Adriano Machado/Crusoé

Escândalo na tragédia

Não bastasse a catástrofe sanitária, a CPI da Covid agora tem de investigar a denúncia de um deputado bolsonarista que acusa o governo de corrupção na compra de vacinas indianas. Ele diz que avisou Bolsonaro
25.06.21

Ao subir ao palco da CPI da Covid nesta sexta-feira, 25, o deputado federal Luis Miranda, do DEM, pode marcar uma inflexão no rumo das investigações que enredam Jair Bolsonaro. Para além das já gravíssimas suspeitas que pesam sobre a compra da vacina Covaxin pelo Ministério da Saúde, se o parlamentar fornecer mais detalhes sobre as irregularidades no contrato de 1,6 bilhão de reais assinado com o laboratório indiano produtor da vacina e, principalmente, reconstituir os alertas feitos a Jair Bolsonaro, será a primeira vez que o mandatário do país estará no meio de um caso escabroso de corrupção – e, o que é pior, operado em meio a uma tragédia que já ceifou a vida de mais de 500 mil brasileiros.

Como O Antagonista trouxe em primeira mão na quarta-feira, 23, o deputado bolsonarista Miranda diz ter comunicado pessoalmente ao presidente, em encontros nos dias 29 e 30 de janeiro deste ano, que a negociação estava eivada de ilicitudes e que, portanto, ele “precisaria agir”. Em entrevista exclusiva ao repórter Diego Amorim, o deputado disse que levou o caso para Bolsonaro porque “confiava” nele e entendia que combater os malfeitos era sua “bandeira”.

Apesar das advertências, o presidente avalizou a assinatura do contrato e, em 25 de fevereiro, o documento foi finalmente assinado com a nebulosa Precisa Medicamentos, contratada de maneira atípica pelo Ministério da Saúde para o fornecimento de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech. Em qualquer governo sério do mundo, caberia ao presidente da República tomar providências para ao menos saber se a aquisição dos imunizantes poderia ser lesiva aos cofres públicos. Ou, se como advertiu o deputado, havia indícios de práticas pouco republicanas na negociação. Mas Bolsonaro teria feito ouvidos moucos para os alertas, que prosseguiram.

Em 20 de março, um sábado, Luis Miranda voltou ao presidente. Desta vez, munido de documentos destinados a comprovar o que ele havia dito anteriormente e acompanhado do irmão, o servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Fernandes Miranda. O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada. Detalhe: o deputado diz que, por ter ligado o alarme na pasta da Saúde, seu irmão estava sendo perseguido. Para esclarecer esse e outros episódios que envolveram a compra das vacinas indianas, os dois prestarão depoimento à CPI nesta sexta-feira, 25.

O deputado Luis Miranda diz que alertou Bolsonaro ao menos três vezes sobre irregularidades na compra das vacinas indianas
Antes de ser recebido pelo presidente no Alvorada, o deputado, que até esta semana integrava a base mais fiel de Bolsonaro no Congresso, registrou por escrito qual seria o tema da conversa, justamente para conferir ao encontro a relevância necessária. A um assessor presidencial, mandou a seguinte mensagem: “Avise ao PR (presidente da República) que está rolando um esquema de corrupção pesado na aquisição das vacinas dentro do Ministério da Saúde. Tenho provas e as testemunhas. Sacanagem da p… a pressão toda sobre o presidente e esses ‘FDPs’ roubando”. Em resposta, o assessor do Planalto enviou a imagem de uma bandeira do Brasil. Uma hora depois, Luis Miranda reforçou: “Não esquece de avisar o presidente. Depois, não quero ninguém dizendo que eu implodi a República. Já tem PF e o c. no caso. Ele precisa saber e se antecipar”.

O Planalto, mais uma vez, não se moveu e o presidente entabulou uma promessa. Afirmou a Miranda, nas palavras do deputado, que “ele comunicaria a Polícia Federal imediatamente”. Mas não há nenhum registro na PF de investigação ou inquérito aberto sobre a compra da vacina indiana Covaxin. Ou seja, o presidente, novamente, preferiu lavar as mãos – o que, na letra fria da lei, pode significar um grande problema para ele, já que deixar de agir mediante indícios de crime contra a administração pública configura crime.

Os sinais da leniência do governo com a corrupção se tornaram evidentes desde quando, em meados de 2019, ainda no primeiro ano de governo, Bolsonaro começou a rasgar a carta branca dada ao ex-juiz Sergio Moro, então ministro da Justiça, designou um procurador-geral da República fora da lista da lista tríplice para atuar de acordo com seus interesses à frente do Ministério Público Federal, aliou-se a figuras controversas do Judiciário nacional e não só interveio como aparelhou a PF para proteger a primeira-família, em especial seu filho 01, Flavio Bolsonaro, apanhado em um esquema de rachid na na Assembleia do Rio. Por tudo isso, nada do que vem à tona agora chega a surpreender. O que muda, sobretudo do ponto de vista político, é o possível envolvimento pessoal do presidente da República com um caso claro e manifesto de corrupção.

Na terça-feira, 22, Miranda disse em conversa no gabinete do relator da CPI, Renan Calheiros, na presença do senador Marcos Rogério, integrante da tropa de choque do governo, que teria condições, pelo que sabe e testemunhou, de “derrubar a República”. “Não tem acordo. A verdade é a minha missão”, reiterou dois dias depois nas redes sociais. Se confirmados os relatos de seu aliado, o presidente da República pode ter prevaricado – de acordo com o Código Penal, prevaricação é o ato de “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”. 

Mateus Bonomi/Agif/FolhapressMateus Bonomi/Agif/FolhapressRicardo Barros apresentou a emenda que abriu caminho para o negócio
A julgar pelos movimentos que fez ao longo da semana, o deputado parece disposto a contar tudo o que sabe. A interlocutores, Miranda revelou ter novas informações que seriam explosivas. Uma delas envolve a Madison Biotech, sediada em Cingapura e criada em fevereiro de 2020, no mesmo endereço de outras 600 empresas. Suspeita-se que seja uma empresa de fachada. A offshore seria utilizada pela Precisa Medicamentos para receber um adiantamento de uma bolada milionária do contrato com a Covaxin.  Em 19 de março, a Madison emitiu uma nota fiscal para o Ministério da Saúde no valor de 45 milhões de dólares, que deveriam ser pagos de forma antecipada, por um lote de 3 milhões de vacinas. A cobrança não estava nem sequer prevista no contrato firmado pelo governo com a Precisa. O pagamento só não foi feito porque a burocracia da pasta estranhou e impôs obstáculos ao pagamento.

A empresa, com capital social de mil dólares de Cingapura e cujas ações pertencem à Biovet, uma firma indiana responsável por produzir vacinas para gado, ainda emitiu uma segunda fatura para pagamento antecipado no mesmo dia. Foi esse documento que o irmão de Luis Miranda, funcionário da Saúde, se recusou a assinar para autorizar a ordem de pagamento – por isso, segundo o parlamentar, ele foi perseguido internamente. O acordo com a Precisa excluía a possibilidade de pagamento antecipado e previa a entrega do primeiro lote com 4 milhões de vacinas no prazo de 20 dias após a assinatura. O papelório já está em poder da CPI. “Esse documento sem dúvida seria uma prova fundamental, porque o contrato com a Precisa prevê pagamento após a entrega e aí se cria uma pressa para pagamento antecipado, totalmente fora do contrato. É uma coisa gravíssima”, afirmou o senador Alessandro Vieira, integrante da comissão.

O conjunto de esforços do governo para viabilizar a operação sugere que a trama, como sublinhou Vieira, é revestida de imensa gravidade. Quando foi alertado no fim de janeiro pela primeira vez por Miranda, por exemplo, Bolsonaro já havia feito dois movimentos estratégicos em favor da compra das vacinas da Covaxin: em 6 de janeiro, o presidente editou uma medida provisória que inviabilizou naquele momento a compra da vacina da Pfizer, contrariando uma orientação da própria Casa Civil. Dois dias depois, ele enviou uma carta ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, dizendo que a Covaxin estaria preferencialmente entre as vacinas escolhidas pelo governo brasileiro para a imunizar a população. Quatro dias depois das denúncias de Miranda ao presidente, o deputado Ricardo Barros, ex-ministro da Saúde de Michel Temer líder do governo Bolsonaro na Câmara, apresentou uma emenda para flexibilizar a medida provisória sobre a compra de vacinas, facilitando as negociações para aquisição da Covaxin. A emenda seria aprovada em 5 de março pelo Congresso.

Nesse meio tempo, não só o contrato seria assinado, como passariam a ocorrer pressões de toda sorte, incluindo trocas de e-mails e telegramas enviados pelo embaixador do Brasil em Nova Déli ao Itamaraty, para que a aquisição fosse efetivada, já contando com o futuro aval da Anvisa para a importação das vacinas – a autorização viria em 6 de junho. Luis Ricardo, o irmão do deputado, disse que as cobranças eram atípicas: “Acontecia muita reunião, muita ligação, inclusive na sexta-feira à noite e final de semana para perguntar: ‘E aí, a empresa mandou documentação?’, ‘Como é que tá?’, ‘Cobra a empresa’”. Ele também afirmou que era pressionado constantemente pelo coronel Alex Lial, coordenador da área e homem de confiança do então ministro Eduardo Pazuello.

Eduardo Matysiak/Futura Press/FolhapressEduardo Matysiak/Futura Press/FolhapressReação de Onyx Lorenzoni deu a medida do desespero do governo
A Precisa, juntamente com outras empresas do grupo, é conhecida por contratos estranhos na área de saúde. No curso de um inquérito civil, o Ministério Público Federal identificou indícios de crime em um negócio fechado pelo grupo com o Ministério da Saúde na época em que Ricardo Barros, o atual líder do governo Bolsonaro na Câmara, era ministro. Entre as irregularidades sob investigação, estão cláusulas benevolentes e quebra contratual, com desrespeito aos prazos acertados. Ricardo Barros é um dos alvos da apuração. A firma também é investigada por vender testes de Covid a preços supostamente superfaturados para o governo do Distrito Federal. A aquisição da Covaxin também já havia virado objeto de investigação antes mesmo dos relatos do deputado bolsonarista. Entre os motivos da apuração, está o valor negociado com o ministério: 15 dólares, ou 80,7 reais, por dose. Para efeito de comparação, a dose da vacina da Pfizer custou aos cofres públicos 56,3 reais.

Além dos fios desencapados do contrato e de a Covaxin ter sido negociada em tempo recorde, chama a atenção a maneira como a compra foi feita – a vacina indiana foi a terceira a ser contratada pelo governo federal, logo depois da fórmula da AstraZeneca e da Coronavac. Nas outras aquisições, o Ministério da Saúde fechou diretamente com os fabricantes.

A Precisa Medicamentos entrou oficialmente no negócio da vacina no começo de janeiro, com a assinatura de um acordo com a fornecedora Bharat Biotech, para ser a representante da Covaxin no Brasil. O acerto foi anunciado no dia 12 de janeiro. No entanto, documentos em poder da CPI revelam que a empresa já se apresentava como mediadora do negócio ao menos desde 20 novembro do ano passado, data da primeira reunião do Ministério da Saúde para tratar do assunto.

Desde 2014, a empresa, que tem capital social de 12,9 milhões de reais declarado à Receita, é comandada por Francisco Maximiano. Ele a controla por meio de outra firma com histórico de falcatruas junto ao governo, a Global Gestão em Saúde. Foi justamente a Global que arrastou o líder do governo na Câmara e autor da emenda que abriu caminho para a compra das vacinas da Covaxin para o banco dos réus em uma ação por improbidade administrativa ajuizada pelo MP. A empresa foi contratada pelo Ministério da Saúde para fornecer medicamentos de alto custo para o SUS ao preço de 20 milhões de reais. O governo pagou o valor contratado, mas não recebeu os remédios.

Kevin David/A7 Press/FolhapressKevin David/A7 Press/FolhapressO Ministério Público viu indícios de crime na negociação da Covaxin, ao custo de 80,7 reais por dose
Maximiano não é o único personagem enrolado em confusões pretéritas. O próprio deputado Luis Miranda, que agora ameaça implodir o governo, já foi acusado de aplicar golpes no Brasil e nos Estados Unidos, onde vivia antes de ser eleito em 2018 na onda do bolsonarismo e do discurso de renovação da política. Miranda vendia cursos nas redes sociais em que ensinava a “ganhar dinheiro fácil”. O parlamentar era, até recentemente, recebido com tapete vermelho nos principais gabinetes do governo e passeava de moto com o presidente, além de frequentar o Palácio da Alvorada. Miranda diz que, depois de ter levado a Bolsonaro as evidências de irregularidades na aquisição das vacinas, o tratamento mudou. Até promessas de repasses de recursos para projetos apadrinhados por ele deixaram de ser cumpridas.

As reações do governo ao longo da semana evidenciam que a cúpula do poder em Brasília está atordoada com o que o deputado disse e ainda poderá dizer. Primeiro, Bolsonaro resolveu se livrar do queimado ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que pediu demissão exatamente no mesmo dia em que o deputado expôs publicamente a trama. Na sequência, coube ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, em tom intimidatório, dizer que os documentos apresentados pelo deputado e seu irmão eram falsos e informar que Bolsonaro, agora sim, pediria à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República, para investigar a dupla por “denunciação caluniosa”“O governo Bolsonaro vai continuar, sim, sem corrupção”, disse o ministro.

Em seu acesso de fúria, Lorenzoni deixou escapar a palavra mágica que preocupa o governo e, sobretudo, o presidente: corrupção. Bolsonaro está em pânico porque sabe que o escândalo da Covaxin e suas possíveis digitais em um caso de roubo e desvio de dinheiro público podem mudar o humor do Congresso Nacional e até embalar um até há pouco improvável processo de impeachment. As próximas semanas serão de tensão elevada em Brasília – na CPI da Covid e fora dela.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Agora, : "acho q vi, ouvi falar, ele disse mas não tenho como provar "...vai parar onde?Dentro de cada gabinete há os antigos q sempre se locupletaram do din público em circunstâncias como essa. isso é velho...cabe a cada governo , acabar !

  2. Deputado Bolsonarista q c certeza se aproveitou do nome do PR como muitos....Frota, Joice..... o rapaz,Miranda, é um verdadeiro "vendedor de pirâmide ", comportamento típico do falastrão, entre outros adjetivos....Nada melhor do que investigar mesmo, a tudo e a todos..é o q todos queremos.Mas olhando a cpi do alto de uma árvore, é pura lona de circo ( c respeito aos palhaços de verdade ,q tanto nos fez rir quando crianças)...penoso.

  3. A Barat BioNtech é um laboratório indiano especializado na fabricação de vacinas para GADO. Pronto. Está explicada a preferência, quase uma obsessão, do governo pela preferência por esta vacina: sua única intenção era agradar o GADO bolsonarista.

  4. Que se cace os mandatos de todos os envolvidos em pilantragem, PR, Ministros, Deputados e Senadores. Só assim poderemos ter um futuro melhor para nossos filhos e netos. Um país sem corrupção, que sempre foi o empecilho para que o Brasil cresça e apareça, e deixe de ser o país do futuro.

  5. Os ANTAS y sus jumentos orelhudos dão créditos a esse deputado psicopata, picareta, charlatão e cheio de beicinhos porque queria ser relator da reforma tributária. Lá no circo da CPI sob o comando de três palhaços, Luiz Miranda conseguiu superar Witzel, o bonecão saltitante do RJ.

    1. Nyco, fala a verdade, você é um merda de um petista desiludido que se encantou comno bolsonarismo delinquente. Só sendo isso para se sujeitar a passar pano para a corrupção.

  6. O Brasil continuará esse lixo enquanto a imprensa achar que é um “puta” argumento, uma “puta” evidência de “algo errado” quando observar que os preços de duas vacinas distintas são (oh!) diferentes e o governo aceitou também comprar a mais cara (e o vendedor não deu desconto para “cobrir” o concorrente) porque o mundo estava no meio de uma pandemia e não tem vacina para quem quer, além da própria imprensa estar acusando o presidente de genocida por não ter comprado todas vacinas oferecidas.

    1. Se tem vacinas mais seguras, eficazes, já aprovadas pela ANVISA e com valor menor, qual o motivo de fazer acordos espúrios por uma vacina sem aprovação da ANVISA, mais cara e com intermediação de uma empresa sediada em paraíso fiscal? É pura má fé do governo federal sim!

    2. Já está mais do que claro que não foi omissão por desconhecimento, foi na verdade pura má fé do atual governo no enfrentamento da pandemia. Bolsonaro buscou a opinião e o apoio dos piores e mais loucos pseudo especialistas nas áreas técnicas (pois exigiu que a opinião fosse somente de acordo com o que ele acreditava ser certo), para tocar o barco da negação da ciência e da razão no combate dessa pandemia. Seu comentário é o mesmo q enxugar gelo, não tem lógica ou bom senso, não se sustenta.

  7. Eu votei em JB. Logo deu pra ver q nada do q ele prometeu era pra valer. Hj fico me perguntando o q falta acontecer pras pessoas q tb votaram nele acordem. Não precisamos de JB nem de Lula. NÃO EXISTEM SÓ ESSAS OPÇÕES HORROROSAS. Vamos pras ruas qdo der, defender um nova via. Q eles sejam presos.

  8. não existe político honesto! não existe presidente honesto,,,! o Brasil é a escória da corrupção

    1. A verdade é que não existe nada para se elogiar ou falar bem do presidente e seu desgoverno. Quanto ao desespero, realmente é grande. Basta ver o tom colérico do Bozo e de seus soldadinhos de chumbo. Falta pouco, muito pouco, para nos livrarmos de vez desse Bozolula, ou seria Lulanaro?..rs.

    1. Se a revista Crusoé é feita por canalhas, por que você é assinante? Êêêê boi! Está explicada sua defesa apaixonada pela Covaxin: seu fabricante é o laboratório Barat BioNtech, especializado em vacinas para GADO. Êêêê BOI.

  9. Está tudo explicado quando vocês dizem que, uma das empresas envolvidas, produz vacinas para GADO!!! 🤢🤢🤢😳😳😳😡😡😡🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  10. Se o servidor probo não tivesse estabilidade, já teria sido demitido. E, mesmo com estabilidade, seria demolido se não tivesse um irmão deputado decidido a protegê-lo. Pensemos nos servidores públicos probos e na forma como protegê-los!

  11. Parabéns pela reportagem, André! Excelente! Seu trabalho traz muita clareza como sempre! Um forte abraço deu a brasileira que sofre a angústia do fim da Lava Jato! Crusoé , com seus excelentes repórteres nos ajudam! Sempre Sérgio Moro e sua equipe!

  12. No atual sistema político brasileiro, não há Presidente, Governador ou Prefeito que consiga não ceder às extorsões e chantagens dos seus legislativos. São reféns.

    1. Carlos, concordo com vc e digo mais ainda: esta revista tornou-se um puxadinho da rede globo. É uma pena!

  13. Bozo nos trouxe nada do que prometeu... 500mil mortos.. muita indiferença...e colocou a bola do Lula na marca do pênalti... que tanto lutamos para nos livrar.... ou encontramos outro...pois o tresloucado não ganha do barbudo ou engana mais ninguém... ou vamos retroceder ao pior dos mundos...

  14. Nós erramos demais: 16a de governo ao PT, depois de tudo ainda votar em Bolsonaro. Estamos num beco sem saída. Só Deus pode nos salvar.

  15. Agora, já feito o depoimento dos irmãos Miranda, temos que dar os parabéns à Senadora Simone Tebet, que conseguiu tirar do deputado depoente o nome de Ricardo Barros e pelas palavras dela, quando falou tudo o que ansiávamos ouvir. Mas sem esquecer da belíssima atuação do Senador Alessandro Vieira, que foi o autor do passe perfeito para a senadora fazer o gol.

    1. Terceira via para 22, Tebet e Alessandro . Acho que emplaca.

  16. Acusações vazias, de gente enrolada até a cabeça com a justiça. Essa CPI é uma farsa. Não é o PR dessa CPI que não pode deixar o país, tendo seu passaporte detido na PF? O relator, não responde a 11 processos por corrupção? Reminiscências, eu tenho. Vamos investigar os longos anos de corrupção do PT e prendê-los, um a um, só pra começarmos a faxina. Brasil um país de gente tupiniquim! Ignóbil!

    1. Não são acusações vazias, pois existem provas robustas da tentativa de desviar dinheiro para paraíso fiscal. Só não ocorreu pq um servidor concursado não aceitou sujar suas mãos e ainda tinha um irmão deputado para lhe proteger.

    2. Se o Bolsonaro não desmentir e processar esses irmãos é uma prova irrefutável de que realmente eles dizem a verdade

    3. Nada de nada...assisti todo o depoimento. O midiático deputado, chegou em carro blindado, colete a prova de bala, com toda pompa. Depois....tsss...pá, a bomba virou traque de festa junina. Nem apropriado para a época.

    4. Vazia deve ser a sua cabeça; agora se cheia deve ser com conteúdo do que devia estar no intestino

  17. Esperar o que de alguém próximo a Fabrício Queiroz?! Um Presidente capacitado e preocupado com um Governo eficiente realmente ajuda, mas o que precisamos de verdade é de uma mudança qualitativa do Congresso ...

  18. Bolso . 22 e 26. Kkkk! O melhor presidente de todos os tempos! Do MUNDO!!!! Aceita q dói menos seus canalhas! Acabou a mamata! Une, Mst,ongs,sindicatos, petralhas, mídia, globolixo, funç .publicos, corruptos, artistas, universidades etc etc.etc.etc.etc. bolso demais. Antes de mais nada sou criador empregos, pagado impostos(e não e pouco) honesto . Detesto luladrao! Quem me criticar e vagabundo!

    1. Bolsonaro se elegeu combatendo a Corrupção de Lula e dos filhos. Só que os filhos de Bolsonaro são tão corruptos e atrevidos quanto os Lula

    2. Bozo é tão corrupto quanto os que vieram antes dele.

    1. Eu não tenho político de estimação, não sou gado para ser tratado como rebanho, odeio a corrupção e tenho um pouco de discernimento. Fora Bozó, Lula e agregados.

    2. Lula só volta se o Bozo conseguir concorrer em 2022.

    1. Não tenho político de estimação, fora Bozó e Lula.

    2. Sebastião, qual a diferença do molusco para o bozo? Pq corrupção ja vimos q é a tônica desses dois aloprados. Toma-la-da-ca tmbm seguiu e segue com força nos dois governos e, pra finalizar, os parceiros de base governista tmbm são os mesmos.

    3. E o ANTONIO virou militante e militonto da esquerdalha psicopata doente. Antônio é melhor tu JAIR te acostumando porque o Molusco de Nove Dedos JÁ ERA.......ahahahahah....

  19. Ao que parece e com vênias, a se confirmar a denúncia dos irmãos Miranda, seria o grande negócio do governo, pois o sobrepreço poderia chegar a 600 milhões.

  20. Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão,.... ontem, na CPI os Mirandas confirmaram tudo Próximas eleições votem no Dr ZERO ZERO CONFIRMA

    1. Bozo e Lula representam o mesmo lado, o da corrupção. Antes q o bovino aloprado responda, digo q os tocanos tmbm fazemmparte desse mesmo lado criminoso.

    2. Elvio....o tucanão...Os tucanos sempre em cima do muro....e ainda se acham muito espertos....toma vergonha na fuça e escolha um lado porque votar nulo ou em branco ou não votar é falta de caráter. Como olhar para seus filhos nesse caso?

    1. Sebastião, militonto é vc. Bozolulista de merda! Você é tão zumbi lobotomizado q come com gosto alfafa todo santo dia e não percebe q o arroto sai com cheiro de mortadela.

    2. Meu Deus....quanta idiotice dita por esse Palhaço Bozo. Esses militontos querem derrubar o Presidente Bolsonaro a qualquer custo e ficam procurando pêlo em ovo, chifre em cabeça de cavalo, etc.

    3. E o desejo? O intento? O interesse? Não conta? Só não foi pago pq o deputado chamou o presida na chincha. Agora, esse esquema foi abortado, mas se tentaram fazer isso aí, imagina o que já não conseguiram em outras frentes desse desgoverno?

    1. Bovino Tião, cloncuir que o governo atual é um cocô não significa q oa anteriores foram melhores. Mesmo pq, o Bozo está governando da mesma forma q os anteriores.

    2. Segundo a Geísa governos bons foram os do Lula e Dilma, isto é, bons pra quadrilha do PT o partido do Perda Total para o povo.

  21. Prevaricação é crime.Seja presidente ou servente, feito o processo de apuração, indicie-se, julgue-se e puna-se.A CPI, a PF, o MPF e a CGU, tem dever de ofício realizar isso, ontem. Os governantes dos estados e municípios que desviaram recursos para a pandemia,também.Nao é uma questão mais de sangrar Bolsonaro para debilita-lo para 2022, nem eleger o ex-presidiário. É uma questão moral e legal que tanto queremos ter no Brasil. FORA AOS MAUS GOVERNANTES!

    1. Tião comedor de capim. Quem investiga governador é assembleia legislativa estadual. Imbecil!

    2. Caro Waldemar ainda ontem o STF proibiu a CPI de investigar os desvios do dinheiro público feito por Governadores e Prefeitos. É o STF acobertando os maus gestores. Segundo esse mesmo STF é permitido investigar sòmente o Governo Federal. E aí....tá certo isso? Essa é a Justiça que funciona no Brasil. Aos honestos e justos o castigo e aos bandidos e corruptos os beneficios.

  22. Até desgoverno tem limite. O Jair entregou a administração ao Centrão e decretou o fim da corrupção no BR. Passas os dias entre inaugurações de pequenas obras com puxa sacos para massagear o ego e fortalecer o populismo. Cercado de seguranças, agride jornalistas e a imprensa em geral. Enquanto isso, generais e políticos da curiola tentam apagar os escândalos com mentiras e ameaças. Bastou um servidor público agir com correção e um político irmão para por fogo no paiol. Taoquei?

  23. A casa caiu, reforma politica, reforma judiciaria , reforma tributaria, reforma administrativa já, menos congressistas, estamos cansados da republica.

  24. Discordo do trecho da reportagem que afirma ser a primeira vez que o Brasil terá seu mandatário envolvido em grande corrupção. E os demais presidentes pretéritos? Lula, principalmente! O brasileiro, em geral, tem memória curta, e, às vezes, apresenta memória seletiva. Não sei o que é pior.

    1. Cara Lêda, sugiro estudar mais interpretação de texto. Não sei se irá adiantar, mas...

    2. Leia novamente. A reportagem afirma que será a primeira vez que o mandatário, Bolsonaro, estará no meio de um caso escabroso de corrupção.

  25. Estes políticos fazem do dinheiro arrecadado em impostos pagos por empresários, trabalhadores autônomos, o povo em geral, como se fosse deles.Se eu fosse empresária neste país, fecha as portas das empresas e ia morar em outro lugar, se todos tomassem está atitude, eles não teriam dinheiro para bandidagem. Vamos parar de pagar impostos, comprar apenas o necessário, deixar cair a arecadacao ,a fonte fácil de ficarem ricos e o povo nesta precariedade.

  26. Desde quando corrupção em altas esferas é problema no pais? Vai desgastar um pouco, gastar com advogados, mas depois volta como presidente... tem que ficar tranquilo e aguentar esse mês de tempestade!!!

  27. Não perco tempo assistindo a rede globo e muito lendo menos esta revista, chega o di nheiro que perdi na assinatura dela. Meu tempo vale bem mais.

  28. Desespero do pessoal do bolsonaro na CPI, estratégia tumultuar para confundir o povo, mas esquece não tem jeito, o presidente sabia e se o servidor deixasse a boiada ia passar bonito !!!! Fatos interessantes. Flavio Bolsonaro comprou a mansão 5 dias depois desse acordo. O mesmo postou vídeo vangloriando essa vacina.

  29. É impressionante como os governantes pagam por produtos, não recebem esses produtos e fica tudo por isso mesmo. sem essa de comentar que está na justiça pois justiça no Brasil só para os três Ps.

  30. Todos sabem do mau-caratismo desse deputado. Espero que a Crusoé não esteja dando um tiro no pé, unindo-se à velha imprensa, mais podre do que os podres poderes. Se essa matéria virar pó, cancelo a assinatura recém renovada. Quando a Crusoé surgiu, foi num raio de esperança lamaçal da imprensa. Torço pela verdade!

    1. Tião ta igual eu, em todos os comentários!..rs. Legal, tava sentindo falta de bater em bozolulista defensor de bandido.

    2. Ótimo seu comentário Sr. Carlos. A Cruzoé já foi melhor agora está cheia de colunista ideólogos manipulados pela esquerda mundial.

    3. Pode renovar assinatura meu caro. Na sexta dia 26.06.21 a cpi escancarou a verdade.

    4. A velha tática de matar o mensageiro...

    5. Única coisa que quero cancelar é esse governo ridículo! Parabéns à Cruzoé pela matéria. Moro sempre esteve certo desde o início, e hoje fica comprovado que sua decisão mais acertada foi desembarcar do governo e salvar ao menos sua reputação!

    6. Endosso este comentário. Serei mais um a cancelar a assinatura! Aguardemos a veracidade dos fatos.

    7. Carlos, se você torce pela verdade vamos aguardar a apuração dos fatos para depois, se for o caso, criticamos a Revista.

    8. a minha assinatura não vai ser renovada em setembro pq esta revista se tornou um puxadinho da rede globo.

    9. Carlos, ainda dá tempo de romper a bolha bozolulista de idiotização.

    10. A revista está simplesmente cumprindo suas funções ao relatar os fatos. Se vc não entende isso, vc assinou a revista errada.

  31. uma das certezas entre políticos é que se cercam de pessoas falsas e sindicato como eles, poderíamos questionar se andar com mas companhias torna Bolsonaro ruim também ou ainda se ele é a companhia ruim. mas.o fato é que sempre sempre haverá corrupção seja de que lado for. É tentador demais......

    1. Livre arbítrio para fazer escolhas e se responsabilizar por elas. Como qualquer um. Todo mundo sabe o que é certo e o que é errado. O dinheiro não é dele, é do povo que lhe confio a chave do cofre e a administração. Se desonesto e traidor, tem que responder.

    1. não precisa jogar seu dinheiro fora assinando essa revista puxadinho da rede globo, basta assistir a tv lixo.

  32. Não é à toa que escolheram a Covaxin, é pra vacinar o gado. Pra variar nada irá acontecer. Os irmãos Miranda sé tornarão parias, assim como aconteceu com o Moro. Se bobear todos se tornarão réus. E assim funciona a república de bananas, inversão total de valores. Haja depressão. 😞

    1. Uma hora o jogo vira, acredito que a maior parte da população brasileira ainda é honesta, se for verdade a denuncia a casa pode cair

    1. É isso mesmo que eu penso. A assinatura valeu cada centavo

    1. João, aqui não é pasto. Essa é a grande diferença e raiva dos adoradores do MINTO.

    2. Ah tá … a imprensa é que é suja ?? Que mundo vives??????

  33. PEGA FOGO 🔥CABARÉ 😂😂😂O BOZO E SUA QUADRILHA ESTÃO DESESPERADOS. É O COMEÇO DO FIM DESTA DESGRAÇA QUE HOJE TOMOU CONTA DO PODER. SÃO TÃO INCOMPETENTES QUE PENSAVAM QUE JAMAIS VIRIA A TONA TODA A CANALHICE DISFARÇADA DE GOVERNO. ESPERO QUE INTEGRANTES DA LAVA JATO BEM COMO RODRIGO JANOT E OUTROS QUE FIZERAM PARTE DA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO VENHAM CANDIDATOS AO CONGRESSO E DESSA FORMA DAREM SUSTENTAÇÃO A UM GOVERNO DE MORO. VÃO COLOCAR ORDEM NESSA BAGAÇA E VAI FALTAR CADEIA 🤜🤛🚔🔪☠

    1. Tião, talvez sim, talvez não. Mas do jeito jeito q a coisa ta feia, com Bolsonaro se mostrando um Lula da direita, não custa sonhar com Moro Presidente..rs..

    2. Ahahahahah.....Ahahahahah......Cada vez mais aparece esses lunáticos. Moro não está nem aí com. Acorda Menezes88....ahahahahah..

  34. Sou estrangeiro. Lendo os comentarios de voçes, estou confiante que tem uma soluçao > 3ra. via. Mostra para mim que o Pais de voces tem gente competentes, inteligentes e muito mais (nunca tinha duvida disso!). Voçes so tem que se organizar, ira para a rua, deixar a moleza de lado e ir/bater a/de frente. Para nos Europeus e pelo menos estranho ver um Pais inteiro sendo afundado gradualmente por governos criminosos enquanto a classe media/alta so olha. E faz pouco ou nada para dar um BASTA !

    1. Parabéns, Rogério! Excelente colocação!!! Penso isso mesmo!! ORGANIZAÇÃO E RUA!

    1. DOIS CANDIDATOS LADRÕES PARA VOTAR? TÔ FORA! NÃO SOU BURRO!

    1. Agora sim....LULADRĀO ×BOSTONARO....Duas RATAZANAS se comendo..

  35. E eu votei nesse cara. Não ficou uma bandeira da campanha de pé: sem toma lá da cá, sem a velha política, sem o centrão, sem corrupção... Tudo mentira.

    1. Sem sangue ninguém consegue dar jeito nessa merda toda. Sub-raça de merda, justiça de merda, país de merda

    2. Ele prometeu, também, corrigir a tabela do imposto de renda e, que estaria isento do IR quem ganhasse até cinco salários mínimos

  36. Agora pode ser que a cpi ( minúsculas propositais e proporcionais) descubra algo, afinal seus membros são PHD ( maiusculas proporcionais) em corrupção.

    1. Sim, de corrupção eles entendem. Por isso mesmo será difícil para o Bozo jogar sua sujeira para baixo do tapete. Está ocorrendo agora o mesmo q ocorreu com a Dilma, o petrolão foi um esquema de escoamento de propina para abastecer a base aliada (e o próprio partido tmbm), o mesmo ocorre no atual governo com a covaxin, as verbas da covid q foram parar entre as nádegas de um senador aliado do governo e do próprio bolsolão. Estamos vivendo uma continuação do modus operandi vermelho em governar.

    1. Os brasileiros merecem um bom presidente, chega de corruptos que só sabem fazer Chacrinha

    2. Seu raciocínio ñ está totalmente errado. Afinal o Lula sobreviveu ao Mensalão, q no aspecto financeiro, é pior q o Esquema da Covaxin e o Esquema da Cloroquina. Porém estamos enfrentando uma pandemia, q ceifou a vida de mais de 500 mil brasileiros. Bolsonaro só se interessou por uma vacina q gerou corrupção. A Covaxin deve ter eficácia de cerca de 50%, tal qual a Coronavac. Foi muito mais cara. Bozo jamais procurou imunizar os brasileiros pelas vacinas, pois ele já está imune aos n° de mortos.

  37. 3. via. Tasso como PR 2022, Moro como Vice (ativo). Assim o Tasso tem 4 anos para peparar o Moro 'politicamente' para a PR 2026. Ou que voçes acham dessa ideia ?

    1. Pois de todos os postulantes a presidenciáveis, o nome do Moro ainda figura como mais confiável para grande parcela da população que já se decidiu pela ruptura com o Petismo e impulsionou de forma decisiva a vitória do Bozo em 2018, mas que agora criou tmbm aversão a esse estelionatário eleitoral. Moro, já mostrou ter competência para o cargo, falta a ele uma aliança de forças para renovação do congresso, o que deve se mostrar clara após sua decisão em participar do pleito.

    2. Moro cometeu um enorme engano ao entrar no governo Bolsonaro. Infelizmente isso maculou sua história e agora os dois extremos, direita e esquerda, se assim podem ser chamados, jogaram sua biografia no lixo.

    3. Rogério, seria bom se se visse disposição no Moro pra lutar, mas pela sua apatia tá difícil. Moro tá certo, o Brasil precisa de uma faxina geral que só poderia ser feita pelas EMFA, na qual porém não se vê disposição. Continuando com esse nosso parlamento e stf atuais estamos f*didos.

    4. Bom, concordo certamente. O problema que vejo e que o Moro 'politicamente' evt. nao esta preparado para assumir a PR em 2022. Assim evt. indo pelo caminho do Vice seria praticamente e estrategicamente melhor. Nao sei.... Para PR 2026 nao vejo problema. Mas até la necessita um 'Tutor' = PR 2022. Ai e outro problema...

    5. Moro provavelmente sairá pelo Podemos, pois o Alvaro Dias está trabalhando para ter ele desde q ele se tornou ministro. A costura de uma 3 via deverá ocorrer por diversos segmentos da sociedade que forçarão os partidos a se unirem. Se o Moro optar por se candidatar a presidência, o nome do vice deverá vir dessa união de partidos, mas duvido que seja um nome afastado das bandeiras de anti-corrupção e pró lava jato.

    6. ...entao QUEM (com credibilidade e experiencia politica) poderia 'lançar' o Moro (primeiro pelo Vice; 2026 para a PR) ?

    7. É inconcebível uma chapa de Moro com o PT ou PSDB, pois seus dois maiores rivais são o Lula e o Gilmar Mendes.

  38. Com minha experiência de 65 anos de Brasil, não acredito que a república vá cair. Toda hora tem ameaça de explodirem a tal da república e ela nunca explode e nem cai. Desconfio que a tal república nem existe.

  39. BOLSONARO = os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Quer maior consistência do que 500 mil vidas ceifadas? O problema não é consistência e sim vontade política. A Esquerda só alardeia que quer impichar o Bozo, mas o que eles desejam é sangrar o genocida até 2022 e o Centrão quer continuar roendo o osso até 2022, quando jogará ele no lixo para apoiar o Lula. Sem uma pressão popular o impeachment não correrá. O problema é que o povo está anestesiado com tanta corrupção. hipocrisia e inversão de valores dessa nossa atual classe política.

    2. Estão tão desesperados em buscar algo consistente para derrubar o Bolsonaro que vão até trabalhar na sexta-feira! Cômico!

  40. Bolsonaro já deveriam ter deixado o cargo desde da época do Rodrigo Maia mas o congresso é omisso nas suas atribuições ficando a espera do toma lá da cá,essa política corrupta só serve aos corruptos,veja o que o Gilmar Mendes fez ontem com uma canetada.

    1. Eles querem sangrar o Bozo até 2022 para depois apoiar o Lula. O problema é que o bozo dá um tiro no próprio pé todo santo dia e, provavelmente, sangrará muito mais do que o centrão e a esquerda querem. Tudo indica que o Bozo irá radicalizar e acabará afastado nos próximos meses. Ponto positivo para uma terceira via que ganhará mais força.

  41. Será que a pressa toda não teria ligação com uma certa mansão comprada em Bsb, cujas "reservas financeiras" e empréstimo bancário também foram um tanto "nebulosos" ???????????

  42. Antagonistas,qual é a carta na manga que vocês têm para derrubar Lula ano que vem?Percebo que a ideia atual é derrubar o Governo atual para Mourão assumir,mas vocês perceberam como na pesquisa do Estadao,que os outro estão com 5 ,4 3 %de Votos.Entao criem logo a terceira via antes que seja tarde demais,e as eleições fiquem apenas entre Lula e Bolsonaro

    1. Fernando, o segredo está no apoio dos militares. Não dessa trupe bozista que se aboletou em brasília para comer a mesa junto com o Bozo, mas sim de parte da cúpula que está totalmente descontente com as investidas do bozo em transformar os militares em sua milícia armada. Uma andorinha só não faz verão, importa termos junto com Moro um bom projeto e uma boa renovação do Congresso com reais defensores do combate a corrupção. É o que parte dessa 3 via pretende fazer, mas existem sabotadores ali.

    2. Bozo, o maior problema é compor essa desejável 3a. via. Com quem?

    3. Álvaro,não seria "Poder",mas essa revista está mais próxima de Moro do que eu e voce

    4. Alvaro, a 3 via é uma realidade. Não tem um nome sólido ainda pois todos querem uma parcela maior do pirão. Mas ela com certeza ganhará força após a queda do Bozo (se ele cair..rs.), Existem vários nomes para encabeçar essa esquerda, mas a via com maior força será a que tiver o Moro ou o apoio direto e formal dele. Isso só ocorrerá após uma possível queda do Bozo. Eu torço para que esse estelionatário seja impichado o quanto antes. O brasil não pode ficar refém do fla-flu bozolulista idiotizante

    5. Olhem, nem estava disposto mais a comentar comentários de desavisados por aqui, mas diante dos dois abaixo, não resisto. 1º- Que poder é esse que essa revista tem para "criar logo" a 3ª via, assim como num passe de mágica? No anterior ao de baixo, me pergunto sempre: a ignorância não cansa essas mentes discrepantes não? O que fazes por aqui "gabirú"?

    6. A terceira via no momento atual está igual a esquerda, fragmentada. Todos os partidos querem emplacar o seu próprio candidato. Mas a 3 via vai começar a se desenhar com mais força após o afastamento do Bozo, pois ela necessita dos votos de parcela do eleitorado bozista para ganhar força e bater de frente com o Lula. A tendência é uma pressão cada vez maior de empresários para a costura de uma 3 via sólida e o Moro é o principal candidato deles, mas ele só vai aceitar isso após a queda do Bozo.

    7. Sim,correto,mas a Terceira Via tem que ser criada logo.O tempo voa

    8. Amigo JOSE, a melhor coisa que pode ocorrer para o Lula é ter como adversário o Bolsonaro. A 3 via precisa tirar o Bozo do páreo para levantar a qualidade do próximo pleito presidencial, diminuir as chances do Lula e elevar um nome melhor da 3 via para se opor a ele. Bozo já era, mas se conseguir concorrer em 2022 só vai aumentar as chances do Lula.

  43. Acusações infundadas são o que mais houveram desde a eleição, a Crusoe poderia se dedicar a divulgar assuntos que interessem aí Brasil e não simplesmente o que interesse à esquerda. Isso tudo já foi refutado e está nas mãos da Polícia federal, tomem vergonha!

    1. Afinal o que é mesmo que já foi refutado pela PF? Sobrei nessa..ou será que o leitor tem algum espião categorizado na PF que ninguém mais saiba? Vai ser complicado pro Planalto se livrar dessa parada da Covaxin..apesar da má fama do denunciante. Eram unha e carne até recentemente.

    2. Se são acusações infundadas, serão facilmente explicadas pelo desgovernado, certo? Porque todo esse medo do Capetão?

    3. Oswaldo, tolinho. Acha mesma que a esquerda quer impichar o Bozo? Eles querem é sangrar o crápula até 2022. Mas a 3 via quer é derrubar ele ainda esse ano, pois só assim para diminuir as chances do Lula.

  44. É impressionante esse pensamento de que: "se não é a favor de Bolsonaro... é petista, é de esquerda!" Não passe vergonha! Existe vida além de Bolsonaro e Lula! Ambos, Lula e Bolsonaro não são gestores! São despreparados para GERIR profissionalmente uma nação! Tudo que for além disso é proselitismo e fanatismo! Tá na hora de acordar para a realidade! Vamos pensar mais estrategicamente, menos emocionalmente! O Brasil tem jeito e é muito pujante!

    1. O desalento é que não haverá terceira via, e Lula corrupto de primeira hora retornará com seu pt ,com sangue nos olhos para se vingar da "direita".

    2. Roberto, esse é o pensamento da turma gado. Mas não se preocupe, eles são barulhentos mas são poucos. O vírus bozista é uma variante mais contagiosa do vírus lulista, mas não serão esses dois vírus que irão acabar como Brasil. Somos mais fortes, em maior número e muito mais inteligentes. 2022 o vírus do bolsolulismo será varrido para a lixeira da história brasileira. Tenha fé!

    1. Sonho de muita gente honesta que ainda resta por aqui. ELES NÃO !!!!!!!!!!!1

    1. O problema dos bozistas é que eles comem e arrotam tantas fake news que quando se deparam com uma verdade, acabam tratando a mesma como uma mentira.

    1. Pois é meu chapa. O duro vai ser o desprazer de ler o seu besteirol todas as semanas até o ano que vem.. quaquaqua.. estamos quites..

    2. Oswaldo, sabemos que você ganha para criticar aqui.

    3. Infelizmente nem cancelar a assinatura da Crusoe não é permitido, pois te renovam automaticamente pelo ano todo, então terei que ler está balela are o final e criticar esta palhaçada todas as vezes que publicaram besteiras já esclarecidas como está.

    4. isto mesmo, vão achar que ele se enganou com as palavras .

  45. Realmente a Crusoe esquerdizou-se , olvidando o papel da imprensa. Afinal não da uma notinha que seja sobre a vida pregressa desse “parlamentar” , estelionatário contumaz , golpista internacional famoso . A Crusoe perdeu-se levada por ideologias jurássicas.

    1. Paulo, os fatos estão postos. Reportagem correta e isenta de opinião. A análise e o juízo de valor é pessoal e intransferível. Contudo, depende do ponto de vista de cada um. Todos corruptos, almas e pensamentos corruptos. É a República real, nua e crua. Infelizmente.

    2. Paulo e bovinos abaixo, ser contra o Bozo não é ser de esquerda, pois o próprio Bozo nem de direita é. O Bozo é na verdade de Centro, bem no centro de seu próprio umbigo. O estelionato eleitoral está escancarado e só muito sequelado para não enxergar isso.

    3. Valquiria, vamos incluir também Roberto Lira e Dias Toffoli

    4. Referência sobre a vida pregressa do deputado está no texto.

    5. O "estelionatário contumaz " frequenta a residência do mito

    6. Você crítica a Crusoé porque publicou uma denúncia de Luís Miranda que tem um passado nebuloso, mas bate palmas para Bolsonaro que está de braços abertos para Roberto Jeferson, Collor e tantos outros ladrões e corruptos.

    7. Realmente vocês são bolsopetistas. Falaram tanto dos petistas e estão agindo que nem eles. Os fatos estão aí na cara de vocês, mas vocês reagem a realidade como fanáticos que são. Mesmo se Bolsonaro confessar que é corrupto vocês o aplaudirão. A crusoé é uma dos poucos meios de comunicação que mostra a verdade sem passar pano para político nenhum.

    8. patético, porque não vão para o terça dos panos livres?

  46. As circunstâncias para o impeachment se avolumam diante das evidências de que Bolsonaro irá eleger Lula. O chupim Centrão, que já traiu Dilma e o PT apesar de tantos afagos, ficará mais à vontade em outro ninho. Vem aí a terceira via - que, evidentemente, deverá ficar longe de Sérgio Moro. Façam suas apostas.

  47. Meu candidato a presidente é Sérgio Moro. Tomara que ele se candidate. Mas isso não me impede de ver quão ridícula se tornou a Crusoé nessa empreitada pelo IMPEACHMENT de Bolsonaro. Quais são fatos concretos? Não me venham apenas com narrativas.

    1. Acredita mesmo que não ocorreu corrupção no contrato com a covaxin? Acredita mesmo que não é uma forma de corrupção o famigerado bolsolão? e as verbas do enfrentamento da covid que foram parar entre as nádegas de um senador bozista? Tem algo de muito podre no reino da Dinamarca, o que impossibilita pelo próprio mal cheiro, de que seja pensado na ideia de que não existe nada.

  48. Onde Ricardo Barros está envolvido é preciso olhar com lupa. E Onyx Lorenzoni, faz tempo, demonstra muita subserviência a Jair Bolsonaro, seu chefe. Uma fidelidade canina muito apropriada a ele, Onyx, que é veterinário. Na minha opinião, aí tem maracutaia da grossa. Bilionária!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO