Adriano Machado/CrusoéOs esforços de Bolsonaro pelo remédio ineficaz e potencialmente mortal podem ajudar a matá-lo politicamente

A cloroquina envenena Bolsonaro

O remédio que o presidente propagandeou falsamente como a solução para a pandemia tende a virar seu maior estorvo na CPI da Covid. Documentos obtidos por Crusoé mostram que, enquanto o mundo se movia para comprar vacinas, o governo brasileiro estava preocupado em distribuir o medicamento pelo país
30.04.21

A obsessão pela cloroquina, medicamento elevado à categoria de panaceia da Covid por Jair Bolsonaro e seus aliados, transformou-se em um veneno com potencial para intoxicar o governo na CPI e complicar o já debilitado quadro político do presidente. A comissão de inquérito instalada nesta semana no Senado, se realmente tiver interesse em investigar a questão a fundo, já tem à disposição um farto material que mostra as digitais do governo na mobilização de ministérios e até do Exército para abastecer e ampliar a prescrição indiscriminada no país de um remédio ineficaz e potencialmente mortal, enquanto o mundo se adiantava na corrida pela compra de vacinas. São mais de 600 páginas de documentos oficiais, aos quais Crusoé teve acesso, incluindo pareceres, atas de reunião e trocas de e-mails internos que serviram de base para viabilizar a fabricação e a distribuição do produto, a partir de razões eminentemente políticas.

Na próxima semana, a CPI promete se debruçar justamente sobre o chamado “Kit Covid” – que, além de outras substâncias sem respaldo científico para o tratamento do coronavírus, como a ivermectina, engloba a cloroquina. O debate será impulsionado pela presença do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que foi convocado para prestar depoimento aos senadores na terça-feira, 4. O ex-deputado do DEM foi demitido em abril do ano passado exatamente por sua recusa em referendar um protocolo de prescrição da cloroquina. Um mês após sua saída, o general Eduardo Pazuello, substituto de Nelson Teich, sucessor de Mandetta que ficou apenas 29 dias no cargo, avalizou a publicação de um protocolo que estimulava a prescrição do medicamento até em casos leves da doença.

Entre os documentos obtidos por Crusoé e já disponíveis para a CPI está a íntegra do processo administrativo que resultou no polêmico protocolo. O texto datado de 20 de maio de 2020 ganhou o nome de “Orientações para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19”. A norma cita “a larga experiência do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento de outras doenças infecciosas (…) e a inexistência de outro tratamento eficaz disponível para a Covid-19”. Como àquela altura a indicação do uso da substância já era duvidosa, o material deixa patente a preocupação de gestores da Saúde em não deixar rastros. Instada a emitir um parecer sobre a publicação da norma, a Advocacia-Geral da União estranhou o fato de o processo ter chegado ao órgão sem a assinatura de Pazuello. “Cumpre observar que o processo não veio acompanhado de despacho, bem como não foi encaminhado pelo titular máximo do órgão do Ministério da Saúde”, apontou a AGU (leia abaixo).

A AGU observou a falta da chancela de Pazuello no protocolo da cloroquina
Na documentação, há ainda atas de reuniões da cúpula do Ministério da Saúde destinadas à discussão do tratamento precoce. Duas delas aconteceram em 9 e 14 de junho do ano passado, no 3° andar do prédio onde fica localizada a Secretaria Executiva. Em uma dessas reuniões, os participantes avalizaram um dos maiores absurdos da extensa lista de equívocos do governo: a orientação para a prescrição de cloroquina para crianças e gestantes (leia abaixo). Estava presente na reunião a secretária de Gestão do Trabalho do ministério, Mayra Pinheiro.

Lista de presença de reunião para tratar de prescrição de cloroquina para crianças e gestantes
Conhecida no próprio governo como “Capitã Cloroquina”, pelo empenho com que sempre defendeu o remédio propagandeado por Bolsonaro, Mayra deve ser uma das protagonistas da CPI da Covid – já há pelo menos três requerimentos de convocação da médica. À época do lançamento do protocolo de tratamento contra o coronavírus, coube a Mayra Pinheiro fazer a defesa pública do “Kit Covid”, tarefa que ela segue à risca até hoje. Recentemente, veio à tona a informação de que ela mesma chegou a enviar um ofício à prefeitura de Manaus, às vésperas do colapso no sistema de saúde da capital amazonense, em que afirmava ser “inadmissível” a não adoção do “tratamento precoce”“As políticas públicas não podem ser construídas com base em achismos, mas a partir de evidências científicas apontadas pelas entidades médicas”, afirma o senador e integrante da CPI Alessandro Vieira, para quem a prescrição indiscriminada de cloroquina é uma importante “peça do quebra-cabeça” a ser montado pela comissão para demonstrar as falhas do governo.

Recomendada para tratar de malária, artrite e lúpus, a cloroquina foi considerada ineficaz pela Organização Mundial da Saúde para o tratamento da Covid-19 em maio do ano passado, dois meses após o início da pandemia no país. Não demorou para que estudos demonstrassem que o medicamento também elevava o risco de morte dos pacientes – um dos efeitos colaterais mais graves é a arritmia cardíaca. Mesmo ciente dos perigos, o governo Bolsonaro, além de recusar àquela altura a compra da vacina da Pfizer, cujo primeiro lote só desembarcou nesta quinta-feira, 29, no país, persistiu na desenfreada campanha pela distribuição do remédio e mobilizou o Exército para ampliar a produção da substância no país.

Um ofício assinado de próprio punho pelo então ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo e Silva, atesta que, entre 2015 e 2018, o laboratório do Exército havia produzido 250 mil comprimidos de cloroquina de 150 miligramas. A produção saltou para 1,2 milhão de unidades (leia abaixo) apenas nos primeiros 3 meses de 2020. Até junho, haviam sido produzidos 3,2 milhões de comprimidos – ou seja, não foi por acaso que o consumo do remédio pelos brasileiros cresceu 358% no primeiro semestre de 2020. Outro documento subscrito por Azevedo, que deixou o governo recentemente, diz que a alta na produção da cloroquina só foi possível graças a uma suplementação orçamentária de 1 milhão de reais. “Foram atendidas até o momento todas as pautas de distribuição (da cloroquina), acrescenta o texto.

Documento assinado por Azevedo, então ministro da Defesa: produção de cloroquina em larga escala
No mesmo material obtido por Crusoé consta uma determinação da chefe de apoio logístico do Exército, Sandra Monteiro de Oliveira, para a compra sem licitação, e de uma só vez, de 500 quilos do ingrediente farmacêutico (leia abaixo) necessário para produção de cloroquina, ao custo de 630 mil reais. O termo de referência diz que a compra se justifica porque a “cloroquina é preconizada no tratamento da Covid”“A aquisição desse insumo visa ao combate da doença, sendo considerado o caráter emergencial mundial”, afirmou o Exército, para justificar a dispensa de licitação. O prazo para entrega do produto, devido à emergência sanitária, foi de 20 dias. A compra saiu pelo dobro do valor pago em relação a outras licitações feitas pelo próprio governo. Mas o Exército justifica que “o preço praticado pelos fornecedores de matéria-prima” sofreu com a alta do dólar.

O Exército determinou a compra de 500 quilos de insumo para cloroquina
O Ministério da Saúde tem se recusado a informar parlamentares sobre os gastos da distribuição de cloroquina, alegando ter “equipe reduzida” no período da pandemia. Com a repercussão da CPI, demandas como essa não poderão ficar sem resposta. “Imagina se todo esse tempo, essa energia e esses recursos públicos tivessem sido investidos para comprar vacinas ou oxímetros, por exemplo?”, questiona o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia Alexandre Naime, que deve ser ouvido na CPI como representante da Associação Médica Brasileira – ele ajudou a elaborar o posicionamento em que a AMB recomendou “banir” do tratamento contra a Covid remédios sem eficácia, como a cloroquina.

Quem também será chamada a colaborar é a procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira. A integrante do Ministério Público Federal preside um inquérito civil aberto para apurar se Eduardo Pazuello cometeu atos de improbidade no comando da Saúde. Entre os assuntos na mira do MPF, está a criação do aplicativo TrateCov, outra frente de apuração da CPI da Covid. O sistema foi lançado pelo ministério em janeiro, com o objetivo de orientar profissionais de saúde no diagnóstico e no tratamento de pacientes com coronavírus. O aplicativo, entretanto, funcionava como um robô que prescrevia cloroquina: qualquer sintoma inserido no sistema levava a uma recomendação de prescrição do “Kit Covid”, até mesmo para bebês recém-nascidos. A repercussão foi catastrófica e o governo justificou que a tecnologia, ainda em fase de testes, havia sido liberada indevidamente por um hacker. Como a justificativa tinha ares de desculpa esfarrapada, o Ministério Público pediu explicações ao Ministério da Saúde.

Apavorados com o desenrolar da CPI, senadores governistas já preparam uma contraofensiva. Depois de uma semana de derrotas para o governo, como a confirmação de Renan Calheiros na relatoria da comissão, na esteira de uma malfadada tentativa de recorrer à Justiça – um juiz de primeira instância conhecido do bolsonarismo chegou a proferir uma decisão teratológica barrando o nome do cacique alagoano, mas a sentença foi derrubada horas depois –, parlamentares alinhados com o Planalto apresentaram requerimentos para a convocação de alguns dos poucos médicos que se dignaram a defender publicamente a cloroquina.

Tony Winston/MSTony Winston/MSPazuello falará à CPI na quarta: depoimento é um dos mais aguardados
Entre esses médicos, está Nise Yamaguchi, que foi cotada para assumir o Ministério da Saúde após a demissão de Mandetta justamente por ser entusiasta do remédio. O detalhe é que o requerimento de convocação de Yamaguchi à CPI foi produzido dentro do próprio Palácio do Planalto, mais precisamente por uma assessora da Secretaria de Governo. O governo espera que ela não se constranja em desfiar os versos da cartilha de Bolsonaro debaixo dos holofotes da CPI. Quem andou se constrangendo ao longo da semana foi o ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos após vir a público uma gravação em que ele diz que tomou vacina contra a Covid escondido. “Tomei escondido, né, porque a orientação era… (inaudível), mas vazou. Eu tomei e vou ser sincero, porque, eu, como qualquer ser humano, eu quero viver.” Isso não ajuda Bolsonaro, definitivamente.

A próxima semana promete esquentar de vez a CPI. A pedido da oposição, além de Mandetta, ainda irá depor na terça-feira o ex-ministro Nelson Teich, que também será indagado, entre outros temas, sobre os medicamentos recomendados pelo governo. No dia seguinte será a vez de Eduardo Pazuello, no que já é um dos depoimentos mais aguardados da comissão. A julgar pelo plano de trabalho inicial da CPI, as linhas de investigação incluirão também a omissão do governo na encomenda de vacinas para conter o vírus, o colapso da saúde no Amazonas e as ações destinadas aos povos indígenas, para os quais o governo também orientou o uso de cloroquina.

Enquanto o governo, em um movimento de aflição, tenta ajustar formas de tentar ludibriar a opinião pública, no cenário internacional o Brasil é alvo de chacota pela defesa de remédios tão inúteis quanto perigosos. Recentemente, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, arrancou risadas de parlamentares em Paris ao criticar a prescrição de cloroquina pelo governo de Jair Bolsonaro. Como para os brasileiros esse assunto não tem graça nenhuma, ainda mais com o trágico anúncio de que o país alcançou nesta semana mais de 400 mil mortes pela doença, a comissão terá a chance de levar à responsabilização os agentes públicos que viraram as costas para a ciência e enfiaram o Brasil no abismo. Em especial, o presidente da República.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/diario/o-que-representa-para-o-governo-a-convocacao-de-wajngarten-ernesto-e-pfizer/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  2. Que perseguição absurda ao governo! Tenho amigos e alguns familiares que tomaram cloroquina como tratamento imediato e ficaram bem. Já, os que tiveram casos agravados, chegando à óbito, inclusive, não fizeram uso desse medicamento e da Ivermectina. Puro acaso??? Nada que esse governo fizer, irá agradar. Nenhum governo consegue acertar 100%, mas nenhum governo foi tão atacado como esse. Se essa patrulha toda existisse nos anos do governo petista, talvez não tivéssemos sido tão roubados!

  3. Este tipo de viés rasteiro e mentiroso, deste que um dia foi um orgão de imprensa isento, só mostra a aproximação da Crusoé com o que há de mais nojento em nossa imprensa-lixo !! Para constar ... A Alemanha está vacinando este dias pessoas com 73 anos ou mais... Com um população muito menor que a nossa !! E vacinação tanto lá como aqui começou praticamente na mesma data !! Portanto, sejam mais honestos e deixem de dar farelo aos jumentos da canhota !

  4. A revista se diz imparcial. Agora desafio a mesma a fazer uma reportagem e publicar como capa, com um dos Prefeitos das seguites cidades : Porto Feliz SP, São Lourenço MG ou Chapeco SC.

    1. Nao sei de todas mas Chapecó teve um surto de covid monstruoso a poucos meses atrás, onde o índice de mortes foi bem alto. Claro, graças a mentalidade bozista retardada de cidadãos e politicos daquela cidade. En os bovinos desmiolados ainda tem a cara de pau de usar essa cidade como exemplo de combate ao covid. Como são adoradores da morte, deve ser por isso que defendem tanto a postura dessa cidade.

  5. Q essa CPI apure td q foi feito e q resultou nesse genocidio. Q os culpados sejam devidamente julgados e condenados, independente do cargo q ocupe. JB nunca vai se livrar dessa mancha de incompetentemente e genocida. Fez e ainda faz, muito mal ao país. MORO22

  6. O Capitão Cloroquina deveria ser preso e na prisão ser obrigado a engolir comprimidos desta droga todos os dias até zerar o encalhe que os milicos produziram e que o Trump desovou por aqui.

  7. Se o tratamento imediato, jurado por todos os medicos, fosse adotado, teria salvado boa parte dos 250mortos por Covid (400mil me parece seguramente, sobrenotificação para fins de corrupção). Mas a ideologia se sobrepôs à medicina. Veja diferença entre Belem x Manaus.

  8. Sinceramente! Usteds acham q uma CPI q tem um presidente Aziz cheio de processos por corrupção e lavagem de dinheiro (a esposa chegou a ser presa), vice-presidente, o senadorzinho DPVAT, relator: Renan cangaceiro cheio de processos por vários crimes, sinceramente, vocês acham q isso vai tirar o sono do presidente? Nunca esquecer q o PR foi contra a realização do carnaval de 2020, mas o decrépito Dráuzio falou q era "apenas um refriadinho de nada". Tá documentado.

    1. Já pra casa!!! E pare de usar cada dia um nome, sua lelé desvairada!

    2. eh soh citar 1 medida q o bolsonaro fez pra conter o avvanço do vírus.

    3. Nyco, volta pro esgoto filho. O mau cheiro bozolulista está insuportável...

    4. Após o ancião Dráuzio da globolixo sentenciar q o Covid-19 não dava nada, era "apenas um resfriadinho de nada", o "calcinha justa" com olhos esbugalhados de cifrões$$$ disse q o vírus asiático não ia se dar bem no calor, ACM Neto e demais govs foram na mesma linha desprezando a orientação do PR q, em 04FEV20, decretou emerg sanitária devido ao corona. Resumo: O Brasil foi invadido por europeus contaminados. Aí, o PR é o genocida?

  9. Doutora Helena e Dr Patrik, no intuito de ajudá-los na revisão de seu trabalho científico sobre cloroquina, avalio como uma boa opção, entrevistar Marina Silva, procurando saber como ela resistiu ser tratada com essa droga potencialmente mortal, no combate às inúmeras malárias que ela teve no seu estado natal, quando seringueira.

    1. Imbecil. O cúmulo da idiotice é querer passar a ideia de q covid e malária são a mesma coisa e merecem o mesmo tratamento

  10. Dra Helena e Dr Patrik fiquei muito preocupado com a divulgação pelos srs drs sobre a potencialmente mortal droga cloroquina. Penso que o senhores deveriam ter-nos alertado precocemente sobre essa droga mortal que os senhores tão bem estudaram , testaram e acompanharam durante suas pesquisas. Como há mais de um ano me submeti a esse maligno tratamento e sobrevivi, me sinto decepcionado com os seus trabalhos científicos e sugiro refaçam o trabalho científico sobre cloroquina.

    1. Pena que a cloroquina não resolve a acefalia bozista...

    2. Excelente comentário Sr. Antônio. Assino em baixo. Não ligue pra jumentada, eles são do quanto pior melhor. Avante Brasil. Deus acima de tudo.

    3. Para o esclarecidíssimo e idiota Antônio, uma droga serve para tudo. Não seria necessário ter tantos remédios....kkkkkk é um bolsonalha, mesmo....kkkk...Q.I. 20, talvez...

  11. se o Kit covid funcionasse, não estaríamos hj com mais de 400.000 mil mortes! Só os inteligentes usaram e se salvaram? Teremos uma geração sem piolhos, ou eles se tornarão resistentes?

  12. ...qu no grupo de controle, sendo estatisticamente irrelevante seu uso. E os efeitos colaterais são potenciais arritmias... coisa que muitos medicamentos vendidos livremente também podem causar... ou é ignorância ou mau-caratismo dessa publicação, a qual fui um dos primeiros a apoiar, mas que, salvo alguns articulistas, virou um Pasquim nojento...

    1. Que manifestação? Eu não vi e nem ouvi nada... bozista faz baderna no cercadinho e acha q o mundo todo ouve.

    2. Segura aí Sr. Palhaço só pode ser, vocês estão perdidos e desesperados pq o plano de vocês, boi-de- piranha, já fracassou e 2022 está chegando. As manifestações de 01/05 foi só o começo, vem mais manifestações de apoio ao Presidente que não rouba e não deixa roubar. Avante Brasil Pátria Amada por gente laboriosa e honesta.

    3. Bozete desmiolada, vc nao deve tomar hidroxicloroquina e nenhum outro medicamento q cause forte arritmia caso vc esteja com covid. Essa é a verdadeira recomendação. Ja foi feito tudo quanto é teste com esse medicamento e o resultado é o mesmo, não ajuda e ainda contribui para a piora do quadro clínico. O resto é burrice ideológica de gente retardada q idolatra um jumento genocida.

  13. Canalhas! A CNN Brasil, ontem, mostrou estudo internacional, com acompanhamento de cerca de 10.000 usuários, que mostra que o uso controlado de Cloroquina ou Hidroxicloquina (preferencialmente) tem eficácia pouco melhor...

    1. Que coisa...como tem retardado mental falando bobagens....encham esses caras de hidroxicloroquina...impressionante!!!! O dr bolsoasno conseguiu fazer muitos bolsonalhas acreditarem nisso....

    2. pouco melhor não resolve nada, bota isso na sua cabeça. não é método efetivo para combater covid

  14. PORQUE NAO COMENTAM AS MANIFESTACOES DE ONTEM , VOCES FAZEM UMA DEFESA DOS INTERESSES PESSOAIS OU SAO COMUNISTAS REALMENTE???????

    1. Sai daqui GADO BURRO 🐂🐂🐂 será que você não percebeu que a reportagem foi feita antes do dia das manifestações pró Bolsonaro? Com as intervenções do BolsoBurro na Petrobras e Banco do Brasil realmente estamos indo em direção ao “Comunismo”

    2. Q manifestação? So teve meia duzia de bovinos disseminadores do virus zurrando pelas ruas. A mesma quantidade dos mortadelas petistas que tmbm usam essa data para fazer o marketing vermelho dos sindicatos. Dois extremos idiotizantes que não merecem ser comentados por jornais e revistas sérias.

  15. Saimos do RUIM e entramos no PIOR . SENHORES ACORDEM, vamos ter mais cuidado. Só não vê quem é MÍOPE. ESSE É UM PAIS DE FAZ DE CONTA. ETTTYYYYA povo burro.

  16. Não podemos minimizar a responsabilidade quando se trata de saúde pública, principalmente nessa atual conjuntura de uma pandemia mundial. A conduta e desídia de autoridades, líderes e principalmente do Presidente da República deve ser apurada.

    1. Genocídio com H? Da para ver o nível do escrevente... Na primeira série do primário se a gente cometesse essa heresia, levava uma chacoalhada da professora que quase arrancava o braço... Mas hoje, depois de mais de 3 décadas de esquerdistas, terroristas, corruptos e outros tantos no poder... é o que temos para o momento...

  17. Manifestações em favor de Bolsonaro atingiram recorde de participantes. Parece que as tentativas da Crusoe estão fracassando... Ei Palhaço Bobo, você está sofrendo ? Toma remédio pra dormir !

    1. Afranio, esse recorde de bovinos sequelados só ocorreu no cercadinho bozista onde abundam emas tapadas. No mundo real foi só mais um dia com meia duzia de bovinos disseminando o vírus e, pasme, pedindo "intervenção com bolsonaro!" 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣. Sim, é um pedido totalmente estúpido, visto q os militares já deixaram de apoiar o bozo a muito tempo e só estão esperando o impeachment do genocida para o Mourão assumir.

  18. O fato é que o governo foi incompetente em ter priorizado um remédio que não é eficaz em detrimento do investimento em vacina. Se não fosse a Coronavac, que foi desdenhada desde o início, o caos estaria pior.

  19. Essa é a capa gente? Esse raciocínio é tão fraco q sem advogado sou capaz de contra argumentar. A recomendação da AMB saiu março desse ano, como pode servir contra ações do governo de março ano passado? Foram coniventes por um ano então? Sem falar q é FATO q haviam médicos na equipe de gov, e os órgãos competentes liberaram a cloroquina off label. A matéria mostra a agilidade do gov em atender uma demanda de cloroquina q q se confirma pela própria reportagem e por valor menor q o prêmio do BBB.

  20. Sugiro que a Helena e Patrik se informem sobre tratamento precoce, não só no Brasil como em outros países. Pelo escrito neste artigo seu nível de informação é zero. E, citar a OMS como referência em tratamento de Covid-19, que vergonha!!!

  21. Passando pra lembrar que a OMS não recomendou cloroquina em Maio do ano passado baseado em uma pesquisa fake, q logo depois foi desmascarada, forçando-a a voltar atrás... Essa situação mostrou o quanto que existe de forças obscuras, e lobby, pra se tirar da frente uma solução barata, que seria capaz de rebaixar uma "pandemia mortal" a uma simples gripe...

  22. Esta revista que nasceu com uma proposta de fazer um jornalismo imparcial já está atolada até o pescoço de esquerdopatas comunista que , claramente, destilam diariamente seu ódio contra o Presidente da República.

    1. Argumento eu tenho, mas para refutar o que? Pois vc escreveu nada com nada.

    2. Gostei do seu pseudônimo, típico dos covardes que se escondem atrás de apelidos. Não tem argumento, recolha-se a sua insignificancia.

    3. Bla bla bla de bovino sequelado q acha q quem não venera e idolatra o bozo genocida é esquerdista comunista globalista.

  23. Governo prejudicado por causa da cloroquina! Que matéria bosta! Hoje pude presenciar na minha amada cidade Brasília como o governo está prejudicado. Presenciei uma manifestação pro Bolsonaro que parou completamente toda a cidade. Prejudicados estão os candidatos que vão disputar as eleições com Bolsonaro! Depois de JK, sem dúvida o melhor presidente que já existiu. MITO!

    1. Tião, o minto não chegará lá. Será impichado antes disso.

    2. Eita dor de cotovelo. Esse Palhaço Bozó é uma piada. Aceite que dói menos e relaxe e goze porque 2022 tem mais. Dá lhe Capitão Presidente.

  24. Alguém sabe se o Arthur Lira, Ricardo Barros, Waldemar da Consta Neto, e o defensor de Bolsonaro na CPI Ciro Nogueira, estavam dando apoio? Não! Então essa manifestação não serve pra nada, quem está mandando è o Centrão!

  25. Este sistema presidencialista é péssimo. estamos sempre escolhendo entre o lixo e o chorume. A solução seria o Parlamentarismo com voto distrital, redução do número de partidos para 4 ou 5 e proibição de candidatos condenados em segunda instancia.

    1. Elon, parlamentarismo é o melhor modelo para representar uma democracia. Mas só trará resultado positivo com o voto distrital e possibilidade de recal caso o politico eleito fuja de sua agenda de campanha. Coisa q nunca será votada e decidida pelos atuais ocupantes de cargos no congresso.

    2. desculpa discordar. mas parlamentarismo ( a proposta e legal, na teoria) com o congresso que temos é o mesmo que entregar a chave do galinheiro a raposa

  26. A má gestão da Pandemia de COVID-19 deve ser atribuída ao PR Bolsonaro por que todos os ministros da Saúde apenas cumpriram ordens suas. Os que se recusaram depois de lutar para adoção de medidas corretas com base na ciência, principalmente Mandetta, foram demitidos. Quem não lembra da frase de Pazuello: “Simpkes assim: um manda, o outro obedece” e da risada do PR incompetente. Quem deve ser responsabilizado é o PR vez que está tudo provado com gravações de vídeo e voz, e documentos. Mourão já.

  27. Crusoe vai lá na Av Paulista agora e diz o que tu costumas escrever sobre o Presidente Bolsanaro. Canalhada! Sábado, 15:00 , 01/05.

    1. Desespero por causa da queda eminente do Bozo. Estouraram a boiada com febre aftosa.

  28. Crusoe, hoje 1/05, no Brasil inteiro tem grandes movimentos em favor do Presidente Bolsanaro. Vocês vão falar sobre isso, ou o Canalhismo não permite ?

    1. Afrânio, vc viu o Arthur Lira lá dando apoio? O Ricardo Barros estava lá? Waldemar da Costa Neto? E o grande defensor de Bolsonaro na CPI, Ciro Nogueira, estava? Então esse apoio não serveiu para nada, quem manda è o Centrão.

    2. Vejo vários comentários críticos seus aqui, Afrânio, reclamando dessa revista. Acho que você é masoquista. Vai ver o terça-livre e seja feliz.

    3. Para você 400 mil mortes ainda é pouco qual será a meta desse (des)governo?

    4. Canalhismo é defender o psicopata, genocida da Cloroquina.

  29. E o radicalismo vai acabar enterrando a Crusoe/O Antagonista. Muito ódio acumulado. Confesso que tá cansando. Pensar que eu lia absolutamente tudo.

    1. Vazem logo daqui, o lugar de vcs é no cercadinho do bozo junto com as emas e nas lives idiotizante dele de quinta.

  30. Sugestão de capa, fazer uma pergunta a classe política: Por que temes tanto o Mourão e não pede o impeachment do mandrião?

  31. Não consegui ler tudo o que vcs desgraçadamente escreveram, me deu ânsia de vômito, sou apolítico, sei que nenhum politico presta e vcs também entraram na minha lista de pessoas nojentas! Será que se vcs tiverem essa praga, cá o ficar só com analgésicos? Um famoso médico quando teve a Covid 19, receitou para ele na farmácia esse medicamento, era contra até ficar doente, está até processando o vendedor que provou ser ele um embusteiro!

  32. Helena e Patrick, excelente matéria! Vale cada centavo da minha assinatura. Obrigado pelo trabalho de vocês. Não vejo como o governo BOLSONARO sair dessa mortandade sem ser plenamente responsabilizado. Sejamos diretos, se tivéssemos comprado as vacinas em 2020, teríamos começado a vacinar a população desde Dezembro e as mortes teriam sido evitadas e a economia já estaria rampa a cima e não ladeira a baixo. Assim simples, ou tem outra leitura? acerca da corrupção nos Estados é cortina de fumaça.

  33. Crusoé já era como "Ilha do jornalismo": tornou-se igual à Folha de São Paulo. Só critica o governo, nunca noticia os fatos positivos.

    1. ...quem disso usa, disso CUIDA, ou não?

  34. Lelena, vc insiste no erro. não é HC , mas o coquetel que vem junto que funciona, assim como coquetel para aidéticos. Um só remédio tem efeito zero. Se não tem prova científica, ainda, milhares de curados (sem comorbidade) são prova . E se pouco médicos vem â luz pregar o uso do coquetel é pq sabem o que vcs imprensa do necrotério fazem com eles. A OMS já não é referência pra qq informação séria. Vc cai de cabeça na Dipirona e no Paracetamol???? vai , busca

    1. Carla, volta pro cercadinho bozolulista da desinformação e negação científica. Perde seu tempo aqui.

  35. Um general que tem medo de falar a verdade ao chefe perdeu o que se chama de integridade. Como ensinou Edmund Burke, "tudo o que o mal precisa para triunfar é que os homens de bem nada façam".

  36. Um conselho aos que tomam Cloroquina e afins, não procurem as vacinas, estamos com escassez de vacinas, isso só vai ajudar o País a sair desse atoleiro.

    1. Parabéns a revista e seus colaboradores, vou renovar minha assinatura e indicar para meus amigos. Excelente!

  37. crusoé torce fervorosamente pela incriminaçao do presidente Bolsonaro. Está ate defendendo o renan quando todo mundo sabe quanto ele é corrupto. A revista é realmente parcial em suas repirtagens l

    1. Já fiz o pedido de cancelamento de minha assinatura, Crusoé é PETISTA= COMUNISTAS ENRUSTIDOS , Só contrata "jornalistas", embusteiro!

    2. Imagina como está a situação. Defender Calheiros pelos atos do Bozo!!!!

    3. Crusoé e todos os brasileiros honestos e defensores da vida.

  38. Reportagem infeliz, o tratamento precoce funciona. É muito melhor do que mandar o doente prá casa para aguardar e se piorar, interna. Nessa o Bolsonaro tem razão!

  39. Sobre os bilhões que governadores e prefeitos roubaram da saúde, não se fala? Importante para esse imbecil que escreveu a matéria e a cloroquina.

    1. "Tentar convencer os ignorantes de que são ignorantes é tempo perdido, pois eles querem acreditar simplesmente, e não pensar por si sós". Carlos Fernando Lima, procurador aposentado do MPF, integrante da, infelizmente, extinta Lava Jato e colunista da Crusoé. Edição 155. É perda de tempo Maria, Ney e Gerson.

    2. pior gado é o que não quer ver...crença cega no genocida miliciano.

    3. Esta CPI não é para os governadores, não sei se vc não entendeu ou é má fé... Quando tiver a CPI dos governadores ai sim , eles poderão responder.

  40. Valeu crosue pela reportagem que está bem esclarecedora, mais o gadão do bozonero tão uivando mais que cachorro 🐶 louco em lua 🎑 cheia 🌖, eta Zé povinho que gosta de um cabresto

    1. Marcos, e qual a diferença entre petralhas e bozistas? Nenhuma.

  41. Excelente reportagem. Qto a CPI, fico otimista qto a enquadrar o governo de Bozo mas me enoja a falsidade e interesse próprio do Renan. Pensar que a derrocada de Bozo é a ascensão do lulismo é agonizante. 3a. via urgente

  42. Como Bolsonero ajudou a acabar com a Lava Jato e desmontar futuras investigações, pavimentou a volta de Lula. Devem agradecer e poupa-lo. Quem Bolsonero vai atirar aos leões? Um q se humilhou dizendo q "um manda o outro obedece"?

  43. Só procurar no Google e vai ver quantas pesquisas a favor da cloroquina. Quantos governadores colocaram em uso a cloroquina. O melhor foi Dr Uip empregado do Dória que receitou pra ele mesmo. Hipócritas

    1. "Tentar convencer os ignorantes de que são ignorantes é tempo perdido, pois eles querem acreditar simplesmente, e não pensar por si sós". Carlos Fernando Lima, procurador aposentado do MPF, integrante da, infelizmente, extinta Lava Jato e colunista da Crusoé. Edição 155.

    2. Pesquisa séria não é a favor (nem contra) nada. Pesquisa de verdade é imparcial. Pesquisa a favor da cloroquina é enganação.

    3. Bota lá no Google "terra plana" que você tb vai ver quanta gente acredita nessa bobagem

    4. O Google/internet não apresentam informações confiáveis. Se tiver paciência de comparar as informações, vai verificar a maioria é cópia e cola e existe muito achismo, até de profissionais.

  44. Muitos médicos são favoráveis ao tratamento preventivo, Cloroquina, Ivermectina etc...Então essa matéria é fútil e não vão conseguir derrubar Bolsonaro por isso. toda minha família tomou remédios preventivo e os poucos que foram contaminados não foram internatos e rapidamente estavam curados. Imprensa séria não escreve tanta bobagem.Isso dá nojo!

  45. O numero de mortos aqui em minha cidade diminui dia a dia depois de começarem receitar a tal da ivermectina . Será que o trem funciona mesmo ou o virus ficou mais brando. Precisa verificar isso ai não acham .

    1. Irineu, conheço um bolsonarista que adora cherar o peido dos outros e até hoje não pegou covid. Será q cheirar peido protege contra a covid?...rs.... desculpa a brincadeira, mas esses bozistas desmiolados são pateticos e hilários.

    2. O filho do primo de um amigo meu que tem 14 anos é dado ao que antigamente chamava-se " vício solitário ". Só ele na família não pegou Covid. Será que...

  46. Que um médico defenda a cloroquina, pelo menos ele tem uma formação técnica. Mas qual é a autoridade de Bolsonaro para defender tão agressivamente o uso desse medicamento? Ele já declarou, um dia, que não entendia de economia e, por isso, ficaria de fora de discussões sobre o assunto.. E de medicina, alguém acha que ele entende?

    1. pra fazer o genocida miliciano pagar pelos seus crimes, ressuscitaria hitler, gado insano.

    2. Quando um leitor tem a coragem de defender Renan, não esperemos nada de um futuro melhor.

  47. ... acompanhando os absurdos da postura dos governos na pandemia e a evolução das mortes de brasileiros em níveis inimagináveis, fica claro a responsabilidade dos implicados, principalmente o Presidente do Brasil. Não nos enganemos, quanto mais claro ficar as responsabilidades, maior será o preço a ser pago aos "excelentíssimos senadores, com raras exceções" onde o Sen. Renan será um dos maiores beneficiários. Todos deveriam ser presos na companhia do Mito Dilmo Bolsonaro. Merecemos mais!

  48. crusoé em campanha? mas seu papel não é informar de modo correto e isento? receitar hidroxicloroquina é tão responsável quanto o "fique em casa" ou uma vacina experimental.

    1. Na minha modesta opinião esta reportagem é 100% informação. Ou não?

  49. O reforço na produção de cloroquina resultou tambem na falta de imunossupressores para os pacientes transplantados, colocando pessoas em risco de vida ou de perda do enxerto

  50. Excelente matéria! CPI deve sim seguir o caminho do descaminho do nosso dinheiro público jogado no lixo pelos negacionistas irresponsáveis!

  51. Parece mais torcida do que seriedade jornalística. No início ninguém sabia nada dessa doença. Falar mal agora sem considerar o desconhecimento, é desonesto.

    1. O bozo defende o uso da cloroquina milagrosa até hoje.

  52. Peeeeerrrrfeeeiiito!!!! Parabéns pela excelência da reportagem, HELENA MADER E PATRIK CAMPOREZ!!! Obrigada, CRUSOÉ, pelos amplos e precisos esclarecimentos!!! Um pequeno adendo, esqueceram-se apenas do osmar gripezinha lama, mas deve ser em razão dos seus também diminutos cérebro e caráter, que deixam difícil enxergá-lo...

  53. O grande problema não foi incentivar o uso da cloroquina, mas deixar de comprar as vacinas que caíram no colo dele. Era só assinar, mas vacilou.

  54. Para ser imparcial, você também deveria dizer que governadores também distribuiram/autorizaram o medicamento; veja esses links: - https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2020/05/21/governo-do-pa-distribui-carga-de-cloroquina-para-interior-do-estado.ghtml - http://www.saude.ba.gov.br/2020/04/08/bahia-autoriza-tratamento-que-associa-hidroxicloroquina-e-azitromicina-para-pacientes-com-coronavirus/

  55. Para ser imparcial, você também deveria dizer que governadores também distribuiram/autorizaram o medicamento; veja esses links: - https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2020/05/21/governo-do-pa-distribui-carga-de-cloroquina-para-interior-do-estado.ghtml - http://www.saude.ba.gov.br/2020/04/08/bahia-autoriza-tratamento-que-associa-hidroxicloroquina-e-azitromicina-para-pacientes-com-coronavirus/

  56. Deu apenas para ler a Chamada e os 2 primeiros parágrafos. Artigo totalmente tendencioso, sem sequer pensar em ouvir médicos favoráveis ao tratamento imediato. Sugiro pesquisarem o novo protocolo para o tratamento da Covid19 aprovado pelo senado italiano. Achei que a Crusoé era uma revista séria. Vou pedir o cancelamento da assinatura.

  57. Parabéns pela reportagem! Trata-se realmente de uma sucessão de atitudes erradas, perpetradas por agentes públicos comandados por um presidente completamente despreparado para encarar uma situação de caos.

  58. Ridícula a foto de Bolsonaro mostrando uma caixa do medicamento à uma ema do palácio. Será que baixou nele o espírito do Hugo Chaves conversando como um bovino em uma exposição agropecuária, ou ainda do Maduro, que afirmou que Hugo Chaves comunicava com ele através de um passarinho? Seria risível não fosse triste.

    1. ...e a ema tá com cara de quem tá achando a conversa chata.

    2. Na verdade ele deve pensar que ema e bovinos são tudo a mesma coisa.

    3. Afranio, o bozo401k é um santo! Basta ver as suas declarações negacionistas, os ataques ao governadores e o seu histórico de desempenho como deputado.

    4. Pelo que vejo, a Crusoe conseguiu o que queria: manchar uma fotografia do Presidente da República. Afinal esse é um trabalho árduo e constante: perseguição, distorção de fatos, chamadas maldosas, o pior ângulo, momento de um espirro... Gostaria de ver uma fotografia dos editores da Crusoe com Deus credores, mas sei que não verei. Afinal o jornalismo da Crusoe não admitir transparência... Canalhada Crusoe.

  59. Sei não ! Aqui em minha cidade começaram a receitar a Ivermectina e faz 10 dias que ninguém é intubado . Coincidência. Pode ser . Sei lá

    1. Está conversa já acabou. Tem estudo duplo cego comparando hidroxicloroquina com placebo. Provou que ela não funciona. O elemento do Planalto é assassino mesmo.

    2. Mário. A ciência já provou a ineficácia do medicamento para tratamento da covid. Esse trololó bovino de disse me disse não vinga....

    3. Aqui na minha cidade eu conheço umas 20 pessoas, inclusive minha filha, que pegaram Covid-19 e não tomaram nenhum medicamento, somente água e não foram intubados...

    4. Eles devem ter morrido antes de terem sido intubados.

    5. Patético ! Milhares não usaram o malfadado “kit” e se curaram também . Já a recíproca não é verdadeira . Milhares usaram e morreram , COMPROVADAMENTE !! Sem falar nas sequelas irreversíveis dos que usaram por achismos estúpidos ! A política invadindo a seara científica e utilizando medicamentos impunemente !É crime . E todos os irresponsáveis devem pagar por isto . Os que foram e continuam enganados causam dó ! Os que se fizeram instrumentos do desgoverno , tomara que um dia criem consciência

    6. Meu filho teve covid, tomou chá de hortelã e sarou.

    7. Mário e Maria, dois exemplares de brasileiros estúpidos, que não conseguem diferenciar ausência de evidência, de evidência de ausência. Tenho diversos conhecidos que tomaram suco de acerola, contraíram a covid e não tiveram quaisquer sintomas. A diferença deles para imbecís como vcs, é que eles optaram por deixar o organismo se defender em vez de recorrer a medicamentos que ñ tem efeito nenhum e são prejudiciais. Outra diferença, é que eles não creditam ao suco de acerola a falta de sintomas.

    8. Exatamente, conheço várias pessoas que fizeram uso da cloroquina, azitromicina e não foram intubado

  60. O governo deveria estar preocupado com a matéria publicada pela Crusoé na data de hoje, posto que, com a relação completa dos ítens a serem analisados a revista desnuda toda farsa Bolsonarista. Não precisa nem seguir o roteiro da CPI basta copiar os documentos anexados nessa reportagem para incriminar de vez um governo negacionista, adepto de tratamentos infecientes e principalmente mentiroso no combate ao maior fragelo humanitário dos últimos tempos. Nuremberg já.

    1. Pode ter certeza que TODOS os senadores leram a reportagem

  61. BOLSONARO BOICOTA as VACINAS para EVITAR MANIFESTAÇÕES de RUA CONTRA o GOVERNO! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Vi está falando do seu Governador ou do seu Prefeito ? Rsrs

  62. Deveriam convocar os donos desses laboratórios para que eles digam que essas drogas nao sao eficazes para a covid e que alguém esta lucrando com a propaganda enganosa.

    1. É Antonio, e os idiotas que se acharam protegidos usando estas porcarias, ao serem intubados reclamavam dizendo que tinham feito o tratamento "precoce". Sem falar os que terão sérios problemas renais e de fígado por usarem drogas que não tinham nenhuma eficácia para a doença em caso.

    2. Antonio, não esqueça que essas drogas tem efeitos colaterais graves e quando aplicadas em pessoas fragilizadas podem matar! Pergunto, dos 400 mil mortos, quantos morreram devido aos efeitos colaterais da cloroquina e da ivermectina?

    3. Caro..., muitas drogas foram e são estudadas...esta e outras ,....há trabalhos q mostram certa eficácia e outros q mostram não serem eficazes. .Nenhum consenso. Há profissionais q prescrevem tratamento logo aos primeiros sintomas, tratamento, não é prevenção c as mesmas. Que pode beneficiar o paciente e c efeitos adversos possíveis q já de longa data se conhece. Momento ruim q passamos, e se há algo q possa minimizar a doença, vale a pena usar sob supervisão médica.

  63. Gabinete do Ódio desesperado, bovinos surtados e em transe cloroquinado nos comentários. Febre aftosa pegou geral no cercadinho e a manada foi estourada nos comentários de Crusoé. Claro desespero do Rei do Gado com sua eminente queda.

  64. Bolsonaro ficou com tanta inveja do kit gay que resolveu patentear um kit muito melhor, o kit coviday convite aos gays para se juntarem numa festa de cloroquina.

  65. Semana passada com suspeita de coronavírus , médica receitou antibiótico e remédio p vermes . Disse que eu não gostava , ela disse “então não precisa “‘ Médica Unimed, Balneário Camboriú.

    1. Antonio, desde quando o médico receita um medicamento opcional?

    2. Claro, fica aberta a escolha, p decidir entre as partes...só isso. Cada um expõem sua opinião e desejo. E devido as novas cepas, não se sabe se será necessário usar outras ou as mesmas drogas , etc, ou nada usar. Tudo novo p todos e para o mundo da pesquisa.

  66. Pessoas,milhares delas são covardes.Fazem o tratamento precoce ,se curam e por COVARDIA não dizem que tomaram.Na minha família tivemos casos de covid,testaram positivo e entre dezenas tivemos dois óbitos. Desonestidade da imprensa não divulgar o número de recuperados e não fazer uma pesquisa séria entre a população. Tá na cara que objetivo maior é ferrar o governo.Hipócritas!!!

    1. Antonio, minúsculo e medíocre é o bozo400k. Para chegar a essa conclusão basta ver as declarações dele! A TV e a imprensa fornecem muitas informações sobre prevenção, muito mais que o Ministério da Saúde.

    2. Verdade!! Temos um stf minúsculo e os mesmos políticos! cada um coloca p entrevista, reportagens o q lhe convém. Nunca vi emissoras de TV colocar duas pessoas p debater de forma decente sobre a doença covid...seu tratamento, prevenção, pesquisas

    3. Ressalte-se que um percentual muito grande dos infectados são assintomáticos ou apresentam sintomas leves. Dezenas de infectados na família! Todos devem ser bozistas, negacionistas, não devem ter usado máscaras e, provavelmente, devem ter infectado centenas de outras pessoas.

    4. 90% de todos infectados de corona pelo mundo se curam sem tomar nenhum medicamento. "Só dois óbitos"? São os cultores da morte.

    5. IRENICE, se vc pegar covid e comer alfafa e se curar não significa q a alfafa é eficaz para combater a covid. Que argumentação mais ridícula essa dos bozistas.

    6. A Crusoe funciona com o dinheiro. Você tem visto alguma coisa contra o Dória ? Difícil acreditar nesse lixo chamado Crusoe.

  67. Não são poucos os municípios que se utilizaram de medicamentos para prevenção e funcionou. Ex: Jaguaribara-Ce. Existe uma lista de municípios disponível na Internet, onde o prefeito confirma bons resultados. O Presidente do Conselho Nacional de Medicina afirma claramente que ninguém comprovou essa ineficácia. Agora, pra quem vive de retórica, é fácil achar chifre em cabeça de cavalo.

    1. Para os negacionista e defensores da cloroquina, eu pergunto.O quê aconteceu no experimento macabro de Manaus? Em Manaus não faltou cloroquina e teve até um aplicativo com uma ESTUPIDEZ ARTIFICIAL, ou nesse caso, uma estupidez humana descarada, prescrevendo cloroquina para entidades de 0 a 200 anos, sem ressalvas. O resultado que vi, foi excesso de medicamentos inefucazes, falta de leitos e oxigênio e muita morte. Vcs negacionista estúpidos, enxergaram algo de positivo no Experimento de Manaus

    2. Claro q há de analisar cada situação. os medicamentos são para TRATAMENTO, ou seja doença instalada!!!...vacina palhaço bozo É para PREVENIR! NADA DE CONSENSO. MAS HÁ SITUACOES LOCAIS EM TD MUNDO Q MOSTRAM SEUS RESULTADOS.. QUEDA NOS CASOS GRAVES OU POUCA RESPOSTA AO USO , EXISTEM MUITOS RESULTADOS DIFERENTES.VEJA Q FICOU ABERTO AO PROFISSIONAL E PACIENTE, ACORDAR O USO DE MEDICAMENTO P TRATAR.

    3. Funcionou uma ova! O que funcionou foi o isolamento quando a água bateu na bunda e mais recentemente a vacinação começa a fazer um leve resultado positivo com a diminuição de internações de idosos. Bozistas são disseminadores de mentiras assassinas.

    4. Afrânio o Brasil deve ser o país com a medicina mais evoluída do universo. Francamente. Sobre Doria vc não lê mesmo a Crusoé.

  68. Espero que toda esta farta documentação seja examinada com muita responsabilidade e que apontem "quem" na realidade foi o MAIOR inconsequente na condução trágica da pandemia. Os brasileiros Têm o DIREITO de finalmente terem conclusão desta irresponsabilidade que resultou em tantas mortes que poderiam ter sido evitadas.

    1. Afranio, esse mimimi de bolsonaro manietado por STF não cola mais, todos sabemos que mesmo se não houvesse a decisão do STF o bozo não faria nada do que fez até o momento. Ele é o maior aliado do vírus.

    2. Seu governador e seu prefeito devem ser grandes gestores. Poderiam ter feito algo contra essa atual realidade, uma vez que o STF os autorizou para tudo e desautorizou o Presidente da República. Aliás, pra onde foi todo o dinheiro que o Governo Federal disponibilizou para o combate à Covid ?

  69. As vezes fico espantada pelas ilações das matérias "enquanto o governo em um movimento de aflição "...É inacreditavel o que venho lendo na Crusoé. Por que a revista não faz uma pesquisa honesta sobre as pessoas que se trataram precocemente e estão curadas? Em março passado tive a família toda de uma irmã infectados pelo Sars-Cov2 .Todos fizeram o tratamento precoce.Dois evoluíram em dois casos mais graves e ficaram em enfermaria. Meu cunhado de 85 anos morreu não por causa de complicações

    1. Tanta gente com Covid na família deve- se ao fato de não tomarem as medidas preventivas corretas. Provavelmente bolsonaristas.

    2. IRENICE, estás no lugar errado. Aqui é revista para pessoas pensantes e que conseguem discernir o certo do errado, o lógico do ilógico. Seu lugar é no cercadinho bozista da lobotomização ideológica.

  70. A insistência bolsonarista no uso da cloroquina e de outros medicamentos comprovadamente ineficazes no combate à pandemia e nas críticas ao uso da máscara e às medidas de distanciamento/isolamento social não é uma questão de estupidez ou de insanidade. Trata-se de um projeto político de "gestão da morte". É o que Achille Mbembe chama de Necropolítica, o exercício do poder soberano sob a égide de um terror contínuo, difuso, a conta gotas, que leva à "naturalização" da morte em larga escala...

    1. a conversa do Paulo é tipica de extremista, sem mostrar plano de ação....só crítica c a mesma falácia de outrora...

    2. Paulo, se você tiver a gripe chinesa, fique em casa e tome Benegripe...

  71. Quero que essa cambada de irresponsáveis paguem pelo comportamento anticientífico, que ajudou na morte de muitas pessoas. E ainda tem gente que acha que se salvou por causa da cloroquina. Só rindo.

  72. A PLATÉIA AGUARDANDO A MAIS UM NÚMERO DESTE PROGRAMA 'A HORA DO BOZ🤡' E ESTE IMBECIL TERÁ DIFICULDADES PARA LUDIBRIAR A CPI. COMO SEMPRE NA FANFARRONICE O GENOCIDA FINGE QUE NÃO ESTÁ PREOCUPADO MAS TODOS JÁ SABEM QUE ESTÁ SE CAG💩NDO DE MEDO. ESTÁ CHEGANDO A HORA DA GUILHOTINA FUNCIONAR🚔⚔🔪☠

  73. Aí contrário do que a Crusoé quer, Bolsonaro não será liquidado politicamente, mas sim Mandetta, vulgo Mutreta, que saiu do governo com milhões de dólares para propagandear a morte em casa!!! Vocês da Crusoe querem enganar seus próprios leitores, mas ocorrem o contrário!!! Eu, em particular, leio essa revista desde o início e vejo a guinada que tiveram rumo ao lado negro da política, fico enojado e cada vez mais seguirei com Bolsonaro, homem corajoso para aguentar o que fazem contra ele!!!

    1. bovinos surtados são o suprassumo da ideologia lobotomizante.

  74. Derrota e a do Brasil por ter um bandido como senador. É osvremedios recomendados pelo nosso grande líder esta6 me protegendo. Espero que tu que escreves aqui, não use estes quando pegar a praga da China

  75. A matéria, em si, não traz novidades. Mas, os papeis, com detalhes, serão devidamente explorados na CPI. Estamos, sim, vendo os capítulos iniciais da IMPLOSÃO de Bolsonaro.

  76. Tive Covid e tomei Ivermectina, Azitromicina e estou curado para continuar a viver!!! Uma mentira dita mil vezes, torna-se verdade... Provérbio dos seguidores de Lula e dos seguidores de Mainardi... Os medicamento não curam, mas diminuem a letalidade conferindo uma dose a mais de imunidade, minha família se salvou da cova por aderir a Cloroquina... A Crusoé continua sua batalha para inserir o socialismo Lulista no país!!! Capachos da Nova Ordem Mundial...

    1. Roberto, os efeitos colaterais são muitos altos para a praticamente ineficácia nos resultados medicamentosos. O que combate a covid é a vacina e o isolamento e medidas preventivas. O resto é mentira ideológica propagada pela turba de idiotas uteis a serviço de pessoas sem caráter.

    2. E se não tivesse tomado nada, teria se curado da mesma forma (mais de 90% dos doentes se curam naturalmente). Ciência não é feita assim: tomei, me curei, então foi a ivermectina. Aposto que vc comeu arroz todo dia também, estou certo? Alguém poderia dizer que foi o arroz que o curou. Como é que vc pode provar se foi o arroz ou a ivermectina? Pra isso existe o método científico.

    3. Parabéns Roberto! Faço minhas suas palavras! A grande maioria que fizeram o tratamento precoce ,quiçá jornalistas,blogueiros e até médicos tipo aquele do Sírio Libanês, são um bando de mentiroso e hipócritas! Assim como esse Gal quevtomou a vacina escondido,milhares se cursaram e não assumem! Bando de hipocritas

  77. Conheço dezenas de pessoas inclusive da minha família que seguiram o tratamento com cloroquina receitado por medicos e se curaram. Cloroquina é barata vc e não rende comissão, vacinas são caras e pagam comi$$ão. principalmente uma tal de coronavac e Sputinik

  78. Como sabe que mortal? De onde vc tirou isto? Remédio prescrito para inúmeras outras doenças. Porque neste caso seria mortal. Mortal é não tomar atitude. Mortal é ficar esperando algum milagre ou uma vacina que não existia. Vc e seu bando de intolerantes contra iniciativa de alguém preocupado com o povo e a economia Seus petralhas inconformados.

    1. Cloroquina realmente é duvidosa,porém IVERMECTINA é antiviral. Está sim mais Zinco,mais Vit.D,mais Dutasterida. vide live Dr. Alberto Dickson ou Dra. Lucy Kerr. O Pres.Bolsonaro realmente tem se equivocado em se meter como médico. Foi infeliz em acompanhar um maluco como o presidente Tramp dos EUA que propuseram o remédio errado.

    2. Mortal porque a cloroquina por si só pode afetar o coração. A covid também pode afetar o coração. Une os dois fatores e vê porque a cloroquina pode ser mortal.

  79. tive Covid e me curei com a hidroxicloroquina em 5 dias e conheço inúmeras pessoas como eu. O pior veneno do Brasil é a mídia esquerdista.

    1. Com punheta todos os dias ouvi falar que nem pegar pega.

    2. Já eu fiquei bom bebendo coca cola zero. A coca comum não tem esse efeito. Isso a Globo não mostra !!!

    3. Pois é , conheço muita gente que seguiu esse tratamento e se curou .

  80. se a CPI investiga detalhes de prescrição e eficácia da cloroquina, também deveria investigar compra de vacinas com 50 POR CENTO DE EFICÁCIA comprovados em laboratório com eventuais riscos de efeitos colaterais por parte disso... se a CPI investiga a compra de cloroquina pelo governo federal, também deve investigar sobre superfaturamento de respiradores pelos governadores e prefeitos.. Claro que numa CPI tendo Renan Calheiros como relator apenas se resume numa alegoria política...

    1. Palhaço Bozo e Roseli, se a coronavac se mostra eficiente pra alguns, do mesmo modo a cloroquina tem o mesmo efeito para outrem... simples assim!!! Maria, repasses com verba federal uma CPI federal pode INVESTIGAR sim.. se isso dependesse apenas dos deputados estaduais e vereadores, aí a verba federal se tornariam um verdadeira farra, não acha? Carlos, o q não poderia ter acontecido era a imposição de lockdown pra população.. isso sim não salva vida nenhuma. Aqui expresso apenas minha opnião!

    2. Luan bozolóide, essa vacina com 50% de eficácia se mostrou com quase 100% de eficácia para evitar os sintomas mais graves da covid e que levam a intubação. Ela está salvando vidas e contribuindo para aumentar a imunidade dos brasileiros. O que o seu ídolo de merda fez? nada, só resolveu se mexer quando viu que não conseguiria mais sabotar a aprovação da coronavac. Vocês, bozolóides, são adoradores da morte e do caos. Não deviam merecer ser atendidos em hospitais e muito menos serem vacinados.

    3. Luan se estamos tomando uma vacina com pouca eficiência é porque o Presidente não comprou uma q seja realmente boa! Ou vc acha q tomariamos uma c 50% de eficiência se tivesse sido comprada uma com 100%? Mais uma p incompetência do Bolsonaro!

    4. eu quero a vacina do Dória de 50 porcento, pelo menos foi testada e me protege

    5. A eficácia da vacina está totalmente de acordo com as exigências da Anvisa. Ela foi desenvolvida para evitar o desenvolvimento da doença para a fase grave e ajudar a evitar mortes ou longas internações. Porque você não cita a vacina da AstraZeneca que está sob suspeita de causar trombose? Quanto aos governos e prefeituras, quem investiga são as câmaras de deputados estaduais e as municipais, não o senado. Conhecer como funciona os sistema de governo do seu país ajuda a não falar besteiras.

    6. pois é, Luan... o Dória nos impingiu uma vacininha vagabunda. Agora a UE não permite nossa entrada lá...

    7. Está evidente o que houve. Só não vê quem não quer. O governo poderia ter pago 100% de ágio na vacina que seria barato perto do problema que temos pq não comprou. Por outro lado nem de graça a Cloroquina deveria ter sido usada. Tem que ser muito passador de pano p/ escrever um comentário desses. Lá nos Panos nos Is esse comentário faria sucesso, aqui não rola!

    1. É o conjunto da obra política Bolsonarista que tem que riscar do Mapa, esta agregada no Senado, Câmera Federal e lá no fim do túnel na Câmera municipal do Rio de Janeiro ai tá o grande imbróglio da política brasileira, se abrir essa caixa de pandora será o início da ressurreição política brasileira.

    2. Tido mundo aqui discutindo a cloroquina... se fosse só esse o problema estaríamos bem. Este governo, na figura autoritária do Sr. Bolsonaro, empurrou o Brasil para além do fundo do posso, implementando políticas na contramão de tudo que é racional e levaria o país ao desenvolvimento. Sem contar na truculência e ignorância da família que se encontra no comando. Não entendo como ainda existem pessoas que defendem esse senhor e sua prole....

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO