Os hormônios de 1968
Um quarto de século atrás, conversei com um sujeito que havia pertencido à Vanguarda Popular Revolucionária, a VPR, um dos grupos que lutavam contra a ditadura militar no Brasil, para tentar instalar uma ditadura de esquerda no país, sempre com aquelas melhores e infernais intenções. Foi a VPR que jogou um carro-bomba na madrugada de...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Um quarto de século atrás, conversei com um sujeito que havia pertencido à Vanguarda Popular Revolucionária, a VPR, um dos grupos que lutavam contra a ditadura militar no Brasil, para tentar instalar uma ditadura de esquerda no país, sempre com aquelas melhores e infernais intenções. Foi a VPR que jogou um carro-bomba na madrugada de 26 de junho de 1968 contra o Quartel General do II Exército, no Ibirapuera, aqui em São Paulo. O atentado terrorista matou o soldado Mário Kozel Filho, um estudante de 18 anos que prestava serviço militar obrigatório, e feriu outras cinco pessoas. Dilma Rousseff ainda não fazia parte do grupo, ao contrário do que diz a fake news que circula pela internet. O sujeito viria a ser preso e torturado e, na época dessa nossa conversa, ainda pertencia aos quadros do PT, partido com o qual viria a romper anos antes de Lula chegar ao poder. Ele percebeu muito antes dos escândalos petistas serem revelados no que consistia a organização.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nilson
2021-05-05 22:08:27Lula e sua corja mentem descaradamente porque é prática corriqueira no meio esquerdopata mentir, dissimular, tudo em nome do poder custe o que custar. O Brasil vai de mal a pior no que diz respeito ao judiciário permeado de figuras a serviço de uma justiça de interesses escusos, de apátridas. Aqui não tem mais jeito, praticar crime é sinonimo de impunidade. É um vale tudo.
Moso
2021-05-05 16:47:07Caros amigos da Crusoé. Informo, com satisfação, que, no aniversário de 3 anos da revista, renovei a assinatura pelo 3° ano consecutivo, e conto com o trabalho independente de vocês pra manter atualizado o povo brasileiro. Parabéns.
Fernando
2021-05-04 16:23:37Elogiar o Mário é desnecessário por óbvio, agora encontrar uma 3a via nesta súcia de políticos é tarefa impossível. Moro seria possível opção, desde que se mostrasse menos tíbio em suas convicções.
Raimundo
2021-05-04 10:58:31A única saída Dr. Sérgio Moro, Presidente!
Newton
2021-05-04 09:58:28Ótimo texto. Perfeito resumo de tudo que a esquerda representa.
Maria
2021-05-04 06:37:24Minha terceira via será Amoedo & Mandetta, tanto faz a ordem... Com o apoio de Moro! Se tiver apoio de Tasso, Podemos e Cidadania, melhor... Articulem! É urgente!
Edvaldo
2021-05-03 17:23:56Que tristeza de ser Brasileiro.
Cleusa
2021-05-03 10:32:01É Mário, no Brasil somos muito condescendentes com os que cometem crimes, não gostamos de punir ninguém, perdoamos principalmente os que têm uma ideologia ou grana! O brasileiro é muito bonzinho!
IRENICE
2021-05-03 08:32:23Brilhante como sempre ,Mario! Ainda assino essa revista por causa dos seus artigos ! Que sabedoria.Grande Mario, te considero um amigo.Sua lucidez traz brilho a cada semana pra nos fazer sonhar com um país mais livre,mais justo! Um grande abraço,querido
Vera
2021-05-03 00:09:16👏👏👏 Suas analogias são perfeitas Mário!!! Que venha uma 3a.via que preste, senão, no segundo turno nem saio para votar!!!