PGR contra a Lava Jato
Augusto Aras quer ter controle sobre as operações anticorrupção. Procuradores reagem e denunciam um movimento do procurador-geral para engessá-los
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Em 2013, o então subprocurador da República Augusto Aras relatava a amigos o temor de se tornar alvo de um atentado orquestrado por uma organização liderada por um policial militar que praticava crimes de estelionato e extorsão com ramificações dentro do Judiciário da Bahia, sua terra natal. Desconsiderado o fato óbvio de que estava agindo em causa própria, uma vez que o motivo da desavença era a atuação do seu escritório de advocacia, Aras acionou a instituição que hoje chefia para tentar investir contra o bando que lhe metia medo. Ainda naquele ano, o procurador encaminhou um ofício para a também subprocuradora Lindôra Araújo pedindo uma investigação sobre os fatos. Sua colega abriu a apuração de imediato e, logo em seguida, declarou-se suspeita para conduzir o caso porque havia recebido várias ligações de um dos investigados. Seis anos depois, em novembro de 2019, com Aras já na cadeira de procurador-geral da República, escolhido fora da lista tríplice pelo presidente Jair Bolsonaro, o antigo pedido deu origem a uma operação, a Faroeste, cujo alvo era um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia. No dia da deflagração, Lindôra Araújo voltou atrás na manifestação de suspeição e retomou o controle da investigação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Silvana
2020-07-10 01:44:44BolsoLula é o único presidente da república que tem dentro do Palácio do Planalto um gabinete entitulado “Gabinete do Ódio” onde servidores públicos (pagos com o seu, o meu, o nosso dinheiro - dinheiro dos contribuintes Brasileiros) medíocres e haters tramam e executam a destruição de reputações de supostos oponentes do atual presidente da república e propagam MENTIRAS para confundir, iludir e distrair a População Brasileira. Um crime contra a População Brasileira. Um crime contra o Brasil.
Silvana
2020-07-10 01:23:39Fora Bolsonaro! Fora Traidor do Brasil! Fora Traidor do Povo Brasileiro! Bolsonaro é o maior responsável pela morte de 69.184 Brasileiros pela COVID-19. O Brasil tem hoje, 10 de Julho, 1.755.779 casos confirmados da COVID-19. O Brasil é o ÚNICO PAÍS do MUNDO sem Ministro da Saúde graças à irresponsabilidade e à perversidade de Jair Bolsonaro. #ImpeachmentJá
Maria José
2020-07-09 23:52:00É inegável o excelente trabalho que a Lava a Jato tem feito, porém é muito estranho que com tanta corrupção por parte de integrantes do PSDB nenhum tenha sido atingido até agora! Qual seria o motivo? Gostaria muito que a Crusoé respondesse!
Silvana
2020-07-09 18:10:10Fora Bolsonaro. Fora BolsoLula. Fora BolsoNero. Fira Milicianos. Fora corruptos. O Brasil está a mais de 50 dias SEM Ministro da Saúde e meio a uma pandemia de coronavírus. Fora Bolsonaro. Volte para o Rio de Janeiro. IMPEACHMENT JÁ
Odete6
2020-07-09 16:16:21CMPF.... que modéstia! Solicite por rua o taras e sua turma completa, solicite assepsia total e real!
Lilian
2020-07-09 12:57:16Quais são as possíveis pressões populares no sentido de proteger tais instâncias investigativas, apesar dos poderes escusos? A pressão tem que ser persistente, não pode arrefecer, mesmo na pandemia!
TADEU
2020-07-09 11:42:29Excelente reportagem, parabéns. Espero que não deixem o assunto cair no esquecimento.
Marcos
2020-07-09 09:30:02É, parece que este Brasil não tem jeito mesmo. Quando a população chegou a acreditar que a corrupção seria seriamente atingida pela ação da lava Jato, as forças contrárias e a favor da corrupção conseguem virar o jogo e dar u severo golpe na lava Jato e na esperança do povo.
Maria
2020-07-08 22:00:34por certo o Aras quer Inocentar o Lula, para perseguir o Moro e ganhar notoriedade diante do Presidente e, desta forma, assegura a terceira vaga no STF prometido pelo Bolsonaro.
Marcos
2020-07-08 15:13:35Só duas palavrinhas para falar dessa reportagem: POBRE BRASIL!