Marcos Corrêa/PRÀs vésperas do Sete de Setembro, Jair Bolsonaro e seus aliados estimulam a participação de policiais em manifestações

Capitão factoide

Para manter seus apoiadores mobilizados em torno do que ainda resta da cartilha bolsonarista, o presidente aposta no conflito, mas quase tudo é diversionismo. A questão é que, ironicamente, a confusão permanente interessa até aos atacados, como o STF
27.08.21

“O trabalho de vocês é um dos mais sublimes do Brasil. Além de jurar a verdade, vocês oferecem as suas vidas pelas vidas e pelo patrimônio de terceiros”, disse Jair Bolsonaro em dezembro do ano passado, durante uma cerimônia de formatura de soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Desde que chegou à Presidência, Bolsonaro virou habitué de solenidades como aquela. Em eventos para comemorar promoções ou marcar o ingresso de novos integrantes nas corporações militares, ele tira fotos com familiares, recebe flores, ampara pais de oficiais mortos em serviço, faz flexão com as tropas e discursa em defesa de pautas caras à categoria. Nos últimos dias, apoiado na simpatia de que desfruta entre uma parcela dos fardados, o capitão da reserva colocou em marcha seu mais novo factoide. Depois de investir, sem sucesso, contra a independência do Congresso Nacional no debate sobre o voto impresso e de criar um clima de ruptura institucional com os ataques ao Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro e seus aliados passaram a investir no que seria uma espécie de insurgência das forças de segurança, especialmente as dos estados, contra o “câncer” do Brasil que ele diz combater, ainda que não explique exatamente do que se trata.

O novo movimento ocorre às vésperas do feriado da independência, quando apoiadores do atual ocupante do Planalto prometem sair às ruas. A tensão em torno do Sete de Setembro vem mobilizando parlamentares, governadores e autoridades do Judiciário, que se uniram para ampliar a vigilância sobre as tropas e evitar eventuais rebeliões policiais em apoio à retórica belicosa do presidente. Qualquer que seja o resultado das manifestações, Bolsonaro já conseguiu o que queria: sua mais nova investida golpista tirou o foco das graves suspeitas sob investigação na CPI da Covid e mobilizou seus apoiadores mais radicais. A cada factoide, a cada ordem unida, ele ofusca as concessões do governo ao Centrão, mascara as iniciativas oficiais destinadas a frear o combate à corrupção e esconde o fracasso retumbante de suas promessas de campanha.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência SenadoFoto: Edilson Rodrigues/Agência SenadoCom sua retórica golpista, o presidente conseguiu tirar o foco da CPI da Covid
O clima de instabilidade institucional que já vigorava em Brasília se agravou depois que o presidente cumpriu a promessa e enviou para o Senado um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – a ideia era fazer o mesmo com Luís Roberto Barroso, mas por ora o plano está suspenso. A ofensiva contra Moraes já naufragou: o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, arquivou a petição nesta semana. Bolsonaro tinha ciência de que as chances eram nulas, mas agiu em linha com o anseio dos radicais que ainda o apoiam, assim como faz agora ao fomentar a ameaça de motim militar em apoio a seu governo. Policiais militares pelo Brasil afora, da ativa e da reserva, têm usado as redes sociais para manifestar apoio ao chamado do presidente. Esses gestos vêm gerando temor de que claques simpáticas ao presidente, com participação de militares armados, possam repetir por aqui cenas como as promovidas em janeiro deste nos Estados Unidos pelos apoiadores de Donald Trump que invadiram o Capitólio. Uma investigação em curso na Procuradoria-Geral da República tenta esquadrinhar os reais riscos – o procedimento é o mesmo que levou a Polícia Federal a cumprir, por ordem do ministro Moraes, um mandado de busca e apreensão em endereços do cantor sertanejo e ex-deputado Sérgio Reis, um dos responsáveis por incitar os bolsonaristas a “invadir o Supremo”.

Reprodução/GloboNewsReprodução/GloboNewsA invasão do Capitólio virou inspiração para os bolsonaristas
As regras militares, tanto no caso das Forças Armadas quanto no caso das polícias militares, são rígidas para evitar a politização dos quartéis e vedam manifestações de caráter político. Os estatutos das corporações classificam esse tipo de atitude como “crime militar”, mas fardados bolsonaristas têm apostado na leniência de seus superiores para se exibir como militantes políticos nas ruas ou na internet. Bolsonaro e seu entorno, claro, tiram proveito da onda e, espertamente, tratam de manter viva a ameaça. O próprio presidente, com regularidade, joga com as palavras de maneira a alimentar o clima de tensão. Em um vídeo de 54 segundos publicado na noite desta quinta-feira, 25, ele disse saber “onde está o câncer do Brasil” e exortou seus apoiadores a ajudá-lo a ganhar a “guerra”. “Eu sei o que tenho que fazer, dentro das quatro linhas da Constituição (…) Se o povo estiver bem informado e tiver consciência do que está acontecendo, a gente ganha essa guerra.”

“O que a gente vê é uma politização das polícias e uma militarização da política. É um movimento de duplo sentido”, diz Felippe Angeli, do Instituto Sou da Paz. A entidade fez um estudo sobre a crescente participação de policiais e de militares das Forças Armadas nas disputas eleitorais brasileiras. A eleição de um capitão e de um general da reserva em 2018 para os postos de presidente da República e de vice potencializou um fenômeno que já vinha despontando anos antes. Entre 2014 e 2018, o número de integrantes de forças de segurança eleitos deputados federais, por exemplo, saltou de 19 para 42. A tendência deve se repetir no ano que vem. Um sinal disso está na proliferação de policiais civis e militares “influencers” nas redes sociais. “O bolsonarismo é, na verdade, uma repaginação de um pensamento que sempre esteve presente. Ele vai a formaturas, comemora a morte de bandidos e louva operações, mas tudo isso é espuma porque, em dois anos e meio de gestão, ele não fez absolutamente nada de diferente, não desenvolveu nenhuma política para a segurança. O presidente se apresenta como guardião dos policiais, mas isso não passa de marketing”, afirma Renato Sérgio Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor do Departamento de Gestão Pública da FGV.

Foto: Isac NóbregaFoto: Isac NóbregaBolsonaro tem apoio de parte dos fardados, mas pouco fez em prol das polícias
Os factoides criados por Jair Bolsonaro para atrair a atenção da opinião pública, entretanto, não alteram a realidade: para além de as ameaças, ao menos até aqui, se restringirem à retórica de Bolsonaro e de seus apoiadores, muitas das pautas que ele defende vêm naufragando sistematicamente no Congresso. A derrubada da proposta do voto impresso foi apenas um dos reveses. A pauta de costumes, que inclui temas como a redução da maioridade penal, segue na gaveta, sem sinais de que sairá de lá até as próximas eleições. Além disso, são fartos os sinais de que o acirramento do discurso e a aposta no conflito permanente, ao mesmo tempo que servem para animar as claques mais fiéis, têm espantado eleitores mais moderados. “Para uma parcela do eleitorado, essas ameaças de ruptura são chocantes, inaceitáveis, sobretudo diante da insatisfação com o desempenho econômico do governo”, diagnostica o economista e cientista político Glauco Peres, professor da USP. “Bolsonaro vai continuar falando das ameaças do PT, da esquerda, e apostando sempre na manutenção de um ambiente caótico e confuso”, emenda Peres.

Ironicamente, a escalada da estratégia do conflito tem favorecido justamente os alvos do presidente. Lula, por exemplo, em sua tentativa de se reposicionar depois de ser arrastado para o centro do esquema do petrolão e de passar uma longa temporada na prisão, tem se esmerado para se colocar na vitrine eleitoral de 2022 como o oposto de Bolsonaro, em termos de racionalidade — e, aproveitando-se da estridência bolsonarista na internet, já diz que vai controlar a mídia se for eleito, um sonho do PT liberticida. O próprio STF ganhou uma espécie de redoma em torno de si na opinião pública a partir do instante em que começou a receber os ataques do ex-capitão. Ante os movimentos antidemocráticos do presidente, é raro encontrar, fora da bolha bolsonarista, quem não se alinhe à defesa da corte, mesmo tendo críticas a muitos dos procedimentos de alguns de seus ministros. Até mesmo o famigerado inquérito do fim do mundo, aquele que censurou Crusoé em 2019, agora é visto como instrumento em defesa das instituições porque tem sido útil para coibir os excessos das milícias bolsonaristas. A corte que reabilitou Lula eleitoralmente e, nos últimos tempos, deu contribuições relevantes para enterrar a Operação Lava Jato, a maior operação anticorrupção da história do país, se vê respaldada por um surpreendente apoio da sociedade. É uma posição cômoda. E, nessa toada, as decisões em favor de políticos enrolados continuam a sair sem maiores reparos ou críticas. Nos últimos dias, o tucano José Serra, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o notório Ciro Nogueira puderam comemorar vitórias no tribunal.

Os factoides do capitão são úteis a ele próprio, mas também servem a outras excelências que fazem o que querem sem ser cobradas por isso. Enquanto isso, o Brasil gira sem sair do lugar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se Bolso passar a defender o banho diário, vcs dirão que, lamentavelmente, terão que defender a falta de higiene, pois depois de Bolso defender a higiene, até o mal da porquice é aceitável... pelo menos o cheiro de vcs acabaria mais alinhado ao caráter...

  2. Vcs, jornazistas, mentem tão sinceramente que acreditam na mentira. Dizem que só bolhas bolsonaristas estão criticando o supreminho... mentira, ninguém aguenta mais esses sinistros... toparia de boa demitir Bolso para demitir os sinistros.. pior, por mais q Bolso está criticando o supreminho, vcs defendem o supreminho dizendo q o erro deles é perdoado pq Bolso critica? Vcs estão doentes... paranóicos obsessivos.. até o inquérito do fim do mundo estão defendendo.. defendam tb o enquadro q tomaram

  3. O supreminho ganhou uma redoma em torno de si SÓ NA SUA BOLHA... imprensa, como sempre, achando que é dona da opinião pública... eu vejo cada vez mais revolta contra o supreminho... aliás, vejo o supremedonho sendo o maior cabo eleitoral de Bolso...

  4. Estratégias de reeleição ou incitação de militares para eventual "golpe". Tudo orquestrado para permanecer no poder; estes caminhos mascaram e desvirtuando a precária gestão pública e propostas inconcretas as quais não estão definidas a curto, médio e longo prazo. Pandemia é responsabilidade praticamente dos Estados. Assim vivemos em clima de eleição...

  5. Alguém já viu JB falar mal do gilmar, do toffoli? Não pq eles servem a família. JB não trabalha mas passa o tempo tentando apoio dos caras da bala. Sonha com um golpe pq sabeq não ganha no voto.

  6. Prezados, Conforme item 6.1 da cláusula VI do contrato de assinatura, solicito o cancelamento de minha assinatura da revista Crusoé. "VI. CLÁUSULA SEXTA – DO CANCELAMENTO 6.1. o cancelamento da Assinatura poderá ser solicitado a qualquer tempo pelo ASSINANTE, mediante envio de e-mail para: [email protected]"

  7. Prezados, Conforme item 6.1 da cláusula VI do contrato de assinatura, solicito o cancelamento de minha assinatura da revista Crusoé. "VI. CLÁUSULA SEXTA – DO CANCELAMENTO 6.1. o cancelamento da Assinatura poderá ser solicitado a qualquer tempo pelo ASSINANTE, mediante envio de e-mail para: [email protected]"

  8. Essa colunista Helena Mader é muito ruim, ela espanta os poucos assinantes que ainda teimam em manter sua assinatura junto à Cruzoé. Faz um texto longo, se enrola e não leva a lugar nenhum.

    1. Crusoé precisa pensar em fazer colunas no estilo gibi, de preferência coloridas e com bem poucos balões de diálogos. Só assim para a manada de seres bestiais bozistas conseguir acompanhar esse periódico. Sebastião, vá ruminar no cocho.

  9. Eu não conheço ninguém que apoie os ministros do STF e concorde com seus atos. Eles fazem o que fazem porque o ente que poderia regular seus atos nada faz. O Senado.

    1. O pior de todos é o presidente, sem dúvidas. Ele possui deficiência cognitiva (baixíssimo QI), bastante preguiça, apatia em progredir, saúde precária etc. Impossível o PR dar algo de bom ao país. Ele não agrega nada como presidente, como político, como pai, como homem, como ser humano. Precisa ser ignorado e chutado da política o quanto antes, juntamente com outros péssimos políticos que travam o país.

    2. De pleno acordo com o seu comentário. o Senado, a Câmara e o STF são uma vergonha nacional, quisá mundial.

  10. Para o contribuinte que espera de seus representantes responsabilidade, honestidade de propósito e competência no exercício da gestão pública, ter um capitão factoide na presidência pode ser encarado como o “lado pitoresco” desse desgoverno. O lado desastroso para quem paga impostos inclui a má gestão da saúde, da educação, do meio ambiente, da economia e a desesperança que o Jair e seus ministros do desemprego, da inflação em alta, das queimadas e outras mazelas oferecem em troca.

    1. Que o Capetão tenha o mesmo fim de Trump: o esquecimento!

  11. Elegemos um militar que corre da polícia; acabou com a Lava Jato e Sérgio Moro; o cangaço de criminosos atacando cidades continua. A corrupção está liberada.

  12. Essa revista realmente já deu o que tinha que dar.. O cancerígeno STF decide até partida de futebol no Brasil.. e está ok. Como se não houvessem atribuições determinadas para vossas majestades, os ministros. Eles escolhem a sua atribuição legal.. e para esta revista isto não é radical.. Quando Bolsonaro, use de um instrumento legal para pedir o impeachment de um ministro, ele é o radical.. Foi-se o tempo de ilha de jornalismo... Renovação de assinatura cancelada.

  13. Nem quero ler tudo. Qdo cheguei na parte em que diz que ele investiu na independência do legislativo no voto impresso foi demais. Essa revista já deu!!! E os ministros que se reuniram com 11 líderes de partidos para que mudassem seus pareceres a respeito dos votos impressos. E como o fizeram ??? Com chantagem, ameaças? Vai saber! Mas funcionou pq foram trocados os deputados que participaram da Comissão , que assistiram as demonstrações e palestras dos Técnicos por deputados contrários ao voto au

  14. O câncer do Brasil é a corrupção como falou o embaixador americano quando deixou o posto.

    1. Errou o endereço caro ANTONIO. O Câncer do Brasil é o STF, não a Instituição, mas sim seus membros esquerdistas escolhidos à dedos por Lula e Dilma. Outro Câncer é a parte corrupta do Congresso Nacional. Pra esses Cânceres as urnas de 2018 ainda não fecharam eles estão no 3° Turno, querem ganhar no tapete e não de deixar o Presidente Bolsonaro, democraticamente eleito com 58 milhões de votos, governar. Só não vê quem não quer, por idiotice ou por na fé.

  15. isso fica parecendo que é arquitetado por eles , para manter o povo dividido sempre , alguns apoiam a ditadura do judiciário , outros apoiam o autoritarismo e o populismo do presidente , alguns apoiam os senadores investigados e sua CPI , outros apoiam o congresso só fazendo leis contra o povo sob medidas para os oligarcas , alguns apoiam lula e a roubalheira , enquanto nós brigamos ,o país é destruído e saqueado e agora a luz do dia sem a menor preocupação cada um tem seu corrupto de estimação

  16. Nada dessas investidas insanas do Bolsonaro tem apoio das pessoas que têm mais de dois neurônios. Não passa de uma enxurrada de versões arquitetadas, construídas e incessantemente divulgadas para confundir pessoas mal informadas e causar pânico e ansiedade numa parcela significativa da nossa sociedade. É aquela história típica de quem subiu ao poder e não sabe o que fazer para exercê-lo a contento. Ao invés de criar condições de emprego, saúde, educação e segurança ocupa-se de instaurar o caos.

    1. POrque? Não rouba, não deixa roubar! Cortou bilhões das mamatas! Descontaminou o estado da praga petista. Fez o maio programa de ajuda a população devido a pandemia . Q q um querem mais? Seus doentes mentais!

  17. Dizer que o atual ocupante da cadeira presidencial faz marketing é desconhecer o significado dessa ciência. Marketing trata de ações para a satisfação dos consumidores, aqui eleitores e também do seu meio ambiente. Com a rejeição batendo em 64% e recordes em desmatamento e queimadas como podemos falar que o atual ocupante da cadeira presidencial faz marketing?

    1. Errou o endereço caro RUBEM. O Câncer está no Congresso Nacional ou seja, na maioria dos 513 deputados e 81 senadores e também nos membros do STF e na maior parte do Judiciário como um todo.

    1. O psicopata, Sociopata, tudo termina em Pato , com esses Bolsonaristas impotentes , que preferem,o fuzil.

  18. Os grandes artífices da situação caótica em que o Brasil se encontra chamam-se PR, STF, STJ, PGR, CGU e os políticos corruptos, que são maioria no Legislativo.

    1. Concordo com uma observação. Tem mais povo que está vendo os desmandos dos Ministros do STF. Os que se calam agora chorarão mais adiante quando for tarde demais pra se lamentar.

    1. Governo federal,e o maluco do presidente,moro por enquanto ,na República das Bananas.

  19. Esse Sr., que hoje está presidente, pensa que o elegi para que se transformasse em ditador aloprado e incompetente ex vi do sacrifício de vidas na Pandemia, do crescimento e da imagem do país perante a comunidade internacional. É um agitador nato que em vez de governar ameaça a população com a ruptura de nossa democracia para permanecer no poder mesmo, se for o caso, contra a vontade do povo.

  20. Factoide vírgula. Será que vcs, inclusive crusoé, não entenderam que o brasileiro está cansado dessa podridão do poder? Que estamos a anos assistindo pelos meios podres do jornalismo os desmandos, a roubalheira, o descaso e o conluio de todos? Todos ("políticos", "midia", "judiciário", "empresários bandidos") precisam deixar o povo brasileiro ser feliz. Carrapatos malignos. Tem que haver uma ruptura, uma mudança radical e via urna roubada, jamais.

  21. Esse capitão, na verdade não passa de um "malandro caipira". É o exemplo mais bem acabado de um SADIM. Curiosidade? Dicionário ...

    1. o Malandro caipira fez a vida no Rio de Janeiro das milícias esperrrrtas

  22. “O Brasil gira sem sair do lugar”, porque no fundo do poço não há direção a seguir . Só resta , emergir de lá ...ou sepulta-lo de vez . Que cada um faça sua escolha . #FORA BOLSOLULISMO .

    1. O cara , está demonstrado é , Psicopata , Sociopata, é um Pato, falar de louco só no hospício ,com esses Bolsonaristas impotentes, que gostam de um fuzil.

    2. Que escolha? continuar numa falsa democracia com esses " merdíocres" na cúpula dos intocáveis Poderes, legislando e julgando em causa própria....e não sou bolsolulo coisa nenhuma.

  23. Acordem SUPREMACISTAS INTELECTUAIS BRANCOS!. vocês somente leem a mídia controlada pela família Marinho Globo,Isto é Dinheiro, Epoca, Estadão e de Mega Bilionários coma a CNN de MENIN (sua CASA minha FORTUNA) , UOL/FSP. Esta mídia está voltada aos eleitores que ficaram satisfeitos ou neutros com a soltura de um ladrão condenado em 2th e 3th instancia e muitos outros como Ed. Cunha, para torná-lo presid. do Brasil.Isto incomoda muita gente. desde a Caserna a PM e muita gente honesta.

    1. Gente honesta? Como o cabo da PM de Minas, o tenente da reserva da Força Aérea, o tenente coronel e o coronel do Exército, que negociaram propina no Vasto? Ou o sargento preso traficando cocaína para a Europa em aviões da FAB? Talvez como o Japonês da Federal, preso por extorquir contrabandista na fronteira? Ou ainda o almirante afastado por fraude em licitações na Eletronuclear? Gente é gente, fardado ou pelado.

    1. Isso aí é masoquismo e síndrome de Estocolmo..pode crer.. tudo junto e misturado

    2. Incopetente. Erro de digitação ou falta de conhecimento do Português escorreito?

  24. Chegamos a um ponto impensável que pudéssemos atingir em nossa história republicana! A disputa política entre a coalisão formada pelo STF e quase todos os "outros" partidos políticos, de um lado e Bolsonaro de outro. Somente os historiadores "independentes" do futuro, poderão nos dizer quem venceu, se para o bem ou para o mal do Brasil. Namastê!

  25. enquanto os civis democratas não se unirem em favor de um nome forte para terceira via, e também tivermos a chance de desengavetarem os pedidos de impeachment, esse conflito vai perdurar para desalento dos brasileiros que abominam esses dois populistas.

  26. A verdade que está se emergindo aos nossos olhos, para o bem ou para o mal, é a disputa política entre a coalisão formada por pelos seguintes partidos: STF, PT, PSDB, PMDB,PSB, PDT,PP, DEM etc e Bolsonaro, sem partido, registre-se. Namastê!

    1. Disputa política sim. Mas quando o assunto é garantir a impunidade ampla, geral e irrestrita, todos se unem. E Bolsonaro e sua familícia são só mais uma facção de criminosos disputando o direito de roubar a sociedade.

  27. No Brasil o problema é que nenhum dos poderes pensam no país e sim e somente nos seus feudos e direitos, o povo serve apenas para sustentá-los.

    1. Então vamos ter que aceitar e proclamar em muito bom som. Nosso problema somos nós! O povo que ainda não se constituiu em nação! Namastê!

  28. Enquanto isto, no mundo e na vida real, o Brasil deixou de ser a 8 maior economia do planeta e caiu para a 12 posição…. Provocando pobreza e desespero em uma parcela da população….enquanto os 3 poderes da república mantém seus privilégios e são insensíveis a situação.

  29. O melhor dos mundos seria a limpeza das duas cúpulas, do judiciário e do executivo, pois esses sim, atualmente são os dois piores cânceres do Brasil, a minar valores (no sentido real e figurado da palavra).

    1. Esqueceu o legislativo. Veja a boiada que estão passando no congresso. Estão legalizando todo tipo de corrupção eleitoral.

  30. As inúmeras e significativas sequelas produzidas pelo farsante e delinquente serão sentidas por décadas. Só espero que Bolsonaro , seu clã e apoiadores políticos e fardados arquem com as punições da justiça, mesmo sabendo que o Brasil é um país essencialmente injusto .

  31. O Brasil "gira sem sair do lugar" por causa das indignações seletivas que dizem mais aos interesses pessoais e partidários do que aos verdadeiros da nação, como agora, a decepção de ver esta revista se alinhar a defesa do STF, não obstante ter sido a primeira grande vítima de sua ditadura já instalada e a qual se pretende incontestável, até aqui, com êxito. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  32. Francamente um STF respaldada e redoma pela sociedade ,Pesquisa da FGV Direito SP agosto /2021 - 24% da população confia na instituição, tem alguma coisa errada na sua reportagem.

  33. Parabéns pela excelente matéria: muito lúcida, profunda, correta, sob a perspectiva da realidade! Infelizmente, o panorama é exatamente esse: o imbecil mor orquestrando o caos e bandido liberto nadando de braçada pro primeiro lugar em intenções de voto... E o pior de tudo é que o gado não consegue enxergar o quanto está ajudando a esquerda... Que imbróglio, viu?

  34. E não foi a julgamento e sou prejudicado.E quem posso recorrer?A própria corte.E aí café s justiça,e não dá pra defender essa corte como está.Que sejam trocados os ministros e que seja feito plebiscito e análise pra não entrar ministro que ia pra palanque do PT,outro advogava pro PT e etc

    1. Esses caras são mto engraçados..kkk.. vivem se queixando de que seus comentários nunca são publicados.. devem ficar com cara de patetas qdo retornam depois dos 4 minutos que a revista informa pra poder publicar o que foi escrito, e eis que.. pimbaaa.. lá estão seus comentários kkk.. é um tal de ameaçar não renovar a assinatura etc e tal..kkkk.. parecendo um quadro dos trapalhões com Didi Mocó e cia..

  35. Não renovarei minha assinatura.Não vejo meus comentários sendo publicados e defender esse tribunal e indefensável.Falar democracia,instituição etc,não dá pra suportar.Vai uma pessoa simples acionar algo e essa forte usa a mesma súmula ou entendimento de forma diferente de acordo com o que melhor lhes cabe.As demosntracoes dessa corte já causaram nojo demais e sou servidor público e tenho uma causa que vencida em segunda instância.AGU recorreu e passam de 5 anos que Gilmar cassou liminar e nada

  36. incrível, como está revista se posiciona, tento fazer comentários que seja contrário a opinião dos idealizadores,me cortam, mas minha assinatura está terminando!

  37. Votei em Bolsonaro exclusivamente por falta de opção. PT sob hipótese alguma. Me decepcionei. É um traidor que prometeu combater a corrupção. Seu governo está fazendo exatamente o oposto. Entretanto o apoio integralmente em sua cruzada contra o STF. Os ministros se portam como ditadores, têm um poder absoluto. Seguir a constituição é opcional lá. A grande mídia é hipócrita e covarde e não aponta os grandes deslizes dos deuses do stf. É uma pena mas meu espaço acabou. Poderia enumerar diversas.

    1. Também votei em Bolsonaro, para o PT não prosseguir governando o país. A decepção é enorme. Mas penso que o STF já estava ruim e piorou com a indicação do Kassio Nunes. Evai piorar ainda mais com André Mendonça. Então não entendo vocês apoiarem Bolsonaro neste ponto.

    2. * sob a qual padece a nação despossuída e humilhada pela corrupção.

    3. Eu continuo-o por você. Também não apoio Bolsonaro mas nem por isso deixo de colocar os interesses do país acima dos meus. E nesse momento, Bolsonaro defende os da nação, ao pretender a reforma institucional do STF, ou de seus Ministros, que perderam a credibilidade que lhes restava, imprescindível ao cargo, ao anular 07 anos de combate à corrupção lançando às eleições Lula com a "fantasia de mártir", sob a qual padece a não despossuída e humilhada pela corrupção. Namastê!

  38. Infelizmente as pessoas nao entendem que quem manda neste bananal chamado Brasil se chama congresso nacional, camara e senado, e o que temos hoje nestas instituicoes sao na sua maioria pessoas vagabundas, mal carateres, que visam unicamente se locupletarem com o poder, corruptos ativos e passivos sanguessugas da nacao, e isto somente mudara um dia ou com uma reforma politica digna do nome ou com o fechamento destas, e recomecar com nova ordem e escolhas mais responsaveis por parte dos eleitores.

  39. O governo fracassado e estelionatário pensa que pode se esconder fazendo pantomimas. Jogou fora 57 milhões de votos e de esperanças. Poderia ter feito um bom governo. Tinha apoio e uma grande expectativa da população. Fez exatamente como fizeram Collor e Lulla. Inepto, incompetente, leniente com a corrupção e desprovido de empatia ou compaixão, resta-lhe criar factoides para ser notícia e cortina de fumaça para um país à beira do precipício. Joguete do Centrão. Bufão.

  40. Bolsonaro não é a causa do buraco em q o Brasil se meteu, ele é um sintoma. Este câncer não se cura com a "fosfoetanolamina", pois ela é diversionismo para o golpista. Nesse grau de deterioração do organismo, o primeiro passo, é congelar a doença. E p/ isso, precisamos do MORO PRESIDENTE. Depois é mudar o STF e a nossa justiça corrupta, juntamente com o Congresso. O caminho por mais árduo q seja, começa com um 1° PASSO, MORO. Em 2022 é Moro Presidente. Com Moro Podemos Mais 🇧🇷 .

    1. Eu concordo com darmos o primeiro passo. Se Moro candidato, haveria uma importante demarcação de território feita pela população. Não um salvador da pátria, mas seria o primeiro passo para mostrar qual o tipo de país que desejamos.

  41. Bela matéria da Helena Mader. Espero que em 2022, possamos mudar o cenário atual, com a eleição para os cargos de Presidente, deputados e senadores. Que o povo possa votar com consciência e não repita os erros do passado. Esperança é a última que morre!!

  42. O cidadão é ( ou era?)livre p se manifestar, de qualquer maneira.,se militares não podem q sejam proibidos por seus superiores ou punidos. Dizer q Bolsonaro estimula sua ida é pura " falta do q fazer " , ó repórter . Vc repórter ,deveria preocupar-se com as falas de lula dizendo q deseja regulamentar toda a mídia!!Se for presidente( Não se permita!) Manifeste-se e deixe seus entraves pessoais c o Presidente de lado. Algo calunioso q se fale, já existem leis p tal !!

    1. Cada um é responsável por si. Qualquer policial e militar, q se manifesta politicamente, deve como disse, ser punido. Porém o que um presidente fala tem peso. Está na hora dos brasileiros sensatos, aqueles sabem que a Terra não é plana, parar de ouvir o futuro presidiário Bolsonaro e o ex-presidiário Lula. Os idiotas úteis desses dois grupos, bolsonaristas e lulistas, querem se saltar, um do lado direito da sua terra plana, outro do lado esquerdo. PRECISAMOS DE ESTABILIDADE. PRECISAMOS DE MORO.

  43. O genocida é um banana, daqueles arruaceiros que sobem na árvore e incitam os brigões de longe. Covarde, só fala por trás do cercadinho.

    1. Nunca vi nas manifestações pro Bolsonaro, algo vil, algo desordeiro, criminoso por parte de quem o apoia, mas quando é movimento da esquerda o quebra quebra, roubo, é grande....tb, com o professor q tiveram, não é surpresa.

  44. O estelionato eleitoral do Bolsonaro está muito bem caracterizado nos atos que acabaram com a Lava Jato. O aparelhamento do Stf e da Pgr contribuiram muito pra livrar os políticos corruptos de responsabilização. Só o Cabral está preso!!!

    1. Exato. Sofremos um estelionato eleitoral do minto e de todos os políticos que se elegeram e se reelegeram apoiando a Lava Jato, e depois de eleitos fizeram exatamente o contrario das promessas de campanha. Afinal esse TSE e TRE servem para que , se e notório que fomos todos enganados. Por isso 2022 vamos de #3via e Deltan Dallagnol na PGR ai sim vamos começar a arrumar esse Brasil.

  45. Quase um iniciante de carreira hitlerista,mas não vai vingar, falta inteligência. Nem se compara a Hitler, ainda bem,mas vontade ele tem.

  46. Vemos retrocesso, muito retrocesso. O desejo de golpe está bem delineado. Que pavor viver num Brasil onde muitos são influenciados por informações tendenciosas, por mentiras e por autoritarismo disfarçado.

  47. O país é uma usina de crises, há muito tempo.Vítima de um sistema de governo arcaico,confuso, híbrido onde os três poderes se bicam entre si.Não há independência e nem harmonia entre eles. Não passa de um parlamentarismo enrustido. O parlamento é que detém o maior poder, até de impinchar o presidente da república.Não há governabilidade sem o toma lá dá cá dos parlamentares. O parlamento é que chancela os projetos do executivo. Sem aprovação do congresso, o executivo fica de mãos atadas.

  48. Creio eu que 7 de set. Será tranquilo, pois a manifestação será de apoiadores do sociopata, os integrantes das PMs não iram confrontar os seus. Dia 12 com apoiadores do fora Bolsonaro, poderá sim, haver confronto, não por parte dos manifestantes, mas os apoiadores do sociopata arrumarão um jeito de se infiltrarem e provocar arruaças e confronto e ainda por a culpa na esquerda. É tudo que o insano quer.

  49. tem gente pegando motos emprestadas para se dizer da turma do RANDANDANDAN vão criar uns cascos de couro nas costas estara " abutres do brasil" deus acima de tudo.

  50. BOLSONARO e SEUS ALIADOS: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Parabéns sir Claiton pela assiduidade em não deixar o sonho da candidatura do Moro, e nem a volta da Lava Jato, cairem no esquecimento. Obrigado por nunca deixar essa chama se apagar. Estamos juntos pelo 🇧🇷 .

  51. É verdade, Marina, a famosa frase do ex-ministro “enquanto isso passamos a boiada. O Deputados gostaram da ideia e estão passando a boiada.

  52. Uma coisa alimenta a outra: Ele cria o fato, a Imprensa repercute ao quadrado e o pior: a Câmara vai passando a boiada para as safadezas de seus interesses.

  53. Todo mal que existe no Brasil é culpa do Bolsonaro, se a muié do Lula aparecer bicuda o pai será o Bolsonaro.Toma vergonha Antagonizas e Cruz ué

    1. O revista tendenciosa, minha assinatura, está terminando e não renovo mais, só salva o Sabino!

  54. Não acho q o povo esqueceu o q o STF fez, e nem acho q está protegido de críticas , o povo só percebeu q o sistema é muito forte e q não adianta lutar, até pq as pessoas tem uma vida para tocar.

  55. Parabéns pelo artigo, excelente. Enquanto ele rosna no cercado, Câmara dos Deputados, STF e STJ deitam e rolam, arquivando processos inclusive do Lula, e não é noticiado absolutamente nada. Na realidade ele está fazendo a parte dele, enquanto os outros farm a deles. Nada é por acaso.

  56. Parabéns, Helena, Ainda assim, salta aos olhos que a máquina de geração de conflitos tem como único intuito manter unido o minguado grupo que ainda apoia o Presidente da República. Ao meu ver, Jair Bolsonaro tem plena consciência de que entregará a faixa em 2023 para Lula e, às escuras, já fez um acordo com ele para que tanto ele quanto os filhos escapem da prisão, dando em retorno o apoio necessário para a volta do Partido dos Trabalhadores ao poder.

    1. Kkk.. só tem maluco no pedaço.. há a 1ª via, a 2ª via, ta surgindo a 3ª via e agora finalmente Ta surgindo a via do cãotrepando. Lula e Bozo se amando a trocando afagos kkkk

  57. Sr. Lira, se houver confusão e prejuízo para as pessoas que poderão se manifestar normalmente, a culpa será 100% SUA!…Que deixou esse mentecapto continuar como presidente, quando já está claro há muito tempo que ele é um INCAPAZ!

  58. Ótima matéria Crusoé, mas está bem transparente que a estratégia do sociopata é criar cortina de fumaça para esconder as descobertas da CPI, encobrir crimes dos filhos e dele próprio. Com isso, outros atores da cena nacional se beneficiam, como o próprio STF que tem tomado decisões contestáveis, mas também encobertas pelos factoides do Genocida. Dia 7 de Setembro veremos quais as reais intenções e o grau de penetração do obtuso nos quarteis das PMs.

  59. E de certo modo a imprensa docemente constrangida retroalimenta os factoides. Nunca foi tão conseguir uma manchete bombástica !!

  60. Acho que a expressão “o Brasil gira sem sair do lugar” contém um otimismo injustificado em relação à nossa situação.

    1. Concordo! Muito otimista o final dessa matéria pq estamos saindo do lugar sim, estamos caindo, piorando os números q poderiam se positivos tanto da economia, quabto da politica, justiça e meio ambiente.

  61. 3-se vocês tivesse um pingo de decência e fossem brasileiro de verdade fizessem como a MAIORIA que caiu nas mentiras deste bozogenocida, estes sim são inocentes e BRASILEIROS , portantanto ; Vão a manifestação a 7/09 , vão pra puta que pariu, babar o ovo de miliciano e parem de se chamar de brasileiros , usem a cor Verde Oliva , do Exército das Pensões , dos Novos MAMADORES!!!Verde e Amarelo não apareceu ninguém com Moral para Representar!!Turma de Idiotas , Traidores da Nação!!

  62. 2-tTomem vergonha na cara , vocês (bovinos), não sabem nem o que querem , pois está familicia picareta , mentirosa e ladra , comandada pelo bozomiliciano, faz live jorrando mentiras e muitos bovinos filhas da puta com interesse próprio devendo IMPOSTOS ( Hang,Neymar, SérgioReis,Aprosoja), usam outra parcela inocente de Otarios para contribuir($),

  63. Um imbecil que ao inves de governar caça confusao todo dia e voto impresso ataque ao STF ataque a vacina mas governar que e bom nada 14 milhoes de desempregados saude aos frangalhos e cacando cancer talvez para curar co, ivermequitina cloroquina esse nem para tratar de ema serve tchau querido que venha a terceira via

    1. Está revista é uma porcaria,tento comentar e me cortam, mas minha assinatura está acabando!

  64. Desculpe ele está convocando Brasileiros?????? Que brasileiros , só se for que apoiam Rachadinhas, Uso a Rodo de Cartão Corporativo, Aras acabando com a Lava Jata , Flávio rachadinha mansão Bolsonaro contra Lava toga, Negacionismo, Tentativas de saquear o MSaude com roubo nos preços das Vacinas, tem muito mais!!! Os seguidores deste jumento , mentiroso e sem caráter lavem a boca seu Acéfalos para se chamar de Brasileiros, vocês (bovinos), só se referem aos petista , pois são iguais em tudo!!!!

    1. É. E agora na CPI apareceu "tinha um senador lá" (na reunião q celebrava a rou-balheira em um apto de Brasilia). Alguém adivinha o nome deste senador ????

  65. Pois é! O "cancer" é benigno, inclusive para a família Bolsonaro, Silva e tantas outras . Em 2019, o pr apoiou a decisao de Dias Toffoli em suspendar acoes penais com dados do Coaf. A insana polarizacao só fez beneficiar e tirar da cadeia os supostos inimigos do povo. José Dirceu bem sabe disso e pavimentou a estrada para a volta ao poder pelo voto ou nao, conforme declarou.

  66. Nada diferente do que o Lula fazia com os metalurgicos, sindicalismo da farda. Agora o voto impresso vai fazer falta se houver apagão no dia da eleição. Urna eletrônica deve ser muito boa no Haiti e Afeganistao

  67. Nossa, ele não está convocando bolsonaristas pra rua não, ele convoca brasileiros, que aliás, não precisa nem convocar, o povo vai é por amor ao país e contra os desmandos. Não sei porquê o medo do voto impresso! 07 de setembro vai ser gigante!

    1. SONIA! Nem ligue para esses MUARES, eles agem somente por instinto, no tienen neurônios.

    2. Coitadinha da Soninha foi expulsa na porrada kkkkkk ela nunca mais vai comentar porta nenhuma por aqui kkk

    3. Releia a matéria Sônia, creio que você ainda não conseguiu entender o contexto e o blá-blá-blá vazio.

  68. O demente patetóide é um 🐥 que se esconde na barra das fardas, debatendo-se no desespero da derrota em todas as vertentes! A continuar assim,

    1. O broncossauro é um 🐥 que se esconde na barra das fardas, debatendo-se no desespero da derrota em todas as vertentes!!! A continuar assim desesperado, uma hora dessas o demente patetóide ainda aparecerá de bailarina saltitante em sapatilhas cor-de-rosa, numa derradeira e tresloucada tentativa de tirar o foco das suas piruetas de pseudo presidente!!!!

  69. Discordo de Malu Mader. O Brasil gira e vai afundando mais em termos de decência do judiciário, nos cuidados com o meio ambiente, na educação e saúde, no desperdício de dinheiro público, etc etc

    1. Enquanto isto, no Pará: https://ver-o-fato.com.br/exclusivo-governador-obrigue-os-ladroes-a-devolver-os-r-455-milhoes-roubados-dos-cofres-do-para/

    2. Kkkkkk aiaiai..helena Malu mader vieira arósio kkk

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO