Pedro Ladeira/FolhapressPazuello na CPI: mentiras e a arrogância de sempre

Festival de mentiras

Eduardo Pazuello e Ernesto Araújo tentam blindar Bolsonaro na CPI e distorcem a realidade para minimizar a inépcia do governo no combate à pandemia
21.05.21

A prática de falsear a verdade não é inédita em uma comissão parlamentar de inquérito. Marcos Valério, o operador do mensalão, por exemplo, mentiu sem corar a face à CPI dos Correios no já longínquo 2005. Na CPI da Covid, o velho roteiro se repete, com a diferença de que, agora, os depoentes tentam negar fatos que não dependem de quebras de sigilo ou da descoberta de contas no exterior, mas são visíveis a olho nu por dezenas de milhões de brasileiros engolfados, de diferentes maneiras, pela tragédia da pandemia do coronavírus. Nesta semana, o plenário da comissão foi transformado em palco para lorotas de diferentes grandezas pronunciadas por dois personagens que, até recentemente, ocupavam postos importantes no governo.

Em uma clara tentativa de blindar o presidente Jair Bolsonaro, o ex-chanceler Ernesto Araújo e o ex-titular da Saúde Eduardo Pazuello desfiaram mentiras diante da comissão de inquérito. Ernesto, o primeiro a depor, teve o desplante de dizer que jamais desferiu ataques à China, quando são fartas as provas, os vídeos e os tuítes em contrário. Na verdade, com aval de Bolsonaro, sua gestão à frente do Itamaraty foi marcada pela tensão contínua com os chineses, o que interferiu diretamente na intrincada negociação de insumos para fabricar, por aqui, vacinas contra o coronavírus.

Eduardo Pazuello usou e abusou do expediente. Ele chegou à CPI protegido por um habeas corpus assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que até lhe dava o direito de não se autoincriminar, mas não era um salvo-conduto para mentir. Funcionou como se fosse, porém. O general da ativa contornou a verdade sobre fatos públicos e notórios. No primeiro dos dois dias em que prestou depoimento, sem farda e com uma gravata idêntica à que Lula costumava usar, com as cores da bandeira, o ex-ministro não se constrangeu em afirmar, por exemplo, que não agia a partir de ordens do presidente da República.

Foto: Jefferson Rudy/Agência SenadoFoto: Jefferson Rudy/Agência SenadoO presidente da CPI, Omar Aziz: quebra de sigilo do general está nos planos
Ao longo do depoimento, o militar teoricamente especialista em logística mostrou por que foi a pessoa errada no lugar errado no momento errado. Deixou evidente que não conhece quase nada de Saúde e que, além disso, não tinha nem sequer preparo administrativo para assumir uma área tão sensível em meio a uma trágica crise sanitária.

Enquanto os senadores queriam saber detalhes sobre a sabotagem oficial à negociação de vacinas, sobre a negligência em relação ao colapso em Manaus e sobre a a tentativa de empurrar cloroquina para a população, o ex-ministro tentava pintar um quadro róseo. Por razões óbvias, a estratégia, treinada dias antes diante de um pequeno batalhão de assessores de comunicação que tentaram ensiná-lo a falar sem se comprometer, não funcionou. Restou praticamente uma admissão de culpa – e o general ainda implicou o presidente.

Por exemplo, a famosa cena do “um manda, o outro obedece”, na versão de Pazuello, seria uma demonstração de que o Jair Bolsonaro da internet é um e o que governa é outro. Ou seja, para eximi-lo de toda a culpa, o ex-ministro descreveu um presidente que não manda em nada, não sabe de nada e cuja atividade só se resume lançar bravatas nas redes sociais. Uma narrativa que, evidentemente, não para em pé. Mesmo que fosse verdade, Bolsonaro de qualquer jeito poderia ser enquadrado por completa omissão durante a pandemia.

Na quinta-feira, 20, Pazuello voltou a falhar em sua tentativa de blindar Bolsonaro: meio sem querer, afirmou que o presidente estava na reunião em que o governo decidiu que não haveria intervenção federal na área de saúde do Amazonas, no início do ano, diante da crise da falta de oxigênio. Ao fim e ao cabo, a missão do general na CPI, assim como sua missão no ministério, fracassou miseravelmente. O governo até tentou disseminar, com o apoio de sua falange nas redes sociais, a tese de que o depoimento constituiu uma vitória para o Planalto. Uma balela em cima das balelas do ex-ministro: com o progresso das investigações, os desacertos do governo e as responsabilidades do presidente vão ficando cada vez mais explícitas.

Leopoldo Silva/Agência SenadoLeopoldo Silva/Agência SenadoErnesto negou que tenha arrumado confusão com a China
Senadores de oposição confiam na quebra dos sigilos do general para desconstruir as versões fantasiosas apresentadas por ele. Os parlamentares querem verificar as comunicações telefônicas e telemáticas de Pazuello, sobretudo nas datas de anúncios estratégicos e de grande repercussão no ministério, como o dia 22 de maio de 2020.

Naquela quarta-feira, após forte pressão pública de Bolsonaro, a pasta divulgou o polêmico protocolo de prescrição de hidroxicloroquina até para pacientes com sintomas leves de Covid. Nos bastidores, senadores apostam que será possível provar que houve, sim, interferência direta do Planalto na definição de políticas públicas absurdas. O requerimento ainda não foi aprovado, mas já há maioria formada para isso.

Outro passo será cotejar as contradições de Ernesto e Pazuello com as declarações de outros depoentes, como o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten e do gerente da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo. O presidente da comissão de inquérito, Omar Aziz, e o relator, Renan Calheiros, planejam fazer acareações. Com as testemunhas frente a frente, entendem os integrantes da CPI, será fácil desmascarar quem resolveu apostar na mentira.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A jornalista não mostra isenção na matéria, pelo contrário, já fez juízo de todas as acusações antes mesmo da investigação (CPI) chegar ao fim (ex.: “sabotagem oficial a negociações das vacinas” —> o que é uma inverdade, até por que se houvesse SABOTAGEM, não seria e nem poderia ser “oficial”).

  2. Palhaço Bozo é uma pessoa cheia de ódio. Só ofende os demais. Pensa q sabe tudo. Um infeliz e mal educado, além de escrever pessimamente. Há um comentário dele com a palavra "enchurrada" ! Que triste. Deveria voltar para a escola antes de escrever publicamente. Imaginem dentro da casa dele, com pais ou filhos, deve ser horrível.

  3. Essa CPI não vai chegar a lugar nenhum. Os membros têm ficha suja e não estão preocupados em fazer uma boa investigação do que aconteceu com o Brasil frente a essa pandemia. Só querem responsabilizar o governo, houve várias erros por parte do governo. Só que a comissão fica surda quando se trata de investigar os recursos enviados para os estados e municípios.

    1. trabalha gratuitamente, ao q parece. Percebe-se ser uma pessoa cheia de ódio. Imagine na casa dele, se ele mora com alguém, pais, filhos, talvez. Deve ser um horror.

    2. Mais um muar querendo pasto verde? Pô Crusoé, já passou da hora de fazer uma coluna sobre manejo bovino.

  4. Esse palhaço Bozo deve ser o moderador da revista. Porque todos que participam acredito se identificam com a assinatura que fizeram . Gozaria de ver o que disse esse clandestino que usa o anonimato para fazer Críticas aos outros. O que vc disse sobre o Mammata Connection recebendo grana transferida da saúde dos paulistas para a publicidade. Depois a ilha do jornalismo esta centrada com a Globolixo e a Falha de São Paulo tidas como centrais Fake do Brasil!!!

    1. Ivo, o ministério da saúde adverte. Não, o ministério infelizmente não adverte. Mas o bom senso e a lógica gritam: "excesso de cloroquina e alfafa fazem mal a saúde".

  5. Comissão essa presidida por um bandido, cuja esposa está presa por lesar, roubar dinheiro da saude. Por senadores com Dezenas de processos por corrupção e formação de quadrilha. E tudo uma merda só.

    1. Eu sei que você gostaria de uma comissão só de senadores honestos, íntegros e preocupados com o povo. Mas acontece q isso é uma utopia das mais absurdas, em se tratando de Brasil isso é praticamente impossível. É fácil constatar isso quando até os senadores governistas, q são a tropa de choque desse atual desgoverno, não perdem em nada para a maldade e corrupção dos senadorea de oposição.

  6. Em meio de uma guerra, tentar atingir o governo de forma tão vil e cobarde, chega a ser traição a pátria. desestabilizar politicamente o país é fazer o jogo do narcocomunismo Continental. É hora de demostrar o amor ao Brasil.

    1. Amar quem patrocina a morte do povo brasileiro? A um enorme material que prova q o governo federal, no posicionamento de seu representante máximo, foi e ainda é contra as medidas de prevenção do combate do vírus e não se preocupou nem um pouco em batalhar para conseguir as vacinas. Bozistas, quando vão entender q essa ilha da fantasia onde vcs vivem não existe?

  7. Por mais que fique inegável e fartamente provado o genocídio promovido por Bolsonaro e sua gangue, é bem provável que saiam impunes, já que tudo depende de Aras, o puxa-saco mor do facínora.

  8. 1) Há décadas são os mesmos medíocres, fracóides, indigentes mentais e, com toda certeza, claro, esses corruptos chantageiam-se mutuamente, como se assiste no atual desgoverno. Esperar o quê dessa subespécie?!

    1. 6) MOVIMENTEM-SE E RESPONSABILIZEM-SE, GÊNIOS ÍNTEGROS E GRANDES REALIZADORES BRASILEIROS!!!! É INQUESTIONÁVEL QUE VOCÊS EXISTEM AOS MILHARES E QUE PODEM - CONJUNTAMENTE - INDEPENDENTEMENTE DA ÁREA EM QUE ATUAM, MUDAR A HISTÓRIA E OS RUMOS DO BRASIL!!!!!

    2. 5) Há vias de comunicação de sobra, para que isso seja comunicado e usado maciçamente objetivando o bem da população, embora toda a discrepância em suas variáveis de capacidade de assimilação.

    3. 4) É claro que, se os néscios marginais podem tomar conta da nossa gestão, porque os, lúcidos, os mental e moralmente privilegiados, INFINITAMENTE MAIS APTOS, não o fazem?????

    4. 3) AGORA O ILÓGICO: há no mínimo MILHARES de BRASILEIROS EXATAMENTE O CONTRÁRIO, decentes, éticos, aptos, inteligentes, preparados, competentes, corajosos, cônscios, íntegros, edificantes, capazes, fortes, mentalmente privilegiados e poderosos. E porque não se aglutinam, e porque não fazem uma revolução estratégica e despacham essa coleção de bactérias que infestam o NOSSO PODER PÚBLICO para a insignificância marginal de onde nunca deveriam ter saído????

    5. 2) O BRASIL PRECISA URGENTÍSSIMO de INDIVÍDUOS QUE NÃO ENVERGONHEM A NOSSA ESPÉCIE, QUE NÃO ENVERGONHEM A NOSSA NACIONALIDADE e que, antes de tudo, sejam ELEMENTARMENTE APTOS PARA A VIDA EM SOCIEDADE e para a sua GESTÃO ADMINISTRATIVA, que sejam edificantes, que não sejam primitivos, chinfrins, meros fantoches caricaturais alegóricos, que não sejam indivíduos predadores, nocivos. Parece ÓBVIO E LÓGICO, não é mesmo???!

  9. Está na hora dos representantes do Poder Executivo assumirem suas condutas e responsabilidades. A transparência é necessária para elucidação dos fatos, que são inegáveis a negligência com a pandemia, que está trazendo transtornos irreparáveis no mundo. Os nossos líderes tem que entender, que saúde pública especialmente a que estamos vivendo tem um efeito dominó na área social e econômica. Não é hora de pensarmos em estratégia para eleições de 2022 e sim de sanar a crise gravíssima brasileira.

  10. Os documentos oficiais devem conter a verdade sobre a atuação desses personagens, pelo menos na linha de comando abaixo do Pazuello

  11. Espero que saia o pedido de impeachment imediato do Bolsonaro, que não façam igual ao mensalão esperando que o mandrião sangre até 2022, o povo que está sangrando com esse vírus e perfil beligerante do Bozo e sua FAMILICIA. #CHEGA

  12. Uns dos melhores Ministros da Saúde que conheci foi o ECONOMISTA e senador José Serra. Um grande exemplo de que para ser ministro basta saber administrar, gerenciar, liderar, etc.

  13. Infelizmente, se foram os bons tempos do cronista Standislaw Ponte Preta e seu FEBEAPA - Festival de Besteiras que Assola o País. Pioramos muito, amigos e amigas, pois agora temos: O Festival de Mentiras que destrói o País. Não precisa de CPI nenhuma para comprovar isso já que tudo está gravado por áudio e vídeo. Os políticos que mentiram poderão ser transformados em Pinóquios acrescentando aos seus rotos um grande nariz como o do personagem antes citado.

  14. Todos os agentes da "Solução Final Tupiniquim" já estão identificados, já sabemos quem é o Furher, o Goebels, o Mengele e o Eichman, basta reisntaurar a Corte de Nuremberg e agendar as execuções, em rede nacional de preferência!

    1. Comentário irretocavelmente preciso, Paulo. De fato: ai de nós!

    2. Que bom🙏🏻, mas, a "nossa" Corte de Nuremberg seria o stf? Composta pelos piores ministros de suprema corte que o Brasil já teve a infelicidade de conviver? Não todos, claro (Fux e Barroso. O resto é chorume de caminhão de lixo). Com uma corte da qualidade da nossa, o III Reich tupiniquim continuará envergonhando a Humanidade. E o brasil vai continuar a se banhar no esgoto fétido quando Lula ganhar, ano que vem. Esta é a nossa sina, oscilando entre a bosta e a merda, eternamente. AI DE NÓS😔!!

  15. Fiz a assinatura da Crusoé buscando uma publicação crítica mas imparcial.Fui assinante da Folha de São Paulo por 30 anos e cancelei a assinatura na última campanha presidencial, assim como não vejo jornais na TV. Não tem jeito, todas parciais e insuportáveis de ler o ouvir. Além de tudo,ler comentários agressivos e intolerantes de quem pensa diferente. O negócio é fazer como o avestruz!

    1. Nossa ! "enchurrada" !!! Esse Palhaço Bozo precisa voltar para escola antes de escrever comentários publicamente. Fica feio.

    2. Ouvir a verdade é para os fortes. Muitos, infelizmente, preferem viver no mundo da fantasia, sendo regiamente enganados e embalados em berço esplêndido... Parabéns à Crusoé: eu assisti ao depoimento do "Pesadelo" na íntegra e a Malu Mader só reproduziu a verdade na sua matéria! Assino embaixo!

    3. Pelo seu comentário fica claro q o seu desejo é um jornalismo parcial a linhado com o atual governo. A revista, desde seu nascedouro, tem como premissa fazer jornalismo investigativo, vasculhando nos porões do poder e da política todos os podres q as autoridades políticas tentam esconder do povo. Isso ela faz com maestria! Você vai realizar o seu desejo em revistas como Carta Capital ou Revista Oeste, tem tmbm os blogueiros patrocinados por politicos e ideologias. Aqui só irá se irritar.

  16. "quebra de sigilo pra desconstruir versões fantasiosas do ministro" isso é que os abutres que regem essa "CPI" junto com senadores de oposição querem pra fazer justiça às vítimas da COVID... só pode ser ser uma alegoria política...

    1. O Palhaço escreveu "enchurrada"? Que triste, não ? O país precisa mesmo é de melhores escolas e não tanto de "comentaristas".

    2. que baixaria.... "enchurrada" !!! alguém precisa voltar para a escola. kkkk

    3. Nossa ! O Palhaço escreveu "enchurrada" !!! Que horror. Antes de escrever publicamente assim seria melhor voltar para escola. Tem gente que passa vergonha e pensando que está esnobando sabedoria. É o caso desse Palhaço.

    4. kkkk O maior comentarista do ódio da Crusoé, é o Palhaço. Ele odeia a todos e repete todo o tempo que odeia. E ainda quer criticar o tal "gabinete do ódio"? Que infeliz. Ele é o ódio. Eu tenho pena e rezo por ele diariamente.

    5. "ENCHURRADA" !!! Argh ! Melhor não ler comentários desse Palhaço. Que horror. Melhor seria ele voltar para a escola antes de escrever publicamente aqui. É triste o nível.

    6. Quem não deve não teme. Mas a julgar pela reação da cúpula bozista e a enchurrada de comentários da tropa do gabinete do ódio, com certeza deverá aparecer muita podridão com essas quebras de sigilo.

  17. Coronaro é cada vez mais parecido com o 9 dedos. Não fez nada, não sabe de nada. Só falta criar um amigo imaginário para absorver todas as culpas.

    1. Tem razão quem já disse q bozista não é gente.

  18. Ministro bom foi o médico "Mutretta" (onde será que se formou), "Só procurar hospital quando tiver dificuldade para respirar", aí, era só encomendar o caixão. O outro médico, feições de "Morto Vivo", sempre com aquela expressão de "Onde estou, quem sou eu, quem são vocês?" ... kkkk! .. por isso eu digo: Parabéns Gal Pazuello, pelo excelente trabalho frente ao Ministério da Saúde. A corruptela em busca de palanques e holofotes joga para a platéia que uma pandemia não mata ninguém, IDIOTAS.

    1. Suzane, a revista dá a oportunidade de a mesma pessoa poder comentar com diferentes nomes. Pode ter certeza q dá para reduzir 10 bozistas em 1 ou 2, o resto é pseudonimo diferente mas a mesma pessoa comentando.

    2. Gente, quem está pagando as assinaturas desse gado que baixou aqui nos comentários? Espero que não sejamos nós, os contribuintes...

    3. Parabéns ao general responsável por quase 500 mil mortes? O gado é terrível! A hora de vocês está chegando!

    4. Nyco penico fedido e seus mugidos desconexos... apenas mais do mesmo.

    5. Tomara chegue logo o seu dia D e hora H de parar de pensar e escrever bobagem...

  19. Cirquinho bajulado pela mídia canalha! Minha maior alegria será ver Bolsonaro reeleito! Será demais! Quero ver a cara de vocês(chorando, rasgando os cutuvelos!;kkkkkkkkkkk. Babacas

    1. Com esse comentário fica óbvio q o bozistas são incapazes de raciocinar. É só ver a cúpula desse desgoverno completamente desesperada por causa da CPI para saber que fizeram muita merda na condução da pandemia. Sabem q não podem deixar ocorrer a quebra do sigilo da tropa de choque q patrocinou o genocídio brasileiro. Uma prova disso é o atiçamento dos seres dementados q eles controlam para vir fazer defesa cega, burra e vassala deles nos comentários de reportagens sobre o tema.

  20. E uma pena que esta revista não inclua em suas reportagens o fato de a CPI ser formada por pessoas cobertas de falsidades e falcatruas, pertencentes ao grupo dos corruptos.

    1. Quer uma CPI só com gente Honesta e Integra? Ta de brincadeira? Para isso seria necessário refundar a república. Não percebe que todos (investigados e investigadores) estão do mesmo lado? Só estão bringando para ver quem levará os espólios e o povo q se dane. Bozo é tão nocivo quanto toda essa turma do legislativo.

  21. Qual o parâmetro para a comparação? De sete senadores que tem interesses escusos inclusive a tentativa de emplacar Renan calheiros em possível candidatura do Exu de nove dedos com seu vice. O pior Crusoé fazendo pré julgamento em sua reportagem. Até parece que a CPI que vista pela revista é outra.

    1. Exato Palhaço Bozo. Comentários infames. A realidade na cara deles, a mentira na cara deles, e eles continuam abduzidos pelos seus gurus, seja Bolsonaro ou Lula. Tem uma frase famosa de Francis Bancon de 1620 que explica isso: "a compreensão humana, após ter adotado uma opinião, coleciona quaisquer instâncias que a confirmem, e, ainda que as instâncias contrárias possam ser muito mais numerosas e influentes, ela não as percebe, ou então as rejeita, de modo que sua opinião permaneça inabalada"

    2. Dois comentários que podemos facilmente resumir da seguinte forma: Bozismo é igual ao Petralhismo.

    3. É por isso que não vou renovar minha assinatura, essa revista está parecendo mais um puxadinho do PT.

  22. Estas mentiras deveriam ser encaminhadas ao Ministro Lewandowisk com o pedido de orientação, pois sua ordem foi totalmente descumprida

  23. seria certo falar isto tudo se a CPI fosse séria e não Política. mas está CPI é unicamente Política. é um absurdo contratar uma empresa para validar as respostas. Nosso dinheiro indo pelo ralo. Não aprovo. Devem ir atrás de verificar como o dinheiro do covid foi gasto pelos Governadores e Prefeitos.

    1. Devido a total semelhança desse comentário, fiquei na dúvida se a THAIS é petista ou bozista.

  24. Bozo parece estar espumando de raiva, só isso para ele ser capaz de abrir as porteiras do cercadinho e estourar a boida de seres dementados aqui nos comentários.

    1. E essa revista não toma nenhuma atitude em relação a suas agressões...vai se tratar.

  25. Reportagem primaria sem provar nada além de uma narrativa anti-governo. Parece conversa de lavadeira. Por reportagens amadoras como essa já pedi o cancelamento da assinatura dessa revista.

    1. Léo, azar o seu se cancelou, vai perder a oportunidade de se informar e, pelo menos por osmose, aprender que a realidade não é essa fantasia da bolha bozista.

    2. Agora vc pode dizer que tem um segundo motivo....mentiroso, se cncelou a assinatura, faz o que ainda por aqui? Muuuuuu

    3. Um dos motivos de ter pedido o cancelamento da assinatura é vc Palhaço Bozo. Q deve ser desocupado para comentar tudo q lhe desagrada e ainda por cima nem se identifica.

    4. Para pessoas de má índole, acostumadas com a disseminação de mentiras, o q é mostrado na reportagem deve ser difícil de digerir.

    1. Olha o viciado em lavagem de porco bozista, mentira é o prato principal do Afranio, por isso ele odeia tanto a Crusoé. Deve ser um trabalho horrivel o seu, ter de comentar diariamente aqui mesmo adiando tanto a revista.

  26. o verdadeiro mal que aflinge esse governo e que é insuportável e inaceitável por muitos políticos é que é um governo sem corrupção... só isso.

    1. Bozista é igual a Petista, a prova viva disso é serem passadores de pano para a curriola de corruptoa que eles seguem fanaticamente. Governo sem corrupção né?...rs... coitado do bovino.

    1. Cercadinho bovino em peso nos comentários, sinal de q a reportagem incomodou o dono do rebanho bozista.

    2. Votei no Bolsonaro porque acreditei nele!!! Agora vejo que ele é um embuste!!! Mentiroso, falastrão, contribuindo todos os dias com suas atitudes para as mortes de milhares de irmãos brasileiros!! Hoje vejo como fui ingênua em acreditar nele, mas como já disse Immanuel Kant “o sábio pode mudar de opinião, o idiota nunca”!!!! #NemLulaNemBolsonaro

    3. não vou renovar minha assinatura, vocês passaram de todos os limites! Adoradores da Esquerda!

  27. O grande problema é que a CPI começou desacreditada. Tendo Renan e outros senadores do PT, não tem como ser levados a sério. Também está nítido que Bolsonaro pode ser incopetente ou ignorar Boa administração e política. Mas não se mostrou corrupção, falta de decoro ou roubo. Falta sim a CPI mirar o que realmente importa, mas com seus comparsas na comissão, não será nada investigado..

    1. Carmen, o Bolsolão é uma forma de corrupção e desvio de recursos públicos. Como representante máximo do Brasil, em meio a uma pandemia que já ceifou mais de 400 mil vidas, ser irresponsável ao incentivar o "NÃO uso de máscaras" e "aglomerações", desvalorizar as vacinas e o sofrimento do povo brasileiro, na minha concepção é o pior da falta de decoro. Não é por existir uma gama infinita de políticos desonestos e corruptos que o Bozo será alçado ao posto de justo e inocente.

  28. Conclusão da Crusoé, 21.05.: S. Cabral denunciou Toffoli e foi mal; STF destruiu a CF, soltou Lula, para sua reeleição, engavetou denúncias contra seus aliados corruptos; J.M.B. comprou senadores para se blindar. Os Generais das FFAA covardes! O Brasil se ferrou!

  29. O que esperar de comandados por um Mito? Narrativas fantásticas, fábulas mal engendradas, devaneios ensandecidos, fantasias apelativas, sem qualquer compromisso com a VERDADE. Tudo QUIMERA. Ou, pelas nefastas consequências, QUIMER(d)A

    1. Daisy, parece até que estamos vivendo na pele uma das histórias do realismo fantástico de Gabriel Garcia Marques, onde as coisas mais loucas e, sem pé nem cabeça, tornam-se realidade. Prova viva de termos um presidente sendo aliado do vírus e inimigo da vida e saúde dos brasileiros.

    1. Não é se juntar a Calheiros, mas tão somente informar o cidadão do que ocorre na CPI. Quem faz juízo de valor são os leitores, como é o seu caso ao se colocar como defensor do genocídio de brasileiros. As provas e os fatos são muito claros e não tem mugido de bovino que possa mudar isso.

  30. Acompanhei o depoimento do Pazuello e devo ter visto outra coisa, ou talvez seja analfabeto. Ao contrário do que propagandeia a narrativa da imprensa amiga do pixuleco, o militar explicou (ou tentou, visto que era insistentemente interrompido e agredido) toda sua atuação a frente do ministério. Querer impor uma narrativa diferente da verdade é desonestidade.

    1. Para quem acredita que a terra é plana não adianta desenhá-la redonda. É como querer que um cidadão daltônico diferencie vermelho e verde.

    2. Jorge, ele só enrolou, mentiu e tentou terceirizar a sua culpa. Mas é entendível seu entendimento, pois o bozismo é caracterizado pela falta de moral, ética e bom senso. Sim, são absurdamente iguais aos mortadelas vermelhas que defendem o Lula Livre.

  31. Infelizmente a Crusoé esqueceu a sua tradicional imparcialidade em algum lugar. Por quê ? Vocês estão mais radicais e parciais do que a Globo, só transmitem um lado dos acontecimentos. Como entra na cabeça de uma pessoa honesta que o ex-Ministro Pazuello só cometeu barbaridades, não teve nada de positivo. Autorizo cancelar minha assinatura que vencerá em agosto desde já, não aguento mais ler o que vocês escrevem.

    1. bovino por bovino tem de todos.os lados. Se para alguns o atual governo é excelente, por sua vez, uma parte da manata acha q Lula é honesto. Gado da direita e gado da esquerda. No meio, no qual me incluo, é gado amedrontado e desesperado, esperando um milagre ou um milagroso.

    2. O bovino adorador da morte, queria que a Crusoé fizesse uma reportagem validando as mentiras vomitadas pelo general pinochio? Ah! vá comer alfafa com cloroquina na pqp!

  32. Aonde essa CPI pretende chegar? Que o governo errou não há sombra de dúvidas. Que esses indivíduos citados na reportagem tem sua parcela de culpa também não há dúvidas. Mas o que acontecerá ao final dos depoimentos? Serão todos enquadrados em alguma lei e responderão por seus atos? Ou ficaremos nesse chove não molha, desperdiçando tempo e dinheiro? Quem teria coragem de levar à cabo a condenação dessas pessoas, incluindo o presidente? A CPI tem um objetivo?

    1. Lucia, o organismo federal está totalmente aparelhado e contaminado. Só com o afastamento do Bozo é que será possível vislumbrar uma possibilidade de investigação criminal. Mas só isso não é suficiente, pois temos tribunais supremos e superiores aboletados de indicações políticas da pior espécie e isso não é só herança petista, visto que o Bozo indicou um juiz fake recentemente. No final ainda poderemos ver o bozo sendo absolvido tmbm por excesso de provas.

  33. Só tem um detalhe. Diego+grana também é a lá burronaro. Dá as ordens e crusopazuelos obedecem sua linha editorial. E olha que sou assinante desde o início. Falem pois a verdade. O sentadinho do sentadinho colocou o Renan no poder com objetivo claro. E não vejo revolta nenhuma da Crus.

    1. Deixa ver se entendi, a revista, na visão deturpada de bozistas defensores de bandidos, só pode investigar e mostrar os podres dos governos vermelhos mas deve esconder e proteger os podres do governo bozista? José, você está no lugar errado, vai se sentir melhor num Carta Capital ou blog do Alan dos Santos.

  34. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Torço Para O Relator, Renan Calheiros Tenha Firmeza, Objetividade, Coragem. Essa CPI É Sobre Vidas Humanas Ceifadas Por Descaso e Desumanidade. São Vidas Interrompidas Abruptamente. Futuros, Sonhos, Projetos de Vida Sepultadadas ,Expectativas Realizações Cortadas Bruscamente ,Desumanamente. Torcer para o Relator, o Presidente, o Vice Presidente da CPI.🙏🙏🙏

    2. Torço Para O Relator Renan Calheiros Firmeza, Objetividade .Essa CPI É Sobre Vidas Humanas Ceifadas Por Descaso .São Vidas Interrompidas Abruptamente. Futuros,Projetos de Vidas Sepultados ee

  35. Assistir e não vi nenhuma mentira do general. Vcs devem ter assistido os comentares da parceira globolixo e Falha de São Paulo. Acho que vc deviam colocar o cara que fez essa matéria para assistir tudo novamente se quiserem mando pergunta a pergunta para que vejam que os perguntadores queriam respostas que lhes satisfizessem. Depois vcs em nenhum momento disseram que o Dr David Wiupi orientou o Mandetta a usar nacionalmente a cloroquina. Porra ilha vcs precisam ter outra conduta senão desaparece

    1. Mentir faz parte da vida de um bozista. Alias eles devem ter se empanturrado e cloroquina que afetaram os seus parcos neurônios>

    2. Ivo, isso é completamente entendível vindo de um bozista viciado em fake news. Para essa manada bovina a mentira é o cardápio principal do dia a dia.

    3. E você precisa estudar Português. Que texto mais vagabundo.

  36. Tipos como Pazuello trazem a descrença no outrora glorioso Exército Brasileiro. Se já não nos bastassem instituições desacreditadas como o STJ, STF, Câmara e Senado Federal. Pobre país!

  37. Não tenho vontade de comentar, mas, senti uma mistura de nojo, raiva e tristeza, de uma Pessoa que não sabe nada de Saúde ser conduzido ao Ministério da Saúde! Só podia ser num Governo de um Presidente desnorteado!

    1. Ivete, senti a mesma coisa. Embora já soubesse, ver horas a fio o próprio militar, com suas próprias palavras, atestar sua ignorância completa sobre todos os aspectos da pandemia, funcionamento do SUS...ele nada sabia quando entrou e nem quis aprender. Asco...

  38. militares brasileiros sao bons em : pintar cabelo 2) pintar meio-fio 3) comer picanha 4) beber skol beats 5) beber leite condensado 6) mascar chiclete , por que ninguem é de ferro

    1. Infelizmente parece que o governo Bolsonaro escolhe sempre o pior entre os piores. O depoimento do ex-ministro Pazuello na CPI foi um fiasco. Desde a desculpa esfarrapada para não comparecer e não falar, mas compareceu e mentiu, falando que não falou. Sem dúvida envergonhou o exército brasileiro.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO