Adriano Machado/CrusoéDe todos os ministros escolhido na era petista, Lewandowski é o mais fiel

Lewandowski, o agradecido

Mostramos como o ministro do Supremo mais fiel a seus padrinhos petistas não desaponta nunca aqueles a quem deve a cadeira
23.04.21

Nesta quinta-feira, 22, o plenário do Supremo Tribunal Federal, sem contrariar os prognósticos, formou maioria para manter a decisão da Segunda Turma que declarou a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro e anulou as condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato. Mais uma vez, o julgamento, transmitido pela TV Justiça, serviu de palco para que ministros acostumados a recorrer a jurisprudências de oportunidade destinadas a afrouxar os mecanismos de investigação contra poderosos atacassem a principal operação de combate à corrupção da história recente do país. Argumentos de toda a ordem foram esgrimidos, incluindo questões que nem sequer estavam em pauta. Um dos mais exaltados, para a surpresa de mais ninguém, foi Ricardo Lewandowski.

Mesmo com a sessão suspensa, o ministro pediu para adiantar seu voto. Defendeu, por exemplo, que a Lava Jato trouxe mais prejuízos para o país do que o dinheiro recuperado dos cofres ocultos de empresários e políticos envolvidos com a corrupção na Petrobras. “A Operação produziu pelo menos três vezes mais prejuízos econômicos do que aquele que ela avalia ter dito que foi desviado com a corrupção. Isso fora milhões de desempregados que essa operação causou”, disse Lewandowski, sem corar a face. Coube a Luís Roberto Barroso intervir: “Vossa excelência acha que o problema então foi o enfrentamento da corrupção, e não a corrupção?”. Não satisfeito em deixar registrada nos anais no Supremo a pérola anterior, Lewandowski subiu o tom e passou a usar as mensagens roubadas da Lava Jato para acusar os procuradores de agirem em conluio. Referindo-se aos diálogos interceptados que consolidaram a estratégia da elite política para destruir a operação, ele chegou a cometer uma outra frase digna de lugar entre as mais surreais da história da corte. “Pode ser prova ilícita, mas foi amplamente veiculada e não foi contestada”. A propósito da cantilena sobre os prejuízos das investigações à economia, Barroso matou a questão: “Mas, então, o crime compensa para vossa excelência”.

Ministro do STF há 15 anos, Lewandowski nunca teve pudores em demonstrar que tem lado. É o voto mais óbvio do Supremo. Reza um adágio popular que de cabeça de juiz e de barriga de mulher grávida nunca se sabe o que sairá. O provérbio não se aplica a Lewandowski. Em qualquer circunstância, o magistrado pende sempre para o lado daqueles a quem deve a cadeira. É quase como uma devoção. O que aconteceu na sessão desta quinta, na qual o ministro julgou, mais uma vez, em favor do presidente que o nomeou ministro, não foi nada incoerente com seu histórico no tribunal.

Pedro Ladeira/FolhapressPedro Ladeira/FolhapressO plenário do STF no julgamento do mensalão: o ministro não desapontou o PT
Lewandowski foi escolhido por Lula em 2006, quando era desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Por trás da opção por seu nome havia uma relação desenhada havia décadas com a família do petista. Sua mãe, Karolina, era amiga da então primeira-dama, Marisa Letícia. Apesar de ter nascido no Rio, o ministro foi criado em São Bernardo do Campo, berço político do PT. A família era próxima do clã do vice-prefeito Walter Demarchi, que, na década de 1980 indicou Lewandowski à Secretaria de Justiça do município. O irmão de Walter, Laerte Demarchi, dono de um restaurante em que Lula batia ponto, foi quem sugeriu pela primeira vez o nome de Ricardo Lewandowski ao então presidente, durante um almoço, para ocupar uma vaga no STF. A indicação acabou chancelada por Márcio Thomaz Bastos, amigo pessoal de Lula e então ministro da Justiça. Já investido da toga, Lewandowski não decepcionou. Em 2009, quando sua fidelidade foi testada pela primeira vez durante o julgamento do ex-ministro Antonio Palocci, denunciado em razão da suposta participação na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, o voto do ministro foi decisivo para livrar o petista da punição.  Para Lewandowski, as provas eram“débeis, frágeis e tênues, meras presunções e especulações”.

Três anos mais tarde, em 2012, ao assumir no STF o protagonismo no processo do mensalão como revisor do voto do relator e então ministro Joaquim Barbosa, Lewandowski se posicionou no sentido de absolver José Dirceu e José Genoino, cabeças coroadas do PT. Mesmo derrotado, voltou a tentar beneficiá-los um ano depois quando proferiu um dos cinco votos a favor dos chamados embargos infringentes – recurso movido pelos acusados para que tivessem suas condenações reavaliadas. Como presidente do STF, entre 2014 e 2016, Lewandowski comandou a sessão do Senado que decidiu pela cassação de Dilma Rousseff. Para o ministro, a atuação seria apenas protocolar, mas ele resolveu criar uma jabuticaba jurídica para beneficiar a petista: fatiou o julgamento e a livrou da perda dos direitos políticos.

De 2018 para cá, com o paulatino, mas organizado e estratégico enfraquecimento da Lava Jato no tribunal, Lewandowski sempre se enfileirou ao lado da turma que, desde então, tem atuado para impor travas ao combate à corrupção, implodir a operação, desqualificar os procuradores da força-tarefa, o ex-juiz Sergio Moro e, claro, livrar Lula da cadeia – para, depois, torná-lo elegível, reabilitando-o politicamente. Em seu lance mais recente e decisivo, o ministro foi o responsável direto pelo compartilhamento das mensagens roubadas ao acolher um pedido da defesa de Lula. O tribunal nunca se debruçou sobre a legalidade da utilização das mensagens, mas uma parcela dos ministros passou a utilizá-las, lateralmente, para sustentar sua cruzada contra a operação. Como ficou evidente na sessão desta quinta, o intento de Lewandowski deu certo. O ministro que sempre foi fiel ao petismo segue fiel. E mais útil do que nunca.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não por isso e muito pelo contrário, é que os brasileiros de hoje e do futuro devem incensar o ex-Ministro Celso de Mello pela postura ética e independente de ter se recusado a julgar um processo de interesse do governo de José Sarney, o presidente que o nomeara ao cargo no STF. Jamais se ouviu falar que Celso de Mello se afastou um milímetro da letra da Constituição e das Leis. Sugiro o seu nome para designar o prédio do Supremo Tribunal Federal.

  2. Houve um tempo que existia ética neste país. Hoje nem os ministros do STF sabem sequer o que significa auto declaração de impedimento. São todos "brilhantes" militantes de causa-própria! E não venham com desculpas de que defendem a república porque os atos espúrios e tendenciosos desmentem isso claramente!

  3. Ultrajante, mas nada surpreendente as atitudes suspeitas do ministro, afinal foi indicado politicamente. Curioso é ter a cara de pau de declarar um juiz suspeito tendo ele mesmo atitudes tão suspeitas.

  4. o stf, principalmente a 2a.turma, parece o pároco perdoando todos os pecadores fregueses das bancas associadas, não precisa nem confissão comunitária, pois com a pandemia não precisa presença, tudo virtual, como as boiadas do salles...

  5. Somos reféns desse sistema de indicação de juízes ao supremo pelo presidente cada um com um único objetivo: Livra-los de toda sorte de corrupção que cometerem eles e seus parente e amigos de roubalheira!

  6. Todo Ministro, Desembargador e Magistrado devem estar atento e cumprir a LOMAN - Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

  7. Todo Ministro, Desembargador e Magistrado dever estar atento e cumprir a LOMAN - Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

  8. Todo Ministro, Desembargador e magistrado devem estar atento e cumprir a LOMAN - Lei Orgânica da Magistratura Nacional

  9. Ele e Gilmar, dois cancros da justiça brasileira. Vão estar do lado dos amigos corruptos a quem devem a função gratificada de juiz do supremo, em minúsculas mesmo.

  10. Como pode um ministro desse naipe, sempre e sempre parcial a favor dos que o nomearam, dizer que o Sergio Moro é parcial? Ele não tem moral nenhuma para fazer isso. É um sujeito sem ética, uma vergonha para a Justiça brasileira.

  11. A diferença dos políticos para os Ministros do STF, é que os políticos acham que são Deus, já os Ministros, tem certeza.

  12. Uma instituição desmoralizada!! Quando será enaltecida a importância da meritocracia pra exercer cargo de tal envergadura?!?!?

  13. Saudades das antigas FFAA. Quando esse tipo de gente era preso, torturado e alguns, poucos na verdade, foram mortos. Ainda deixaram muitos vivos. Infelizmente.

    1. Que argumento sem pé nem cabeça, os próprios militares daquela época agiam assim, como o Lewan, só que não podiam publicar. Tortura nunca mais! Quem precisa agir é a sociedade, não os torturadores.

  14. Há algo de podre no reino do STF. Esse ministro é um dos urubus que agora saciam a fome com a carniça da lava jato e especialmente, do ex juiz Sérgio Moro. Crápula. Somos um país do faz de contas. Esse urubu, de toga encardida, faz de conta que faz justiça. A sua principal missão é proteger seu padrinho, custe o que custar. Fidelidade canina. Destruíram a última esperança de acabar com os crimes de colarinho brancos. A impunidade ganhou maior liberdade. Os advogados famosos estouram champanhe.

  15. O STF é o braço mais forte da corrupção. Alguns membros foram escolhidos para proteger corruptos amigos dos governos do momento. Imaginem o que tramam nos bastidores e quais são suas ligações com grandes escritórios. Pior...esses cargos são vitalícios.

  16. Muito triste ouvir que Barroso perdeu, como foi dito, principalmente vindo de um Juiz para outro Magistrado que ele perdeu, quem perdeu foi o povo que foi rabado por esses corruptos, quem perdeu foi o Brasil.

  17. Muito triste ouvir que Barroso perdeu, como foi dito, principalmente vindo de um Juiz para outro Magistrado que ele perdeu, quem perdeu foi o povo que foi rabado por esses corruptos, quem perdeu foi o Brasil.

  18. Lewandowski disputa com Gilmar Mendes o título de ministro do STF mais imparcial e sem-vergonha (no pior significado da palavra) do STF.

  19. De acordo com a Lei Lewandovski, ladrões de automóveis não devem ser condenados. O prêmio do seguro à vítima do roubo é superior ao valor do bem. Soma se ainda a positiva divisão de renda das poderosas seguradoras com o povo.

  20. E o cara-de-pau nunca se declarou impedido ou suspeito de julgar as causas em que seu padrinho esteve envolvido. Sua parcialidade é muito mais evidente que a suposta parcialidade de Moro.

  21. Impressionante como duas simples e curtas frases , intervenções do Ministro Barroso qdo da fundamentação de voto do lulóvsky no caso em questão desmonta todo um falso e frágil argumento construído de trás p frente p liberar o chefe de quadrilha de suas penas. O ministro ficou nu e com fala gaguejante com ficou exposto à verdade óbvia. Qdo. inventou a jaboticaba para a dilma não ter seus direitos políticos suspensos por 8 anos mesmo sendo afastada deveria ter sofrido impeachment pelo Senado.

  22. Como um ministro indicado, sem competência nem pra advogado de porta de cadeia,é fiel à quadrilha que o indicou, pra defender os interesses da mesma

  23. Este "ministro" militante do PT sempre foi um apoiador da corrupção, seus votos como o do seu parceiro GM são sempre pró-corruptos e corrupção. Vejam o histórico. Ao invés de servirem a Justiça servem a causa de bandidos e baratas. A justiça é cega? No STF é motivo de piada kkkkkk o único que se salva é o Barosso.

  24. A Suprema Vergonha Nacional com exceções e poucas tem toda imundície de pensamento e atos..pessoas que devotam por seus patricinadorea...esse Senhor representa uma afronta a Constituição e as pessoas de bem..

  25. O STF está cheio desse tipo de gente. Chegam ao cargo sem mérito algum e ficam escravos de seus “padrinhos” acobertando mal feitos ao invés de fazerem justiça. Pior composição do STF da história do Brasil. Se o método de indicação não mudar essa turma vai continuar a contribuir de forma descarada para manutenção da roubalheira e da impunidade. As palavras desse ministro (sic) na acusação do ex juiz Moro são absurdas.

  26. o STF e seus cinco principais asseclas são totalmente parciais e isso será julgado pelo povo com as manifestações quê serão feitas no início de 2023 porque lá o parlamento será totalmente renovado e com o povo nas ruas logo poderemos resolver a questão expulsando esses indignos da mais alta corte do país que foi tomada por esses juízes que agiram para anular as sentenças de um juiz federal para inocentar um criminoso

  27. Complementando o comentário que fiz, agora, antes de prender um ladrão, temos que verificar, se, o prejuízo, baseado no q ele roubou é maior ou menor, que, esse roubo, possa ocasionar na vida do roubado. Se o prejuízo for maior, deixa, o ladrão, continuar a roubar, porque, o ladrão, com o seu roubo, estará dando lucro !

  28. Chamar as decisões de Moro de "parcial". Estes patifes, são uns desavergonhados, e o Levando, esse polako cretino pensa que parcial é para os outros. Mas vocês ainda vão pagar. Espera prá ver.

  29. Parabéns aos jornalistas da Revista Crusoé e aos Antagonistas por escreverem tão bem e dizerem a verdade, doa a quem doer.

  30. Penso que o problema não é de quem escolhe, necessariamente. Temos visto decisões duras contra Lula e o PTismo, prolatadas por Fachin, Barroso, Carmem Lúcia e até Rosa Weber. Todos indicados pelo PT. Ao contrário do Beiçola Mendes, indicado pelo FHC. O problema reside no caráter. A corrupção é o CÂNCER do caráter.

  31. Realmente a escolha de ministros do STF deveria ser de outra forma. Dessa, alguns, não se pode generalizar, fazem política, e não, justiça.

    1. quando o parlamento impeachmar esses indignos os processos que eles vergonhosamente que eles invalidaram serão anulados porque eles são suspeitissimo. na lavagem de roupa que temos assistido pela televisão pesará contra eles.

  32. Esse indigno + 4 estão na lista dos que serão enxotados, IMPITIMADOS, demitidos do STF no inicio de 2023. As manifestações publicas serão as maiores já vistas nesse país contra a corrupção e o stablishment que governa essa nação a décadas. Aguardem...... não haverá + Impedimento, a covid estará sob controle.

  33. Lewandowski é a cara do Brasil corrupto, desigual, dominado por uma elite impiedosa que massacra os povo em seu benefício e do seu poder! Completamente despudorada! Muito triste!

  34. THE BRAZIL TRASH - manchetes da semana: Incendiário promete apagar fogo Corruptos suspeitam de juízes Farsante rouba marqueteiro de ladrão

  35. Parabéns pelo texto !!!! Lewandowisk é um servo do PT. Um togado vendido, IMORAl, LIXO, não conhece a palavra VERGONHA NA CARA !!!! DESPREZÍVEL !!! Ainda teve a coragem de mandar prender quem lhes disse umas verdades em voo?? Tenho NOJO desses crápulas vendidos do STF, não podem andar na rua com medo do povo. Isso só demonstra o desserviço q prestam ao país.

  36. Levianowski não favorece só a quem deve a cadeira. Ajudou vários partidos. Por exemplo, permitiu intermináveis recursos de Paulo Maluf, deixando os procs. prescrever. Às vezes aparenta um Q.I. sofrível. À FSP em dez/2011, disse candidamente que liberaria o proc. do Mensalão apenas em 2013, quando a composição do STF seria mais favorável. Brito e Peluso, defensores da condenação dos réus, já teriam sido substituídos por Dilma. Houve reação à idiotice e fê-lo liberar o proc. em jun/2012.

  37. Pela lógica utilizada para livrar o reu, as provas produzidas pelo suspeito podem ser utilizadas da mesma forma que as que fundamentaram o raciocínio

    1. espero que a força tarefa tenha guardado o Arsenal de escutas telefônicas e vazem tudo que estes calhordas conversaram com os réus e demonstrem dentro da ilegalidades das provas da conivencia entre a república de Brasília e os reus da Lava Jato. já que provas roubadas se tornaram legais

  38. Um Ministro no STF que ocupa lugar, não resolve nada importante para o país e ainda vamos ter que pagá-lo por um bom tempo ainda.

  39. Atenção bandidagem. Nova jurisprudência do STF: prova ilícita, desde q divulgada e não "devidamente" contestada, vale!! Mas com ressalva. Só vale p inocentar quem é culpado, sem provas em contrário, verdadeiras. Entenderam? Dilma pode explicar.

    1. A única coisa que me consola um pouco é imaginar o malabarismo jurídico que o STF vai ter que fazer daqui pra frente pra sustentar essas jabuticabas todas... Talvez até sofram, um pouco. Um infinitésimo do que causaram ao nosso País!!!

  40. Parabéns Vassalo. Contra fatos, não há argumentos! Qual é o papel do STF mesmo? Zelar pela constituição? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  41. Penso que devemos fomentar uma cruzada nacional com a participação da imprensa para a aprovação de EC que altere a composição e critérios de acesso do STF para 27 membros, um por cada Unidade Federativa eleitos por Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos, podendo os que lá estão, permanecer pelo tempo que faltar para o cumprimento deste prazo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. Eu tenho vergonha desses ministros do STF e STJ agem como advogados de bandidos ricos , Lena

  42. Agente da máfia, não há dúvida. No STF, só Barroso, Fux E Fachin. O outro, o eslavo, antídoto relator da LJ, alteraram o altímetro, amém!

  43. Que vergonha de ser brasileira! E, como se não bastasse o lixo nuclear que é a atual Corte, Bolsonaro ainda vai nomear mais um juiz. É pr'a acabar.

  44. Que texto admirável, Luiz Vassalo. Parabéns! Um resumo histórico primoroso da atuação nada parcial desse ministro. Depois, o Moro que é parcial. É muito deboche ao povo honesto deste País. Oxalá os eleitores possam ter mais discernimento nas eleições de 2022 começar a mudar isso. Por isto, Moro é a esperança mais forte que nos resta. A dificuldade está em convencê-lo a aceitar a empreitada.

  45. O que significa essa guinada do stf a favor da corrupção? Significa que eles têm medo. À medida que vai se descobrindo deslizes entre os juízes da corte esse medo aumenta. Uma vez liberados políticos que estavam sob investigação, alguns até, sob condenação, todos com o "rabo preso", porque o stf pode rever qualquer coisa que decida, eles jamais incomodarão as excelências, sem o risco, por exemplo, como queriam uns moralizadores, de uma Lava Toga.

  46. Sérgio Moro colocou esses ministre cos de araque todos no bolso na operação lava jato, daí a perseguição desses desqualificados. Não se preocupem o inferno é aqui mesmo, aqui se faz aqui se paga essa banda podre da ⚖

  47. O STF não tem perante a sociedade brasileira credibilidade para descredenciar Moro e a Lava Jato, antes transferiu o discurso farsante de perseguido político de Lula verdadeiramente para Sergio Moro. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  48. Esse indivíduo, é o de cara mais deslavada entre todos os togados parciais e comprometidos com o lulopetismo. E todos o abençoam placidamente, sem sequer tremerem as fuças. E têm a audácia de condenar Moro por suspeição. Somos uma vergonhosa república das bananas. apscosta/df

  49. Este é o sujeito com as fuças mais deslavadas e parciais entre todos que usam de suas togas para causas particulares. E sempre foi ignorado pela midia caracterizadamente esquerdista. Somos um país de merda e de conchavos. Triste destino esse nosso. E têm voragem de julgar Moro por suspeição. É o fim da picada. apscosta/df

  50. É "estranho" a "excia" que no Mensalão, defendeu os réus com unhas e dentes, esquecendo-se que era apenas revisor do min Barbosa e não advogado da quadrilha invalide provas que diz serem "débeis, frágeis e tênues, meras presunções e especulações" e se arvore em defensor de provas ilícitas, o que, btw, se aprende serem imprestáveis em qq cursinho mequetrefe de direito, "Pode ser prova ilícita, mas foi amplamente veiculada e não foi contestada" como se a divulgação da ilegalidade as tornassem

    1. provas lícitas e incontestáveis. Aliás, ele descaradamente fala que não foram contestadas ? Heim? Ele esteve por Marte para não perceber que até a PF disse que não eram válidas ? Isto significa que a PF as estava "esquentando" ? Descaramento não tem limite !

  51. Levandowhisky ficará para sempre nos anais hemorróidicos do STF como aquele plantador de jabuticabas enxertadas com esterco de uma ocasião..

  52. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/edicoes/156/lewandowski-o-agradecido/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  53. Nota-se cada vez mais que João Plenário vulgo Beiçola está tomando conta de tudo no STF. Confronta a pauta, os trâmites legais, peita os contrário à sua sanha de justiça a qualquer preço ( no seu entender) logo, logo vai se candidatar a algum cargo de preferência de Senador. No entanto, acho que ele atua melhor nas sombras pois pode manipular os "causos" e onde fica chocando-os por mais de 02 anos sem ser cobrado por nada disso. Triste sina de um país arrasado pela corrupção endêmica.

  54. Lewandoviski foi praticamente "cúmplice" de Lula na armação montada com Hackers criminosos. Foi ele quem liberou entrevista de Lula na cadeia para Greenwald, 19 dias antes do mesmo Greenwald começar a publicar o material hackeado. Durante a entrevista, Lula disse: "O que eu gostaria mesmo é que alguém arranjasse uma DELAÇÃO PREMIADA contra Moro e Dallagnol". Bastou expor seu desejo para que o submundo do crime o atendesse. A suspeita se amplia: LULA QUEM MAIS USUFRUIU DO PRODUTO DO CRIME!

  55. Data venia, acho que o Sr está equivocado. O 'quinto constitucional', introduzido pela CF/88 vale para todos os TRIBUNAIS sendo a única exceção o stf. Neste "5º" se alternam advogados e membros do Ministério Público.

  56. O único "juiz de cadeira" naquele arquipélago é o Min Fux. No entanto, alguns ex advogados, (que são a maioria absoluta da composição atual) ao vestirem a toga de juízes, esqueceram a vida anterior de "defender $eu réu (aquele que paga sua$ conta$/mordomias) para defender a Constituição e a legalidade das ações.

  57. Esse "brilhante currículo" do falastrão travestido de juiz tem também como fator inicial determinante em sua vida jurídica a nomeação para um cargo atribuida ao nefasto Orestes Quércia (quem não se lembra né). Agora a veemência com o que defendeu as provas ilícitas para defender sua retórica dele e do Beiçola para justificar a suspeição de Moro, levamos a pensar que o Brasil não tem jeito mesmo e estamos jogado às traças da corrupção com total respaldo da Suprema Tragédia Federal.

  58. Este sujeito deve ter coisas muito negras no seu passado e talvez no presente, razão pela qual proteja seu dono, afinal foi indicado por um partido que já sabemos foi e muito provavelmente ainda é o mais corrupto.

  59. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  60. brilhante revisão biografica que ilustra o meme " um juiz concursado sendo julgado por magistrados indicados pelo réu" uma vergonha

  61. De tão cara de pau que é, ele não teve nenhum melindre em julgar a suspeição do Moro, mas nem cogitou em se declarar suspeito, pelos laços da sua mãezinha com a falecida esposa do Lula. Enfim, para ele , o MP, antes de desbaratar quadrilhas deve verificar se isto não vai dar prejuízo. Ou, a Lava Jato deveria deixar a corrupção correr solta, pois assim não teríamos prejuízo, desemprego, etc. Enfim, se a roubalheira está dando lucro, rendendo empregos, deixa correr - MP faça que não está vendo.

  62. Esse Ministro não honra a magistratura é apenas um estagiário do Lula e do PT. Já tem lugar garantido no último círculo do inferno, o dos Traidores.

  63. Depois daquele julgamento do impeachment da Dilma, onde manteve os direitos políticos, o Levandowsky deveria pegar o banquinho e sair de mansinho Moro neles

  64. Lula fez o que todos os presidentes fazem: nomeia quem poderá protegê-los no STF; neste caso, a escolha foi premiadíssima. Mas, ressalto: cabe ao Senado a arguição dos indicados; o que vemos é qualquer indicado ser aprovado - veja o último, Kassio, nomeado apesar de todas as falcatruas provadas de falso currículo. Portanto, fala-se dos indicadores, esquece-se dos senadores que ignoram suas atribuições, aprovam e são os principais responsáveis pela efetivação.

    1. Mas a gratidão é devida ao presidente que indica ja que o Senado nunca rejeitou uma indicação. A arguição é só pro forma.

  65. Levandowski e Gilmar só fazem mal ao país! São dois Coringas atuando no que deveria ser a mais alta corte - o Supremo - mas que, na verdade, se transformou em um antro de decisões equivocadas e mal intencionadas. Sérgio Moro é que deveria estar sentado ali.

    1. Temos um senado covarde que nada faz diante de tanta atrocidade vista ontem . Vossas excelências estão acima da lei , pois pintam e bordam e nada acontece

  66. Um dia para ser esquecido, lama pura no STF e um verdadeiro desprezo pelo povo brasileiro. Amanhã é outro dia e quem sabe o povo acorda.

  67. Lewandowiski, o vendido. É muita cara-de-pau alguém como esse ministro querer julgar suspeição de alguém. O garantista de araque, que só garante o que interessa aos corruptos petistas. E assim o país continua sendo um dos mais corruptos graças a esse canalha.

  68. Só esperamos que o povo acorde dessa letargia , levando tapa na cara , e assistindo o escárnio com o que chamávamos de justiça e consiga mudar totalmente esse senado também engessado por investigados e picaretas , que nunca vão fazer o que o país precisa

  69. Nesse supremo que aí está, toga deixou de ter um significado sublime para se transformar naquilo que podemos denominar: Embalagem para excrementos.

    1. O erro está na Constituição: a nomeação dos ministros dever ser definida, decidida dentro do Poder Judiciário e nomeada pelo Judiciário. Só quem é de carreira, se o tal do Quinto Constituciional (nomeação de promotores ou advogados não concursados). Normalmente nos tribunais regionais é definida um listra tríplicie e candidados a desembargadores é por mérito ou antiguidade.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO