Bolsonaro emula Lula: estratégia, no entanto, é arriscada. Em 2006, o petista contou com economia mundial a favor

Receita lulista

Na crise, o governo repete a estratégia petista durante o mensalão e abre o cofre para tentar conquistar o eleitorado de baixa renda pelo bolso
03.07.20

Em um vídeo publicado nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro, uma senhora humilde, que seria moradora do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, aparece ao lado do marido enfileirando elogios ao chefe do Planalto. Vestindo uma roupa maltrapilha, mas com sorriso no rosto, ela agradece o pagamento do auxílio emergencial e diz ser eleitora de Bolsonaro. “O tanto que ele está fazendo pelo povo, pela humanidade… 600 ‘conto’ por mês é brinquedo, menina?”. Nós aqui em casa é bem agradecido (sic).” Ao lado do esquete, o presidente escreveu: “De tudo, dentro do possível, o governo está fazendo para garantir a mínima dignidade do povo”. A publicação de mazelas sociais sempre foi uma raridade nas redes do presidente da República, que destina prioritariamente o espaço a ataques a adversários e a mensagens destinadas a insuflar a militância. As crises política, econômica e sanitária sem precedentes, entretanto, obrigaram Bolsonaro, um crítico contumaz de programas de transferência de renda, a redirecionar seu foco.

Depois de anunciar com pompa na terça-feira, 30, a prorrogação por dois meses do auxílio emergencial, classificado pelo presidente de “o maior projeto social do mundo”, o governo prepara o Renda Brasil, a fim de reunir e ampliar projetos já existentes. A estratégia de sobrevivência política adotada pelo presidente é conhecida dos brasileiros. Em 2005, acossado pelo escândalo do mensalão, Lula turbinou o Bolsa Família e avançou na conquista dos corações do eleitorado mais pobre, enquanto sua popularidade entre a classe média se deteriorava. A medida, embora não tenha sido isolada, foi determinante para que Lula saísse do furacão causado pela denúncia de Roberto Jefferson e acabasse reeleito em 2006. O receituário lulista agora é seguido à risca pelo governo Bolsonaro.

Como Lula, Bolsonaro flerta com o público de baixa renda por conveniência e cálculo político. Também como o petista, Bolsonaro perdeu sustentação na classe média e entre os mais ricos, responsáveis pelo rugir das panelas nas varandas e janelas em meio à quarentena, e, como consequência do auxílio emergencial de 600 reais, começou a seduzir eleitores da base da pirâmide social. Em 2019, os mais pobres equivaliam a 32% do grupo que considerava o governo ótimo ou bom. Hoje o público de baixa renda passou a constituir 52% de seus apoiadores. Na política, tal como Lula, que atraiu o tão criticado PMDB, hoje MDB, Bolsonaro também abraçou o fisiologismo, marca indelével da velha política contra a qual sempre vociferou. O balcão de negócios conta com um freguês preferencial, o Centrão, mas a caixa registradora de verbas e cargos está pronta para receber quem quiser participar do velho e surrado toma lá dá cá. Aos neoaliados já avisou: as torneiras serão abertas preferencialmente para atender às camadas mais carentes da população. Como a tática rende votos também para integrantes da base de apoio do governo, todos se irmanaram em torno do mesmo objetivo.

DivulgaçãoDivulgaçãoEm solenidade ao lado de Maia e Alcolumbre, Bolsonaro prorroga auxílio
O atual presidente não mudou suas convicções, claro. Move-se pelo pragmatismo e mais um pouco para permanecer no cargo e, quem sabe, ainda beliscar a reeleição. Em 2017, Bolsonaro dizia que, “para ser candidato a presidente, tem de falar que vai ampliar o Bolsa Família”. E emendou: “Então vote em outro candidato”. Da tribuna da Câmara, ele já disse que o programa era moeda de troca “para compra de votos” e o classificou como “um projeto para tirar dinheiro de quem produz e dá-lo a quem se acomoda, para que use seu título de eleitor e mantenha quem está no poder”. Mais recentemente, quando eclodiu a pandemia, todos lembram, o governo queria apenas três parcelas de 200 reais aos menos favorecidos. O valor só foi triplicado depois da pressão do Congresso. Agora, seguindo o roteiro da velha política, o capitão da reserva resolveu apagar o que disse.

Com a extensão do benefício até agosto, o governo ganha tempo para preparar o programa Renda Brasil, sua nova cartada. Antes resistente a aumentar o gasto público, o ministro da Economia, Paulo Guedes, hoje atua com sua equipe na formatação da proposta, que deve ser enviada ao Congresso em cerca de dois meses. Ele classifica a iniciativa como uma “coluna social” e “uma rampa de ascensão”. “Qualquer brasileiro que cair, recebe o Renda Brasil. Mas ele tem o direito de se levantar e de recomeçar a trabalhar a qualquer salário que ele consiga, até chegar de novo à CLT”, explicou. O benefício deve ficar em torno de 300 reais, pouco mais do que os 205 reais previstos hoje como teto do Bolsa Família.

O governo estuda a fusão do auxílio com outros projetos e até a extinção de programas pouco eficientes. Um deles é o salário-família, que paga 48 reais por filho de famílias com renda de até 1,4 mil reais. O seguro-defeso e o abono também podem ser absorvidos na repaginação do Bolsa Família. Ao mudar o nome do programa de maior sucesso dos governos petistas, Jair Bolsonaro tenta criar uma marca própria, enquanto atua para sepultar a vitrine dos arquirrivais, como fez o PT com o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. Outra iniciativa de cunho social em gestação é o programa Verde e Amarelo, que vai beneficiar cerca de 38 milhões de trabalhadores informais, invisíveis até a crise do coronavírus, como gosta de frisar o governo. A ideia é criar mecanismos de contratação com menos encargos.

Adriano Machado/CRUSOEAdriano Machado/CRUSOEGuedes não queria nem ouvir falar em benefício permanente. Agora, tece loas
No Congresso, a criação de uma renda básica permanente encontra eco do Centrão ao PSDB. O deputado federal João Campos, do PSB de Pernambuco, colhe assinaturas para criar a Frente Parlamentar da Renda Básica Universal, enquanto pipocam na casa diferentes projetos de lei que preveem o pagamento de um benefício fixo a um número maior de cidadãos do que o compreendido hoje pelo Bolsa Família. No Senado, José Serra, do PSDB, Randolfe Rodrigues, da Rede, e Eduardo Braga, do MDB, protocolaram diversas propostas com a mesma ideia: a de criar um benefício perene. Embora o plano do Renda Brasil de Guedes e Bolsonaro preveja o pagamento de não mais que 300 reais, no Congresso é forte o movimento para que os 600 reais do benefício emergencial sejam mantidos no pós-crise.

O desafio é buscar meios de financiar um benefício mais amplo por tempo indeterminado. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, apoia a criação de uma renda mínima contínua, mas diz que é preciso fazer um amplo debate para buscar formas de bancá-la. O problema é que esse debate coloca o dedo em feridas antigas, como a necessidade de revisão de incentivos fiscais. Este ano, o governo vai abrir mão de mais de 330 bilhões de reais em arrecadação, para beneficiar setores econômicos. Na corrida eleitoral, Bolsonaro comprometeu-se a reduzir a farra de isenções, mas, contrariando mais uma promessa de campanha, ampliou a conta, criando mais incentivos ao empresariado. Se o governo e o Congresso conseguirem mexer nesse vespeiro, a revisão de benefícios tributários poderia ajudar a financiar a nova política de transferência de renda permanente. “Defendemos que seja um passo na direção de uma renda básica. É possível aperfeiçoar o que existe, fazendo com que programas de transferência abranjam mais pessoas”, argumenta Leandro Teodoro Ferreira, que preside a Rede Brasileira de Renda Básica, uma organização que reúne acadêmicos e profissionais de políticas sociais.

A reedição da cartilha de Lula, no entanto, embute riscos para Bolsonaro. A estratégia funcionou para o petista, mas o atual presidente não conta, por exemplo, com a economia a seu favor. Lá atrás, as exportações estavam a todo vapor, o real estava valorizado e a economia mundial embicava para cima. Os bons auspícios internacionais contribuíram para que o país crescesse 2,3% em 2005 e 4,2% em 2006, completando um mandato inteiro de expansão. Agora, a crise econômica gerada pela Covid-19, com previsão de queda do PIB de cerca de 9% este ano, não será aliada do governo. Bolsonaro governa sob a pior recessão do século.

Na política, o Centrão é um agrupamento de partidos mais volúvel do que o PMDB que Lula incorporou em 2006 a sua base de apoio. E a oposição como um todo não tentou o impeachment porque temia “povo na rua” e por achar que derrotaria um Lula cambaleante nas eleições. Hoje, só o PT e setores do PSDB planejam deixar Bolsonaro “sangrar” para que chegue anêmico em 2022. As demais forças estão à espreita, aguardando apenas o melhor momento para colocar o tema na rua e na agenda do Congresso. No que tange à crônica política-policial, Lula, depois do escândalo do mensalão, já tinha passado pelo seu momento mais crítico, o que ainda não ocorreu com Jair Bolsonaro. Que o digam as investigações em curso no Supremo Tribunal Federal e no Ministério Público do Rio.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vocês só esqueceram de mencionar que Bolsonaro tentou estipular um auxílio menor que fosse pago por menos tempo. Foi impedido por um congresso demagogo, pra dizer o mínimo, ávido por ficar com ou louros da façanha...

  2. Bolsonaristas se sentem ofendidos quando dizemos que são os lulistas do lado oposto. Exatamente isso. Fez um discurso na campanha contra a corrupção e quando foram investigar seu filho fritou o ministro da justiça que entrou numa gelada. Pobre Brasil com bolsonaristas e lulistas, que juntos têm 2/3 dos votos e tudo leva a crer que teremos que aguentar este presidente por mais um período e depois vai tentar colocar a famigerada família que mama o nosso dinheiro. Difícil este país com este povo.

  3. Fora Bolsonaro! Fora Traidor do Brasil! Fora Traidor do Povo Brasileiro! Bolsonaro é o maior responsável pela morte de 69.184 Brasileiros pela COVID-19. O Brasil tem hoje, 10 de Julho, 1.755.779 casos confirmados da COVID-19. O Brasil é o ÚNICO PAÍS do MUNDO sem Ministro da Saúde graças à irresponsabilidade e à perversidade de Jair Bolsonaro. #ImpeachmentJá

  4. bolsonaro/lula, mesma arrogancia,mesma ignorancia,mesmo desprezo pelo BRASIL, mesmo extremismo,mesma DESONESTIDADE,mesma familia enrolada,mesma INCOMPETENCIA

  5. Tem mesmo que nomear até petista. Se estiver fazendo mal o que se propôs ou se corrompendo é muito simples, tira imediatamente do cargo e nomeia outro. Ponto final. Mimimi é a munição dos que são contra a Pátria.

    1. diz ai como ele irá tirar o corrompido petitas Aras da PGR? Já sei! O gênio do nosso presidente vai colocar ele no STF né?

  6. Hum na era pt milhões morreram por falta de: atendimento em hospitais, segurança, ......... tudo por causa da roubalheira dos governos do pt. Esqueceram ? o pior cego é aquele que não quer vê.

    1. E agora vemos um louco genocida gargalhando com as mortes de mais de 66 mil brasileiros por causa de sua omissão presidencial. Além de ainda fazer propaganda de um medicamento sabida e reconhecidamente inútil para o combate da pandemia q ele insiste em ridicularizar. Lula e Bolsonaro são as duas pontas de uma mesma ferradura.

  7. Fora Bolsonaro! Fora Traidor do Brasil! Fora Traidor do Povo Brasileiro! Bolsonaro é o maior responsável pela morte de 66.741 Brasileiros pela COVID-19. O Brasil tem hoje 1.668.589 casos confirmados da COVID-19. O Brasil é o ÚNICO PAÍS do MUNDO sem Ministro da Saúde graças à irresponsabilidade e à perversidade de Jair Bolsonaro. #ImpeachmentJá Fora Militares! Fora Milicianos! Fora Forças Armadas! Fora USURPADORES do Poder! Fora Canalhas! Fora Corruptos! Fora Centrão!

  8. Mudando de assunto já que esta nossa praia e ultra, super, hiper e mega democrática: O AUÊ do Bolso - CoV - 22 de ontem pra hoje sobre o seu “Contágio Relâmpago” pelo SARS-CoV-2, dá margens a todo tipo de achismos. E ninguém ACHOU que isto seja uma baita MENTIRA: Por Q? 1). Ora, porque o cara é genial na mentira... 2). Seu Vírus foi tão rápido, tipo vapt- vupt e já chegou saindo?! 3). Ou um show pra escoar a tal Cloroquina!? 4). (Fica pior) Ele dorme de máscara e A SUA MULHER NÃO PEGOU???

  9. impressionante como vcs misturam... não esqueçamos que o PT/pmdb e os presidentes dessa coligação, orquestraram um dos maiores esquema de roubo e desvios do erário público desse século; e que o bozo fui produto e presente desse esquema para nós, haja vista a não aceitação e sentimento punição do povo contra a gangue petista. antes um louco destemperado do que ladrões camuflados de bonzinhos e salvadores da pátria.

    1. Não fala bobagem! O Brasil e os brasileiros não merecem bandidos, corruptos e loucos governando esse país. Chega de Lula e tmbm chega de Bolsonaro!

  10. Fora Bolsonaro! Fora Traidor do Brasil! #ImpeachmentJá Fora Militares! Fora Milicianos! Fora Forças Armadas! Fora USURPADORES do Poder! Fora Canalhas! Fora Corruptos! Fora Centrão! Fora Assaltantes dos Cofres Públicos! Fora Foras da Lei! Fora Traidores da Constituição Brasileira! Fora Traidores do Povo Brasileiro!

  11. O estrago que o JB fêz, através do circo armado enfrente ao Palácio do Planalto, não tem tem cura. Some-se ao fato de unir-se ao Centrão, ressussitando Roberto Jefferson, Valdemar da Costa Nesto e outros. Jamais será reeleito

    1. A cura é #ImpeachmentJá Fora Bolsonaro! Fora Traidor do Brasil! Fora Militares! Fora Milicianos! Fora Forças Armadas! Fora USURPADORES do Poder! Fora Canalhas! Fora Corruptos! Fora Centrão! Fora Assaltantes dos Cofres Públicos! Fora Foras da Lei!

  12. Fora Bolsonaro! Fora Traidor do Brasil! Fora Militares! Fora Milicianos! Fora Forças Armadas! Fora USURPADORES do Poder! Fora Canalhas! Fora Corruptos! Fora Centrão! Fora Assaltantes dos Cofres Públicos! Fora Foras da Lei! Fora Traidores da Constituição Brasileira! Fora Traidores do Povo Brasileiro!

  13. Na minha opinião a matéria não esta correta. Em primeiro lugar o guedes não criticava o bolsa família. Me lembro de ter visto diversos discursos dele no começo do partido em que ele elogiava p bolsa família, falando do êxito do programa gerava grande impacto social a baixo custo. Por outro lado a revista não informa q esse valor de 600 reais foi uma imposição do congresso Nacional, que inclusive queria q o valor fosse maior.

    1. O periodo prolongado de tempo é pq o teu MINTO fez e ainda faz de tudo para sabotar o trabalho dos governadores q deveria de ser feito pelo teu ídolo sentado na presidência, mas fica difícil isso quando o cara nem acredita q o vírus existe.

    2. E por fim, a matéria desconsidera por completo o caos econômico e social causado pelo coronavirus e a política de isolamento horizontal adotada pelos governos estaduais e municipais por um período tão prolongado de tempo. Isso deveria ser considerado pelos jornalistas que escreveram a matéria

  14. Em 2018 o eleitorado brasileiro corroborou o velho provérbio: “a vingança é um prato que se come frio”. Depois de tanto esperar (e sofrer), a população ‘vingou-se’ das mazelas de quase 2 decadas do PT no poder, votando em um candidato vazio e inescrupuloso (apenas mais um). Quando passaremos a olhar competência e o que é bom para o país, ao invés de vestir camisas ideológicas? Quando passaremos a ser massa crítica? De fato a vingança pelo voto foi um grande roubada. O Brasil entrou numa cilada!

    1. Sou uma cabeça vazia alienada incapaz de raciocinar para proferir uma besteira dessa , primeiro pense depois fale , se for para falar besteira permaneça calado.

  15. Se esse fosse o crime do Lula, nada existiria contra ele. Seus problemas com a justiça e moral ficam mais abaixo, bem mais. Foram tantos atos corruptos em seus oito anos que alguns se neutralizam. Pequenos crimes não foram, e nunca serão levantados. Imaginem levantar falcatruas nas Estatais, Instituições, Fundos de Pensões, financiamentos que nuestros amigos pagavam 5%, e nós pagavamos 14%. Só essa diferença chegou perto dos 200 Bi de reais que estamos pagando. Inacreditável o tamanho do ROMBO.

  16. Bolsonaro caminha rumo ao título de PIOR Presidente da historia, porque, além de enganar o eleitor é um copiador do Lula e uma pessoa de sentimentos ruins.

  17. Muito interessante! A revista critica o Bolsonaro por alguns desvios de suas proposições, todas como defesa contra a guerra ideológica que estão lhe desferindo. No entanto, a revista, que de início veio com uma proposta, mudou da água para o vinho sem um motivo aparente. O que será que se esconde por baixo desse viés???

    1. Ó gadinho néscio!!! A revista não mudou sua proposta, por sinal continua com a mesma garra afiada de sempre. Quem mudou foi o seu ídolo, o presidente sociopata louco.

  18. Bela reportagem. a verdade nua e cria. Bolsonaro quem ti viu quem ti vê! Parabéns Crusoé, não se pode ter rabo preso com esses políticos de quinta categoria. Muito contente em ser assinante. E divulgando para quem quer uma impressa livre e independente

  19. Trabalho em comentar, esta revista virou, torceu, passou a fazer intrigas e fofocas, abaixou muito o nível. Quem comprou esta revista? Agora o stf (minúsculo) usa seus artigos para aceitar inquéritos...a que preço? Quanta decadência da cruzoé .(minúscula).

    1. Que decadência, Lia? Pq a revista pública a verdade e faz análises independentes e impessoais? Tu deves ser bolsonarista convicta. Vade retro!

  20. Estou contando os dias para que os dois estejam no mesmo palanque, trocando elogios. O filme biográfico já tem título: "Messias, o capitão do Brazil!".

  21. Temos um Bolsonaro socialista? Ou,um liberal que descobriu que a ativação econômica das classes C/D, será capaz de alcançar o PIB pela base? Qualquer um que pense,e o Min.Guedes pensa, sabe que o PIB estrutural que eleva os mais pobres,elevará a classe média e os ricos a reboque. Basta olhar as bravatas baseadas nos dados, onde o PT,se orgulhava dos pobres comerem melhor e até andarem de avião.Somada ao investimentos em saneamento e infraestrutura, sairemos da crise rápido.Se os votos virão...?

  22. Estamos caminhando para um governo populista da linha petista. Estratégia comunista antiga de dar o peixe e não de ensinar a pescar. Manter o povo carente dependente. Lamentável

  23. A reportagem mostra a situação atual,as semelhanças entre um governo de esquerda e um dito de direita, populismo e fisiologismo,simples assim. Mas tem gente que não entende,deve ter problemas com interpretação de texto,e pior....de enxergar FATOS.

  24. Depois de ler o artigo, cheguei à conclusão que Bolsonaro vai ser reeleito e ainda eleger seu sucessor. O artigo dá a entender que lula fez o que fez e foi bem sucedido.

  25. Realmente não consigo entender qual a mensagem das reportagens desta revista. Querem a esquerda de volta? O que vocês querem que se faça em um país que está parado há 4 meses, e não se sabe quando irá funcionar de novo? entregue a governadores, pelo STF, onde alguns deles somente pensam em eleição presidencial, vide o Governador Dória, homem sem escrúpulos.

    1. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

  26. Eu já desisti de um Brasil libre de corrupção! O homem tentou governar com isenção, mas, vejam a pressão que sofre de quem perdeu "a teta"! E a imprensa tendenciosa é a principal culpada, depois vem a esquerda desmamada é por aí vai!

  27. Nessa pandemia do covid-19, não restou outra opção ao Jair depois de menospreza-la, mostrando uma imagem de quem não se preocupa com a saúde publica. Assim, se isolou e ainda vieram as suspeitas de envolvimento indireto (juntamente com o 01) no caso Queiroz e no ataque ao STF. Cabe aos contribuintes ficarem atentos porque são os que, ao final, vão pagar as contas para sustentar as oligarquias políticas manipulando os poderes da República e seus privilégios. As crises e barganhas estão postas.

  28. Se nas próximas eleições o embate for de novo entre Bolsonaro e estes da velha esquerda, só nos resta votar em Bolsonaro de novo. Nunca mais porto em Cuba Nunca mais metrô em outros pais que me recuso a citar Nunca mais deixar países tomarem uma refinaria de petróleo do Brasil Nunca mais comprar coisas como aquela usina em Pasadina USA Nunca mais financiar emprestar/ emprestar $$$ para ditaduras da África ou América Latina . $$$$ do povo Brasileiro deve só ser usado para o povo Brasileiro

  29. Respeito os comentários de todos, textos dos jornalistas da Crusoé, leitores, tenho outras fontes. acompanho a Jovem Pan além deste. Mas não achei ninguém para derrubar Bolsonaro, então me desculpem fico fechado com ele até 2022!

  30. Fora BolsoLula! Fora Bolsonaro! Fora Traidor do Brasil! Fora Militares! Fora Milicianos! Fora Forças Armadas! Fora USURPADORES do Poder! Fora Canalhas! Fora Corruptos! Fora Centrão! Fora Assaltantes dos Cofres Públicos! Fora Foras da Lei! Fora Traidores da Constituição Brasileira! Fora Traidores do Povo Brasileiro!

    1. Ok, fora todos os citados... Mas, sobrou quem? Você, eu e os que pagam impostos e levam o país nas costas e no orifício rugoso infra-lombar quando deixamos que estes malfeitores continuem no poder a nosso prejuízo. Mudança, por nossas mãos e voto.

    2. Então encontre um "dentro alguém melhor que Bolsonaro!

  31. não reconheço mais essa revista. parece que tudo gira em torno do executivo. abusos absurdos cometidos por outros poderes nada significam para essa redação. o mundo virou só Brasília.

    1. É verdade! Felizmente temos outras fontes de informação. Se dependessemos do antagonista e Crusoé estaríamos ferrados!

  32. Nos enganamos. Ambos são idênticos. Espero que depois de tudo aprendamos a votar. Não em mitos mas pessoas que realmente desejam um país melhor.

    1. Comparar Bolsonaro com o maior ladrão da história mundial, é isso mesmo, que quebrou o país, é forçar demais, nojento, mentirosos, aff!

    1. Bolsonaro sempre foi idêntico à esquerda em vários aspectos. Atuação como sindicalista de militares, votações seguidas contra reformas estruturantes da economia, defesa do nacional-desenvolvimento e do fechamento da economia. A suposta guinada no sentido do populismo mais raso nada mais é que o escancaramento da realidade.

  33. TEM QUE AJUDAR MESMO NA PANDEMIA SÃO BRASILEIROS. LULA CONSTRUIU HOSPITAL PARA TERRORISTA PALESTINES, MANDA GRANA PARA CUBA E DITADURA AFRICANOS

  34. Kkkkkkkkkkkkkkkk Os eternos apaixonados estão irados. A história realmente se repete. Antes, os petistas cegos. Hoje, os bolsonaristas e olavistas capados em seu discernimento. Boraaaaaaaa, Antagonistas, lula, minto... trocamos seis por meia dúzia.

  35. Tudo criticam! Faz criticam! Não faz criticam! Essas pessoas beneficiadas tbém säo brasileiros e merecem ser ajudados desde que não acomodados! O bom seria que tdos pudessem trabalhar e não precisar desse dinheiro, a começar pelos presidiários!

  36. Não tem jeito, o país não vai sair do buraco. Clientelismo, populismo, aprofundamento da ignorância, corrupção, bandidos nos principais cargos da Nação....

  37. Pelo comentário tipo "se fez isso, foi errado; se não fez,ficou devendo", acho que essa colunistinha deve conhecer alguma maneira fácil de fazer dinheiro.

  38. Eu tenho uma imensa vergonha na vida: votei em Bolsonaro e fiz campanha p esse cara. Orgulho de nunca ter votado no PT. Culpa por ter votado nesse traidor, mentiroso e mais adjetivos que não vale dizer.

    1. Ana, desenvolva, por favor! Gostaria de "ouvir" um pouco mais.

  39. Não quero mais a leitura da Crusoé. Foi muito boa, enquanto se diziam jornalistas criteriosos. Quero o cancelamento, por favor.

  40. Quem não precisa de auxílio num País governado por ladrões obcecados por enriquecimento? Aí no meio dd uma pandemia você compara Bolsonaro com Lula? Eu já pedi pra não renovar minha assinatura. Ridícula

    1. Estou com vc André, essa revista é um lixo, arrependo em ter assinado e já solicitei que não renovem

    2. A revista que se duzia neutra se alinhou definitivamente de maneira insensata e passou a prestar um enorme desserviço à população e ao jornalismo decente.

  41. Que revista ridícula irei cancelar minha assinatura hoje. Tudo que o presidente faz está errado, o que vocês do jornalismo querem. Se ajuda em época de crise está errado, se não ajuda está errado. O tau do esquerdista só chora e crítica, mas dar uma solução não consegue. Estão acabando com a credibilidade de vocês em troca de promessas e dinheiro da esquerda isso está óbvio. Nunca vi uma revista mudar seu pensamento tão rápido.

    1. Elder! vai ter que aguardar até segunda-feira. Hoje não dá! 🤣

    1. Em janeiro/2020 renovei minha assinatura da Crusoe, que até então fazia um jornalismo imparcial e decente. Hoje, vejo meu péssimo investimento de vez quando, quando vejo me nojo. Não assisto mais globo e Band, cnn somente os debates do Caio copolla. Folha, Uol e Estadão, nem lembro que existem. É o Brasil nas mãos do comunismo

    2. Então, a partir de agora, ficaremos privados da sua contribuição? Ó, que pena!

  42. Se faz, é porque faz, se não faz, é porque não fez. Se faz, é comparado a lula (...e ninguem merece), se não faz, está cagando para os pobres. Vai entender o que vcs querem, não é? 🤷‍♂️

    1. Carlos Esse governo não gosta de pobres. O mitoroso disse para não dar máscaras aos pobres. Ele se aproveita da ignorância dessas pessoas que lhes são negado tudo.

  43. logo, logo bolsonaro para se integrar ao petismo, vai imitar O suplicy e cantar FATHER AND SON , com seu olhar rodando nas orbitas olhando o infinito e sua linguinha presa imitando o LULA.

    1. ha como fazer isso online? Pq vc assina online rapidinho, mas a dinamica de cancelamento esta longe de ser veloz da mesma forma.

    1. Também quero cancelar a minha o mais breve possível!!!

  44. Durante anos tive duvida se Deus era brasileiro. hoje tenho certeza o DEMONIO é brasileiro, e mora em solo Pátrio.

  45. Não tenho dúvidas nossa Constituição tem que mudar. Reeleição é escola de corrupção. 1 deputado por 1.000.000 de habitantes, 2 senadores por estado, 5 anos de mandato e mais uma centena de PECs moralizantes para nosso igualmente corrompido "serviço" público. Infelizmente no Brasil-sil-sil é pedir demais !

    1. Mas para mudar a constituição é preciso que tenhamos parlamentares que queiram mudar o Brasil para crescer e dar frutos, não pode ser com esta corja de bandidos PETRALHAS que estão aí como herança do presidiário. temos dois terços do total do parlamento que torce conta o País desejando implantar aqui o Comunismo. vide Rede Bandeirantes e o Bosta, que governa São Paulo.

  46. Se “algum dia”,o Presidente eleito pela maioria dos brasileiros, Jair Messias Bolsonaro , se transformar em um “corrupto”, (fato que eu duvido) deixo de apoia-lo ! Não entendo , o porque de não deixarem o Presidente Bolsonaro ,governar em paz!

  47. Quanta bobagem cheia de achismos, tentando comparar um período de farras imensuráveis com $$$ do contribuinte, com 19 meses sem corrupção e escândalos. E esse aporte de benefícios aos desprotegidos, aqueles "filhos da Pátria Educadora" , têm funções econômicas e sociais. As atitudes, um tanto midiáticas de hoje, são apenas reações contrárias a campanha do carcomido "ele não" pela "grande imprensa" em abstinência das verbas bilionárias. Como versão, não o fato, esse texto nem recicla...desculpe.

  48. Benefícios a quem precisa e merece são bem-vindos. Tá na hora de rever benesses com as quais o povo não concorda. O auxílio reclusão é um exemplo típico que revolta o cidadão correto. Eu - certamente sob xingamentos - acho que o tal auxílio não deveria ser pago a dependentes de bandidos. Ao contrário, os custos com o vagabundo preso deveria ser exigido de sua família. Não criou direito? Assuma, então. Talvez, assim, a família desse aos seus a educação necessária para ao convívio humano.

    1. continuando .... desde que estes senhores se aposentaram (6) continuam a usar seus cartões corporativos juntamente com seus auxiliares também pagos com nossos impostos, em número de 8 pessoas usando passagem de primeira classe e hotéis 5 estrelas, como fazem constantemente o presidiário e a Anta, o primeiro fica o maior tempo em Paris e Suíça e a segunda mora mais em Londres do que no Brasil. Bolsonaro prometeu em campanha dar fim e estes cartões mas como ele também será um, se esqueceu. .

    2. Antonio outro acinte que precisa ser estirpado é maldito cartão corporativo que todo parlamentar tem direito de uso sem limites assim sendo todos os ladrões que governaram o Brasil desde Fernando( o criador do cartão)

  49. O que a Crusoé está fazendo é um desrespeito a inteligência do seu eleitor, querer comparar o esquema de compra de deputados e senadores, o famoso Mensalão, do Lula, com programa social do Bolsonaro realmente é uma canalhice, uma ofensa à inteligência humana.

    1. até hoje,a cruzoe,foi o maior conto do vigário, que eu caí,e de dar nojo, comparar mensalão com auxílio emergencial.

    2. Exatamente isso. Esperava imparcialidade da revista , com a abordagem da notícia como notícia e não comentar de forma a denegrir a imagem do governante. A rede Globo trabalha da mesma forma e veja como está sendo tratada pelo povo. Se confiassem não assino mais.

  50. A diferença, informada pela própria matéria, e que o Bolsonaro está abrindo os cofres para o povo, já Lula foi para os partidos e amogos do rei.... Crusoé...uma ilha " fake " no jornalismo....

  51. Não sei porque tanta gente reclama da revista e continua lendo. É simples, não gosta, não concorda, não lê! Af! Cansada dos mesmos que reclamam e dizem que vão cancelar a assinatura. Ouvir opiniões contrárias a nossa é um bom exercício para fazer pensar!

    1. Desculpe Regina, mas eu fui um dos que assinei e me sinto muiiito enganado pelos fundadores da revista. Leio a revista pois paguei à vista pela assinatura e o faço, pra ter parâmetro do que continuam publicando. É uma pena, que tenham se vendido por tão pouco, ou muito, depende do ponto de vista!!!

    2. Opinião contrária é uma coisa, desonestidade intelectual é outra. A que se dizia uma ilha no jornalismo brasileiro já faz parte do arquipélago de jornalismo de péssima qualidade. Ainda bem que temos um continente se youtubers independentes que informam e analisam melhor a situação do Brasil. Mensalão deve estar recebendo a Crusoé para manipular as palavras tão sem vergonhadamente

    1. lucro nada, isso já era pra ter sido feito há mais de 50 anos, mas como não rende nada para os corruptos só foi votado agora, com ajuda de Bolsonaro. Quando esta matéria foi colocado em pauta desde que você acompanha a política?

  52. O país está se tornando ingovernável! Qualquer iniciativa do executivo e da equipe econômica para melhorar a situação dos desempregados é criticada pelos cães que ladram a passagem da caravana. Gente, vamos apresentar sugestões construtivas e ignorar estas aves agourentas ...

  53. COMPARAR MENSALÃO COM AUXÍLIO EMERGENCIAL NA PANDEMIA LOGO NA MANCHETE ?!!!! O mensalão foi a estratégia de destruição da democracia do PT comprando o Congresso e destruindo o sentido de representatividade popular. CADÊ O ALEXANDRE PRA PRENDER VOCÊS POR FAKE NEWS ? Crusoé foi censurada e se calou diante das coisas realmente graves que ameacam a democracia no Brasil.

  54. "A diferença é que Bolsonaro não rouba" é oq se houve mais. O descerebrado esquece que Lula ficou oito anos no poder, elegeu seu poste que após foi reeleita, para explodir os crimes da maior caterva criminosa. Jose Serra levou 13 anos para ser denunciado. Esperam mesmo que em um ano e meio venha a luz, todos os atos nada republicanos de Bolsonaro? Acredita nisso que já perdeu os últimos dois neurônios. Isso aqui e o Brasil minha gente! Como podem esquecer disso?

  55. Vocês, jornalistas ideológicos, deveriam ter vergonha de um título como este. O que tem a ver populismo com mensalão? Caso não tenham cultura ou maturidade para diferenciarem, vou explicar: Mensalão foi um nome dado por Roberto Jeferson à COMPRA DE VOTO DE PODRES PARLAMENTARES feito conforme o assunto por Sarney e Collor, ampliado por FHC e oficializado como mensalidade, por Lula. Populismo é buscar ganho de prestígio em atos de caridade. E falta de vergonha na cara é este jornalismo nojento

    1. No final é tudo a mesma coisa, estamos cansados de toda essa nojeira!

  56. Desculpem-me, mas é um absurdo vocês compararem o Lula e o mensalão com o Bolsonaro e a pandemia. Todos os países deram dinheiro aos seus cidadãos para ajudá-los a enfrentar esta pandemia!

    1. Concordo plenamente, esse comentário da revista é no minimo desumano Já cancelei minha assinatura, q entendi era p ser mensal e cobraram tudo de uma vez!

  57. Então quer dizer que ajudar os mais necessitados e coisa que não se deve fazer? Foi isso que vcs quiseram dizer? Aí é o fim do mundo. Por que não comentam sobre os feitos positivos do governo em vez de reportagem que não vai levar a nada? Eu já cancelei minha assinatura, como a fidelidade é de um ano infelizmente tenho que aguardar , não estaria aqui comentando se o cancelamento fosse imediato. Vcs já eram

    1. Vc falou o que iria comentar..Esta jornalista é burra por unanimidade!

  58. A diferença é que Bolsonaro não rouba como fez durante anos o Lula Ladrão e seus asseclas. Fake News que a classe média abandonou Bolsonaro. A esquerdalha em pânico. Acho ótimo.

  59. A quarentena do COVID 19, quebrou o país. São milhões de novis desempregados, e vocês querem comparar ao Lula que fazia uso do bolsa família em época de bonança ?

  60. Qual o objetivo dessa comparação? Essa associação realmente não me parece nem um pouco apropriada. Você está comparando um criminoso condenado que roubou até os talheres do planalto com [os fatos dizem por sí] o melhor presidente que o Brasil já teve nos últimos 20-30 anos. O atual presidente tem vários defeitos, porém [seu passado e até agora] tem se mostrado honesto, honrado e tem feito um ótimo trabalho. Não vejo outro objetivo dessa compração senão denegrir a imagem do atual presidente.

  61. Bolsonaro nem que queira se igualará aos 20 anos de atraso, nada a ver com essa gente. Precisa de base sim; precisa de governabilidade sim. Se vive no meio de lobos e não tem pêlo, use um casaco de pele, mas não seja como os lobos, apenas se mantenha vivo, isso é sagrado.

  62. Por isso, que a conta nunca fecha. Sobra pra classe média pagar. Sempre. Soluções mágicas em véspera de eleição. Só muda o nome da turma. Que frustração.

  63. Não existe dinheiro público. Existe dinheiro do contribuinte! Que ele seja usado em benefício da população, e não da reeleição.

  64. VOCÊS AGORA ESTA~LAMENTANDO PQ O PRESIDENTE ESTÁ BONZINHO , NÃO ESTÁ AGRESSIVO E AÍ VCS ESTÃO VENDENDO MENOS QUERENDO QUE O PRESIDENTE PARTE PRA BRIGA PARA QUE AQUELES CAPAS PRETAS TIRE O PRESIDENTE À FORÇA PQ NO VOTO NÃO TIRA , O PRESIDENTE NÃO ARTICULA, AGORA O PRESIDENTE ARTICULA , ELE ENTROU NO JOGO DE VCS , ELE ARTICULA MAS ELE NÃO PRECISA SER BANDIDO E FICA DE OLHO NOS CARAS .. O ARAS ESTA QUERENDO VER AS SUJEIRAS DO MORO , PQ ELE DISSE QUE ERA TÃO LIMPINHO , VAMOS VER SE É MESMO .

  65. Pura estupidez! Péssima tentativa de igualar o atual governo aos ladrões do passado. Toma um banho de Folha ( não a de SP), arruma um namorado... Faz algumas orações! Vai ver que melhora!

    1. Não te conheço, talvez você seja um gênio ou uma pessoa especial , mas mandar a colunista arrumar um namorado , te coloca depois do fundo do poço , que figurativamente , deve ser o local mais baixo na escala de asneiras proferidas.

  66. Salve a tua promoção de nosso Presidente. Os teus leitores são na maioria eleitores de Bolsonaro. Enquanto vc fala Bolsonaro ganha mais votos. Viva você!!

  67. Trabalho denso e relevante, Helena! O contribuinte -- que a todos remunera -- jamais hostilizou projetos destinados a melhorar a vida dos cidadãos mais vulneráveis, embora não trague o total absurdo de políticos, um verdadeiro exército nacional de ocupação e pilhagem, e a ladroagem política institucionalizada, aleitada pelo Estado obeso e disfuncional, e estimulada pela geleia real da impunidade, típica de repúblicas bananeiras, cujo destino provável é permanecer na categoria "Subdesenvolvidos".

    1. Ah, você pode não gostar da comparação! Mas, considere o fato de serem os dois países os mais populosos das Américas, sendo que os EUA têm mais de cem milhões de habitantes que o Brasil. A renda per capita americana é umas quatro vezes superior à brasileira. Talvez seja por isso que o dinheiro gasto com político se dê com parcimônia, havendo, provavelmente, receio de que, sem o devido controle, possa jorrar copiosamente pelo ladrão. O contribuinte detesta descontrole, desgoverno e ladrão.

    2. Embobinado, Bolsonaro talvez imite Dilma Rousseff, multiplicando ministérios. Não atingirá os 39 dela, mas talvez chegue perto, ao adotar o novo franciscanismo do 'É dando que se recebe'. Com a Covid-19 se impondo a quase todos os países, a loucura tende a se confundir com prudência. Vale, pois, comparar gastos com políticos no Brasil e nos EUA. Três senadores por estado no Brasil; dois nos EUA. 513 deputados federais em BSB; 435 em Washington. 11 ministros no STF; 9 Juízes na Suprema Corte.

  68. Já que falar merd... está liberado, enquanto Lularápio se orgulhava de ter tirado milhões de brasileiros da pobreza mudando os parâmetros e conceitos de pobreza e extrema pobreza, a grande mídia aplaudia ele era o cara! todos comprados do miserável até as grandes empresas com seus dirigentes corruptos, ele era o cara!. O atual presidente eleito ajuda a população que foi mandada ficar em casa é por causa de uma pandemia é comparado com um ladrão. NÃO É DE DAR NOJO!

    1. Ninguém o comparou ao ladrão petista. a comparação foi feita ao pragmatismo pelo poder , usando as mesmas armas. armas antes fortemente criticadas.

  69. Como disse o Barão de Itararé, "não existe nada de novo nos céus além dos aviões de carreira". Bolsovid-17 e Lullarápio são irmãos xifópagos: mesmos métodos, mesmas desculpas, mesma arrogância, mesma ignorância, mesmo sentimento de santidade e onipotência, ambos suportados por um gado fiel e subserviente. O Brasil não muda. Estamos condenados à mediocridade, ao atraso, à ignorância, à pobreza e a sermos escravos do crime.

    1. infelizmente, tenho que concordar com você. Só não entendo como não enxergam isso , de tão óbvio , chega a ser constrangedora a cegueira.

    2. Disse tudo Hélio. Vc está coberto de razão em cada linha, infelizmente.

  70. Tudo que o PR fizer sempre vai estar errado de acordo com o padrão CRUSOE E GLOBO.. Até o repasse de 600 reais para os mais necessitados!!

  71. Isso quer dizer o seguinte: - o pior do Brasil são os brasileiros. Enquanto existir quem se vende, sempre teremos alguns para compra-los. Enquanto existir quem acredita em demagogos, estes serão nossos representantes no poder. Enquanto esta população for majoritariamente burra, mesmo com curso superior, amargaremos os oportunistas dando balão nos eleitores. Se este povo não aprender que não existe mágica nem mágicos para o redimir, este país viverá aos solavancos, sem projetos de longo prazo.

  72. Acredito que o Auxílio Emergencial na pandemia que o Brasil viive foi um ato de um governo preocupado com a sua população. Como acredito que muitas políticas sociais do ex-presidente Lula foram atos de um governo preocupado com a sua população. Claro que esses atos como são voltados para os brasileiros mais vulneráveis, que são a maioria, aumenta a popularidade dos governos nessas classes socias. Não critico nenhum governo por isso.

  73. Nada de novo sob o Sol: no Brasil do século XXI continua firme a política de pão e circo da Roma dos primeiros séculos, e não há nenhuma perspectiva de mudança nas próximas gerações.

  74. A Crusoé vai falir com tanta assinatura cancelada. As ligações espurias o radicalismo, o modo de agir, são muito parecidos, a verdade doi e a militância dos dois lados vai espernear. Mas isso tudo que está aí só tem um culpado. Nós.

    1. Kkkkkkk só crescem o numero de assinantes!! Vcs gados do bolsopetismo adoram falar que cancelaram a assinatura! Mas estão aqui nos comentários sempre!!! Esse pulha do Bolsonabo traiu todas as pessoas de bem! Além de mandar super mal na crise do covid sem contar o péssimo exemplo! Pena que não pegou Covid e morreu pra dar espaço pro Mourão

  75. Já cancelei assinatura. Bolsonaro leva agua pro nordeste, que o pr sempre mentiu e nunca fez nada. Asfalta a strada do amazonas. No pt era um caos. etc...etc...e vem estes comunists falar que é populismo? Fazer o bem para o povo é populismo? Vão catar coquinhos cambada de sujeitos que querem o pior. Comparar um homem honesto com um ladrão comunista que quer o caos e roubou a nação, é mau caratismo. E isto esta crusoé está cheia. Maus carateres.

    1. Vai logo Carlos! Vai cego seguir seu líder supremo!!!

  76. A imprensa do carcomido "ele não" , que divulga apenas notícia depreciativa, é responsável de uma certa maneira, pelas reações defensivas. Ou pensam que esses ataques promovendo o "clima de caos" não terão resistência? É burrice imaginar que o cidadão será enganado apenas pela imprensa do FlaXFlu. Nesse jogo vale tudo,né? Quem quer dinheiiiroooo? Só que do contribuinte, não!!!

    1. Exatamente Rafael, votei nele nessa crença. Porém, vê-se claramente hj q é mais do mesmo. O pior é q alguns q criticavam a cegueira e subserviência dos lulistas, agem da mesma forma, como bolsonaristas. Ter censo crítico real, é o q falta à ambos os grupos. Por ironia, são bem parecidos, em todos aspectos.

    2. Não existe Fla x Flu!! Existem criminosos brigando por mais recursos! Bolsonabo é mais do mesmo! Farinha do mesmo saco, só do lado do saco diferente!!! De outsider não tem nada

    1. Tchau, Gabriel. Boa sorte com sua nova assinatura. Tem sempre o Terça Livre também.

  77. Por este jornalismo nojento é que cancelei minha assinatura neste jornaleco. Vcs são farinha podre é só querem insuflar o ódio na população do país. Fechem esta pocilga!!

  78. Lula=Bolsonaro. Bolsonaro=Lula. Dois analfabetos funcionais, rudes, trogloditas e populistas. Amam dinheiro público, não conseguem separar ou entender público (o que é do povo), do privado ( o que é seu por trabalho e merecimento). São, definitivamente, iguais.

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Bolsonaro NUNCA MAIS. BolsoLula NUNCA MAIS. #ImpeachmentJá

    2. Bolsonaro não é igual lula cachaceiro. Não é ladrão. Não é analfabeto. Bolsonaro se preocupa com o Brasil verde amarelo. O teu iodolo condenado 9 dedos é ladrão e se preocupa em fuder o povo.

  79. covardia vocês colocarem um título desses. Bolsonaro fez o que em oito anos o PT não conseguiu fazer. parem de criar narrativas

    1. !!!!! Deus, quanto tempo perdido; acorda povo, deixem de ser inocente util, veja de fato quem nao rouba nosso triste dinheirinho, e faz algo bom pelo Brasil e seu habitantes. A esquerda onde passa deixa um rastro de destruição. Não seja inocente

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO