Pedro Ladeira/FolhapressAto em frente ao QG do Exército com Bolsonaro: apuração adiantada

O mapa dos crimes

O que a Polícia Federal já descobriu na investigação sobre os atos antidemocráticos, que contaram com a participação de Jair Bolsonaro
25.09.20

No fim da manhã do último dia 11, a delegada Denisse Ribeiro, da Polícia Federal, tomou o depoimento do tenente-coronel do Exército Mauro César Barbosa Cid. O militar é o atual ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. A delegada foi logo ao ponto: quis saber como se dava a relação dele com o presidente: “(Você) também repassa mensagens a outras pessoas a mando do presidente da República?”, perguntou ela após o tenente-coronel dizer que costumava desempenhar também o papel de interlocutor de Bolsonaro com parlamentares, ministros e apoiadores. Aparentemente inofensiva, uma vez que uma das funções de um ajudante de ordens é justamente servir de mensageiro do presidente, a pergunta é reveladora de como o inquérito aberto para investigar a estrutura por trás dos atos antidemocráticos realizados no primeiro semestre deste ano se aproxima cada vez mais do gabinete presidencial, da família Bolsonaro e do núcleo de assessores palacianos conhecido como “gabinete do ódio”.

A investigação começou de forma ostensiva em 16 de junho, com a Operação Luma. Na ocasião, a PF cumpriu uma série de ordens expedidas pelo Supremo Tribunal Federal a pedido da Procuradoria-Geral da República, entre elas buscas em endereços de empresários, blogueiros e parlamentares bolsonaristas. Todos eram, de alguma forma, ligados aos atos, seja como participantes, impulsionadores nas redes sociais ou organizadores. Contrária às medidas naquele momento, a delegada Denisse apresentou ao relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, uma sugestão de caminho a ser seguido.

A proposta foi aceita e Denisse Ribeiro começou a apurar a possível existência de uma associação criminosa a praticar crimes contra a Segurança Nacional – como os de manter grupo com o objetivo de mudar o regime vigente e fazer propaganda em meios de comunicação e também nas redes sociais, para alteração da ordem política e social. Como mostrou Crusoé, menos de um mês depois de aberto, o inquérito chegou a ser retirado das mãos da delegada por ordem do diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza, após uma reunião em que ele foi informado sobre o andamento do trabalho. Contrariada, Denisse chegou a pedir para sair. O movimento elevou a temperatura na cúpula na PF. O temor de que a saída da delegada do caso levantasse suspeitas de possível interferência da direção no inquérito fez a direção recuar e ela continuou à frente da apuração.

DivulgaçãoDivulgaçãoA delegada Denisse Ribeiro agora mapeia as responsabilidades dos investigados
Desde então, a delegada e sua equipe, formada por policiais da área de inteligência da Superintendência da PF no Distrito Federal, analisam o material apreendido nas buscas e as quebras de sigilo autorizadas pelo STF focados, principalmente, na tentativa de descobrir a cadeia de comando por trás dos atos e a extensão do aparato de comunicação e propaganda envolvido. Conversas encontradas nos celulares de blogueiros bolsonaristas, como Allan dos Santos, levaram os investigadores a assessores palacianos apontados como integrantes do “gabinete do ódio” e sabidamente próximos de Carlos Bolsonaro, o filho 03 do presidente. Além de mostrar a relação da turma dos sites bolsonaristas com integrantes do grupo que seria comandado por Carluxo, essas mensagens trouxeram para o centro do inquérito o nome do ajudante de ordens de Bolsonaro.

O material também reforça uma linha de investigação que pode não só atrelar o Palácio do Planalto à produção, via gabinete do ódio, de propagandas usadas para impulsionar as manifestações, mas também ao financiamento das plataformas que difundiram esse conteúdo. Trocando informações com a CPMI das Fake News, aberta no Congresso, a PF obteve dados sobre repasses de verbas de publicidade do governo para algumas páginas de sites militantes que são alvos da investigação. Os investigadores agora procuram entender quem são os responsáveis dentro da estrutura do governo por permitir que o dinheiro público fosse parar nessas plataformas.

Os crimes investigados no inquérito são o de associação criminosa, com pena de até três anos de prisão, e os previstos nos artigos 16, 22 e 23 da Lei de Segurança Nacional. Se forem enquadrados no artigo 16, que fala sobre “integrar ou manter” um grupo ou associação com objetivo de mudar o regime por meio de atos violentos ou ameaça, os investigados podem ter uma pena de um a cinco anos de prisão. O artigo 22 prevê de um a quatro anos de cadeia para quem fizer, em público, propaganda de processos que visam à alteração da ordem política e social. Por fim, o artigo 23 pode punir com até quatro anos de prisão quem incitar a “animosidade entre as Forças Armadas ou entre estas e as classes sociais ou instituições”.

Jorge Hely/FramePhoto/FolhapressJorge Hely/FramePhoto/FolhapressCarlos Bolsonaro: ligações com o gabinete do ódio à prova
Os depoimentos do ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e de dois filhos do presidente, o vereador Carlos e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, juntamente com vários outros tomados nas últimas semanas, são parte de uma nova fase da investigação que busca identificar a atuação de cada um dos personagens dentro desses grupos. No caso do ajudante de ordens e dos assessores Tércio Tomaz e José Mateus Sales Gomes, apontados como integrantes do gabinete do ódio, a ideia é entender o fluxo entre a produção de conteúdos pró-atos e a relação com os blogueiros que davam vazão a esse material nas redes. A PF ainda segue outros caminhos com base na análise das provas coletadas até agora — um deles envolve o interesse de Eduardo Bolsonaro no aluguel de uma rádio, em nome de um amigo, para promover assuntos de interesse do governo.

Foi em busca de explicações para a relação entre o gabinete do ódio e o entorno do presidente que a delegada Denisse Ribeiro perguntou ao tenente-coronel Barbosa Cid se ele se comunicava com blogueiros em nome de Bolsonaro. Como Crusoé mostrou na semana passada, em uma dessas mensagens para o celular do militar, o blogueiro Allan dos Santos defendeu a necessidade de uma intervenção militar no país. Outra mensagem serviu para avisar o presidente de que a casa do blogueiro estava sendo alvo de uma busca e apreensão executada por policiais federais.

Nas centenas de páginas e nos arquivos anexados ao inquérito, a PF já delineou todos os núcleos da suposta associação criminosa por trás dos atos antidemocráticos: agentes públicos, produtores, operadores e difusores. Os produtores, obviamente, são os blogueiros e donos de plataformas. Entre os difusores estão deputados bolsonaristas e seus apoiadores que propagam as publicações. A última tarefa dos investigadores é mapear, com boa margem de segurança, quem eram os agentes públicos envolvidos e se eles exerciam poder de mando sobre os demais núcleos. Em todas as frentes, o Palácio do Planalto aparece no caminho da investigação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ACREDITO que esses procedimentos poderiam ser mais focados nos autores intelectuais, mandantes e interessados nesses crimes, nem que os desdobramentos levassem ao enquadramento legal dessas pessoas e a respectiva punição. Numa democracia infelizmente é assim, ninguém faz o que quer porque acha que pode fazer e está fora do alcance da lei. Muitos estadistas já caíram mundo afora porque Perverteram o regime democrático. Querem mudar o regime que concitem à nação para uma nova CONSTITUINTE.

  2. Desde quando a livre manifestação é ato antidemocrático ? Além do mais o presidente não fez nenhuma declaração nesse sentido. Parem com isso e olhem para o STF e Congresso.

  3. Excelente matéria! Espero que o Brasil se livre de todos politicos autoritários e que usam a máquina pública em beneficio próprio. Já nos livramos de uma parte lulista. Que o mesmo aconteça com a Bolsonaro e filhos. Já mostraram do que são capazes para se manterem no poder, que mal tinha iniciado.

  4. Os jornalistas da Crusoé vieram com fatos provados e fizeram um matéria que não dá para contestar. Adorei pelos detalhes e pela capacidade da Juíza.

  5. Esses atos pró ditadura foram urdidos na cozinha do Palácio do Alvorada. Testaram a sociedade brasileira para ver se colava. Se tivesse colado, teríamos uma segunda edição do regime militar. Vigilância sempre!

  6. Os filhos de Bolsonaro foram eleitos pela população para debaterem com seus pares as grandes questões dos seus redutos eleitorais e do Brasil como um todo. Mas passam a maior parte do seu tempo fazendo politicagem em Brasília. Será que merecem o voto do cidadão consciente novamente? O que tem feito de concreto pelas regiões que os elegeram?

    1. Claro que não serão reconduzidos ao cargo. Mas por enquanto nada atinge o Presidente, alvo claro de todo este "INQUERITO DO FIM DO MUNDO". Temos que deixar o governo agir, já se vão dois anos de mandado e muito nhe nhe nhe que não acrescenta em nada senão no retardamento do nosso crescimento e rezemos para que ele se reeleja para colocar o nosso país nos trilhos. Espero que os grandes pensadores da esquerda, vendo que não adianta tentar, se juntem ao governo para fazer uma agenda positiva!

  7. Parabéns pelos detalhes das informações importantes, e que todos brasileiros precisavam saber e analisar a forma como governa, ou desgoverna, nosso presidente, e que CONSEGUIU enganar grande parte do seu eleitorado, aquele que dizia ser muito correto, agora difícil saber o que faz certo, o auxilio emergencial livrando a sua cara, REELEIÇÃO NÃO, POR FAVOR! MORO SIM!

  8. Interessante que as opiniões contra a revista e a favor do presidente se concentraram mais nessa reportagem. E olha que não tem nenhuma mentira na reportagem, além de trazer fatos não relatados em outros veículos, muito boa a reportagem.

  9. Virginia Grato pela sugestão porém já sou assinante e cada vez mais a revista Oeste atende E muito bem as minhas expectativas., concordo plenamente com as suas matérias. Diferente desta Crusoe que prometeu uma coisa (uma ilha na mediocridade) e entrega outra. Comprei gato por lebre, fui enganado.

    1. ahahahah crusoe sendo extremamente tolerante com esse pateta q vem aqui fazer comercial de outra revista. E deve ser um só.. kkkkkk Em outros espaços de comentário, vejo frequentemente.. um bozolixo, com diversos logins.. escrevendo com nomes.. e nomes.. e CONVERSANDO..ahahahaha Façam comercial. Bozistas tem credibilidade zero.. então.. cês tão ferrando com a publicação.. kkkkkkkkkkkk

    2. Exatamente Geraldo, comigo aconteceu a mesma coisa! Essa Crusoé na bisca de assinantes vendeu "um peixe" estragado!!!

  10. Atos anti democráticos!!! Gabinete do ódio!!! Imprensa lixo procurando pelo em casca de ovo. E pensar que eu consegui cancelar minhas assinaturas na folha e estadão para isto aqui. Mais do mesmo. Quando os black blocks depredavam lojas e bancos eram atos democráticos apoiados por estes pasquins de esquerda. Cancelem a minha assinatura e devolvam o meu dinheiro.

    1. Sugiro-lhe a OESTE , Geraldo . Time de excelência de colunistas como Guzzo, Augusto Nunes, Fiuza , Ana Paula Henkel , Constantino etc.. que não se vendem, nem dão guarida a partidos políticos ou futuros presidenciáveis .

    2. Há algumas semanas não abria esse folhetim de m..... Em novembro vencerá a minha assinatura e não serei mais tentado a abri-la. A maioria dos jornalistas da revistas são militantes da esquerda e as reportagem visam somente tentar desestabilizar o governo federal.

    3. A minha assinatura expirou hoje . Não consegui ler a matéria mas pelo título já imagino o resto . Lixoé . Tchau.

  11. Esta investigação que está com o pé no planalto, não vai dar em nada. Vai acabar em pizza. Bolsonaro e filhos se tornaram na família mais poderosa do poder e nada, nenhuma investigação será capaz de alcançá-los. O povo ignorante, fanático e alienado, deu este super poder à eles.

    1. Concordo com você, e tendo o Aras na PGR e acordo com alguns ministros do STF, não vai dar em nada mesmo! O Bolsonaro sob amarrar bem as coisas!

  12. Moldados na ideia de uma Ditadura negacionista, os Bozofascistas e a Junta Militar, conspiram brutalmente contra a Democracia. São eles que traem a Pátria Magra e Queimada. São os que jogam no lixo as promessas feitas ao povo brasileiro. São eles os causadores de nossas desgraças do momento.

  13. Pfavor, q NÃO SE VOTE mais em candidatos q tem parente concorrendo ou eleito. Chega de favorecer formação de quadrilha. Resolve? Não. Mas é um começo. Fim do nepotismo eleitoral.

    1. Concordo plenamente, isso precisa acabar... podemos observar o que fez Bolsonaro e seus filhos na vida pública? Nada... só estão se alimentando do sistema sem nenhuma contribuição ao país.

  14. Não sabia que opinião é crime de segurança nacional? sei que não se pode ter opinião diferente dos integrantes do STF... defender um tipo de regime não pode ser crime, se isso for, o Gilmar Mendes e o Congresso cometem isso praticamente todos os dias, alterando o poder constitucional dado ao Presidente da República, alterando o atual sistema pra um semi-parlamentarismo.. isso não é crime? A Delegada em questão poderia se preocupar com isso tem, já que caminha nesse tipo de raciocínio.

    1. Se existe dúvida pesquise ; Lei 7.170/73 / Lei de Segurança Nacional , CPP e CF . Aqui não se trata de ter opinião diferente , e sim ações ilegais , com dinheiro público perpetradas por agentes vizinhos do gabinete presidencial , dentro do Palácio do Governo .

  15. Para um bom avaliador de situações está na cara que o palácio do planalto apoiava e patrocinava estes atos com receitas em publicidades, o gabinete do ódio foi muito eficiente, vejam que agora sob investigação estão quietinhos.

  16. A pessoa lê a matéria toda e no final, nos comentários diz que vai cancelar , não vai renovar a Crusoe e O Antagonista? Ninguém é obrigado a renovar e para cancelar, é opção de cada um. O espaço dado é para o assinante comentar o assunto, se gostou ou não é direito ou problema de cada um .

    1. Concordo Helena: a pessoa gosta ou não gosta. Nada mais simples!

  17. O que a mídia precisa dizer e repetir à exaustão é a ladroeira tem que acabar NOS TRÊS PODERES. Se não puder ser dentro da lei, podem saber, virá ao arrepio da lei. Assim como está NÃO DÁ MAIS. É pecado sonhar com um País decente? É crime desejar o afastamento das autoridades podres? O povo merece ser ouvido!!!

    1. Comecei a ler essa matéria esperando algo de concreto de crime da “quadrilha”, outros adjetivos “, nada só ! A estratégia de marketing da revista está se perdendo.... Não sabe se é Veja ou Carta Capital. Que pena!!

  18. Agora eu entendo porque o Mário, o Diogo foram chutados da Veja, e o Claudio Dantas da Isto É, para criarem este Pasquim untrustworthy chamado de Crusoé. Este elenco de blogueiros ainda conta com um bosta chamado Fabio Serapião egresso da Carta Capital e do Estadão, para fazer uma matéria chinfrim e mentirosa sobre atos antidemocráticos. Se a Crusoé fosse impressa em papel, serveria para recolher cocô do meu cachorro no quintal.

    1. Calma também não precisa vociferar, talvez vai se ajustando nos termos que agrade, mas com certeza vao desagradar outros, não há unanimidade na política nas interpretações das reportagens Pense nisto 🥱

  19. É por esse motivo que a população é feita de tola pela imprensa. Muitas pessoas foram lá para solicitar o afastamento de ministros da corte e parlamentares corruptos, o que de fato ocorre é que a população está cansada de ver seu dinheiro sendo desviado pela corrupção. Ai parte da sociedade e imprensa pública e diz que a população não tem o livre arbítrio de se manifestar. Está parecendo um criminoso na delegacia dizendo que o policial foi violento pois apontou uma arma a ele. Vergonhoso!

  20. Para Crusoé e demais órgãos da imprensa oficial democratas e gente do bem é a gaviões da fiel, mancha verde, independente, nação rubro negra, antifas e etc. Apoiam a não manifestação popular e são cúmplices na lei da mordaça contra o povo vide PLS 2630/3144/20 Que querem a prisão de cidadãos que ao se manifestarem sobre o assaltar o país devem se calar. É o mesmo pretexto de assaltantes, ele reagiu e eu matei. Parabéns pela visão e posição contrária ao povo.

    1. Perfeito! Chamar esses atos de antidemocráticos é um total absurdo! Bacana são os atos promovidos pelos antifas.... que lixo de revista. Graças a Deus minha assinatura não será renovada!

    2. para salvar a nação, apoio qualquer iniciativa que se proponha a fechar o STF e o Congresso, por tempo determinado, principalmente para acabar com as mordomias, benefícios indecentes e as assessorias imorais. 0 número de integrantes retornar ao número de membros existentes antes do governo GEISEL. PS: TUDO sem a presença do clã Bolsonaro e militares melancias.

  21. Parece-me uma resposta excessiva do Poder Judiciário (no caso, STF) contra manifestação pacífica (sem violência). Quais foram os atos específicos caracterizados efetivamente como violência ou grave ameaça e quem praticou-os? Revista Crusoé poderia apontá-los na próxima edição?

    1. Essa revista é seus redatores são contra a manifestação popular. Tanto a Crusoé como a imprensa oficial ter o domínio das massas. PLS 2630 e 3144/20 não publicam uma página pois são favoráveis à lei da mordaça a população é somente eles querem por a verdade única. Todos irão falir.

  22. Obrigado Crusoé por afirmar que eu minha família e amigos somos antidemocráticos. Pela reportagem tendensiosa pois o que vocês desejam na verdade é deixar tudo como sempre foi. Intimidaram famílias do bem que desejam limpar políticos corruptos que somente fazem algo quando engraixão seus bolsos, juízes da corte legislam em causa dos seus, e projetos em benefícios da população parados nas gavetas do senado/congresso. Agora a PL2630 e 3144/20 da mordaça vocês são cúmplices. Empíricos com tudo né!

    1. Wesley com todo respeito não caia em publicações e conversas tendenciosas. O senado Federal é uma casa independente do executivo portanto, cabe as excelências fazerem o nobre papel. Se o presidente é ou não conivente com essas práticas ilícitas o senado está ali para tomar as atitudes. Infelizmente de 81 senadores somente uns 18 devem realmente querer a lava togas como deputados também não querem as pautas do foro priveligiado e segunda instância. Abraço.

    2. Leva mal não, mas foi o presidente e os filhos que impediram a lava-toga, para não sofrer pelos seus crimes que cometeram.

  23. Acho que não vai dar em nada. É só um inquérito para tirar o foco de onde estão os maiores problemas do país e colocar cabresto na sociedade que questiona ações dos três poderes.

    1. Leva mal não, mas foi o presidente e os filhos que impediram a lava-toga, para não sofrer pelos seus crimes que cometeram.

    1. Leva mal não, mas foi o presidente e os filhos que impediram a lava-toga, para não sofrer pelos seus crimes que cometeram

    2. Leva mal não, mas foi o presidente e os filhos que impediram a lava-toga, para não sofrer pelos seus crimes que cometeram.

    3. tambem já pedi, tb do antagonista +.. E a cada mês pago, renegou valor pago por essas publicações cheias de narrativas. O covide afetou a cabeça desses jornalistas? Estão todos precisando de acompanhamento psicológico urgente.

  24. A Polícia Federal se presta a mando do STFurado, ou é subordinada ao Ministro da Justiça. Vai entender...acho que os ditadores da toga é que estão dando os rumos deste pobre país e por isso vai ao encontro de dias sombrios.

    1. Leva mal não, mas foi o presidente e os filhos que impediram a lava-toga, para não sofrer pelos seus crimes que cometeram.

  25. Já solicitei inúmeras vezes à revista e já avisei meu banco que não aceito, de forma alguma, a renovação dessa revista. Não compactuo com traíras.

    1. Renovaram automaticamente a minha assinatura sem a minha autorização, vou cancelar também!

    1. Se vai cancelar , porque ficar avisando ? Parabéns pela reportagem

    2. quero antecipar minha renovação. repórteres sérios e competentes. precisamos muito da imprensa proficional.

  26. Ainda precisa ter o teatrinho no STF pra interrogar o PR sobre seus desvios democráticos quando ele próprio confessou que queria, sim, ter um sistema privativo de informações? Ainda vai se discutir no STF se o PR pode mentir por escrito como investigado em toda essa trama contra a República?

    1. Graças a Deus não tem só esses dois idiotas no mundo. Moro 2022.

  27. Essa revista mudou muito. Parece o ex juiz Sérgio Moro. Esse inquérito irregular, ilegal e autoritário + as atitudes dos ministros do STF e parlamentares que nada fazem em benefício do povo. Merecem uma INTERVENÇÃO MILITAR nesses podres poderes, mas o presidente e democrático. Que decepção Crusoe. Minha assinatura vai encerrar em novembro e o meu cartão de crédito mudou. Tchau queridos !

  28. E lá se vão 21 meses do melhor governo pós regime militar com seus 23 ministros alcançando uma meta histórica de ZERO CORRUPÇÃO, algo inédito na história do país. Deve ser isso que tanto incomoda os ANTAgonizantes. ... Bolsonaro 2022 já no primeiro-turno.

    1. Não quero o nove dedos ,nem a corja dele ,mas muito decepcionado com esse presidente e sua família miliciana. Ainda bem que Guedes e Mourão permanecem fortes .

    2. Parabéns amigo isso mesmo esses palhaços querem o cachaceiro de nove dedos de volta...

    3. Deus nos livre de outro governo de burros e falsos honestos. Machado neles, aí sim ficam rachados.

    4. Anta tu acredita no STF e no Antagolpista? Eles estão falsificando documentos! Ir para rua com bandeira do Brasil pedir para fechar o STF e ato anti democrata. Este teatro todo e para Derrubar o presidente!

  29. Uma pergunta: - onde estão, no Código Penal Brasileiro, os artigos que tipificam os crimes ditos antidemocráticos? Cruzoé bem poderia citá-los, para dirimir todas as dúvidas que as pessoas mais esclarecidas - que não é comum ver nos comentários - têm em relação às intenções conspiracionistas da mídia brasileiras, mormente dessas que se autointitulam de independentes. É bom começar a praticar jornalismo sério, o país precisa.

    1. O Antagolpista faz parte deste teatro para derrubar o Presidente 😰

  30. As manifestações de 19/04/2020, pelo menos em BH foram sim atos essencialmente atos anti democráticos que incitavam por meio postagens e slogans a intervenção militar. E em BH tinham na retaguarda evangélicos, respaldados pelo metralha número 02, rsss... Mas como já sabemos que os irmãos metralhas só fazem trapalhadas, não seria diferente por aqui, pois bem: Taí a investigação expondo o gibi de quinta categoria que o país se transformou.😩😩😩

  31. Pago a assinatura,faço questão,mas nos últimos dias fico tão triste com tanta bandidagem e impunidade q não consigo ler.Somos 210.000.000 de paspalhos contra meia dúzia de bandidos q literalmente fo.... conosco.

    1. Pior é q de patetas eles não têm nada. Patetas somos nós os 210.000.000 de brasileiros que permitimos sermos roubados,enganados,fudi....

    1. Todo palhaço consegue ser popular, só não entendi qual a relação de popularidade com honestidade e integridade? sendo popular ou não, se houve crime (e está mais do que claro que houve) então deve se sujeitar a lei.

    1. Concordo contigo. No Brasil, é raro um político merecer um segundo mandato. Parente nem se fala, já entra à vontade no ambiente de corrupção.

  32. Por mais q encontrem, e ainda q punam os responsáveis pelos achados, jamais conseguirão reverter a lesão causada por essa desonestidade criminosa ao povo menos avisado, q há pouco chegara nas redes. A últ geração NAS REDES, e alvo principal dessa canalha, é, tbém, a menos preparada e foi a mais atingida. E elegeu. Sugestão: NÃO VOTE em candidato q tenha parente concorrendo ou eleito, em qualquer esfera. Chega de favorecer a formação de quadrilha. Não resolve, mas é um começo.

    1. Gente burra acreditar neste jornalistas lixo q se juntaram aos golpistas para derrubar o Presidente! Antidemocrático pedir q o STF DEIXE O EXECUTIVO GOVERNE? Bandeira do Brasil em punho? Criança e velhos? Antifa é democracia? Burros acordem? Adulteraram provas! Antagolpista faz parte!

  33. Esta investigação vai acabar em pizza devido à promiscuidade entre STF e os Bolsonaro. Tenho pena de pessoas que ainda acreditam que as nossas intituições funcionam. É só dar uma olhada no comportamento despudorado e ilegal de Gilmar Mendes para termos certeza que tem algo muito podre na nossa corrupta República.

    1. Gabinete do ódio Quantas besteiras, vc ainda acredita nisto. Não perca tempo com isto delegada, isto são coisas das esquerdalhas que não tem o que fazer, não tem notícias inventas

    2. É possível sim, é do tipo, “não mexe comigo que não mexo contigo”

  34. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA!” Triunfaremos!

    1. Está claro como a. Familicia atua e a turma do mal se defende dizendo que os esquerdistas seriam piores.Abaixo Lulobolsonarismo.Sergio Moro 2022

  35. Será que o tal gabinete do ódio causaria tanta repercussão se houvesse uma atuação coerente de ministros do STF e do congresso ? O que alimentaria o tal gabinete se já tivéssemos votado fim do foro privilegiado, prisão após condenação em 2a instancia ? Se estivessem em andamento investigação sobre a associação de ministros do STF com empreiteiras , empresas de ônibus no Rio e ? Como classificar o sentimento do brasileiro honesto diante de tanta sacanagem ? Estaria mais para amor ou ódio ?

    1. Leila, vc está corretíssima, "gabinete do ódio" é exatamente o foro de São Paulo, lá se prega e ensina como se destruir uma democracia é implantar o "gabinete do ódio"

    2. Fábio Serapião, Leia o Guzzo hoje no Estadão talvez lhe ajude entender um pouco de política e de Brasil!

    3. Correto, Maurício! Também pergunto se "mudar o regime" não incluiria a tentativa de implantar uma ditadura socialista no país, a custa de mortes e facadas. Se gabinete do ódio não seria o Foro de São Paulo, clandestino por tantos anos e alimentado pelos milhões de dólares doados pelo governo petista às ditaduras comunistas...

    4. Você, como membro pago pelo gabinete, sabe que o gabinete só se manifesta para que não se dê sequência às investigações contra a familicia, e que por ordens do ex-chefe do Queiroz, não pode nem se cogitar o fim do foro privilegiado.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO