Volta, complexo de vira-lata!
“Complexo de vira-lata” nem sempre foi esse clichê idiota que provoca na gente aquela vontade de dar uma surra de pinto de boi seco em quem o emite: a expressão fazia sentido quando Nelson Rodrigues a criou, décadas atrás, citando a derrota na Copa de 50 e a recuperação da autoestima do país com Pelé...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
“Complexo de vira-lata” nem sempre foi esse clichê idiota que provoca na gente aquela vontade de dar uma surra de pinto de boi seco em quem o emite: a expressão fazia sentido quando Nelson Rodrigues a criou, décadas atrás, citando a derrota na Copa de 50 e a recuperação da autoestima do país com Pelé e Garrincha em 1958 (aspas dele: “por ‘complexo de vira-lata’ entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem”).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Regina
2020-05-14 09:25:23Ruy Goiaba sempre tem razão
Márcio
2020-04-30 17:53:56Muito se fala da doutrinação comunista no Brasil mas nada se fala da doutrinação havida entre 1968 a 1984. Nessa última, fomos seduzidos, com pão e circo, a aceitarmos tudo que viesse 'de cima', tal como agora e o articulista se inclui. Só para explicar: O pão, o pleno emprego, Carajás e outros caraminguás. O circo: o de sempre. O mundo parou não NECESSARIAMENTE, porque algo nunca antes acontecido nesse planeta, tenha acontecido. Agora, a 'retumbância' (existe?) havida, concordo. Porque será?
Tocqueville
2020-04-30 12:35:30Sensacional, Sr. Ruy Goiaba. Só esta coluna já vale a assinatura da revista. Vida longa ao Goiabão!!! Em tempo: vendo as declarações de Trump e do seu clone mal ajambrado, Bolsonaro, eu me lembrei do filme "Idiocracy" - se não viste esta comédia, Goiabão do nosso coração, não perca. É o triunfo orgulhoso e despreocupado da ignorância, estágio em que chegamos aqui e na Terra do Tio Sam.
Thereza
2020-04-29 18:04:57Cultivamos décadas de má educação, nos dois sentidos, e o resultado é esse que vemos: uma ode diária à mediocridade orgulhosa de si mesma. O problema é grave, e a solução será demorada, se é que um dia a viveremos.
Alexandre
2020-04-29 16:44:27MUITO BOM RUY...EU TE AMO E AS SUAS GOIABAS TAMBEM
SERGIO
2020-04-29 10:07:42Faz algum tempo que eu comentei com minha mulher sobre esse fenômeno. O problema atual do brasileiro é o excesso de auto-estima, não a falta. E parece que quanto mais burro, ignorante, feio, pobre e maltrapilho, mais fica "se achando"...
Roseli
2020-04-29 01:52:45Ruy Goiaba, tenho uma família grande, velhos, jovens e crianças! Ninguém em minha família teve este suposto vírus, amigos que não são poucos também não tiveram a não ser uma amiga que cujo o primo estava com alguns sintomas que acabou não dando em nada! Os hospitais aqui neste país sempre estiveram com corredores entupidos de pacientes morrendo sem mesmo serem atendidos por médicos e agora vc vem querer enfiar guela a dentro que o Bolsonaro esta errado? Acho que vcs querem fechar a revista!
José S.
2020-04-28 19:10:17Quase sempre tenho que rir ou chorar com as goiabices. Haja imaginação, algumas afirmações senão cômicas, são trágicas Continue com tua imaginação criadora Goiaba, procure te ensacar como as goiabas, porque são muito fáceis de bichar.
Marcus
2020-04-28 11:30:16Adorei Ruy!
Renato
2020-04-28 04:33:48Esperava ver algo sobre as meias de Guedes. Outra goiabice fenomenal da semana passada. Mas, o páreo foi duro mesmo.