Adriano Machado/CrusoéKassio Marques na quarta-feira, na varanda de sua casa em Brasília: agenda frenética

São Kassio do Centrão

Do plágio em dissertação revelado por Crusoé ao apadrinhamento de Frederick Wassef, o escolhido de Bolsonaro para o STF derrete a cada dia, mas nada parece abalar a fé de seus devotos -- desde o presidente da República aos senadores que irão sabatiná-lo
09.10.20

Kassio Marques está contando os votos por onde passa. Desde a sua indicação ao Supremo Tribunal Federal por Jair Bolsonaro, celebrada com o próprio presidente em um convescote com cerveja e música caipira na casa do ministro Dias Toffoli, no último sábado, 3, o desembargador piauiense tem percorrido gabinetes e residências de senadores para pavimentar a aprovação de seu nome no Senado e assumir a vaga do decano Celso de Mello. A sabatina que antecede a votação secreta será no dia 21 e tudo leva a crer que Kassio não terá muita dificuldade para angariar o apoio da maioria dos 81 senadores. Entre jantares e teleconferências, o magistrado tem cativado a classe política, muito mais interessada nas decisões que ele pode proferir contra ou a favor dela quando vestir a nova toga do que com o notável saber jurídico e a reputação ilibada do candidato, dois requisitos elementares para quem almeja sentar na cadeira do Supremo. Na pauta das conversas, pululam questões sobre as posições doutrinárias do desembargador apadrinhado pelo Centrão, como sua compreensão sobre a extensão das garantias constitucionais aos réus — ele já mostrou ser da linha garantista e contra a prisão após condenação em segunda instância –, mas carecem explicações para uma série de inconsistências em seu currículo, exatamente na formação acadêmica que molda a doutrina de um juiz. A mais recente delas, e mais contundente também, é o plágio na dissertação de mestrado revelado por Crusoé.

O trabalho que garantiu ao desembargador o título de mestre em direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, em 2015, contém trechos integralmente copiados, sem nenhum tipo de citação, de artigos publicados quatro anos antes pelo advogado Saul Tourinho. Com o auxílio da ferramenta “Plagium”, recomendada por instituições de ensino para detectar fraudes em produções acadêmicas, a reportagem identificou que o trabalho de 127 páginas apresentado por Kassio reproduz, de forma integral ou parcial, 30 trechos dos textos de Tourinho, que é integrante da banca de advocacia de Carlos Ayres Brito, ministro aposentado do STF. Há semelhanças em 46,2% da dissertação do desembargador, que chega a repetir os mesmos erros de formatação, digitação e até de concordância e ortografia. Em nota distribuída à imprensa, Kassio afirmou que “a coincidência” das citações apontadas por Crusoé “provavelmente decorra da troca de informações e arquivos” entre ambos em um seminário que eles participaram em 2012, após a publicação dos artigos de Tourinho e antes da dissertação do magistrado. Amigo e conterrâneo de Kassio, o advogado também negou o plágio dizendo que mantém há anos uma “relação acadêmica” com o desembargador e as passagens copiadas são “fruto de esforço mútuo dos autores”. O curioso é que apesar das semelhanças, Kassio e Tourinho afirmam ter “linhas doutrinárias absolutamente divergentes”. Nesta quinta-feira, 8, a orientadora do desembargador no mestrado, Constança Urbano de Sousa, também deputada pelo Partido Socialista português, afirmou que o trabalho será revisado.

A revelação do plágio pegou de surpresa o dono da banca onde trabalha o advogado Saul Tourinho. Tanto que Ayres Britto deu duas respostas distintas sobre o caso no decorrer de quarta-feira. Primeiro, disse que Tourinho não sabia da tese de Kassio, a qual jamais tinha lido. “Se houve plágio, o plagiado não sabe”, afirmou. Em seguida, após a nota divulgada pelo advogado, o ex-ministro declarou que “fica difícil caracterizar como plágio”, já que Tourinho afirma que mantinha relações acadêmicas com Kassio – uma leitura que é contestada por especialistas. No Senado, a ala que ainda não se rendeu ao carisma de Kassio, cujos laços de amizade vão da família Bolsonaro a políticos do PT e do Centrão no Nordeste, vai explorar o plágio na sabatina do dia 21. O senador Alessandro Vieira, do Cidadania, destacou que o currículo “envernizado” de Kassio é “realmente um problema” e disse temer que o desembargador reproduza no Supremo as doutrinas defendidas por seus fiadores na corte. Vieira procurou todas as universidades mencionadas no currículo de Kassio para checar a veracidade das informações sobre a formação acadêmica do magistrado, que virou desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o TRF-1, em 2011, por um ato assinado por Dilma Rousseff. Crusoé já havia feito esse trabalho, e constatou que as inconsistências vão além do plágio.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéBolsonaro aposta que o nome do desembargador será aprovado com folga
Kassio Marques também turbinou seu currículo com um “pós-doutorado” na Universidade de Messina, na Itália, que tem “o valor de um ciclo de seminários” e que “não equivale a um grau acadêmico”, segundo a própria instituição. Outro pós-doutorado de Kassio teria sido concluído na Universidade de Salamanca, na Espanha. O problema é que, na mesma instituição, o desembargador só defendeu sua tese de doutorado — este, sim, confirmado pelo orientador Lorenzo Vadell — no dia 25 de setembro, em uma banca virtual, em razão da pandemia. O orientador não soube explicar, porém, como o desembargador conseguiu acumular os dois títulos em um espaço de tempo tão curto. “Eu coordeno e orientei o doutorado, mas o pós-doutorado é já outra secção”, disse Vadell a Crusoé. Já a Universidade de La Coruña, também espanhola, afirmou ao jornal O Estado de São Paulo que não existe o curso de pós-graduação em “Contratação Pública”, que consta no currículo de Kassio. O magistrado teria participado apenas de um curso de cinco dias em setembro de 2014. No Brasil, a pós-graduação declarada por Kassio na Faculdade Maranhense também precisa ser mais bem explicada. O dono da instituição, Antônio Carlos Braga da Silva, afirmou que o curso “está cadastrado no sistema, mas não foi emitido nada (nenhum certificado)” porque ainda não houve turma.

Até agora, todas essas inconsistências ainda não geraram um constrangimento a ponto de ameaçar a aprovação de Kassio no Senado, como seria natural em qualquer país civilizado. No seu corpo a corpo com os senadores, o magistrado tem arregimentado apoio. Os parlamentares, em sua maioria, têm aceitado e até reproduzido a jornalistas as poucas explicações dadas pelo desembargador sobre as recentes revelações sobre seu currículo acadêmico, como erro de tradução dos títulos que alega ter conquistado no exterior e diferença das nomenclaturas dos cursos na Europa e no Brasil. Até líderes da oposição, como o Randolfe Rodrigues, da Rede, parecem ter sido convencidos pelos argumentos do magistrado, mesmo após Bolsonaro ter declarado que Kassio está “100% alinhado” com ele. Após um jantar na casa da senadora Kátia Abreu, do Progressistas, na terça-feira, o PDT, também opositor ao governo, declarou apoio da bancada à nomeação do desembargador porque ela “atende os interesses nacionais”. A indicação de Kassio pode marcar ainda o apoio definitivo do MDB ao projeto de reeleição de Davi Alcolumbre, outro patrocinador do nome do magistrado para o Supremo. Lideranças emedebistas como Renan Calheiros e Eduardo Braga, entusiastas da indicação, se aproximaram do presidente do Senado nos últimos dias.

A um aliado próximo, Kassio disse que as suspeitas levantadas sobre seu currículo não passam de “fake news”, um mantra que ele já assimilou do bolsonarismo e também tem repetido para fugir de outra questão incômoda, mas crucial para sua indicação ao Supremo: o papel de Frederick Wassef na escolha de seu nome para a vaga de Celso de Mello. Foi o ex-advogado da família Bolsonaro, que escondeu o ex-assessor Fabrício Queiroz em sua casa de Atibaia e foi recentemente denunciado pela Lava Jato do Rio no esquema da Fecomércio, quem articulou o nome de Kassio Marques junto ao senador Flavio Bolsonaro, antes de levá-lo ao gabinete do presidente como a melhor opção para o Supremo. A informação foi antecipada na semana passada por O Antagonista e, com o passar do tempo, vêm surgindo mais evidências das digitais de Wassef na decisão de Bolsonaro de escolher Kassio. Como Crusoé mostrou na última edição, o desembargador estava em campanha para o Superior Tribunal de Justiça e sua “promoção” ao STF foi chancelada por lideranças do Centrão que se aliaram ao governo, bem como recebeu a benção dos ministros Toffoli e Gilmar, o anfitrião do encontro que selou a surpreendente indicação, na semana passada.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéA casa de Cristina Boner, a ex de Wassef: reuniões com Kassio Marques
Wassef e Kassio têm amigos em comum na Ordem dos Advogados do Brasil, onde o desembargador militou antes de entrar para a magistratura, em 2011, e no Judiciário, especialmente no TRF-1, onde tramitam processos relacionados às empresas de Cristina Boner, ex-mulher de Wassef. Segundo pessoas próximas a Wassef, Kassio é amigo do casal há pelo menos quatro anos e frequenta a mansão de Cristina no Lago Sul, em Brasília. O nome do magistrado, até então pouco conhecido no meio jurídico, também foi referendado pela desembargadora Maria do Carmo Cardoso, colega dele no TRF-1. Amiga de Kassio, Maria do Carmo já havia se aproximado de Flávio, também por intermédio de Wassef. Em maio, a desembargadora chegou a criticar publicamente o decano Celso de Mello ao comentar uma postagem do filho 01 do presidente no Instagram sobre a possibilidade de apreensão do celular de Bolsonaro no inquérito que investiga a suposta interferência na Polícia Federal. Wassef nunca negou ter sido um dos padrinhos de Kassio Marques. Cristina Boner, por sua vez, disse que nunca se encontrou com Kassio e que nem sequer conhece o desembargador – o que alguns amigos dela negam peremptoriamente.

Crusoé apurou que Frederick Wassef, com aval do Planalto, estava bastante engajado na escolha do sucessor de Celso de Mello. Antes de o martelo ser batido em favor de Kassio Marques, ele e Flavio Bolsonaro tiveram conversas sobre o tema. Uma dessas reuniões, segundo uma fonte a par do episódio, foi com um dos ministros do STJ que estavam cotados para a vaga. Procurado, o ministro evitou falar sobre o assunto, mas em nenhum momento negou ter sido procurado por Flávio e Wassef.

A trajetória de Kassio Marques como magistrado revela uma atuação mais alinhada com interesses de empresas privadas do que com a União. Em um caso sob sua relatoria, em 2018, ele chegou a suspender uma multa de 1,6 milhão de reais aplicada à JBS pelo Ibama. A decisão acolheu um recurso da companhia. A suspensão de multas aplicadas por órgãos do governo contra empresas aparece em outras decisões do desembargador envolvendo cifras milionárias. Em dez anos de TRF-1, Kassio foi relator em mais de 10 mil julgamentos e assinou 8,3 mil decisões monocráticas. Em junho deste ano, ele suspendeu uma decisão da Justiça Federal de Goiás que havia bloqueado 24 milhões de reais de universidades goianas sob suspeita de evasão fiscal e de integrarem um grupo que estaria fraudando o Fies, o programa federal de financiamento estudantil.

André Spigariol/CrusoéAndré Spigariol/CrusoéO prédio onde “funciona” a construtora: no local há uma faculdade
O desembargador também anulou uma sentença de uma ação envolvendo uma multa de 3 milhões de reais aplicada à Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista pela Aneel, a agência reguladora do setor. Um processo polêmico do passado de Kassio envolve a venda da participação da Petrobras na Gaspetro para a japonesa Mitsui, investigada na Operação Lava Jato. A Justiça Federal da Bahia havia suspendido o negócio. O Ministério Público Federal chegou a dar um duro parecer contra a transação, alertando para o fato de a empresa ser investigada e de o negócio ter sido feito em um curto espaço de tempo. Kassio suspendeu a decisão e permitiu que a transação fosse concluída. Até hoje, porém, o negócio não se efetivou.

Antes de ascender à magistratura, em 2011, Kassio atuou por cerca de 15 anos na advocacia, em processos distribuídos em todas as instâncias do Judiciário. A maioria dos casos envolvia planos de saúde – ele integrou o departamento jurídico da Unimed na década de 1990 – e empresas públicas do Piauí, como a companhia de distribuição de energia e o banco estadual. Em uma ação que chegou ao STJ, Kassio Marques defendia a companhia energética do estado, que multou uma empresa contratada para a construção de redes de distribuição. A empreiteira teria descumprido parte do contrato e brigava na Justiça contra a multa. Com Kassio como advogado, a companhia se livrou de ter que pagar 11 milhões de reais. Foi uma das causas mais vultosas dele na corte. No Supremo, o nome de Kassio aparece em dez processos – entre eles, há vários relacionados a empresas do Piauí e dois em que ele defende a TV Globo.

Como advogado, o escolhido de Bolsonaro protagonizou um polêmico processo que resultou em indenização milionária imposta à Toyota em razão de um automóvel defeituoso avaliado em 85 mil reais. O juiz que atuou na causa foi aposentado compulsoriamente por causa de outra sentença milionária, considerada excessiva. Investigações concluíram que o magistrado que canetou em favor do cliente de Kassio também atuou de forma irregular em ações envolvendo a montadora e que ele era “escolhido” a dedo pelos advogados beneficiados por suas decisões. Curiosamente, o também piauiense Marcus Vinícius Coêlho, ex-presidente da OAB nacional e um dos melhores amigos de Kassio em Brasília, atuou em uma ação semelhante – justamente a que resultou na aposentadoria compulsória do magistrado. Um outro caso similar acabou esbarrando na ex-ministra do STJ Eliana Calmon, que havia sido contratada para defender a Toyota. Indignada com a vasta influência dos advogados locais no TJ do Piauí, Eliana passou a encampar uma campanha contra o nome de Kassio para o STJ, em 2015 – ele era candidato à vaga de Gilson Dipp. Nesta semana, a ex-ministra voltou ao Conselho Nacional de Justiça e pediu a anulação de todas as decisões do juiz aposentado.

Reprodução/CNNReprodução/CNNO abraço afetuoso de Toffoli e Bolsonaro: festa com Kássio
Depois que virou desembargador em 2011, nomeado por Dilma por influência do governador do Piauí, Wellington Dias — o petista é amigo do magistrado e empregou a mulher dele no Senado –, Kassio passou sua parte no escritório de advocacia que funciona em Teresina para a irmã, Karine Nunes Marques. A advogada e a mulher do postulante a ministro do Supremo, Maria do Socorro Marques, são sócias de uma administradora de imóveis que é dona de um flat em Brasília, como mostrou Crusoé semana passada. Elas também figuram na sociedade de uma construtora, a Lamark Construções, aberta em 2012 e registrada formalmente em Brasília, mas desconhecida do Conselho Regional de Engenharia, o Crea. No endereço da empresa não há qualquer sinal de sua existência: ela está oficialmente registrada em um lugar onde funciona uma faculdade, em Águas Claras, cidade vizinha a Brasília. O próprio Kassio chegou a ser sócio da construtora já no período em que era desembargador do TRF. Um dos ex-sócios da firma, amigo de infância do magistrado, é funcionário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Essa não é a única incursão de Kassio Marques pelo mundo dos negócios. Quando ainda era advogado em Teresina, ele foi dono de uma casa lotérica. A baixa da empresa só foi registrada na Receita Federal em 2011, o ano em que ele se tornou desembargador do TRF-1.

O currículo distribuído por Kassio na primeira vez em que ele se candidatou a uma vaga no STJ, em 2015, trazia uma lista extensa de atividades profissionais já exercidas por ele, entre as quais a de assessor jurídico de sindicatos patronais. Também aparece listado o período em que ele atuou como “assessor parlamentar”. Só que essa etapa da carreira o próprio Kassio parece ter apagado da memória, embora seu currículo trouxesse até mesmo o período em que exerceu essa atividade: de 1998 a 2002. Nesta quinta-feira, indagado por Crusoé, o desembargador não respondeu para qual parlamentar trabalhou. E afirmou, por meio de sua assessoria, que “não reconhece” ter trabalhado como assessor parlamentar.

Nesta semana, diante das revelações sobre o currículo e os vínculos políticos do desembargador, que é defendido por nomes como José Sarney e Renan Calheiros, o presidente Jair Bolsonaro disse que sabe que acertou na escolha pelas críticas feitas pela imprensa. “Quando eu indico qualquer pessoa para qualquer local, eu sei que ela é uma pessoa boa tendo em vista a quantidade de críticas que ela recebe da grande mídia”, disse o presidente, obviamente, sem entrar no mérito de nenhum dos pontos obscuros na nomeação surpresa de Kassio, incluindo a participação de seu ex-advogado na escolha. Até aqui, a estratégia tem se mostrado vitoriosa. À exceção de alguns poucos críticos, apesar de tudo o que já surgiu sobre o desembargador nos últimos dias, os senadores parecem dispostos a aprovar o nome dele. A lógica dessa equação é conhecida: muitos não querem o ônus de se indispor publicamente com um virtual ministro do Supremo. Um ministro que, se tudo der certo, poderá ficar na cadeira por até 27 anos. Para muitos, São Kassio do Centrão poderá ser a salvação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Teve um Ministro dá Educação nomeado pelo presidente JB que ficou 3 horas no cargo por problemas similares. Porque tratamento diferenciado neste caso ¿ óbvio, reza a cartilha do Centrão. É contra a prisão após 2a instância etc. Agora, pq o Maia não pauta a peça para mudar a CF nesse aspecto " ou seja, prisão após a 2a instância …¿

  2. Assustadora a possibilidade de um membro do STF com esse currículo! Será vergonhoso para o Senado se levarem a cabo esse acordo

    1. O senado é o legitimo representante do povo, e o povo não quer e não aceita esse embusteiro, dá pra entender senhores senadores.

  3. Mais um triste fato para nossa História se isso vier a se concretizar. Temos q acreditar que nossos Senadores (eleitos pelo povo) saberão analisar corretamente os fatos ocorridos após a indicação, visto que a decisão final poderá ter consequências por anos e anos.

  4. Vergonha, sem moral para ser indicado ao supremo; caso ocorra desmoraliza o senado federal e o supremo. Mais um desqualificado marionete do presidente. Bolsonaro foi um grande embuste.

  5. É vergonhoso, usam a palavra justiça p praticar a injustiça. Crimes são cometidos com a aval da lei. Sem o menor constrangimento ou pudor. Matam milhões com seus atos e ações sem remorso algum. CASTAS imundas, deveriam ser banidas da terra.

  6. É vergonhoso. A imprensa está fazendo o seu papel, mas somente ela. O descaso para com o povo que trabalha duramente para pagar impostos que serão desviados ou mal utilizados é absurdamente escancarado, e seguimos sem proteção. Quem poderá evitar o que estes corruptos fazem conosco?

  7. Eu já imaginava, a algum tempo, que não viveríamos (eu, os Antagonistas e a maioria dos leitores e assinantes deste site) para ver este país "resolvido" economica e socialmente. Hoje tenho razões de sobra para concluir que estamos a caminho de uma Venezuela!

  8. Vergonha ,vergonha ,vergonha , mais uma derrota para a população Brasileira, conseguiram formar um grupo para absorver os políticos corruptos .

  9. A decisão de quem integra as altas Cortes, e PGR deveria ser feita por eleição do Conselho nacional de Justiça- cuja composição é ampla: Composição detalhada o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que preside o Conselho um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que exercerá a função de Corregedor Nacional de Justiça um ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) um desembargador de Tribunal de Justiça (TJ) um juiz estadual um juiz do Tribunal Regional Federal (TRF) um juiz

    1. Isso seria uma medida justa, efetiva e racional, mas nunca desejável pela "cosa nostra" tupiniquim.

  10. O Estado está apodrecido e inoperante, transformado numa corruptocracia impune e exploradora que só poderá ser anulada por nos, cidadãos de bem organizados e atuantes frente à opinião pública num movimento de salvação nacional. Todos contra a corrupção!

  11. Infelizmente, o nosso senado não muda nada. A maioria é comprometida com a corrupção, justiça, enfim o STF vai ficar cada vez mais pior. E os brasileiros vão sofrerem mais e mais, com tantas injustiças.

  12. Lamentável, essa aberração que JB tem feito. Articulações, típicas da história do país nos últimos 35 anos, talvez. Até quando, povo tupiniquim? Até quando?

  13. Mais um tiro no pé! Cada dia que passa os Os porcos ficam mais parecidos com os homens! Será que haverá disposição para às ruas depois de tanta decepção?

  14. Lamentável! O Presidente Bolsonaro parece ter- se esquecido daqueles que o escolheram. Logo estará em "duas patas". Lamentável! Nem se comporta mais como o Comandante em chefe do país, mas, como lacaio de alguns impostores do STF, pra nossa Suprema vergonha. Pois é : "Quatro patas bom, duas patas ruim". George Orwell

  15. Vamos ver o placar da votação no Senado, uma vez que àquele que ficar do lado do Kassio Toyota deixa às claras a sua vida pregressa na política. Diante de tudo isso devidamente explicado pela revista dá vergonha de ter na mais alta corte do país um personagem, sem reputação ilibada e sofrível saber jurídico. Com a votação nós vamos quantos encrencados com a justiça estão presentes no Senado.

  16. senadores podemos expurgar nas próximas eleições, membros do STF não... por isso, esses senadores serão duplamente penalizados... que crusoe possa apresentar e lembrar a todos quais senadores vão apoiar esse Cássio com k....

  17. Reputação ilibada é história pra boi dormir. No país do quem indica, todos os problemas são colocados debaixo do tapete.

  18. NO ANTAGONISTA HOJE: "Bolsonaro: “Tem muita gente boa que passou pelo governo do PT”" É PRECISO DIZER MAIS ALGUMA COISA SOBRE ESSA FACÇÃO CRIMINOSA QUE ENGLOBA MARGINAIS DE TODAS AS VERTENTES?????? FORA DO GOVERNO E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL, FORA DE NOSSAS VIDAS, BANDIDOS!!!!!!

  19. Celso de melo é o juiz de merd a e Jair o presidente de mer da. Ambos são pautados pela imprensa. Também o são nossos senadores que não sabem nem respeitam suas prerrogativas. Será sabatinado um advogado que permanecerá togado PELO TEMPO DE UMA GERAÇÃO!!! Parece que se trata de apenas uma acomodação temporária. O STF continuará a ser a VERGONHA NACIONAL, senhores senadores?

  20. Celso de melo é o juiz de merda e Jair o presidente de merda. Ambos são pautados pela imprensa. Também o são nossos senadores que não sabem nem respeitam suas prerrogativas. Será sabatinado um advogado que permanecerá togado PELO TEMPO DE UMA GERAÇÃO!!! Parece que se trata de apenas uma acomodação temporária. O STF continuará a ser a VERGONHA NACIONAL, senhores senadores?

  21. Celso de melo é o juiz de merda e Jair o presidente de merda. Ambos são pautados pela imprensa. Também o são nossos senadores que não sabem nem respeitam suas prerrogativas. Será sabatinado um advogado que permanecerá togado PELO TEMPO DE UMA GERAÇÃO!!! Parece que se trata de apenas uma acomodação temporária. O STF continuará a ser a VERGONHA NACIONAL, senhores senadores?

  22. AGORA HÁ POUCO NO O ANTAGONISTA: "Bolsonaro, sobre escolha de Kassio: “Não vou indicar um cara só pelo currículo”" “Eu não vou indicar um cara só pelo currículo, vai chegar lá, vai ser o dono de si”, disse o presidente durante uma live. “Ele tem q ser independente, tudo bem, mas tem q ter essa afinidade comigo. E ele tem através da tubaína ou da Cola-Cola.” ESSE BOÇAL, MAIS DO Q DE UMA IGNORÂNCIA SUPERLATIVA, É UM DOENTE MENTAL EM ULTIMO GRÁU!!!! TIREM ESSE INQUALIFICÁVEL DE CIMA DO BRASIL!!!!!!

  23. Jair Bolsonaro, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Kassio Marques, Aras, Alcolumbre, Renan Calheiros e toda a caterva do Centrão no mesmo balaio. Nem mesmo o Capeta esperava essa lealdade canina entre eles.

  24. o relacionamento da Crusoé com seus assinantes é Bisonho. Não custa avisar que a assinatura vai vencer. Mas quando você entra no site da revista o aviso é: sua assinatura está vencida..... e o acesso já esta cortado. PARABENS!!!!????

  25. Ficaremos assim então: de um lado Gilmar Mendes, Bolsonaro, Kassio, Lula e Lawandowski e do outro Fux, Moro e o Brasil. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  26. O que esperar de um Senado da República cuja maioria é composta de CORRUPTOS e investigados pela Justiça? Ou fazemos uma LIMPEZA através do voto ou a CORRUPÇÃO continuará com força e não tem imposto que seja suficiente para saciar essa CORJA.

  27. STF terá que tomar um cuidado redobrado para que os novos valores bolsonaristas/kassistas não os contamine a ponto de, no futuro, o Brasil se tornar um país inviável. E não haverá conserto , muito menos com as bravatas e palavrões desrespeitosos de um PR cada vez mais afundado em sua pequenez.

  28. Logo teremos as dissertações de mestrado e as teses de doutorado triplicadas, pois o plágio não mais existe! Agora só haverá coincidências do kassismo clássico. Pobres orientadores acadêmicos: está aberta a porteira. É só passar a boiada!

  29. Se fosse para uma vaga na iniciativa privada, o fato de ter incongruências no currículo, não externaria o caráter do candidato? Obviamente, os donos do poder estão mais interessados no alinhamento e por ser o tão famigerado garantista.

  30. Bolsonaro nomeou um petista pra PGR e um lacaio do centrão pro STF. Não votei nele pra isso! Ele errou onde não podia errar! Para eu votar nele de novo, só se não houver um candidato conservador-raíz ou ele concorrer no 2º turno com alguém da esquerda. Que em 2022 tenhamos opções minimamente decentes.

    1. Votar nele de novo em hipótese nenhuma, esta fora de cogitação, eu acho.

    2. Ele tenta se salvar agora. Nós, somente em 2022...

  31. Será histórico o senado passar seu atestado de instituição corrupta. Aprovar o plagiador como tendo reputação ilibada é o final do poço e será a prova de que aquela instituição é formada por um bando de sem-vergonhas.

  32. A mulher de César não basta parecer honesta....O Brasil está perdido com Bolsonaro sendo presidente! E pensar que votei nele! O Brasil precisa se livrar de Bolsonaro já!

  33. E vcs renovaram minha assinatura depois de protocolar o Cancelamento. Agora é só na justiça mesmo..não sabia que a coisa estava tão feia assim

  34. “Brasil mostre sua cara”, é a cara está posta, políticos marginais, nomeando juízes idem, mas que cumpram a função de protegê-los, é o povo continua inerte, como se nada tivesse acontecendo, vamos as ruas, não podemos assistir passivamente ao desmonte do país.

  35. O que fica muito claro neste episódio é o caráter de Gilmar. Há poucos dias deixou na mídia sua impressão que para substituir Celso de Mello deveria ser alguém de um currículo e capacidade intelectual de excelência. Mas logo se vê que ele não pode prescindir por muito tempo de sua natureza obscura. Os maus frutos desta árvore maligna são fartos.

  36. Todos nós temos parcela de culpa nisso tudo! Nos acostumamos a acusar a presença das trevas mas não estamos sendo capazes de instalar a luz. Duas coisas farão do Brasil um país sério: o Parlamentarismo Clássico com voto distrital e o STF com 27 membros, um por UF eleitos por Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos. Os que lá já estiverem poderão permanecer pelo tampo que faltar para o cumprimento desse prazo. Provisoriamente a redução da aposentadoria compulsória para 70 anos. Namastê!

    1. Esse meu comentário aí de baixo, era pra ser um comentário novo, não era pra ter saído aqui, como resposta ao seu, desculpe-me. Li seu comentário e devo ter clicado aqui por distração..

    2. .. advogado da globo.. Como é q vai ser agora .. ele vai ter q gritar: "globo li.." ?? Nããã.. ele é bem centrão.. já fez agrado pra tudo q é lado.. e que currículo.. nossa.. de fazer inveja a mto falcatrua com anos de atuação.. sociedade em construtora fantasma então.., passou dos limites. O cara tem estofo. STF e seus rapapés será "enriquecido" por essa personagem.. Br tem q ser cancelado. Ninguém tem mais toda a vergonha q é preciso sentir..

  37. Só mais um bandido, a serviço do crime organizado. E os idiotas continuam a pagar seus salários. É um país de merda, com um povo de merda mesmo. Do plágio a prisão em nunca estância. Como todo político gosta.

    1. fomos vítima de um charlatão , devemos ir pra rua , assim que chegar a vacina # Fora Bolsonaro e Augusto aras

  38. "O mais grave de tudo a que estamos assistindo nesse episódio da indicação do desembargador kassio Nunes ao STF, é a subserviência do Chefe de Estado ao Ministro Gilmar Mendes, em pedir as "benções" deste para seu indicado, o que não fosse os objetivos escusos da oposição "esquerdista" que lhe é favorável, seria motivo, por si só, de pedido de impeachment do Presidente da República. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!"

  39. Esta caricatura de “candidato “ao STF , está prá lá de costurada e amarrada . Segue a trilha dos antes já indicados . Faz parte do contexto que imaginamos seria revertido mas está mais revigorado que nunca . Aos senadores, mais que o mágico patético que o retirou da cartola, cabe toda a responsabilidade ! Pois se quisessem e não estivessem muitos deles com rabo preso , poderiam impedir a indicação .Pobre país !Virou uma nave sem rumo ...

  40. Da escolha equivocada de um governante eleito por sua falsidade ideológica e mal disfarçado despreparo, o STF periga ficar um porto ainda mais seguro e eficiente para corruptos e malfeitores... Reage, Brasil 🇧🇷 decente!

  41. que pena , a mais alta corte ficará mais escura do que nunca.. tem de cair esta lei onde o cargo para o STF vira vitalício . tem de ser que nem o cargo do executivo 4 anos e fora, e somente para juízes concursos e ilibados

    1. Ele está conseguindo piorar o q já está ruim.! Só se afunda a medida q o tempo passa, e se afundado antes do fim.!

  42. Não adianta chorar, este faz parte da casta vai só subir mais um degrau,tudo isso é normal em Brasília, o povo brasileiro aguenta tudo e fica calado, fazer o quê, possa ser que os nossos netos mudem um dia.

    1. Pode ficar tranquila...a batata desse povo tá assando.!

  43. Porque tem que ser assim nesse país? Onde o errado é o certo e o certo é o errado. Até quando haveremos de suportar calados todos esses desmandos dos poderosos? Acho que teremos mesmo é que esperar a Justiça de DEUS.

  44. Em 2022 teremos Gilmar Mendes, Bolsonaro, Lula, Lewandowski de um lado,Fux, Moro e o Brasil de outro. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. JOAQUIM, engano seu, o Sta Cruz (OAB), manifestou-se sim. Muito feliz com a escolha e o nome já tinha sido aprovado em telefonemas trocados entre o 'Filho Meu 01'e ele. ( Veja matéria no Antagonista) O Flavinho chocolate com laranja, que articulou a escolha, assim como a do AGU, de acordo com suas necessidades familiares.

    2. Pô meu chapa. Tu não lês jornais não?. Essa peça da OAB foi um dos primeiros a sair aplaudindo a assunção do mequetrefe Kássio. apscosta/df

    3. Surprendentemente, a OAB não se manifestou até agora sobre esta indicação do Kassio. O presidente da OAB que sempre entra com uma ação civil pública em outras ocasiões teria uma boa oportunidade para obstar este indecoroso processo de preenchimento da vaga do decano no STF. Vamos iniciar uma ação civil pública? Quem dos ilibados rabulas da República terá coragem?

  45. Será que o povo brasileiro merece um indicado ao STF "abençoado" pelo Ministro Gilmar Mendes "advogado" de Lula e contra a Lava Jato junto a seus pares? Em 2022 termos a resposta. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê1

  46. “Mourão diz que coronel Ustra ‘respeitava os direitos humanos de seus subordinados’ Vice-presidente afirmou em entrevista que Carlos Alberto Brilhante Ustra, condenado por sequestro e tortura na ditadura, era um ‘homem de honra’; Bolsonaro já fez elogios ao militar”. Fonte: Estadão. Mourão nos envergonha. A sordidez dos membros do governo Bolsonaro não tem limite. Para o elemento citado e exaltado por Mourão inexistia direitos humanos. O único direito do cidadão era ser torturado e morto.

    1. Concordo que esse senhor não seria a melhor escolha, mas se fala tanto na constituição, essa mesma sehorade 32 anos da o direito inalienável do Presidente indicar os nomes para o STF. Então em vez de campanha contra a indicao, por que não uma campanha contra a Contituicao, claro via entenda constitucional. O resto é blá blá ba.

  47. Um erro não justifica o outro, não é porque a suprema corte tem Tofolli que não passou em concursos para juiz, Lewandoski cujo saber jurídico era comer frango a passarinho com dona Mariza Letícia que hoje precisamos aceitar alguém que mente em tudo no seu currículo. Parabéns a Crusoe por ter nos contado toda essa podridão.

  48. Vou começar dizendo que desejo que Bolsonaro e família se explodam. Entretanto o que me incomoda é verificar que imputam somente para ele essa culpa de manter esse azarão no STF. Primeiro: azarão por azarão, Toffoli e Aexandre de Moraes largam na frente. Segundo:a escolha não poderia ser outra, haja vista o despreparo e a falta de decoro desse presidente baixo clero. E o Senado? Por que não o barram? Por que as críticas não são tão veementes para os senadores? Miopia? Política? Sacanagem?

    1. Sabe, meu chapa? Vc tem toda a razão. Ta certo que ainda temos pavor do vírus chinês, mas num passado recente, multidões foram às ruas, protestar por um aumento de centavos nas tarifas dos ônibus. Os líderes daquele movimento foram todos eleitos parlamentares. Cadê esses caras agora? Escondidos? Alvaro Costa (@brasilia_urgente)

  49. Não adianta reclamar. Adianta agir, junto com a imprensa que não está comprada. Quem está disposto a ir para as ruas, por várias semanas ? Povo frouxo !

  50. Desde que Bolsonaro assumiu a Rede Globo teve uma drástica redução em verbas de publicidade. Com base nos repasses da esquerda, até o final de 2020 os “Marinho” perderão R$ 400 milhões. Acho que está respingando né Crusoe ?

  51. Bolsonaro, em sua decepção diária (cada dia ele surge com mais uma atitude contrária ao que prometeu na campanha de eleição) indica um novo gilmar/tofolli para defender os interesses da sua família e de seu conluio com o Centrão para sua reeleição (que prometeu que não aconteceria). É o atual normal banditismo político em curso. Mas "Nada dura para sempre", nem mesmo tido esse sistema. A ganância deles mesmos os corroerá!

    1. Não sou muito simpático ao escolhido para a vaga no STF, mas o que me intriga é que todo vez que o Presidente nomeia alguém, isso vira uma celeuma. Não é estranho? Não lembro essa imprensa "isenta ter feito isso com nomeados por outros Presidentes. Eita!!! insençao.

  52. Bolsonaro, Bolsonaro... é no mínimo uma decepção por dia. Dá uma folga por favor! Quanto arrependimento em ter votado num Minto, que não passa de um verme traidor!

  53. Alguém tem dúvida sobre a aprovação do nome do candidato pelos excelências? Que se danem o notável o saber jurídico e a reputação ilibada - requisitos óbvios para os ocupantes do cargo. Que se danem a ética, a moral e o compromisso com o fazer o certo. Que se dane o pobre povo brasileiro.

  54. O Ricardo Lewandoswisk indicado por Lula é servil ao PT, cínico e descarado, descumpriu o texto expresso na Constituição Federal não aplicando as penas acessórias no processo de impeachment que presidiu. Não se fala nada. Se juntou com o famigerado Gilmar e passou a absolver, com empate, réus corruptos na segunda turma do STF, com o beneplácito da ausência programada do gagá Celso de Mello.

  55. Nada demais ! Afinal conquistar uma vaga na tal corte basta ser amigo do rei. É preciso mudar isso aí senão a lama continua !!!

  56. Quando foi citado pela imprensa que o Senador Ciro Nogueira, estava envolvido na indicação do Kassio. Aqui no Piauí sabíamos que tinha algo de podre no reino da Dinamarca. Uma vergonha sem tamanho.

    1. E quem vota no Ciro Nogueira ? O povo do Piauí 🤣🤣🤣

  57. Não me admira a escolha do presidente. Nem que a maioria dos senadores possam aprovar. O que mais me admira é nós brasileiros aceitarmos tal afronta. isso tudo com o intuito de acabar com a Lava jato. No Brasil as garantias são para os mais ricos. A população de classe mais baixa não tem acesso. Por isso a Lava Jato foi importante a todos nós. A famiglia quer exterminar os direitos do brasileiro comum em favor de garantir cobertura para seus peculatos.

  58. Kassio com K, é o retrato de um Nordeste onde os políticos acessenderam ao poder graças a Ernesto Geisel que imaginava que a Arena poderia garantir governabilidade, dai aumentou o número de parlamentares do Norte e Nordeste em detrimento dos estados do Sul e Sudeste Esta disparidade ficou mantida na Constituição de 1988. Dai nasceu o Centrão e seus tentáculos.

  59. Nós, brasileiros bocas abertas, aceitamos tudo que os po!íticos fazem, pacificamente. Enquanto não dermos um basta, eles continuarão a nos tratar como idiotas. Os países sérios não possuem melhores políticos; possuem sim, um povo melhor, mais aguerrido.

  60. Será uma das maiores ofensas aos bons costumes e à Suprema Corte manter o nome desse senhor como indicação pessoal da Presidência. Por tudo que foi provado fere fortemente a Constituição do Brasil.

  61. Não é possível que o Senado se preste a virar a Casa da Mãe Joana de vez, aprovando uma pessoa tão manifestadamente sem ética e sem compromisso com a verdade! Já que o presidente não consegue enxergar isso (ou não se importa mesmo), espero em Deus que os senadores nos salvem desse vexame internacional e do absurdo de mantermos semelhante criatura no STF...

  62. Tenham vergonha na cara seus senadores, vocês estão sentados nessa cadeira para defender a causa de um país e não para se defender de futuras repreensões do STF ou do PR. Pensem no legado que deixarão por 27 anos.... o que será desse país? Estou assustado com o rumo dele....

    1. Saindo das mãos de uma esquerda irresponsável? onde você está vendo isso? Tem que ser muito tapado e desinformado para não perceber que Bolsonaro está comendo lindamente na mão do Lula.

    2. Isso é uma piada. Preocupar-se com o rumo atual do Brasil, quando estamos saindo das mãos de uma esquerda irresponsável...

    3. Concordo plenamente! Temos que pressionar os Senadores! Se aprovarem esse " indicado" lembraremos desse ato de cumplicidade por 3 décadas. Vergonha, nojo e revolta com esse pesadelo atual de desgoverno!

  63. Votação Secreta para um cargo desses. Dá asco só de ler. Estão transformando os três poderes no bunker do Hitler moderno.

  64. Apenas mais um VERME,nessa podre CARCAÇA,chamada Brasília.Estao tds juntos pra continuar devorando o pobre BRASIL....CAPITÃO TRAÍRA,finalmente disse pra q veio.Tentar perpetuar a velha política.Ratazanas da pior espécie.

  65. A sociedade não tem dúvida q será aprovado por senadores investigados ou réus na Lava Jato. Senado omisso repleto de políticos picaretas envolvidos em escândalos de corrupção não deixariam de aprovar um nome como Kassio Marques, garantista q integrará a banda podre junto com Gilmar, Toffoli e Lewandovisk. Bolsonaro escolheu a dedo p blindar a si e a família. Uma vergonha e desrespeito ao povo brasileiro. Não esqueceremos desses trastes de senadores e Bolsonaro nas Urnas.

    1. PARABÉNS CRUSOÉ PELA REPORTAGEM DE SÃO KASSIO PELA PROFUNDIDADE . NÃO VEJO EM NENHUMA MÍDIA UMA REPORTAGEM COMO ESSA. RENOVAREI MINHA ASSINATURA SEMPRE !

  66. O Brasil já deixou de ser uma grande nação à muito tempo não é com a escolha desse advogado para o STF que vai melhorar aquela Ocrim.

    1. Com certeza, José! Essa criatura ainda ser cogitada como candidato ao STF já é uma vergonha nacional por si só! Como é que o STF quer restituir sua credibilidade aceitando isso? Se eu fosse juíza de lá, faria uma nota de repúdio!

  67. Tenho a impressão que o Kassio Marques vai ser aprovado simplesmente porque muitos dos políticos e ministros devem ter o currículo similar ao do dele nos plagios e fraudes.

  68. Até Aires Brito, até agora nome ilibado, tem que se virar para tentar tapar o sol com a peneira para proteger seu conterrâneo cujo saber jurídico e caráter não parece ser tão perfeito como gostaria o centrão e Bolsonaro

  69. Depois de vários dias sem ler as informações da Crusoé, resolvi dar uma passadinha por aqui. Ainda bem que tomei meus remédios antes! É tanta podridão. Só de olhar para a cara de c... sem lavar desse tal de Kassio, que já dá para ter uma noção de quem ele é e com quem está misturado. Deus tenha misericórdia de nós!

    1. Infelizmente Deus só tem misericórdia e ajuda a quem procura crescer, melhorar e cuidar de si mesmo. O Brasil, infelizmente, não está interessado nisso...

  70. Não vai ter dificuldade em ser escolhido, pois tem mais senadores picaretas do que honestos o que garante a sua vitória. Sabendo disso, Bolsonaro e filho picareta o escolheram.

  71. A escolha de um profissional que mente sobre sua formação acadêmica e plagia teses demonstrando baixo padrão moral se adequa perfeitamente com os padrões da presidência, do stf e principalmente do legislativo.

  72. Infelizmente, é um homem de péssimo caráter. Os bolsonaristas e Bolsonaro, acham que se tiverem crises de risos abobalhados, encobrirão as falcatruas tão evidentes. Podem chorar, pois contra fatos não há argumentos. Nosso STF, que já anda combalido, só irá piorar. Pobre Brasil. Pobre de nós!

  73. O ex juiz era a salvação do PSDB que essa revista adora. As coisas mudam, só não muda a hipocrisia dos que pregam moral de cuecas. Kkkkkk

    1. E você, Paulo, não é somente um amoral. É também um imoral. Deve usar calcinhas em vez de cuecas.

  74. A reputação Ilibada está mais para putaria consagrada, já que grande parte dos "dotôres" e "mestris" no nosso país recorrem ao plágio para concluírem seus TCCs. Já o reconhecido saber jurídico nunca é aferido mesmo, considerando as pérolas que saem dos nossos tribunais. Alguém pensou que com um pau-mandado do presidente seria diferente???? Ledo engano...

  75. Com o “São Kassio Kopia e Kola” apadrinhamento pelo Anjo Wassef não haverá maior escritório de advocacia do que o oficializado pelo DON FAMILÍCIA tupiniquim para livrar, toda esta máfia de corruptos entronizada no Poder, das mãos JUSTIÇA. Só nos resta pedir socorro ao Santo Guerreiro SÃO JORGE para nos livrar das forças do mal.

  76. O mínimo que se poderia exigir de decência de um ministro do STF é que se declarasse impedido para julgar processos de quem o indicou. Como decência anda em baixa, talvez devesse constar no regimento do tribunal.

  77. A República das Bananas continuará sendo a República das Bananas por muito tempo ainda. E os impostos cobrados dos cidadãos continuarão a ser utilizados para bancar os estilos de vida nababescos das excelências...

    1. "Jornalismo perseguidor barato"? A Crusoé está totalmente de parabéns por expor as mazelas desse candidato desqualificado ao STF!!! Graças ao jornalismo investigativo sério, o Brasil e o mundo ficaram sabendo de toda a sujeira que se escondia sob a indicação dessa criatura! Graças a Deus, o Antagonista existe e presta um serviço inestimável aos brasileiros!

    2. Realmente é estranho a indicação de Dr. Kassio. Muitos nomes foram citados mas o dele não estava inserido no contexto. Aí surge dúvidas sobre seu declarado Curriculum. A exemplo do ex Ministro da Educação. O estarrecedor é que nossos representantes no Senado em sua maioria não defendem o interesse da sociedade e sim dos grupos que fazem parte. Parabéns a toda a imprensa em especial a Crusoé.

    1. Cara Izeliana, as interpretações são construídas por fatos. Você quer interpretações prontas, ou fatos q a levem a formular as suas próprias? Fato e feito são a mesma palavra (do verbo fazer). Quem faz é o ser humano. A interação de feitos entre esses seres humanos pode, no geral, dar ares de intriga, de fofoca a quem se inteira daqueles. Una os feitos/fatos, relacione-os, apure as causas e as consequências deles e formule sua interpretação a respeito deles. A dita fofoca terá sido fundamental.

  78. Mai um calça curta. Como é feio um pretendente a Suprema Corte, fazer visitas “apelativas”, para chegar ao posto. Qual o preço? Julgar procedente as causas futuras dos determinados políticos visitados e não visitados, ao sabor de “tubaína”.

    1. Em lugar dessas "visitas", seria melhor os senadores terem informações antecipadas do candidato - mas informações reais, como as que Crusoé revela -, para fazerem uma sabatina de verdade!

    1. Quaquaqua.. essa não tá no gibi.. csncelou é papai? E o que ta fazendo aqui kkkkkk

  79. O presidente, que se elegeu como um leão feroz contra a corrupção, virou um gatinho frouxo, confortávelmente acolhido no sistema que ele criticava.

  80. Gostaria de saber quais senadores votarão pela indicação do portador de tão robusto currículo à vaga ocupada por Celso de Mello no Supremo.

    1. Também! As votações secretas do Congresso não tinham sido extintas? Se os parlamentares são nossos representantes legítimos em todas as decisões nacionais, nós temos direito de saber como eles votam, não é?

  81. A aprovação desse desembargador pelo senado será uma afronta a constituição. aonde está o notável conhecimento jurídico e moral ilibada? Se esse candidado tivesse um pouco de vergonha na cara teria desistido do STF.

  82. A deterioração das instituições e do sistema político brasileiro só piora. Só escabrosidade e maldade nessa indicação. Vergonha internacional.

    1. Quem é este que está atrás do Kassio Marques na varanda da casa dele em Brasília . Já que comentaram tudo que tinham direito nada vou comentar a não ser esta pergunta🤓

    2. Se no passado tivessem criticado as roubalheiras como fazem agora com qualquer escolhido pelo Presidente não teríamos um País com tantos problemas.

    3. Perto do nomeado pelo jumento corrupto fdp, Tofolli é uma sumidade

    4. Exato. Que currículo, turbinado ou não, levou uma figura como Toffoli ao posto que ocupa? O próximo é mais do mesmo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO