DivulgaçãoO promotor Daniel Balan Zappia: Gilmar vem pedindo a cabeça dele há alguns anos

O homem que desafiou Gilmar

Quem é o promotor de Mato Grosso que comprou uma briga monumental com Gilmar Mendes e, agora, enfrenta a sua ira. Depoimentos prestados em processo apontam que o ministro tenta usar contatos políticos para puni-lo
09.04.21

Considerado por colegas um profissional “extremamente diligente”, “respeitado” e “muito técnico”, o promotor de Justiça mato-grossense Daniel Balan Zappia enfrenta há três anos um processo disciplinar com ares kafkianos. Ele virou alvo de um procedimento administrativo no Conselho Nacional do Ministério Público por investigar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e seus familiares. O questionamento contra o trabalho do promotor se arrasta desde 2018 e, diante das implicações políticas do caso, o CNMP decidiu na semana passada prorrogar por mais 90 dias o prazo para dar um veredicto. Zappia é acusado de “abuso processual” em apurações sobre o uso irregular de agrotóxicos e transgênicos em uma propriedade rural de Gilmar Mendes e seus familiares.

As terras estão à beira das nascentes do rio Paraguai, uma área de extrema relevância ambiental – são as águas do rio que dão origem ao Pantanal brasileiro, patrimônio natural da humanidade. Depoimentos prestados por testemunhas ao longo da sindicância e obtidos por Crusoé revelam supostas tentativas de interferência política do ministro para brecar as investigações a respeito do caso. Inconformado com as fiscalizações nas propriedades, realizadas a partir de 2015, Gilmar Mendes teria ligado para integrantes da cúpula do governo mato-grossense para questionar as ações ambientais, pressionado autoridades pela regularização de terras e acionado informalmente a Corregedoria do MP do estado contra o promotor que ousou investigá-lo.

De acordo com os relatos, Gilmar chamou Daniel Balan Zappia de “louco de gaiola”. Testemunhas citaram, no processo, até rumores de conversas com magistrados da Justiça local para pedir providências. Integrantes do Ministério Público forneceram à Corregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP) detalhes sobre a “pressão” exercida pelo ministro e revelaram estranhamento com mudanças na legislação promovidas pelo governo do estado e que podem ter beneficiado Gilmar.

Nos bastidores, as queixas de Gilmar contra o promotor começaram há pouco mais de cinco anos, mas Daniel Balan Zappia só passou a ter seu trabalho formalmente questionado em 2018, quando o ministro formalizou uma reclamação disciplinar. No ano seguinte, foi aberta uma sindicância, posteriormente arquivada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público. O ministro recorreu. O conselheiro Otávio Luiz Rodrigues Júnior, indicado pela Câmara dos Deputados para o CNMP, votou a favor da instauração de processo e foi seguido pela maioria do colegiado. Com isso, em maio do ano passado, o desafeto de Gilmar passou a ser formalmente investigado pelo órgão.

Fellipe Sampaio/SCO/STFFellipe Sampaio/SCO/STFGilmar: ligações para políticos e integrantes do MP
A formalização da reclamação de Gilmar se deu após Zappia ajuizar cinco ações civis públicas contra o ministro do Supremo e seus dois irmãos, Francisco Ferreira Mendes Júnior e Maria da Conceição Mendes França. O ministro alega, na peça, que o promotor teria se valido de “suas prerrogativas funcionais como instrumento de satisfação de convicções pessoais e como meio de minar a credibilidade do reclamante como ministro do Supremo Tribunal Federal”. Nas ações apresentadas à Justiça de Mato Grosso contra o clã Mendes, o promotor cobrou o cumprimento da legislação quanto ao manuseio e aplicação de agrotóxicos e fertilizantes químicos, o ajuste da atividade econômica desenvolvida na propriedade da família, com a suspensão da utilização de defensivos agrícolas e do plantio de lavouras transgênicas, e a apresentação de licença de operação, além do pagamento de uma indenização por “danos morais ambientais” no valor de 4,7 milhões de reais.

Uma das testemunhas de defesa de Daniel Balan Zappia no processo disciplinar é a promotora de Justiça Ana Luiza Ávila Peterlini. Entre 2015 e 2016, ela foi secretária de Meio Ambiente do Governo do Mato Grosso, na gestão do então governador Pedro Taques. À época, a Promotoria de Diamantino, município natal de Gilmar e onde Zappia atua, pediu que a Secretaria de Meio Ambiente realizasse operações de fiscalização na região das nascentes do rio Paraguai e exigisse o cumprimento de um decreto estadual que proibia o uso de defensivos agrícolas dentro de unidades de conservação. “Nesse meio tempo, recebi uma ligação do governador dizendo que o ministro Gilmar Mendes havia ligado para ele para perguntar sobre essas fiscalizações. Expliquei que havia um decreto que proibia o uso de agrotóxico nas unidades de conservação e que havia requisição do Ministério Público”, contou Ana Luiza em depoimento ao CNMP.

A promotora relatou que, além da ligação de Taques, recebeu ainda um telefonema do então vice-governador, Carlos Fávaro, hoje senador, para questioná-la sobre a operação. Segundo o relato de Peterlini, o vice-governador perguntou “se não tinha como parar a fiscalização, porque o pessoal estava muito alvoroçado”. “Mas acabei não tomando nenhuma atitude, até porque não ia parar um processo de fiscalização por conta de pedidos de produtores”, explicou. A promotora revelou que também foi procurada diretamente por Gilmar Mendes. Segundo ela, o ministro estava interessado no processo de legalização de uma área rural: “Recebi uma ligação dele, solicitando informações sobre uma propriedade, não sei se é a mesma, mas era em Diamantino também. Era sobre a regularização ambiental, e posteriormente ele solicitou que eu recebesse o advogado dele”. Em março de 2016, Ana Luiza Peterlini deixou a Secretaria de Meio Ambiente em uma circunstância que, coincidentemente, também envolveu Gilmar.

Naquele ano, o ministro foi relator, no Supremo, de uma ação ajuizada contra a nomeação de Wellington César Lima e Silva, procurador do Ministério Público da Bahia, para o cargo de ministro da Justiça de Dilma Rousseff. Por maioria, seguindo o voto de Gilmar, a corte entendeu que membros do MP não podem ocupar cargos públicos, a não ser como professores. Com isso, promotores e procuradores com funções em governos estaduais, como era o caso de Ana Luiza Peterlini, tiveram que ser exonerados. Em Mato Grosso, quem substituiu a promotora na secretaria foi justamente o vice-governador e hoje senador Carlos Fávaro – o mesmo que havia alertado a antecessora sobre a necessidade de “parar a fiscalização”. Um mês depois da nomeação de Fávaro, que também é produtor rural, o governo flexibilizou o decreto que restringia o uso de agrotóxicos. A medida liberou o uso de defensivos químicos na área de proteção ambiental das nascentes do rio Paraguai, onde está a propriedade do clã Mendes. O novo decreto estabelecia, de maneira genérica, que deveriam ser adotadas “práticas que garantam o uso racional dos recursos naturais e a consoante diminuição na utilização dos agrotóxicos”. A proibição, portanto, tinha caído.

Parte da fazenda da família Mendes: autuação por uso de defensivos agrícolas
Em uma das ações ajuizadas contra a família de Gilmar, o promotor Zappia afirmou que, mesmo diante da mudança na legislação, não se mostrava “compatível com o regime de proteção de uma unidade de conservação a utilização massiva de defensivos agrícolas, associada a um sistema de diagnóstico de intoxicação ineficaz”. E ainda: “a possível contaminação por defensivos e insumos agrícolas na Fazenda São Cristóvão (nome da propriedade de Gilmar Mendes e seus irmãos) repercutirá por toda a planície pantaneira, atingindo a flora e a fauna nativas que nela se encontram abrigadas, afora a população que faz uso de seus recursos hídricos”.

Um estudo motivou o promotor e os colegas que atuam na área do meio ambiente de Mato Grosso a ingressar com as ações. Realizado na cidade de Lucas do Rio Verde e concluído em 2014, o levantamento havia revelado a contaminação de poços artesianos, amostras de água da chuva e até no sangue, na urina e no leite materno de pessoas da região, além de reiterados casos de fetos com má formação e aumento de registros de câncer. As ações civis ajuizadas contra Gilmar e os irmãos dele ainda tramitam no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O TJ negou todos os pedidos de liminares feitos no processo. “Precauções genéricas no manuseio e aplicação de agrotóxicos, desprovido de provas, certamente gerarão sensível instabilidade nas atividades rurais da região”, entendeu o desembargador Márcio Aparecido Guedes.

O procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, que atua na Promotoria Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística de Mato Grosso, também testemunhou no processo em defesa de Daniel Balan Zappia. “Ouvi comentários de que o ministro estaria um pouco chateado, achando que (o promotor) estaria perseguindo sua família. Mas (Daniel) estava cumprindo a missão dele. É um dos melhores promotores do estado”, afirmou. Um dos questionamentos de Gilmar Mendes quanto à atuação do promotor foi o ajuizamento de cinco ações civis públicas relativas à mesma propriedade rural. Para o ministro, o excesso caracterizaria o “abuso processual” e a “perseguição” do promotor. Integrantes do MP afirmaram, no entanto, que é praxe na área ambiental o ajuizamento de diferentes procedimentos para tratar de questões distintas, como danos causados por agrotóxicos, por incêndios ou para definir uma reserva legal, por exemplo.

“Há uma pergunta no ar: qual é o conteúdo dessas ações? São verdadeiras ou não são? Eu acredito que são, e é isso que me interessa, como um integrante com mais de 40 anos de Ministério Público”, declarou Scaloppe em depoimento ao CNMP. “Eu entendo o ministro Gilmar, as ações eram contra ele. Acho legítimo que o ministro atue, sei que ele telefonou para o nosso corregedor, Flávio Fachone, ele se movimentou conversando com pessoas, não sei se conversou com o tribunal, as pessoas dizem, ele tem acesso. É legítimo ele fazer isso, mas ele é um ministro, a pressão é muito maior. Eu mesmo tenho grande respeito (por Gilmar Mendes), mas acho que isso foi a um nível que não precisava, de emoções”, prosseguiu o procurador.

DivulgaçãoDivulgaçãoO promotor também investigou a compra da faculdade da família do ministro pelo governo do estado
Citado no depoimento, Flávio Fachone atuou na Corregedoria do Ministério Público mato-grossense entre e 2015 e 2018. Ao CNMP, ele afirmou que Daniel Balan Zappia “sempre foi muito respeitado porque é muito técnico”. Fachone relatou que recebeu uma ligação de Gilmar Mendes antes que o ministro formalizasse a reclamação disciplinar contra Daniel: “Ele (Gilmar) falou: ‘o senhor está com um louco de gaiola lá em Diamantino. Ele está usando meu nome, dando entrevista, entrando com ações infundadas, quero que o senhor tome providências contra ele’”. O procurador contou ainda que aguardou o envio de um documento formal do ministro do STF, mas a reclamação oficial nunca chegou. “Não veio nenhum documento e eu não tomei nenhuma providência.”

A reclamação disciplinar apresentada por Gilmar Mendes contra Daniel Balan Zappia incluiu ainda outro questionamento: a tentativa do promotor de reabrir investigações relacionadas à compra, pelo governo do estado de Mato Grosso, de uma faculdade de propriedade da família de Gilmar. A União de Ensino Superior de Diamantino, a Uned, foi comprada pelo estado em 2013, durante a gestão do governador Silval Barbosa, por 7,7 milhões de reais. O MP queria apurar se o ministro teve benefícios financeiros com a transação. Em fevereiro deste ano, em uma sessão sigilosa, o TJ de Mato Grosso suspendeu as apurações relacionadas ao caso.

Apesar de haver no processo testemunhos de dez integrantes do Ministério Público em favor de Daniel Balan Zappia, um aspecto preocupa a defesa do promotor: o CNMP está com a composição desfalcada e, hoje, quatro das 14 cadeiras do conselho estão vagas. Três desses assentos são justamente os de indicados pelos MPs estaduais, que poderiam se alinhar à defesa. “Sob a ótica da defesa técnica, não esperamos outro resultado que não seja a absolvição e o arquivamento do processo disciplinar. Acho que, ao fim do procedimento, ele mereceria até uma nota de louvor pela coragem com que cumpriu seus deveres funcionais”, disse o advogado José Fábio Marques, que representa o promotor. “Há três anos, ele está com essa espada apontada na cabeça”, emenda.

Daniel Balan Zappia não quis dar entrevista. Crusoé também procurou o escritório que representou Gilmar Mendes nas ações e o próprio gabinete do ministro, mas não houve resposta. Se condenado pelo CNMP, o promotor que despertou a ira de Gilmar poderá ser punido com pena de advertência, censura ou suspensão de até 45 dias. Mas, no Ministério Público, os efeitos do processo disciplinar preocupam tanto quanto o desfecho do caso: a investida de Gilmar é vista como uma tentativa de intimidação capaz de minar outras apurações contra poderosos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esperemos que em 2022 num novo e glorioso governo de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol esse nosso herói seja alçado a Ministro da Justiça e faça ali que pode e deve fazer Viva a Lava Jato 2022

  2. O que teme Gilmar Mendes para utilizar-se desses métodos “baratos” de perseguição. Em sua boa cultura o Ministro mergulha na mediocridade de expedientes politiqueiros para perseguir aqueles que não “lhe obedecem cegamente”. Como o Sr. diz: Estamos num Estado Democrático de Direito!

  3. Se os fatos narrados na reportagem são exatos, então no final da leitura é de se perguntar quem é que é a vítima do "abuso de poder" ou do "abuso de direito"...! Infelizmente, não se conseguiu ouvir todos os nominados nesse conflito, para uma melhor análise!

  4. Corvo, ou Urubús, costumam voar sobre lixos onde normalmente tem carniça, porque o cheiro é muito apetitoso pra eles. Quando esses lixos são chiques, são melhores tratados e protegidos porque o voo dessas aves costuma chamar a atenção. Agora que todo mundo presente é que o cheiro é sentido mesmo sem esses voos... Alguma relação com essa denuncia? Não tem lixo, com carniça pronto para ser identificado? Claro que tem...Se virarmos uma democracia, irão aparecer naturalmente e tratados de acordo.

  5. o gilmar mendes é chefe de quadrilha e usa sua posição para se blindar dos crimes que comete. Não sei porque ainda insistem em chamar isso de democracia.

  6. Imaginem, senhores, qualquer cidadão comum ligando para o governador, para deputados, senadores, membros do MP, a reclamar que está sendo processado. Esse ministro aí, tal de Gilmar, pode fazer isso? MAS É LÓGICO QUE NÃO. Se não deve, se não cometeu nenhum ilícito, aguarde o final do processo, como qualquer mortal como nós. Parabéns, a esse PROMOTOR, parabéns! Ter postura para investigar e processar os poderosos merece toda nossa admiração e nosso apoio.

  7. GM ocupa hj a posição d autoridade mais cancerígena ao país. Diferente d Bolsonaro, o ministro age c/ inteligência, conchavos e tirania. Consegue reduzir o STF à sua vontade e impõe s/ resistência os abusos e ficções jurídicas q mais agradam os destinatários. Foi o ápice do despotismo aquele julgando d suspeição por alguém q se considera imparcial p atuar em processo d compadre e atua como advogado, numa inédita defesa fervorosa de voto, q ñ cb a um magistrado.

  8. Infelizmente hoje é o retrato do judiciário destruído e totalmente desaprovado pela maioria da população que paga , um STF que vem gerando não só abusos como desvios , sem controle nenhum indicaram onze pessoas por critérios ruins e hoje sem limites estão legislando , julgando , prendendo e o senado com sua maioria de investigados continua calado.

  9. Se humilharam Moro e Deltan, imagina um peixinho pequeno? Tá tudo dominado. Só pensam em ganhar dinheiro e fdse o povo e o país.

  10. Eu só gostaria de entender porque os cargos de Ministro do Supremo não pode ser passivo de concurso público!? Nosso soberano Brasilllllllll não suporta mais tantos desmandos, dessa alta cúpula que se dizem ser guardiões da nossa carta Magna a mãe de todas as leis, a nossa constituição da República Federativa do Brasil!!!!

  11. Esse Gilmar Mendes, com suas declarações fora de contexto, e posicionamentos dúbios, com justificativas heterodoxas, desacreditam o STF. Na mesma linha de Bolsonaro se compraz em acusar quem não o venera e em vomitar verberações figadais.

  12. Coitado do Dr Daniel. Vai continuar perseguido por esse pulha Gilmar! Parabéns dr, não desista. Vou rezar pelo senhor. O Brasil precisa de jovens corajosos, honestos e cultos como o senhor.

  13. A palavra convence e o exemplo arrasta. Se confirmado essas informações, me parece a prática de concunssão, vindo de uma pessoa que deveria ser ilibada. Isso é muito ruim para imagem do judiciário e serve de alimento para os bolsomínios criticarem o STF. Uma pena.

  14. Desconhecia que o Ministro Gilmar Mendes é natural do Mato Grosso. Parece que é um estado um tanto problemático. A postura do advogado é louvável, porque conheço pessoas naturais do estado, mas contra a preservação até de animais.

  15. Já não me surpreendo mais com as atitudes do Ministro Gilmar Mendes. A cada atitude, ofensiva, sinto que estamos cada vez pior com os coronéis do poder.

  16. Aqui no Brasil quem trabalha honestamente é tachado como bandido. Tudo ao contrário. GM é criminoso, vai ter um dia que irão investigá-lo e vão descobrir coisas nebulosas.

  17. Temos q definir tempo de mandato desses caras q se acham donos do poder..!! Incabivel um cidadão ficar 20 a 30 anos como ministro..!! Isso cria todos os tipos de distorções, acho q 8 anos tá de bom tamanho..!! Enquanto isso não acontece r esse m..... continua...!!

  18. Eis mais uma vez o beiçola nefasto denegrindo o judiciário e pensar que cometeu a canalhice de julgar Sergio Moro suspeito. Tomara reconheçam o valor do promotor Daniel Balan Zappia.

  19. Ele vai continuar defendendo bandidagens e punindo quem faz a coisa certa, como fez com Moro e as Forças Tarefa da Lava Jato.

  20. Isso é um Câncro no STF. Ao invés de provar a sua inocência e de sua família, opta por tentativas ilegais para embargar e prejudicar o andamento dos processos que o envolve até o pescoço. E seus pares do STF aceitam essas atitudes do Gilmar e não têm coragem de se opor a isso. UMA VERGONHA!

  21. Esse deus supremo asqueroso além rasgar constantemente a nossa Constituição e de usar o cargo para beneficiar corruptos, ladrões, assassinos, traficantes e toda espécie de contraventores, tem voltado a sua metralhadora para perseguir e punir homens probos, íntegros e compromissados com a justiça como Deltan, Daniel Balan e tantos outros. Esse senhor, assim como outros componentes desse stf são uma vergonha para o que chamamos de JUSTIÇA.

    1. Por um lapso de memória deixei de citar o Dr. Sergio Moro, grande exemplo de integridade e compromisso com o país.

  22. Canalha. Corrupto. Opressor. Bandido. E não sei mais quantos adjetivos se pode dar a um pulha como e este. Até quando vamos ter que conviver com este ser no STF? Ja ta na hora de tomar um providência. Cade o impetchman?

  23. Esse Uburu beiçudo nojento! Se coloca contra tudo no meio ambiente e é um feroz destruidor e poluidor da natureza. Que crápula! Esse é o pior lixo da República.

  24. Gilmar gentalha da velha República. Tipo de pessoa que da carteirada. Está sempre envolvido em polêmicas seja ele ou seus familiares. O senador poderia mostras que tem.poder também é pedir o seu afastamento. fora Gilmar Mendes. fora com ele.

  25. Mais uma do Gilmar. Está na hora de realmente termos no STF pessoas de Notório saber jurídico e principalmente REPUTACAO ILIBADA. Está faltando ao Sr. Gilmar.

  26. "O Estado é ele", e daí??? As leis são como ele quer que sejam convenientes aos seus interesses. Ou não? Salve a CRUSOÉ pela prestação de serviço de alta relevância para os brasileiros pagadores do salário nababesco do imperador da bagunça judiciária.

  27. O Ministério Público é a última esperança do povo brasileiro...força, promotor! Confie que a lei deve ser aplicada para todos!

  28. Parabéns promotor! Parabéns Crusoe!Somente através de pessoas sérias podemos ter a esperança de que pessoas desse tipo possam ser,pelo menos conhecidas na sua verdadeira índole!!

  29. Promotor Zappia, continue a fazer seu trabalho técnico em defesa do meio ambiente.O CAPAPRETA BOCA DE BABADO..usa o poder para calar os homens sérios e soltar os corruptos.Cuide-se!proteja-se! O senhor é muito mais importante que ele.o coisa

  30. Atenção governo do MT: cumpre desapropriar essas áreas de mananciais pelo preço do ITR, se é que pagam. O dia que esse “coiso” sair do STF, o Brasil volta a progredir. Ele é uma âncora nos prendendo ao passado

  31. Gilmar Mendes é o agrotóxico, o câncer e a metástase que causam desde leucemia nas crianças de Diamantino até a morte de inúmeros brasileiros em todos os estados, por garantir a impunidade aos corruptos que sangram o dinheiro público e tiram recursos da saúde, educação e infraestrutura.

  32. O gângster do STF, é vergonhoso para o Brasil até quando o patrimonialismo vai vigorar nas entranhas do poder tupiniquim, sabe com quem está falando não acabou. O senado não fez o seu papel de levar para votação o impeachment do GM famigerado, o que está faltando?

  33. Por que ninguém faz um pedido de impeachment contra esse Gilmarginal Mendes? Eu vou fazer! Alguém me explica como prosseguir? Tem que encaminhar isso ao Senado?

  34. Existem muitos intocáveis nesse país. Com relação ao Gilmar Mendes fica a impressão de que se mete em muitas confusões e se acha acima do bem e do mal. Ele não se declarar impedido em várias ações contra amigos mostra bem que pra ele vale tudo pra beneficiar seu grupo. No seu voto a favor da reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado pode-se avaliar como segue a Constituição: interpretação a la carte

  35. Gilmar não é só o advogado de político no supremo. Ele é um covarde e assediador moral. Avança contra jornalistas, advogados, funcionários públicos que o contrariam e contra o brasileiro em geral quando volta atrás em seus votos para salvar companheiros de partido. O cara é do Mal! Sacerdote de Missa Negra.

  36. o MP lutou tanto para ser independente e fiscalizar e agora a cúpula do MP vai punir seus melhores quadros, como fez com Danton

  37. Sinal, o que foi preso e ligou para seu " Deus" chateado. A gravação da conversa roda por aí como o pedido do Aécio para falar com o Flexa. Juiz ou político???

  38. É um absurdo o que está ocorrendo com o promotor ,se ele cumpre a Lei , não tem ninguém por mais alto que seja na hierarquia de ocupação de cargo público se opor contra ela . Respeito e parabéns ao PROCURADOR que exerce sua função com coragem ,olhando para o bem da Sociedade em primeiro lugar .

  39. A coragem do Procurador Daniel eh exemplar, assim como foi a do fiscal de Santos que advertiu o juiz para uso de mascara. Essencial a correção ser valorizada e a lei cumprida por todos, principalmente por aqueles que deveriam estar garantindo seu cumprimento. Acompanhar o caso e mobilizar a sociedade para que o promotor tenha um julgamento justo agora se tornou mais do que necessaria. Divulgando as situacoes e iluminando a sujeira se muda a cultura de um pais.

  40. Todos nós, simples mortais, podemos sofrer as garras da lei, porém existem aqueles acima das leis, como as famílias reais do passado, podem tudo. Gigi deve estar babando de raiva em casa (nojento viram na TV como baba?) coitados daqueles que resolveram enfrenta-lo. Pobre Brasil.

  41. é necessario urgentemente uma mudanca na nomeação de ministros de tribunais superiores, deveria haver um quandro fixo de magistrados de carreira escolhidos por merecimento e antiguidade e 1/5 reservados para juristas por livre nomeição assim como é feito na segunda instancia dos TJs estaduais e com mandato de 4 anos para todos, talvez as coisas ficassem mais transparenres e republicanas

    1. Gilmar vai cair por vaidade. Tem anos que ele ridiculamente tenta "tomar" gilmarmendes ponto com. Go fuck yourself Gilmar.

  42. País de bandidos e cangaceiros de toga!! Da nojo e vontade de vomitar, é um escárnio que ainda em pleno século XXI, assistamos a tudo isso!!! Cadê a coragem dos nossos cidadãos de bem e que tem responsabilidade com o futuro dessa nação!!! O País está afundando e as ratazanas não abandonam o barco!!

  43. Gilmar Mendes pode fazer tudo no Brasil, ele está acima da Lei? - Ao longo dos anos já percebi que realmente a lei não se aplica a ele...

  44. Este funcionário publico VITALICIO e sem concurso, herança do Fernando Henrique Cardoso é uma das figuras mais nocivas em todas as áreas que lhe interessam e ele atua no Brasil. Como disse o ex Ministro Joaquim Barbosa " não sou seu capanga" que agem por ele no Mato Grosso

  45. O advogado de defesa de Luladrão é imparável. Ninguém segura esse patife. Até quando o beiçola vai mandar no STF e deitar e rolar no MT ?

  46. Esse canalha atuou como advogado de defesa do Lula no julgamento da “suspeição” de Moro. Se desmanchou em lágrimas para homenagear o advogado do bandido. Esse escabroso caso que Crusoé trás à luz NÃO terá repercussão na imprensa, muito menos no Estado de MT. Quero vai parar esse patife?

  47. Para a justiça existem duas classes de pessoas:os poderosos que ocupam cargos públicos e os outros.A lei só vale para os “outros”!

  48. "Capitalismo de.quadrilha" só funciona com seus braços no Estado: Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os níveis, municipal, estadual e federal. Atenção STF, estou falando de outro país. Amo vcs, tá?

  49. Realmente Gilmar é contra quem age com JUSTIÇA e honestidade.Pra ele só a LEI DO GERSON "QUE BRASIL E QUE JUSTIÇA É ESSA????????????????

    1. Vejamos que se não tivéssemos um tipo de imprensa como CRUSOE , não é para agradar, não aceita patrocínio com dinheiro de governos, jamais íamos saber deste fato. Até porque as ações que alguns funcionários públicos temerarios impetram contra grande veículos, principalmente impostos, não publicam porque terminam precisando do voto do excelentíssimo Sr.ministro.

  50. A Toga negra do vampiro brasileiro ataca mais uma vez. Negra de suja, podre, fétida e corrompida. Mas, negra também de sem vergonha, sem pudor sem limites. "Brasil, tua piscina está cheia de ratos". 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. #SomosTodosSérgioMoro #SomosDanielZappiaTb

    1. Parafraseando Paulo Cesar Pinheiro: Você está tão mirrado que nem o diabo te ambiciosa. Não tem alma, você é o oco, do oco, do oco, do sem fim do mundo.

  51. Já que o inSUSPEITO STF determinou abertura de processo de impeachment cabe agora aos impolutos senadores darem prosseguimento ao pedido de suspeição deste " impoluto" ministro Gilmar

  52. As atitudes de Gilmar Mendes se assemelham a de um mafioso. Lamentável que uma pessoa assim permaneça como ministro do stf.

  53. Espero ver o dia em que esse Gilmar vai encontrar o castigo que merece. Certeza que tenho e que me conforta é que um dia essa desgraça vai morrer. Pareado com Luladrão, é hoje o maior mal a prejudicar a vergonha nacional.

  54. A sociedade precisa notar a importância que tem o MINISTÉRIO PÚBLICO neste Brasil cheio de corruptos e de membros do STF com o objetivo de manter o status da corrupção. O Ministério Público deve ser defendido com unhas e dentes. Quando os membros safados do STF conseguirem acabar com o Ministério Público podem fechar o Brasil para balanço.

  55. Mais um herói brasileiro tentando bater de frente e fazer justiça contra essa casta politico social que tomou conta do Brasil e perpetua a impunidade dos poderosos. Torcer muito para que um dia tenhamos um Senado honrado para trazer para a realidade do planeta terra esses deuses do STF e STJ, o povo não aguenta mais tanta decisões monocrática e da segunda turma que vai contra os anseios da população brasileira. Como pode mudar lei hoje e fazer ela valer no passado esse e o cumulo da manipulação

  56. É impressionante, além de liberar da cadeia um monte de compadres e políticos ladrões, trabalha incansavelmente para liquidar com a Lava-Jato, livrar todos os poderosos da cadeia, tendo um Instituto do qual recebe lucros e financiado inclusive com recursos de pessoal que tem um pé na cadeia, em seus afazeres particulares ataca o meio ambiente com agrotóxicos em suas fazendas e usa este poder político nojento do Brasil para atacar o promotor. Este escroque deveria estar fora há muito tempo.

  57. Apesar dos pesares continuo acreditando nesse meu Brasil brasileiro... Um dia... , o qual não está muito distante... GilMAR, e outros.... vão MARchar pra onde merecem... Quem viver verá... !!!

  58. Que tal os senadores ingressarem com um mandado de segurança pedindo ao ministro Barroso que determine que o presidente do Senado instaure a CPI da Lava-Toga?

  59. DANIEL BALAN ZAPPIA exemplo de retidão e de compromisso com a cidadania ao proteger patrimônio público da predação gananciosa e desmedida desse ministro (com m minúsculo) que atua criminosamente sem limites e atropela a lei para se locupletar com a exploração predatória do meio ambiente, com danos irreversíveis aos mananciais. DANIEL BALAN honra a JUSTIÇA; não desistiu mesmo sob tanta pressão e resiste! Obrigada Crusoé por revelar mais um herói que defende a cidadania - nos anima com esperança!

  60. É de pessoas como Daniel, Dangnol e outros q o Brasil precisa para enfrentar esses pseudopoderosos de plantão. verdadeiras máfias

  61. Agora entendemos porque o GM ligou todo preocupado para o Sinval Barbosa quando prenderam ele. 7,7 milhões por uma 'faculdade' não é pouco.

  62. Bonito, não é Seu Gilmar, usando seu cargo público em benefício próprio! isso é uma forma grave de desonestidade. E o ministro mais arrogante do STF poderia canalizar um pouco da sua empáfia contra essa súcia que costuma sangrar nossos cofres.

  63. O BOCA DE CAÇAPA ODEIA QUEM OUSA INVESTIGAR OS SEUS CRIMES, POIS ASSIM É COM DALLAGNOL E OS DEMAIS INTEGRANTES DA SAUDOSA LAVA JATO. 'QUEM TEM MUITO A ESCONDER, NUNCA TEM MUITO A DIZER' MAS UM DIA O VENTO MUDA DE DIREÇÃO E ELE TERÁ MUITO A RESPONDER. É UM GANGSTER COM UMA CAPA PRETA E O SENADO QUE HÁ MUITO JÁ DEVERIA INSTALAR A LAVA TOGA?. OS CONGRESSISTAS OPERAM UMA SIMBIOSE COM O STF PARA QUE A CORRUPÇÃO NO PAÍS SEJA PERPETRADA. UMA PENA QUE O JANOT NÃO TEVE A CORAGEM DE CUMPRIR A SUA MISSÃO🚔

  64. Só um IRA ou ETA à explodir esses poderosos do poder. Esse Gilmar e tantos outros que vivem as custas do povo, e se acham donos do mundo.

  65. Onde há fumaça...O que me alegra é que esse senhor "ministro" tem mais 10 anos, se nada acontecer, e essa moçada com vontade de mudar a mentalidade do país, punindo SIM poderosos se cometerem crimes, tem longa vida pela frente. Meu muito obrigada a todos os jovens que querem um país melhor, acreditem nisso, lutem por isso!

  66. Gilmar Mendes vai ser dono do Brasil, pelo visto d por outras questões que o envolvem sempre com aspectos de estar errado, mas pressionar para conseguir seu intento. Quem poderá detê-lo?

  67. Até quando Deus.... teremos que aguentar tanta corrupção?!!. Trata-se de um crime de advocacia administrativa. O Código Penal, em seu artigo 321 define tal crime. Um ministro do STF cometendo vários crimes e nada é feito. Que país é esse?!!!

  68. E como sempre todos sabemos o final dessa história. O que faremos? Nada! Ficamos todos tagarelando, reclamando e não faremos coisa alguma. Não existe o sentimento de unidade, de amor ao país. Ainda estamos como na antiga colônia, baixando nossas cabeças para os nossos “senhores”!

  69. O Beiçola não perde por esperar. Este caso e outros dos Deuses do Olimpo mais cedo ou mais tarde virão à tona na mídia toda. Por isso ele descarrega sua ira toda na segunda turma e no pleno quando está votando.

  70. Gilmarprepotentesupremomendes acha que a justiça é sua e de seus amigos e familiares. Assim como Jair acha que o exército, a PF é dele.

  71. Sempre o grande “supremo”!!! Outros podem ser considerados suspeitos, ele nunca!!! Pobre Brasil!!! 🤬🤬🤬🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  72. Nada surpreendente, vindo de quem julga Sergio Moro suspeito de aplicar a lei contra corruptos, bem assim. Coisa de Republiqueta de Bananas!

  73. Essa história me fez lembrar da saga da norte-americana Erin Brockovich contra a gigante PG&E, acusada de contaminar o solo do vilarejo onde está instalada com cromo-6 e obrigada a indenizar as famílias com US$ 333 milhões. Gilmar Mendes, um verme disfarçado de ministro do STF, usa seu poder para corromper autoridades e pressionar desafetos. Uma pena termos que aturá-lo até 2031.

  74. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  75. Parabéns ao promotor Zappia pela coragem de investigar o chefe da máfia que mais envergonha e assola o país - a Máfia da Toga. Mais uma vez GM evidencia seu caráter destrutivo, corrupto, repugnante e imoral aos olhos de qualquer cidadão de bem.

  76. Sabemos agora com quem estamos pelejando: um Beiçola raivoso, tóxico, que não encontra barreiras para intimidar, praticar tráfico de influência e que encontra respaldo no meio jurídico, apesar sua truculência. Primeiro era a história da compra da faculdade em Diamantino pela Prefeitura Municipal por 7.7 milhões de reais e agora o "exemplar ministro" se apresenta com um poluidor de rios com agrotóxicos oriundos de sua propriedade. E ainda sobra ao procurador Daniel. Vergonha!

  77. Esse verme desse beiçola desperta nas pessoas de bom caráter um nojo do tamanho do universo, quando esse imundo asqueroso vai pagar por toda a maldade que pratica?

  78. O Gilmar Mendes não vale nada. Fato. Ele pensa que é rei, com um direito divino de fazer o que quiser, sem ser perturbado pela lei. Esse jogo baixo de usar o poder contra quem ousa investigá lo, não é novidade. É fato público e notório a perseguição ao jornalista Augusto Nunes. E não acontece nada com o delinquente. Que país detestável é o Brasil.

  79. GILMAR MENDES É UM CACHORRO LOUCO COM PODER,UM CRÁPULA QUE USA DE SUA TOGA PRÁ NÃO SÓ GANHAR DINHEIRO, COMO SATISFAZER SEU EGO DE PSICOPATA

  80. O que falta no Brasil, é educação descente para o povo, sistemáticamente minada pelos corruptos no poder, a fim de manipular a grande massa dos votantes e assegurar a reeleição dos já empossados, ainda que o voto no Brasil é obrigatório, o que facilita a manipulação. Moro como PR! Os que se candidataram até até agora são todos incompetentes e/ou corruptos.

    1. Nem covid essa desgraca pega. Abjeto, nocivo, uma maldição que o FHC deixou aí. Não honra a constituição esse nauseabundo. O povo do Mato Grosso conhece a figura. Eu tenho medo desse cara. Vingativo. Trabalha na sombras. Podre.

  81. Quem ainda duvida que o beiçola manda jo Brasil? É só ver como o Lula, Bolsonaro e muitos outros poderosos da política sempre se ajoelham e beijam as mãos do grande capo brasileiro.

  82. c. Parabéns. É preciso instaurar o processo de IMPEACHMENT de Gilmar Mendes. Atuando em causa própria, esse senhor está destruindo o pouco toda a estrutura do Estado destinada a combater criminosos. Os fatos nerrados nessa excelente reportagem mostram, mais uma vez, as causas da perseguição movida por Gilmar contra membros do Ministério Público que cumprem o seu dever. GILMAR: "Governador, que confusão é essa". Não esquecemos.

  83. O empresário ministro odeia o país, parece que até o meio ambiente está apto a destruir, com tanto ódio na alma, não é à toa que ama Portugal.

  84. Fico feliz em saber que ainda há procuradores justos, que cumprem sua funções sem ver a capa do processo. O dia que todos agirem assim o Brasil muda para melhor. Fora Gilmar

  85. Esse BEIÇOLA é uma BRAGA (Corrupto pois apoia Corrupto) deixada pelo FHC. E se apoia nos políticos que de forma geral também são corruptos. É uma corrente difícil, mas não impossível, de quebrar. Unam-se os probos e éticos do serviço público para dar uma lição definitiva neste verme que é o Beiçola!!!!

  86. Dá-lhe Daniel, que ele faz por merecer, como bem disse Barroso: ..."você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia."

    1. Obrigada Natalia, por relembrar-me dessa magnífica descrição do nojento Beiçola! Barroso é o máximo, sua fala e comentários me representam! “Mentiras não incomodam...”

    1. Parabéns pela coragem de realizar e publicar reportagem tão esclarecedora!

  87. A desmoralização é puniçao do Sr Mendes por irregularidades quaisquer,seria um bálsamo muito bem vindo,mas nesse caso o promotor me parece um ativista empedernido.

  88. Uma das pessoas que mais prejudica o Brasil é o Ministro Gilmar Mendes. Ele se esqueceu da Constituição e cuida apenas da constituição de sua rede de influências.

    1. GILMAR VAI MORRER DE MORTE HORRÍVEL, FICARÁ HEMIPLĖGICO É BABARA NA TOGA,QUE NEM CACHORRO LOUCO QUE É

  89. Estamos diante de uma espécie de Poderoso Chefão resguardado pelos privilégios de intocabilidade da ‘justiça superior’. A que ponto este país chegou?!

    1. Gilmau mendes! Que o diabo o carregue junto com os seus .Veremos do alto vc , os seus , sarneys, malufos e outras santidades .

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO