Pedro Ladeira/Folhapress

O cerco do DEM

Jair Bolsonaro se vê cada vez mais premido pelo partido de Maia, Alcolumbre, Mandetta e Caiado, que na crise tenta se impor como senhor do destino da política nacional
17.04.20

Por trás do enredo envolvendo a demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmada nesta quinta-feira, 16, há uma guerra fria político-partidária: de um lado da trincheira encontra-se o DEM, partido que controla dois ministérios no governo (Cidadania e Agricultura) e comanda a Câmara e o Senado, e do outro o presidente Jair Bolsonaro. O DEM enxerga na atual crise uma oportunidade para a retomada do protagonismo de outrora na cena política nacional. Para chegar lá, conta com trunfos importantes que lhes escapavam às mãos desde o governo FHC, quando a legenda era peça fundamental no tabuleiro político de Brasília. A meteórica popularidade de Mandetta, até há pouco aprovado por 76% da população, é o principal deles. Ao deixar o ministério, o médico se transformou quase que instantaneamente no maior ativo político da legenda. Abrigado ou não na estrutura administrativa de um governo estadual, Mandetta será o principal antípoda de Bolsonaro no terreno da saúde, que por muito tempo ainda monopolizará as atenções não só no Brasil como no mundo. Embora o político sul mato-grossense já tenha dito que irá aproveitar a saída do governo para se dedicar inicialmente à família, o DEM tem projetos para ele. Por ora, a ideia é criar um núcleo vinculado à Fundação Liberdade e Cidadania, braço teórico do partido, para que o ex-ministro siga trabalhando em ações de combate ao coronavírus. Ainda não se fala abertamente em candidatura, uma vez que no contexto de uma crise sem precedentes na história recente ninguém arrisca vaticinar nada que ultrapasse três meses. Mas é certo que os planos ultrapassam as fronteiras de seu estado e miram o ano de 2022.

Bolsonaro, por sua vez, quer evitar ficar refém do partido que ajudou a turbinar. Para além das divergências sobre as políticas para combater o coronavírus, há também no movimento do presidente de apear Mandetta do Ministério da Saúde a intenção de reduzir o espaço político do DEM. Hoje, o partido usa as armas atualmente à disposição para ampliar o cerco sobre o mandatário do país – de olho no horizonte eleitoral. O DEM não é só a serpente que o presidente alimentou ao ser um dos artífices da eleição de Davi Alcolumbre ao comando do Senado e ao acomodar três integrantes da sigla na Esplanada dos Ministérios. De certa forma, o partido está para Bolsonaro como o PMDB esteve para o PT de Lula e Dilma Rousseff. Senão, vejamos. Tido pelo bolsonarismo com um dos maiores adversários políticos de Bolsonaro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, assim como Eduardo Cunha em 2016, é o dono da caneta capaz de deflagrar um processo de impeachment contra o presidente da República. Pedidos já não faltam. Hoje ele refuta o tema, não por falta de vontade, mas por cálculo político. Sabe que não é hora e que o assunto não teria fôlego para avançar no Congresso. Mas Maia, além de controlar um dos atores cruciais do processo, os partidos do fisiológico Centrão, também sabe que política é como nuvem. E, se somada a velocidade com que a popularidade de Bolsonaro se deteriorou nos últimos tempos ao que ainda pode vir por aí para desgastar ainda mais a imagem do presidente em decorrência de uma brutal crise sanitária e econômica, o cenário de tempestade perfeita passa a ser factível.

E é aí que, mais uma vez, entra o fator Mandetta, único integrante do primeiro escalão nacional cujo valor do passe político aumentou exponencialmente desde que o coronavírus chegou por aqui. O ex-ministro tende a se transformar em um comentarista e avaliador permanente das ações do governo e de seu sucessor, Nelson Teich, escolhido por Bolsonaro. A qualquer sinal de agravamento da situação, poderá confortavelmente dizer que a estratégia de combate à epidemia não funcionou porque seu trabalho foi interrompido e, antes ainda, era sabotado pelo presidente. O tilintar das panelas ecoado com vigor em diferentes cidades do país tão logo foi anunciada a sua demissão é um sinal. “O Moro que se cuide, temos um novo herói nacional”, comemorou um expoente do DEM.

O líder do DEM na Câmara, deputado Efraim Filho, evita falar em eleições, mas reconhece que a ascensão fulminante de Mandetta e o papel estratégico de Maia e Alcolumbre conferem musculatura ao partido até mesmo para as eleições municipais deste ano. A sigla comanda hoje as prefeituras de três capitais: Salvador, Florianópolis e Curitiba, e projeta um crescimento expressivo no Centro-Sul, no Norte e no Nordeste. “Vamos sair mais fortes da eleição municipal e, com isso, ganhar envergadura para 2022. Chegaremos à eleição presidencial com condições de nos sentarmos à mesa e participar das tomadas de decisão”, diz o deputado.

DivulgaçãoDivulgaçãoMandetta pediu conselhos a Caiado antes de polêmica entrevista ao Fantástico
Apesar das preocupações paroquiais, é em cima dos erros de Bolsonaro que Mandetta quer se consolidar como uma voz de ressonância nacional. Ao conceder entrevistas nos dias que antecederam sua queda, Mandetta fez questão de demarcar suas diferenças em relação a futuro ex-chefe. Diante dos holofotes, no Palácio do Planalto, contrariando a orientação do cerimonial para que não se submetesse às questões formuladas pelos jornalistas, Mandetta afirmou na quarta-feira, 15, que a pressão do chefe contra a política de distanciamento social era uma “uma coisa pública”. “Ele claramente externa que quer outro tipo de posição do Ministério da Saúde. Baseado em ciência, eu tenho este caminho para oferecer. Fora desse caminho, tem que buscar alternativas”, disse. A estratégia, a todo tempo, era alinhada com o comando do DEM. Vide a homenagem especial que o agora ex-ministro prestou, na despedida, aos ex-deputados Abelardo Lupion e José Carlos Aleluia, expoentes do partido aboletados na pasta como seus “conselheiros políticos”.

A ousadia de Mandetta, para além da posição confortável que a condução da crise em consonância com os líderes mundiais lhe assegurava, guarda relação também com as costas quentes que o comando partidário sempre lhe proporcionou. Por mais que ele se tenha se esforçado para tentar despolitizar suas ações, são fartos os sinais da estratégia de imposição. Foi no sábado, 10, por exemplo, após uma longa conversa com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que Mandetta decidiu dar a entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, no domingo, 12, direto do Palácio das Esmeraldas, sede do governo local. Até recentemente, Caiado era o governador mais alinhado com o presidente da República. Hoje, reza na mesma cartilha da maioria do partido que optou por se afastar de Bolsonaro – umas das exceções é o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, bolsonarista de carteirinha. O prefeito de Salvador e presidente nacional da legenda, ACM Neto, por exemplo, não poupa críticas ao chefe do Planalto. Na época da indicação de Eduardo Bolsonaro, o filho 03, para a embaixada de Washington, em julho, o baiano classificou o episódio como “lamentável”. Os adjetivos usados por ACM Neto para classificar os atos de Bolsonaro ficaram ainda mais carregados de lá para cá.

Se democratas com mandato no Executivo desistiram de dar suporte ao governo, é no Congresso que estão as vozes do DEM mais críticas ao presidente – e as peças do partido com potencial de causar sérios embaraços a seu governo. Maia e Alcolumbre cercam o capitão numa espécie de guerra psicológica. Tentam impingir à relação institucional um ar de independência, mas as tensões entre a cúpula do Legislativo e o Palácio do Planalto são inegáveis e crescentes. Rodrigo Maia foi um dos expoentes do DEM que aplaudiu de pé a iniciativa de Mandetta de confrontar o presidente, o que acabou culminando com sua demissão. O presidente da Câmara, nos últimos meses, não perde uma oportunidade sequer de fustigar Bolsonaro. Nos últimos dias, Maia tem estado mais irascível. O que o levou aos nervos à flor da pele foi a atitude de Bolsonaro de prescindir da sua interlocução para receber, individualmente, os líderes do Centrão em audiência no Palácio do Planalto.

Alan Santos/PRAlan Santos/PRBolsonarista empedernido, Onyx Lorenzoni virou uma exceção no DEM
Em entrevista coletiva concedida esta semana, perguntado se achava que Bolsonaro estava se reunindo com os presidentes de partidos do Centrão com o propósito de esvaziá-lo, Maia respondeu com uma estocada: “Não cabe ao presidente da Câmara organizar a base do governo. Agora, se não fosse o trabalho da presidência da Câmara com os líderes, não teríamos aprovado a reforma da Previdência”. E emendou: “Mas não tenho intenção de ser líder deste governo, de comandar este governo.” De novo, ao mencionar as reuniões de Bolsonaro com lideranças partidárias, Maia afirmou que “o problema é você entrar por uma porta e, quando sair, levar um coice”. A resposta do presidente veio a galope e decibéis acima. Na noite desta quinta-feira, falando ao vivo à CNN Brasil, o presidente o acusou abertamente de conspirar contra o governo. “Eu lamento a posição do Rodrigo Maia. Respeito ele, mas ele tem que me respeitar. O sentimento que eu tenho é que ele não quer amenizar os problemas. Ele quer atacar o governo federal. Parece que a intenção é me tirar do governo”, afirmou o presidente. “Ele está conduzindo o Brasil para o caos. Não temos recurso para pagar a dívida. Qual a intenção? Esculhambar a economia para que eles possam voltar em 2022?”. Bolsonaro se referia ao plano de socorro a estados e municípios, encabeçado por Maia, que obriga a União a recompor, com recursos federais, as perdas na arrecadação de ICMS e ISS.

O presidente da Câmara é um dos construtores do projeto do DEM para 2022. Independentemente de ter um candidato próprio ou não à sucessão de Bolsonaro, Maia quer tornar o partido uma força capaz de influir decisivamente no pleito. Filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, ele já experimentou o céu e o inferno no comando do DEM. Depois de conduzir o processo de renovação de uma sigla que havia desmilinguido após os anos de FHC no poder – sob a batuta de ACM, Jorge Bornhausen, Marco Maciel e companhia, o ainda PFL assumiu ao lado do PSDB o protagonismo da política nacional –, Maia por pouco não testemunhou a extinção da legenda após a ascensão do PT ao poder. Em 2010, durante um comício no interior de Santa Catarina, Lula, então presidente da República, chegou a fazer uma ameaça ao seu maior rival político. “Nós precisamos extirpar o DEM da política brasileira”, bradou o petista, ao lado de sua candidata, Dilma Rousseff. Para além da retórica eleitoral, a intimidação embutia uma ameaça concreta: o antigo PFL encolheu tanto durante os governos do PT que o sumiço da sigla virou uma possibilidade real.

Em 2002, o partido tinha a segunda maior bancada da Câmara, com 85 deputados. Doze anos depois, na segunda eleição de Dilma, só elegeu 22. A decadência dos democratas só teve um ponto de inflexão em 2018: ainda durante a campanha, setores do partido aproximaram-se de Jair Bolsonaro que, eleito, retribuiu o apoio com três ministérios – que agora viraram dois. O DEM ganhou ainda mais estatura na abertura do ano legislativo de 2019, ao desbancar o MDB e faturar, além da presidência da Câmara, o comando do Senado – com apoio do Planalto, diga-se. Em março deste ano, já com a epidemia do coronavírus, o espaço do partido no cenário político ganhou ares de latifúndio. O DEM agora quer voltar a frequentar, de maneira definitiva, o Olimpo político. A demissão de Mandetta, um político que ganhou verniz de técnico, não reduz o espólio eleitoral conquistado pela sigla nos últimos anos. Pelo contrário, pode ampliá-lo. O cavalo não passava encilhado para os líderes do Democratas desde o final da década de 90. Por isso, eles enxergam o atual momento como uma oportunidade de ouro, pois cavalo encilhado, diz um provérbio gaúcho em geral adaptado à política, não passa duas vezes. Ruim para Bolsonaro, que lá atrás se ofereceu como catapulta e agora é visto pelo partido como o estribo ideal.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que pena esses personagens do DEM serem considerados protagonistas do cenário político brasileiro! Quando a imprensa, sobretudo a Rede Globo, vai parar de alimentar essa cobra chamada Rodrigo Maia?

    1. O Botafogo? Tá fora! Não se elege, mais, nem a síndico!

  2. A Crusoé não abre os comentários no "diário". Estou sentindo o cheiro de má fé na notícia sobre o pedido de demissão do Moro. Aguardando uma justificativa da revista ou, estou pronto para cancelar minha assinatura.

  3. O Bolsonaro criou uma cobra que hoje o está mordendo. É uma cobra chamada DEM e tem 4 cabeças (MAIA, ALCOLUMBRE, CAIADO e o pau mandado MANDETTA). Só tem um modo de extermina-la: isolando as cabeças e chamar o CENTRÃO pra mesa de negociação, como fizeram o Lula, FHC e o Temer. O que não pode é a esquerda ganhar essa parada.

    1. Ponha na conta do INCOMPETENTE do ÔNIX , pior Casa Civil de todos os tempos.

  4. Bolsonaro é um estrategista tipo dilma, sai sem meta e quando atingir a meta ele dobra a meta! Conta com a inestimável ajuda dos 3 patetas e do doido da Virgínia. Sem contar as traições à lava jato, ao combate à corrupção e a proteção do Flávio rachadinha que é o grande responsável pelas cagadas do pai

    1. Concordo com vc. O Sanatorio Geral esta instalado no Planalto desde 01.2019. Nem nos piores cenarios imaginava uma loucura tao ampla. A insanidade esta matando a esperanca.

  5. É inacreditável que ainda haja tanta gente que dê ouvidos ao inconfiável oportunista Roberto Jefferson. Bolsonaro, com falas e ações destrambelhadas, conseguiu algo impensável: ressuscitar o PT! Hoje o Partido confirma que no próximo dia 1º lançará a campanha "Fora Bolsonaro", com Lula fazendo pronunciamento em que pede o seu afastamento. Era tudo o que o País não precisava neste grave momento. Mas, infelizmente, é o que acontece quando se brinca com gasolina em casa que já está pegando fogo.

    1. kkkkkkkkkkk. Herói nacional? Kkkkkkkkkkkkk. Marcos, o Luiz está sofrendo de um surto psicótico. Ajude ele por favor!

    2. Pode ser um Politico oportunista, mais por outro lado Ele é um HERÓI NACIONAL, pois foi a partir de suas denuncias que o BRASIL SE LIVROU DE TER EM SUA PRESIDÊNCIA O PILANTRA DO ZÉ DIRCEU!!! SE já não bastasse termos o maior LADRÃO DO MUNDO LULA pra destruir o BRASIL! Se não fosse os "juizes" aliados do STF eles estariam aonde deveriam morrer: NA CADEIA!

  6. Excelente texto, mas foi para as nuvens com um atraso mortal: ROBERTO JEFFERSON deu um tiro de HK 33 na testa do porquinho MAIA! REST IN PEACE.... E Bolsonaro declarou que os que juram morrer pelo Brasil estão dispostos a morrer para tirar o MAIA do Congresso.

  7. Já foi dito, é a primeira vez na história que se tenta derrubar um Presidente pq ele combate a corrupção e as atávicas, vergonhosas e interesseiras más práticas políticas. Por azar, está acontecendo aqui no Brasil em baixo de nossos narizes !! Putz !!!!

  8. E SOBRE A ENTREVISTA DO ROBERTO JEFFERSON à Rádio Jovem Pan denunciando o golpe que o Maia e cúmplices estão querendo dar no Bolsonaro e no Brasil, vocês não falam nada?????

  9. QUEM É QUE ATENTA CONTRA A DEMOCRACIA? O BOLSONARO, QUANDO LUTA CONTRA O STABLISHMENT CORRUPTO, OU O STF QUE CENSURA UMA REVISTA POR MEIO DE UM INQUÉRITO INCONSTITUCIONAL?

  10. Arrepdendida amargamente de ter assinado essa revistas. Crusoé e Antagonista se venderam. O Antagonista, ignorando solenemente a fala do Roberto Jefferson sobre o golpe vindo do Maia, acusa o Nas Ruas de serem golpistas. É lamentável observar que vocês se misturaram com o que há de pior no pais. São uns vendidos. Tudo isso será por medo do Diogo de perder a boquinha na Rede Globo?????

  11. Eu sempre achei que o Mandetta representava, porém, a imprensa mesmo sabendo que tudo não passava de uma trama urdida pelo DEM, lhe deu espaço, desde que isso prejudicasse o Bolsonaro. O poder traz o dinheiro, por isso essa brigalhada. A mídia quer o dinheiro que está faltando com a era Bolsonaro. Enfim, nem os políticos, nem a mídia nem ninguem está pensando no Brasil, muito menos no povo. Essa gente auer o país em convulsão, tem gente que lucra com isso.

  12. Vcs fabricaram um mártir. A comparação de Sérgio Moro ao Mandetta é uma heresia, uma canalhice. Essa revista vem descendo cada vez mais a ladeira a cada semana.

    1. Esse Mandetta era um falastrão no ministério, vê-se claramente a quem ele estava servindo, a um dos piores partidos da República, o Dem (que só perde para o PT).

  13. Definitivamente, não dá mais para ler este panfleto. Ontem, pelas redes sociais, com mais de 150.000 participantes, o Sr. Roberto Jefferson, presidente do PTB, denunciante do esquema do mensalão, revelou o golpe em andamento para promover a derrubada de Bolsonaro, articulado entre outros pelo DEM, e nada lemos aqui sobre o assunto? Vocês fazem parte do mesmo? Canalhas!!!!

    1. Sugestão: Consultem a revista OESTE. Já está lá, em destaque!!!

  14. É evidente o golpe que Rodrigo Maia e seus comparsas armam contra Bolsonaro. Dória e Caiado estão juntando forças com ele, uma vergonha que ainda tenhamos este tipo de gente comandando o Brasil. Bolsonaro colabora ao não dar ouvidos ao seu ex-ministro da saúde sobre as medidas de isolamento. Uma tempestade perfeita, como diz um amigo meu.

  15. DEM protagonista? Ninguém merece. Depois da ditadura o sarnei,o collor , o fhc, o pt , o Bolsonaro e agora o DEM. O suicídio se impõem.

  16. E o contrário o DEM vai diminuir a sua pseudo-envergadura. O centrão está queimado. Eu mesmo não voto em mais nenhum candidato desse partido. Apartir de hoje pra mim o DEM NÃO EXISTE. VAMOS FAZER ESSA COMPANHIA NÃO VOTE EM NENHUM CANDIDATO DESSE PARTIDO.

  17. Já que está ficou difícil 'negociar' ao nível federal, os parlamentares claramente manobram para deslocar a apropriação do butim para os níveis estadual e municipal.

  18. Justamente por isso o presidente não colocou outro político no ministério da saúde. Ministro político não é confiável.

    1. É isso Alberto. Esse mesmo provérbio pode ser dito assim: “pra bom entendedor, um risco é Francisco e um ponto é Chico”.

  19. O Maia e um corrupto Havia até cancelado a assinatura da Crusoe pq só estava dando palanque a bandidos e não fazia uma reportagem do que estava por trás das manobras da quadrilha dos corruptos!

  20. A DEMOCRACIA COM 14 PRESIDENTES: No Brasil de hoje 14 pessoas tentam governar o país: 11 ministros, Maia, Alcolumbre e o próprio Bolsonaro. Cada tenta dar uma ordem enquanto os outros 13 desobedecem. Isto não é democracia e tem que acabar.

    1. Democraticamente não há instrumentos, pois estes estão nas mãos daqueles que trabalham contra a democracia e a tentativa de corrigir os vícios da política brasileira. É admirável a quantidade de críticas a um homem que luta contra tantos que as merecem.

  21. O sonho deles será de curta duração. Mandetta não conseguiu esconder suas falcatruas politiqueiras e passa por uma investigação criminal pelo M.P. de Mato Grosso do Sul que envergonha o Brasil. Daqui a pouco todos se inteirarão de suas malandragens. Maia, deve à justiça. Queremos ação e explicações sobre sua corrupção. DEMônios da corrupção!

    1. A reportagem parece boa mas, totalmente míope, ou cega ao não colocar em paralelo e enfatizando os princípios pouco republicanos que norteia historicamente o PFL/DEM.

  22. "Agora, se não fosse o trabalho da presidência da Câmara com os líderes, não teríamos aprovado a reforma da Previdência". Menos, bem menos, Bota! Não estava em Brasília no dia da manifestação pela reforma?

  23. Como o primeiro comentário não foi inserido: digo apenas corrupção de Mandetta já está pipocando é esse PFL antigo é o mesmo: apoio em troca de roubalheira, velha política.

  24. Infeliz citação da repórter ao comparar esse político Mandetta do centrão ao idolatrado Super Herói nacional Sérgio Moro. Já estão começando pipocar casos de corrupção do sr. Mandetta, como o do Prefeito lá em Maranhão. Cruzoé poderia publicar esse caso?Mais...Esse PFL, travestido de DEM, não tem essa força toda; além do mais tem a mesma ideologia do dando que se recebe $$$

  25. Pra cavalo encilhado tem que ter bom montador. A prática política no país no toma lá da cá, atingiu o ápice da imoralidade e da corrupção. Há um novo fato que desprezaram que foi a importância da relação interpessoal, que o PR tem de forma muito natural e além disto no caráter se contrapõe aos praticantes da política, onde reina a CONIVÊNCIA COM O ROUBO. Se tiverem dúvidas vejam as fichas cadastrai de cada um deles e o quanto estão comprometidos com todas as mazelas oriundas da desonestidade .

  26. Apesar das "adivinhações" desfavoráveis da imprensa, o Mandetta vai encolher, porque é apenas um político, e o Botafogo logo será lembrado pela Lavajato. Só não pode dar corda para os sabotadores do Congresso. Chá de cadeira!

  27. O Barroso está preocupado com as manifestações populares pedindo intervenção militar. Alguém avisa ao Barroso para falar com o Rodrigo Maia e o Alcolumbre. Muito fácil acabar com essa crise: VOTAR AS MPs DE INTERESSE DO POVO BRASILEIRO. O congresso precisa assumir o SIM ou o NÃO as MPs. Mas deixar caducar é uma irresponsabilidade sem nome de um congresso que também não consegue se impor perante o país!

  28. Vcs estão, no mínimo, mal intencionados com essa matéria vagabunda. Olhe, Bolsonaro é a reserva moral que temos no país, reduto último das esperanças do nosso povo... vcs que acham que ele perdeu parcela da popularidade!! Estão enganados... saiam às ruas. Vcs estão sendo propagadores da mentira!!!

  29. A tramoia armada não terá seu efeito desejado. A quadrilha que festeja uma precoce derrota do Presidente verá desmoronar sobre suas cabeças uma avalanche tão grande que os sufocará mais que o corona vírus. SÃO COMO TIÇÕES FUMEGANTES QUE, LOGO LOGO SE EXTINGUIRÁ. A prepotência e a soberba não dura para sempre. Estas sombras que se abatem sobre o PAÍS tem seus dias contados...

    1. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    1. Seu imoral! Só um míope não enxerga as articulações sórdidas que o líder do Congresso, líder do Senado e STF estão fazendo para decretar o impeachment do líder do Executivo por não conseguir governar!

    2. Pela linguagem, se faz conhecer. É perdoável sua fala, pelo desconhecimento do que seja DEMOCRACIA! Ainda há tempo de aprender e quiçá, praticar.

  30. É uma espada de 2 gumes. Se a pandemia ficar fora de controle, é o fim de Bolsonaro, mas se o isolamento vertical e os medicamentos defendidos por ele der bons resultados, voltando a economia a níveis satisfatórios será o fim político de seus adversários.

  31. Agora a Crusoe virou torcedora contra o Bolsonaro, até parece que o Mutreta tem toda esta força, e o DEM parecendo um partido de esquerda, estão vendendo até a alma para o capeta , mas tudo isto vai passar, final do ano eles saem e Bolsonaro fica .

    1. Concordo com o seu posicionamento. Só temos que fiscalizar, porque o Botafogo ainda tem 8 meses para atrapalhar o Brasil.

  32. a desgraça do povo brasileiro não é o vírus chinês e sim esses parasitas do povo brasileiro que, em conluio com essa imprensa petista, querem quão pior melhor para o país. São os vampiros do dinheiro público comandado por esse deputado medíocre que se acha protegido pela maioria da imprensa brasileira para boicotar e criar o caos no país no objetivo de tirar o Bolsonaro do Governo. malditos!!! MIL VEZES MALDITOS!!

  33. Faltam 286 dias para o Brasil se livrar de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre como presidentes da Câmara e do Senado, aguente firme passa rápido.

  34. Fala sério, Mandetta é sujo na vida pregressa, tem capital político? Kkkkk Moro q se cuide? Vcs são iguais os mesmos merdas de sempre, pqp, nojo de ter assinado essa merda de blog

    1. O Dem vai passar. Esse é o maior vírus de nosso país.

  35. Vivemos uma época em que o povo apoia um presidente militar , fora essa corja do DEM, as urnas esperam vocês bando de ordinários

  36. A mídia da cheirando gasolina, não é possível. Que pesquisa que vcs acreditam que fala do moral que o Mandetta está? Que desgaste de Presidente? Saiam de suas mesas de SP e pesquisas de Datafolha e vão ver se o povão não está com o PR. Ninguém derruba um presidente se o povo está com ele. Se as palavras do Bolsonaro ao Maia tomarem força nas ruas, já era o gordinho. PAREM de defender criminosos. #crusoélixo

  37. Que herói ele será tão logo os escândalos de corrupção aparecerem nesse ministério que ele dirigiu. Onde ele estava no Carnaval ? Eu estava em SP e presenciei tudo o que acontecia de preocupação dele em comprar máscaras, testes,etc..e agora ele é um herói só se for dos políticos, que esses sim são os mais perigosos vírus que enfrentamos. Acorda meu amigo.

    1. A Crosué até então só está tentando esclarecer fatos e cada ator social ter sua própria opinião e respeitar a todos!

  38. Todas os figurões do DEM estão queimados com a população, essa é a preocupação deles e não do Presidente, a mídia já perdeu credibilidade da população. Não vai faltar argumento para uma reeleição do Bolsonaro- Maia e Alcolumbre quebraram a economia do país. Além de que, para um impeachment será necessário apoio do povo,como ocorreu no caso da Dilma, no caso do Bolsonaro,está mais para o Congresso ser invadido pelo povo e o Maia ser ucranizado

  39. coroninha do jeito que Rodriguinho e alculodocuzinho estão fazendo,funcionários públicos,todos com togas, e os engana povo,politiqueiros e aposentados vão pedir esmolas daqui a 4 meses. O PRESIDENTE NÃO SABE FAZER DINHEIRO.

  40. Hipocrisia da mídia. Olhem o que o povo pede. Contra congresso e stf corrupto... cadeia. Contra a hipocrisia da mídia... nos resta ignora-la. O povo irá as ruas nas últimas consequências para varrer o “vírus da corrupção”. Somos, na maioria, Bolsonaro. Acordem, respeitem o Povo!

  41. "Hoje, 18042020, houve a maior carreata da história de São Paulo. Pedindo #ForaDoria #ForaMaia #FechamentoCongresso #FechamentoSTF. Agora vcs vêm com Baboseira? #ForaGazeta #ForaFoice #ForaBoBo.". #SomosBolsonaro".

    1. Nem todos os Josés cheirão a podridão. Porém, vc exagerou. Parece ser o maior Corrupto, com certeza eleitor do PSDB do Dória. Vc fede!

  42. Bem, se o DEM e sua trupe de mal intensionados pretendem governar o país a partir de 2023, é bom ficarem atentos, pois com as medidas que andam aprovando na câmara, visando desestabilizar o Governo e favorecer governadores e prefeitos irresponsáveis, poderá ter que administrar uma MASSA FALIDA. E aí, só restará vender e entregar o país para a China. O que é o plano de longo prazo desta.

  43. Onde vocês vêm perda do apoio do Bolsonaro. Não consigo enxergar isto, bem só contrário, acho que aumentou. À medida que se descobre as falcatruas do Mantretta, Maia e sua capivara, cloroquina é o estudo criminoso de médicos petistas, o povo vê que ele tem razão. Acho um perigo esse tipo de coisa, pois sabemos que o povo está com sangue nos olhos...

    1. Cuidado, Crusoe. Vcs estão indo pelo mesmo caminho da época das eleições, qd a mídia gritava que ele não ganhava de ninguém. Estão esquecendo do povo, da vontade do povo. Mandeta será esquecido logo, não tem estofo pra concorrer com Bolsonaro. Saiam da redações e vão pras ruas.

  44. Bem, se o DEM e sua trupe de mal intensionados pretendem governar o país a partir de 2023, é bom ficarem atentos, pois com as medidas que andam aprovando na câmara, visando desestabilizar o Governo e favorecer governadores e prefeitos irresponsáveis, poderá ter que administrar uma MASSA FALIDA. E aí, só restará vender e entregar o país para a China. O que é o plano de longo prazo desta.

  45. eu creio que a população brasileira já não cai mais nesta baboseira desses malandros da política que a décadas destroem esse Brasil e ainda se passam por salvadores , o Brasil amadureceu , Maia alcolumbre , Calheiros , collors , Liras , barbalhos , Magalhães e todas esses currais , ou capitanias hereditárias , já estão com os dias contados o povo acordou , nem com a ditadura da caneta do STF esse país vai voltar pro esgoto que era , e mesmo com essa crise sem precedentes vamos extirpar tudo iss

  46. O RMaia está crente que vai ganhar alguma eleição. Nunca mais. Se teve míseros 70 e poucos mil na última eleicao, depois do que vem fazendo, nem pra síndico. Além de antipático, é mau, cínico, vingativo, calculista; enfim, insuportável. Ninguém quer vê-lo em lugar algum.

  47. Quando políticos ruins, mal intencionados, corruptos se expõem muito, mesmo tendo o apoio da mídia, logo deixarão aflorar suas vulnerabilidades e fraquezas. O Rodrigo Maia já mostrou demais o cafajeste que é. Tá passando da hora da população exigir que ele tome uma decisão coerente. Se tivesse um pouco de decência, poderia tomar uma decisão, e entrar para a história, tal qual fez Getúlio Vargas.

  48. Bem escrito este artigo, mesmo porque as palavras dizem o que se quer, no entanto, como disse nosso saudoso Garrincha, "faltou combinar com os russos".

  49. Matéria muito esquisita, parece a grande mídia, pesquisas de popularidade de quem Ibope, não aprendem que não funciona, vide eleições.

    1. Certamente, lugar de malandro a serviço da politicagem é no ostracismo.

  50. Nos últimos dias, foi comprovado no twitter, que o Botafogo, já era politicamente. A militância nas redes sociais vai execrä-lo. Ficou muito evidente a conspiração do Congresso e do STF, contra o Presidente, porque não está havendo propina para o deputados. Agora que a tentativa de golpe é pública, adeus Botafogo & Cia.

    1. A estratégia de rede social já não será tão eficaz se começarem a morrer gente e faltar comida na mesa do povo. O Maia não está preocupado com popularidade, deixa de bobagem.

  51. Já que a situação chegou ìnsuportabilidade em ambos os lados resta ao portador do poder se desfazer dos dois ministros do DEM e fazer uma escolha técnica para os cargos a exemplo do ministério da Saúde e ordenar a investigação de supostas corrupções. Quem o elegeu foi a maioria da Nação e não os políticos pestilentos e hipócritas.

    1. O governo já está em posição fragilizada, se fizer isso agora, ficará mais isolado ainda.

  52. O pres. da Câmara não deve se iludir. Mutretas com o PT do ex-presidiário, o PSDB do Dória e do Frota etc. não vão livrá-lo do limbo. Quem elegeu Bolsonaro não perdoa aproximação com ladrões e oportunistas. O seu futuro é o fracasso. Guentaí.

    1. Da mesma forma que Mandetta foi um meteoro repentino algo nessa crise pode remar a favor do Bolsonaro como por exemplo a não explosão da Covid como no hemisfério norte, ou algo de novo surja p/ tratamento. Daí tudo muda, pois ele vence essa queda de braço e volta a berlinda. Nesse país tudo é possível !!!

    2. A popularidade desse governo está indo embora. Do jeito que as coisas vão, parte de quem elegeu Bolsonaro é que irá contribuir pra saída dele em 2022.

  53. É lamentável! Pessoas desse nível é que motivaram a eleição de Bolsonaro, íntegro, honesto, sem inquéritos no MP ou Polícia Federal, ou processos paralisados no STF, quando o povo e o Brasil têm pressa. A mídia deveria colaborar com o país e não conceder palanques para os corruptos, vendilhões da pátria!

    1. Todos são corruptos e só pensam no poder, inclusive esse que você diz ser honesto e íntegro. Eu sinto em lhe decepcionar amigo, mas fazem 30 anos que ele emprega ex esposas e “amigos” só para embolsar 50% do salário. Guarde essas palavras, um dia vera a verdade é lembrará de mim.

  54. Bandidos orquestrando a queda do presidente eleito democraticamente. Eles estão esquecendo que as forças armadas jamais deixarão à esquerda assumir esse país novamente.

    1. Esse tal de Rogério é um lambe saco do Sapo barbudo amante de corrupto

    2. Diálogo??????? Na política brasileira?????????? Acorda cara!!!!!!! Só se diá logo for MUITA GRANA!!!!!!!!!!!!

    3. Deixa de utopia e aceita que política se faz com diálogo.

  55. Os articuladores de Bolsonaro colocaram Maia na Câmara e Alcalheiros no Senado, vão chorar agora? Vocês trouxeram de volta o ovo da serpente(DEM), partido dado como morto.

  56. Ressuscitou um cadáver, o DEM já era dado como morto, não tinha voto pra mais nada.Meu Deus quando este povo vai acordar....?O grande problema são as coligações partidárias e votos proporcionais que faz renascer partidos moribendos.

  57. Roberto Jeferson , disse que nem Eduardo cunha agiu tão destrutivo ao país quanto Rodrigo Maia . Rodrigo está agindo para matar , depois de fechar com Rede Globo , João Doria e Witzel

    1. se Bolsonaro não tivesse enquadrado Sérgio Moro e se a Lava-jato não tivesse sido desidratada, já poderia estar acontecendo. Mas pra isso, é preciso atingir o Fabrício Queiroz e, ao cabo, o próprio Bolsonaro.

  58. Estão hipervalorizando o cacife político do Mandetta. Dependendo do desempenho do novo ministro, o antigo vai encolher. Tudo é passageiro, inclusive a Covid 19.

  59. O atual presidente da Câmara dos Deputados age como um simples Deputado de oposição ao Governo Bolsonaro falando demais e,manifestamente,busca macular o Poder Executivo na ilusão de eleger-se Presidente. Esquece que é o presidente da Câmara e.por isso mesmo,deveria calar a boca e agir como legislador.

    1. Luiz está certíssimo, lugar de pilantra é na sarjeta. Esta matéria do Crusoé no minimo parece que esta fechada com o Ibope, popularidade e pesquisas são manipuladas, não aprenderam com as eleições.

    2. É evidente que foi muito bem preparado pelo pai pra praticar a má política, a velha política do toma lá dá cá!! UM PILANTRA JURAMENTADO, quase não se reelegeu em 2018 e certamente os CARIOCAS, sobretudo agora que viram o quanto o sujeito é pernicioso para a Sociedade; não votará nesse PILANTRA!!! E depois chegará a hora do BOTAFOGO prestar contas para a Policia Federal e para o Dr. Bretas! e que Deus nos salve de todos os Bandidos instalados no Congresso e no STF!!!

  60. A pergunta que cabe, olhando os principais líderes deste partido, Qual deles não é bandido, cafajestes e salafrário? Estão se aproveitando da desgraça no planeta, para ganhar espaço político. É impressionante como nós brasileiros somos “vacas de presépio” , comprando este Mandela que não é técnico, ser médico Ortopedista não o qualifica, ele é político, que viu uma grande oportunidade para sair da gaveta obscura da Câmara dis deputados

    1. É ainda reflexo da Globo que está se dissipando.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  61. De há muito o Brasil vive com dois parasitas do poder MDB e DEM,mas agora convive com os dois mais medíocres presidentes das casas legislativa da história e do mesmo partido.Um erro estratégico de Bolsonaro que só a ele cabe consertar.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  62. Estou muito decepcionada com a Crusoé. O jornalismo tornou-se pífio e igualitário a qualquer Veja da vida. Está repassando informações óbvias sem a mínima análise dos fatos. Sequer tenho lido ultimamente pois o fato de estarmos em uma situação alarmante em todo o planeta terra, lá vem vocês com reportagens político partidárias enaltecendo o médico, (cientista?), sem olhar minimamente para o passado “glorioso” do mesmo. O que aconteceu com a Crusoé! Foi comprada pelo PT? E o fundo eleitoral?

    1. concordo! provavelmente seu comentário será excluído (como outros semelhantes). O meu foi.

    2. Também de acordo; a Crusoé foi contaminada por esquerdistas "traidores do Brasil" (não me representa mais). Sou apartidário, torço pelo bem do Brasil. Migrei pra Revista Oeste; lá vc. terá os brilhantes JRGUZZO e AUGUSTO NUNES e um belo time; com opiniões isentas e um jornalismo sério sem ideologia .

  63. Protagonismo com o botafogo e com o batoré a frente só pode resultar em prejuízo para o país. O Mandetta surfou politicamente o quanto pode pois sabia de antemão que o Bolsonaro não recuaria, então devia ter pedido demissão antes e não largar a posto no momento de recrudescimento da pandemia no país, não foi profissional e não deviam ficar babando ovo para o cara.

  64. Não se sustenta um partido que não tem votos. Se somar os votos popular que o DEM conseguiu na última eleição não ganha dos votos do Tiririca. Outra, na política o povo não perdoa traidores.

  65. O DEM não vai ganhar a Presidência, não é esquerda nem direita, igual ao PMDB patina de um lado pra outro, ora rompendo com um lado, ora compondo com outro. Não tem ideologia, só vontade de levar vantagem em tudo.

  66. Gostei dessa análise. Vamos ver até onde Maia se sustenta sem apoio popular . Mandetta não tem densidade eleitoral . Ficou em evidência por circunstâncias e será esquecido com o final da crise de saúde . Se mostrou inconfiável . Seu programa de combate ao coronavírus na verdade foi comandado por Dória . Ele apenas veio de reboque . Como Medico com visão de saúde pública muito fraco , na verdade apenas mais um político com diploma de médico . Não vejo para 2022 um nome de peso na oposição .

  67. Qual a novidade? O presidente sempre foi do centrão. O que estamos vendo agora é o centrão querendo comer o centrão. Simples assim.

    1. Eu não estou preocupado com partido, Bolsonaro pode ser do meio, direita,esquerda, PCB, PT, MDB, o que me interessa é que está querendo conduzir o País honestamente, veja que em 16 meses não tem nenhum Ministro preso, tem traidores nas ladrãozinho não. Nós que pagamos os nossos impostos não aguentamos mais ser roubados por esta quadrilha de aproveitadores.

  68. Esse Mandetta é a reencarnação de Jesus? Muito estrela pro meu gosto. Já foi tarde. Há denúncias sobre liberação de dinheiro para Altamira na gestão dele. Não é santo, não!

    1. Ele é um oportunístico, isto sim! É o povo iludido. Acorda Brasil!!

  69. Mandeta, foguinho de palha. Análise burra, desprovida de ingredientes de realidade. Puro achismos com cara de reportagem. Falta imparcialidade, honestidade e seriedade.

  70. o Mandetta caminha para o ostracismo. O Presidente Bolsonaro tem que anular o Botafogo é o Alcolumbre. É só colocar a polícia em cima deles, mal-feitores contumazes. É compor uma base no Congresso (dando o que eles querem = $).

    1. 35 por cento aprovam, 25 acham regular(regular em politica e bom) somando-se vai a 60 (pesquisa não se pode confiar) então vamo falar de 70. tá ruim não!

    2. Concordo plenamente! Não se esqueçam que o povo, em geral, elegeu Bolsonaro, queiram ou não.

    3. Concordo também com você, Luís. Pena Que a Crusoé entrou nesse joguinho de esquerda, mancomunada com gente da pior espécie. Parecia que eu estava lendo a Veja.

  71. É inacreditável que políticos ainda não tenham se apercebido de que o Brasil mudou com a eleição de Bolsonaro. Estes, junto com uma imprensa ávida pela volta aos velhos tempos, tentam o retorno ao velho Brasil das negociatas e privilégios. A falta de sensibilidade e inteligência é de espantar.

    1. Eduardo, falta de inteligência e sensibilidade de quem?

  72. Triste fim para este país sem futuro algum, só temos abutres voando em cima da carniça, o poder pelo poder. Falta HOMENS de envergadura moral e ética, falta HOMENS com compromisso com a moral e com o país. BRASIL, país sem futuro.

  73. O DEM conseguindo superar em muito a antiga ARENA, que pelo menos tinha alguns nomes de vergonha e um certo princípio. Vade retro Maia. kkkkk

  74. Não creio que esse Mandetta seja o indicado para se candidatar a Presidente. Existem "manchas e manchas" em sua vida pública. Esse Maia é outro, então, não temos medo.

  75. A competente Helena Mader deixou escapar um fato crucial na sua bela análise: O "acordão" celebrado por Bolsonaro, Botafogo, Caboré e o ministro mensaleiro para obstruir a justiça e salvar alguns bandidos da Operação Lava Jato e o filho do presidente. Essa é uma tragédia nacional. Deu abertura até ao golpe de estado por via judiciária, pela via do "inquérito do fim do mundo" para investigar tudo e todos por tempo indeterminado (!)

  76. Basta Bolsonaro chacoalhar o saco de moedas no ouvido de muitos do centrão e do DEM que rapidamente uma boa parcela desses “democratinhas” deixarão o Botafogo e Alcoolumbris e passarão a usar camisetas com a estampa “Viva Bolsonaro 2022” e aprovarão o que Bolsonaro mandar!

    1. Tenho pensado nisto, no final José Dirceu tinha razão, o mensalão era o que havia de mais barato. Botando uma graninha na parada o Planalto aprova tudo.

  77. Parece que estes políticos ñ aprendem, já já mandeta vira maçaneta, Maia vira botafogo, Alcolumbre volta ao que sempre foi e Caiado se aposenta. O Brasil mudou e a verdade sempre aparece,e com estes nem precisa cavar muito para achar.

  78. Melhor entrevista de Bolsonaro. Passou da hora do presidente tornar público o que Rodrigo Maia vem tramando contra a democracia e o Brasil. Maia usa o congresso e o boneco de ventríloquo do Alcolumbre para seus projetos. Isso é golpe. Terceira Lei de Newton - “a toda ação corresponde a uma reação.....”

    1. Nós já sabemos tudo de errado que o Maia fez para prejudicar as finanças do Governo, que na verdade, atinge o desenvolvimento do País e a População. Isso por si só, é gravíssimo.

  79. Gente... Quanta viagem... Caiado expulso das ruas por seus eleitores, Rodrigo Maia eleito deputado com 70 mil votos, a capuvara de Mandetta já está em todas as mídias sociais, DEM cafa vez mais tomando forma de Centrão... As próximas eleições renovarão ainda mais o congresso...

    1. Infelizmente, sem uma reforma eleitoral, não vejo como retirar essas ratazanas do Congresso.

  80. Em outra palavras a articulista concorda com a tese que Bolsonaro deve cair na chantagem de Maia, corrupto de carteirinha, e da poloticalha porca que o cerca para fazer o velho jogo político. Fracamente pensei que essa revista fosse melhor. Arrependido deter assinado.

    1. Interpretação errada Mário. A revista escancara o contrário - o cerco das hienas do DEM ao presidente, sem a menor cerimônia e remorso. Agora, aqui pra nós, nunca vi um DEM tão obsceno e escroto quanto esse atual. A antiga ARENA tinha um certo princípio, além de votos. Esse atual não tem nada de bom

  81. O problema é que assim que começa o mandato, todos sem exceção já estão pensando nas próximas eleições, essa tinta verde e amarela, dizendo ser patriota, só disfarça a carranca da reeleição. Aí vale tudo, é fakes, é fritura é vilipendiar os ex amigos, o importante não é salvar o Brasil, o que fala alto é a ideologia de salvar a pele.

  82. Mera conjectura, a não ser que as redes sociais sejam banidas da face da terra esses que se arvoram em querer comandar o Brasil vão ser expulsos pelo voto ou pelo clamor do povo que não tolera mais as artimanhas dessa policalha nojenta que se abortou no congresso. Maia é hoje uma das pessoas mais odiadas pelo povão. Só não vê que não quer e a mídia faz questão de não querer enxergar.

  83. A quadrilha do lula elegeu o Bolsonaro que vai eleger o Maia+alcolumbre +Caiado e assim vai se arrastando esse Brasil destinado a ser um país de quinta categoria com um território rico e majestoso mas com um povinho abaixo do c... do cachorro.

    1. Ñ entendi nada. Sou como Bolsonaro, só sei o jogo da velha.

  84. Enquanto essa corja não for extinta da face da terra, esse pais jamais será uma nação desenvolvida. Esses bandidos que vem no poder de pai pra filho a nos roubar, teriam que ser fuzilados em praça publica. São verdadeiros vermes a se arrastar no poder a todo custo. Só com um IRA ou ETA, GESTAPO - SS a aniquilar essa raça maldita.

    1. André tem toda razão, não há outra saída já que as forças armadas preferem ver o circo pegar fogo e o Brasil cair no comunismo

    1. Antônio, pode ser que o Bolsonaro tenha a chamada "sorte de principiante", porque já deu xeque-mate em muito jogador experiente.

    2. Maia e Alcolumbre realmente combinam com "xadrez"...rs...

  85. Infelizmente tenho que concordar com as observações da Helena Mader. Fica cada vez mais difícil cortar a cabeça da serpente, depois de bem alimentada e ter chocado os ovos.

  86. O avanço nas PAUTAS ANTICORRUPÇÃO apressam a volta do POVO às RUAS de todo o PAÍS. Conselho importante aos congressistas, ñ ao Alcolumbre e Botafogo, q têm falado por todos sem consultar os eleitos: 1. É fiel as eleições; 2. Peçam aos monocráticos do STF p se afastarem; 3. pautem a PRISÃO em SEGUNDA instância; 4. Acabem c o FORO PRIVILEGIADO inclusive do presidente. 5. Reduzam os seus salários em 30%, e como se dão bem com o STF, sugiram-lhes q façam p mesmo;

    1. 1. Leia-se "adiem as eleições", tirando a pressão política neste momento, e q juízes assumam as prefeituras até a próxima legislatura. Junto com a redução de salários, vocês começarão a conversar com o POVO. Deixem de ser otários. O MUNDO MUDOU!!!

  87. Caros amigos, quem estiver com o saco cheio da cusoé...tenho uma dica: Revista Oeste...ESPETACULAR e a Ana Paula está lá...claro!

  88. Rodrigo Maia tem a antipatia do povo , assim como o Alcolumbre, não sai ameaças de forma alguma, e o Mandetta sonfez cagada ministério , se deixassem ele esse coronavirus ia até 2022.

  89. É, no mínimo, questionável o artigo que parece desconhecer uma regra simples de gestão. O subordinado segue as diretrizes do chefe. Caso discorde, pede pra sair! Tirando especulação - mera opinião - da articulista, o ex-ministro é somente isso: Ex-ministro. Do mesmo modo, nenhuma linha a respeito do cerco comandado por Maia, com atores coadjuvantes (Alcolumbre e Toffoli) que pretende tão somente sangrar o PR pouco importando a crise em que estamos mergulhados. Crusoé, abra o olho!

  90. KKKKK, veremos, eu me pergunto, qual é o prestígio que esse caras tem. Naquela época sim, onde as informações eram facilmente escamoteadas, diferentemente de hoje onde mais e mais pessoas tem acesso a informação e onde essas mesmas inform ações circulam a uma grande velocidade, ou seja, fica mais difícil se esconder.

  91. DEM vulgo PFL sempre mamando nas tetas dos governos. Bolsonaro acabou com leilão esse foi o motivo de sua eleição, acabar com a escória do congresso, esse câncer que tem que ser extirpado. Mensalão , Petrolão nunca mais adeus Botafogo você não ganha nem para síndico do seu prédio, pois sabem que você mete a mão.

  92. Só o tempo dirá de a estratégia adotada pelo Sr. Maia obterá bons frutos . Parece que o novo Ministro da Saúde muito preparado e interessado na Saúde e seus problemas, cedo mostrará sua competência. O ex-Ministro de uma nota só ,será esquecido.

    1. Espero que o Presidente o ouça e, não fique insistindo no retorno das atividades sem a segurança devida.

  93. O que fica mais evidente na estrutura política podre do Brasil é a ideia de que o bando de políticos de um determinado partideco pode pressionar o governo para o fundo do poço. Deixou-se muito triste o fato do Caiado partir para cima do Bolsonaro e romper o apoio... Não faz mal, hoje estamos conseguindo separar nitidamente o joio do trigo.

    1. Marcos - Concordo com você, também acho que o Carlos tem um QI de ameba.

    2. O que está levando o governo para o fundo do poço é o Presidente, que está mais preocupado em alimentar os alienados das redes sociais, do que contribuir para a solução da grave crise que nos aflige.

  94. Esse é um probleminha recorrente quando se faz aliança com ratos. A vantagem neste caso é que o presidente, com uma conversada com algum partido fora do poder momento, pode fazer o DEM voltar para o ostracismo.

  95. um pecado comparar Mandetta com Moro....nosso ministro da justiça é e sempre será um herói e sem politicagem.....nos poupe!

    1. Perfeito Rosilene concordo com sua opinião sobre Moro, nosso herói. #SOMOSTODOSMORO. Abraços.

  96. O Mito sem querer alavancou o DEM e colocou o Moro ao lado. Quem quer carregar o desgaste constante do Capitão e seus devotos??? Só alguns Generais....

  97. Bolsonaro precisava compor uma maioria no Congresso para governar, sem mensalão, contrariando o mecanismo. Usou sua vitória em 2018 e influência política para reeleger (com certo casuísmo) R Maia presidente da Câmara e o inepto Davi Alcolumbre para presidente do senado e do congresso. Está sendo traído à luz do sol por ambos, que agem com apoio dos que perderam a eleição, como chantagistas. É o velho PFL com nova marca e sua antiga cultura.

  98. Que interessante!!! Não a matéria, é sim o fato de que meu comentário avaliando a provável perda de credibilidade desta revista TER SIDO APAGADO!!!!! Outros leitores relataram fatos semelhantes. Já sabemos o que esperar! Parabéns Crusoé!!!!!!

  99. Maia está pouco se lixando para o Brasil . Quer a todo custo tirar Bolsonaro do poder .... Estamos de olho no PFL está querendo ....

  100. Presidente da república eleito e legitimado no cargo é pra ser respeitado!!! Devemos todos colaborar... essa é a regra. A subversão maldosa, criminosa e irresponsável desse status é que coloca o Brasil em risco, muito mais que o vírus ! Colaborando sobremaneira a atuação sorrateira e perniciosa do congresso e da banda podre do supremo!

  101. Mesmo numa pandemia esses políticos nojentos não querem saber do que é melhor pro País. Não interessa quem é o Presidente, primeiro tem que ser o Brasil. Não se deveria fazer oposição conta o País. Temos urgentemente que renovar bem 2/3 do senado este ano, único jeito de contrapor os bandidos que são maioria na câmara, incluindo o Botafogo.

  102. Infelicidade do artigo comparar Mandetta a Moro. O primeiro é só um político travestido de técnico. Moro é um técnico que está político neste momento. O artigo também falha em não descrever a visível perda de popularidade do Mandetta ao esticar demais a corda para ser demitido. Como assinante, estou decepcionado com a Crusoé, que parece padecer do mesmo problema dos veículos de comunicação "mainstream", qual seja, render-se ao corrupto establishment político.

    1. Ricardo, estamos notando que a Crusoé mudou muito, como mudaram o Bebbiano, Witzel, Dória, Caiado, Frota, Joice e o Mandetta, o mais novo traíra.

    2. Concordo, o Antagonista se rendeu ao estatamento político vigente.

  103. Só que Maia está queimado perante o povo, não tem uma alma viva que acredite nele. Acm Neto e Doria mostraram as suas garras de tirantes. Nas próximas eleições serão lembrados como traidores e tiranos.

  104. Helena Mader está torcendo tanto pelo Brasil quanto Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, a ponto de só considerar uma possibilidade. Li a matéria até o final e em momento algum ela considerou a possibilidade de Bolsonaro obter sucesso contra o Coronavírus e de a sociedade rejeitar a bandidagem do DEM, que como ela mesma disse esteve prestes a ser extinto. Quando a Crusoé e O Antagonista não usam como referências a Folha de São Paulo e Josias de Souza seus colunistas agem com tamanha pequenez.

    1. Infelizmente esperar alguma atitude inteligente do Presidente é exigir muito, ficou falando sozinho no combate ao vírus, só faz intrigas, além de dar birra quando é contrariado.

  105. Ah! que saudades do Absolutismo! E tu, DEM, que já fostes “liberal” e agora se chama “democrata”? Se valendo de uma neo-liderança trazida por um vírus? De um líder vaidoso filhote de um ex-quase futuro ditador baiano? De ex-presidentes como FHC e suas práticas e de um líder que se lambuzou com o poder? De um presidente que não controla suas emoções, palavras e gestos? Ah! pobre Brasil, tu não merecias tantas mazelas! Pobres “autoridades” dos três poderes (minúsculos mesmo)!

  106. Sério, não consigo ler mais q um parágrafo dessa revista, igual aos meus últimos tempos da Veja, sem ler, só aguardando o fim da assinatura, q (ufa!) já é no mês q vem .

  107. Se confirma a Canalhice da Velha Politica contra Bolsonaro e seu Governo... Mandetta, foi um Cavalo de Tróia desta Canalhada no Ministerio..

    1. Luiz - Eu não tenho nenhuma dúvida, o Mandetta nas últimas semanas fez exatamente o que lhe foi instruído, trabalhar contra o Governo.

  108. Já vou avisando que não sou do Centrão e sei que o Lula chefiou a gang que quase quebrou o pais. MAS, ao contrário de palhaços meliantes e militantes do Carluxo-boy aqui, todos baba-ovos do ‘DR Bolsonaro - o gênio da “pílula do Câncer” - não vejo diferença entre Um que rouba recursos do povo, cuja falta mata pobre até de fome e um Outro que prega a favor do vírus que mata e o ajuda a matar. E para encurtar, não sei também quem é pior, mais nocivo e letal, MAS sei que na política poucos prestam.

    1. Aguia, o pior são eleitores iguais a você, que torcem para que tudo dê errado.

  109. Acho que estava meio doidão quando escreveu esse artigo!!! A turma do democratas não pode colocar o pé na rua, já Bolsonaro é ovacionado!!! Panelaço FAKE de radiola? Até o panelaço a esquerda avacalhou!!! Lamento muito a linha editorial de vcs! 2019 foi horrível, mas 2020 vcs estão se superando! Em 02 semanas ninguém nem lembra mais do Mandetta!!!

  110. Bolsonaro poderá muito espertamente “presentear”, com “facas”, “espelhinhos” e “panelas de alumínio” o apoio do “centrão” e de outros “bolsonaristas” do PSL e do próprio DEM e assim rachar a base de Rodrigo Maia ... os acima referidos certamente não resistirão em aceitar os “presentes”! Dividir para reinar já dizia Maquiavel.

  111. E nós pagadores de impostos iremos suportar tudo isso, a farra dos governadores com o congresso vai quebrar o país....vão por mim. CPMF de 2 a 3% vai ser goela abaixo. E a culpa vai ser do governo federal?

  112. Como lidar com o Botafogo (da Odebrecht por favor) pertencente ao partido do DEMônio?! Tenho uma solução politicamente incorreta... mas que sem dúvida terá muitos apoiadores!!

  113. Na verdade o DEM hoje é um ninho de cobras comandado pelo bandido presidente da câmara,o Presidente Bolsonaro terá que tem muito tato pra estripar este partido o que até agora não demonstrou,não se lida com esta gente usando sinceridade.

    1. Comigo já perdeu e inevitavelmente cancelarei minha assinatura. Quando eles não torcem pelos conspiradores se inspiram na Folha de São Paulo ou no Josias de Souza. Ou então são incapazes de entender que as moedas têm dois lados, como claramente demonstrou Helena Mader.

  114. Cruzoé está mesmo em fim de linha!! Patético esse comentário repetitivo para tentar intimidar leitores que não apoiam a postura da revista, que de slgum tempo se coloca flagrantemente tendenciosa em apoio à policalha que representa o status quo derrotado pelo Presidente Bolsonaro em 2018. Lamentável!!

    1. Faço minhas suas palavras. É bem melhor ler revista em quadrinhos do que ler matérias tendenciosas e fracas como esta.

    2. Como faço para CANCELAR A ASSINATURA desta droga?? Faço por telefone??

  115. A queda do Mandetta é a derrocada do projeto medíocre do PDS/PFL/DEM de chegar novamente ao poder. Este partido é uma escória. O Rodrigo Maia é um política medíocre que será esculachado nas próximas eleições. Mandetta era "a donzela virgem" que o centrão queria levar ao altar em 2022. E que logo será suprimido por um ministro mais técnico que politiqueiro.

  116. A Câmara, liderada pelo Rodrigo Botafogo Maia, quer quebrar a economia do país, em conluio com a maioria dos Governadores. O Executivo Federal pretende ajudar dentro dos limites possíveis e considerando o vírus chinês! Botafogo e Governadores querem empurrar para o Governo Bolsonaro toda a incompetência de gestão dos Estados que vem de décadas! É a politicalha podre em ação! O DEM quer tirar proveito do momento de crise fazendo politicagem, como sempre fez!

  117. Coloca os dois nas ruas!!! DEM/PFL é sinônimo de ladrões como PMDB/MDP e PT, sociedade não e engenua vocês criaram um herói de papel. Trágico a condução deste ladrão a frente da pasta da saúde, o que ele fez além de anunciar as mortes ocorridas diariamente a dar entrevistas vazias. Rodrigo Maia é ladrão, Alcolumbre e demais citados seguem a mesma linha.

  118. No intuito de inviabilizar o governo, esse SER chileno prejudica o povo brasileiro. Exatamente por isso a tag de inimigo do Brasil está em primeiro lugar.. e não são robôs, não!!

    1. Carlos - Hoje o Presidente do Senado em retaliação ao discurso do Bolsonaro, tirou de pauta a MP do Contrato Verde e Amarelo, que iria beneficiar inúmeros jovens que procuram o primeiro emprego. A medida provisória se não votada até segunda feira irá caducar. Fica muito evidente quem é o "parvo da história" que está atrapalhando o Brasil caminhar. Pelo jeito o mais despreparado é o eleitor que julga sem conhecimento dos assuntos, só por ideologia politica.

    2. Permita-me discordar, em primeiríssimo lugar, o maior inimigo da nação é o Presidente mais despreparado e parvo da história!!!

  119. É a velha tática do "quanto pior, melhor", juro que sempre via isto como coisa de comunista stalinista, mas hoje eu vejo que fez escola, até este suíno aprendeu a técnica.

  120. e no fim tudo se resume aos caciques da parte podre da política tentando levar o país ao fundo do poço , para continuarem a manipular o povo e principalmente seus currais eleitorais e fazerem voltar ao loteamento do país onde todos os ministérios e direção de estatais e autarquias eram preenchidos por políticos em fim de carreira e apadrinhados sem qualificação nenhuma , felizmente uma parte grande da população acordou , e não compra mais essa versão sórdida.

    1. Antes da eleição para deputado federal houve aqueles se amostraram na "facada" para se elegerem. Agora escondem como ratos esperando apenas o DEM destruir o governo Bolsonaro para repartirem "a caça". Que a irá de Deus os consumam! Bandidos!!

    1. Fazia tempão que eu não lia texto isento na Crusoé.

    2. Concordo plenamente. Texto expondo fatos. Que o leitor tive suas p próprias conclusões.

  121. Reportagem altamente tendenciosa. o DEM é um partideco, como vc afirmou. Maia e Alcolumbre, serpentes chocadas pelo próprio governo, que na época, não tinha opção para ambas as casas. Essas sombras, que se esgueirando feito rato, sonham até com a destruição da economia, para vencer em 2022, mostrando em seu caráter, que aliança com o diabo, é pouco. Mas, temos um trunfo importante, pelo menos, até 2026, o presidencialismo de coalisão, não volta, dai para frente, Moro até 2034. Depois,Bolsonaro.

    1. Se o DEM for a solução para o país, não vamos pra lugar nenhum...... Qual a história deste partido? será que esquecemos? partido de oportunistas e corruptos . pobre país! podres poderes!

    2. Todo presidente tem seu Silvério dos Reis. aqui no Rio o Maia não se elege mais, nem pra síndico traidor merece desprezo

  122. Brilhante comentário.Perfeita análise política. Bolsonaro tentou domesticar cobras.Hoje é vítima do veneno. Claro, que o Maia conspira contra o presidente. Um político dos velhos conchavos. Traíra. O DEM, extinto PFL, dizimado pelo Lula, deve sim, ao presidente, a sua ressurreição. Hoje, cospe no prato que comeu. Traição, sem pudor.Quanto ao presidente Bolsonaro, mesmo com todo o tempo de vivência política, pisa em ovos no cenário político. As nuvens se mexem.

  123. Maia só prejudica o país, não ajuda em nada, pior só atrapalha! Ao ser contra, em tudo, o Governo Federal Maia parece q só quer espezinhar, não dá exemplo de nada, gasta o q pode e o q não pode em mordomias afrontando o Brasil.

  124. A meu ver, este tempo em compasso de espera ou seja, essas mudanças e atrasos no aparelhamento dos equipamentos de combate ao Covid-19, tem tudo a ver com as eleições que já estão batendo a porta do seu acontecimento. já se fala em adiamento para 2022 unificando assim, todas as eleições. Imaginem este congresso por mais 2 anos. O Brasil entraria em bancarrota.

  125. Agora vocês resolveram mostrar o que está por trás da pandemia, uma disputa pelo poder de quem perdeu as eleições. O Nhonho é seus asseclas não estão preocupados com a saúde do povo e sim em derrubar o governo para assumirem o poder de forma escusa. Nhonho, Alconlumbre são peçonhentos, rastejam no esgoto se for preciso para obterem vantagens políticas.

    1. Não me esqueço da frase do Zé Dirceu, que dizia que tomariam o poder. Essa gang deve estar em comum acordo com aquele terrorista.

  126. Presidente, não tema. Deus ampara e conduz o justo. Esta escrito. Golias o gigante Filisteu tombou sob as mãos de um justo, Davi. O DEM...

  127. Foi esse desprezível indivíduo Maia que contribuiu muito com a queda de Mandetta. Se Mandetta não vivesse abraçado a Maia e Alcolumbre, os ladrãozinho do colarinho branco que achavam que Bolsonaro não teria coragem de demitir Mandetta estão vendo que Bolsonaro é homem suficiente para defender o Brasil. É para isso que ele foi eleito

  128. Cruzue, cada dia que passa fico mais decepcionado com vocês, façam algo produtivo, ou pior das hipóteses sejam verdadeiros, isentos ok...

  129. À época de FHC, não se governava sem o PFL, atual DEM. Se PSDB e PT fossem, como dizem alguns idiotas, a mesma coisa, teriam governado juntos, mas eram na realidade inimigos. Hoje o poder do DEM vem dos eleitores que insistem em votar nos partidos do Centrão. Por que o brasileiro vota em “nomes”, não em partidos.

  130. Todos sabíamos que o sistema é forte e nunca entregariam sem lutar , afinal são décadas si privilegiando de mordomias e fazendo discursos populistas, quero acreditar que o povo não cai nesta d novo.

  131. Helena Mader, sua avaliação do ambiente político está impecável. Parabéns. Compartilho de visão semelhante. Maia é o artífice da desconstrução de JB. Conta com maioria no congresso, apoio no STF, na grande imprensa e na oposição. Tem todas as condições para afastar o Presidente, cujo apoio está em eleitores que não podem se aglomerar. Faca, queijo e pedidos de impeachment na mão. JB acusou o golpe e vai reagir com seu modo tosco, alimentando animosidades e desapoios. Nunca saiu do baixo clero.

  132. Temos hoje, claramente identificado, o inimigo numero um da sociedade e do país. Portanto conclamo todos os NACIONALISTAS, que direcionem todas suas energias contra o nhonho, caso queiramos minimizar a influencia e o retorno da velha politica no cenário nacional. É a hora do saneamento do país. A guerra está aberta, o inimigo identificado, então vamos a luta, cada dia uma batalha.

  133. China tá fazendo testes nucleares caso algum país tente acabar com eles, único jeito de acabar com eles? Todas as empresas mundiais sairem da China igual a Samsung e várias empresas japonesas estão fazendo.

  134. Acho que o Maia representa o político necessário para liderar, pois conhece profundamente os problemas nacionais, como tem insuperável capacidade articulação, condição indispensável para quem tem uma plataforma a defender.

    1. Só pode ser deboche! Aproveita e solicita pro Nhonho ressuscitar o Renan Calheiros... ótimo articulador político e ladrão que nem ele!

  135. É como eu sempre disse, se vc não come vc é comido, ser honesto no Brasil não é qualidade é defeito, Bolsonaro quer continuar sendo honesto, vai contra interesses do senado câmara stf governadores prefeitos corruptos e demais canalhas de olho no dinheiro público, já que a maior parte da população brasileira gosta de gente dessa estirpe entre no barco da corrupção Bolsonaro e pegue sua parte ou feche esses órgãos corruptos e dê um basta nisso, pois a economia já foi pro beleléu mesmo.

  136. Por causa de disputas políticas agora encenadas no meio da pandemia, estamos mais uma vez remando pra trás. Coitado do povo brasileiro. Nunca passaremos essa fase de subdesenvolvimento pq nossos políticos só pensam em eleições e, claro, poder.

  137. É nisso que dá entregar ministérios à partidos políticos. DEM é da VELHA POLÍTICA, ninho de ratos, muito bem conduzido pelas ratazanas Maia e Alcolumbre com a velha arma das chantagens e extorsões. A VELHA POLÍTICA CORRUPTA NÃO vai deixar o governo GOVERNAR em paz.

    1. É muito difícil consertar o que vem sendo destruído e dilapidado a muitos anos, vamos precisar de vários Bolsonaros e muito tempo para consertar isso.

    2. concordo com vc, mas este presidente não tem culhoes para fechar essas ratoeiras, fraco e olha que votei nele na esperança que ele desse um basta nisso.

  138. Caiado, querer comparar o Moro com o Mandetta é a mesma coisa que comparar Deus com o Diabo. Me diga uma mutretragem de Moro que te digo várias do Mandetta. Os 15 minutos de fama não durarão muito

  139. Para variar esse Congresso é só serpente ! Só trairagem...E com um Presidente muito bem intencionado porem inexperiente e NÃO político apanha de todos lados ,inclusive da grande mídia ! Continuamos no quanto PIOR melhor para essa turma de crápulas....

  140. Bolsonaro poderia surfar na eficácia de seus Ministros Técnicos, no entanto, prefere submergir agarrado a eles. É um irresponsável obtuso.

  141. Nossa estrutura político-institucional é podre. em 1988 perdemos a oportunidade de dar ao país uma Constituição descente. De lá pra cá vivemos aos trancos e barrancos. É uma lástima. Condenaram o país ao atraso (e pobreza). Esperamos que esteja para surgir um "Messias" macho para rasgar esta porcaria, e começar vida nova e próspera.

  142. lula jurou extirpar o DEM da política. Mas ao final estarão aliados pt/psol e DEM pra apostar na desgraça do país e derrubar o presidente Bolsonaro. Nada como um dia depois do outro..... Tá fácil, só bater panela e sair pras ruas!

  143. JB (AKA Chapolin colorado) trai e abandona os outros ,quando fazem com ele, espuma batendo a linguinha presa nos dentes.Traidor da LAVA JATO

  144. Crusoé, você não me engana mais. O que está faltando para contratarem o Reinaldo Azevedo? A censura aos comentários da coluna Diário já deve ser conselho dele, que também teve que bloquear as opiniões dos leitores quando elas se mostravam quase 100% contrárias às opiniões dele. Vão em frente, estamos de olho.

  145. Bom dia o que se faz necessario,e prorrogar o mandatos ate 2022.E o Congresso e o Senador votar uma Lei que acabe com esta Desgraça chamadade Reeleiçao que foi criada no Governo Fernando Henrique.Com mandato de 05 anos a partir de 2022.

    1. Obrigado Marcio se puder me envie um Dicionario.Obrigado.

    2. Cláudio, aprenda a escrever. Aproveite o recesso e faça um curso de português.

  146. Oo NEFASTO DEM tem que ser extinto URGENTEMENTE . Chantagistas que impedem BOLSONARO de fazer as REFORMAS necessarias à reconstrução do BRASIL destruído pelos SOCIALISTAS FHC/LULA/DILMA !!!

  147. Estão brincando com coisa séria..Esse partido sempre alinhado desde 85 aos desgoverno, não aguenta uma tacada séria do Judiciário honesto. Vide as ocorrências nos caciques Nhonho, Onix, Alcoolumbre, e outros encalacradosnas relações até agora conhecidas.Faltou citar o ex- ministro da Saúde.

  148. Miguel! Os tempos mudaram,é a velha política não, vão ter que se reinventar. Está mais do que na hora. Se não mudarem vão sentir um bafo na nuca bem quente.

  149. TEMOS QUE EXTIRPAR O NEFASTO DEM DA POLITICA NACIONAL!! NÃO HÁ DUVIDA DE QUE O OBJETIVO DA APROVAÇÃO DAS LEIS -TODAS - "EMERGENCIAIS" É DESTRUIR A RECONSTRUÇÃO DO PAIS COMANDADA POR BOLSONARO/PAULO GUEDES !!!

  150. O QUE VEJO É QUE MUITOS POLÍTICOS E MANDETTA É UM DELES, PENSAM QUE O POVO AINDA É BOBO. AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES CONSOLIDARÃO A MATURIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. ESSES SENHORES QUE HOJE, ARQUITETAM A DERROCADA DO PRESIDENTE, PENSANDO QUE SERÁ MAIS FÁCIL PARA ELES NO FUTURO, ESTÃO MUITO ENGANADOS! OU CUIDAM DO BRASIL OU SE DESPEÇAM DA POLÍTICA.

  151. lúcido? meu Deus, amiga da onça, uma matéria vendida pelo DEM. em momento algum se fala das qualidades do ministro escolhido por Bolsonaro, que por sinal é um ser que não devemos confiar mas que tem um ministério de qualidade nunca visto na história desse país. só é comparar os ministros das gestões anteriores e os de agora. paciência tem limites.

    1. Concordo! Nunca antes na história desse país tivemos um quadro de Ministros à altura de Damares, Weintraub e Onyx....kkkkkkkk

  152. a jornalista nesta reportagem longa e tendenciosa, querendo dar valor a quem não merece. Quem foi Mandetta?, que se aproveitou da desgraça atual do povo brasileiro para se promover. Pau mandado do Grupo Globo, foi seu maior mérito. Quando já se tinha notícias que o vírus chinês havia matado na Itália, no Brasil o carnaval corria solto e sendo prestigiado pelos os dois governadores traíra do Rio e São Paulo. O ex ministro procurou alertar a população do risco que havia? Nada!!!

    1. Como MG foi surrupiada nos últimos anos, com golpe final do Pimentel, vcs nem se lembram mais do nosso Belo Horizonte. Inclua aí as convocações criminosas do prefeito Elias Kalil para o carnaval, POPULISTA e ex presidente do galo doido, tão irresponsável qto Witzel e Dória, "os caroneiros" q nunca + se reelegerão. Ah, ñ posso me esquecer. Nós mineiros é q confirmamos o impeachment da dilmAnta, vingando os q dizem ter sido "golpe". Com Esse CONGRESSO q temos, deram sim um golpe nela, Renan!

    2. ESSA REVISTA ESTA TOTALMENTE ESQUERDISTA PORISSO VOU SAIR FORA MAIS UMA MIDIA QUE NSO ACRECENTA NADA..

  153. Parabéns a Helena Mader por redigir um texto bastante consistente e ao meu ver lúcido. Havia alguns meses que eu não lia nada sensato na Crusoé.

  154. Não tem jeito. O cara é político e de político não se pode esperar nada de bom, com raríssimas exceções. Basta ler a reportagem e verificar que o interesse não é o povo (só na hora do voto) e sim as maracutaias e tentativas de se estabelecer no poder. Infelizmente o Bolsonaro (tentando agradar alguns) cedeu e colocou um político no ministério. Deu no que deu. Agora temos um técnico. Dias melhores virão.

  155. Mandeta é apenas um político sem compromisso real com a população (como quase todo político). Quem viu o sorriso na cara dele ontem após a demissão deve ter percebido exatamente isso.

    1. Depois que colocou essa peruca honho está se achando.Escroto!!!!!

  156. No debate entre Jimmy Carter e Gerald Ford em 1976, nas considerações finais, Ford deu uma aula de eloquência nos seus 5 minutos. Palavra para Carter que disse que não usaria nem 2 min: comentou sobre a eloquência do adversário mas disse que: “eu jamais vou mentir para o povo americano “. Ganhou a eleição. Quando vejo Maia, Alcolumbre, Mandetta, sim, ele também, Doria, witsel etc falando não consigo enxergar reais intenções nobres e inteiras verdades. Aquele sorrisinho indisfarçável denuncia.

    1. Esse mandetta, só tumultuou o sistema, agora o DEM quer fazê-lo de um herói. Chega, né?

    2. Vamos aguardar 2022, os traidores da pátria não vão ter mais o apoio de Bolsonaro, mas a culpa disso tudo é o presidente, foi dá carne a gato, era para dá peixe, lego eles se engasgavam. Esse DEM faz parte da sujeira da velha política. O povo não é mais bobo como antigamente. Vamos esperar que a merda DEM vá aparecer.

  157. Esse DEM sempre esteve lambendo a rapadura. Agora trabalha pra misgalhar o Bolsonaro e promover novas eleições, acreditando que o Mantreta tem cacife. Na verdade essa prepotência toda que demonstram, advém de terem o resultado das urnas eletrônicas na mão. Sem o voto impresso o jogo está planejado:"A volta da barganha para todos". O resto é só circo pra ir tapeando o povo.

  158. Sempre, em qualquer situação, acreditei que a hierarquia fosse fundamental. Tenho visto alguns governadores, o Congresso nacional, alguns do STF, e agora, o ex Ministro Mandetta (que abertamente confrontou o seu chefe.

    1. Eu também. Em tempos de pandemia, qualquer poupudo reforço de caixa é bem vindo

  159. O próximo a ser demitido deveria ser o ONIX, antes mesmo da população acertar o rumo do Botafogo e do Batoré que deverão ter o mesmo destino do cor rupto de nove dedos. Todo poder emana do povo, nunca devemos esquecer deste pequeno detalhe.

    1. É isto mesmo. DEM nem mesmo um pedido de Jesus não dá, traidores da Patria

    2. Já mapeamos e é iminente a PRESTAÇÃO DE CONTAS com o LEGISLATIVO. Novas eleições p as presidências ñ será mais JOGO DE FAVAS. Botafogo, vai se fuder e pagar na justiça, ñ sem antes pautar a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do Foro privilegiado. Apressaremos a quarentena para antes da Primavera, e NAS RUAS ñ invocaremos ajuda superior. O POVO ouvindo "panelaços eletrônicos" se prepara para instituir o FIM do CONLUIO entre o LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO.

  160. Presidente, é fato notório, além das manifestações, que o povo exige agora o saneamento do Congresso, a cassação dos Senadores e Deputados, que há mais de trinta anos, exercem os seus mandatos, apenas para supostamente surrupiarem o dinheiro público, o que enseja a miséria do povo é a falta de compromisso com o Brasil.

    1. Parabéns PRESIDENTE. Só falta você colocar em prática o óbvio. O POVO BRASILEIRO execra todos esses hipócritas q pretendem manter o "toma lá dá cá" q imperou durante pelo menos os últimos 35 anos, pós sumiço de Tancredo. O MECANISMO já USOU ORCRIMS PMDB, PSDB, PT, mascarando sempre o "PROJETO CRIMINOSO DE PODER". É X do DEM. Mas a cúpula, os "capos" são MDB, sempre entram como vice e ditam as regras. Já concuminam os substitutos no CONGRESSO: Lyras e Bezerra como quer Sarney e FHC. NÃO SERÃO

  161. Eu acho que tudo isso é fogo de palha! O brasileiro tem memória curta, e em breve não se lembrará do Mandetta, que a meu ver, politizou demais a pasta, falou muito, mas efetivamente não fez muita coisa. Pelo currícululm do novo ministro, sele conseguir implementar suas ideias, vai ser ovacionado pelo povo e fortalecerá ainda mais a politica de Bolsonaro, de colocar técnicos em seus ministérios. É aguardar pra ver!!!

  162. Parece que codinome BOTAFOGO sumiu da Crusoé.. Lula prometeu acabar com DEM bem lembrado. Que fez a maioria do DEM do CN em 2019, caprichou protegendo da justiça..

  163. A reportagem só mostra o quanto foi vil a participação do Mandetta no governo . Não faltou oportunismo e sobrou a sanha de poder e manipulação' As panelas que ressoam são aquelas que estão vazias dos privilégios de antes!

    1. Desmascarado em alguns meses com o término da pandemia Mandetta não será mais lembrado!

  164. O resultado do que está escrito nesse artigo, vai depender totalmente da gestão do novo ministro da saúde. Se ele tiver sucesso e achar uma fórmula de combinar a saúde com a economia, a popularidade do Mandetta virá pó.

  165. Não montarão neste cavalo, pois os modelos são do tipo Maia, gordo e antipático. Antipatia, passado sujo com trajetória de corrupção na vida política. Não passarão! Teria que combinar com o povo pra regredir ao menos 10 anos na história do Brasil. #vaipracasa, Mandetta!

  166. Eles só esquecem de uma coisa. Eles não possum votos. Vai dará maior merda uma tentativa de impechament. Aguardem, vão expetimentst as mãos invisiveis do povo.

  167. É só dar um pulo em MS, e descobrir quem é madeta. Simples assim. Vê se tem panelaço em Campo Grande por ele ter caído.

    1. Eu só não entendo a atitude dos “ filhos terroristas virtuais” que atacam de forma covarde e irresponsável o Moro ( esse Verdadeiro, Honesto e Competente ) e se acovardaram perante um politiqueiro barato e desonesto como o mandeta!!!

    1. É!, política é um mal necessário infelizmente, mas este mal vem se excedendo no na "República Federativa do Brasil". Até quando o povo brasileiro vai ficar dormindo no berço explêndido, acorda povão. Este tal de Pacto Federativo e somente para inglês ver. Uma grande parcela dos deputados federais e senadores, claro, nem todos, estão deitando e rolando em cima de vcs vcs, uma parte de população faz acontecer, outra parte vê acontecer é outra parte nem sabe o que acontece, daí que vem toda.. .

    2. O que ninguém mencionou precisa ser levado em conta!! O caixa é só um... bastou administrar mal ocorre o que ocorreu com Dilma: a economia destruiu os empregos!! Será que Dória, Maia e outros inimigos não enxergam que não podem matar a galinha dos ovos de ouro?? Estão colocando a corda no próprio pescoço!!

  168. Em outras palavras, as raposas do partido que agora lidera o Centrão conspiram dia e noite para derrubar o presidente eleito e impor sua vontade ao país que nunca elegeu nenhum de seus encostos e a Helena e seus chefes batem palma, acham bonito, dão palanque e trabalham pra ajudar, além claro de agora esquecerem o fator Botafogo e esconderem corrupção do Mandetta. Graças a Deus que cancelei a revista, dá vergonha ver o que ela se tornou.

    1. Não montarão neste cavalo, pois o partido só tem modelos do tipo Maia, gordo e antipático ! Antipatia e passado sujo com trejatória de corrupção na vida política é o carro chefe dos membros do partido. Não passaram. #Vaipracasa, Mandetta!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO