Carlos Fernandodos santos lima

Dallagnol será punido por suas virtudes

07.08.20

É melhor ter um coração nobre e sofrer metade dos previstos infortúnios que ficar covardemente paralisado pelo medo do que possa acontecer. Heródoto.

Deltan Dallagnol está para ser afastado da Lava Jato! A sanha arbitrária, a perseguição prepotente, a mordaça ilegal ordenada por Renan Calheiros e partidos do Centrão, agora com apoio do próprio chefe do Ministério Público Federal, Augusto Aras: estão próximos de sacrificar Deltan Dallagnol não por seus erros, mas por seus acertos, pois estes, sim, para eles são gravíssimos. Como admitir que um funcionário público concursado queira aplicar a lei comum para a classe política, a profissão mais honesta de todas, nas palavras do autoproclamado “mais honesto dentre os honestos”, o ex-presidente e condenado em três instâncias por corrupção Luiz Inácio Lula da Silva?

Agora, possivelmente no próximo dia 18 de agosto, o carrasco designado de Calheiros, o secretário-geral da mesa do Senado e conselheiro do CNMP Luiz Fernando Bandeira irá propor o afastamento de Dallagnol dos trabalhos da operação Lava Jato, no que será desavergonhadamente seguido por Augusto Aras e outros conselheiros. Ambos, Aras e Bandeira, sequiosos de agradar seus mestres, Bolsonaro e os congressistas atingidos pelas investigações, estão prestes a garrotear a única instituição pública ainda razoavelmente livre de interferências políticas, o Ministério Público.

E não pense que se trata de um falso alarme. Esse interesse é verbalizado livremente entre os interessados, sendo o motivo pelo qual, em setembro de 2019, o Senado rejeitou a recondução de conselheiros do CNMP que eram favoráveis a Deltan Dallagnol. O que temos, portanto, é o aparelhamento daquele Conselho para servir a interesses políticos e não, como seria correto, ao interesse maior da Constituição que é a independência do Ministério Público.

Enfim, o Brasil assiste, novamente bestificado, incapaz de reagir por cansaço e uma polarização político-ideológica que relativiza preceitos ético-morais, a vitória do sistema político corrompido na batalha contra as mudanças, contra o progresso civilizatório, contra uma das causas maiores do nosso subdesenvolvimento e injustiça social: a contínua apropriação dos bens públicos por interesses privados. Estamos vendo aqui a repetição de um enredo que já aconteceu na Itália nos anos 90 com a Operação Mani Pulite.

Tem-se feito muito o paralelo entre as operações Mãos Limpas na Itália e a Lava Jato no Brasil, enfatizando a vinculação da política com a corrupção e a reação do sistema contra as investigações. Talvez dentre os maiores especialistas brasileiros sobre a Operação Mani Pulite, estejam justamente Deltan Dallagnol e Sergio Moro, dois dos responsáveis pelo sucesso da Operação Lava Jato, bem como os dois alvos principais do desejo de vingança dos corruptos. Ambos acreditavam, talvez ingenuamente, mas na esteira do mesmo Heródoto, que, conhecendo o passado, seria possível compreender o presente e idealizar um futuro — ou seja, que seria possível evitar os problemas que aconteceram na Itália e conseguir que o combate à corrupção tivesse êxito.

Infelizmente, é inevitável a avassaladora reação do sistema político, pois ele controla efetivamente o sistema de freios e contrapesos, que na realidade mais parece a velha máxima de que “uma mão lava a outra e as duas lavam a cara”. Assim, vemos mais as instituições protegendo uma à outra que um efetivo controle sobre o exercício do poder. Como exemplo dessa interação, o presidente indica um procurador-geral da República, que deve ser também do gosto dos senadores, e depois lhe oferece publicamente uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. Isso é um completo desaforo à Constituição, pois aquele que tem a função de investigar e acusar o presidente e congressistas enreda-se em seus interesses pessoais e passa a agir como um estafeta do sistema.

A eleição de 2018 foi marcante para essa reação contra as mudanças por diversos motivos. O principal deles foi a escolha de Bolsonaro para a presidência da República, bem como a renovação inédita do Congresso Nacional. Bolsonaro e seu grupamento político representavam uma quebra hierárquica no sistema para os legisladores. Não uma quebra real, pois Bolsonaro nada mais é que um político do baixo clero, sem qualquer qualificação, que mentiu para a população sobre seu desejo de combater a corrupção, chegando a enganar o próprio magistrado Sergio Moro. O então juiz aceitou o convite para o Ministério da Justiça, mas foi boicotado sistematicamente nos projetos de mudança.

Dessa forma, na visão dos grandes caciques, Bolsonaro era alguém totalmente ilegítimo para assumir a função. O que se tornava necessário era submeter Bolsonaro ao controle da velha política e tentar impedir que novas mudanças acontecessem. Acendeu-se o sinal vermelho: ou se acabava com a Lava Jato, ou a Lava Jato iria destruir o fundamento implícito da política na Nova República. Assim, foi engendrado um pacto nacional cujos principais protagonistas foram Dias Toffoli na presidência do STF e Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados.

Também muito importante em todo esse processo foi a polarização ideológica resultante das eleições. Bolsonaro deu vazão aos piores preconceitos e mentiras, utilizando-se de não reguladas mídias sociais para disseminar seu discurso divisivo, o que levou à associação indevida do fascismo ao legítimo combate à corrupção. A completa rejeição pela mídia da figura de Bolsonaro resultou num afastamento cada vez maior de boa parte da imprensa de uma análise isenta e crítica dos diversos eventos posteriores.

Hoje se vê, como exemplo dessa postura, muitos jornalistas apoiando um inquérito inconstitucional e abusivo no STF, que inclusive censurou a própria imprensa e vem impondo restrições prévias à liberdade de expressão de cidadãos (não concordo com uma só palavra do que dizem, mas pior é a criação do grande censor na figura de Alexandre de Morais), simplesmente porque essa investigação derivou espertamente para a investigação de grupelhos antidemocráticos.

Esse amortecimento ético, conjugado com o cansaço da população, só tem incentivado a velha política a fazer injustiças e a destruir as instituições. Agora, acontecerá um dos seus atos mais revoltantes — o afastamento de Deltan Dallagnol, promotor natural das investigações da Operação Lava Jato, de suas funções. Está sendo finalmente dado o recado encomendado: calem-se, procuradores e promotores, conheçam o seu papel de servirem a um sistema que só quer nas cadeias negros, pobres e prostitutas. Daqui para a frente, sob o risco de perseguição política, está amordaçada toda uma instituição, está sendo jogado no lixo todo um trabalho sério de mais de 30 anos do Ministério Público. Que se volte ao “natural, bom e velho método de combate à corrupção”, como diz o nefasto Augusto Aras. A impunidade será novamente bem-vinda.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Muito obrigado pela pequena esperança, se os homens de bem desse país não tomaram posições firmes, usarem seu poder com respeito as leis e as pessoas, o tempo está contra todos nós. Obrigado pelo exemplo de profissional, de cidadão de brasileiro.

  2. Este pessoal que combatem a lava jato fazem de tudo para enrolar o povo. Confundem criminalização da política com político criminoso, processos conduzidos com provas dos crimes praticados, com perseguição política, e outros absurdos, infelizmente nosso povo são constantemente enganados por verdadeiros crápulas, das mais diversas organizações criminosas, mas a pior espécie são esses que tem acesso à imprensa e as urnas, iludindo seus eleitores com todo tipo de enganações.

  3. Triste, triste, muito triste Quando uma nação vê seus sonhos roubados, seus ideais corrompidos, suas aspirações esmagadas, o que esperar do futuro e dos seus projetos de Amanhã? Nossos heróis amordaçado, nossa voz emudecida. Triste, triste, muito triste Elizabeth

  4. perfeito seu comentário como sempre. isso prova sua capacidade como integrante da OLJ a mais conhecida e elogiada em todo o mundo. eles podem até fazer como a Castelo de areia, mas o importante que todos tem a marca da organização criminosas em suas testas

  5. cansados de lutar contra quem tem o poder e gasta dinheiro público e tempo para não mudar o Brasil e os brasileiros. porém não mortos, a pandemia acaba e estaremos novamente voltados à defender nossa bandeira. tenho pena que procuradores jovens vão se decepcionando e desistindo de nós brasileiros. estamos muito com ele nos pensamentos

  6. É provável que tenhamos mais algumas gerações submetidas a essa força advinda dos conchavos entre os que se protegem mutuamente nos processos que, em última instância, abocanham muito dos recursos advindos da arrecadação pública em proveito próprio. Para essa gente não há limite e a autoproteção deve prever a impossibilidade de que sejam exitosas ações que possam gerar punição. O Brasil de sonhadores, esteorotipados em Dalagnol e Moro, vai ter que esperar por muito tempo.

  7. Parabéns Carlos Fernando, reflexão precisa sobre as ações dos poderosos para acabar com a maior conquista da república nos últimos anos:"operação lava jato", e consequente mentira de apoio do Bozo ao combate a corrupção(Ladrão de esperanças)

  8. Texto claro, objetivo, sem meias palavras e nem medo de citar fatos e nomes: seus posicionamentos são um exemplo de que temos pessoas comprometidas com a verdade e que as coisas sejam colocadas em seus lugares. Sua entrevista ao @antagonista, essa coluna, me fazem ter esperança. Todos os brasileiros que não compactuam com essa peça pregada aos eleitores que queriam tirar o PT vão continuar insistindo. Delta, Moro, Carlos Fernando, precisamos de vcs...

  9. Nem vou me dar ao desprazer de ler os comentários abaixo deste, meu. Meu caro articulista, ao Brasil, por culpa de seu próprio povaréu, que em última análise, é quem referenda esses absurdos e canalhices de nossa classe dirigente, só resta mesmo, curvar-se aos poderosos canalhas que nos governam.há séculos. Somos um país abominável, de 4º mundo. Esse é o nosso destino. Conformemo- nos. Alvaro Costa (@brasília_urgente) no insta

  10. Lula e Bolsonaro. Qual a maior decepção? Ambos assumiram com discurso de combate à corrupção. Gilmar Mendes se refere à Lava Jato com "organização criminosa" aí eu pergunto qual é, na verdade, a maior "organização criminosa" que está presente nos três podres poderes?

  11. Que absurdo! No Brasil do Aras tudo se inverte: culpados viram inocentes e os honestos são exemplarmente punidos. É a nova correção de rumos do atual PGR: Brasil no avesso do avesso, nova lição de justiça e honestidade. Pobres daqueles que confiaram no bozo!

  12. Pois é, se se confirmar todas essas premissas diabólicas articuladas, terei que repensar meu próximo voto para PR, menos Moro, claro, que de competente juiz, variou para um inconfiável político.

    1. Se Moro é inconfiável, que tal confiar no Renan? Estamos mal hein?

  13. Disse tudo, Dr. Carlos Fernando! Essa classe política nojenta e todos os seus tentáculos espalhados nos vários setores de poder da República não veio de Marte. Surge do seio de uma sociedade podre construida ao longo de séculos. Oligarquias, empresários corruptores, políticos corruptos e apadrinhados, todos unidos e afinados. A lei sendo criada e aplicada para manter tudo como está. A derrota da LavaJato servirá como "vacina" dando imunidade a essa Podridão contra ações semelhantes futuras.

  14. Brilhante em todos os artigos. O senhor e o Deltan Dellagnol devem fazer parte da equipe de governo de Moro a partir de 2022. Vamos lutar com todas nossas forças para isto acontecer. Aí então vocês, com apoio do povo, recriam a lava-jato, o combate à corrupção e a vergonha na cara.

  15. ... As atitudes do PGR Aras visam agradar ao Governo atual numa demonstração cabal de que "TOPA TUDO PARA SER UM MINISTRO DO STF" (plagiando Silvio Santos), então me pergunto: o que poderemos esperar deste Senhor Nefasto quando Ministro? .... Se este "time" atual do STF é o pior da história.... sempre podemos piorar. É o que vai acontecer. O sentimento de frustração é enorme pelo fato de pouco podermos fazer, a não ser votar em outro "MITO" criado nas próximas eleições. Ah. eu votei no Bolsonaro

  16. É estarrecedor e desanimador, este país não tem jeito. Bolsonaro enganou o povo, apesar de que muitos dos votos obtidos por ele, na verdade foram contra seu adversário. Espero que não cheguemos no mesmo dilema.

  17. Procurador Carlos Fernando, não esmoreça nessa bandeira de protesto. Para se ir às ruas, é preciso superar-se o medo da pandemia (mais fácil) e a falta de percepção política da maioria da nossa população, escravizada pela ausência centenária de instrução (mais difícil). Mas a bandeira do juiz Sergio Moro ainda não foi arriada !

  18. um país desgovernado, um PGR pau mandado, um STF dando as cartas e um presidente perdido, indo na contramão de tudo aquilo que pregou na campanha. VERGONHA, VERGONHA e VERGONHA, Bolsonaro nunca mais.

  19. Muito triste ler tudo isso. Acreditamos que a Lava Jato teria vindo para ficar, acreditamos que Bolsonaro iria dar suporte à essa tão bem sucedida operação, acreditamos que o Congresso renovado iria finalmente encaminhar decentemente as pautas anti-corrupção, acreditamos que o STF iria continuar corroborando a Lava Jato. Tudo por água abaixo. Nesse segundo semestre o STF pode anular as sentenças do Moro. País que nasceu terceiro mundo vai morrer terceiro mundo.

  20. A canalhice do Judas do Planalto fez com que os brasileiros que PARECIAM razoáveis se esquecessem de quem são na verdade os ordinários com assento na Praça dos 3 Phoderes - e não alivio pra ninguém!! Os porcos continuam a fazer sua costumeira festa, tal folia está apenas obscurecida pela festança de arromba que o cachorro promove... desta, nem o então infalível Ministério Público escapou. Eu lamento pelos Procuradores da LJ e por Sérgio Moro, mas choro mesmo é por quem tinha esperança.

  21. É revoltante a gente vê isso acontecer e não poder fazer nada. Saber que os corruptos são quem manda. Espero que um dia isso mude!!

  22. Essa lamentável onda também passará! Até que passe, porém, muita injustiça ocorrerá. O Brasil, porém, é muito maior do que seus ditos representantes - que na hora certa responderão por TODOS os seus atos, tenho essa certeza!

    1. Gostaria de saber a quanto anda o caso em que o ministro Celso de Mello resolve o caso do Presidente querer interferir na Policia Federal? Até agora nada É POR. CAUSA da PANDEMIA? Como vai ficar isso? Vamos comer PIZZA

  23. Diante desse cenário não vejo nem a longo prazo uma saída para o Brasil. "Deitado eternamente em berço esplêndido!". Quando chegará o dia em que o Gigante pela própria natureza se levantará?!

  24. Análise crítica de claridade solar. A corja que exerce o poder nas três esferas ( legislativa, judiciária e executiva ) através do acordão armou e executa o projeto de manutenção da prática da corrupção para se refastelarem com o butim e perpetuação desses grupos de escroques no poder.

  25. A família sempre mamou no Erário. Desde sempre ganhando sem trabalhar. JB traiu a LJ para salvar Flávio e a si próprio. Vai se descobrindo que não é só rachadinha para Flávio. Tem dele também. E agora a milícia no RJ, crime organizado. O PR estaria salvo pela blindagem, mas viriam à tona as lorotas que o elegeram. Baixo clero, despreparado, tosco. Dilma de terno.

  26. Só acho que o JB começou a trair a LJ por causa do Flávio. E não é só a rachadinha. Tem mais caroço no angu. São as milícias do RJ e talvez uma rachadinha do próprio PR. Este estaria protegido de crimes anteriores, mas o patetão do 01, não.

  27. Revoltante !!!! O país tem a classe politica mais suja do mundo, e um STF q apoia os corruptos. O que a sociedade pode esperar??? O caos, a censura, mordaça, ditadura da Toga !!!!

  28. "Bom e velho metodo de combate a corrupção". Bom para quem mesmo? ? Nefasto Aras e tantos do STF - garantistas da impunidade de criminosos. A história os julgará.

  29. Disse a minha mulher na demissão de Moro: "Lu, acho que votarei nele, se concorrer." Comecei a prestar atenção, ao vê-lo no Fantástico. Era outro Moro, o anterior, coerente e discreto agonizava. Cada palavra, e minha "lupa" se aproximava. Por que atacar a quem lhe acolheu ? Ganharia muito mais se fizesse cara de "fratura exposta", até porque, por exemplo, negara por 18 meses as interferências a PF, em entrevistas de toda a sorte. Permaneço triste por vê-lo apenas um rascunho do que foi. É pena

    1. Leso. São esses a quem vc chama q estão afiançando esse maluco mentiroso que enganou a Nação, camarada. Alvaro Costa (@brasília_urgente) no insta

    2. Compartilho do seu desejo de que houvesse algum tipo de intervenção. Mas como esperar alguma espécie de iniciativa das FFAA com um governo loteado com oficiais do mais alto coturno?!

    1. Este país tem a pior sociedade dentre todos os países do mundo, pois foi do meio dela que saíram todos os políticos. Teu post dá a entender que nossa classe política veio de Marte ou foi importada de alguma república de bananas.

    2. Este país tem a pior sociedade dentre todos os países do mundo, pois foi do meio dela que saíram todos os políticos. Teu post

  30. É as coisas começam.a clarear! Se JB começar a sair da linha podem apostar que tomará um pé no traseiro na proxima eleição. Porém esquerda/socialista jamais!

  31. Prezado Carlos, concordo com vc e percebo q nossa liberdade de expressão e cidadania estão sob constante ameaça de uma casta impune.

  32. Por acaso ouvi e coloquei no face a música do João de Almeida Neto (RS) que fala no boca braba. É melhor ter boca braba do que boca calada. Estamos voltando ao tempo do "Brasil que eu quero", da Globo?

  33. Excelente artigo! Que bom que quem tem voz está falando!! Porque os demais só podem se estarrecer diante desse total absurdo e inversão de valores. Obrigada.

  34. A boiada canalha está aproveitando muito bem a pandemia e o isolamento social para mudar o Brasil 🇧🇷 em favor da bandidagem institucionalizada e incrustada no poder. O Brasil 🇧🇷 decente sofre e sangra ...

  35. Não é cansaço, é um sentimento de impotência. O que é que eu posso fazer? Até Fachim e Barroso e Rosa Weber concordaram com essa aberração protagonizada por Dias Toffoli e Alexandre de Morais com o amém desse nefasto Procurador Geral.

  36. São 11 ministros que julgam com total parcialidade, querendo julgar Moro com a mesma lente. Somos indefesos. Talvez o Paulo Francis tinha razão em defender uma ditadura rapidinha só para consertar esse disparatado Brasil.

    1. temos que ir pra rua, com máscara e álcool gel lena

  37. Eles estão aproveitando a pandemia para fazer tudo o que, em situação normal, a população não deixaria. O movimento vem pra rua, foi instigado, inclusive por mim, para começar a promover atos de indignação da população (fez uma live). A mídia normal, prefere ficar falando de mortes por COVID e deixa de lado essa questões importantes. É isso que eles querem. Fiquem com medo e não protestem contra o que fazemos para o sistema de corrupção voltar com tudo. É só convocar que eu vou para rua sim.

  38. Precisamos ir às ruas preciosas, protestar urgente, contra os atos e estas autoridades mancomunadas que defendem a continuidade desta roubalheira.

  39. Não podem vencer. Pode ganhar batalhas, mas essa gente podre não pode vencer. Por isso não podemos desistir jamais! Voltemos às ruas em breve. Vamos "cancelar" esses traidores que ainda se penduram no saco do Bozo e outros pulhas. Nós podemos ter o poder, basta pessoas de bem, como Major Olimpio, Reguffe, Álvaro Dias e outros, não arrefecer na luta. A eles outros devem se juntar. Brasil acima de tudo, sem demagogia bozolulista. Nossos filhos e netos merecem o melhor.

  40. Exatamente isso, esse texto foi na veia.....é revoltante mais o povo do bem precisa continuar na luta, Moro2022 pode ser a boa e única saída

  41. Nunca votei no PT, tão pouco em Bolsonaro. O que é mais triste atualmente no Brasil é a pessoa ter que antes de opinar sobre qualquer fato se justificar logo para não ser interpretada como de alguma corrente ideológica. Não acredito e nem confio em nenhum aparato de justiça do Brasil, principalmente na maioria dos promotores públicos, haja vista quê seus interesses pessoais e ganância por holofotes estão acima da defesa dos cidadãos mortais. Infelizmente este procurador extrapolou os limites.

    1. É Maria. Está aí você. O pior exemplo possível para os demais. Ausente, negacionista e mal informada. Pior que uma pandemia. Vvc é o espelho do Brasil, um país que dizem ser "abençoado" por deus..kkkk apscosta/df

    2. Desculpe, mas quais ações do Deltan Dallagnol se mostraram ilegais? Uma pena estar vivendo essa triste história, que é uma repetição da Mãos Limpas da Itália. Então, ou vamos para as ruas mostrar para essa trupe de vagabundos que não aceitaremos retrocesso ou esqueça o Brasil, porque isso aqui acabou enquanto país livre da corrupção e de projetos de poder.

  42. Revoltante !!! E fomos enganados novamente!!!! Obrigada Crusoé por sempre nos trazer informações importantes que a mídia normal muitas vezes não divulga.

  43. Perfeito. No Brasil as mudanças em última análise, servem para não mudar nada. Avançamos com a Lava Jato. Elegemos um inapto que pelo menos pareceu no começo comprometido com o combate à corrupção. Mas isso foi até a página dois.

  44. PQP que M.. de pais é este? Não é por nada, apesar e triste, com lágrimas nos olhos, e com vontade de chorar. Um de nossos netos já foi embora do pais, outro já matriculado, irá o no próxima ano e os demais não tem recursos e/ou idade. Eu, não tenho recursos, fui comerciante, exportador, prestador de serviços, proprietário de área rural, só consegui me aposentar com um salário mínimo e vivo de 3 parcos aluguéis. Nossos homens públicos vivem num feudo e nós simples mortais .......

  45. É lamentável, desanimador, um balde de água fria nas nossas esperanças de um país sério, justo e fraterno! Certamente tudo vai continuar como dantes, no quartel de Abrantes... A volta de figuras como Lula, Calheiros, Barbalho, Geddel, e cia. é aterrorizante!

  46. Historicamente a herança hibérica, na politica da América Latina, mostra resultado nefasto para suas populações. Parece que tudo se faz para não dar certo... Somos um país de cultura institucional atrasada, ultrapassada, retrógrada. O Brasil precisa se reinventar.

  47. É lamentável ter q concordar . Todos vemos como funciona e anda a politicagem e os poderosos conchavos entre política e judiciário. Eu sempre pensei q mentir era pecado e achava estranho qdo via os adultos mentirem. Hoje continuo ñ entendo qdo publicamente se mente se engana o povo e nada acontece. Inversão de valores. Peço desculpas a todos da lava jato por estarem sendo punidos ao fazerem seu trabalho c competência. Sendo punidos por lembrar q a máq. deve trabalhar p todos e ñ para uso

  48. Parabéns pelo seu artigo procurador Carlos Fernando ! O que nós população e simples mortais podemos fazer contra esse sistema corrupto

  49. Esse CNMP é um órgão autoritário, ditatorial, que somente foi criado para que canalhas possam cercear a liberdade de atuação dos Procuradores (Promotores Públicos). O que um nandalete do Senado faz nesse conselho? Num país sério um sabujo desses e outros não existiriam. O Brasil acabou, digo isso a anos, depois que os terroristas, subversivos, populistas e demagogo tomaram o poder, esse, sim, uma ditadura odiosa. Com o apoio de quase toda a imprensa, que deu espaço para a OAB e afins.

  50. Excelente texto!!! Descreve perfeitamente os acontecimentos... Enquanto tivermos políticos investigados, denunciados e alguns até condenados nos poderes da República, fazendo leis e julgando, indicações políticas para cargos importantes na cadeia de fiscalização e justiça feita por político e fora dos seus quadros... O Brasil será o eterno país da corrupção, injustiça e impunidade!!! Lava Jato, sua equipe e Moro são brasileiros exemplares, honestos e competentes... Tem meu apoio e admiração!!!

  51. O mais impressionante é ver como os Bolsonaros conseguem continuar conduzindo a boiada que os elegeram e pior, faltando ainda mais da metade do mandato já estão se preparando para a reeleição. O brasileiro precisa urgentemente entender que não existe salvador da pátria e que precisamos que a mudança venha da base da sociedade.

    1. Bolsonaro criou essa estrutura, senhor? Esse pau-mandado do Renan no Senado foi colocado por quem? Parte da culpa foi dele, mas temos que lembrar que o asqueroso do Gilmar Mendes também é egresso do MP. Ou seja, Deltan esta sendo vítima de uma estrutura de poder nas sombras para proteger os poderosos. O país é seu povo que se danem! Democracia de fachada, sem instituições fortes e genuínas, pode ser uma das piores formas de ditadura. Estamos assim.

  52. Uma mão lava a outra e as duas lavam a cara de pau imunda dessa corja corrupta, que tem representantes nos três Poderes da República! Indignação, nojo, revolta e vergonha por ora definem o que sinto ao assistir o assassinato da Operação Lava Jato e das reputações ilibadas do Dr Sergio Moro e dos Procuradores que a integram, em especial o Dr Deltan Dallagnol, cujos pés o sabujo do Augusto Aras jamais alcançará. #DeltanNaLavaJato #MudaSenado _ CF, 52,XI #MPF_Resistencia

  53. O pior de tudo é ter dado meu voto a que está dando causa a isso tudo.. nem o PT foi capaz de tal desfaçatez.. que arrependimento..

  54. Triste fim da lava jato. O governo do JB que tinha como lema evitar a velha política, ser contra a corrupção e tantas outras coisas, mostrou o seu lado negro. O poder chegou a cabeça. Que venha a próxima eleição.

  55. Pátria corrompida, quem te livrará de tal natureza? De onde vem a tua má vocação que não cessa? Quem te livrará das gerações de homens viciados que te condenam à decadência?

  56. O grande desafio é tornar o assassinato da Lavajato um fato tangível a ponto de conseguir levar os Brasileiros novamente pras ruas. Muito difícil de concretizar, mas, não impossível.

  57. A esperança é que todos somos mortais, um dia todos morrerão... Tratar de dar aos nossos filhos a boa formação para que, futuramente, tomem lugar desses que morreram e fazer a coisa certa.

  58. A Orcrim não está nem aí para os fatos, o que vale é a velha astúcia da retórica, em javanês, e a caneta da distorção e da indicação dos seus integrantes destas castas bandidas e corruptas, com o fim único de se manterem impunes e abastadas. Mais que perfeito texto, triste é essa destruição de esperança de punição igualitária, que a Lava Jato nos trouxe.

  59. Em menos de dois anos todas as esperanças foram para o lixo. Os ditadores dos 3 poderes uniram-se. Uma quadrilha de canalhas tratorando a democracia. Qual a saida?

  60. O Brasil que merecemos, nunca virá. É impossível vencer o sistema podre que vem sendo construído e protegido por anos de corruptos no poder.

  61. Será que ainda posso comentar? "Não fala nomes!" Aonde vamos parar? Sinto o cheiro da podridão desde onde estou,sem saber pra onde ir e nem o que fazer. Toda luz que a Lava Jato jogou sobre o meu caminho vai se apagar,vai morrer,simplesmente. Esperança? Nunca ouvi falar...

  62. infelizmente mais uma vez o povo brasileiro errou em sua escolha politica , foi uma grande fraude eleitoral .Foi usado o combate a corrupção como bandeira ,mas na verdade era o combate e a destruição desse trabalho , os corruptos como ratos se uniram p atacarem os inimigos ...Os Ratos das valas fétidas do subterrâneo da Republica venceram infelizmente...Triste Pais q ainda acredita em fanfarrões circenses, busca salvadores d Pátria...

  63. Quando achamos que já vimos de tudo nesta podridão da política nos surpreendemos com situações ainda mais fétidas. São muito poucos os homens íntegros com você, Carlos Fernando, o Deltan e Sergio Moro. Os Brasileiros precisam "ACORDAR".... Sem mobilização nossas vidas e riquezas serão sequestradas. O futuro dos nossos filhos serão seputados por essa quadrilha que tomou posse das instituições. VAMOS ACORDAR!!!!

  64. O que importa não é a pena, o que importa é a culpa. Os brasileiros de bem estarão sempre ao lado do Procurador Deltan Dallagnol .

  65. Excelente texto. Mais uma vez a esperança de um país decente se esvai na mediocridade de um sistema de interesses excusos em todas as esferas de poder.

  66. Corajoso artigo, sem meias palavras. Parabéns. Triste país este, subjugado por uma classe política corrupta e abjeta. Impressionante a habilidade que demonstra Bolsonaro ao fazer uma coisa que o PT não conseguiu: acabar com a Lava Jato.

  67. A nossa constituição dita cidadã criou esse sistema maléfico que beneficia os corruptos, uma sociedade de castas, de pai para filho, alguém tem dúvidas dessa afirmação, faça uma pesquisa no Google, história dos partidos políticos e seus mandatários, chegou a hora de manifestamos a nossa indignação contra os desmandos dos donos do poder contra a lava jato. Não podemos desanimar, vamos a luta, queremos um Brasil melhor, mais igualitário com corruptos na cadeia.

  68. É exatamente as mídias sociais não reguladas que estão pressionando o sistema corrupto e vocês da mídia estão nos chamando de grupelho antidemocráticos.

  69. Certíssimo Dr Carlos Fernando, tudo isso está acontecendo e continuará se ficarmos apenas comentando, analisando e registrando. Quem vai liderar a população para evitar que tudo isso se aconteça?

  70. O sistema de freios e contrapesos nunca vai funcionar no Brasil do acordão, pois as peças chaves não tem a grandeza e a integridade de um Deltan. Admiramos o trabalho destes procuradores representados na figura do Dallagnon. Figura emblemática que está para ser sacrificado. Democracia não é só eleição. São instituições confiáveis. Artigo muito pertinente como sempre. Não se cale.

  71. Sua perspicácia tá com astigmatismo. De longe, nunca a PF trabalhou tanto quanto agora, após a saída de seu ex-chefe do MJ. Antes, pela vaidade e prepotência o excelentíssimo ministro nem conversava com os políticos do Congresso. Não aprovou NADA significativo. De perto, você se borra em falar do STF com maior contundência e, sobretudo, de Maia e Alcolumbre. Prefere pegar a vítima que não reage: Bolsonaro. Tem nada não veinho, curta a sua aposentadoria sonhando com o seu candidato para 2086.

  72. Parabéns ao Carlos Fernando Lima dos Santos pelo excelente Artigo publicado nesta coluna. Você representa todos os brasileiros de bem que repudiam a corrupção impune. Somos solidários ao Dr. Deltan Dalagnol, ao Dr. SERGIO MORO, à Força Tarefa de Curitiba e demais Forças Tarefa de todo o Brasil. A vitória das forças trevosas, que se vangloriam por rapinar, impunemente, a República é efêmera e enganadora. O bem triunfará sobre o mal. Desistir jamais. É assim que se ganha

  73. E vamos ficar calados, inertes sem fazer nada? Até quando? Temos o interesse na continuidade da investigação da Lava jato e a punição dos culpados. Temos que nos unir e sair para a rua, manifestação pacífica, para disser que estamos juntos no combate à corrupção. Acorda Brasil!

  74. Estão passando a boiada, já que não estamos ocupando as ruas por causa da pandemia! Os corruptos no poder são em maior número do que os limpos, todos unidos contra a Lava Jato! Triste!

  75. Brilhante! Aos poucos as máscaras da "politicanalha" caem...caem...caem... Em todos os níveis. Até asquerosos nazi-fascistas e ingênuos comunas quando autênticos, têm alguma dignidade, idealismo...seja lá o que for. Mas, aqui, jamais! É a escória da corrupção deslavada reassumindo de vez o poder na sofrida Pátria. E com o aval de Instituições até um distante dia, dignas de respeito.

  76. A questão é ou mata todos igual a revolução francesa e impõe a famosa ditadura do medo da guilhotina, ou o povo aprender votar e não vota em nenhum politico que tenha cargo público atualmente mudando o máximo possível e nas eleições de 2022 faz a mesma coisa vota sempre nos desconhecidos que não tem cargo político e sem sobrenome conhecido. Outra solução como dizia um amigo meu é o bola de fogo chegar.

  77. É lamentável que a população, desgastada sim, esteja assistindo a este desmanche da lava jato. Mais uma vez fomos enganados por um governo que se dizia contra a corrupção.

  78. Parabéns pelo artigo. É a mais pura realidade. Nós brasileiros votamos porque fomos também enganados. Executivo, Legislativo, PGR e alguns ministros do STF que não mereciam estar lá nos trouxe a desilusão de que o Brasil mudaria. A perseguição a todos que realmente fizeram um bem pelo país passa desapercebida pela imprensa, que resolveu se polarizar também. Acordemos e sejamos independentes como esta revista e como todos os seus jornalistas. Defendamos Deltan, Defendamos Moro e a nós mesmos.

  79. Sensacional! Crusoé se superou nessa edição. Deveriam liberar o conteúdo do "blog" durante toda a semana, para que uma gama maior de pessoas possa ter acesso e se mantenha alerta a esse, aí, sim, golpe ao Estado Democrático de Direito.

    1. esse informe deveria sim, ser publicado em uma mídia pública, pois só assim grande parte da população tomaria ciência de quão esses pau-mandados são nocivos à sociedade.

  80. É tudo muito revoltante...de causar nojo. A minha raiva é maior contra aqueles que diziam apoiar a Lava Jato e viraram fanáticos defensores de tudo de errado que está acontecendo.

    1. Era de se esperar, na Itália ocorreu o mesmo, os corruptos sabem como manipular e sem escrúpulos sair ganhando.

  81. Esse artigo retrata a realidade do nosso País, as pessoas que querem por um rumo de moralidade, sempre vão ser perseguidas.

  82. Excelente texto. Entendo que o convite a Sergio Moro para assumir o MJ foi uma jogada para retirá-lo da Magistratura e em seguida jogá-lo aos leões. Ou Sérgio Moro assuma a dianteira da defesa das instituições ou também acabará sendo condenado pelos seus acertos.

    1. Realmente,foi um jogada covarde para tirar ele da lava jato.

  83. O povo tem que reagir, acredito que essa omissão do presidente em relação a covid-19 e para promover a distruiçao do levante que o povo clamou contra a corrupção, será nas urnas que o povo vai chancelar o fim da era Bolsonaro.

  84. NOJO, muito NOJO é o que sinto por esses bandidos corruptos que ocupam cargos nos poderes da República. É urgente que você e, pessoas do seu naipe, se candidatem a cargos eletivos já em 2022, junto com Sérgio Moro para presidente. Urge também que os eleitores tenham mais consciência ao votar para não eleger ou reeleger os velhos e os novos bandidos.

  85. Já passou, e muito, da hora de nos insurgimos contra leis feitas por fora-da-lei. Mas poucas andorinhas não fazem verão... Precisaríamos fazer uma revolução (mas não a do ploletariado!).

  86. Maluf manda prender Dr. Sílvio Marques. Lula manda prender Dr. Sérgio Moro. Cerveró manda prender Dr. Deltan Dallagnol, Flávio Bolsonaro Foro Privilegiado Retroativo Centrão PURO, Márcia Aguiar e Fabrício Queiroz mandam prender Dr, Flávio Itabaiana, Uma vergonha!

  87. O Brasil é um país católico, atrasado, analfabeto, perdulário, escravista, autoritário,corrupto,cínico,imoral com a coisa pública, genocida com negros, pobres e índios, ojeriza aos livros e inimigo do mérito... santa inquisição.

  88. Pois é isso mesmo. O ‘sistema’ se reagrupou e resolveu baixar o sarrafo naqueles q investigam e levam a julgamento os casos sucessivos de corrupção.

  89. Inconformismo absoluto define a forma como me sinto nesse momento... não consigo acreditar no que estão fazendo a luz do dia, como se fosse correto.

  90. Muito difícil p uma pessoa honesta e cumpridora das leis viver no Brasil, onde somente têm vez e recebem proteção o delinquente, a inadimplente, o esperto... Parabéns pela precisa análise, Dr Carlos Fernando. Muito triste, mas infelizmente é a nossa realidade!

  91. Nós eleitores desse país faltam irem às ruas p protestarem pacificamente contra os que querem acabar com a lava jato e tirar Dallagnol .

  92. SÉRGIO MORO em 2022 será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE”! O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI”! Triunfaremos!

  93. Lamentável tudo isso, mas ainda acredito que os membros do MPF reagirão fortemente contra essa ingerência política.

  94. Sr, estou até agora aguardando uma explicação convincente do Moro, para sua adesão ao governo fascista. Uma pessoa inteligente como ele, por certo leu a fábula do sapo e o escorpião. Não me convenceu e a muitos .

  95. Tristeza que a gente sente. E pensar que nao somos maioria para mudat isso e pensavamos que o Bolsonaro iria combater a corrupção. Tudo igual. O Bolsonaro esta conseguindo o que o PT nao conseguiu. Extirpar o combate a corrupção. Quem vai inveator nesse pais ? E as pessoas ainda acreditam no Guedes.

  96. E o pior é que até o comentário que estou postando agora na área de assinantes.da revista Crusoé está sujeito a punição. A Lava Jato perdeu o seu principal sustentáculo, que era o apoio popular incondicional (por cansaço e pelo decurso do tempo, que muda as prioridades). Aí, o status quo que se beneficia da corrupção agora se sente a vontade para "pescar de bomba" no Corruption Fights Back que vimos na Mani Pulite. É lamentável ter um PGR com valores opostos aos normais do MPF.

  97. Todo apoio ao Deltan Dallagnol! Lava Jato tem que continuar! Já que os corrupta, infiltrados em todos os Órgãos Públicos, atam as mãos de todos que tentam combatê-los, só resta a alternativa de uma Interferência Militar. Afinal, trata-se de defender a Constituição, os direitos do povo de bem e de combater a ORCRIM.

  98. Perfeita a sua análise. Incrível como um País com tantas oportunidades para ser uma nação próspera, se torna refém de um grupo de pessoas interessadas em seu próprio bolso. Em resumo, estamos lascados!!!!

  99. Em 1970 Pelé foi imolado quando disse: "o brasileiro não está preparado para votar". Ainda não aprendeu, pois não só elege iletrados e a escumalha, como os reelegem. Esses são os homens públicos que exercerão o poder não para o bem da Nação, como soe acontecer, mas para agir como proxenetas da República.

  100. ótima matéria e entrevista de ontem!!👏👏 infelizmente o ano de 2019, que deveria ser o ano de mudanças e fortalecimento da lava jato pela "renovação' do executivo e legislativo, foi o ano que sofreu grandes derrotas, e a pandemia em 2020, facilitou mais ataques!! espero que a lavajato consiga sobreviver, já que " o natural, bom e antigo enfrentamento da corrupção" que existia antes da lava jato, não funcionou !!!

  101. Pq um presidente se reune com um CANDIDATO à PGR por 6 ou 8 vezes ANTES de indica-lo? Essa é questão ! FIZERAM O ALINHAMENTO CERTINHO...CERTINHO, PARA DESTRUIR A LAVA JATO, OS BONS E SAUDÁVEIS VALORES QUE DEVEM PERMEAR UMA DEMOCRACIA! Nunca antes nesse pobre Brasil, houve tanta NEGOCIATA previa de um presidente com um CANDIDATO a PGR, E AGORA , CANDIDATO AO STF, DEVIDAMENTE ALINHADO A BOLSONARO . Estás vigiando tamvem a mim, sr Aras? O Sr é quem nos deve MUITAS RESPOSTAS!

  102. matéria e entrevista de ontem precisa !! 👏 👏 infelizmente o ano de 2019 que deveria ser o ano das mudanças pela renovação no executivo e legislativo, foi o ano que a lavajato sofreu grandes ataques e 2020 com a pandemia esses ataques foram firtalecidos, ainda torço para que toda essa perspectiva, não se realize já que "o natural,bom e antigo enfrentamento da corrupção" que existia antes da Lavajato não funcionava !!!

  103. Perfeito o comentário. Será que isto faz doer a consciência destes gatunos da nação? quando o povo vai voltar às ruas? Precisamos incentivar e convencer de um por um. Já passou da hora. Até quando vamos tolerar tanta sacanagem?

  104. Para uma compreensão total do quadro, falta incluir as forças sociais e econômicas de fora do governo que servem e se servem da velha política para prosperar, muitas vezes de forma ilícita. Qual o papel do PIB nacional nesse desastre. Afinal de contas, os caras têm muito poder e influência em Brasília. Ou não?

  105. A volta em massa as ruas tem que acontecer para esses bandos de corruptores saberem que o povo não se engana mais. Nós brasileiros temos nas mãos a melhor arma contra bandidos: O VOTO!

  106. Dr só existe uma solução para freiar a corrupção nesse país e elegermos o Dr Moro presidente em 2022 e uma faxina geral no congresso Nacional,elegendo candidatos comprometidos com a ética e com país e após uma mudança radical no judiciário criando mecanismo para que os ministros dos tribunais superiores tenham notável saber jurídico e conduta ilibada.

  107. É o abismo da justiça e a injustiça, a política brasileira é corrompida e apoiada pelos eleitores que manda a Brasília esse tipo de gente para mandar no PAÍS. E tudo nojento demais. República de Brasília serve a eles próprios ; com nosso dinheiro dos nossos imposto!

  108. Excelente texto Dr. Carlos. Só não podemos esmorecer, temos que continuar lutando e apoiando homens como o Dr. Dallagnol e o Dr. Moro, seja em que front for.

  109. É triste dizer isso, mas vivemos em um país sem solução. Um país que apedreja pessoas como Moro e Dallagnol e que aplaude Lula ou Bolsonaro merece o destino que bate a sua porta. Lamento por Moro e Dallagnol, nasceram no país errado e não mereciam tamanha desgraça. Que guardem em suas consciências que lutaram o bom combate e fizeram o que era certo, só que no país errado.

  110. É muito triste ver como o sistema esta destruindo o saneamento da nação. A historia, entretanto, não esquecerá o nome de TOFOLI, Gilmar Mendes, Augusto Aras, Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e outros, que tudo fizeram p destruir aqueles que combateram a corrupção e possibilitaram a prisão de grandes corruptos do mundo politico e empresarial. Lula deve estar morrendo de rir. Seus processos serão anulados e ele ganhará da União uma polpuda será indenização por danos morais.Triste país!

  111. Disse tudo! Triste e verdadeiro. Este artigo deveria ser impresso e entregue em todas as residências do Brasil! Panfletagem! A boa e velha comunicação.

  112. Na minha opinião o objetivo principal desta articulação espúria - STF, PGR, AGU, MJSP - feita para blindar o clã Bolsonaro, almeja ao desconstruir a lava a jato e condenar Moro por suspeição, anular os processos do chefe de quadrilha. O PR é só utilitário nesta artimanha imoral.

  113. Eu tinha um certo pé atrás com o bananeirobolsonaro, mas acabei acreditando/desacreditando, votei nesse ser abominável, e ele tira a máscara e é pior do que os anteriores; estou me sentindo acabada, desesperançada, mas não paro de gritar em defesa dos nossos Heróis Nacionais que são vocês e da Lavajato, nossa Reserva Moral, nosso Patrimônio de Integridade.

  114. LUTO ! O Brasil deveria estar de luto por essa barbárie que está acontecendo ! Olhos estarrecidos , cara de quem diz * não acredito * ! Um enorme passo pra trás ! São seres inomináveis da República ! Não são brasileiros ! NOJO !

  115. Profundamente decepcionada com o rumo que tudo tomou politicamente após a vitória da massa anti PT só tenho a dizer aos dois Dallagnol e Moro, que tornaram possível um sonho de ver Lula na cadeia uma frase do poeta gaúcho Mário Quintana : eles passarão, vocês passarinho!

  116. "Nefasto Augusto Aras" perfeito!! Deltan, Sergio Moro e os procuradores da lava jato são os verdadeiros herois desse país. O desgoverno bolsonaro despertou ou deixou aflorar explicitamente o que pessoas nefastas como Aras, Tofolli, Calheiros, Alcolumbre, Maia, alguns ministros do supremo "guardavam" em sua essência.

  117. Com muita tristeza e dor estamos vendo o desmanche da lava jato e a condenação dos mocinhos . Fomos traídos . Onde encontraremos força para começar de novo?

  118. O senhor sempre escreve o que o brasileiro decente pensa . Acrescento que estão se aproveitando de uma pandemia, onde dificilmente os cidadãos se manifestariam pela dificuldade e medo de se contaminarem. Quando essa pandemia acabar será tarde para reagir

    1. O mal nao pode vencer o bem. Dallagnol não pode perder, o PGR tem que q/agir neste que a politicagem esta ganhando Pagando-se caro por estar agindo corretamente

    2. Este governo está traindo a todos os brasileiros! Não é diferente dos outros em nada! Os método, aliás, são piores e, pra piorar, tudo em nome de Deus!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO