF, ou só poderiam ser indicados juízes de carrreira com no mínimo 30 anos de judicância, e demissão por justa causa sem direito a aposentadoria milionária. Isso sim

  50. Putz.. ia esquecendo.. sob a regência do agora “pato manco” Jairzinho das moréias..o divino imperador tataratarara neto do neto do Nero, que tocou fogo no Roma.. o ministro, não a cidade..

  51. Mas agora falando sério..O Plano Diabólico do Beiçola, agora amigo íntimo do Bozo, primo irmão do Nove Dedos, concunhado do Carecão de Toga, e do polonês dowhisky, de liquidar com a última saída dos brazuka, o detergente lavajatista Sergião Moro.. caraco é Moro e nào mourão.. vai dar com os burros e jumentos nágua. Não vai valer pra 22. Vão ver.

  52. Este Artur Lira tem uma cara de pau que nao tem oleo de peroba que seja suficiente pra limpa-la, este jabuti, acima de tudo e inconstitucional, que estabelece 6 meses de prazo para a desimcompatibilizacao dos cargos quaisquer que sejam eles, mas a pouca vergonha destes canalhas sempre aprovam estas e outras excressencias e nos eleitores dizemos amem. Da minha parte, aquele que aprovar isto, mando pra casa, jamais darei meu voto. Espero que todos hajamos assim, pra tomarem vergonha na cara.

  53. E de quem é a culpa?? Ahhhhhh.. resposta fácil: os ludibriados por Bolsonaro, por Lula, por Lyra, por Pachequinho, por Fernando Henrique, collor de Mello, e toda essa corja que governa e manda no bananão: O POVO BRASILEIRO, que levou todos esses pulhas ao Poder. Beeemmm Feiiitooo

  54. Creio que quando passar a pandemia e o povo poder ir para rua, devemos fazer uma vigorosa campanha lotando as ruas com milhões de pessoas e exigir a convocação de uma nova constituição com poderes de fazer uma reforma política e administrativa sem a participação de políticos com mandato ou não cujos constituintes fiquem inelegíveis por cinco anos

  55. Infelizmente, a população assiste a tudo isso, calado, como se essa lei não pudesse interferir na sua vida diária. Enquanto o povo não acorda, estes desmandos continuarão a ser discutidos no congresso e aprovados. É triste!!!

    1. concordo, e serei candidato para as trincheiras contra esses vermes

  56. Não a limites para a baixeza desses políticos. Vamos riscar definitivamente da vida política, qualquer um que apoiar esse absurdo!

  57. A quadrilha formada pelos petralhas e congêneres deve estar comemorando com Petrus. Afinal, estão com tudo nas mãos para retomar o processo de corrupção e ladroagem contra esse pobre país. Ajudados, inclusive, por essa imprensa burra e podre.

  58. Como na Operação Mãos Limpas da Itália, o crime contra atacou, resta saber se o bananal percebeu o que está acontecendo. Os corruptos, corruptores, juízes acomodados, leis fracas e o jeitinho brasileiro, fizeram de vítimas alguns poucos que tentaram punir atos escandalosos. Veremos os próximos capítulos, parece mais uma novela dessas que temos na tv aberta, do que uma série de qualidade com roteiro impecável

  59. Resta-nos a esperança de que toda essa gente vá para o olho da rua em 2022 e fiquem, finalmente, ao alcance da lei que recai sobre cidadãos não privilegiados. É um escárnio o que tentam fazer para barrar o acesso das pessoas de bem àquele covil de ladrões em que se transformou o Congresso Nacional.

  60. Até quando o Brasil vai aguentar esse congresso corrupto, essa gente bandida, fazendo o que quer com a nossa cara, O Gedel solto, todos soltos e nós, presos e pagando a conta…. BASTA!!!!

  61. A ousadia dos criminosos congressistas nao tem limite. Os estados do pais em dificuldades hj sao um berço de políticos criminosos, que tornam sua populaçao praticamente refem !

  62. É incrível, que uma mulher se preste a esse papel de " pau mandado " do Lira . Uma vergonha . Infelizmente o Estado do Piauí só tem políticos que vai de encontro aos anseios de sua população . Não é esse Estado um dos mais pobres do país ? Graças a esses tipos de políticos. Essa deputada vem se somar a eles.

    1. Ó flor.. que preconceito é esse com os do Piauí, menina. Piauiense tb é gente brasileira..

    2. Concordo, Orchidea. As mulheres vem ocupando importantes espaços, muitas com protagonismo e independência. O papel de poste que esta senhora está fazendo é um desserviço ao país. Que o povo do Piauí a mande de volta ao lar nas próximas eleições.

    3. Se ainda fosse pau mandada do PT ou PSDB, tava tudo bem. kkkk

  63. Que ódio desses oportunistas miseráveis. Eles conseguem dispersar na gente esse sentimento tão ruim. Porque faz mau prá nós mesmos. São gente desprezíveis.

  64. Moro não precisa mais de golpe para se inviabilizar às eleições de 2022. Cada minuto de silêncio acerca da crise atual que beneficia o STF do qual foi vítima, mas cujas consequências repercutem sobre toda a nação, perde um milhão de votos. Namastê!

    1. QUEM ACEITA O MAL SEM PROTESTAR COOPERA COM ELE. (Martin Luther King).

    2. Vidal acha que S.Moro está omisso e perdendo votos, pelo contrário está conservando os votos que já tem para depois acrescentar mais e derrotar o 9 dedos porque Bolsonaro já está derrotado. Quem faz propagand política agora estão fora da Lei como os dois traidores estão fazendo. Se Moro estivesse pario com certeza o Centrão já teria aprovado este "jabuti" à tempos, deixando Moro e seus eleitores desmoralizado. Votei no [email protected] que traiu a sua missão como estadista. NemLula,NemBolsoboiada!

    3. Kkkk.. esse Vidal é um figuraço.. ele é dono do “foice de sunpaulo”, novo inst de pesquisa criado por ele..

    4. VIDAL, seus comentários ultimamente, tem sido ridículos. Você é um cara inteligente. Pense um pouco mais antes de escrever tolices. Em tempo, Sergio Moro é funcionário da iniciativa privada, ele não é o ex-presidiário Lula ou qualquer outro, que vive de política. Como fazer política e trabalhar ao mesmo tempo? Com a sua postura, Moro tem um grande potencial de crescimento, sendo o único a VENCER O EX-PRESIDIÁRIO NO 2° TURNO. Com Moro Podemos Mais 🇧🇷 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷.

    5. Se estivesse fazendo campanha, já estaria inelegível ou em situação pior. Quanto aos milhões de votos perdidos, melhor falar só por si.

    6. Ele em silêncio está sendo bombardeado pelos políticos corruptos e pelo STF, se ele tivesse se manifestados antes está lei já estava aprovada há muito tempo, agora eles tem só um mês

  65. É exatamente isto que o Ortega está fazendo na Nicaragua. Casuísmo para eliminar opositores viáveis. Isto tem nome :DITADURA J Walter

  66. pobre brasil, abutres no poder (bolsonaristas/centrão) -outros abutres aguardando para voltar(lula/centrão. um pais que sonha com primeiro mundo dominado pelo atraso NOMENKLATURA horrorosa deprimente----JOVEM, AO COMPLETAR 18 ANOS, FUJA!!

    1. Nada disso Luck..o cara é tapado mesmo

  67. O texto da Margarete Coelho é grave: veta a participação , os direitos políticos de pessoas sem condenação ,no mínimo um escárnio. O Sr Lira quer votar “a toque de caixa”. Medo , puro medo de enfrentar pessoas com moral , com caráter! Retrocesso á jato .

  68. Os parlamentares só pensam nos próprios umbigos. O interesse político partidário é preferencial. O país é a cauda desse cometa. Dar certo, é uma força contrária à natureza. Um ponto fora da curva. Um país, com seus parlamentares, que deturpam os verdadeiros valores humanos, só pode gerar uma sociedade moralmente na UTI. São muitas as imperfeições, de toda ordem. Somos um corpo cheio de feridas.

  69. Esse novo Código Eleitoral, se for aprovado, comprova o nível baixo do Congresso: desperdício de verbas e outros impactos negativos. E o que mais dói é saber que um réu pode até ser presidente da Câmara, mas um brasileiro como Sérgio Moro não pode ser candidato. Alíás, ele nunca mostrou tal pretensão.

    1. O Congresso só atua em interesse próprio. Às favas com o eleitor. Depois de assumido o poder, dá-se um chute naqueles que votaram. Não perdem por esperar.

  70. Essa golpista Margarete Coelho não é mulher, ou ex, daquele famigerado Coelho que presidiu a OAB e transformou-a em puxadinho do PT ? Tudo se encaixa.

  71. Os 🐀🐀do PP SEMPRE CONTRA O PAÍS .SE ALIAM A QQUER UM QUE ENCHA AS SUAS CUECAS COM 💰💰.UM DOS PARTIDOS MAIS PODRES DO CONGRESSO

  72. o GOLPE COMBINADO do BOLSONARO e TOFFOLI com o CENTRÃO: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Pois é Tânia.. a Silvana tem razão viu?

    2. Se o Moro tivesse agido por ambição teria permanecido quietinho no governo e agora estaria no STF. Abandonou uma carreira brilhante, que lhe dava visibilidade internacional, para fazer ainda mais pelo país. Culpá-lo pela traição do Bolsonaro aos eleitores é injusto demais.

    3. Moto foi muito ingênuo. E ambicioso. Deixou-se picar pela mosca azul. Jamais deveria ter saído da posição que ocupava. Tinha uma carreira pela frente, o de poderia ser muito mais útil à sociedade. Agora, trabalha para interesses particulares. Lamentável.

  73. haverá um dia em que ao amanhecer teremos SERGIO MORO como PR , Ouçam covardes travestidos e autoridades. THE DAWN WILL BREAK. Comportem-se com alguma dignidade mesmo portadores de tanto medo.

    1. Putz Bocca.. aí tu acordaste.. foi só um sonho de primavera chegando..

  74. Não entendo qdo falam em surpresas, pedir nomes, etc....nosso problema é antigo e tem nome: congresso nacional não que acho que tem que fechar, mas a imprensa e nós, povão temos que bater é neles, é aí nosso grande problema o resto é conversa fiada.

  75. A Crusoé precisa listar os nomes dos bandidos políticos Anti-Moro e escancarar aqui e no antagonista. Letras garrafais e cores neon. Não é possível que ninguém conseguirá deter essa quadrilha do Congresso. Estão desesperados...com razão.

  76. Incrível como esses políticos inescrupulosos teem medo 😰 de Sérgio Moro. Temos a obrigação de NÃO votarmos nessa CORJA nas próximas eleições. Precisamos LIMPAR 🧽 o Congresso e trocar pelo menos metade dos políticos de Brasília. Quem sabe isso anima o ex-juiz a vir em 2026 …penso que com esse Congresso de hoje, seria muito difícil pra ele governar…Sérgio Moro sempre terá meu apoio porque foi CORAJOSO quando enfrentou essa triste CORRUPÇÃO enraizada no Brasil 🇧🇷

  77. Um projeto bem a gosto de facções criminosas: Alijar da vida política qualquer pessoa que tenha algum vínculo com a ordem pública e a justiça. Nem o Marcola concorda com tamanha safadeza.

  78. Com essa legislatura que está aí, o país dispensa inimigos... Já temos bastante para afundar qualquer república democrática.

  79. Pois é, o Centrão é quem manda no poder. Depois que o Capitão Fumaça abriu as portas para eles, vão legislar em causa própria mais que nunca. Só falta uma PEC institucionalizando a Corrupção de forma oficial e isso passa facilmente, visto que interessa à todos os partidos que tem muita gente suja até os cabelos.

  80. O Brasil adormeceu no final do século XX e entrou numa fase de pesadelos neste início do XXI. O que poderá despertar esta terra do pesadelo de uma democracia ditatorial-cleptocrata?

  81. Uma mudança que acho saudável é a perda do mandato legislativo para aqueles que optarem por aceitar um cargo no Executivo. Ex: Ciro Nogueira perderia o mandato de senador no momento q aceitou ser Ministro (poderia normalmente participe da eleição seguinte). Valeria o mesmo nos nível estadual e municipal; acho importante quarentena de 5 anos para PGR, AGU, membros do TCU serem indicados para cortes superiores. Tudo valendo somente APÓS a definição da lei, e não retroativamente.

    1. Concordo plenamente. Ou cumpre seu mandato no legislativo OU vai para o executivo. E estas "autoridades" escolhidas teriam sim que ter quarentena.

    2. Teria de simplesmente cumprir o mandato e não se ausentar salvo por motivo de doença

  82. Que país é esse? Faz-se tudo às escondidas do povo. Está na hora do povo fazer a limpa na próxima eleição.

  83. Dizer que é uma vergonha é ocioso. A Câmara é uma casa que escolheu democraticamente para seu líder um elemento que é réu em vários processos. Este, portanto, é o nível majoritário do Congresso. Se VOCÊ não votar melhor e impedir “encrencados” de se eleger, é óbvio que os encrencados vão decidir os rumos do país. Pense, pesquise, não vote em gente picareta. Depois é muito mais difícil reclamar. Lira, Renan, Feliciano, Aécio, Daniel Silveira, Eduardo e Flavio foram VOTADOS para o Congresso.

    1. Sim. Estes banndidos, laddroes, etc, foram colocados lá pelos eleitores. Masss, tem o gde problema de votar em João e eleger além dele mais um monte, com um nº ridículo de votos e outro com mto mais votos fica de fora. Isto sim tinha q mudar e urgente. Tal como reduzir o nº de senadores e acabar com os suplentes. Morreu, ou qq outra coisa, o próximo mais votado deveria assumir a vaga.

  84. Tem clima sim... se presidiário pode participar de eleição, tem clima para tudo que esses meliantes queiram fazer... ninguém não está nem aí... preocupação é manter o emprego ou conseguir um...

  85. Esses políticos safadista, sacripantas deveriam colocar para eles tbm. Quando terminasse um mandato deveriam ficar em quarentena para não tirarem proveitos tbm. são uns canalhistas a escória da sociedade bandidos

    1. COLOCAR EM QUARENTENA POLÍTICOS QUE A ANOS MAMAM 💰PÚBLICO NEM PENSAR ,MAS O PARTIDO PODRE PP,QUE SE ALIA A QQUER UM QUE ENCHA SUAS CUECAS ,CORREM PARA NÃO PERDER A BOCA .HERANÇA MALDITA DO POBRE PIAUÍ

  86. A bancada da bala ia formar o exército cloroquina nas próximas eleições mas os republicanos e progressistas não vão deixar acontecer

  87. Sem soluçao. Lixo politico por todos os lados. Republica de Banana em marcha-ré. Zero importancia na escala global. Para 2026 vao inventar outras manobras. Um homem como o Sergio Moro - inteligente, competente, serio e extremente capaz - nao vai se sujar. Nem de pau!

    1. Filhos de vacas desclassificadas. Aqui se faz , aqui se paga. Margaret Piauí . De onde apareceu essa energúmena. Deus vai ser impiedoso com a descendência dessa corja .

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO