SergioMoro

De novo, a execução em segunda instância

09.10.20

Em 17 de fevereiro de 2016, trabalhava em meu Gabinete da 13ª Vara Federal de Curitiba, na Lava Jato, quando recebi a notícia salvo engano de uma amiga desembargadora federal de que o Supremo Tribunal Federal estava votando um caso no qual poderia reverter a sua jurisprudência anterior de que o início da execução da pena dependia do trânsito em julgado da última decisão.

No Habeas Corpus 126.292, o Supremo, com uma maioria de sete votos contra quatro, tendo como relator o eminente e saudoso Ministro Teori Zavascki, reviu o anterior precedente no Habeas Corpus 84.078, de 2009, e passou a admitir que, após a condenação por um Tribunal de Apelação, ou seja, pela segunda instância, seria possível, desde logo, iniciar a execução da pena pois os recursos aos Tribunais Superiores não teriam efeito de suspender a eficácia do julgado.

Fui inteiramente surpreendido. Não tinha essa possibilidade em vista. Mas foi uma grata surpresa. Há vários anos em Vara Criminal, vi casos complexos virarem pó por nunca alcançarem o trânsito em julgado dada a prodigalidade do nosso sistema recursal.

Claro, há argumentos para se defender a exigência do trânsito em julgado. Não sou maniqueísta ao ponto de avaliar que defender essa exigência é inviável do ponto de vista técnico ou moral. Magistrados, ademais, têm um bom álibi já que não devem criar lei, mas interpretá-la, então o texto é sempre um refúgio.

Do ponto de vista prático, é inevitável concluir, porém, que a exigência do trânsito em julgado favorece principalmente aqueles que, com recursos financeiros, conseguem sustentar recursos processuais por anos perante as cortes de justiça. Fato que acaba gerando a impunidade dos poderosos, às vezes em detrimento de vítimas pobres. No fundo, um retrato da desigualdade social. Lembro o questionamento de Anatole France sobre a majestosa igualdade formal da lei: proibir tanto o pobre como o rico de dormir debaixo da ponte não é exatamente tratá-los de maneira igual.

O estado falha, assim, em um dos seus deveres mais básicos, garantir a proteção da lei e da justiça a todos, inclusive às vítimas de crimes. Não é preciso ir muito longe, o referido HC 84.078 envolvia tentativa de assassinato. A vítima levou dois tiros, um na boca, outro perto da coluna, mas sobreviveu. O autor do atentado, um fazendeiro, nunca cumpriu pena, pois o processo não chegou ao fim em tempo hábil. Após a condenação em segunda instância, o recurso passou doze anos em Brasília e foi reconhecida ao fim a prescrição.

Situações desta espécie, de negativa da proteção da justiça às vítimas, existem aos borbotões. Processos que nunca terminam ou se encerram com reconhecimento da prescrição pela demora.

De outro lado, os levantamentos estatísticos revelam que o percentual de absolvições por recursos nos Tribunais Superiores é ínfimo. Em levantamento efetuado pelo ministro Luís Roberto Barroso, foi identificado um índice de 0,035% de absolvições em cerca de 25.000 casosé certo, que, nesses processos minoritários, uma liminar concedida no recurso poderia ter impedido uma execução de pena injusta.

Infelizmente, o Supremo, após reafirmar por pelo menos três vezes a execução da condenação em segunda instância desde o HC 126.292, mudou, dessa vez por seis a cinco, a jurisprudência em 7 de novembro de 2019, quando julgou as ações declaratórias de constitucionalidade 43 e 44, passando novamente a exigir o trânsito em julgado. Mais uma vez reitero que respeito o Supremo Tribunal Federal e seus ministros, o que não me impede de emitir críticas pontuais aos seus julgados.

Voltando a Anatole France, se uma pessoa pobre e uma rica dividirem, porventura, o vão de uma ponte no Brasil por uma noite, e se uma delas cometer um crime contra a outra, há boas chances, com a nova mudança da jurisprudência, de que o rico, se for o responsável pelo crime, permaneça impune, denegando justiça à vítima pobre. Já a alternativa inversa não é verdadeira.

Mas por que tratar deste tema agora?

Há três possibilidades de retomarmos à execução da condenação em segunda instância.

Uma, por emenda constitucional. Temos na Câmara a PEC 199/2019, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e que poderia ser votada e aprovada em comissão especial e no plenário.

Outra, por alteração da lei. Temos no Senado o PL 166/2019, que também já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. Pode ser levado de imediato ao plenário.

A terceira, por nova alteração da jurisprudência. No período de menos de um ano, surgirão duas vagas no Supremo. Nas mãos do Presidente da República, encontra-se o poder de restabelecer a jurisprudência do HC 126.292, ou seja, a execução da condenação criminal em segunda instância.

O caminho do Supremo parece, no contexto político atual, o mais fácil, já que não se vislumbra com facilidade vontade política suficiente no Parlamento para aprovar a PEC ou o PL.

A dúvida é: assim quer o Executivo?

Na última semana, foi indicado para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal o desembargador federal Kassio Nunes Marques. Não conheço pessoalmente o desembargador. Pode ser ótima pessoa e um grande jurista. Desejo-lhe sorte e sucesso. Mas não é uma questão pessoal. O importante é conhecer sua opinião sobre temas cruciais atuais e um dos mais relevantes, no momento, diz respeito a sua posição sobre a execução da condenação criminal em segunda instância. No entendimento do candidato, pode-se, após uma condenação criminal em segunda instância, executar, desde logo, a pena independentemente de outro elemento? Ou seriam ainda necessários elementos adicionais, como os mesmos requisitos de urgência que envolvem a decretação de prisões cautelares? Nesse último caso, não há, na prática, execução em segunda instância, pois essa já é e sempre foi uma possibilidade existente. Isso, com certeza, será tema da sabatina, no Senado Federal.

Para os eleitos e eleitores de 2018, essas questões deveriam ser cruciais. É claro que o cidadão comum pode questionar a relevância desta questão hoje, com a pandemia e a economia debilitada à sua porta. Para ele, eu diria: crimes geram vítimas e, um dia, uma delas pode ser você ou um familiar. Na corrupção, a vítima é toda sociedade e os recursos desviados fazem falta em investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Aliás, há suspeitas de desvios de recursos até mesmo no financiamento de ações de saúde contra a Covid-19 ou de pessoas de posses recebendo indevidamente o auxílio emergencial. Todos esses que estão sendo presos agora por alguns dias deixarão em breve a prisão e não cumprirão pena, de fato, se não for restabelecida a execução da condenação criminal em segunda instância. Reduzir a impunidade da corrupção ou de outros crimes, para o que é essencial a volta da execução em segunda instância, faz parte da agenda de reformas modernizantes para o país. Ela voltará? Espero novamente ser surpreendido com uma boa notícia, mas confesso que estou um pouco cético.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sérgio Moro você sabe que é a única pessoa que pode vencer bolsonaro e a esquerda em 2022. Votei em Bolsonaro só para proteger a Lava Jato e o seu trabalho heroico como juiz. Mas já desde aquela época sonhava com você como Presidente. Sua saída do governo provocou a ira de parte dos boldonaristas mas milhares deles viram a cronologia das traições de Bolsonaro ao seu trabalho e estão do seu lado. Milhares como eu passaram a admirá-lo mais ainda a partir de sua demissão. Não desiste de nós!!!

  2. Nobre Moro, o senhor é bem polido e não vai admitir que se trata de ser realista, o Brasil continuar a rechaçar a prisão em segunda instância. Com isso, cresce a criminalidade horizontal (corrupção) e a vertical (criminalidade comum) para todos os lados. Na prisão, desde a primeira instância, permanecemos nós, atrás das grossas grades de nossas residências sempre ameaçadas.

  3. Particularmente creio ser muito importante a execução da pena após condenação no colegiado. Mas, após este passo entendo que devemos pensar, ao menos em caso de homicídio, tornar imprescritível este crime, por motivo de justiça,como aliás ocorre em outros países. Igualmente a liberdade condicional deverá ser revista, majorando-se o tempo exigido para sua obtenção.

  4. 1- Um dos problemas da "suprema corte", caríssimo Presidente, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO... sabemos todos e do qual nos ressentimos, é a consistência de "geléia" e, mesmo para os mais desinformados, de evidente inadequação de muitas das suas decisões.

    1. 8 - A limpeza, mais do que a faxina nas urnas, demandará condutas verdadeiramente cirúrgicas para o redirecionamento do nosso país! A sua brilhante exposição do tema, mapeando-o tão completa e inteligentemente, inscreve-se na História para a posteridade, como um precioso documento de inestimável utilidade pública pela precisão, pela acessível e irretocável explicação dos complexos meandros do tema ao POVO BRASILEIRO e, pela esperança que nos dá, apesar dos imensos pesares. Obrigada por ela!!

    2. 7 - Mas é muito difícil, na verdade insuportável, enfrentar esse pesadelo da recusa sistemática à prisão na segunda instância por tanto tempo e, muito pior agora, com essa nomeação vergonhosa e humilhante para o stf, quando se torna decididamente majoritária a nefasta corvolândia!! É terrível essa sensação do BRASIL dominado por essa exponencialmente perigosa, extensa e profundamente enraizada facção criminosa!!!

    3. 6 - Então, sabemos também, não é uma questão de sólida de argumentação mas, de total impermeabilidade de recepção deles, já que, envoltos pela crosta da multiplicidade de crimes, procuram se defender em conluio e por todos os meios possíveis. A faxina ocorrerá, ou se iníciará, pela nossa votação e o problema, aí sim, terá chance de solubilidade.

    4. 5 - Todos eles sabem, tanto quanto nós os decentes, que é de lógica irrefutável que assim se proceda, conforme Vossa Excelência precisamente descreve. Entretanto, penso ser, o problema mais embaixo, muiiiito mais embaixo porque, de fato, degeneradamente baixo, tem a ver com a imoralidade inata dessa camarilha sem absolutamente nenhuma escala de valores probos que, se envolveu com os crimes dos mais diversificados naipes e, agora se blinda por todas as vias possíveis. Sabemos todos disso.

    5. 4- A volta da execução da pena após trânsito em julgado na segunda instância, na mente dessa facção criminosa generalizada *aboletada nas 3 funções do Estado não é questão de posição, é questão de.....""acordão""! *(sim, aboletada nas 3 funções do Estado porque, embora através dos votos em 2 delas, a traição ao proposto deslegitima o exercício dessas, por nós outorgado aos estelionatários eleitorais).

    6. 3 - São tão discrepantes a sua lucidez, honradez, probidade, sensatez e competência em relação à eles, salvaguardada devidamente as honrosas e nobres exceções, que mais parecem atuantes em ambientes antagônicos: Vossa Excelência na Justiça, eles no submundo da criminalidade cotidiana e banal que assistimos acontecer ao nosso redor. Daí a consequente ampliação e agravamento do fosso de desigualdade que separa os cidadãos.

    7. 2 - Evidentemente não se deseja o engessamento 'ad eternum' das interpretações porque, a justiça vem a reboque dos movimentos sociais, interpretando e traduzindo seus anseios e esta é dinâmica mas, chega a causar total perplexidade e revolta, a protérvia, a desvergonha da premissa de "absoluta conveniência particularizada" que guia a ala sinistra daquele tribunal, em suas decisões!

  5. Dr. Sergio Moro, teria imenso orgulho de tê-lo como Presidente do Brasil. Entretanto, este país não merece homens dignos e sérios como o senhor. Ouça a sua família e saia desta Republica de ladrões comandada por um cara que traiu seus eleitores!!!

    1. Sr Eloi! Desculpe mas sugiro que o senhor consulte urgentemente um especialista em distúrbios ,pois ou o Sr tem um problema mental sério ou lhe faltou o essencial ...ter pais que o educasem! Discorde mas mantenha o nível.! Por favor

    2. Olha o Eloi BolsoPetista aí de novo ! #BandidosOdeiamMoro #moro2022 #moropresidente2022

  6. Desde o início da Lavajato quando vimos que, corruptos e bandidos do Colarinho Branco, podiam ser presos houve uma esperança nesse País. Os corruptos continuam agindo, são muitos e estão em todos os lugares desse País. Hoje mesmo, em Rio Branco, minha cidade, houve uma operação da PF na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, não foi a primeira esse ano e já ocorreram outras em anos passados. Aqui os políticos corruptos têm "sorte, quase nunca vão presos. Mas um dia, com certeza serão.

  7. Dr moro, saia desse país com a sua família, isso aqui não é lugar pra pessoas como o senhor. A Brasil é um projeto de nação falido, nunca seremos um grande país e o senhor não precisa viver aqui.

    1. Amauri, ri, você que tem que sair ou melhor tem que ser expulso. E antes que alguém esqueça, vai bundar com o Frederico.

  8. Os abusos cometidos pelas preventivas existem pra mais de 200 mil presos vulneráveis mas o discurso sobre esse abuso só ganha visibilidade e legislação específica pelas prisões da lava jato dos criminosos de colarinho branco. O discurso do abuso ganha proporções inéditas e vitimizam criminosos poderosos!! Muita hipocrisia! Os vulneráveis continuam presos e os poderosos, elite política e do tráfico em liberdade!!!

  9. Elucidativo. Eu, geralmente, me perco nas filigranas das leis e no juridiques. Essas explicações me ajudaram a entender melhor os itens abordados. Muito bom!

  10. Não fique no Brasil , Dr Moro! Vc sabe que um número significativo de paulistas não sabe nada sobre a revolução constitucionalista , o mesmo ocorrendo com farrapos no RS e em MG a frase libertas quae sera tamen é uma incógnita para a maioria? Vc não está cético, está estarrecido com o fracasso inexorável da justiça brasileira, do despudor abjeto dos seus representantes políticos e da sua mais alta corte ,aquela que vc e seus pares merecem compor. Permita-se e à tua família viver entre iguais.👍🏻

    1. Acredito que por todas as bravuras já realizadas por Moro, ele terá vontade, coragem e raça para perseverar aqui no seu Brasil. Os ataques da extrema direita e esquerda nunca diminuíram seu brilho e pouco significam diante de tudo que já sofreu no enfrentamento à ricos e poderosos que levou à condenação.

    2. Nao apenas ele está estarrecido. Assistimos incrédulos esse fracasso inexorável, como mencionou.

    3. Não acredite que será aclamado à presidência, veja com clareza o repúdio com o fostes tratado quando ousastes questionar a grande béstia, um ano após desmoronar o maior esquema de corrupção desse país . O mundo precisa de mentes brilhantes, viva e trabalhe entre iguais, é assim que tua obra será perpetuada. Não se esqueça “pérolas e porcos”....nunca!

  11. Assinei a Crusoé e o antagonista, não só por ser uma mídia independente e séria, também por informar com fundamento e e propriedade, parabéns Sérgio Moro por favor parte desta equipe e pelos textos escrito,

  12. Alguém já demonstrou semelhança nos métodos dos presos na lava jato com os da Máfia de Palermo. Máfia chinesas entopem o país de contrabando e a Nigeriana montou seu esquema. Somos base para o tráfico internacional. André do Rap trabalha pra quem ? Legislação branda e conivente ? MORO é ameaça real a um " monstro " ( interno ) que avassala a Nação brasileira... O que podemos fazer ?

  13. Tomazo Buschetta ( Cosa Nostra ) e Christian Jacques David" Beau Serge " ( Union Corsa ) forneceram em 72 , informações que levaram o Dr. Sérgio Paranhos Fleury e a " Operação Condor " a acabar com a subversão e os mafiosos na América latina com uma cajadada. " Cosa Nostra no Brasil " traz informações e , para quem conhece , um pingo é letra... Daí todo o ódio contra o Dr. Fleury. Leandro Demori esclareceu muitas coisas...

  14. Não desista meu nobre Juiz! Estamos juntos! Não entregue os pontos! Os podres estão começando a aparecer! Pode contar sempre comigo!

  15. Bolsonaro é criminalidade. Se não for contra a prisão automática após condenação por colegiado, não será indicado. Filho e amigo vêm antes!

  16. É, não dá para acreditar em Papai Noel. Um energúmeno não indicaria um Senhor de moral ilibada para o Supremo Tribunal Federal.

  17. Infelizmente também sou cética ! To assistindo a uma conspiração de interesse próprio dos parlamentares , senadores e executivo. Fui às ruas lutar contra a corrupção , hoje não vejo interesse em punir os corruptos , ao contrário , vejo a mutilação da Lava Jato para proteger corruptos. O fim da prisão em segunda instância é a prova disso . O governo Bolsonaro , antecipadamente , mostrou a que veio a partir das denúncias de seu filho. Juiz igual a Moro não interessa a essa corja !

  18. Excelente Dr. MORO, sempre apontando à direção de um Brasil melhor, sem sentimentos mesquinhos contra o atual governo. Isso sim denota o caráter de um verdadeiro estadista. Parabéns!!!

  19. Mais um texto preciso e muito bem fundamentado do maior Juiz que esse destroçado país já teve. As pessoas de bem dessa nação jamais se esquecerão dos relevantíssimos serviços prestados por esse grande cidadão brasileiro

  20. Ao meu sentir, acho tão óbvio que a execução da pena tem que ser imediatamente após a condenação em segunda instância que eu acho essa discussão, especialmente no STF, indecente. Nossos a

  21. Texto preciso que mostra, mais uma vez, sua inteligência e capacidade técnica. O ministro Marco Aurélio está aproveitando o “refúgio da lei” para soltar bandidos poderosos. Que a fuga do criminoso André do Rap sirva para mudanças urgentes em leis ou jurisprudência. Estou torcendo muito para que o bom senso e a vergonha dos que decidem lhe surpreenda mais uma vez. O Brasil precisa de sua voz e coragem!

  22. Moro, imagino o inferno que vc vive por fazer o melhor para o País, mas por favor, não nos abandone. Você é o único que tem condições de tirar esses bandidos do poder

  23. Inacreditável o retrocesso q estamos vivendo. Com as mãos atadas e a continuar em breve tb amordaçados. Paulo Guedes(BTG ACTUAL), trabalhando p um povo sem poder aquisitivo, mais dependente das esmolas sociais. É TRISTE, TENEBROSO.

  24. Dr.Moro , estou com o senhor até debaixo d'água!! Ontem assistindo o Roda Viva , pude perceber que Mandetta já foi para o aquecimento e pensa em levá-lo junto.Avalie. Ele é articulado, é um político , podem compor uma chapa que confrontaria de forma significativa o Flaflu Bozolula.Nunca se esqueçendo de que ele É UM POLITICO. Mas o senhor vai precisar desse traquejo para a governança, no meio desse zoológico que é o congresso...é preciso e com urgência nos mobilizarmos para a criação dessa via!

    1. Concordo com você. Partido e políticos ao redor podem fazer muito estrago.Mas ao mesmo tempo é o que está sendo articulando ainda de forma embrionária...aguardo uma movimentação logo pós eleições...precisamos uma elaboração eficiente desta nova via , com tempo , para não cair no fiasco de 2018 ...

    2. O maior problema de uma chapa com o Mandetta é o partido dele e os políticos que o rodeiam. Fez um bom trabalho no enfrentamento inicial da pandemia mas não sei se seria o "novo" de que estamos tanto precisando.

  25. Caro Dr. Moro, Muito pertinente esse seu artigo. Infelizmente houve um retrocesso enorme nas ações de combate à corrupção por este governo, e os membros dos poderes legislativo e judiciário, com especial destaque para o STF. Espero que o senhor e outros bons cidadãos brasileiros continuem lutando pois eu já não tenho mais esperanças.

  26. Brilhante artigo! Adorei as citações de Anatole France!! Servem perfeitamente ao modelo brasileiro! Aprendi mais uma coisa com o dr Moro sobre o percentual de absolvições, ou seja, cometemos muito mais injustiça não prendendo na segunda instância do que reconhecendo uma injusta prisão!! Parabéns mais uma vez!!

  27. Pois é Moro. Todos os brasileiros do Bem entendem, aplaudem e concordam com seu texto claro e límpido. O problema é que daqueles de quem depende a mudança da execução da pena em segunda instância há entendimento mas não há concordância, pois os seus interesses são inteiramente conflitantes. Só mesmo o povo se unindo e se contrapondo a esses oportunistas do mal. Do contrário, só ceticismo. E não adianta reclamar. Está em nossas mãos!

  28. Moro, Parece fora de contexto, mas o que você pensa sobre Parlamentarismo. Não é msis democrático, melhor para as instituições ? De que adianta eleger um ditador a cada 4 anos ? Ter um parlamento irresponsável e chantagista ?

    1. Um verdadeiro parlamentarismo tem de vir após uma reforma política, pois atualmente carecemos muito de representatividade no Congresso. Voto distrital misto e candidaturas avulsas é o que mais precisamos, em sequencia se pensa num parlamentarismo que irá dificultar que ditadores e populistas baratos tenham toda uma máquina pública para seus interesses escusos.

    2. Precisamos de um estadista que ganhe a eleicao, organize minimamente a casa, não se contamine pelo poder e apresente e incentive um projeto de fim do presidencialismo. Moro aparentemente tem esse perfil. Vamos aguardar!

  29. Em entrevista ao Cláudio Dantas, o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia garantiu q ate dezembro, coloca a PEC em votação, porém, isso não significa q ela será aprovada. Precisamos estar vigilantes e cobrar dos parlamentares. E na próxima eleição, escolher melhor nossos representantes.

  30. Suas posições e palavras, claras, compromissadas e sábias, devolvem aos brasileiros do bem a certeza de que o mal que se instalou no país vai chegar ao fim pelas mãos de SÉRGIO MORO em 2022!

    1. Obrigada por tudo que tem feito por nós. Nosso eterno juiz Moro.

  31. Excelente texto Dr. Moro! Certamente a "solução" dada pelo Des. Kassio é exatamente o art. 312 do CPP, ou seja, a impunidade de sempre.

  32. Dr.Moro, Grato por sua clareza e posicionamento! As alternativas que nos são oferecidas seja via Congresso seja via STF da "execução da condenação criminal em segunda instância" (talvez o único instrumento que pode acuar os corruptos e seus apaniguados) acontecer... é como acreditar em Papai Noel!Triste lembrança o que fizeram com o seu Pacote anticrime!Prezado dr Moro,...ou se mudam os governantes e o legislativo ...ou nunca sairemos deste círculo vicioso! Siga enfrente e firme

  33. Dr. Sérgio Fernando Moro, como sempre, um Homem à frente de seu tempo. Bolsonaro Fake News traiu meu voto, Lula também: tchau queridos! Dr. Sérgio Moro, Presidente da República Federativa do Brasil em 2.022! Falta pouco. Vamos, Brasil!

  34. É muito difícil Dr Mouro, produzir alguma coisa boa neste pais. Tenho 77 anos e fui suprêndido muitas vezes . hoje vejo tanta mentira, (CINÍSMO ) disse me disse que é uma loucura total. Levarei comigo um monte de baboseira. PAÍS DE FAZ DE CONTA>

  35. Moro, não é maniqueismo seu nem de ninguém ponderar que a Justica bras é EXCESSIVAMENTE REVISIONISTA. É um desalento cidadão de bem processar a União e um carrossel delinquir de tao chicaneador que é o PJ. A insegurança Juridica só nega os direitos objetivos, os mais elementares , negados pela burocracia e judiciário, com advocacia sucumbenciada dos procuradores da União. Digo com Senador Romano contra Nero: " uma civilização que muito legisla, está em decadencia"...

  36. Parabéns Sérgio Moro!!! Excelente artigo!!! Você é realmente uma preciosidade, uma jóia rara neste Brasil tão necessitado de pessoas melhores...

  37. O que o STF quer? Igualdade para todos? Acho que não. Já que eles se acham os todos poderosos. Então, são milhares de peixinhos de aquário lutando contra tubarões. Quem irá vencer? Precisamos de você, Dr Mouro.

  38. Moro, sei que alguns meses participando de um governo conturbado não habilita ninguém necessariamente a ser um candidato a cargo eletivo de grande relevância. Mas para sanar problemas históricos de um país combalido necessita-se de mais que habilidade funcional. É preciso ter coragem, apego às leis (principalmente à Constituição) e um senso de brasilidade muito forte (diferente de ufanismo). Por isso, em 2022, pelo tamanho que o senhor tomou no país em vários aspectos, deve oferecer seu nome.

  39. Aplausos! Tudo pela prisão após julgamento em segunda instância. E crimes cometidos contra a saúde pública teriam que ser inafiançáveis.

  40. Nas terras da Brasiléia república da bandalha farsa bíblica se encena O ladrão faz jesuscrito juízes e promotores judas crucificados Repórteres de Aluguel atiradores de pedra assumem a acusação Ouro do tesouro roubado elege e compra deputado santo lugar malfadado Adevogados fariseus filibusteiros do crime das cadeias livram os réus Supremo templo das falcatruas pecadores costumazes suas vestais são prostitutas Clamando o santo nome em vão o mito de pés de barro pro abismo tange a criação

  41. Eu também, estou cética! São tantos absurdos neste desgoverno de enrolados na justiça que é desanimador. Torço por mudanças em 2022. O Brasil não merece o que está acontecendo.

  42. A tese de trânsito em julgado só favorece os poderosos haja vista que estes usam o produto do roubo para contratar advogados, a preço de ouro, para recorrer das sentença até a mesma"caducar".

  43. Pontos a ponderar. Juiz que faz sua prevalecer a sua vontade ao examinar a lei, clara ou obscura, não passa de tirano. A determinação do trânsito em julgado para se estabelecer a culpa definitiva do acusado é cláusula pétrea da Constituição Federal _ art. 5º, inciso LVII. A PEC 199/19 troca seis por meia dúzia, extinguindo os recursos especiais e extraordinários viriam ações rescisórias nas quais o Relator poderia suspender execuções das penas de que versam tais recursos. CELERIDADE RESOLVERIA!

    1. Explique como seria essa CELERIDADE! Transito em Julgado só favorece ricos e poderosos , e seus advogados!!!

  44. A máfia está no poder, Dr Sérgio: quem tem a caneta tem as chaves do Erário e o único consenso é: LAVA JATO NUNCA MAIS NESTE PAÍS!!!!!!!!!!!!!!!

  45. Infelizmente, o governo Bolsonaro está dando decisivos passos negativos no combate à corrupção. Vamos pagar esta conta por anos.

  46. Congratulações Min. Sérgio Moro, continue na luta e conte com o apoio das pessoas honestas deste país. Aguardemos as eleições de 2022, quando o elegeremos presidente, juntamente com uma uma bancada de apoio, e sem aqueles investigados e processados que infestam o Congresso.

    1. Sou da mesma opinião. Continue lutando porque ainda existe esperança

  47. Não tem chance. Vai ficar tudo como está. O ponto positivo é que o STF está sob nova direção e algumas questões estão colocando a casa em ordem. E lembro que membros do STF não ganharam nenhum voto, não fizeram concurso e nem estavam numa simples lista tríplice. Os políticos, de maneira geral, estão desprestigiando quem foi aprovado em concurso público e democrático. As mudanças que o povo tanto pedia foram para o brejo.

  48. Parabens pelo excelente texto Moro. Você faz muita falta para as pessoas de bem, que desejam um Brasil com justiça e sem corrupção

  49. A realidade é somente uma, Moro JAMAIS criticou um político do PSDB. Alguém, pelo amor de Deus, prove o contrário. A poucos dias, ao tomarmos conhecimento que SERRA possui MILHÕES em contas no exterior imaginei que o “incorruptível SM, ao menos, tocasse no assunto, dada a sua relevância $$$ ! Nem uma sílaba, por que não fala, não escreve ? Medo de algo ?

    1. Sr.Paulo,infelizmente o sr.náo trouxe comentários relevantes ao texto do dr.Moro,outrossim faz tentativa descompensada de nublar a postura do mesmo ! Por gentileza de-nos o prazer de ler suas críticas quando fundamentadas ,lógicas e sem aleivosias;

    2. O Moro julgava sobre o Petrolão! O PSDB, está em outras corrupção, não poderia falar sobre investigações que não estão ao seu alcance. ENTENDEU????

    3. Juiz não critica, julga. Juiz fala nos Autos... se no brasil (com b mesmo) é diferente, errado está o brasil.

  50. Grande Moro! Todo o meu apoio a execução da pena após julgamento em segunda instância! Quem não defende isto são simplesmente bandidos, vagabundos, corruptos (tipos que dominam Brasilia).

  51. Sr Moro eu penso que tudo o que foi feito contra ti foi calculado, te ofereceram um cargo porque sabiam que iriam te detonar em seguida, para te tirar como juiz da lava jato... eu não duvido da estratégia dessa gentalha que está no poder. Agora você deveria realmente pensar em se candidatar para 2022, senão estamos no fundo do poço mesmo, morreremos todos.

  52. Obrigada, Dr. Moro. Acho que isto é super relevante para todos que desejam combater a criminalidade - ai incluída a corrupção. A Ministra Rosa Weber me parece ser uma pessoa de bem, que procura fazer as coisas corretas - espero que ela consiga encontrar nos argumentos daqueles que defendem esta posição as motivações que a ajudem a requalificar a sua posição.

  53. O crime evoluiu e se fez necessário que os julgadores acompanhassem essa evolução. Moro assim fez com a lava jato, colocando os colarinhos brancos, em tempo hábil, atrás das grades. Tem meu voto a qualquer tempo.

  54. Texto primoroso, como o Brasil perde sem tê-lo como juiz, ministro da Justiça ou Ministro do Supremo, é triste ver o sistema ganhando e os interesses escusos sobrepondo os interesses da nação, homens e mulheres com sua integridade são raridade, mais ainda na político, onde poderiam fazer a diferença e realmente ajudar o pais... é provavel que o Sr não vá se candidatar, mas se um dia decidir que sim, terá meu voto e meu apoio, pois a admiração já tem.

  55. Tem gente que ainda acredita em antagonista, crusoé e empiricus! Um bando de mentirosos manipuladores. Se você tem caráter Moro sai dessa....

    1. Minoria cega e raivosa aparece aqui só pra tumultuar, sem argumentação alguma, apenas com acusações sem fundamento. Não sabe o que é bom jornalismo. Só será bom se falar bem de seu ídolo.

    1. parabéns Dr. moro ! infelizmente sem esperança de um Brasil melhor ! é só decepção lutamos tanto pra tirar o PT e caímos na pior das armadilha elegemos mentiroso, charlatão ,

  56. Triste ler sua matéria , infelizmente tudo que o Sr escreve é verdade. Acredito que só venceremos essa batalha com um candidato sério, justo, firme e que pensa no bem de todos dessa nação brasileira. E vejo o Senhor Dr Moro como esse candidato em 2022.

  57. Excelente texto, parabéns! Podem existir muitos bozistas que discordem do texto por razões conhecidas, porém tem muito mais cidadãos honestos que querem punição aos corruptos e acreditam em MORO. A execução da condenação em 2ª é o mínimo que se pode esperar da Justiça ou só haverá condenação para os que não tem recursos para pagar advogados por anos até a prescrição. O pior é que os corruptos pagam os advogados carissimos com dinheiro surrupiado do herário, dos impostos que pagamos.

  58. Moro é sempre criterioso e ponderado, mas os ministros do STF nem sempre o são O problema é que, além de serem escolhidos por um sistema onde o presidente da República pode agir de modo quase absolutista, ficam no cargo por décadas e só podem ser destituídos por milagre

  59. Infelizmente, estamos cercados por todos os lados, por pessoas dos 3 poderes, inescrupulosas, que só visam os seus próprios interesses, acobertando os infratores poderosos, mesmo que estes tenham desviados bilhões das verbas da Saúde, Educação, Saneamento, transporte público, causando morte, e perpetuação da miséria de milhões de Brasileiros. Moro, não desista da Política, é o único caminho para mudanças, o Brasil precisa de você.

    1. Moro é, Moro será maior que qualquer presidente que o Brasil já teve. Quando achar que está pronto será eleito

  60. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💯👌🏼 Os eleitores brasileiros não alienados sabem que o PR é um Cavalo de Tróia, e que deixou clara sua posição contra a Lava Jato, inclusive acabando com sua carreira. Como ele mesmo declarou, e nós declaramos a ele: "Canalha, mil vezes cabalha!" O povo precisa voltar unido às ruas, essa será a fórmula para conseguir a grande revolução.

  61. Queria ter esperança , mas a cada dia o lamaçal só aumenta. Erramos feio e o pior, não creio que a maioria dos responsáveis em ter dado poder a um ser tão desprezível já tenha consciência disto.... precisamos de um novo rumo.

  62. Façamos um movimento nacional para mudar a forma de escolha e o mandato de juízes do STF. Não é possível dar tanto poder ao cara que ocupa a cadeira de presidente da República. Os presidentes passam e o juiz do STF fica. Por exemplo, o tal KASSIO, escolhido pelo filho do PR enrolado com a justiça, vai ficar na suprema corte até 2047. Eu me sinto completamente refém dessa situação!

  63. A certeza é: o Executivo não quer. Ele já avisou naquela reunião que não vai deixar f.... com a família e os amigos (Queiroz deve ser o amigo central). Tudo que ele fez ou faz tem sido nesse sentido. Parabéns Sérgio Moro por insistir no tema.

  64. Colega Moro, você sabe que toda decisão judicial tem que ser fundamentada, sobretudo aquelas que implicam na perda da liberdade, também não sou a execução se iniciar após a decisão definitiva em seguida instância, mas ele é preciso que o tribunal fundamente o motivo pela qual está expedindo o mandato de prisão, pois é comum o STJ reformar as decisões dos tribunais de segundo grau, basta acompanhar os julgamentos no STJ.

  65. oBrasil nós lembra o livro o EFEITO MELQUISEDEQUE onde um missionário chega a uma civilização e quando anuncia Jesus o salvador, eles o rejeitam por achar que era um idiota que se deixou vender por 30 moedas de prata. Isso retrata em parte o brasileiro que troca Barrabás por um homem justo.

  66. Kassio, “o kopiador”, foi indicado para fazer exatamente o contrário, Dr MORO. O desvario e a nossa insanidade é assistir tudo isso sem reagir sabendo que esse pouco ilustre desconhecido decidirá o futuro dos nossos descendentes. Qual é o sentido da vida quando se nasce sabendo que vai perder?

    1. Paus mandados de Jair e de Lula só pensam em eleições e poder. Escrotos desses dois escroques.

    1. Bolsonaro 2022, essa revista juntou todos os melancias verdes por fora mas vermelhos por dentro...

    2. Ô jean.. tu és um pum estridente.. só fedes.. volta pros teus.. os esquisoides petralhas.. cai fora, mané..

    3. Dêem uma olhada nas relações de Rosângela Moro e as causas que ela defende e analizem

    4. Tenho visto tanta aliancas/acordos feitos entre bolsonaro e centao toffoli gilmar renan. Sera que essa jean aqui nao seria o wyllys. Tudo e possivel.

    5. Que horror! Pau mandado do Lula, você. Deixe o juiz que esteve 20 anos trabalhando no canto dele em paz. Chegou nos poderosos e vem a difamação. Nem o beira-mar que passou pelas mãos dele aprontou essa canalhice. Bandidos! Oxalá vários juízes assim haja no Brasil para evoluímos para um país civilizado. E

    6. É mais fácil enganar uma pessoa do que lhe convencer que foi enganada..kkk

    1. Ainda bem que o vagabundo bolsonarista que fez este comentário tem de pagar para fazê-lo...

    2. Perde tempo com insultos baixos e ridículos! Procure outra coisa para fazer, deve ser lulista ou bolsonarista. Faça o seguinte: ajoelhe-se no seu "país" para esses inúteis e parasitas e aceite a realidade dos q querem evoluir civilizadamente!!

  67. Enfoque perfeito este aqui exposto pelo Dr. Sergio Moro. Só o tremendamente irrisório índice levantado e apontado pelo ministro Barroso serve para dar por encerrado o trânsito em julgado na segunda instância. E há também de se levar em conta o poder econômico. Quem tem grana pode levar o processo às calendas, e fará com que a injustiça vença. Ler este artigo pode não fazer com que Gilmar Mendes, Toffoli, Marco Aurélio, Lewandowski mudem seus votos. Mas quem sabe Rosa Weber, hein?

    1. ROBERTO, não podemos esquecer que o "glorificado decano" CELSO DE MELO sempre batalhou pelo fim da orisão em Segunda Instância; agora será provavelmente substituido por um "kopiador", um futuro ministro ao que tudo indica de "segunda classe" que obedecerá Giolmar e Toffoli (viu a alegria desses dois com a indicação?); quanto a Rosa Weber... aposente as esperanças, sua única virtude é não se imiscuir na vida pública com notórios personagens, como fazem os dois citados juizes.

  68. Tenha bom proveito nessa estratégia. Também sabemos que está sendo dado um golpe bem ao nível dos malfeitores com essa nomeação degradante do tal Kássio Kopia e Kola. E o objetivo final é elimina-lo do panorama político brasileiro. Esta Nação ultrajada ainda vai demandar seus esforços. Vá, mas volte a tempo de ser um aguerrido Senador da República, e ao cabo ser nosso Presidente, em 2026. Boa sorte. Alvaro Costa (@brasilia_urgente)

  69. Meu caro Sérgio. Como sempre e já demonstrado ao longo do tempo, suas teses derramam justiça e tecnicidade 100% justas ,coerentes e correspondentes com a melhor forma fazer cumprir o Direito. Todavia, como todos sabemos, você, em especial, e o Brasil, foram ludibriados pelo comandante-em-chefe, que forçou sua demissão e tenta desmoralizá-lo, de todas as formas. Vc foi assertivo ao classificar o mandrião como "monstro do pantano".Agora, precavenha_se. Faça mesmo um "retiro" no exterior. -segue-

  70. Lendo o artigo pra minha esposa, ela ao término diz: "meio contraditório os argumentos dele pra quem quer advogar". E mais uma vez fica evidente a coerência do Dr. Sérgio Moro, não mudando de posicionamento em virtude das circunstâncias. Parabéns pelo artigo e pela virtude mais uma vez evidenciada. Porque é assim que classifico seu gesto: como virtude! Que Deus continue lhe abençoando! Sigo me inspirando no senhor!

  71. Dr. Moro, compreendo que nosso Supremo quebrou um dos pilares do combate a corrupção, que é a prisão em segunda instância. Tenho esperança que nós, o povo, se unam em manifestações muito em breve tendo a reversão desta decisão como uma das pautas principais. E daqui há muitos anos, quando esses que agora abraçam esse presidente e que tramam contra a lava jato já estiverem completamente esquecidos, o senhor estará nos livros de história sem dúvida.

  72. Querido Moro, não espere nada do parlamento ou de qualquer indicado por esse governo. Mudanças não estão nas mãos de quem pode fazê-las, mas nas daqueles que nelas acreditam. A Lava-Jato é a maior prova disso, e o Sr. é o único político que coloco nas minhas orações todos os dias, foi o jeito que encontrei de ajudar meu país! Tenha bom ânimo, o povo te ama, acredite sempre nisso!

    1. Perfeito NATALIA! É exatamente esse o sentimento da maioria da população, me emocionei!

    2. Lindo Natália!!!👏👏👏 Quero fazer das suas palavras as minhas também !

  73. Um artigo certeiro e direto ao ponto! Excelente!! Quando saiu desse governo, mostrou coragem e alinhamento com sua integridade e caráter! Seu trabalho árduo e dedicação pelo combate à corrupção são gratificantes e inspiradores. Como não admirar tanta perseverança e bravura diante de tanta ingratidão e injustiça?! Que Deus venha proteger você e todos os seus familiares... todos os dias... Te admiro por tudo o que fez e tem feito pelo Brasil e terás sempre a minha enterra gratidão!

    1. Perfeito Luciana, em sábias e certeiras palavras definiu o sentimento de muitos em relação ao nosso admirável Dr. Moro! Um exemplo de juiz íntegro e nato! Que falta ele vai fazer no STF. Essa era a minha maior esperança desde sempre. Mesmo que outros, por ora, ursurpem essa cadeira , quero realmente crer que um dia o Sr. estará lá!!

  74. Céticos estamos nós tb com cenas / reuniões/ jantares onde os elementos presentes escancaram a sordidez desses destruidores da República. Lava Jato é patrimônio do povo de bem brasileiro!

  75. Infelizmente fomos enganados pelo Jair FALSO MESSIAS , que inclusive usa o nome de Deus em vão. É um déspota . Está realmente destruindo a Lava jato via ARAS . Fez tudo isso pra Blindar sua familicia . Um grande Canalha Lula e Bozo Almas Gêmeas . Lula . Eu acabei coma Pobreza . Bozo . Eu acabei com a corrupção ENERGÚMENOS

  76. Tenha calma amigo OTTO! Qualquer construção começa pelos alicerces. Tudo tem seu tempo. SERGIO MORO sabe disso e está construindo um novo tempo para o Brasil. Confiemos em nosso herói. Ele sabe o que faz. Pedro Geraldo

  77. Força Moro. Não se abale com as criticas. Você tem histórico e capacidade. Faça o que estiver ao seu alcance para fazer o certo sempre. Os dois lados da vida o apoiam.

  78. Eu estou confiante de que as pautas importantes para o Brasil estarão de volta e com imenso apoio muito em breve por que o MINTO perde apoio a cada dia. O legado da Lavajato, do Dr. Moro, Dr. Deltan e do MPF do Paraná não foram vencidos. Ontem, hoje e sempre: #SOMOSTODOSMORO

  79. Dr Moro, quero aproveitar o espaço para manifestar minha solidariedade para com o sr e sua família e dizer que são absolutamente humanos e compreensíveis os sentimentos que lhes afligem. Não quero lhe transferir uma injusta carga de responsabilidade posto já ter dado sua enorme cota de sacrifício ao abrir mão do tão difícil e meritoriamente conquistado cargo de juiz, mas a verdade é que o dia que o sr desistir do Brasil levará consigo o pouco de esperança que ainda me resta neste amado país.

  80. Põe o pau na mesa, Moro! Precisamos de críticas mais contundentes, mais diretas. Vá no ponto, dê nome ao bode e desça o cacete.

    1. Dr. Moro. Gratidão pelo que fez, e, ainda faz, pelo Brasil. Admiração sempre. Não sei se acredito ainda, em conseguirmos ter bons políticos, porque só os de mau caráter que conseguem entrar nesta roda viva. Os honestos não são demagogos, portanto, não conseguem se eleger. Desejo que consiga ser eleito PR em 2022. Luz em seu Caminho.

  81. Infelizmente esse governo já provou que não está nem um pouco interessado nessa pauta. Enquanto tiver impunidade nesse país não haverá desenvolvimento. Esperamos o senhor em 2022!

  82. É improdutivo acreditar em boas ações de gente nefasta. Como disse a Maria, é ingenuidade, comportamento que não podemos ter em momento tão especial da vida no país. Não creiam em Satanases e Malévolos. Eles nunca mudam. Avante na luta cidadãos honestos do Brasil!

  83. Não há esperança de que qq uma das alternativas citadas possa prosperar com esse presidente mentiroso e traidor do povo. Mas, se nas eleições de 2022, o Dr. Moro for um dos postulantes à presidência, a esperança renascerá.

  84. Bozonaro já está em conluio com tudo que não presta para livrar sua família de futuras condenações. Prisão em 2ª instância é só mais um "detalhe". Minha esperança é ver Moro como presidente.

    1. Não vamos jogar pérolas aos porcos. Nada vai mudar até 2022. A política brasileira só vai estar mais inglesa de corruptos prontos para destruir o Moro que representa a decência.

  85. Existem estatísticas que a corrupção ainda consome cerca de 8% do PIB brasileiro. Não mudaremos este triste número, que ajuda o país a ficar na inércia, sem a prisão em segunda instância. 👏👏👏👏👏

  86. A tal da Constituição cidadã do Dr.Ulysses foi sitiada por uma elite corrupta. A começar pela nossa maior Corte, o Supremo, onde o presidente (com "p" minúsculo) Dias Toffoli defendeu bravamente aqueles que o indicaram e, de forma rasteira, pautou novamente a prisão em 2a. instância, tão somente após três anos do entendimento em contrário do próprio Supremo. Quanto a eventual protagonismo do legislativo, considero praticamente nulo. Lá este tema é como falar de corda em casa de enforcado !!

  87. Fico imaginando quantos cidadãos indignados com o crime e a corrupção votam reiteradamente em políticos e partidos notoriamente corruptos como PT, PSDB, PTB, PDT, MDB, DEM, PP, PL e por aí vai. Não tem como né gente!

  88. Dr Moro : os cidadãos honestos torcem pelo retorno do cumprimento da pena após o julgamento da segunda instância. Entretanto esta decisão está nas mãos de pessoas envolvidas em processos judiciais que poderiam ser presas com o novo entendimento. Seria ingenuidade acreditar que qualquer uma destas 3 soluções citadas seja aprovada por quem deveria nos representar.

  89. O ceticismo de Sérgio Moro e de todos os cidadãos de bem deste país tem uma causa concreta e nefasta: JAIR MESSIAS BOLSONARO.

  90. Ao deixar a carreira jurídica e entrar para a política, algumas ações são necessárias. Uma delas seria visitar o presidente Bolsonaro nesse momento de escolha do novo ministro do Supremo. Qual seria o impacto dessa visita no meio político, na imprensa e opinião pública? A vaga ainda está em aberto!

    1. Complementando Devanir , mesmo essa "conversa" sendo via STF ,através de Fux para se chegar a um acordo , não existe "almoço grátis ".Teria de haver uma moeda de troca ,e parece-me de que Fux pretende realmente fazer a coisa certa.Outro empecilho seria o centrão , que é quem realmente dita as normas nessa república de farsantes ,e quer ver Moro bem longe! Mais agravante seria o Dr. Moro sujeitar-se às grosserias caluniosas de Bolsonaro...dar esse prazer a ele?Para quê?Moro não precisa disso!

    2. Devanir , a "boa conversa" que você sugere talvez tivesse algum efeito se fosse entre iguais. Não é o caso.Bolsonaro não é confiável!!!!!Moro jamais se sujeitaria a isso , seria como uma súplica ao seu algoz. A altivez na renúncia e denúncia de Moro a esta farsa bolsonarista escancarando tantos escândalos retrata com precisão de como uma conversa nesses seus moldes soaria falsa, ordinária e ultrajante!!!!! Moro é muito maior do que aparenta ser. Sua integridade é seu bem maior.

    3. Estou dialogando baseado no texto publicado pelo Dr. Moro. No final ele apresenta três possibilidades de reavivar a segunda instância. Duas pouco prováveis, pois depende do Congresso. A terceira passa pelo STF e pelas indicações do presidente. Não esperávamos acontecer o descompasso que tirou o Dr. Moro do acesso a essa vaga. Quando digo que uma boa conversa é capaz de resolver problemas e conflitos não quero dizer que as pessoas ao conversar estão se vendendo. Outra oportunidade vai demorar.

    4. Oi devan.. quem entende o mínimo de política acha que tu és um imbecil de marca maior. Vai cagar no mato, vai?

    5. És um excremento, seu pum de ovo frito. Cai fora aqui da comunidade, imbecilóide.

    6. Devanir , se for da politica canalha você entende muito!!!Mas de integridade e ética você é zero!!!Por causa de estratégias oportunistas como essa sua é que chegamos onde estamos!!!

    7. Devanir, nesse caso, convém refrescar sua memória com a célebre resposta de Moro à "comadre Zambelli": ..."- Prezada, não estou à venda!..."Mas suponhamos a situação hipotética da vaga no STF ser pleiteada pelo ex Ministro. Te garanto, todos os cidadãos de bem entenderiam a atitude, mesmo vendo minar a nossa única esperança de dias melhores...Contudo, tirem vossos cavalinhos da chuva, rs...Esse não é o perfil de Moro. Ele é bem maior que isso! E ao contrário da lei, a dignidade não é para todos!

    8. Quem entende o mínimo de política entendeu a minha contribuição.

  91. Exmo. Dr. Moro, o brasileiro de bem está tão perplexo e exausto com a podridão em cada canto dos que detém algum poder que eu desejaria muito, muitíssimo, vê-lo na presidência da república em 2022. No entanto, penso que essa não é a sua hora. Saia por um tempo do Brasil. Aqui está um lamaçal. O Brasil de hoje não o merece. Todo meu respeito e admiração, sempre!

  92. Acordo com a ponderação. Melhor seria a execução da pena em "PRIMEIRA" instancia e que se sigam todos os recursos disponíveis ao réu. Presunção de inocência para mim vale até o primeiro julgamento. Feito isso que sigam os advogados de defesa com seu ótimo trabalho.

  93. Dr Sérgio Moro, o senhor é um herói, enfrentou e continua enfrentando os corruptos poderosos desse país,infelizmente o sr foi enganado pelo presidente farsante como eu tb. Nossa esperança é o senhor se candidatar em 2022

    1. Concordo com você Regina, pelo menos no momento atual: nem o presidente quer (contrariando a sua promessa de campanha), nem o congresso (com o CENTRAO mandando) e nem mesmo o STF com o novo membro: "copia e cola"!

  94. É compreensivel o seu ceticismo nesse assunto, dr. Moro. Mas não há outra alternativa, é preciso continuar a batalhar insistentemente por ele. Haverá o momento em que as condições se tornarão favoráveis e ele será aprovado para bem do Brasil.

  95. Céticos totais estamos todos nós depois do tiro n´água que foi jogar nosso voto fóra votando nesse cargo maior do Executivo.

  96. eu estava cético até essa semana, porém vejo que teremos a possibilidade de uma quarta via... já passamos pela era do sapo barbudo, agora teremos que lidar com o monstro do pântano, porém nessa semana senti que ainda há vontade de irmos mais além, por isso, mais uma vez, conto contigo !!! força!!! estamos juntos !!!

  97. A impunidade pra mim é sim um tema muito importante para análise na próxima eleição , temos que observar quais políticos são contra e porque são contra . Moro 2022 .

  98. Sergio Moro sempre firme e coerente com o que defendeu nos últimos anos, especialmente o combate ao crime. Não podemos falar o mesmo da pessoa que ocupa temporariamente o posto de Presidente da República.

  99. Caro juiz Sérgio Moro, parabéns por mais este belo artigo! O Brasil precisa de cidadãos do seu nível na política, para corrigirmos as distorções da nossa justiça e construirmos uma sociedade mais justa.

  100. Dr. Moro, tenho profunda admiração pelo Sr. como Juiz e como pessoa, gostaria de ve-lo presidente desde pais, mas com este sistema polico atual o Sr só vai desgastar sua honrosa biografia. Sugiro que se candidate ao senado a princípio, não podemos perdeu seu talento. Abraço e boa sorte.

  101. Dr. Sérgio Moro, nós,povo brasileiro, fomos enganados novamente pela conversa de políticos. Infelizmente votei no atual presidente pensando que finalmente iríamos ver um Brasil melhor. Decepcionante. Ainda tenho grandes esperanças com o senhor novamente no poder, ou Presidente ou STF. Deus o abençoe e não desista do nosso Brasil.

    1. Dr Sergio Moro por ser ético e honrado tenho medo que o Sr desista de nós.

  102. Esse HOMEM é singular. A narrativa de Moro é sempre coesa e íntegra. A narrativa de Moro, fala sobre ele. Não nos deixe. Moro 2022!

  103. Os fatos e os argumentos a favor da prisão na segunda instância são cristalinos. É lamentável que os mesmos representantes que dizem lutar pela igualdade dos brasileiros tenham esse comportamento avesso.

    1. Triste hem? De indivíduo de péssima procedência a ridículo comentarista inoportuno e rejeitado pela comunidade decente de leitores. Vai te catar, mequetrefe. Alvaro Costa/df

    2. Ô Edson, se a Crusoé é folhetim, por que tu estás escrevendo cretinices aqui?

    3. palmas para drMoro agiu com justiça mão firme contra os bandidos do p.t e alguns de outros partidos parabens . o problema foi passar a mão na cabeça dos bandidos do p s d b dr . ai que está o pé do galo esses nadaram a vontade livres e soltos

    4. Melhor do que ser um tonto que se acha importante por assinar um Folhetim. Pense nisso.

    5. Porque articulista de folhetim? Mesmo depois de sair da posição de Juiz sempre defendeu a prisão em segunda instância. Agora que está em uma posição nem de Juiz nem de agente político, ele pode e deve emitir sua opinião. É só ler os comentários, as pessoas anseiam por isso.

  104. Aconselho o Dr. Moro a começar a trilhar por outros caminhos que são necessários a um presidente, porque, OBRIGATORIAMENTE, será o nosso candidato a presidente em 2022. É importante a variação de conhecimento, como na área econômica, de infraestrutura, saúde, transportes, energia, etc para poder discuti-los no cargo. Há muita gente com profundos conhecimentos específicos de cada uma das áreas que não se negaria a auxiliá-lo. O tempo urge. Moro, 2022.

  105. Dr. Moro, gostaria de ter a oportunidade de conversar com o Sr. Tenho profunda admiração pelo seu trabalho e caráter, és invejado por todo Planalto por sua índole, assim, vá fazer o seu sabático no exterior , conforme falava em suas entrevistas. Publique. É importante termos literatura jurídica sob a ótica de quem viveu a LJ e caso venha a atuar em 2022, candita-se ao SF, pois lá o Sr. terá + chances de propor leis, pressionar. É no parlamento que deve acontecer a gde mudança. Deus o protege

  106. Obras : José Bonifácio ( Otavio Tarquinio de souza ) e Teoria Política - Rui Barbosa estão as " plantas mater " da Nação e do Estado brasileiro. Darcy Ribeiro e Celso Furtado: indispensáveis. Estratégia Econômica ( erros ? ) década de 50 e s.s. - MORO : Esperança de mudança. É preciso preparo para um " debate " amplo e prudência pra governar. Até na política , o brasileiro segue o exemplo de cima.

  107. A verdade é que tiramos um ladrão e colocamos um dos maiores mentirosos de que se tem notícia, no poder. E, com ele, a ascenção total da tal segunda turma do stf, que, salvo raríssimas exceções, manipula sem pudor a favor da corrupção. Esse laço de conveniência espúrio tem, corroído os pilares que ditam as regras de nossa sociedade. A constituição, no ver dessa gente, nada representa!!!Dr. Moro, o Sr. está "intimado" em primeiríssima instância, a ser nosso presidente em 2022. #morosempre

  108. Torço por sua candidatura para 2022, Bolsonaro não quer prisão em 2a. Instância, traiu seus eleitores, o foco no momento é reinar a impunidade q beneficiará os corruptos do Congresso e familiares.

  109. Muito triste o que temos assistido no País. A "fraude " que elegemos, com a esperança de fortalecer todas as conquistas advindas com a LavaJato, tem sido responsável pelo desmantelamento da Operação mais querida do País. Assim sendo, só nos resta 2022 para tentar mudar tudo de novo. Decepção. 😪😪😪 #LavaJatoSempre

  110. Confesso estar bastante cética com tudo que se refere a mudanças para melhoria de vida da sociedade em geral, que demandem esforços do executivo federal.

  111. Já fui a Brasilia algumas vezes. Cidade bonita. De uns tempos tenho medo de circular por lá, pois sua quadrilha cresceu demais.

  112. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA!” Triunfaremos!

    1. Meu Deus, é como sair da lama para caor no esgoto! O Brasil necessita de outras escolhas!!

    2. Plenamente de acordo. Sem a possibilidade da candidatura de Moro à Presidência, não vislumbro luz para bons nomes em 2022.

    3. Fábio é com pesar que digo que estou concordando com você.

  113. Ministro Sérgio Moro, estou torcendo que o senhor seja candidato em 2022, pois será a única opção de voto de milhões de eleitores que entenderam as razões do senhor fazer o que fez, na saída do Ministério da Justiça. Pessoas de bem têm sentimentos e Bolsonaro até agora está demonstrando o quanto moleque ele é. Para a democracia brasileira a sua participação na campanha de 2022, será um grande avanço de maturidade política para os brasileiros. #Moro2022

  114. Texto excelente mas infelizmente teremos que mudar muito o Congresso porque indicados por Bolsonaro nunca serão a favor seu filho está na Corrupção

  115. Parabéns pelo excelente artigo! O ceticismo que o Sr. manifesta quanto a possibilidade de aprovação da execução da pena após a segunda instância é realista para o governo atual. O que necessitamos é de um grande líder na presidência da república para promover esta e outras medidas de combate ao crime, especialmente dos políticos e empresários corruptos. Este líder tem nome e sobrenome: Sergio Moro! Conte com o meu apoio e de outros milhões de brasileiros rumo a 2022.

  116. Contamos com você em 2022. Penso que poucas pessoas reúnem qualidades como comprometido com a ética e a moralidade e conhecimento. Não o vejo como herói mas como a única alternativa real de mudanças.

  117. Sr. Sérgio Moro. Eu também penso exatamente como o senhor. Tentaram acabar com sua reputação. Muitos condenados e que estão passando por processos festejaram. Mas e o povo? É isso mesmo. O rico e poderoso tem condições de enrolar até tornar o processo decadente. O pobre já é condenado.

  118. Admiro sua coragem de enfrentar o ‘sistema’, que, com o apoio do MPF e PF, fizeram dentro da lei o que ninguém havia feito. Devemos a vocês o despertar de que nossos sonhos por Liberdade, Justiça e Progresso estão acessos. Admiro também sua capacidade de estratégia e acredito que teve sucesso na Lavajato por esse predicado, foi longe, porém nunca terá sucesso contra o crime assim, pois os criminosos capturaram o Estado. É preciso dar poder ao povo, volte a nos dar a possibilidade de sonhar.

    1. A batalha contra criminosos e corruptos está perdida, mude de estratégia. A guerra jamais iremos vencer, porém podemos ter armas que até então nunca tivemos: o poder da sociedade em escolher, o livre arbítrio. Hoje quem define o futuro, sem questionamentos e sem se responsabilizarem, são inatingíveis e fazem a própria Lei. Seu primeiro degrau político não é como Presidente, é como Senador. Existe um modelo de Democracia onde a sociedade define seu futuro. Tenho interesse em falar com o senhor.

  119. Dr. Moro, assim como você, são muitos os céticos, mas nos faça a voltar a acreditar que esse país tem jeito. Honre-nos com sua candidatura à Presidência da República. Acredite, faremos mais e muito melhor do que fizemos pra eleger o embuste que hoje ocupa a cadeira de Presidente.

  120. Moro, também estou cética quanto a uma mudança desse cenário. Além da prisão em 2° instância, que ñ interessa ao Executivo, nem ao Legislativo e muito menos ao STF, considero uma afronta à Justiça, os Ministros da Alta Corte, sentarem seus majestosos traseiros em processos que, por ñ terem como absolver seus réus, esperam pela prescrição. Temos como caso icônico processos contra Renan Calheiros, que hoje defende, abertamente, o fim da LJ. A minha única esperança é que o povo volte às ruas.

  121. É tão revoltante Moro ver tudo isso...saber que meu voto ajudou...nunca me arrependi tanto. Tudo isso é tão louco...você...Deltan...e a turma toda...me causaram tanto orgulho...sempre serei grata.

  122. Depois de mais uma semana de péssimas e frustrantes notícias, estava num baixo astral torturante...aí vem Dr. Moro, brilhantemente, e nos diz: ainda pode haver luz no fim do túnel...só depende de nós!!! Obrigado Moro, o Brasil do bem ainda vai precisar muito de você!!!

  123. Moro 2022 - Esperança e fé na democracia brasileira. Como sempre trata-se de uma matéria execelente, que demonstra a capacidade intelectual do ex-juiz. Agora dá comparar um aspirante ao cargo do STF defenestrado pela falta de hombridade do estelionatário eleitoral, com àquele que sendo indicado. Um misto de plagiador, sem notável saber jurídico e a quem não cabe à expressão pessoa ilibada. No entanto, o MINTO gostou do currículo do apedeuta. É o Centrão de novo comandando tudo.

  124. Dr. Moro, parabéns pelas reflexões pertinentes no artigo. A pergunta incisiva, "assim quer o Executivo?", nos coloca cara a cara com a realidade. Nós, a maioria dos eleitores de 2018, estamos estarrecidos diante dos interesses e alianças desse governo que elegemos e do qual o senhor fez parte (tão enganado quanto nós). Pois bem, que interesses e alianças estariam sendo contrariados com nova Alteração da Lei da Execução em Segunda Instância? Não há esperança que se sustente.

  125. Dr. Moro, nos faça voltar a acreditar que esse país tem jeito. Honre-nos com sua candidatura à Presidência da República. Tenha a certeza de que, faremos mais e muito melhor do que fizemos pra eleger esse embuste, que hoje ocupa a cadeira de Presidente.

  126. As três possibilidades citadas pelo Sergio Moro dependem de pessoas sem escrúpulos e portanto dificilmente alguma das três seria via para a implantação da execução de pena na segunda instância. Estamos entregues às diversas quadrilhas que atuam nas três esferas de poder.

  127. De todas as medidas anticorrupção entendo ser a execução da pena após condenação em 2ª Instância a mais importante e efetiva. A impunidade é o maior estímulo à prática de crimes, especial/ pelos ricos e poderosos. Infeliz/, também estou cética com relação ao restabelecimento dessa política criminal, que reputo essencial à concreção do princípio constitucional que estabelece que “todos são iguais perante a lei”. O establishment corrupto deu conta de “estancar a sangria” ... “com o STF, com tudo”

  128. Difícil ter esperança que algo mude neste momento, mas que bom que temos Sérgio Moro para levantar questões caras a sociedade brasileira!!!

  129. Dr. Moro, o Senhor é o único nome viável para milhões de Brasileiros que foram traídos pelo Bolsonaro e que não querem a volta do PT ao poder. Sei que será um desafio enfrentar o Bolsonaro e o Lula numa eleição, mas aceite esta nova missão. A partir de janeiro/2021 assuma sua candidatura e comece a trabalhar num plano de Governo para o Brasil que vislumbre todas as principais áreas (segurança, saúde, educação e infra). Os Brasileiros honestos confiam e contam com o Senhor. Pense nisso!!!!!

    1. De novo esse discurso de “é o único “ . De onde tiraram isso da outra vez? E de onde tiraram isso agora?

  130. Minha assinatura seria com renovação automática, fui surpreendido com cancelamento da mesma. O que aconteceu. Valmor Machado

    1. Ô meu chapa. Cai na real. É só renovares e pagares, obviamente.

  131. Moro, parabéns pela importância do assunto abordado , e que nós também gostaríamos de ser surpreendidos com a boa notícia de uma nova aprovação de condenação após 2a.instância.

  132. Dr. Moro, é possível e compreensível que o Sr. não queira candidatar-se a presidente e virar alvo ainda maior de duas turbas violentas e insanas: o petismo e o bolsonarismo. Mas quem mais no atual cenário poderia levar adiante as reformas importantes para o país? Por favor, pense seriamente na possibilidade.

  133. Dr. Sérgio Moro, sua luta - inglória no governo, mas não por sua culpa - contra a corrupção e a favor de mudanças importantes na legislação, aliada a outras importantes ações, deve continuar pautando sua trajetória que, esperamos, ainda nos levará a ter orgulho de sermos brasileiros, coisa que muito nos falta.

  134. Acho que o brasil é o buraco negro do mundo, o estelionatário da eleição está minando nossa esperança, destruindo tudo de bom que foi conquistado pela Lavajato e não falta comparsa corrupto que o ajude.

  135. Infelizmente o Dr. Moro tem razão, estamos sem esperança de melhoras neste país da impunidade e corrupção, então por misericórdia não nos abandone em 2022. Moro Presidente, o único em que confio e votaria.

  136. mais um ótimo texto, não tenho dúvidas sobre a opinião do Desemargador sobre a prisão em segunda instância, mas não custa perguntar.

  137. Mais um excelente texto. O Brasil precisa de Sergio Moro! Tenho certeza que ele tem uma função crucial no desenvolvimento futuro e presente do Brasil.

  138. Moro, também estou cética. Vivemos tempos estranhos... as pessoas estão passionais e cegas. Estamos perdendo importantes conquistas nessa luta contra a impunidade e a corrupção. Neste momento não estou conseguindo enxergar uma luz no fim do túnel. Será mesmo que o Brasil nunca chegará lá? Nadamos tanto para morrer na praia? Um país tão lindo, com natureza exuberante, povo caloroso e incansável. Era para estarmos em outro patamar neste momento. Regredimos. Força, Moro. Precisamos de ti. Gratidão.

  139. Resolver esse impasse seria um grande avanço em meio a tantos retrocessos, defenda sempre essa causa, ela nos trouxe esperança, é o primeiro sinal que podemos novamente acreditar num Brasil melhor

  140. Parabens Moro! Continue sua cruzada pela 2a instancia. Se ficarmos quietos a matéria vira esquecimento, que é os criminosos de colarinho branco querem. O candidato está querendo sair pela tangente dizendo que a decisão é do parlamento, mas precisa esclarecer qual seria sua interpretação com o que temos hoje, é sito que precisa deixar claro na sabatina.

  141. Caro Moro,não temos esperança que algo possa mudar, vivemos em um país onde a falta de estudo e necessidades da população e a forma dos políticos se perpetuarem.

  142. Admirável como Moro eé e sempre ético e com uma alteridade ímpar, como ter mais Moros ? Lutamos lutamos e da a sensação de morrer na praia . Mais escolas e menos armas para reavivarmos alguma esperança de mudança .

  143. Temos a pandemia ainda,gravíssimos problemas fiscais agravados pelos imensos penduricalhos não tributáveis da burocracia privilegiada é vc continua no seu Samba de Uma Nota Só? Acorde Moro se não vai terminar levando rasteira do minidoria tambem

  144. Perfeito,nada como ler quem entende do assunto. Esteja firme,dr. Moro. Tem nosso apoio,o dos brasileiros decentes que sonham com um Brasil melhor do que o q hj se apresenta nas mãos deu um desqualificado e ignorante. Parabéns.

  145. Todos estamos!!! Esse é o ano da pandemia e dos bandidos !!!! Em 2022 será a vez dos homens de bem irem as urnas e votar no Senhor se Deus quiser!!!!! Força!!! Orgulho da sua postura!!!

  146. Dr. Moro, volto a afirmar. Seus artigos publicados aqui,, merecem virar um livro. São tão coerentes e tão lúcidos, que se tornam verdadeiras aulas de grande conhecimento. Quanto a sair do Brasil, sou super favorável. Faça um periodo sabático e volte quando tudo estiver mais calmo. Todos querem seu bem e todos dão opiniões em sua vida pessoal, mas é por preocupação também. DEUS o abençoe e proteja!

    1. Izeliana, você vai se afogar no mar de cretinices estúpidas , ignorantes , grosseiras e repugnantes que seu grupo de bolsom ínions esquizóides acredita. Marcada na testa , mais uma para o gado Belzebú bozista!!! Tenho pena de você!!!!!!

    2. Recolhe-te, mulher de nome estrambótico, à tua grei. Claro está que és uma graúna de mal agouro e, decerto, uma radical amalucada, seja das hostes bozistas ou das lulopetistas. Reencontra teu caminho, depauperada mental, e cai fora dessa cidadela aqui. Farás um bem a ti mesma. apscosta/df

    3. Coitada . É preciso paciência para aguentar os alienados e cegos da realidade.

    4. Traiu = não ser conivente com a corrupção? Que inversão de valores! Recomendo que assista O Dilema das redes. Talvez te ajude a acordar.

    5. Você vive em que país, Izeliana? Pq se for no Brasil, acho bom você ler um pouco e entender o que está acontecendo...

  147. Concordo excelência! Tempos negros nos aguardam. Que Deus possa te dar forças para continuar a árdua luta que já vem travando a anos. Força também ao excelentíssimo Luiz Fux. Nós que votamos por mudança em 2018 nos lembraremos em 2022.

  148. Parabéns, Dr Sérgio Moro. Sua visão sempre clara e correta nos mostra que ainda há esperança para novo povo. Em especial em 2022!!!

    1. Concordo. Sergio Moro é a única esperança para a presidência. Ele e o livre arbítrio de cada um de nós.

  149. Moro o Brasil decente precisa de você que como eu caiu no conto do vigário, não vamos desanimar pois a luta continua, com a mão de Deus o bem prevalecera sobre o mal.

  150. Fique Moro e termine o serviço! A nação honesta e honrosa lhe agradece. 🇧🇷 O MINTO é um traidor, dissimulado e inconsequente.

  151. Parabéns! Não saia do país! Assuma uma agenda política! Milhões de brasileiros estarão com o Senhor! Com esse desgoverno e Congresso, a prisão em segunda instância será mais um fosso a separar pobres e ricos!

  152. Parabéns pela clareza! Prisão em segunda instância, de fato, deveria ser o próximo passo para que a justiça ocorra em nosso país! E “corrupção” é o mais nefasto dos crimes, suprime direito de todos os indivíduos!

  153. Parabéns pela coluna. O custo de oportunidade nesta questão é incalculável. Ficamos encobertos pela sombra da impunidade, com poucas perspectivas. A politização desses temas utilizada por esses agentes é descrita de modo genérico e funciona como justificativa para as manobras de conveniência. Troquemos de agentes políticos, porque de outro modo não haverá garantias fortes e duradouras para esse e outros temas que maltratam e brutalizam a sociedade de fato mudem.

  154. Última mudança do entendimento de prisão em segunda instância foi uma só, soltar o cachaceiro de São Bernardo todo dia tinha $$$, digo, HC por muito tempo "aquele" STF ficou exclusivo pro tal Dr. Zanin, enquanto não soltaram o cuzido, o seu Ptoffoli não sossegou, um país desse não pode ser sério.

  155. Lamento te informar Caro Sérgio Moro, consultei minha bola de cristal 🔮 e ela disse que não haverá surpresa... A não ser que o senhor acredite em Papai Noel... Brasil República das Bananas (ontem, hoje e forever!) PS. Caso se candidate a PR terás meu voto🤜🤛

    1. Por qual partido Moro se candidataria em 2022? Se for pelo PSDB iniciaria dando um péssimo sinal de conluio com um partido que, como a grande maioria dos demais, está também recheado de membros envolvidos em escândalos e processos. Me parece que o caminho da sensatez seria Moro se articular para a criação de um novo partido.

    2. Excelente materia do Juiz Sérgio Moro, bem fundamentada, com exemplos para q/todos assinantes possam ler e reler. Concordo plenamente com suas afirmações. Infelizmente o parlamento não está muito propenso a aprovar a pec de prisão em segunda instância, visto que seus integrantes estão comprometidos com o Lava Jato. Temos no Senado e na Câmara mui tos parlamentares que nao fazem parte destes dilapitadores do erário público que sao patriotas e bons brasileiros. Moro estou com V. Excelência nest

    3. Prezado Dr Moro! Hoje sou massacrado pelos meus amigos, por ter feito campanha para esse senhor presidente.Nao me conformo como a maioria não notou o desvio de caráter desse senhor. Apenas usou seu prestígio e nome para se eleger. Imagino sua tristeza. Só temos medo desse senhor , juntamamente com o gilmau e tofolli, inviabilizarem sua candidatura, pois o Sr já é nosso Presidente. Não desista de nós. Acabado a pandemia , temos que voltar as ruas . No momento, já poderíamos fazer buzinaços nas av

    4. De fato o presidente tenta acabar com a lava jato pra com isso livrar a cara.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO