SergioMoro

Breve interlúdio

04.12.20

No artigo anterior, Protegendo a democracia I, sobre projetos relevantes para o país, defendi o fim da reeleição para cargos no Poder Executivo a partir de 2023.

Assumi o compromisso de que o próximo artigo seria o segundo de uma série sobre “propostas que visam afastar esses mesmos riscos [autoritários] e assim fortalecer a democracia”.

Vou quebrar temporariamente o compromisso para um breve interlúdio.

Por mais de 22 anos atuei como juiz federal de primeira instância. Tive vários casos relevantes. Destaco, nos últimos anos, minha atuação como juiz federal responsável em Curitiba pelos processos atinentes à Operação Lava Jato. Ela gerou uma onda de anticorrupção que se alastrou por toda a América Latina. Representou o fim da impunidade, pelo menos como regra, dos crimes de corrupção no Brasil e em outros países da região. Há uma dúvida relevante: se a impunidade, como regra, será restabelecida diante de pontuais reveses nos últimos anos, mas isso ainda é uma questão em aberto.

Depois, atuei como ministro da Justiça e Segurança Pública para implementar forte agenda contra o crime organizado, a criminalidade violenta e o crime de corrupção. Tal agenda envolvia ações executivas do MJPS e dos órgãos vinculados, bem como alterações legislativas cujo carro-chefe foi o projeto de lei anticrime. Deixei o governo pelas razões já conhecidas.

Cumpri minha quarentena jurídica por seis meses e, após o seu término, aceitei o convite para ingressar no time de especialistas da empresa internacional de consultoria Alvarez&Marsal, para atuar na área de disputas e investigações.

Continuarei a fazer o que sempre fiz, especificamente promover a agenda anticorrupção e de integridade, mas agora diretamente no setor privado.

A Operação Lava Jato funcionou como um toque de despertar ou como um momento de clareza para o empresariado brasileiro. Empresas que se envolveram em práticas de suborno reiterado sofreram danos reputacionais e financeiros severos quando o sistema de corrupção foi trazido à luz. Aquelas que mais rapidamente reconheceram sua responsabilidade e celebraram acordos de leniência com as autoridades foram as que conseguiram melhor minorar os danos e iniciar o processo de recuperação. As empresas que demoraram foram mais duramente afetadas.

Implementar sistemas efetivos de compliance – de fachada não valem, já os vimos na Lava Jato –, realizar procedimentos de investigação corporativa diante da suspeita de ilícitos internos, promover procedimentos de diligência devida nos negócios, fazem parte atualmente da política de integridade que deve ser adotada por qualquer empresa séria.

As empresas não precisam esperar o Congresso, o governo ou o Judiciário para adotar políticas de integridade. As melhores, aliás, avançam, nessa área, independentemente do que acontece na política interna, e têm os olhos para o mercado internacional, cientes que devem adotar os standards de integridade no nível mais alto para que tenham condições de competir em um mundo cada vez menor.

Não se trata apenas de promover integridade e prevenir corrupção. Exige-se, entre outras coisas, conformidade com a preservação do meio ambiente – e sabemos como essa questão hoje tem importância fundamental no mercado internacional –, com o respeito e o tratamento digno dos acionistas, dos empregados, dos consumidores e das comunidades que cercam as empresas. As condutas empresariais devem levar em conta profit, people e planet, os três “pês” em um sentido bem diferente do qual usamos no Brasil.

Empresas e empresários podem fazer a diferença. Lembro do exemplo de Libero Grassi, empresário italiano que publicamente recusou-se a pagar o pizzo – a taxa de proteção – à Máfia siciliana e que, por isso, foi assassinado. Na via Vittorio Alfieri, em Palermo, há uma placa em sua homenagem que diz: “Aqui foi assassinado Libero Grassi, empresário, homem corajoso, morto pela Máfia, pela omertà das associações das indústrias, pela indiferença dos partidos e pela omissão do estado”. Apesar da tragédia, sua morte inspirou o surgimento de associações empresariais como o Adiopizzo, que se recusam coletivamente a render-se à extorsão da Cosa Nostra.

No Brasil, não precisamos chegar a tanto. O modo de fazer negócios no país pode mudar em definitivo. Hoje isso depende mais das empresas do que do poder público. O setor privado brasileiro avançou, impulsionado pela Lava Jato, e pode avançar mais ainda. Isso pode ocorrer através de ações individuais das empresas ou pelo agir coletivo delas.

Minha ida para o setor privado representa a continuidade da luta pela integridade, agora para ajudar as empresas a fazer a coisa certa. Ouvi nos últimos dias algumas críticas precipitadas. Algumas surpreendentemente vieram até mesmo de pessoas suspeitas de terem recebido suborno ou que nada fizeram contra o sistema de corrupção revelado pela Lava Jato. Esclareço: não há conflito de interesse, pois não atuarei em casos envolvendo empresas da Lava Jato. Mesmo sendo desnecessário, pois jamais ultrapassaria a linha ética, isso está explicitado no meu contrato. Ainda trabalharei em setor diferente da A&M daquele que atende as referidas empresas. Agregue-se que a A&M não defende as empresas em questão dos crimes descobertos pela Lava Jato, mas, sim, atua na reestruturação de sua governança ou na recuperação judicial, algo completamente diferente.

A única crítica que se pode fazer é que, de fato, mudei de “lado do balcão”, indo do setor público para o privado, mas os meus princípios e os meus compromissos com a integridade e a luta contra a corrupção continuam os mesmos, como sempre foram. Ajudar as empresas brasileiras e estrangeiras com políticas de integridade e anticorrupção pode fazer a diferença e transformar o país independentemente da política. Você não precisa ser juiz, ministro ou presidente para fazer a coisa certa.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É lamentável que um homem com a sua história de serviços pelo país tenha sido vítima de ataques contínuos a sua reputação, e pior ainda, ter que se explicar, quando o ingrato povo brasileiro é que lhe deve um pedido de desculpas por ter permitido que essas publicações ofensivas ganhassem espaço nas redes sociais. A realidade é que o Presidente abandonou sua proposta de campanha de combate à corrupção quando seu filho foi denunciado e aí, não havia mais espaço para uma biografia como a sua no gov

  2. Parabéns, Dr. Sérgio Mouro. Sua história é um exemplo para nossos filhos, de integridade e de luta pelo o que é certo.. Graças a Deus o senhor continua a escrevê-la. Não pare. Se um dia resolver ir para a política, pode contar com o meu voto.

  3. Fazer a coisa certa sempre! Sucesso na nova trajetória! Ajudando a melhorar a integridade, ou seja, a “honestidade”, das empresas, bem como o combate e a prevenção da corrupção no ambiente empresarial! Siga seus princípios e valores!

  4. .. Quando alguém chega com "dúvidas" sobre o Dr. Sergio Moro, faço-me de desentendido. ... Deixo que fiquem com as "dúvidas". ... Acredito no cidadão Moro.

  5. O senhor resgatou o que há de digno e ético neste país. Quando um homem se eleva acima do mal eleva o seu povo junto. Grande Sérgio Moro!

  6. Perfeito Dr. Moro, mas, para os ladrões e corruptos que estão acostumados a misturar o público com o privado para fazerem suas tramoias e seus roubos aos cofres públicos, integridade e ética são palavras que não estão nos dicionários deles, daí que eles logo vieram a público apostando na desinformação e na ignorância da massa, apresentar a versão deles acerca da sua escolha. A canalhice nojenta dessa corja e já passou dos limites.

  7. Dr. Moro, o Sr não precisa justificar seus atos, quem o conhece entende, quem não o conhece não acredita! Nunca duvidei das suas melhores intenções em ajudar o país e livrá-lo da corrupção, pena que nem todos querem ou trabalham pra isso. Boa Sorte, na sua nova empreitada!

  8. Excelentíssimo Juiz Sérgio Moro. Certamente o mundo passa por uma grande crise; denominada "CARÁTER". Infelizmente a honradez, foi-se; desapareceu. Certo ou errado, convivem em total harmonia. Há um sentimento que ainda permanece numa parcela muito diminuta da sociedade global o da vergonha moral. Eu o admiro por vislumbrar no Excelentíssimo Juiz; qualidades, virtudes e um apreço inquestionável em preservar as boas virtudes e pô-las em prática; num tempo de grande crise. Abraços.

  9. Bravo! Disse tudo,Moro. Não precisa ser Presidente pra fazer a coisa certa, precisa só ser honesto e não parecer honesto. ÔÔ presidente fraco e os meninos traquinos que dá medo.

  10. Dr Moro O Sr e sua equipe e outras forças tarefas tentaram e conseguiram acuar e expor o cinismo ,a mentira deslavada ,as gangues organizadas delapidadoras do patrimônio do povo Brasileiro!Vcs nós deram esperança que os sobre preços ,as negociatas não seriam mais executadas com a maior desfaçatez e sem cerimônia! Enfim mais recursos que inteligentemente utilizados dariam ao Povo Brasileiro o que ele precisa Melhor serviços de Educação e Saude Esses recursos bem

  11. Aqueles que o criticam são os mesmos que desejam desacreditá-lo junto à opinião publica por que lhes falta vergonha-na-cara para assumir que são corruptos e ladrões da coisa pública. Confiamos no senhor, meritíssimo!

  12. Sucesso amigo, você tem o direito e merece ser o que quiser. Nenhum político em qualquer momento da nossa história prestou mais serviço ao país que o brilhante ex juiz. Aqueles que o criticam o fazem pelo desejo de ver sua reputação denegrida. Temem na verdade a revolução que você pode fazer junto ao setor privado onde iam vilmente buscar o "ouro"...Grandes tolos que são, acreditam que palavras valem mais que ações, mas o povo soberano que é, se expressará é nas urnas. 2022 é logo ali!

  13. Boa sorte na nova empreitada! Que sua história de vida, apesar dos percalços, seja reflexo de sucesso para a nova fase, e que Deus lhe guarde e abençoe!

  14. Muito sucesso, Dr Moro! O senhor merece tudo de bom: fez com que milhões de brasileiros acreditassem na justiça contra os corruptos. Pena que houve um estelionato eleitoral e tudo se acabou! Quem sabe futuramente alguma coisa possa mudar no país novamente! Obrigada por tudo!

  15. Sucesso Moro, infelizmente será sempre perseguido por corruptos e adoradores de corruptos, mas o seu legado é muito.maior e sua contribuição para sociedade brasileira foi muito mais significativa que muito político com anos de mandato, sucesso na vida privada, espero que recupere sua carreira que foi arruinada por um traidor

  16. Desejo muita sorte e sucesso na iniciativa privada. Meus sinceros agradecimentos por tudo que fez pelo nosso país enquanto Juiz e Ministro.

  17. Dr Moro! Agradeço pela qualidade e profundidade de seu artigo!Não nos devia explicações pois sua vida sua carreira seu futuro e de sua família só a si dizem respeito!Contudo hoje o drMoro revelou a sua estirpe de um Homem com H maisculo !Não saia da trincheira da defesa da etica nos negócios entre público e privado,do respeito e integridade das posições assumidas!Agindo assim nunca será confundido com os escroques e adepeutas que tem levado este belo Pais viver o seu mais longo ciclo vicioso.

  18. Para mim, esse texto corroborou tudo aquilo que sempre vi em suas atitudes: transparência,dignidade, compromisso com a lei e busca por justiça. Não tenho dúvida de que o novo trabalho será mais um sucesso profissional.Parabéns por manter-se na área jurídica pois você a enobrece.

  19. Que texto excelente: o melhor de todos que já li, de Sergio Moro! O título, poético, musical, bíblico, muito pertinente ao momento... sorte, muita sorte Sergio Moro!

  20. Continuo com esperança em você. Quando você em seu discurso de despedida do Ministério de Justiça revelou a intenção do Bolsonaro de 'querer" a PF do Rio.... eu disse:"Jamais o Moro falaria isso sem provas" e eu acertei. Tenho 85 anos e voto sempre. Aguardo sua decisão para o futuro. Meu respeito.

  21. Sucesso. Me resta uma única dúvida: -Quando o sr. Pedida licença para poder participar da disputa presidencial, ainda que seja apenas para tirar o Bolsonaro da disputa no segundo turno

  22. E, novamente, atrevo-me a sugerir-lhe: o BR somente será governável sob a égide do Parlamentarismo, como qqer país vanguardista. Venha pro Senado, aprofunde-se nessa idéia, e entre pra História do Brasil, como o artífice desta mudança de rumo do nosso tão maltratado país. Torço por Vc. Alvaro Costa (@brasília_urgente)

    1. Sr Álvaro ! Pela segunda vez atrevo-me a não só endossar a sua sugestão de implementar o parlamentarismo como a melhor forma governar este Belo Pais mas também a a entrada do de Moro na política pelo Senado!

    2. Apoiado. É no Senado que o Dr Sérgio Moro pode continuar sua missão.

  23. Desejo sucesso em seu novo trabalho. Tenho certeza que todos ganhamos tendo o Senhor na orientação da boa conduta das empresas.

  24. Sergio Moro. Desejo sucesso nessa sua nova iniciativa. Ao contrário do que se falou, acredito que você não tenha mudado ver lado, mas tenha procurado, mais uma vez, um ambiente onde suas convicções e experiência possam ser melhor aproveitados, para o benefícios de todos nesse nosso planeta. Boa sorte!

  25. A OAB e os bolsopetistas só vão admitir que Moro está certo se ele disser que Lula não é ladrão e que Bolsonaro jamais protegeu os crimes de sua família.

  26. Caro Sergio. Pode ser só impressão minha. Mas, vejo com um certo contentamento que o fato de Vc ter decidido mudar de "metier", aceitando partir pra iniciativa privada, signifique que meus "palpites" por aqui, encontraram algum eco em sua mente. Excelente. Permaneça imune às aventuras de disputar a PR em 2022. Os de bom senso lhe aguardam como Senador, e só após esse estágio, pense na PR. Pelo e para o bem do BR. Alvaro Costa (@brasília_urgente)

  27. Desejo sucesso na sua nova carreira! Entretanto não nos abandone, ainda tenho esperança em poder votar no seu nome para Presidente do Brasil.

    1. Parabéns Dr. Sérgio Moro. Muito sucesso, que os tentáculos do Bolsonaro não consiga.atingi-lo.

  28. Excelente artigo Dr. Sergio Moro, especialmente o fecho: "... não precisa ser juiz, ministro ou presidente para fazer a coisa certa." Pessoalmente, Prezado Dr. Sérgio, rogo-lhe, como velho ex-Operador do Direito e ex-executivo empresarial, já fora de combate, que o Senhor não mais cai na arapuca como a que lhe foi recentemente armada, simples e sutilmente, sem qualquer sobra de dúvida, para "abrir o caminho e deixar a boiada irmandade passar ...!"

  29. Parabens dignissimo JUIZ e ex-ministro da Justiça. Depois de sua inestimável colaboração ao setor privado esperamos sua volta em 2022 como candidato à presidente da repúbica. O Brasil tambem precisa de integridade na Administração Pública e V.Sa. é a pessoa mais qualificada para nos ajudar a atingir esse objetivo.

  30. Honestamente, não tenho mais adjetivos para dizer o quanto eu o admiro e respeito. Eu confio tanto na sua ética e no seu caráter, que apesar de muitos bolsopetistas me ofenderem quase diariamente, minha opinião é inabalável. Parabéns, parabéns, parabéns! DEUS o abençoe e proteja na sua nova caminhada. Faça a coisa certa sempre.

  31. Na torcida pelo sucesso da sua atuação na A&M. Políticos suspeitos e jornalistas enviesados apenas passam recibo quando expõem o incômodo com o que representa Sérgio Moro.

  32. Parabéns Dr Sérgio Moro! Muito sucesso nesse novo desafio a que se dispoe enfrentar. Contamos com sua integridade e moral acima de tudo. Que o senhor continue nos dando motivos para acreditar num pais com justiça e igualdade para todos.

  33. Admiro,a sua ética e seu comportamento no governo não se sujou com barganhas,no toma lá dá cá,saiu de cabeça erguida ,parabéns Dr Moro ,sempre nos ajudará a vencer esses corruptos,fui funcionária pública,graças a Deus nunca envolvi em coisas erradas ,sempre com honestidade e pudor.

  34. Dr. Moro, as críticas vem daqueles que tem interesse não só na corrupção do passado, mas principalmente a do futuro, pois se as empresas seguirem pelo caminho da retidão, da ética, como ficará nossa elite política corrupta de amanhã? Parabéns .

  35. Como sempre, irretocável. Inacreditável que precise fazer um interlúdio para explicar o que vai fazer e como vai agir. É inacreditável que sua história não baste.

  36. Apesar das notícias “ Maldosas “, plantadas por maliciosos de plantão , que tentam denegrir a sua imagem , hora alguma duvidei da sua integridade , Quando se tem Integridade não importa de lado do campo que se joga, o foco sempre será na execução dos deveres .

    1. Dr Sérgio Moro. Sua trajetória é digna de orgulho. Os brasileiros têm orgulho de saber de sua impecável conduta.

  37. Penso que os lados do balcão são: provedores e consumidores. Assim, você não mudou de lado realmente, continua oferecendo sua capacidade à melhoria institucional. Também creio que o compliance tem potencial para ajudar a melhorar nossas sociedades e sua presença nesse setor é uma grande ajuda nessa direção. Mãos à obra.

  38. Rico em caráter e integridade. São estes atributos que instam Sergio Moro a dar reiteradas justificativas para seus atos. Como é desgastante e cansativo ser correto !

    1. Por essas ou outras torci muito para que Moro não aceitasse ser Ministro da Justiça do Governo Bolsonaro, eu tinha certeza que ia dar errado! Não tinha como dar certo o encontro de um Protetor da Justiça com um Politico profissional, e pasmem, usar descaradamente as armas de Presidente pra proteger um filho bandido.

  39. Parabéns, caríssimo! Eu não esperava nada diferente disso. Infelizmente, poucos têm acesso a esse artigo e muitos têm se deixado levar por comentaristas infames e vendidos, que falam para a grande audiência, em TV aberta, levantando teorias absurdas de que o senhor faliu as empresas lá atrás, já pensando em ser pago agora pra restaurá-las! É gente de uma vilania sem limites, falando a uma turba de esquizofrênicos! Então, leve sua voz ao público também! Não deixe que a calúnia prevaleça!

  40. Parabéns Dr. Sergio Moro.!. O Senhor sempre será o exemplo " faça a coisa certa". Eu desejo todo sucesso do mundo. Obrigado pelo digno trabalho frente a Lava Jato. Mãe de Jesus abençoe o Senho

  41. Parabéns Moro, as críticas feitas por gente que adora político ou envolvido por corrupção só te engrandece. As favas os bolsopetistas...

    1. Sr Fernão! Mereceu o comentário abaixo do srLauro até porque está muito claro que o máximo que sr Fernão deve ler e entender são artigos tipo "folha de couve" ou os "Fake"produzidos por aulicos ao serviço de FlaviosEduardosJaires e de anteriores!

    2. Incrível esse comentário, o cara não entende o que lê ou é bolsominion do tipo lulista.

    3. Fernão, você é gente ou computador? Estou em dúvida. Não quero acreditar que seja apenas imbecil.

    4. Fernão, o que vc está escrevendo é vergonhoso para você. Mostra que não aprendeu nada até agora.

    5. FERNÃO, uma pena seu comentário. Leia o texto novamente, tente entender, abandone a cegueira bolsonarista/petista, raciocine, enfim.

  42. depois de tudo que o senhor fez pelo nosso país e por nós , eu continuo acreditando que o senhor jamais mudará de lado e tem o meu apoio em sua decisão , e se vier a ser candidato tem meu voto e de toda minha família, pois nós temos uma dívida contigo , por ter pelo freado uma parte dos marginais que destruía nosso futuro e nosso país, boa sorte em sua nova empreitada.

  43. Excelente, Moro. Parabéns. O Brasil carece de bons exemplos e boas condutas. Os ataques feitos contra você confirmam essa percepçāo. Boa sorte, e continue a ajudar o Brasil a tentar (pelo menos tentar) fazer a coisa certa.

  44. Parabéns Dr Moro! O Senhor foi exemplo de integridade na Política e tenho certeza que continuará assim na vida privada. Boa sorte em sua nova trajetória. Que o Senhor reencontre a paz junto à sua família pois, poucas pessoas a merecem tanto quanto o Senhor.

  45. Dr Sergio Moro, acompanho sua atuação nesse Brasil de corruptos desde a Lava Jato. Confio que está dando o melhor de si para auxiliar no combate à corrupção. Agora atuando na prevenção desse mal. O Brasil o aguarda nas urnas de 2022. É o nosso desejo. De excelente qualidade o seu artigo.

  46. Com prazer acompanhei a leitura clara e honesta de sempre. Parabéns excelência e agradecimentos por aplicar seu tempo e conhecimento a serviço do desenvolvimento e bem estar nacional através do setor privado.

  47. Sr Moro quem cuida dos seus primeiro, tem a tranquilidade de cuidar dos outros depois. Estamos aguardando vosso retorno. Não nos abandone por favor.

  48. Tenha certeza que foi uma decisão acertada, o setor público no Brasil via de regra é ineficiente, corrupto e gastador, em sua volta gravita uma classe política nefasta e viciada a saciar-se do dinheiro público bem diferente do setor privado onde se premia a eficiência por meritocracia. Parabéns Dr. Moro, sucesso nesta nova caminhada, o senhor não deve nada a ninguém já deu sua contribuição ao país dignamente o resto é fofoca.

  49. O apoio e os aplausos já são incondicionais, EXCELENTÍSSIMO Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO, por sua caminhada pela merecidíssima continuidade da realização pessoal, por sua felicidade e a de sua família, pela certeza da sua competente vocação plural e porque tudo o que fez e faz reverte em ações edificantes p/ o NOSSO POVO e o NOSSO PAÍS!!! MAS A ESPERANÇA EM VÊ-LO COMO O VERDADEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL DE UMA NOVA ERA DA NOSSA HISTÓRIA, É IRRENUNCIÁVEL!!! ESPERANÇA IR-RE-NUN-CI-Á-VEL!!!!

    1. ...juntamente com as empresas quem implementam sistema de compliance verdadeiro e com todos os investidores e trabalhadores dessas empresas.

  50. Acho que o combate à corrupção só começaria de verdade quando os honorários de advogados fossem pagos somente com dinheiro de fontes de renda comprovadamente honestas, sob pena do advogado responder como cúmplice.

  51. Tenho muita dificuldade em aceitar este discurso de que políticos e servidores públicos são pobres vestais corrompidas por empresários inescrupulosos.

  52. Fico reparando aqui muita rasgação de seda por sua pessoa. Acho que vc merece todo o reconhecimento por seu histórico recente, mas cuidado meu caro, não deixe isto subir na cabeça... Vide o que se deu com o tal "Mito". Aposto em vc Moro, mas lembre que apoio não é cheque em branco, e que a "coisa certa sempre, e pra valer", é que vai te manter no topo. Cuidado com a vaidade, e reconheça sempre que a Lava Jato foi fruto de um trabalho em equipe onde vc era apenas uma das peças...

  53. Caro Dr. Sérgio Moro, Sei que muitos são os que lhe atacam e lhe atacarão por esta decisão, querendo deturpar os fatos e sujar sua imagem. Eles têm motivo para isso. Temem que V.Sia possa chegar ao cargo mais alto da nação e com sua ética, seu histórico e sua integridade moral lhes fechem as portas, literalmente. Não se intimide, V.Sia. é a única esperança atual por um Brasil melhor. Os demais são todos farinha do mesmo saco.

  54. Parabéns Dr Moro , sucesso sempre e não ligue para as críticas , pois dói mais no invejoso o sucesso alheio , do que o seu próprio fracasso ....Até 2022, depois deste breve interlúdio . O Brasil te aguarda de braços abertos para honrar a Pátria como grande estadista que é ; como Presidente da República de todos os Brasileiros ....

  55. Dr. Moro, só nos resta, como cidadãos de bem, desejar ao senhor e à sua família sucesso na nova empreitada. Quem conhece sua biografia e acompanha sua trajetória pública - de rara competência e ética pessoal e profissional - nem precisa desse breve interlúdio para compreender sua decisão. Parabéns e que Deus os proteja.

  56. Jair Bolsonaro transformou seu governo num verdadeiro manicômio. Nele não havia lugar para SERGIO MORO, dotado de luz própria. As criaturas das trevas não suportam a presença da luz. Por isso, SERGIO MORO incomodava tanto. Todos nós, brasileiros de bem, prestamos nossas homenagens ao Dr.Sergio Moro, despejando sucesso em seu novo desafio e proteção Divina a ele e sua família.

  57. Parabéns Dr. Sergio Moro! Foi a melhor decisão de sua vida: deixar um governo que traiu seus eleitores, deixar a política, onde a maioria é corrupta, e trabalhar para que as empresas não sejam corruptíveis. E siga o conselho de sua família. Deixe o Brasil por um país que reconheça seus méritos. Infelizmente não merecemos ter um Presidente como o senhor. Vamos ter que ralar muito ainda!!!Boa sorte e obrigada por tudo!!!

  58. Parabéns, por esse seu novo desafio. Deus o guarde, ilumine e abençoe. Além de fé, desejo-lhe muita sorte, pois não fazem mal a ninguém. Abraço!

  59. Parabéns, dr Sergio Moro! Exemplo de honestidade e fibra! Seja feliz com sua família e que Deus o abençoe e proteja. A política não é para o senhor , homem honesto e honrado . No governo só há sanguessugas e corruptos .

  60. Não precisava nem explicar. Só não "entendeu" quem nunca se preocupou em combater a corrupção ou sempre se beneficiou dela. Desejo-lhe sucesso nessa nova batalha. P. S. Não duvido que logo impliquem com o seu "faça a coisa certa", alegando que é plágio do nome do filme. Mas faça a coisa certa mesmo assim.

  61. Caríssimo e respeitável Sergio Moro.O Brasil dos brasileiros decentes o aplaudem e estarão sempre na torcida por você . Aqui , esperando o desiderato qto ãs investidas ignóbeis tanto da OAB/SP, quanto à daquele deputado petista junto ao Aras . Será o mesmo resultado daquelas outras qdo queriam impedi-lo de escrever em jornais e revistas . Mas é revoltante .

    1. Essa otária aí deve estar a serviço de uma claque do submundo da imbecilidade.. vez em qdo aparece com outro nome estranho.. deixem-na em paz com sua esquizofrenia..

    2. Cara, quanto ganha um robô? Você está em todas. Não precisa nem ler a reportagem, para o bem ou para o mal, lá estão seus ataques.

    1. Você sabe ler? É capaz de entender uma linha do que lê???

  62. Eh, o mundo atual é construído pelo “dvogados”... vai fundo pq com o manicômio judiciário ao qual chegamos (aqui na terrinha principalmente), só “doutô” sabe construir...

    1. Você deve ser da manada bolso que está indo para o brejo.

  63. Boa sorte, aproveite mais esse aprendizado. Continue a cuidar de sua segurança, e dos seus. Não se esqueça da esperança que nos despertou.

  64. O melhor o que tens que fazer realmente ir para o setor privado.... a vida segue, e com certeza terás muito o que fazer e contribuir para que esse sistema corrupto diminua principalmente em países tupiniquim como o nosso. Os políticos não entram na política por questões ideológicas e sim para enriquecer facilmente, num país com tanta impunidade e injustiças.

  65. Creio que agora seu trabalho, tão excelentemente desempenhado no setor público, atinge patamar mais elevado, horizonte amplo, muito mais eficácia. Ganha o Brasil. Ganhamos nós. Obrigada, Dr. Sergio Moro! Toda nossa confiança.

  66. Como sempre correto.Certamente será vitorioso na sua atual empreitada, porém se quiser ser feliz aí deve ficar. Entrar no lodacal político brasileiro e lidar com seus integrantes é tarefa pra Hércules ( se ele existice). Advertência: olhe bem ao seu redor e cuidado com seus apoiadores (Huck, Mandetta et caterva ). Felicidades.

  67. Seja bem vindo a iniciativa privada. Depois de sua vida como servidor público e sua passagem pelo mundo político, como ministro neste cenário conturbado, sua experiência no “ outro lado do balcão “ será o complemento que precisa para ser uma excelente opção como presidente da república.

  68. Parabéns por sua lisura. Agradeço os esclarecimentos prestados, está plenamente entendido que o Sr faz a coisa certa, sempre.

    1. Certíssimo SÉRGIO MORO, boa sorte na novo projeto! Longe do PR tudo vai acontecer bem.

  69. Para mim, Sérgio Moro foi e é um grande juiz e tem o direito de trabalhar onde bem entender. Caiu na armadilha do Bolsonaro, aliás...caímos. É jovem, tem um futuro brilhante pela frente, porque ele é brilhante,tem luz própria.Boa sorte "querida referência" de milhares, milhões de pessoas.

  70. O compromisso com a ética não é setorial: é individual e comunitário. Acredito que regras e políticas empresariais podem ajudar na integridade, Sérgio Moro, mas a decisão de fazer o certo não passa por regras: passa por valores. Para praticar a ESG, a que se escolher: há que se decidir fazer o certo, o que precisa ser feito em benéfico do bem comum. Lhe desejo sorte!

  71. PARABÉNS caríssimo DOUTOR MORO. "Fazer a coisa certa sempre" foi exatamente o que o Senhor acaba de fazer. Para os que conhecem e acompanham seu trabalho e seu caráter qualquer explicação é desnecessária, para os seus DETRATORES toda explicação é impossível. Assim quero agradecer o inestimável serviço que o Senhor prestou ao Brasil por mercê de sua integridade, proficiência, ÉTICA E DEDICAÇÃO. Quero também reafirmar o meu apoio, admiração e torcida pelo seu total sucesso na área privada.

  72. Sua contribuição foi enorme para o país. Pena que os que se prestam a ser “gado”, de esquerda ou direita, não conseguem perceber e reconhecer isso. Desejo sucesso na sua nova empreitada. Parabéns !

  73. Valeu a pena esse interlúdio, para esses esclarecimentos, principalmente para aqueles que não lidam no setor empresarial e tem dificuldade de entender esse tipo de atividade nas grandes corporações, muitas das quais maior que um estado ou país!! Naturalmente, alguns por ignorância outros por mal caráter vão aproveitar para continuar a criticar!!! Vá enfrente SM.

  74. Faça a coisa certa, sempre! Obrigada Juíz gerações lembrarão do bem q vc fez ao Brasil! Mesmo eu achando q o país não o merece!👏👏👏👏

    1. Me agrego à Luciana acima. Reitero minha admiração e apoio ao Dr. Sérgio Moro

  75. Moro, fui juiz de carreira por 38 anos aqui na região sul, por isso ouso fazer este comentário. Sempre te admirei porque tu encarnavas o bom magistrado: justo, ético, corajoso e discreto. Tu ajudaste muito o Brasil, inegavelmente. Mas, desculpe se volto ao tema: nunca deverias ter abandonado a toga, pelo que, agora, estarias contribuindo muito mais para o nosso País vença os bandidos (com ou sem gravata) do que, como fizeste, migrando para a iniciativa privada. Que sejas feliz, não obstante!

  76. Intocável seu artigo Moro. Seus fundamentos e motivação sempre coadunam com a sua postura ética! As pessoas que não tem conhecimento suficiente, ou seja, as ignorantes quanto ao assunto, são as primeiras a criticar por força da mídia marron e dos asseclas que procuram, SEMPRE, implementar uma narrativa negativa a seu respeito. COMPLIANCE, toda empresa séria deve ter. E nada melhor ser orientada por alguém com o seu perfil que já demonstrou ser imbatível quanto a essa questão. Muito sucesso Moro.

  77. Muito bem esclarecido. Sinceramente tive minhas dúvidas mas acredito na sua ética profissional e desejo de fazer o certo. Nós brasileiros devemos muito a sua luta e o abrir de olhos da nação para este mal secular. Abs gerais e se cuide!! Alfredo Lamego Duarte

  78. Para os brasileiros que primam pela boa informação e rechaçam a possibilidade de ser massa de manobra de mitos e enroscados de toda ordem, suas explicações são desnecessárias, pois estes acreditam na sua correção de atitude e valores. Muito sucesso na nova empreitada!

  79. Moro vc e eterno na memória dos brasileiros de bem ! Parabéns! Não liga p os carniceiros . Leia sempre : Bíblia, Isaías cap. 54 v. 17

  80. Fazer a coisa certa porque você acredita é sensacional! A distorção brasileira de que cumprimos a lei apens quando alguém está vendo, me machuca, me desanima e, me fez sair desse país. Fico ligongeado a ler e, saber que gente como você, Sérgio Moro, seguem com a hombridade e esperança de que ainda é possível. Espero, realmente, um dia te ver no planalto como a pessoa capaz de ensinar aos novos brasileiros a pensar assim. Nos últimos 30 anos só vi o contrário. Que é bacana. Legal é ser esperto!

  81. Acredito fielmente nesses propósitos. Sinto a sua preocupação em defender a sua reputação, o grande valor em sua vida. Sou um de milhões de brasileiros que lhe admiram e preza a sua existência. A política praticada há tempos em nosso país é uma contra mão àqueles que cultivam os bons princípios. O Congresso é uma máquina de destruição de reputações.Em outras condições, não duvido que seu nome na política seria um presente para o país. Infelizmente não é esse o cenário.

  82. Sou fã deste cidadão Moro. Quanto mais batem nele, mais forte ele fica. Tenho receio que se ele virar candidato a presidente estas hienas da nossa política e do nosso judiciário iriam boicotá-lo e impedí-lo de fazer a reformas políticas, econômicas, trabalhistas, educacional e na área de segurança e corrupção que o Brasil precisa para sair da humilhante posição nos piores índices de avaliações das nações em desenvolvimento e entrar no sonhado ranking das nações desenvolvidas.

  83. Doutor Moro,os tipinhos que o criticam o fazem por pura inveja pois sabem muito bem que se tivessem que trabalhar na iniciativa privada, morreriam de fome. São pessoas medíocres e incompetentes que falam demais por não terem o que dizer.

  84. Parabéns pela iniciativa. Precisamos de mais brasileiros como voce. Infelizmente os que aparecem no serviço público são crucificados, à seu exemplo.

  85. Prezado Moro, obrigada pelo seu otimismo. Ler seu artigo me deixou com uma gota de esperança neste mar de lama no qual vivemos.

  86. O que o Sr. tem feito durante toda uma vida que é ensinar através do exemplo, as melhores qualidades de um ser humano talvez seja muito mais importante e eficaz do que tentar alterar a atual torrente desgovernada da Política.

  87. Excelentes como sempre. O brasileiro honesto que quer um país melhor entendeu. Infelizmente os veículos de comunicação militantes bolsopetistas conseguiram dar um no na cabeça de alguns desinformados. Continue sempre Dr. Moro e Crusoé. Quem sabe daqui alguns anos o gigante adormecido acordara de seu sono profundo.

  88. Parabéns, Presidente Moro! O senhor dece ajudar o país! É sua missão de Homem sério, competente e honesto! Obviamente, essa tão importante tarefa não pôde ser implementada no governo do mandrião boquirroto! Então que seja na imitativa privada, até que as Eleições de 2022 o levem até a merecida Presidência da República, para o bem da nação brasileira e desespero de petralhas, ladrões do Centrão e milicianos!!! Deus o abençoe!!!

    1. Mané é o corno que dormiu com a vagaba que te cagou para tornar a pocilga que chamas de casa ainda mais fétida!

    2. Calma mané, o Moro não é presidente de nada. Já quer bajular o homem que nem candidato é!!!

  89. Moro! Juiz justo e integro! Traído, vai dar volta por cima e continuar nos ideias! Parabéns! Sucesso na nova empreitada! O Brasil precisa de homens como você.

    1. o cidadão comum, o trabalhador tem sobrevivido de esperança em cada político que surge no horizonte desde o fim da ditadura. Todos os presidentes eleitos desde então frustraram o brasileiro pois a corrupção continua sendo a moeda que mantém essa "organização" ativa. Não seja mais um... a começar pela escolha do partido... 💚💛🇧🇷

  90. Moro! Juiz justo e integro! Traído, vai dar volta por cima e continuar nos ideias! Parabéns! Sucesso na nova empreitada! O Brasil precisa de homens como você.

  91. Doutor Moro, o Senhor é um homem admirável, tem muita pessoas no Brasil que lhe apoia que torce pelo o seu sucesso seja no privado seja no setor o público. O Doutor fez muito pela nossa nação, somos eternamente grato.

  92. Muita luz e sucesso no seu seu novo caminhar Dr. Sergio Moro. Vc nos representa de maneira completa. Honestidade, integridade, ética, lucidez, sapiência, dentre outras virtudes não citadas. Vamos para 2022 com esperanças!!!

  93. “Só existe uma maneira de não receber criticas: não faça nada, não diga nada e não seja nada” (Aristóteles). E vc já fez e ainda fará muito por nosso país, esteja onde estiver!!! Muito obrigado, parabéns pelo artigo e siga em frente!!!

  94. Dr. Sérgio Moro, o Senhor está certo, pois o caminho certo é realmente aquele que leva as empresas privadas se cuidarem, independentemente dos políticos.

  95. Dr. Moro, vc continua sendo o nosso paradigma de competência e honestidade. Todos os corruptos querem destruí-los. Não se deixe abater. Estamos contigo sempre. VC É O CARA.

  96. So os ladrões o criticam, Sr. Sérgio Moro. O congresso brasileiro está cheinho. Querem destrui-lo porque o mpf o Sr. Mexeram nesse ninho de ladrões e covardes.

  97. Parabéns Moro! Muita admiração pela sua integridade e competência. Imagina contratar uma empresa “auditada” por Moro! ! Vão quebrar os concorrentes.

  98. Desejo sucesso, e que finalmente tenha uma vida em paz com a sua família, e ainda assim, dando uma contribuição enorme para a melhoria da ética e dos bons costumes.

  99. Desejo sucesso na sua nova empreitada e continuo acreditando que o senhor atenderá o anseio de parcela enorme do eleitorado brasileiro que apoiará, assim como eu, sua candidatura à Presidência da República, digníssimo Sergio Moro.

  100. Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em autossacrifício; então poderá afirmar, ...

    1. É isso xará, o Novo seria o caminho natural para Moro. O Partido sempre vota fechado no interesse do país.

    2. sem temor de errar, QUE SUA SOCIEDADE ESTA CONDENADA. Moro é perseguido pelas suas virtudes. Está na hora do Amoêdo, que tem um partido, se juntar ao Moro, que agora terá uma bagagem na iniciativa privada e tem os votos, se unirem para conseguirmos vencer as eleições em 2022.

  101. Desejo sucesso. O senhor é um herói nacional. Como cidadã brasileira e que ama o Brasil só tenho que agradecer. Obrigada Dr. Sérgio Moro. Que Deus o ilumine nesta jornada

  102. concordo plenamente com o que foi dito, não precisa ser importante, ter posses, títulos e... pra ser digno, honesto e respeitoso, é lamentável porém, que não é só a classe política que age com más atitudes e maus comportamentos, infelizmente uma boa parcela do ser humano, descumpre as leis escritas, e as leis morais, os bons princípios e costumes! Que esse texto sirva como estímulos, para uma grande reflexão! Parabéns Sérgio Moro, por mais um alerta,

  103. Os políticos estão com maior receio agora pois o lado privado se não se corrompe como fazer os desvios ? Rachadinha já está muito manjada e eles precisam de uma empresa para desviar suas mesadas.

    1. Desejo todo sucesso do mundo pra você ! eu continuo rezando por você 🙏🙏 Lena

  104. eternos agradecimentos.por sua q se tornou nossa luta contra corrupção ...infelizmente ñ foi possível avançar ,este governo nos enganou e luta p destruir to o trabalho da lava-jato...A vc desejo realizações e vitórias inúmeras , mas ñ esqueça #Moro2022 ...

  105. Caro Dr. Moro, muito obrigado por tudo que já fez pelo Brasil! 👏🏻 desejo todo o sucesso nessa nova função e espero, sinceramente, ainda vê-lo de volta ao setor público, no cargo de Presidente eleito do Brasil! O País precisa desesperadamente de uma Presidência liderada por um cidadão com a sua competência, coragem e sentido ético! Moro Presidente 2022, tem o meu voto!

  106. Boa sorte e sucesso, Moro! Que você siga seu caminho com a coragem e brilhantismo, inspirando muitos a fazer a coisa certa, sempre!

  107. Caro Dr. Moro, grata p/ todos os esforços, mtos exitosos, p/ melhorar esse país.Infelizmente tenho q lembrar Eugênio Gudin q nos seus 100 anos, há uns 35 anos + -, disse "Infelizmente na política do BR a única coisa q mudou foram os nomes". Pense nisso, cuide de sua vida e de sua família,concorra à presidência só se tiver certeza ABSOLUTA de ganhar, ñ caia mais na esparrela de ignorantes, invejosos, mentirosos, intrigantes e traidores. No governo o sr. era o brinco de ouro no focinho do porco.

  108. Bem-vindo à iniciativa privada Dr. Sérgio Moro. Aqui têm guarida cidadãos que querem o progresso, o desenvolvimento, a riqueza material e o bem comum, este alcançado via impostos originados do trabalho, do investimento e do risco.

  109. Meu amigo, o mestre Dr.Sergio Moro , merece de todos nós brasileiros de verdade, o nosso maior respeito e consideração, pelo bem que fez e tem pela nossa nação.

  110. Parabéns Dr. Sergio Moro!Por seu caráter, integridade e competência o sr fará a diferença esteja onde estiver. Sinceros votos de muito sucesso e prosperidade!

  111. Perfeito Dr. MORO fou exatamente assim que eu entendi. Fico orgulhosa de poder ler seus artigos. E muito grata de ter renovada a esperança no ser humano. E mais: FIQUE RICO DR. MORO!

  112. Ex - juiz, notadamente teus serviços serviram a muitas coisas, e espero que tu tenhas sorte, mas no fundo acredito que certas empresas e empresários tem que ficar quebrados e na banca rota mesmo, justiça boa é aquela que fizer os infames pagar com juros por tudo roubaram e pela sujeira disseminaram no país não tem como pagar. Tem empresas que para limpar-se só sendo extinta para que outras surgissem em seu lugar istoSe nosso capitalismo não fosse de fachada e nossa justiça não fosse tão leniente

  113. Não tinha a menor dúvida Sr Sérgio Moro, acredito nos seus conceitos e a sua credibilidade é enorme, sendo muitas vezes comprovada! Orgulho do Sr, vá tranquilo e tenho certeza que será bem sucedido, sucessso, que Deus te abençoe e obrigada por tido que fez para melhorar esse Brasil! PS queria o Sr para Predidente do Brasil, mas acho que não seria o melhor para o Sr, mas... se candidatar, terá o meu voto com certeza! Felicidades e sossego para toda a sua família!

  114. Caro Moro. Trabalhe um tempo por aí, conheça bem e contribua também para o setor privado, nessa sua eterna agenda anti-corrupção. No momento oportuno, quando todas as raposas já tiverem se acertado para a eleição de 2022, coloque seu nome na disputa, com o apoio de todas as pessoas de bem neste país. E somos muitos!!!

  115. Sr. Moro não esqueça do Brasil, ficamos felizes em sua nova empreitada, infelizmente, a tradição do QI, do oportunismo, do puxa saco, sabe com quem está falando, ainda impera no meio dos burocratas, dos politiqueiros ineptos, não sabemos a origem das condutas negativas e a falta de amor ao próximo estão levando a ruína, o caos e a desgraça ao povo brasileiro, o lema é um por todos e salve_se, quem puder, farinha é pouca, primeiro meu pirão. Deus tenha misericórdia do Brasil.

  116. Meu caro e muito estimado Moro. Desejo muito Sucesso, e que você deixe sua marca na empresa Alvarez&Marsal como já deixou e fez história por aqui! Mas volte logo! Porque por aqui, ainda precisamos muito de quem Faz a Coisa Certa Sempre!

  117. Como disse o escritor e filósofo Albert Camus: "quem segue seus princípios geralmente é chamado de traidor." Em todo esse período o que vi, foi Sérgio Moro seguindo seus princípios e mostrando cada vez mais que é uma pessoa do bem. Mais nos dá orgulho de ser brasileiro e saber que temos pessoas públicas com esse nível de integridade. Onde quer que esteja irá influenciar à todos a fazerem a coisa certa sempre.

  118. Faça a coisa certa sempre! Vaze pareceres para a imprensa e influencie na bolsa! Especialidade dos Antas e da Crusoé. Não é acaso que escreva aqui. Essa é a tua ¨quadrilha do bem¨

    1. E o que fazes aqui, "mosca da sopa da crina do cavalo do bandido", sua inútil carcamana do mal.? Este não é o teu espaço. És desprezível e deves ser uma sósia frankesteiniana. A começar do nome estranho. Aposto que fostes ou ainda és assistente da dilmanta. Acertei na mosca né? apscosta/df

    2. E tu, nome estranho, deves ser "o cocô da mosca que pousou na sopa feita com a crina do cavalo do bandido", uma inútil que está claramente "sobrando" aqui neste espaço. Volta pra tua insignificante poça de bosta. O teu real refúgio. apscosta/df

  119. Vc não deve explicação para nós, entretanto o texto trás o quanto vc é coerente na sua vida profissional, pública ou privada. Ninguém vai conseguir apagar o que foi feito na lava jato, trazendo a todos nós informações que até então não sabíamos. A politicagem do toma lá ainda persiste, mas aos poucos o povo vai entender que somos mais poderosos do que esse congresso podre e alguns juízes do supremo que tem julgado e absolvido alguns pelo crime de corrupção,no minimo suspeito de interesse escuso!

  120. Folgo em saber que o senhor irá trabalhar no setor privado onde poderá realmente trabalhar no que acredita pois no setor público, as hienas de plantão iriam massacra-lo e o senhor não merece isso..

  121. A mensagem de Moro está clara e direta. Infelizmente a maioria dos brasileiros só olha para erros dos outros e não se olham no espelho. Querem presidente tipo Salvador da Pátria e não querem fazer nada, nem ajudar apagar fogo ou enaltecer o brilhante trabalho dos bombeiros, nem limpar praias sujas ou respeitar nem mesmo obedecer sinais de trânsito, quanto mais pagar impostos e ajudar suas cidades, cobrar prefeitos e vereadores por suas ações. É só fazer a coisa certa, como diz Moro.

    1. Sim. Definitivamente. Ele é mais inteligente do que imaginávamos. Não vai entrar numa "furada" dessas.

  122. Perfeitas suas explicações, Dr. Sérgio Moro, ainda que absolutamente desnecessárias!! Quem acompanhou sua carreira na magistratura e nos princípios morais e éticos que compõem seu viver, vinha torcendo para que essa oportunidade de ENSINAR E AJUDAR as empresas a crescer sem patrocinar corrupção, viesse visse ao seu encontro. Sucesso, como sempre!

  123. Perfeito Ministro em sua posição, sei que os ataques são inúmeros mas acredito que sua determinação prevalecerá e será reconhecido por toda a população. Abs

    1. parabéns Sergio Moro você é um orgulho para todos os brasileiros.

  124. Corvos da Política detratam Moro? Moro percebeu a podridão da política, quando foi Ministro da Justiça, onde viu JB desmontar as estruturas de combate à corrupção. Desistiu de ser salvador de uma pátria que não quer ser salva. Arranjou um bom emprego pra ganhar justamente o seu dinheiro, com seu talento, ao invés dos que enriquecem com desvio de dinheiro público, propinas e rachadinhas. Perde o Brasil, ganham os corvos. Em 22, será de novo o menos pior, sempre ruim,ou engolir o sapo barbudo GB.

  125. Como o Mário Sabino, não tenho procuração para defendê-lo, Dr. Moro. Mas tenho orgulho em fazê-lo, porque acredito na sua hombridade, na sua honestidade, na sua integridade. Para mim, como para tantos outros brasileiros, o boneco do Super Moro continua representando bem o seu valor para o país. Tenho certeza de que esta nova etapa vai agregar ainda mais valor e experiência à sua trajetória, já brilhante! E queimem de despeito os seus detratores. Seja muito feliz! Sempre! O senhor merece.

  126. Etenção revisores: no quinto parágrafo, a sigla do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está errada. Corrijam, por favor.

  127. Os cães latem e a caravana passa ! Seu conhecimento técnico e integridade devem ser utilizados em prol da sociedade brasileira no setor de sua escolha seja este público ou privado. Cidadãos honestos serão sempre gratos.

  128. parabéns pela conquista! espero que prospere bastante! precisamos muito de pessoas éticas enriquecendo para mostrar que é possível prosperar de forma civilizada, respeitando as regras que devem ser válidas para todos. continuo admirando sua trajetória. você é um brasileiro brilhante! força! abraço!

  129. Esclarecimento correto porem desnecessário quanto a sua pessoa. Minhas ressalvas apenas com relação ao fato de gravar clandestinamente uma reunião secreta do governo do qual voluntariamente participava e posteriormente usar essa gravação para pressiona-lo. Pegou mal. Também é de causar espanto sua aproximação com Mandetta que é acusado de malversacao de verba pública na S.Saude do MS segundo noticiário, e de Hulk (não basta Tiririca, Frota e outras figuras folclóricas?). Cautela.

    1. Esse matusquela aí ☝🏿é o típico ignorante desinformado que acabam por seguir, fanaticamente, os líderes maldosos, tipo Mao, Stalin, Lenin, Marx, getúlio, Lula, Dilma, Zé Dirceu,Bolsonaro etc..apscosta/df

    2. Seu comentário sobre reunião secreta foi equivocado quem gravou foi o governo. Informe-se melhor

    3. Esses bolsonaristas só enchem o saco. Aliás se colocar o Lula e o Bolsonaro num saco e jogar num rio perde-se o saco.

    4. A gravação da reunião foi oficial, feita pela própria presidência da republica.

    5. Acho que vc está desinformado Fernando, Moro não gravou nenhuma reunião secreta, isso seria ilegal.

    6. Não me consta que Moro tenha gravado reunião secreta do governo... Qual?

  130. Toda minha admiração e respeito ao Dr. Sérgio Moro. Parabéns pela nova inciativa e desejo-lhe todo o sucesso possível pois isto certamente reverterá em benefícios para todos os brasileiros do bem.

  131. É fácil perceber como os corruptos se uniram pra atacar Sergio Moro, se juntaram ao PT, aos jornalistas "passadores de pano", todos tentando inviabilizar sua candidatura à Presidência. Será porquê?

  132. Penso que o seus valores éticos e morais irão impedi-lo de associar-se com grupos políticos tradicionais que podem viabilizar sua candidatura à presidência mas torço para que possa influenciar e ajudar alguém que comungue dos seus pensamentos a eleger-se. Apreciei o frase final do seu texto. De fato, não precisa ser juiz, ministro ou presidente para fazer a coisa certa. Mas coisas certas ou erradas feitas por presidentes tem maior importância, a começar pela escolha de juizes e ministros.

  133. Parabéns dr Moro! Essa resposta aos que o criticam era necessária, embora nunca ficarão em paz enquanto o senhor estiver do lado certo!

  134. Parabéns Sr. Sérgio Moro!!! Os que comentam sobre sua vida não passa de pessoas invejosas da sua inteligência e capacidade, coisa que falta em muitos na vida pública. Continue brilhando como sempre.

    1. contamos com o Dr Sérgio moro para presidente do Brasil em 2022

  135. Sr. Sérgio Moro, desejo enorme êxito em sua nova carreia. Mas o que quero realmente é vê-lo em breve contribuindo diretamente com a sociedade brasileira, como sempre fez. E se decidir não se candidatar à presidência ou compor chapa majoritária, que ajude a construir uma solução de poder que nos afaste da idade média. Sucesso!

  136. A critica de mudar de lado do balcão não cabe, corrupto e corruptor via de regra estão do mesmo lado. Quanto ao lado público, esperamos que não o tenha descartado.

  137. 👏👏👏👏sempre um prazer ouvir sua coerência ! Fazer a coisa certa não depende de política nem de religião, parabéns e desejo sucesso neste lado do balcão.

  138. Certíssimo, Sérgio Moro. Boa sorte na sua nova fase e quanto as críticas não passa de invejosos, são pessoas incomodadas com o fato de o senhor ter brilho próprio. Parabéns!

  139. Moro, infelizmente se fez necessário que você viesse a público dar explicações sobre sua vida profissional. Em qualquer país civilizado isso não seria necessário. Boa sorte em sua nova jornada! Talento não lhe falta. Estamos no mundo para dar a nossa contribuição com os talentos que possuímos. A simplicidade desse fato incomoda pessoas que vivem de aparências e sem princípios.

  140. Siga em frente,Dr . Sérgio Moro,o senhor será sempre um farol...continue sua luta pela transparência e ética...e um dia, quem sabe? Os bandidos brasileiros ainda vão mofar nas cadeias? Haja cadeia!

  141. Parabéns pela nova função. Trabalho como este é de vital interesse para acionistas e investidores. Lí "Honoráveis Corruptos" : " Modus Operandi dos CEOs ( super e sub faturamento ) prejudicial às empresas . Gestão criminosa. Os que criticam Moro são como Porcos , não sobrevivem em ambiente " limpo ". O livro foi resultado de investigações ( auditorias ? ) de dois jornalistas americanos.

  142. Que texto claro e bem escrito. da gosto de ler. Parabéns e no Brasil tem muitos que pensam que a mudança é possível. Pessoas certas, nos lugares certos e fazendo a coisa certa.

  143. Querido Sérgio Moro. É patética a tentativa de políticos e pessoas públicas corruptas tentando lhe diminuir. Não entendem ética,nem honra e são incapazes de fazer a coisa certa mesmo quando tem a oportunidade. Lembro que numa ocasião, Lula o chamou de “analfabeto político”,Gracas a Deus , continue sendo este analfabeto político, nesta política asquerosa do Brasil,só cabem PHDs como lula. Tenho idade para ser sua mãe, não entre para a política,por favor.

    1. tenho orgulho de 3 brasileiros PELÉ AIRTON SENA E SERGIO MORO.

  144. As críticas que o senhor recebe, vem daqueles que não aceitam ser responsabilizados pelos crimes que cometeram e pelos que pretendem praticar. Desejo ao senhor muito sucesso em seu novo emprego, com certeza o seu trabalho vai impedir que muitas dessas pessoas corruptas consigam ter sucesso em suas atividades criminosas.

  145. Parabéns Dr. Sérgio Moro . Extraordinário. Um magnífico exemplo hoje e amanhã para futuras gerações. HONESTIDADE SEMPRE.

  146. Caro Moro, não nos surpreendem essas críticas. De certo, não partiram de gente honesta. Você é motivo de orgulho para os brasileiros que ainda sonham com um país menos corrupto.

    1. Você será sempre um motivo de orgulho pra mim estando onde estiver.

  147. Em frente Sérgio Moro. Acredito fortemente que “a vida é uma fonte ininterrupta e inesgotável de oportunidades e de escolhas”. Faça dessa sua escolha o melhor com é de sua índole. A sociedade brasileira esclarecida e decente saberá recompensa-lo. Parabéns!

  148. Parabéns dr. Moro. os corruptos sempre o criticarão. Deixe-os falando. Como disse Digo Mainardi: fique rico! Parabéns pelos textos e pelo exemplo de vida a nós brasileiros.

  149. Parabéns Dr. Sérgio Moro. Os brasileiros de bem sabem que seu caminho foi trilhado por ações corretas e brilhantes. Desejo todo êxito para o senhor é sua família. O Brasil e a pequenez dos três poderes não merecem sua imensurável retidão de caráter. Vá para um país, onde a Democracia não é corrompida e terá segurança naquilo que tão bem sabe fazer. O bem! Ganhe muito dinheiro fazendo a coisa certa. Os cães ladram e a carruagem passa... Au revoir!

  150. Bem desejo sucesso neste novo caminho. Creio que seja uma grande oportunidade de ter muitos novos aprendizados junto a iniciativa privada e quem sabe com isso não acabe numa proposta de novo modelo de governança, auditoria e segurança no mercado latino americano, como no caso ocorreu com a SOX nos EUA. Na minha opinião a maioria das empresas latino americanas, não listadas na bolsa americana, tentam ajustar a SOX para sua realidade local, por que seu país não tem um modelo a seguir.

  151. Acredito que integridade é que o levou a deixar o governo e espero que a mesma integridade o leve de volta ao governo como primeiro mandatário.

  152. Simples assim. Como disse Ralph Emerson: "Suas atitudes falam tão alto, que não consigo ouvir o que diz". Siga firme Dr. Moro.

  153. Que os latidos e mugidos dos invejosos e incautos desaguem no esgoto do esquecimento! Dr Moro nossa gratidão eterna por seu trabalho na Lava Jato. Sucesso nessa nova empreitada! Que colha sempre o que é do seu merecimento! Vida longa o combate a corrupção!!

  154. Sanear o setor privado me parece um desafio menor! Sanear a classe política é que são elas! Vide Covidão, onde os políticos demonstraram seu total desrespeito ao interesse público, desprezando até vidas humanas! A bandidagem principal está neste círculo!

  155. Parabéns! Gostaria que houvessem mais homens íntegros como o senhor, no nosso país, mas seu exemplo já pode ajudar muito. Deus o proteja e lhe dê coragem!

  156. Parabéns pelo texto e pela contratação! Sucesso na nova jornada, mas não se esqueça que contamos com o Sr. para se candidatar a presidente em 2022. Eu sei que uma eleição é algo muito desgastante e presidir com esse Congresso e Supremos Tribunais pior ainda. Mas, o Brasil precisa de um bom e honesto presidente!

    1. Ele não vai entender, porque ele quer agradar bolsominions, coxinhas e mortadelas. Ele quer audiência.

  157. É um homem com letra Maiúscula, Salve o Brasil dessa gentalha corrupta que o Sr. Sabe como combater. Meu futuro candidato à moralidade desse nosso oobre Brasil desesperançado!! Deus o proteja nessa luta insana!!

  158. Fazer a coisa certa não é questão de moral. É de inteligência. Iniciativa privada tá ganhando da estrutura pública neste sentido.

  159. Dr. Moro, bom dia. Es invejado por mtos pois se perderem a "boquinha" nap arrumam emprego nem de pipoqueiro. As pessoas que o adimiram sabem que se foi p/iniciativa privada é pq previsa pagar suas contas, sabem que nao iria aceitar um trabalho que contrariasse suas crenças. Es invejado, porem sabemos que tens o coracao limpo e assim essas enerhias nefadtas nao o atingem. Sucesso, saúde e paz na nova empreitada Deus está com o sr.

  160. Cuidado a inveja está te perseguindo. Existe uma oração de São Bento muito poderosa. E bom te_la atrás da porta de sua sala. Mas proteção maior vem de Jesus.Que Ele te proteja e guarde e afaste seus inimigos.

    1. Aiai quaquaqua.. esse povo brazuca é o máximo..apscosta/df

  161. “Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver...” em um país assim. Excelente texto... Serei MORO sempre, um exemplo a tanto tempo perdido.

  162. Dr Moro, exemplo de honradez, quanto mais os canalhas invejosos se rasgam de ódio do senhor, mais brilhará e triunfará. Gratidão eterna. Deus te abençoe e te proteja sempre! ❤️

  163. E a OAB, aquela coisa estranha, cheia de gente esquisita, achando que tem moral com o povo brasileiro para ditar regra para o Sérgio Moro. Quem sabe de ministro que rouba processo ou de universitários que aplaudem, a OAB consiga algum crédito?

  164. Perfeito! Porém, não creio que a perseguição cessará. Ela vem de várias frentes. De todos aqueles que tentam, inutilmente, apagar suas participações ou apoios ao sistema abjeto que , de prática fortuita, se transformou em crime institucionalizado. Impressiona que, inclusive, nos meios acadêmicos, de onde mais se espera o conhecimento, brotem as mais estapafúrdias teorias sobre o senhor e suas escolhas. Sinto que sejas o bode expiatório daqueles que tentam exorcizar seus demônios, em vão!

  165. Boa sorte Moro. Deixe o Botafogo e outros corruptos invejosos espernearem. Agora o STF rasgar a CF para que alcolumbre e maia se reelegerem...ninguém fala nada.

  166. Em 2022 SÉRGIO MORO será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Triunfaremos!

  167. Dr.Sergio, estou inconformado com criticas à sua contratação vinda de todos os espectros. Mesmo não sendo advogado, entendo perfeitamente as suas atitudes. O problema é que essas pessoas tem medo do voto e da popularidade que o sr. possui. Desejo-lhe sorte e sucesso neste seu novo compromisso

  168. Desejo-vos boa sorte, pois competência não vos falta. Mas, isso será explorado por seus inimigos políticos. Essa ligação Moro- Odebrecht é um prato cheio para os canalhas.

    1. Parabéns, S. Moro, sucesso e muita proteção para vc. Vai receber muitas pedradas porque só se atira pedra em arvore que dá bons frutos, é o seu caso. Tenha certeza, que as pessoas honestas o admiram e desejam muito sucesso, SEMPRE, para desgosto dos bozolulistas. Fico na torcida, pelo seu sucesso e crescimento profissional.

  169. Honestidade, competência e retidão de caráter é o que fazem a diferença! Bravo Moro! Todo meu respeito ao seu trabalho e meus sinceros votos de mais sucesso!

  170. Sérgio Moro,sempre mt didático e ético nas suas exposições.Seu sucesso está garantido pela sua competência e idoneidade e isso,seus adversários não perdoam!Continue firme!

  171. Sérgio Moro, muito obrigado por tudo o que já fez pelo Brasil e por nos mostrar que ainda há esperança. Desejo sucesso nesta nova etapa em sua vida.

  172. Bravo, bravo!!! Nunca duvidei da sua idoneidade. Se eu tivesse o poder de pedir ao novo presidente dos EUA, Biden, enviar agentes para garantir sua segurança, eu o faria. Queremos o sr. para nosso Presidente.

  173. Siga enfrente Sérgio Moro, fez um excelente trabalho como Juiz, foi para o governo para fazer mais e melhor, porém sabemos que o grande traidor da Pátria é o Bolsonaro. eu acredito que senhor possa voltar em2022 para ser presidente.

  174. Ainda não li o seu artigo mas já está aprovado! Quero lhe dar parabéns e desejar-lhe sucesso nesta nova carreira. Se eu estou muito orgulhosa por você, imagino sua esposa e filhos. Orgulho de ser curitibana!

  175. Parabéns Sérgio Moro!!! Você é realmente um Brasileiro diferenciado, fará bem qualquer trabalho. Desejo que Deus abençoe seus caminhos juntamente com sua família!!! Mereces o que há de melhor!!!

    1. "Uma pessoa íntegra é uma pessoa correta, justa, honesta, que não se desvia do caminho". O sr. é íntegro. Que Deus continue lhe abençoando!

  176. Excelente oportunidade para desenvolver seu trabalho como Especialista. No Brasil, se optasse por concorrer a cargos públicos ainda correria riscos de revezes a sua pessoa e família. As milícias já mostraram isso. Muito orgulho de você haver mostrado sua múltipla competência. Sábia decisão. De grande prestígio e desafio funcional. Parabéns! Você é muito AMADO e ADMIRADO!

  177. Parabéns Dr.Moro. O Sr. Terá, para sempre, o reconhecimento e agradecimento das pessoas de bem deste país. Sucesso em sua nova empreitada.

  178. Sempre honrando a sua trajetória correta mediante aos fatos de extrema relevância a sociedade brasileira, eu sinto bastante orgulho de um brasileiro honesto e ético chamado Sérgio Moro

  179. Moro gratidão por todo trabalho realizado pelo Brasil e pela conduta sempre correta e edificante. Se um dia quiser terá meu voto. Você é um ser especial tem a essência de Deus

  180. Moro vá em frente, eu conto com vc , pois sou um dos milhares de brasileiros que acredita que o mau deste país é o roubo do nosso dinheiro por estes políticos, sem nenhum escrúpulo, ainda peço que se você não vier para um cargo de presidente apoie alguém que vc veja como um governante honesto e te digo este cidadão ganhará uma montanha de votos

  181. O que dizer? Aplaudir! Será sempre julgado. Quem busca verdade e virtude é sempre um incômodo em um meio reconhecido pela ausência de ambas. Sucesso, muito sucesso nessa missão!

  182. Infelizmente precisamos da politica e dos politicos. Mas desde sempre penso que os piores vão pra politica, com raras exceções. A iniciativa privada é para os bons. O que vale é a competencia. E isto você tem de sobra. Parabéns Moro! Voce nunca será unanimidade pq incomoda. E a galera do lado de lá dorme em silêncio morrendo e inveja do que você é.

  183. Parabéns! Para o país mudar, basta cada fazer a coisa certa! Cada tem de assumir a sua responsabilidade e seu papel nessa mudança!

  184. Moro, você terá para sempre meu respeito e admiração por seu heróico trabalho na Lava Jato. Terá, também, meu voto em 2022, se o quiser; apenas sugiro que leia e assista a Richard Lindzen, climatologista w ex-diretor do MIT, e Freeman Dyson, nobel da física, para se precaver da empulhação que hoje se vende como ambientalismo, o aquecimentismo religioso que pretende imiserar o planeta e enviá-lo de volta à idade média.

    1. >> Você ao chamar do Dr. Sergio Moro de traíra, sugere que você seja uma Piranha sem dentes, desengonçada.

    2. Izeliana (também, com um nome desses só podia ser raivosa!): É VOCÊ, CARLUXO???

    3. Izeliana vc deve ser robô do gabinete do ódio ou tem uma mente distorcida para chamá-lo de traíra, vc deve habitar as trevas

  185. #ParabénsMoro você sempre terá minha admiração...me causa revolta ver quantos optaram pelo fanatismo e escolheram abandonar a Lava Jato...desejo-lhe um monte de coisas boas...você vale ouro.

  186. Desejo que o sucesso continue a pavimentar o seu caminho ! Estou rindo à toa, muito orgulho . Grata , muito grata . O sonho não acabou : #Moro2022 ou #Moro2026 ou ou ou

    1. 👏👏👏👏Deus o abençoe e continue lhe dando forças na luta contra a corrupção.2022 estaremos com o senhor !!!!

  187. Moro, sinto tanto orgulho de você que até sinto orgulho de ser brasileira. Você é a prova que o Brasil decente é vivo e pulsante. Sigamos com a luta.

    1. Força MORO!!! Os bandidos de sempre vão continuar se unindo para atacar.... Não se cale!! Responda a estes corruptos , lembre sempre que foram e são suspeitos de corrupção . Processe jornalistas difamadores.....Trabalhe! trabalhe muito ! Ganhe dinheiro honestamente .... Isso eles não sabem fazer

  188. A bolsonarada deve estar nesse momento reunida procurando o significado de INTERLÚDIO temerosos que possa ser algum termo que significa prisão. carluxo the WEIRDO levantou cedo hoje !!

    1. Desejo muito sucesso ao Dr. Moro. Espero que em 2022 seja nosso presidente.

  189. Vargas Llosa escreveu recentemente que um resquício de existencialismo o faz entender que "um escritor deve se comprometer a se engajar e não se perder na fantasia, procurando a luta ideológica e política aqui e agora." Não a luta tão desgastada e descaracterizada tão citada na política partidária. Entendo que a luta está nas condutas da vida prática e no esclarecimento continuado. É o que percebo nesta coluna, parabéns.

    1. Parabéns. É isso mesmo. Conquistar nossa liberdade diante de fazedores de leis espúrias e oportunistas é assumirmos o próprio papel possível na cidadania. Assumirmos a nós mesmos é o primeiro e grande desafio.

  190. ao longo dos meus 59 anos, tinha desistido de acreditar no Brasil, isso mudou com a lavajato, pela 1a vez poderosos eram responsabilizados pelos seus roubos ! minha esperança de mudança, era esse novo congresso e novo governo, que acabou se mostrando a mesma velha República ! que o Sr consiga, agora na iniciativa privada fortalecer esses valores de ética e combate a corrupção! apesar dos retrocessos, que tivemos, a minha esperança de um Brasil onde se "faça a coisa certa, sempre" continua!!

    1. Muito bom e esclarecedor!!! Parabéns Sérgio Moro por sua coragem e integridade!

  191. Boa sorte, caro Moro. Eu agradeço tudo o que já fizeste por nós brasileiros. Seja breve ou definitivo esse novo desafio nada de sua contribuição será esquecido e nunca nossa dívida com seu risco assumido com sua integridade férrea e com sua coragem admirável será suficientemente quitada. A reverência sóbria e respeitosa persistirá como a última chama a manter acesa nossa memória. Boa sorte.

  192. 👏👏👏 Siga com êxito em sua brilhante jornada !! A inveja dos outros só te fortalece!!!!! O Brasil de bem agradece por tudo o que o Sr. fez e continuará fazendo , agora merecidamente no setor privado. Sucesso nessa nova e promissora fase , e como diz o ditado "...os cães ladram e a caravana passa"...seu caminho é virtuoso e nos enche de orgulho ! Estou feliz por ter encontrado a sua paz!!!!!🙏🙏🙏🙏

  193. Para os vagabundos da política e de parte da imprensa é impossível aceitar como uma pessoa abre mão de um cargo importante como o MJSP e da oportunidade de enriquecer ilegalmente para lutar para manter a sua integridade moral e ética e ainda continuar a combater a corrupção. Siga em frente S. Moro!

  194. >> Sempre Correto, sem interregno. ... O cidadão só precisa ter como meta fazer a coisa certa, a correção. .. Simples assim. ... E não há lei ou qualquer outra coisa que prive o cidadão de tal objetivo e comportamento.

  195. Se estivesse roubando no setor público, fazendo rachadinha no Parlamento ou vendendo sentença judicial, estaria tudo bem aos olhos da mídia, da OAB e dos investigados ou condenados pela Lava Jato. Como foi trabalhar e ganhar a vida, decentemente e tendo em vista sua reconhecida competência, vira alvo de críticas espalhafatosas, de manchetes maldosas e da ironia de notórios bandidos. Obrigado, Moro! Ainda quero votar em você!

    1. As críticas vêm daqueles que estão com medo de suas fontes secarem porque empresas que trabalham honestamente, dentro do fair play, NÃO pagam propinas. Simples assim.

  196. vá em frente Moro, e que o Sr seja exemplo para muitos juízes que virão nas próximas gerações. a primeira instância, sempre será de PRIMEIRA.

    1. Éh!, faça a coisa certa na primeira vez para se evitar retrabalho. Mas Moro vai ter muita decepçao, o mundo nao é tao certinho como ele deseja. Mas o tempo dirá. Se Todas empresas trabalharem direitinho, cuidado, pode ir a falência. Tem tantos impostos a pagar que tem que ter um quadro de empregados so para tratar de emaranhados de Leis coflitantes que ao final todo o lucro pelo trabalho vao para Uniao, para estados e municípios.

    2. Acredito que a modificação no modo de pensar e agir de nossas empresas será um passo importante para a redenção do País

    3. Marcelo A princípio achei que vc não fez a escolha certa. Analisando melhor,reconheço que estava equivocado no meu entendimento. Que Deus te abençoe nesta nova empreitada.

Mais notícias
Assine
TOPO