Gil Ferreira/Agência CNJO presidente do STF: contra-ofensiva ante a fúria dos opositores da Lava Jato

A resposta de Fux

O presidente do Supremo reage à maior ofensiva já perpetrada contra a Lava Jato, leva para o plenário os processos criminais e dá alguma sobrevida à operação
09.10.20

Na semana em que Jair Bolsonaro, sem corar a face, bateu no peito para dizer que acabou com a Lava Jato porque não há corrupção em seu governo e Renan Calheiros avaliou que o fim da operação será o “grande legado” do presidente, uma medida adotada pelo novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, representou uma lufada de esperança para defensores do combate à corrupção no país. Na tentativa de recuperar o que sobrou da imagem do STF, destroçada em razão de decisões em favor de encalacrados figurões da política, Fux propôs – com a anuência de outros ministros – que os inquéritos e as ações penais em tramitação na corte voltassem a ser examinadas em plenário, pelos onze ministros. Isso significa que esses processos não serão mais julgados pelas turmas, compostas por cinco integrantes cada uma. A mudança pode ajudar a interromper a tendência acelerada de volta aos tempos em que a impunidade reinava em Brasília: a Segunda Turma, em especial, composta por ministros como Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski e para onde desaguavam muitos dos recursos de réus da Lava Jato, vinha se transformando no paraíso dos criminosos do colarinho branco.

As ações penais eram submetidas ao plenário até 2014, mas depois do julgamento mensalão a corte alterou a regra em virtude do número elevado de processos que se acumulavam e formavam teias de aranha nas gavetas do tribunal. Permaneceram sob o escrutínio do plenário apenas os casos envolvendo os chefes dos poderes — o presidente da República e os presidentes da Câmara, do Senado ou do próprio STF. O principal argumento de Fux para mudar o trâmite foi o de que já não havia mais tantas ações criminais que justificassem a divisão de casos entre as duas turmas com o objetivo de dar celeridade ao andamento dos processos. Segundo ele, em 2018 havia 500 inquéritos e 89 ações penais na corte. Hoje, esses números estão em 166 e 29, respectivamente, sendo 29 inquéritos e sete ações penais da Lava Jato.

A proposta foi aprovada por unanimidade em uma sessão administrativa, mas não sem o previsível muxoxo de Gilmar Mendes, que usou um pretexto lateral para reclamar da decisão. “Eu estou recebendo essa notícia agora. De fato, não faz sentido a gente chegar do almoço e receber a notícia de que tem uma reforma regimental”, resmungou. Coube ao decano da corte, ministro Celso de Mello, que nesta quinta-feira, 8, participou de sua última sessão plenária, resumir o sentimento da maioria. “Hoje, houve redução drástica (de processos). A mim parece que o retorno ao plenário restabelece uma situação tradicional. Tem também a marca da racionalidade, porque agora são as turmas que estão se inviabilizando”, disse.

Abdias Pinheiro/ASCOM/TSEAbdias Pinheiro/ASCOM/TSEFachin e Barroso: eles se alinham ao esforço anticorrupção
A verdade é que o queixume de Gilmar está diretamente relacionado ao temor de que ele e outros togados do Supremo tenham seu intento de implodir a Lava Jato comprometido. Além disso, pessoalmente, Gilmar é o ministro que mais pode perder com o fim dos julgamentos das ações penais pela Segunda Turma, cuja pauta era comandada por ele. A turma ficou conhecida por advogados como Jardim do Éden, por seu caráter garantista, ou seja, mais propenso a assegurar os direitos dos réus. Presidente da turma, que ainda conta com o atual relator da Lava Jato, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski como integrantes (até há pouco, Celso de Mello completava a lista), Gilmar aproveitou-se da licença do decano por motivos de saúde para impor derrotas em série à Lava Jato.

Sem a presença de Celso, ele passou pautar casos de corrupção e a registrar uma sequência de convenientes empates em dois a dois que, pela regra em vigor, beneficiavam os réus e investigados. Foi assim, por exemplo, que o ministro Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo teve uma ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro contra ele suspensa. Com a decisão, a acusação de que o ministro recebeu 3 milhões de reais da empreiteira OAS para atuar em seu favor na CPI da Petrobras seguiu para o arquivo. Outro processo pautado por Mendes gerou a anulação de uma sentença do então juiz Sergio Moro, no episódio Banestado, sob a justificativa de “quebra da imparcialidade”. A decisão abriu brecha para que todos os casos derivados da investigação fossem questionados e serviu para que Moro tivesse sua atuação colocada em xeque, para o deleite da ala pró-impunidade do tribunal.

O futuro era estrategicamente planejado para que a “sangria”, para ficar na expressão utilizada por um ex-senador alvo da operação, continuasse a ser estancada na Segunda Turma. Com a aposentadoria antecipada do decano, uma articulação foi desencadeada nos bastidores do STF para que Toffoli assumisse a vaga, a pretexto de “proteger” Kassio Marques, indicado por Bolsonaro para o lugar de Celso, de quem, em tese, o desembargador seria o substituto natural. Em 2015, esse mesmo argumento fundamentou a ida do mesmo Toffoli para a Segunda Turma na vaga deixada pelo ex-ministro e presidente da corte, Joaquim Barbosa. Nos anos seguintes, Toffoli ainda integrou o grupo quando a ministra Cármen Lúcia assumiu a presidência do STF, entre 2016 e 2018. Como previsto, durante essas passagens, ele se alinhou a Gilmar Mendes e a Lewandowski ao impingir reveses à Lava Jato.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéGilmar protestou contra a iniciativa de Fux
O cerco estava montado. Se as costuras em favor de Toffoli não lograssem êxito, a expectativa era de que o próprio Kassio reforçasse a ala contrária à força-tarefa na Segunda Turma – o magistrado já tinha avisado em conversas reservadas nos últimos dias que não se constrangeria em ocupar um assento no colegiado, que hoje constitui o caminho mais curto entre a cela e o portão de saída da cadeia para políticos acostumados a delinquir. Mas a medida de Fux de transferir as ações penais ao plenário impôs uma espécie de freio de arrumação.

“Com Toffoli ou mesmo Kassio na Segunda Turma, viraria um passeio”, reconheceu um integrante do tribunal. Ao impedir que o triunvirato prevalecesse, Fux, que prometeu em sua posse fortalecer o combate à corrupção, passou também a participar das deliberações sobre os casos penais, uma vez que o presidente do STF não integra nenhuma das duas turmas. “A volta das ações penais e inquéritos ao plenário do Supremo confere mais legitimidade às decisões. Assim poderemos saber as posições de todos os ministros sobre as questões postas em julgamento, e não mais apenas de três ou quatro deles”, afirmou o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Eduardo Brandão.

O maior impacto da mudança regimental, no entanto, é que ficará um pouco mais complicado anular, por exemplo, as condenações de Lula de maneira irrefutável e declarar Sergio Moro suspeito. É que, na avaliação de integrantes do tribunal, a decisão de devolver ao plenário o julgamento de denúncias e ações penais, embora não alcance diretamente os habeas corpus, pode fazer com que aumente a pressão para que casos sensíveis envolvendo a anulação de sentenças, como o HC de Lula pela suspeição de Moro, sejam também submetidos aos onze ministros. Hoje, o habeas corpus que questiona a imparcialidade do ex-juiz conta com Edson Fachin como relator. Ele já votou contra o pedido do petista, a exemplo de Cármen Lúcia. O julgamento na Segunda Turma, no entanto, acabou suspenso após pedido de vista de Gilmar Mendes, que, por presidir o colegiado, tem a prerrogativa de pautar as matérias.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéO plenário em tempos normais: casos criminais serão julgados pelos onze ministros
Entre os casos rumorosos que serão apreciados pela totalidade dos ministros do STF, a partir da mudança proposta por Fux, estão o de Ciro Nogueira, líder do Centrão, denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com base na delação de executivos da Odebrecht, o de Aécio Neves, do PSDB, acusado pela PGR de receber propina da Andrade Gutierrez e da Odebrecht, e o de Fernando Bezerra, líder do governo no Senado, por suspeita de recebimento de propina quando era ministro da Integração Nacional do governo Dilma Rousseff. Dificilmente os três encontrarão as facilidades que, até uma semana atrás, imaginavam que teriam.

No plenário, a tendência é que os julgamentos da Lava Jato sejam decididos no photochart, por uma a diferença de um ou dois votos. Com o reforço de integrantes da Primeira Turma, considerada mais rígida na aplicação da lei penal, de um lado devem ficar Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Rosa Weber e, do outro, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Kassio Marques. Os outros dois ministros, Marco Aurélio Mello e Alexandre Moraes, seriam os fiéis da balança a depender da votação, cabendo a Fux o voto de minerva. Ou seja, o jogo que pendia claramente para uma direção, agora está totalmente em aberto.

Em tese, na condição de presidente da mais alta corte do Judiciário brasileiro, Luiz Fux não deveria ter sido quase que compelido a reafirmar sua autoridade ao longo da semana. Quando comandou o STF entre 2008 e 2010, o ministro Gilmar Mendes disse que “o presidente de um poder, como é o caso do Supremo, tem mais é que falar, não nos autos, mas bem alto”. Foi como agiu Fux, só que agora para o lamento do mesmo Gilmar, diante do que presenciou nos últimos dias em plena luz do sol escaldante da capital federal. Sem qualquer pudor, Bolsonaro e Kassio Marques foram jantar na casa de Gilmar, para pedir o aval do anfitrião — e de Dias Toffoli — para a indicação de Kassio Marques ao tribunal. Se quisesse conferir ares institucionais à escolha, o presidente deveria ter procurado Fux. Mas ele preferiu mandar a liturgia às favas. Também considerou mais conveniente a seus interesses manter interlocução com Gilmar, relator da ação que pode garantir a Flávio Bolsonaro, seu filho 01, o foro especial concedido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na investigação sobre o “rachid” operado por Fabrício Queiroz.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéA virtual chegada de Kassio Marques deve fortalecer a ala garantista
Antes da chancela dos ministros do STF, Bolsonaro já havia recebido o aval para a indicação de Kassio de próceres do Centrão, como Ciro Nogueira, e do notório Frederick Wassef – note que, nesse particular, em se tratando de Brasil, nada é tão ruim que não possa piorar. Se Márcio Thomaz Bastos foi o avalista de ministros que Lula indicou para o STF e o Senado referendou, agora quem endossa as escolhas do presidente à Suprema Corte do país é Wassef. Para completar, no último fim de semana, Bolsonaro não se constrangeu em festejar a promoção de Kassio de novo na residência de Toffoli, que o recebeu com abraços calorosos e sorrisos largos. Desta vez, o convescote contou com a presença do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o notório Kakay, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do procurador-geral da República, Augusto Aras – tanto Kakay quanto Aras alegam ter deixado o local antes da chegada do presidente. De qualquer maneira, a festa já estava armada, com Supremo, com establishment, com tudo. Ao que Fux reagiu à altura no mesmo dia em que, ao ensaiar sua despedida, Celso de Mello falou sobre um “delicado momento de nossa vida institucional no qual se desrespeitam os ritos do poder, no qual se diluem os limites que devem impedir relações indesejáveis entre os poderes do estado e em que altas autoridades da República – por ignorarem que nenhum poder é ilimitado e absoluto – incidem em perigosos ensaios de cooptação de instituições republicanas”.

Na terça-feira, 7, uma entrevista de Renan Calheiros à CNN Brasil constituiu o retrato mais bem acabado do “delicado momento” ao qual se referiu Celso. Num sinal nada sutil de que a paz conveniente, os acordões e os conchavos voltam à ordem do dia na capital federal, Renan sapecou que Bolsonaro “pode deixar um grande legado para o Brasil, que é o desmonte desse estado policialesco”. Ou seja, da Lava Jato. O ínclito senador ainda afirmou que o presidente “já encadeou várias medidas” nesse sentido, incluindo a transferência do Coaf para o organograma do Banco Central, a demissão de Sergio Moro, o controle sobre a Receita Federal, a nomeação de Augusto Aras à PGR e, por fim, a indicação de Kassio Marques, com a bênção da ala garantista do STF em consórcio com investigados do Centrão. Nunca, em toda sua trajetória pública, Renan havia sido tão honesto. Nesse caso, para o azar do Brasil. Para a sorte de quem quer ver os criminosos punidos, Fux matou essa no peito.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. "Marco Aurélio: Fux foi ‘autoritário’ ao cassar liminar que soltou André do Rap"....... https://www.otempo.com.br/politica/marco-aurelio-fux-foi-autoritario-ao-cassar-liminar-que-soltou-andre-do-rap-1.2399549...... autoritário foi o traficante, ""marco manélio"" "otário" !!!!! Ou será na verdade um ""espertário""???

  2. A Nação merece, mais do que nunca, ter o seu Supremo Tribunal Federal, mais do que nunca, descontaminado de ministros simpatizantes de bandidos explícitos (já condenados em 2ª Instância) e reincidentes- de colarinho branco e descamisados (só de "carção").Habemus FUX!

  3. Parabéns, Fábio Serapião. Jornalista de verdade não pode ter medo de falar a verdade. Tem uma ala pró impunidade no STF.

  4. Merece aplausos a decisão do ministro Luis Fux no exercício da Presidência do STF. Não pode membros de um Poder, notadamente do Judiciário, mostrarem-se totalmente a favor de determinada tese jurídica ou do banditismo institucionalizado. Também é ignorância jurídica ser Lavajatista ou ter qualquer outra ideologia que afete o nobre mister de julgar. O ideal seria aproveitar o mote do Ministro Marco Aurélio e entender que processo não pode ter capa, especialmente quando se envolve crimes graves.

  5. Em um candidato a Min. do STF elogiado pelo Renan Calheiros e apoiado pelo Gilmar Mendes, Toffoli, PT e CENTRÃO, devemos confiar ou desconfiar?

  6. JB, infelizmente, alinhou-se a velha política. A chance que tínhamos, escapou pelos dedos. 2022 vai chegar. E com ele, uma nova opção em forma de esperança. Decepcionante e lamentável...

    1. Se alinhou mesmo, ou era " Impeachment " ! Bem isso..mas não me surpreende sua falta de senslbilidade ,desconhecimento e incompetencia..Ele foi/será uma Ponte //22 ta aí!!

  7. PARABÉNS FUX, VEJO SUA FOTO ALTANEIRA COMO UMA DE UM CARCARÁ DESTRUINDO ESSES VERMES QUE SE JULGAM DONOS DO PODER ABSOLUTO E QUASE CONSEGUEM AFUNDAR O NOSSO BRASIL NUM MAR DE LAMA E ROUBALHEIRAS. VOCÊ DEU UMA PROVA DE QUE NEM TUDO ESTÁ PERDIDO E QUE, SE AGUÇANDO A LUPA, AINDA SE ENCONTRA HOMENS HONESTOS NO PODER E, QUIÇÁ, NA SUPREMA CORTE, DA "PÁTRIA AMADA"; INFELIZMENTE, NÃO POR TODOS!!!.

  8. É na verdade uma pergunta: Pode o Celso de Mello, antes de seu último dia, apresentar seu voto no HC do Lula, mesmo ele estando sob pedido de vista pelo GM?

  9. Uma notícia ótima de um ato edificante de Vossa Excelência a cada dia, Ministro Dr. LUIZ FUX!!! Gratidão, aplausos e cumprimentos pela redentora e edificante conduta, honrando a função anteriormente tão vilipendiada!!! Parabéns pelo devido respeito ao POVO BRASILEIRO, pelo genuíno respeito às LEIS e pelo honorável respeito a SI MESMO!!!!

    1. Que o marginal andré do rap permaneça agora os 30 anos na cadeia em regime fechado, depois da sua recondução da precedente espúria decisão!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  10. Hoje o M.Fux, marcou mais gonlaçoooo em suspender decisão do M.Marco Aurélio Mello(outro ministro TRAÍRA do Brasil), em soltar o mega-traficante André Rap!!! Parabéns M.FUX estamos com vossa Excelência!!!!!

    1. Ana, a lei elaborada pelo Moro foi completamente desfigurada pelo congresso com a anuência do Bolsonaro. Não coloque esse atraso moral nas costas do Moro, pois isso é faltar com a verdade.

    2. Verdade . Milhões de brasileiros foram dormir com a certeza que ainda há esperança .

    3. Com a devida "venia" Marco Aurélio cumpriu a lei criada por Bolsonaro e Moro no pacote "anticrime" aprovado pelo Congresso. Leiam o tal pacote que só privilegia os bandidos e engessa a Polícia e o Judiciário.

    4. kkkkk o homem já esta no Paraguai deu endereço no Guarujá e foi pra Maringá tudo dominado isso porque era pra mudar a lei dos crimes de tráfico uma piada

  11. Regozijo-me ao constatar que pelo menos UMA alta autoridade do país cumpre suas promessas! Muito obrigada, Ministro Luiz Fux! In Fux We Trust #FiatLuxFiatFux

  12. Mas a ficha do gado não caiu. Nem o elogio do renan serviu de alerta. Nem a bravata (que tentou mudar para ironia) do jair que disse ter acabado com a corrupção. A Jovem Pan ainda passa pano, no geral. O Constantino ainda resiste, mas parece estar jogando a toalha. Talvez ele venha para o lado bom da Força.

    1. O lado que presenteava a F1 com 750 milhões, essa era legal ! Ou pagava palestras superfaturadas como se o valor fosse o de mercado.

  13. O que quer dizer "ação suspensa"? O criminoso mata a vítima, vai a julgamento e a ação é suspensa e o réu se safa? Se for assim estamos na merda.

  14. Lebdo esta notícia, senti ímpetos de beijar os pés do Excelentíssimo Sr. Ministro Luiz Fux, por ser REALMENTE merecedor de todas as honras que o cargo lhe confere. Apesar de detestar o negregado Sen Renan CaNALHeiros, sou-lhe grada por desnudar os atos do PR, DESTACANDO um item que poucos perceberam: ... “DEMITIU SÉRGIO MORO”. Sim, ele fez a leitura correta: Moro não demitiu-se, ele foi forçado! Isto desmonta a pecha de “traíra”, que o gado cego pespegou no Dr. Moro, orgulho do Brasil.

    1. Saiba o que aconteceu. Moro ERA coerente e discreto. Pelo Whats respondeu a Zambelli, que tentava convencê-lo a ficar, CONDICIONANDO PERMANECER: “SE o presidente anulasse a saída de Valeixo”. Ou seja, Moro continuaria ministro, SEM SHOW FANTÁSTICO, com entrevistas afirmando não existir interferência na PF e quietinho continuaria a trair seu país. Tão covarde que fez questão de frisar que não o estava atacando, que não sabia ser crime, etc. E quem pagou o advogado que cobra mais de 6 dígitos ?

  15. Os chamados Ministros Garantistas jogaram a reputação do STF no lixo. Hoje, graças a Deus, o novo Presidente, Ministro LUIZ FUX, começa o árduo trabalho de resgate da reputação perdida pelo STF.

  16. Todo cidadão de bem deve apoiar a Lava Jato e por consequência o posicionamento do ministro Fux. Parabéns,ministro . Força e Saúde.

  17. Ficaremos assim então: de um lado Gilmar Mendes, Bolsonaro, Lula e Lewnadowski e do outro Fux, Moro e o Brasil. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. Quis dizer de um lado Gilmar Mendes, Bolsonaro, Kassio, Lula e Lewandowski e do outro Fux, Moro e o Brasil. Namastê!

  18. É um acinte ter um hc alegando suspeição do Moro. Só no Brasil p existir essas decisões escabrosas, aviltantes e tão sem fundamento. Parabéns ao Ministro Fux pela atitude. Parece um spray de alfazema no chiqueiro. Deus nos guarde.

  19. O Ministro Luiz Fux matou no peito colocou na grama, agora é deixar esses corruptos na cara da sela abrir a porta e empurrar pra dentro .

  20. Eu imaginava q o ministro Luiz Fiz daria uma resposta inteligente, como o fez, as tentativas de acabar c a operação lava jato q tanto orgulha os brasileiros do bem. Parabéns Sr. ministro. Sentimos muito orgulho do Sr.

  21. Grande Juiz Fux , Vossa excelência nos representa Faz parte da turma di bem . Juiz Barroso, Fachin, Carmen Lucia . Parabéns pela manobra

  22. Em 2018, eu e muitos brasileiros votaram em Bolsonaro para evitar a continuidade do PT . Votei no 2º turno, no1º estava fora do Brasil. Em 2019 até acreditei que o Presidente havia trazido mudança que tanto lutamos, por mais micro que fosse, embora as decisões: indicação do PGR, transferência do COAF, prisão em 2ª instancia, juiz de garantia e outros. Os acordo já existiam, estão pondo em prática. Belíssimo artigo. Deus o proteja Ministro Fux, o Senhor é a nossa esperança.

  23. É mentira o que a Crusoe fala sobre bater no peito..Ele foi ironico e falando para o seu eleitorado.Coisas assim enfraquece nosso relacionamento eu sou gado na politica, mas pago para ler verdades, e não mas um querendo me conduzir. Caraí!

  24. Parabéns Sr. Ministro! Vou tentar esquecer o ato legal, mas imoral, que V. Excelência praticou concedendo o escabroso Auxílio Moradia, - com retroativo-, a todos os pobres magistrados do país.

  25. Parabéns Ministro Fux! Assim, o povo pode voltar a acreditar um pouco no STF, tem como anular as decisões nada republicanas tomadas por Toffoli e Gilmar? Seria uma glória para o povo sofrido e espezinhado por essa casta.

  26. Vamos torcer, como bons brasileiros, para que Fux consiga resgatar a imagem de um STF desgastado, desmoralizado e sem confiabilidade alguma. E cobrar de outros ministros para que ajudem nesse resgate.Será que vai dar?

  27. Parabéns ao Ministro Fux ,é o que esperamos dele. E ao responsável pela matéria.O país necessita mais que tudo de poderes e imprensa trabalhando em prol do país e não em favor de grupos.

  28. GOL DE PLACA, Ministro Dr. LUIZ FUX!!!...🏆🎖👏👏👏👏👏👏... Ministro Dr. LUÍS ROBERTO BARROSO; Ministro Dr. EDSON FACHIN; Ministro Dr. LUIZ FUX; Vossas Excelências, bem sabemos, são a RESISTÊNCIA BRASILEIRA no stf. Segurem firme porque, enfrentaremos fortes procelas!!! Obrigada e aplausos pelo que têm feito pelo NOSSO PAÍS....contra todos os corvos!!!

  29. Ministro Fux, Precisamos acabar com essa desculpa esfarrapada de uns falsos juízes, que se denominam “garantistas” , que, na verdade, só garantem o “in dúbio pro réu” em benefício próprio e de pessoas ligadas a eles. Um absurdo essa história que, em caso de empate em um julgamento o favorecido seja o réu em prejuízo das vítimas, que são a parte mais fraca.

  30. Parece um sonho! Finalmente, após infindáveis anos que uma nuvem negra pousou sobre o STF, as coisas se ajeitam e, parece que teremos um renascimento da verdadeira justiça neste país, com um Ministro de respeito na presidência do STF. Congratulações Min. Luiz Fux! Acabe com essa “sangria”, que esses falsos juízes, leia- se GM e DT, em conluio com outras forças malignas que habitam Brasília, leia-se JB, ARAS, Ciro Nogueira, Arthur Lira, Waldemar Costa Neto e Renan Calheiros, vinham armando.

  31. Parabéns Ministro Luiz Fix, de tentar desmontar o que estavam armando no STF em favor dos apadrinhados de ministros e políticos que na campanha prometem ao povo brasileiro combater a corrupção e depois de eleitos se tornam benfeitores de bandidos. Pobre povo brasileiro que tem a grande maioria dos políticos prestando desserviço a quem os colocou nos postos que ocupam através do voto e foram traídos pelas promessas mentirosas de campanha!

    1. enquanto elegemos senadores corruptos que não tem coragem de fazer um impeachment de um ministro do STF , eles vão ficar até sabe Deus quando! lena

  32. DEUS É MAIOR, ELE SABE O QUANTO AS PESSOAS DE BOA VONTADE LUTARAM PARA LIMPAR O PAÍS DESSAS RATAZANAS INFERNAIS E PERFIDAS. OBRIGADA MINISTRO FUX.

    1. Que chegue logo 2022...até là Fux segura nossas pontas!!! Rsrsrs...

  33. Só matando esses vermes. Jamais seremos uma nação. Tendo esses bandidos a serviço do crime, vendendo sentenças, e com esposas e filhos advogando para bandidos, com apoio dos canalhas espalhados na justiça.

    1. André, o povo volta a votar nesses ratos de esgoto. A gente nunca vai edificar o país dos sonhos.

    1. Será que o congresso vai aprovar esse usurpador de idéias alheias? Ele tinha era de perder o emprego. isso sim.

  34. Para esperança do Brasil 🇧🇷 decente, o presidente do STF é um ministro competente, sério e batalhador contra corruptos e malfeitores, como deveriam ser também todos os seus pares...

  35. Vou dar um repeteco aqui pra me fazer entender. Com o Centrão tendo virado a mesa e governando o país (eu tanto queria ver qual tipo de versão o intimorato Gal. Heleno cantaria agora sob o tema🕺🏾centrão, lembram?) não esqueçam que em julho do ano que vem, vem mais um mequetrefe pro STF, no lugar do Marco Aurélio. Aí o jogo vira pra eles. Tamos Fu...Alvaro Costa (@brasilia_urgente)

    1. Parabéns ao honrado presidente do STF Ministro FUX, por excelente decisão. Agora quem sabe se a impunidade irá diminuir para aumentar a esperança do povo brasileiro ?

  36. Chegou a hora do povo brasileiro apoiar Fux e pressionar os outros integrantes do STF a votarem contra Gilmar, Lewando e Toffoli. MAM já tá saindo e esse Kassio pode não emplacar. Se Carmem, Rosa, Facchin e Barroso se unirem a Fux , os 3 cavaleiros do Apocalipse vão ficar isolados. E torcer para que o sucessor de MAM seja um cara integro!

    1. Como pode ser íntegro se é o presidente que indica? Infelizmente não vem coisa boa na próxima indicação.

  37. Se Renan afirma que o grande legado de Jair vai ser o retorno da grande corrupção então às pessoas de boa vontade, só resta preparem seus passaportes porque o futuro de nossos filhos vai acabar

  38. Nem li a reportagem toda pois o inicio da mesma acabou com tudo. Tudo que foi é ou será bom para Renan Calheiros éécom.certeza ruim pra todos os brasileiros. Continuo Bolsonarista mas não um apaixonado que ignora los erros que porventura o lider cometa. Outra coisa que devemos ter em mente e que alguns elogios vindo de onde veem não são bem vindos e sim são um prenuncio de desgraças.

    1. Até não é bom ler, o Sr.Presidente e sua trupe estão em maus lençóis e outros parceiros, acho que a justiça se fará para a sorte de pessoas que sempre cumpriam seus deves com a democracia e os direitos fundamentais da saciedade brasileira.

    2. Não leu tudo pois gado cansa após ler mais do que duas linhas. Gaadddddoooo. BozzoLuloPTistaaaaa

  39. Tudo é culpa do Tiririca. Que em sua primeira campanha disse" Que pior que está não fica" ao votar nele. E só vem piorando a olho nu.kkkkk

  40. engraçado que reclama da Lava Jato são: Lula, Bolsonaro, Renan, Serra, Aécio , GM, DT, RL será que eles tem alguma coisa em comum? As pessoas de bem não reclamam, aliás apoiam

  41. Habemos Presidente do STF!!! Notável saber jurídico e reputação ilibada, além disso, pró Lava Jato, anti-corrupção. S E N S A C I O N A L. As sessões plenárias do STF nas ações penais serão imperdíveis.

  42. Antes, um agradecimento a um verdadeiro Ministro do STF - FUX. Parabéns! Mas, não é só a CAMBADA de destruidores da JUSTIÇA que estão chorando; esposas "adevogadas", filhos e amigos "adevogados" também, todos parceiros da extinta FARRA com o dinheiro fácil e sujo. Obrigado também ao HONRADO, HONESTO e COMPETENTE doutor CELSO de MELLO. Que tenha muita saúde!

  43. A Fux o que é de Fux! Que outras cabeças pensantes do STF possam deitar suas cabeças em seus travesseiros de plumas de ganso e possam refletir: “Que país estou deixando para meus filhos, netos, parentes e o povo”? Bem, penso como avô, pai e cidadão, não sei como pensam nossos ilustres supremos...ou sei? Prefiro acreditar que nada sei....

  44. Fux matou essa no peito e vai chutar para dentro do gol. Depois, alguém manda o Gilmar apanhar a bola lá no fundo das redes....

  45. O que eu posso dizer é que essa é apenas mais uma das vertentes. Lembrando que a Crusoé afirmou taxativamente que Kakay esteve presente numa reunião de endosso ao Kassio. Agora, faz o mea-culpa dizendo que saiu antes. Obviamente a Crusoé conjectura, deduz e dá o "tiro certeiro". Entretanto, me parece, os tais "tiros certeiros" de Claudio Dantas e cia. estão mais parecendo "jogo de WAR"... tem muito tiro n'água!!!

    1. Queiram ou não, esse carluxo aí é estranhamente genérico ou similar daquele outro chefete do tal gabin do ódio. Si non e vero e bien trovatto

    2. War não tinha tiro na água. Isso é batalha naval. Acorda bozomerda!

  46. É difícil acreditar que haja gente decente no STF, porém talvez exista alguém que no ocaso da vida, tenha o insight de entrar para a história pública e familiar como uma pessoa do bem e não como alguém comparável àqueles que julga.

  47. Ministros, Luiz Fux , Carmen Lúcia , Rosa Weber, Roberto Barroso , Édson Fachin , Alexandre de Moraes , vcs são as esperanças desse País tão destruído pela corrupção.

    1. Pelo menos por um ano não? Pq ano que vem se preparem jovens. Vem mais da tropa que quer fulminar a Lava Jato, Sergio Moro e cia. Mais um mequetrefe da gang do Centrão. apscosta/df

    2. Muito correto o que escrevestes!! Estes são nossa esperança !!!

    3. Concordo com vc! Pq a banda podre do STF se juntou a Senadores, Deputados e o poder executivo , com raras exceções pra destruir a Lava Jato!

    4. Alexandre de Moraes???!!! Esperança do Brasil???!!! Você deve estar maluco...

    5. Faço minha suas palavras...S.O.S. a estes ministros... Se não estaremos literalmente num retrocesso de no mínimo 30 anos!!!

  48. Excelente, que seja o primeiro ato de uma sequência de atos desse naipe. E se possível buscar uma forma de barrar o acesso de novos ministros desqualificados ao STF.

  49. Ainda tem gente decente no STF. Já que o congresso não tem moral para julgar e afastar Sr Gilmar, Sr Toffoli e Sr. Levandoswisk.

  50. Depois que vi Bozo abraçando G M e Tofoli .... Amigos íntimos//Fux é uma luz no final do tunel...Pau no gato//Fez caca ,paga !!! Bando de pilantras...

  51. Perfeito Ministro Fux. Maravilhosa decisão. Decisão digna de um verdadeiro PRESIDENTE DA SUPREMA CORTE. Parabéns. Os 200 milhões de brasileiros agradecem a sua atitude. E se ministros como Gilmar Mendes, Dias Toffolli e Levandowsky preferirem a política ao invés da JUSTIÇA VERDADEIRA, existem cargos eletivos para se candidatarem. IN FUX WE TRUST FOREVER. Chega de impunidade aos caciques. Abaixo a injustiça onde os ricos poderosos são absolvidos. Excelente Ministro, e melhor presidente do STF.

  52. Ainda resta uma esperança, parabéns ao Sr Fux... nossa com Lula foi o maior desvio de dinheiro público da história deste país e com o Bozo, está sendo o conchavo de uma política que pode selar de vez toda a impunidade que vivenciamos há anos neste país.

  53. Luiz Fux baseou sua decisão em critérios de racionalidade gerencial. O poder do Tribunal reside em seu colegiado. Ninguém compra a ideia de unidades dedicadas à soltura de bandidos travestidos de políticos, empresários de araque e jabutis arborícolas a serviço dos dois grupos. Ninguém traga o tal poder monocrático; inexistem reizinhos no Judiciário. Claramente inchado, com 11 ministros e uns 2800 empregados, o STF pode e deve atuar como um colegiado. Como age a Suprema Corte, MUITO menos obesa!

    1. Obesidade não se cinge ao Judiciário. A "Dra" Rousseff tinha 39 ministros, inclusive os Três Porquinhos (que constituíram precedente), enquanto Barack Obama tocava a administração de um país muito mais rico com somente 19 cargos similares. O senado federal americano abriga dois senadores por estado da federação; são três no Brasil. Em BSB, se empregam 513 deputados federais. Em Washington, D.C., apenas se remuneram 435 representantes. País alienado e esbanjador não é subdesenvolvido por acaso.

  54. Ministro Fux é a esperança do povo para um STF digno. Ele vai colocar os três bandidos de toga em seus devidos lugares. Vá em frente Presidente Fux!!!

  55. Vamos dar todo apoio ao ministro Fux contra a bandalheira da ala podre desse STF que aguarda ansiosa a chegada do Kassio "Plagiador" Marques

  56. Parabéns ministro, precisa moralizar a instituição q foi jogada no lixo graças a Toffoli, Gilmar e Lewandovisk, ministros defensores de corruptos. KASSIO integrar a turma desses imorais, escolhido a dedo pro Bolsonaro p detonar a Lava Jato e salvar a sua família..

  57. Os ministros Fux , Barroso , Fachin, Rosa, Carmem ,Alexandre , Celso , Marco Aurélio são a nossa esperança de que a lava jato vai continuar .

  58. A Lava Jato foi a primeira no País a prender as ordas de criminosos enquadrilhados com a esquerdalha. Quem que que seja que tente vilependiar seu andamento é traidor da Pátrica, como os já sobejamente conhecidos. Luiz Fux age como juiz competente, digno e em prol do bem comum. Contra, agirão os que sempre rastejam pelos meandros fétidos do esgoto poder e estão bem marcados pelo povo.

  59. Gilmar Mendes, Toffoli, Renan, Ciro Nogueira, Wassef, Kakay, Alcolumbre, Aras, Centrão. Não convidaram o atual presidente do STF pra essa "festa pobre"? Sorte dele. E o presidente da República nadando de braçada no meio desse pessoal, hein? A quem devemos pedir perdão pelo voto dado na última eleição presidencial? Pelo menos, um atenuante a nosso favor, a outra opção era o Haddad. Curuzes!

    1. A outra opção era o Haddad pq muito otário levou o bolsonáro ao 2º turno. Não deveria nem ter chegado lá.

  60. Parabéns ao ministro Fux e desejo saúde, força e coragem para interromper as ações da ala nefasta que denigre a instituição e agride a sociedade com leniências servis aos corruptos poderosos.

  61. O título da reportagem, "A resposta de Fux", poderia ser "A primeira resposta de Fux", pois ele vem para colocar uma certa ordem no STF.

    1. Tomara que consiga, pois lá virou a Casa da Mãe Joana.

  62. Nossa esperança e que no último ano do Ministro MArco Aurelio ele ajude o Brasil. Fix desempata . Alexandre decMorais não podemos contar . Tem defender Temer

  63. Só peço a Deus que guie o ministro Fux, sabemos que ele estará em uma arena medieval combatendo leões (certos ministros) ferozes que coadunam com bandidos, chega de impunidade, nós não suportamos mais.

  64. Grande e precisa resposta que os brasileiros atentos a esse desmonte da República esperavam! Enqto o povo de bem, afastado das ruas pela Covid, a politicagem bandida prolifera como um câncer pra destruir a Lava Jato e outras instituições de proteção ao meio ambiente, Cultura e Educação dentre outros! Reagir , reagir é a nossa única opção!!

    1. PARABÉNS Ministro FUX! Os brasileiros espera de sua Excelência muito rigor no combate à corrupção que destruiu nosso País!

  65. PARABÉNS MINISTRO !!! VAMOS PRECISAR , mais do que nunca, da sua inteligência, da sua habilidade e da sua genialidade, para enfrentar tantos desafios do mal. Conte com minhas ORAÇÕES.

    1. Sua presidência é no momento a única esperança para brasileiros que lutam contra a corrupção. A qual não é só dinheiro tb. Atitudes que promovem corrupção. M FUX. o povo brasileiro agradece.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO