Adriano Machado/Crusoé

Quem pode mais?

Guerra entre governo e STF alcança o ápice, assume ares de crise institucional e deixa Jair Bolsonaro ainda mais exposto a riscos
29.05.20

Nos últimos dias, a guerra travada entre o governo e o Supremo Tribunal Federal alcançou o ponto máximo de ebulição. Numa disputa de “quem pode mais”, cada um mostrou suas garras e dentes na tentativa de medir forças – não sem ameaças à ordem democrática. Em meio à tragédia do coronavírus a ceifar milhares de vidas por dia no país, a queda de braço assumiu ares de crise institucional. Na manhã de quarta-feira, 27, o ministro do STF Alexandre de Moraes colocou novamente em marcha o chamado “inquérito do fim do mundo”, aquela investigação inconstitucional instaurada em março de 2019 pelo presidente da corte, Dias Toffoli, dentro da qual cabe tudo – coube até uma injusta e escandalosa censura a Crusoé e O Antagonista. Ao apanhar os pontas de lança dos núcleos ideológico, político, operacional e financeiro do bolsonarismo, o Supremo alcançou os calcanhares do presidente e dos seus filhos distinguidos por ordem numérica de nascimento. Deflagrada na esteira de uma série de ataques do governo ao tribunal, a ação de Moraes soou como uma resposta política a Bolsonaro.

A reação veio em tom decibéis acima. Sempre pronto a testar os limites da democracia, Bolsonaro, em reunião ministerial extraordinária na quarta, 27, discutiu maneiras de não cumprir a determinação de Alexandre de Moraes para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, prestasse depoimento em cinco dias à Polícia Federal por ter afirmado na reunião de 22 de abril que, por ele, botaria todos “vagabundos” na prisão, “começando pelo STF”. O presidente ainda cogitou, em mais uma clara afronta ao Supremo, alçar ao comando da PF o atual diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, cuja nomeação foi invalidada pelo próprio Moraes. No encontro com os ministros, desta vez sem câmeras de gravação, Bolsonaro disparou impropérios contra o Judiciário e exortou as Forças Armadas a agir para evitar o que classificou como “golpe”.

Insuflado pelo presidente, o novo ministro da Justiça, André Mendonça, tentou dar ares de legalidade à tentativa do Planalto de contrariar a determinação do STF: na madrugada seguinte, entrou com um habeas corpus preventivo para impedir o depoimento de Weintraub, numa espécie de blindagem jurídica para que o colega possa se recusar a falar à PF sem ser preso. Na ação em que chamou os ataques ao Supremo de “liberdade de expressão” e “crítica construtiva”, Mendonça pediu também a exclusão de Weintraub da investigação, bem como de todos os demais alvos do inquérito, incluindo bolsonaristas que sofreram buscas por críticas ao STF nas redes sociais. O gesto constituiu um lance capital da troca de chumbo entre os dois poderes. Sob os olhos de todos, sem fazer cerimônia, o governo decidiu afrontar uma decisão judicial. Ou seja, a guerra foi declarada. E com um ministro da Justiça fazendo as vezes de advogado de defesa, formalmente.

Isac Nóbrega/PRIsac Nóbrega/PRO ministro da Justiça, André Mendonça, virou advogado de defesa do governo
Na escalada de absurdos, Olavo de Carvalho, aiatolá do bolsonarismo, ateou como de costume mais gasolina à fogueira: “Esse Alexandre de Moraes não tem de ter direito de falar. Eu sou a favor da pena de morte para esses caras”, sentenciou. Em vídeo postado nas redes sociais na noite de quarta, Eduardo Bolsonaro, o filho 03 do presidente, disse que agora é questão de “quando”, e não “se”, acontecerá a “ruptura” no Brasil. Já na manhã de quinta, em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro triplicou a aposta. “Querem tirar a mídia que eu tenho a meu favor, sob argumento mentiroso de fake news. Não teremos outro dia igual ontem, chega. Ordens absurdas não se cumprem e temos que colocar limites nessas questões. Acabou, porra”, estrilou.

No meio político, situações como as vivenciadas nas últimas horas reforçam o temor de que, em algum momento, o estado de direito se converterá em estado de arbítrio no país. Quando o presidente diz em alto e bom som que “as Forças Armadas não podem aceitar um golpe dos demais poderes” e fala em não cumprir “ordens” do Supremo, há no Congresso quem reconstitua o ano de 1964, quando todos os lados tinham a carta do golpe na mão. Pairava a dúvida sobre quem ia acioná-la, até que um general voluntarioso implodiu a ordem constitucional. Convencido de que estava blindado por um “dispositivo militar” organizado pelo general Assis Brasil, então chefe da Casa Militar, João Goulart esticou a corda, ao estilo Bolsonaro, ao propor reformas “na lei ou na marra”, gerando instabilidade política no país e atiçando os quartéis. No dia 1º de abril, viu-se que o dispositivo existia, só que para apoiar quem estava do outro lado da trincheira.

Bolsonaro, como Jango, escora-se sempre que pode nas Forças Armadas, embora elas emitam sinais ambivalentes. Por exemplo, entre os temas que o presidente abordou na reunião ministerial de 22 de abril estava uma interpretação distorcida do artigo 142 da Constituição que fala do papel das Forças Armadas. “Nós queremos fazer cumprir o artigo 142 da Constituição. E, havendo necessidade, qualquer dos Poderes pode, né? Pedir às Forças Armadas que intervenham para restabelecer a ordem no Brasil”, disse ele. Para Bolsonaro, as Forças Armadas estariam constitucionalmente autorizadas a intervir a qualquer momento, como se fossem um poder moderador, capaz de arbitrar conflitos entre os poderes.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéOperação da PF fez buscas na casa do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos
O artigo 142 não contempla a possibilidade de “intervenções militares constitucionais”, nem alcançamos ainda o estágio de março de 1964. Mas, a julgar pelo recrudescimento do embate entre governo e STF, experientes políticos de diversas colorações lembram que, um dia, tudo o que se teme que ocorra mais adiante já aconteceu por aqui. Na quinta-feira, 28, o vice-presidente Hamilton Mourão saiu a campo para tentar colocar panos quentes, mas frisou tratar-se de uma avaliação pessoal. “Quem é que vai dar golpe? As Forças Armadas? O que existe hoje é um estresse permanente entre os poderes. Eu não falo pelas Forças Armadas, mas sou general da reserva, conheço as Forças Armadas: não vejo motivo algum para golpe.”

Nunca na história recente do país se invocou tanto Montesquieu e a sua concepção da harmonia entre poderes, mas eles, em especial Executivo e Judiciário, nunca estiveram tão em choque como agora. A conflituosa relação entre governo e STF, baseada em altos e baixos, sístoles e diástoles, remonta ao início do governo Bolsonaro. O próprio “inquérito do fim do mundo”, que agora estreita o cerco sobre o entorno do presidente, surgiu da necessidade de manter a espada de Dâmocles sobre a cabeça de Bolsonaro, num momento em que a cúpula do Supremo apenas desconfiava de que o Planalto cresceria para cima da corte terceirizando a ofensiva: os ataques caberiam aos milicianos digitais do bolsonarismo, comandados pelo “gabinete do ódio”, ao qual Moraes chamou de “associação criminosa”, no despacho de quarta, 27. Àquela altura, início de 2019, ainda estavam vivas na memória dos ministros as declarações de Eduardo Bolsonaro de que bastavam um soldado e um cabo para fechar o Supremo.

As placas tectônicas, no entanto, foram por um bom período acomodadas graças à atuação de bastidores do presidente Dias Toffoli com o apoio do ministro Gilmar Mendes. Depois de serem alvos da Receita Federal, os magistrados conseguiram alinhavar um armistício. Seguiu-se a suspensão dos inquéritos com base em dados do Coaf, entre eles o que tisnava a imagem do primogênito do presidente, Flávio Bolsonaro. Foi uma maneira também de começar a limitar ali as ações do então ministro da Justiça, Sergio Moro, a quem setores do tribunal fazem reservas em razão de sua atuação como juiz implacável da Lava Jato. Como contrapartida, por ordem expressa do Planalto, a Receita parou de importunar os magistrados – e suas respectivas mulheres também na mira. Embora Toffoli ainda seja um interlocutor frequente, a quem o presidente recorre quando que se vê em apuros, o período de calmaria não durou para sempre. A decisão em que Alexandre de Moraes barrou a nomeação de Ramagem, nome do coração de Bolsonaro para a direção da PF, teve o condão de estremecer novamente a relação entre o STF e o Palácio do Planalto.

Carlos Moura/SCO/STFCarlos Moura/SCO/STFDepois de exibir vídeo, Celso de Mello virou alvo da fúria do Planalto
A divulgação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril praticamente na íntegra pelo ministro Celso de Mello, no inquérito que investiga a interferência do presidente na PF, foi o elemento detonador da mais recente contenda. Na sequência, uma outra decisão do decano do STF atiçou ainda mais os instintos primitivos do presidente: o encaminhamento à PGR, para parecer, dos pedidos de apreensão do celular dele próprio e de seu filho Carlos. Foi um procedimento corriqueiro. Mas o caldo já havia sido entornado. Na sexta-feira, 22, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, peitou a corte, ao expressar numa nota-ameaça que eventual pedido de busca do telefone celular de Bolsonaro poderia “ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”. O documento subscrito por Heleno foi autorizado pelo presidente e endossado por ministros militares — nesta quinta, o chefe do GSI voltou algumas casas ao dizer que não tem ninguém pensando em intervenção militar.

Ex-assessor de Toffoli e espécie de árbitro das tensões entre o Planalto e Supremo, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, chancelou a nota de Heleno. Dois dias após a divulgação do vídeo da barulhenta reunião, Bolsonaro reproduziu o artigo 28 da Lei de Abuso de Autoridade que trata como crime “divulgar gravação ou trecho de gravação sem relação com a prova que se pretenda produzir”. Com razão, o post foi lido como um recado para Celso de Mello. Como o vídeo tornado público guarda total relação com o objeto do inquérito, é difícil que qualquer eventual ação nesse sentido prospere, mas o presidente subia ali mais uma escala na provocação ao Supremo.

Em um novo capítulo da guerra, a semana começou com Bolsonaro apresentando suas armas. Na segunda-feira, 25, o presidente – como se dissesse “ele está comigo” – fez uma visita inesperada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, personagem-chave do inquérito que investiga a interferência do presidente na PF. Cabe a ele denunciar ou não Bolsonaro, Em afagos trocados via videoconferência, depois que o presidente se convidou a dirigir-se pessoalmente até o seu gabinete, Aras disse esperá-lo com a “alegria de sempre”. Cabe aqui um parêntese: nomeado por Bolsonaro para um mandato de dois anos, Aras só foi indicado após demonstrar rezar na cartilha do presidente. Ele tem em mente que sua recondução ao cargo em 2021, ou mesmo sua indicação para uma cadeira no Supremo, está associada ao que fizer durante as investigações em curso. Nos últimos dias, o PGR mostrou alinhamento aos anseios do presidente, mesmo contrariando suas próprias posturas pretéritas.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéBolsonaro prometeu a Augusto Aras, que o investiga, terceira vaga no STF
Para tentar suspender o inquérito do fim do mundo, que havia acabado de alvejar o coração das bases bolsonaristas, Aras recorreu a Edson Fachin — que, por sua vez, pediu a Toffoli que submetesse o tema ao plenário da corte. Foi uma mudança repentina de opinião. Em outubro de 2019, Aras havia avalizado a investigação, mesmo depois de sua antecessora Raquel Dodge ter apontado a “flagrante inconstitucionalidade” do inquérito. Contradições à parte, o propósito da constrangedora visita de Bolsonaro a Aras, no entanto, era outro. Serviu para o presidente mostrar – ou insinuar, seja como for – qual o tamanho de sua tropa, o PGR incluído. Já na noite de quinta, em uma transmissão ao vivo na internet, Bolsonaro disse que pode indicar Aras para o Supremo, caso surja alguma nova vaga além das duas previstas. “Se aparecer uma terceira vaga, espero que ninguém ali desapareça, né, mas o Augusto Aras entra fortemente”, disse, em mais uma espantosa declaração (ele não explicou como algum dos atuais ministros poderia desaparecer).

Na prática, o presidente quis e quer escancarar que, nesta guerra de poderes, é ele quem tem mais força. Faz questão de alardear que estão ao seu lado nada menos do que a PGR, agora a PF, removido o “obstáculo Sergio Moro”, as Forças Armadas, a Abin, o Congresso – depois de cooptar o Centrão e manter Rodrigo Maia, presidente da casa, em confortável distância regulamentar. E a lei, é claro, uma vez que o próprio Bolsonaro já afirmou que ele é a Constituição. É por estar sentindo-se protegido que o presidente ousa enfrentar o Supremo, dizendo abertamente quando vai ou não cumprir as ordens do tribunal. Do outro lado da Praça dos Três Poderes, o STF também se pinta para a guerra e tenta reagir com as munições à disposição. Ao longo da semana, não foram poucas as declarações contundentes de Celso de Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Carmen Lúcia contra os ataques desferidos à corte. Ao fim, a estrepitosa operação da lavra de Moraes, ao alcançar expoentes do bolsonarismo nas redes e também fora delas, foi a maneira encontrada por setores do tribunal de ostentar seu arsenal na briga.

Na ação, Moraes contou com a ajuda de uma PF blindada às intromissões nada republicanas de Bolsonaro. Nos inquéritos comandados pelo ministro, quem toca a PF é Igor Romário de Paula, do Serviço de Inquéritos Especiais, grupo responsável pelas investigações que envolvem políticos com foro privilegiado e tramitam no STF. Romário permaneceu no posto graças a um trabalho de bastidores que contou com os esforços também de Celso de Mello. O temor era de que, com as mudanças na cúpula da polícia, o trabalho passasse a ser feito por gente alinhada com o Planalto.

Bolsonaro pode até falar grosso, mas no momento em que sua popularidade derrete – 43% dos brasileiros consideram o governo ruim ou péssimo – a operação autorizada pelo STF lhe abre um novo flanco em meio a várias frentes de risco. O material coletado no inquérito é fonte de preocupação para o gabinete presidencial. Aguarda-se para os próximos capítulos a quebra dos sigilos dos patrocinadores da horda bolsonarista nas redes e o mapeamento de toda a engrenagem de ataques e destruição de reputações. O governo sabe ainda que parte dos documentos apreendidos corre o risco de desaguar no TSE e servir para turbinar processos de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. Na corte eleitoral, o recém-empossado presidente Luís Roberto Barroso, crítico contumaz dos excessos cometidos pelo Poder Executivo, conta com o delegado Disney Rosseti, nome sugerido por Sergio Moro e pelo ex-diretor-geral Maurício Valeixo para o comando da PF e rejeitado pelo Planalto.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Um verdadeiro desserviço de Crusoé. Tenta desgastar a imagem de Bolsonaro e enaltece a de seu algoz, Alexandre de Moraes e o STF. O ser humano, precisa ser estudado. Lamentável!

    1. Rapaz, que ignorância, a reportagem claramente aborda a guerra que está ocorrendo dos dois lados e os arsenais que cada um tem para disparar contra o outro.

  2. O General Mourão deu o veridicto: "Há tempo para reverter o desastre. Basta que se respeitem os limites e as responsabilidades das autoridades legalmente constituídas." Do contrário, teremos a NOVA REVOLUÇÃO CIVIL MILITAR, com tanques nas ruas e os GAVIÕES DA FIEL no cemitério.

  3. Deixar o governo trabalhar é tudo o que o judiciário, o legislativo e a imprensa não querem. No Brasil, o dinheiro fala muito alto. Bolsonaro tem que ter força e determinação para seguir adiante com seus princípios e ojeriza à corrupção. Bolsonaro 2022 causa pânico no Brasil de ontem.

  4. É só observar as caras cínicas das 2 últimas ""escolhas"" para o MJ após a saída de um **Ministro de Verdade** , para se deduzir a respeito do pretendido!!! Quando será que viraremos essa página horrorooooosa da nossa História!!! Que quase 2 últimas décadas infelizes para o POVO BRASILEIRO e o BRASIL!!!!

  5. O ""sinistro da deseducação"" e sua humilhante indigência mental, é uma das maiores vergonhas nacionais!!!.... Além de significar mais um atraso de décadas para a população, associado aos crápulas patetóides, ainda acabará promovendo um prejuízo internacional irrecuperável para o país!!! A figura é a cara dessa página horrorosa da História do BRASIL, tanto quanto as da mais pura ignomínia que a antecederam!!!

  6. https://crusoe.com.br/diario/jorge-e-flavio-entram-em-campo-para-distensionar-relacao-com-tribunais/ 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Seria ainda mais eficaz convocar o fernandinho-beira-orla e o marcola-de-sapateiro para ajudar a reforçar a ""equipe""!

    1. Para ""dançar quadrilhas"", digo....já que é junho.... rsrsrsrsrs.....

    2. Um ""resort"" bom mesmo para distender quadrilhas é o Spapuda.... relax geral garantido!....

  7. Por mais q o executivo e o legislativo possam estar errados, não existe comparação ao judiciário. Todos nós brasileiros somos escorraçados, menosprezados e até sentenciadas antes mesmo de julgado por um “suposto” poder (judiciário). Quem os elegeram ??? Seus “podres” sao imunes à lei ! São vitalícios! São descarados e lambe botas! Não sofrem impeachment! E pior “são indicados ! ... como então é considerado Poder se o Eleitor não aprovou ??? Suas decisões são leis q calam os poderes constituídos

    1. Leis que não cabe ao judiciário implementar! Um judiciário cuja instância máxima protege interesses inconfessáveis, mudando de posições qual camaleão muda sua camuflagem conforme o ambiente? Leis que caberiam ao legislativo formular. Mas que legislativo? Este que sempre legislou em causa própria? Ou em prol dos que o acobertam? É a isso que chamam de independência dos poderes? São esses os poderes que referendam a democracia? SOMOS TODOS TIDOS COMO OTÁRIOS!!!

  8. Eu não entendo nada de leis, mas gosto de tirar minhas próprias conclusões a partir de fatos relatados. Pelo que estou lendo existe apenas fatos narrados e consigo entender que quem está passando o carro à frente dos pois é o STF. Vejo claramente a intenção desses 11 intocáveis. Juiz não pode aparecer, nem dar opiniões, pode ter posições politicas mas não podem expressá-las. Essa carta desse ministro mais idoso comparando o momento com a ascensão do nazismo é ridícula. Inoportuno, equivocado.

  9. 02.06, 01:40 - Diário - Comentário: Pra fazer valer a assinatura anual, cuja renovação está cancelada oficialmente. "Espetacular a reportagem. Decidiu-se ñ recolher o celular do presidente eleito p "90 milhões em ação, pra frente BRASIL, do meu 💚". Certamente atendendo pedido do general Felipe Santa Cruz, leia-se OAB, meretissimo representante do caos instalado a 35 anos. Saudades daquele q preferia odor dos muares. Renasce a esperança de q o cabo e 2 soldados continuam em sentinela.

  10. 1- Não é apenas o Povo Americano: nossa civilização no planeta inteiro NÃO CONSEGUE RESPIRAR com tamanha selvageria, tamanha covardia e regressão à barbárie, como a que aconteceu com JOÃO PEDRO MATTOS e GEORGE FLOYD, os mais recentes símbolos da estupidez que assassina seres humanos simplesmente por terem melanina a mais do que outros!

    1. 8- Será mesmo que estamos em 2020 e enviamos hoje, 'de maneira inovadora', seres humanos para uma Estação Espacial? A ISS, em português....EEI... sigla que mais parece dizer em nosso idioma..."EEI, Humanidade autofágica, acorde para tantas coisas que, não devendo ter existido, já teriam que ter, há muito, se extinguido"!.....

    2. 7- Sendo necessário descrever características pessoais, diga-se então 'pessoas negras' ou "pessoas brancas", ou seja lá de que cromática forem, como apenas um dos dados pessoais!!! Estamos ouvindo na mídia coisas como: "um negro foi morto por um policial branco". Uma pessoa branca tem outro dado definidor que a situa socialmente.... uma pessoa negra é tratada apenas como "um negro(a)", como se a mera quantidade de melanina a mais já fosse suficiente para definí-la!!!

    3. 6- É preciso cessar também o hábito idiota de nominar as pessoas apenas pela cor da pele como se isso as definisse: os "NEGROS", dizem, como se fossem ""seres dissociados" da "família humana""!

    4. 5- Assim, sabemos também, são as demais variáveis. Tão simples! Porque não ensinam fatos tão basilares às crianças para que não cresçam idiotizadas, contribuindo desse modo para que não se transformem em monstros etnistas?! Nunca vi escola alguma dar tais noções minimamente elementares de antropologia para as crianças. Ou estou distraída?....

    5. 4- Variáveis étnicas são apenas adaptações geográficas da natureza para os seres humanos. Assim, sabemos, entre outros dados, as pessoas têm mais melanina em regiões muito solares para que isso as proteja e, pessoas muito brancas são de regiões pouco solares, que não necessitam de tanta proteção na pele. Cabelos encaracolados, têm fios finos para que possam melhor encaracolar e proteger eficazmente o crânio; cabelos lisos cobrem apenas para a mínima proteção necessária ao crânio.

    6. 3- NÃO É ""RACISMO"" o nome correto para essa sócio-patologia! Esse nome precisa mudar! O erro já começa a partir do nome da barbárie: NÃO EXISTEM ""RAÇAS"" NA ESPÉCIE HUMANA!!! Somos todos uma só raça, a mesmíssima, para todos nós. O nome real do covarde preconceito é na verdade ETNISMO, o que vitima diversos grupos étnicos!

    7. 2- Um, criança ainda, inocente e dentro de casa; o outro, uma pessoa já dominada, imobilizada, sem oferecer a menor resistência, sem direito a ser ouvida e, vitimada por puro ETNISMO-SADISMO!

  11. Neste domingo, enquanto o BOÇALnero fez a sua CAVALGADA PATÉTICA por Brasília, a nação brasileira, desamparada e assutada, pranteou mais de TRINTA MIL VIDAS ceifadas pela "gripezinha" do CAPITÃO CLOROQUINA ! Esse é um "presidente" criminoso que foi capaz de substituir os médicos e profissionais da saúde, que administravam o Ministério da Saúde, por fardados oportunistas ! Até quando, tanta indignidade ? TRINTA MIL MORTOS, ainda não bastam ?

    1. A Bolsonaro nosso querido presidente, agradeço a cura de 2 chegados, por CLOROQUINA. É tbm agradeço ao ZEMA. Aqui em MG curar é barato pra todo mundo.

    2. Para esse tipo, monstruosamente perverso, absolutamente irresponsável, 30.000 MORTOS e suas famílias DOLOROSAMENTE ENLUTADAS, tanto faz.

    3. Não bastam, MAURÍLIO43. Há um tipo mentalmente doentio, que os psiquiatras definem como o pseudo-psicopata. Este consegue ser ainda pior do que o psicopata. O psicopata sabe o que faz mas, é incapaz de sentir empatia, de se colocar no lugar do seu semelhante. O pseudo-psicopata sabe o que faz e... sabe como as outras pessoas se sentem mas, consuma a perversidade mesmo assim!. Ele tem o cérebro avariado em graus variados por razões variadas.

  12. Pronto!!!! A Petrobrás para o fundo do poço outra vez!!!! Que imoralidade, que revoltante essa gente dilapidando as riquezas do BRASIL como faz o verme ditador venezuelano!!!!.....

  13. Crusoe continua no varejo e atacado com a “pilantrisse” e parcialidade. Vão para o JN, o Bonner vai receber vocês chorando igual ao Ciro Gomes. Palhaços !

  14. 2 PESADELOS TENEBROSOS dos BRASILEIROS MAJORITARIAMENTE de BEM: a gang de 200 crápulas-vendidos do centrão e o broncossauro-judas que traiu o BRASIL, vendendo o país por 30 dinheiros! Essa é a dose crônica! Em acréscimo, a dose cavalar da estupidez generalizada cotidiana!

    1. A cada "showzinho peter pan", broncossauro se ridiculariza, descendo ainda mais..... e o néscio nem desconfia da visibilidade da inveja e do complexo de inferioridade, que tenta camuflar com o de superioridade!

  15. Os fanáticos broncossóides espalharam-se sobre a área em frente ao Planalto, pra ver se pareceriam mais numerosos mas....não colou!!!!! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 *TÃO LOUCOS....MAS, AINDA BEM, TÃÃÃOOO POUCOS*, esses robôbos dos 4 patetóides!!!!.....🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭

  16. O problema, General HAMILTON MOURÃO, é que ele desgoverna!!! Os senhores ""ainda não perceberam""???!!! Ou os absurdos cotidianos já são produtos da 'contenção' e poderia ser ainda pior?!!!! 🤯🤯🤯 😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱

    1. Os péssimos exemplos para com a saúde, o desdém para com os milhares de mortos, as condutas "anti-institucionais" em proveito próprio e dos seus, a aquiescência com patetóides se intrometendo e lesando o país, negociatas com bandidos do centrão, difusão de fake news, perseguição aos probos, cooptação de "tendenciosos" nomeados, ameaças , etc...etc...etc... "por exemplo", não seriam condutas reprováveis em qualquer cidadão???!!! Só pra saber.

  17. Quem pode mais? Os homens públicos que trabalham em prol dos interesses da População Brasileira e do Brasil. Aqueles que pensam somente nos seus próprios interesses serão sumariamente esquecidos.

    1. Perfeito, Silvana. Os que exercem suas funções proba e eficazmente, estão juntos com a população de muitos milhões majoritariamente de bem. Isso lhes confere o poder de transformação e evolução do país. Os demais serão esquecidos no lixo da História mas, serão sobretudo 'impedidos', como já vimos e providenciamos outras vezes!

  18. É o cúmulo! Esse PR prometer ao PGR, que tem nas mãos o seu futuro, se ele permanece ou não na presidência, um cargo vitalício no STF em uma pouco provável 3ª vaga. Mais uma jabuticaba brasileira. Isso é vergonhoso!

    1. Vergonhoso seria lá colocar uma víbora q se vende pelo cargo vitalício. Em breve pedirá desculpas a todos os safados q ajudou a colocar na cadeia.

    2. Exato, e põe indecência vergonhosa nisso, compatriota Marcos!

  19. O STF está fazendo o jogo dos partidos derrotados: não conseguem no voto, querem tirar o presidente no tapetão. O Executivo não pode governar.

    1. STF, PSDB e Globo/ Crusoé, unidos por um Brasil pior!

    2. Tadinho do executivo.... de tanta ""pena"" me faz chorar.... A ""pena"" é mesmo verdadeira....em todos os sentidos.....rsrsrsrsrs......

  20. Nada a comentar. Só muito triste com tudo que está acontecendo. Essa pandemia só véi me mostrar que. A RAÇA HUMANA NÃO DEU CERTO.

  21. Uma revista que chama manifestação de torcida organizada promovida por bandidos do PSOL de manifestação democrática e atos de manifestação de cidadãos de bem de ato ante democrático, não merece nenhum respeito, Crusoé lixo.

  22. Incrível, por quanto será que a Crusoé vendeu sua opinião. De censurada que gritava,com razão,sobre o arbitrário inquérito do STF.Esqueceu que o STF soltou Lula,derrubou a prisão em 2ª instância,não puniu ninguém da Lava Jato,solta corruptos a toda hora,legisla,se intromete em outros poderes,desfaz atos do presidente para proteger aliados de Maduro,expõe reunião secreta de Ministros,onde JB não comete crime algum,exige trabalho e conduta correta de Ministros!O STF deu as costas p/o Brasil.Basta!

    1. Concordo com o Ronaldo, é mais, como q a Crusoé pode ficar do lado de Moraes, esse mesmo q tentou junto com Toffoli calar a imprensa... antagonista e Crusoé se compartam parcialmente ao sabor de idealismo político partidário ou solidário a Globo w já voltou com o Diogo o ou para o Manhatan conection... “maria vai com as outras”.

    1. A Crusoé não disse que concorda com a investigação. Você sim, está sendo parcial.

  23. Os três poderes neste país estão podres há muito tempo. Qdo um cara como Sérgio Moro peita todo o sistema, eles se unem da esquerda à direita para a manutenção dos privilégios e esquemas espúrios. E que o povo se foda na pandemia.

    1. Kkkkk, Dna Márcia, vai catar coquinho. Vc acha mesmo que alguém vai ficar menor ao cancelar esta porcaria? Menor vai ficar a Sra, se continuar lendo!

    2. Para a CRUSOÉ, não vai fazer falta, mas você vai ficar menor com seu caMcelamento.

  24. É impressionante como esse parasita berdôildo tem a cara típica de bandido, néscio, safado e espertalhão!!!! Polícia Federal nele!!!! Papuda nele!!!!

  25. Acho que a Crusoé precisa se nova intervenção para refrescar a memória! Inquérito tocado por juiz ou ministro é inconstitucional! Invadir a residência de jornalistas, como terça livre, é inconstitucional! Invadir a competência do Executivo, interferindo em nomeações, é inconstitucional! Requisitar vídeo de reunião ministerial e divulga-la, é inconstitucional e, possivelmente, ato criminoso!

    1. Concordo.Parece que a CRUSOÉ está sofrendo de memória seletiva. Medo do STF? Que feio!

    2. Exatamente!!! As ações inconstitucionais cometidas pelo STF, não são mencionadas!!!

    1. Coisas chatas e ""auto-ridicularizantes"" esses robôbos acéfalos, gente....

  26. Reportagem medíocre, nenhuma palavra contra os desmandos e descalabros dos ministros do STF. Parece que gostaram da censura feita à Crusoé, pelo STF, porque foi benéfica à revista, serviu como propaganda. Crusoė prestaria um serviço aos leitores se colocasse especialistas com diferentes posicionamentos sobre o artigo 142 da Constitição Federal. Com certeza o artigo não está encravado na Carta Maior pra dar base a golpe nenhum, mas também não está lá apenas pra servir de enfeite.

  27. Em casa que falta pão todo mundo grita e ninguém tem razão. O stf continua me envergonhando, o congresso continua tão espúrio como nos últimos vinte e cinco anos, e o desmiolado é mais um que traiu meu voto. Enquanto isso o país vai à deriva sofrendo com a pandemia e a população com o risco de passar fome. Todos os envolvidos deviam de ter melhor sentimento de brasilidade e mais responsabilidade na execução de seus trabalhos.

  28. Brilhante descrição de toda a trajetória desta guerra alimentada pelos desmandos do presidente e seus filhos.. enquanto isso, as vítimas feitas pelo covid vão aumentando em todo o Brasil. O povo sofre pelo desemprego e doença, o líder passageiro come bolos e lustra suas armas para exposição diária da sua pseudo-força ..

  29. Será que estamos retornando aos tempos das monarquias absolutistas? O STF denúncia, investiga, julga, condena em nome da democracia. A quem os réus recorrerão em caso de condenação?

  30. Diário, 30.05, 19:01hs: Precisamos do nosso PRESIDENTE assim, com sangue nos olhos. Os medrosos não se espelharão em MORO. MORO fudeu só Lula pq é psdbista de merda. Weintraub nos representa e não está sozinho.

    1. José, você é a ptova definitiva da má qualidade do gado bolsonarista.

  31. Incrível como há mais de um ano vejo bolsonaristas dando piti aqui nos comentários das matérias de Crusoé, sempre dizendo que estão arrependidos da assinatura e que não irão renovar, etc. Mas são todos mentirosos. Tivessem falado com verdade e sinceridade, considerando o tempo que vem falando, não os teríamos mais por aqui fazendo seus comentários com os xingamentos e bordões de sempre contra quem ousa ofender o culto ao presidente.

    1. só estamos aqui porque o cancelamento da assinatura é dificultada ao máximo.... compreensível....se transformou num lixo completo

    2. O pior de tudo é ver a categoria do bolsogado ao defender o seu ponto de vista! Usa uma argumentação só equiparada ao petismo. Salve a igualdade!

    3. Cancelei a assinatura q vence em agosto seu bundão. Exatamente na reportagem em q Maynard decidiu manter seu emprego na globolixo. Representa tão bem o caos q substituirá Ze de Abreu nas novelas ideológicas. Perdeu Rogério. O cerco avança!!!

    1. É, já deu pra perceber sua compatibilidade ética com essa revista. Foram feitos um para o outro

    2. Eu continuo admirando está revista. E muita gente mais....

  32. Pois é, a realidade dos fatos se impõe. Graças ao PT caímos numa armadilha do baixo clero. #forabolsonaro e sua caterva. Estelionato Eleitoral é o nome.

  33. Na minha opinião, quando conheci a CRUSOE acreditei que seria um canal com profissionais sérios, jornalistas comprometidos com o sentido literal de 'imprensa', que informa, noticia, sem partidarismos, com isenção de dogmas e idealismos. Mas depois que chegaram alguns jornalistas oriundos da Folha SP e VEJA, a coisa mudou. E para pior. Infelizmente.

    1. Desde que esse cara foi eleito é só problema é traição ao seu eleitorado, vejam a distribuição de cargos ao funesto centrão, intromissão de seus filhos criando conflitos políticos. Esvaziou a lava jato ao permitir o juiz de garantia e limitação das prisões provisórias como também limitar a delação premiada, enfim faltou citar outras tantas interferências desastrosas para o bem, seguir esse cara é ter uma imaginação bovina mesmo

    2. Concordo. Noto uma certa militância anti Bolsonaro.

  34. Diário, 30.05 às 17:21hs. Gadelha é cúmplice das artimanhas do centrão. Ou a verdade, melhor manter Bolsonaro com sangue nos olhos. Partidário q é, nenhuma análise sobre as consequências em o centrão escravizar todo um POVO. Eleições municipais sem novos representantes confiáveis, c sérias consequências às orcrims partidárias p 22. O POVO ñ querendo nada do q viu em 35 anos, optará por rasgar o VOTO ou emplacar novamente o ñ palhaço. Eu já defini. Q Zema e alguns q se salvam, respeitem.

  35. Diário, 30.05, 17:10. Weintraub é MORO entenderam o recado do presidente eleito democraticamente pelo POVO brasileiro. Isentões, traidores e quem não tem culhão p enfrentar o CRIME organizado, se retire, se tem pretensões políticas p 2.022, porta de saída aberta p se associarem aos corruptos como Andrade e Dória, ou aventuras próprias! MORO covardemente se associou à globolixo e pariu o seu "puta". O soldado Weintraub nos representa. BIDA QUE SEGUE. Ñ existe ambiente p covardes.

  36. Diária, 30.05, 16:32hs: Maia Botafogo, filho de César, patriarca do CRIME ORGANIZADO no RJ, tem q entender q ñ depende de "falas" do Gov federal p a insegurança imperar, principalmente no RJ. O POVO ñ quer saber de blá blá blá ou mi mi mi, c governantes.A prisão em 2a. instância e fim do foro privilegiado, pautas q vc, vagabundo q é, participa em CONLUIO c condenados do centrão e do congresso, sob os olhos "flácidos" de togados, teimam em não avançar, é a razão da discórdia. BATATA ASSA!!!

  37. Fico me questionando porque tantas críticas estilo Bolsonarista de inúmeros leitores aqui. Vou sugerir que nas próximas matérias coloquem ilustrações (desenho) para essa parte de leitores que resistem em entender. Ótima matéria!

  38. acho interessante aqui na Crusoé é que as reportagens são sempre " imparciais", sem juízo de valor... trazem os fatos como eles são, porém nessas edições semanais eu enxergo uma total parcialidade; óbvio que o governo merece todas as críticas mas "dai à César o que é de César" o judiciário e o legislativo tem culpa e atualmente o judiciário vem ganhando destaque. ngm governa sozinho e parece que o pessoal que faz essas matérias não perceberam isso ainda.

    1. A Revista Oeste está bem melhor. A Ana Paula Henkel que era da Crusoé já se bandeou para lá. Há também vários jornais onlines excelentes. Só estou esperando vencer a assinatura para cair fora.

    2. Caro João, infelizmente, não na mesma forma em que você avalia. Quando deixei de ser leitor de Veja, fui para Crusoé encantado por edições isentas e com aquele caráter informativo que vivenciamos em Veja, mas, lamentavelmente as claras pretensões idelógicas das ultimas edições de Crusoé me causaram um certo desencanto que com certeza me deixará novamente órfão de um verdeiro instrumento de "informação" . Formalizar opinião num país com tantos desonestos e mal intencionados não é bom negócio.

  39. Ótima síntese. O sistema de chacks and ballances em ebulição e todos os players dessa crise institucional ora avançando além de suas atribuições constitucionais, ora recuando, agora sem o ex juiz de acusação Sérgio Moro.

  40. Vai ser gozado quando a Crusoe for visitada pela PF como parte do inquérito ilegal das fake news ! Vocês sabem que isso pode acontecer a qualquer momento, já que foram censurados ano passado por denunciar a mesada do toffonho. Aí vão virar blog bolsonarista? Migrando para revista Oeste em 3,2,1

  41. Em vez de enfernizar o governo de Bolsonaro, porque não enfernizam o STF? O povo do bem vai cobrar de vocês por apoiarem uma ditadura contra a liberdade de expressão e contra a grande maioria do povo brasileiro! Crusoé e Antagonista se mostraram nos últimos tempos como sendo mais um veículo de comunicação tendencioso, não confiável. Não leio mais, só passo os olhos na esperança de ver uma luz, mas até julho poderei manifestar minha decepção (se não confiscarem meu celular)!

    1. Contra fatos não há argumentos. Só aquelas bobagens dos cegos. Parabéns pela matéria. O Gabinete do ódio paga com $$ público essa gente horrorosa .

  42. por causa de matérias desse tipo, acabei de assinar a revista oeste. só vou aguardar vencer a assinatura da Crusoé, pois já paguei a anual. mas não vou renovar mais.

    1. vejo que alguns assinantes da Crusoé, devem ser remunerados pelo gabinete do ódio , dada a incoerência com que defendem o governo que está á deriva e fazendo água.

    2. José parece que vc é igual ao mandriāo Bozonaro, pelos seus comentários parece que o seu vocabulário é de no máximo 500 palavras, e não gosta de trabalhar igual bozoburro pois vive comentando matérias. Pior cego é aquele q não quer ver as alianças espúria q este chefe da ORCRIM miliciana está fazendo para escapar do impchman que está no seu calcanhar.

    3. Também, vou cair fora! Mudei até o meu Cartão pra não vir com essa tal de 'Renovação Automática Assinatura'. E, vou torcer para a Crusoé ficar de joelho para o Pretorianus Aurelius Moralius. Pode ser quê se lembre que existe um Presidente que está lutando para que tenhamos uma democracia com D maiúsculo...E claro, com imprensa realmente, livre...Bando de viciado em mortadela...

  43. Que jornalistasinho, fez um artigo onde as ações do STF somente são criticadas , quando se refere a censura da Crusoé. Jornalista imparcial não é jornalista é torcedor, não vale nada como profissional.

  44. Vejo neste governo: Damares no pé de goiaba(querendo prender governadores)--Weintroubles com IMPRECIONANTE conhecimento de KAFTA.--general heleno babando na gravata e mijando nos pés.--bolsonaro MENTECAPTO ENFEZADO (cheio de fezes)

    1. Prezado senhor presta , por favor, mais respeito a língua portuguesa.

    1. Sérgio e Pereira se quiser entro com um pedido no STF exigindo que cancele suas assinaturas, mas já solicitei ao suporte com base em seus depoimentos (cancelamento), fazerem o bloqueio dos seus acesso. Só não viu consegui impedir de vcs lerem no YouTube.

    2. Sérgio, você pediu o cancelamento? A minha está cancelada desde abril. Merda de revista essa Crusoé.

    3. Esta revista virou puxadinho da Globo. Sugiro que passemos a chamá-la de Globoé.

  45. Ótima reportagem!!!! Totalmente lúcida, objetiva e clara, porém o fanatismo, de certos eleitores do PR, não querem enxergar o óbvio: BOLSONARO É O LULA DA DIREITA. Estamos no mesmo😪😪😪 sem contar o covid_19 ainda temos que aturar este desgoverno incompetente, beligerancia e porquê não dizer desonesto. Pensa unicamente em sua FAMILICIA o ministério da Saúde hj.se parece mais com um quartel. Que Deus olhe por nós 🙏🙏🙏

    1. Lula da direita, vírgula, o atual Presidente é um falastrão, enquanto o nove dedos é um ladrão. Ao contrário do que afirma, Senhora Nanã, não assinamos em baixo de tudo que o atual governo faz, mas cobramos que governem com austeridade, pois os políticos são meros empregados do povo, não temos bandidos de estimação. Agora, se cometer crimes, como a famigerada corrupção, que responda aos ditames da lei.

    2. Sim, Bolsonaro é o lula da direita mas, convenhamos, quebrar e assaltar o país certamente não está nos planos do capitão.

  46. Manda que pode, obedece que tem juizo. Em estado de arbítrio o país foi colocado pelo STF. As forças armadas podem garantir o Estado de Direito, Quando criminosos são solto e cidadãos são perseguidos pelas suas preferências politicas isso tem nome. As forças armadas tem o dever constitucional de por ordem na casa. Talvez não precise.

  47. Essa revista se transformou no órgão de imprensa mais desprezível desse país. Admitem abertamente que o inquérito é inconstitucional e só foi criado para perseguir e ameaçar o presidente através de seus apoiadores, mas mesmo já tendo sido vítima dessa excrescência defende ela abertamente e diz que autoritário e não aceitar um abuso inconstitucional desses. Essa revista virou um lixo imoral exalando os miasmas pútridos da hipocrisia e da indecência. Absolutamente vergonhoso defender censura.

    1. São uns Torcedores do contra que imaginam que são jornalistas

  48. Já passou da hora de o Brasil estabelecer exigências quanto à capacidade intelectual, os valores morais e a formação acadêmica para empossar governantes, parlamentares e ministros do Supremo, evitando assim que se assista a esse confronto diário entre os representantes dos 3 Poderes. Isso se deve, sem sombra de dúvidas, aos baixos níveis dessas figuras medíocres que somos obrigados a escolher de 4 em 4 anos, por absoluta falta de melhores opções. A coisa chegou a um ponto inconcebível!!

    1. Parabéns Lúcia pela sua linha de raciocínio, infelizmente creio que ainda vamos sofrer muito com isso! Veja a conduta do ministro que cuida da educação do povo brasileiro.

    2. concordo com suas palavras. Para nos livrar da esquerda, elegemos, a contra gosto, um filhote de Ditador. Agora temos que aguenta-lo até 2022. Que Deus tenha misericórdia de nós brasileitros

  49. Crusoé virou um poço de cinismo. Atribuir a Bolsonaro essa crise que sabemos muito bem que é orquestrada no STF/Senado/Câmara numa tentativa de um terceiro turno e esse inquérito absurdo do qual vcs próprios foram vítimas e ainda mencionar ataque a hordas de bolsonaristas é de uma de uma leviandade ímpar.

    1. Quem discorda dos iluminados antas é chamado de "gado", "direita xucra" e por aí vai.

  50. Pedido de apreensão do celular eh um procedimento normal!!! Gostaria que o articulista informasse quantas vezes foi feita esta exigência do lula e da Dilma e seus ministros Se eh um procedimento normal. Quando anunciaram que está revista seria uma ilha no jornalismo eu acreditei porém a ilha afundou junto com o estadão e a folha. Cancelei a minha assinatura da veja porque segue o mesma linha de toda imprensa esquerdista e vou pedir o cancelamento desta também.

    1. Não agradece mesmo. A Globoé não aceita cancelamentos. Até para evitar uma renovação automática tem que ficar atento para enviar e-mail informando a desistência da renovação. Ninguém entra na justiça por algumas parcelas de 15 reais. Quem está insatisfeito, tem que expor as suas opiniões nos espaços de comentários da revista sim. É o nosso direito! Comentem ao máximo que puderem!

  51. Os bolsoPetralhas estão enfurecido.... a boiada está próximo ao corte..... São os petistas da extrema direita . Já que não querem ouvir as verdades, vão ler a coluna do Alexandre Garcia.....

  52. A covid-19 deve estar sem entender nada. Enluto tanta gente, e aqui no Brasil, prefere brigar entre si. Me ignoram. É revoltante. Se for preciso matar mais gente para chamar atenção de minha maldade, vou matar. Não admito tamanha indiferença. Por outro lado, fico triste em ver o povo brasileiro desprezado por aqueles que deveriam defendê-lo. Gosto do embate. A vitória tem mais sabor. Estou em conflito. Azar do povo. Sou um vírus.Vou cumprir o meu dever.Estranho país.

  53. Gostaria de receber nas notícias mais fatos e menos opiniões. Lamentavelmente a mídia brasileira oscilando entre um extremo e outro, vende ilações e opiniões. A muito tempo não sou mais bebé, não preciso de papinha. Tenho dentes, prefiro mastigar a comida. Estou cancelando a assinatura, prefiro ir na fonte e opinar e me expressar com toda a liberdade. Todos tem suas razões, mas a guerra é uma idiotice humana.

  54. Gostaria de receber nas notícias mais fatos e menos opiniões. Lamentavelmente a mídia brasileira oscilando entre um extremo e outro, vende ilações e opiniões. A muito tempo não sou mais bebé, não preciso de papinha. Tenho dentes, prefiro mastigar a comida. Estou cancelando a assinatura, prefiro ir na fonte e opinar e me expressar com toda a liberdade. Todos tem suas razões, mas a guerra é uma idiotice humana.

    1. Exatamente isto, Jaime. Veja que a Crusoé está agindo exatamente igual à Rede Globo. A diferença é que este público é formado por uma maioria esclarecida politicamente e em breve terão pouquíssimos assinantes. Já, na TV aberta, muitos não tem o discernimento para notar as grotescas manipulações das noticias visando manipular as pessoas menos esclarecidas para formarem opiniões conforme as suas linhas editoriais.

  55. Gostaria de receber nas notícias mais fatos e menos opiniões. Lamentavelmente a mídia brasileira oscilando entre um extremo e outro, vende ilações e opiniões. A muito tempo não sou mais bebé, não preciso de papinha. Tenho dentes, prefiro mastigar a comida. Estou cancelando a assinatura, prefiro ir na fonte e opinar e me expressar com toda a liberdade. Todos tem suas razões, mas a guerra é uma idiotice humana.

  56. Gostaria de receber nas notícias mais fatos e menos opiniões. Lamentavelmente a mídia brasileira oscilando entre um extremo e outro, vende ilações e opiniões. A muito tempo não sou mais bebé, não preciso de papinha. Tenho dentes, prefiro mastigar a comida. Estou cancelando a assinatura, prefiro ir na fonte e opinar e me expressar com toda a liberdade. Todos tem suas razões, mas a guerra é uma idiotice humana.

  57. Revista Globoé, vamos esclrecer alguns pontos sobre o inquérito das Fake News: 1- Juiz não pode investigar, apenas MP e polícia. 2- Fake News não é crime pelo código penal 3- Raquel Dodge arquivou o inquérito, mas o STF ignorou. 4- O Juiz do caso não pode ser escolhido, tem que ser sorteio. 5- A liberdade de expressão está sendo violada. 6- Os advogados dos investigados não tiveram acesso aos inquéritos. 7- Os supostos Crimes não ocorreram nas dependências do STF,assim, não há competência do STF

    1. Quem vai investigar e processar Alexandre de Moraes ou quaisquer outros Ministros do STF por abuso de autoridade? A ditadura do STF já começou. Eles rasgam a Constituição porque se sentem acima da Lei. Sabem que tem a proteção de Alcolumbre que já disse que não vai colocar pedidos de impeachment em votação no Senado. Isto são fatos, só não percebe quem não quer ver.

    2. essas coisas se resolvem dentro do judiciário e não no boteco do aiatolá Bolsonaro . Ele não pode ficar falando como um abestado, lá no mercadinho, mandando jornalista calar a boca. e JB não não sabe a diferença entre uma fatura e uma duplicata, e fica querendo comentar Assuntos jurídicos? o atual min da Justiça fez correto ao entrar com um habeas corpus ou sei lá oque

    3. Parece bem claro que houve abuso de autoridade de Alexandre de Moraes

  58. Por que o STF não é constituído somente por Juízes de 3° Instancia e Desembargadores devidamente concursados e promovidos por meritocracia? Assim, não teriamos Ministros indicados politicamente por ex-presidentes que tanto mal fizeram ao povo e que hoje ocupam a posição mais alta da Suprema Corte com mandatos vitalícios, algumas vezes ignorando a Constituição e interferindo indevidamente no Poder Executivo ou protegendo corruptos garantindo a certeza da impunidade.

  59. Por mais que a Crusoé tente incutir o seu modo enviesado de ver as coisas, não pode se esquecer que esse mesmo sujeitinho que ocupa uma cadeira no "stf" é o responsável pela censura imposta à revista alguns mêses atrás. A melhor frase para definir essa bagunça (em grande parte gerada pelos poderes Legislativo e Judiciário) é a seguinte: "CADA MACACO NO SEU GALHO". Ou seja, os três poderes tem que ser harmônicos e independentes. Um não interfere na atribuição do outro. ARTIGO 142, JÁ!

  60. Estranho este posicionamento de "quem pode mais". Não seria o caso de "cada macaco no seu galho" ? E qual o macaco fora do seu galho ? Sem dúvidas, nosso minúsculo stf !

  61. Estranho este posicionamento de "quem pode mais". Não seria o caso de "cada macaco no seu galho" ? E qual o macaco fora do galho ? Sem dúvidas nosso minúsculo stf !

    1. Engraçado, agora do nada o STF virou a casa dos homens bons! Ainda vou viver para ver!

    1. Presidente com índole, caráter e coragem? É piada, né?! Senta no colo do Centrão, está sem ministro da saúde em plena pandemia, perpetrou o maior exemplo de estelionato eleitoral da história desse país. Até a cegueira ideológica tem limite. Cada vez mais me convenço que os bolsominions são os petistas de amarelo.

    2. Que covardia é essa? Pela primeira vez vemos um presidente que tem índole, caráter e coragem! E o brasileiro o que faz? Cai no papo dessa mídia chula, barata e tendenciosa! Ahhh... como eram bons os tempos do PT... éramos roubados, mas e daí... o dólar era baixo!

    3. Vamos deixar falar só os brasileiros patriotas, os apátridas vão pra Cuba que pariu!

  62. Quando a Crusoe foi vitima de censura, todas as pessoas decentes se levantaram para defendê-la, quantos outros são censurados e intimidados, ela ataca os censurados e intimidados. Crusoe você é hipocrita!

    1. Crusoé esqueceu que foi vítima de censura do STF , Cristina. Por que será, hein?

    2. Esses responsáveis pela revista são um lixo! Quer dizer que Bolsonaro esbravejar contra os maus feitos do STF é coisa de ditador? Bem feito vocês pagarem mico para o STF, no tal processo do fim do mundo...

    3. oh Crusoé,deixe que nós pagadores,comentemos. acho um saco vcs darem opiniões tão extensas. Deveriam dá a notícia, inclusive trazendo novamente os fatos anteriores,como bem lembrado por Cristina e aguardar quem paga, opinar

  63. Na minha opinião,deveriam publicar novamente o artigo sobre o ministro Toffoli que deu origem à censura do Antagonista.So para lembrar que o STF não é investigado nunca!

    1. Vcs leram o artigo do Mario Sabino desta edição? Lá ele deixa bem claro o que pensam sobre o STF . Quem ler vai ver que não mudaram de opinião

  64. Eu não acredito mais no STF. O comportamento de todos sem exceção beira o caos e provoca o caos, justamente o contrário que deveria ser. Todas as decisões tomadas até agora são coordenadas por atitudes ditatoriais que jamais imaginei que pudessemos ver em pleno século 21. Ninguem gostaria de ver a aplicação do artigo 142, porem do jeito que andam as decisões... não tem jeito...

    1. Ana,vc já deve está crescidinha,para acreditar em STF ainda acredita no PAPAI NOEL?

  65. To achando que o tal "gabinete do ódio " gastou uma grana aqui tbem em assinaturas Cruzoé.... kkkkk Parabéns, Meninos Antagonistas. Parabéns pela lucidez, pelo olhar sempre isento de paixões ou ódios. Parabéns pelo equilíbrio em mostrar os fatos e derramar a experiência jornalística. Como diz Nando Moura, o Minnnnnto é uma farsa, um covarde que não cumpriu nenhuma promessa de campanha e que entrega o país ao Centrão em defesa sabe-se Deus de q coleção de absurdos ( para n usar outra palavra).

    1. Quanta lucidez em Ana!? Agora volta lá fazer feijão, passar a roupa e agradar o marido... opinião de dona de casa que adora a Globo... aqui não vale!

  66. Por que teria o TSE de cassar Mourão? O impedimento de JB seria azeitado pelo fato de ter o Vice livre trânsito nas áreas civil e militar, não estando embobinado com o 'Gabinete do Ódio', nem com tentativas tolas de blindar putativos beneficiários das Rachadinhas Alér-J-icas, aparentemente rotineiras nas casas legislativas do País. O cargo de Vice, dizia o Presidente Harry Truman, não vale uma cuspida. Entretanto, na hora do pega-para-capar é o Vice que assume; e não vivemos tempos de Goulart.

    1. Não é sem razão que os panelaços, cada vez mais frequentes, são acompanhados do "General da Banda", cantado pela saudosa Elis Regina. Minha tia Artemísia, que medicou inúmeros narcisistas e psicopatas desenganados, reclama da vizinha que não se cansa de esgoelar o verso famoso, "Mourão, Mourão, catuca por baixo que ele cai". Quando a erosão do poder é reconhecida nacional e internacionalmente, a queda se dá nos moldes da URSS, como resultado do tédio coletivo, dispensados os estímulos de praxe.

  67. E tb há q se lembrar q todos esses ministros do STF foram nomeados por políticos no poder, muitos deles atuando de forma duvidosa, sem q sejam questionados em situação de conflito de interesse. Eles confundem a pessoa com a instituição o tempo todo, como se ELES fossem inatacáveis, invocando de certa forma a lei de segurança nacional q ecoa os crimes de lesa-majestade. O fim da picada. Se nosso judiciário for representado por algumas dessas pessoas de forma inquestionável, estamos perdidos.

  68. Não entendi muito bem o tom dessa matéria. Há uma suspeita de q Bolsonaro queira de fato "dar um golpe" para se tornar um tipo de ditador com apoio das forças armadas? Eu só vejo um ser perturbado emocionalmente, despreparado para o cargo e desequilibrado tentando bater na mesa e gritar mais alto pra desviar a atenção de sua real incapacidade de liderar e governar. Como os q acusava, ele age de maneira corrupta, ao não separar o público do pessoal. Isso é claro.

  69. Boa matéria! Infelizmente é nossa realidade e acontece em um ambiente de pandemia, mas o exercício da liberdade é o caminho do esclarecimento mesmo para os insanos e mal educados.

  70. Já pedi cancelamento dessa porcaria mas tenho que esperar até agosto,infelizmente.Esse pasquim não serve pra mais nada,perdeu o rumo e foi parar no esgoto do jornalismo.

    1. Lembra do Lula Livre? Então, é igual ao Fechado com Bolsonaro

    2. JÁ VAI TARDE!! QUE BOM LEITORAS COMO VC SUMIREM DAQUI.👏

    1. O que está em vala comum é esta disputa, que na verdade não se une em uma vala, mas sim em uma fossa séptica. Duas forças muito poderosas estão em conflito e quem sofrerá as consequências, vença quem vencer, seremos nós cidadãos comuns.

    1. pois é né? mais do mesmo. tentei Crusoé para não assistir os outros,mas me dei mal

  71. E aí ex-capitão, o pessoal aqui de baixo acha que você estava dando esporro em RECRUTAS, que estava valente, né? Fala pra nós, você estava dando recado para os Ministros do STF que por ser muito MACHO e VALENTÃO, embora NÃO seja competente para tanto, vai IMPEDIR que a Polícia Federal cumpra Mandado Judicial expedido por qualquer Ministro do STF? Essa estamos pagando pra ver! Vai sujar as calças? Hein?

  72. Que nível de baixaria essa Crusoe está trabalhando. Quando Dias Toffoli calou a boca de vocês, todo mundo apoiou a Crusoe. Agora mudou tudo. Espero que vocês vivam muito. Aqui se faz aqui se paga. Igor Gadelha, você é MANDETTISTA filho da puta.

  73. Na verdade, com a eleição de um candidato de direita, inédita até então, esse choque entre Executivo e Judiciário era esperado devido ao aparelhamento do STF com juristas de idoneidade duvidosa e grandes simpatizantes do comunismo como forma de governo "democratico"! Todos, sem dúvida, são comunistas declarados, alçados por aliados de momento e cumprindo seu compromisso de proteger os cumpanheros!!!

  74. mais uma análise parcial da Crusoé, mostrando seu lado golpista. Difícil até de ler ... sem vomitar. Já larguei a Veja por estas mesma condicão ...

  75. Gadelha, você é um patético fofoqueiro que joga o jornalismo brasileiro em um nível mais profundo ainda no poço de medíocridade onde já se encontra. Como aqui é uma DEMOCRACIA quem corre risco são estes dementes do STF, sofrerão na maioria impedimento por usurpação do poder e abuso de autoridade. Quanto a este pasquim, já cancelei a renovação da assinatura mas debitaram em maio.

  76. Quando o Moraes silenciou vocês todas nós repudiamos a atitude. Agora seus nogentos, estão contra quem os defendeu. CANCELA ESTA MERDA DE ASSINATURA JÁ......

    1. E eu vou assinar duplamente, pela coragem, imparcialidade e competência desses jornalistas que fazem a Crusoé.

  77. Gadelha, você é um patético fofoqueiro que joga o jornalismo brasileiro em um nível mais profundo ainda no poço de medíocridade onde já se encontra. Como aqui é uma DEMOCRACIA quem corre risco são estes dementes do STF, sofrerão na maioria impedimento por usurpação do poder e abuso de autoridade. Quanto a este pasquim, já cancelei a renovação da assinatura mas debitaram em maio.

  78. Gadelha, você é um patético fofoqueiro que joga o jornalismo brasileiro em um nível mais profundo ainda no poço de medíocridade onde já se encontra. Como aqui é uma DEMOCRACIA quem corre risco são estes dementes do STF, sofrerão na maioria impedimento por usurpação do poder e abuso de autoridade. Quanto a este pasquim, já cancelei a renovação da assinatura mas debitaram em maio.

  79. Só é injusta para os jornalistas daqui porque já atingiu o lixo do Antagonista e a Crusoe. Sim, vcs também são da turma dois pesos e duas medidas. Vcs são também tão pouco isentos quanto a tv globo, o supremo e os radicais.

  80. O que não podemos admitir são os abusos que o STF vem cometendo, sensurando a livre opinião, coagindo pessoas de bem, ameaçando a liberdade de imprensa e tudo isso com um único propósito que é derrubar o Presidente!! Lamentável é ver a Crusoé e o Antagonista dando ampla cobertura e razão pra isso!!! Faço um desafio à Revista Crusoé, publiquem novamente e dêem ampla cobertura para a matéria sobre o "amigo do amigo do meu pai"!!!!

    1. Ora, Osmar, todos temos acesso aos n anteriores. Por que você mesmo nao coloca nas redes sociais. Também pelo Google é possível o acesso.

    1. E vc vai junto rapaz. Ele perde o Brasil inteiro perde.

  81. "Num ambiente de irracionalidade fica dificil apresentar o contraditório", disse Moro. E o Brasil está assistindo a irracionalidade dos bolsonaristas como se fanáticos cegos eles fossem. JB ter esses disparates de raiva e incoerência é até admissível afinal luta pelo poder a seu questionável jeito, com negação maníaca dos erros e desvios de promessas de campanha. Mas os eleitores não poderiam ser assim tão cegos e manipuláveis,como se em transe numa seita diabólica após tomar um chá alucinógeno.

    1. Estão há décadas atrás do Mula catando as migalhas de alfafa que caem e chamam quem votou em Bolsonaro de fanáticos. É coerente

    2. Sr. Saulo, onde você estava quando o PT e os socialistas corruptos roubaram a todos nós, você é a favor da corrupção? será que com flores nos vamos ganhar esta guerra, votei no Bolsonaro pra ele fazer o que tem feito, quebrar o pau em cima de ladrões.

  82. Nesta novela de insanidades, alguns insensatos procuram valorizar suas participações: o núcleo Toffoli-Moraes com as suas trapalhadas jurídicas, de um lado; no outro, a famiglia BOÇALnero e seus quixotescos escudeiros (Weintraub, Heleno, Wajngarten, Aras, Damares, André Mendonça, Levi Amaral, Rolando Ramagem etc), perigosa e criminosamente, misturam realidade e fantasia. Enquanto isso... a inatividade da RFB e da UNIF ajuda a acalmar os outros "parças" da PÁTRIA AMADA !!!

    1. Deu saudades do lula, Zé Dirceu, vana youlsseff, num é mesmo? Povinho mequetrefe mesmo.

  83. Eu sinceramente cansei , trabalhei na minha região, lutamos para eleger este que seria o nosso presidente e que tudo estaria resolvido no Brasil, mas esta semana joguei a toalha, são palavrões, xingamentos e toda uma série de agressões, meu filho mais novo me falou , este não sabe governar está perdido, não tem capacidade para administrar uma reunião, hoje as coisas em geral não vão no grito , esquece pai

    1. A imprensa (leia os jornalistas) se acham imprescindíveis para a democracia. Arrogantes, tendenciosos, manipuladores da fé pública, isso é o que são.

    2. Ah é? E quando censuraram Crusoé e O Antagonista, quem bateu palmas? Os Antagonistas já eram chamados de antas comunistas... Pimenta nos olhos dos outros é refresco. A matéria mantém a opinião antiga de que o inquérito é inconstitucional. Mas o bolsonarismo só percebe isto agora, quando suas fileiras são alcançadas por ele.

  84. Gostaria de receber nas notícias mais fatos e menos opiniões. Lamentavelmente a mídia brasileira oscilando entre um extremo e outro, vende ilações e opiniões. A muito tempo não sou mais bebé, não preciso de papinha. Tenho dentes, prefiro mastigar a comida. Estou cancelando a assinatura, prefiro ir na fonte e opinar e me expressar com toda a liberdade. Todos tem suas razões, mas a guerra é uma idiotice humana.

    1. Muito bom o seu post, exceção do verbo Haver. Imprensa medíocre em vez de divulgar, analisa, julga e milita e sempre a favor da esquerda, do caos e da anarquia. Grande mídia acabou e mídia digital sofrendo processo de seleção natural. Crusoé infelizmente nos estertores, por fracasso auto inflingido.

  85. Gostaria de receber nas notícias mais fatos e menos opiniões. Lamentavelmente a mídia brasileira oscilando entre um extremo e outro, vende ilações e opiniões. A muito tempo não sou mais bebé, não preciso de papinha. Tenho dentes, prefiro mastigar a comida. Estou cancelando a assinatura, prefiro ir na fonte e opinar e me expressar com toda a liberdade. Todos tem suas razões, mas a guerra é uma idiotice humana.

  86. É impressionante como um aperto dado pelo STF uma revista, outrora fiel aos seus princípios mudou tanto. O fim está próximo, ninguém assina uma publicação pra se sentir enganado e constatar a parcialidade a cada letra, tendo a ousadia de defender o STF, que a cada ação rasga a Constituição, sendo claro que nem mesmo os membros do STF se suportam.

  87. Leio quase todos os comentários e me pergunto. Para q tanta diversidade, tantos palavrões . O pais precisa de políticas públicas, capazes de colocar O MOSTRO DO TREM BRASIL no trilho . Investimento maciço em: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, SAÚDE, SEGURANÇA, REFORMAS ETC . VAMOS VIVER A DIVERSIDADE COM RESPEITO. PAÍS DE FAZ DE CONTA.

  88. Um absurdo um ministro do Supremo ser o acusador, e o julgador de um suposto crime fora do STF e de um outro poder independente que eles tem que respeitar. A única ditadura que vejo aqui é a da TOGA !

    1. Exato, mas se aqui for mesmo uma democracia estes membros do STF serão impedidos e presos pelo Senado Federal por usurpação do poder e abuso de autoridade

    2. Ninguém que acreditava em um jornalismo imparcial, pode continuar, vendo que por causa de uma prensa do STF, se brotaram e perderam a sua excencia e excelência. Estou cancelando minha assinatura. Como os políticos e a mídia nojenta, também teem me decepcionado.

  89. Tudo que a Crusoé tem a dizer sobre os desmandos do STF em relação à mídia “ bolsonarista” é isso ? Nem parece que foram vítimas do mesmo veneno ! Depois dessa matéria ,só me resta cancelar minha renovação automática .

  90. Porque este baba ovos do STF? . Porque a animosidade contra o STF? . Temos 300 políticos denunciados por receber propinas 180 mega empresários presos na lava jato. Políticos estes a espera de julgamento no STF que até agora somente livrou o pai do esquema. Exemplo de fake news...Lula é um político corrupto condenado a 20 anos de prisão. Verdade segundo a mídia : Lula é vítima de empresários corruptos.

  91. Temos o direito de saber de onde sai o dinheiro para pagar a horda de psicopatas que atuam na internet para difamar e humilhar as pessoas. Dizem que gado do naipe do Alan dos panos não tinha onde cair morto e que agora vive muito bem. Meu dinheiro não é capim!

  92. Uma virgula pode mais !...sim amigos, Yves Gandra e Ivan Sartori provaram que o Chefe Supremo das FFAA usará o Artigo 142. Com isso as decisões monocraticas e as bravatas do STF acabarão. R. Maia perderá sua pose de 1o. ministro. L.Barroso revogará sua própria liminar sobre a expulsão dos venezuelanos. A. Morais não devolverá o pedido de vistas sobre whatsApp. O inquerito sobre Fake news será arquivado, como "não conclusivo" e pedirão desculpas aos atingidos. E a CPI das Fake news acaba !

    1. E lulla é ladrão! E quem segue e apoia lulla, o ladrão, ou é ladrão, ou está doido pra roubar também!

  93. Infelizmente Bolsonaro se perdeu ....protegendo os filhos acima de tudo. Qualquer semelhança com Maduro não é mera coincidência

    1. vocês da Crusoé estão perdendo a isenção nos fatos , afora os excessos do presidente vocês não veem os excessos do supremo e tangenciam qt a se apurar as falcatruas de alguns ministros do STF que

    2. Porque este baba ovos do STF? Os 80 milhões que ainda apoiam o governos (55% entre regular/bom e ótimo) não vão se esquecer, por mais que a Esquerda/Imprensa beneficiários do maior esquema de corrupção já visto, que levou 180 Mega empresários a cadeia, tentem nos convencer de que isto nunca ocorreu. Que Lula é apenas uma vítima destes canalhas. Tudo fake news. Empresários presos por admitir pagar propina a 300 polÍticos que estão à espera de julgamento do STF que até agora somente livrou LULA

  94. As tinturas do texto ficaram nítidas, a linha editorial mudou, Crusoé aderiu ao estamento que endeusa os outros Poderes, como virtuosos e já desenha um Executivo como "autoritário", maniqueísmo oportunista. Quando foram alvo de censura o céu veio abaixo!..agora, como é interessante relativizar, começaram a produzir verdadeiros contorcionismos argumentativos para defender o indefensável, STF erra também e pode sim atuar de forma autoritária, quem o julgará?...o próprio?...o Senado, esquece.

    1. Já fiz a minha assinatura na Oeste e esperando acabar a assinatura nessa bosta de revista que virou uma sucursal da Globo. Não é a toa que está infestada de petralhas. O ambiente acaba ficando sujo e mal cheiroso com esse palavreado chulo de esquerdalha.

    2. Muito estranho essa mudança da Crusoé. O STF vem tomando decisões arbitrarias e anticonstitucionais e mesmo assim a revista passa pano. Sim o governo Bolsonaro tem muitos erros, mas isso não justifica que outro poder o impeça de governar. Fomos obrigados a ser governados por quase 13 anos pelo PT que aparelhou o Estado, roubou o país, e na hora de mudar tínhamos o Bolsonaro ou o Haddad...e o país escolheu a mudança, até porque não tínhamos outra opção.

    3. Venham para a REVISTA OESTE. Aqui temos J.R.Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel que não traem seus leitores.

    4. Vão nada. Assim como o jumento, bozomerdas não ficam sem O Antagonista

    5. Ontem mesmo, já cancelei a assinatura! Já deu! As mudanças de paradigmas sempre geram rupturas!

    6. Dá nojo ver a guinada de rumo de Crusoé em sua linha editorial. Em cada parágrafo vemos a intenção de atacar o governo Bolsonaro. Pra mim,deu. Não renovarei a assinatura, até mesmo porque, há vários meses preciso escolher o artigo que vou ler.Quando no início, lia de cabo a rabo. Vão se dar mal,pode acreditar.Escolheram o lado errado. Imprensa sendo imprensa ...com suas narrativas.

  95. Crusoé de novo distorce a realidade. Temos um presidente aparentemente preocupado apenas em defender filhos e seu futuro político, custe o que custar. Até aí estamos de acordo. Mas temos um STF também que nunca condena corruptos, liberta presidente condenado e ameaça quem o crítica. Mas quando é contra o presidente, tudo bem. Quando foi contra a Crusoé não foi essa a opinião. E os políticos? Viraram nossos heróis? É isso mesmo? É assim que vocês se posicionam para defender a democracia?

    1. A PERGUNTA É: PQ A CRUSO É QUE FOI VÍTIMA DE CENSURA, AGORA APOIA O SEU ALGOZ?

    2. Que tal passarmos a chamá-la pelo codinome "Globoé " ?

    3. Exatamente. O que aconteceu para a Crusoé esquecer que ela mesma foi vítima da censura do STF ?

    4. ARTIGO 142 E PONTO FINAL...... QUE SAUDADES DAS PROPINAS DO PT E PSDB QUE ESSA GALERA DO COME E DORME ESTAO SENTINDO ...CANCER DO BRASIL DOS CEGOS. BOTA PRA DENTRO BOLSONARO E VAMOS EM FRENTE BRASILLLLLL

    1. Mudaram da água pro vinho rapidamente. Crusoé equipara-se à mulher de bandido. Já levou peia do STF e agora lambe saco dos mesmos. Tenho impressão q levaram um corró ou rolou mta 💰💰

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO