Carlos Fernandodos santos lima

As pandemias que assolam o Brasil

03.04.20

“Não se faz Copa do Mundo com hospitais.” Talvez, nesta crise do coronavírus, Ronaldo Fenômeno esteja pagando um preço alto pela bobagem que disse por diversas vezes nos anos anteriores à realização da Copa do Mundo de 2014. Afinal, desculpando-o, ele apenas papagaiava como embaixador de nossa Copa do Mundo a euforia desenvolvimentista do governo Lula, mais preocupado com sua política do “pão e circo” do que com a construção de bases estáveis para o futuro do país.

É certo que não há desenvolvimento sustentável sem investimentos públicos em quatro pilares essenciais: educação, saúde, segurança e infraestrutura. Infelizmente o Brasil está constatando — vide o esfacelamento de qualquer governo viável do estado do Rio de Janeiro por obra de uma corrupção institucionalizada que culminou no debacle do governo Sérgio Cabral; ou a incapacidade de nosso ensino de capacitar o brasileiro para as mais comuns atividades do dia a dia, ou agora a crise grave da pandemia do coronavírus — se não a nossa falência como país, a inadimplência de sua classe política em oferecer serviços públicos que atendam minimamente a população brasileira.

Exemplos como esse poderiam ser arrolados às centenas. São tantos e tão profundos os problemas brasileiros que muitos, como se mergulhados inteiramente nesse estado de coisas não conseguissem ver outra realidade possível, reproduzem acriticamente as desculpas esfarrapadas de nossa classe política, a maior responsável pelo estado geral de coisas, como se fossem verdades. “A política é assim mesmo” ou “querem criminalizar a política” parecem ser justificativas para que se aceite a péssima gestão de prioridades, a má distribuição de verbas e até mesmo a corrupção pura e simples como um preço para que tenhamos o “privilégio” de sermos governados por essa “elite” de políticos profissionais.

A corrupção mata! E brasileiros irão sentir agora o quanto hospitais são mais importantes que futebol. A Copa do Mundo custou aos cofres públicos cerca de 5 bilhões de reais — valor esse que, como comprovou a Operação Lava Jato, foi em parte significativa desviado para o sistema político corrupto que sustentava o governo Lula. Por aceitarmos as péssimas (e criminosas muitas vezes) decisões daquele governo e de sua sucessora, a média de leitos em hospitais caiu no Brasil de 2,23/1.000 habitantes em 2010, para 1,95/1.000 habitantes em 2019. Hoje temos menos leitos por habitante que países que colapsaram durante a pandemia do coronavírus como a Itália (3,18/1.000) e a Espanha (2,97/1.000).

E sequer estamos falando de leitos em Unidades de Terapia Intensiva ou equipamentos de ventilação mecânica disponíveis para a maioria da população brasileira. Os hospitais que atendem o SUS, ou seja, atendem 75% da população brasileira, oferecem apenas 25% dos leitos em UTI, enquanto que os 25% da população que podem pagar um plano de saúde – dentre os quais me incluo – têm acesso aos outros 75% dos leitos. Não estou aqui a defender a privatização ou estatização da saúde no Brasil, mas a constatar que o setor público não atende minimamente a promessa constitucional, certa ou errada não vem ao caso, de saúde universal.

Ainda se fosse apenas a Copa do Mundo um caso isolado de corrupção, mas a Operação Lava Jato demonstrou claramente que tudo no Brasil era objeto de propina. Chegamos ao cúmulo de subornar membros do Comitê Olímplico Internacional para que a Olimpíada fosse realizada no Rio de Janeiro. Como aconteceu com a Petrobras, por trás da euforia carnavalesca da decolagem do Brasil, os governos Lula e Sérgio Cabral estavam apenas gastando o máximo de dinheiro possível em obras e serviços desnecessários para permitir que empreiteiras e fornecedores lhes pagassem imensas propinas. E isso se repetia em todos os níveis, seja em governos estaduais da situação ou da oposição, como é exemplo o caso do Rodoanel de São Paulo.

Agora vem a conta. Precisamos urgentemente de leitos, ventiladores mecânicos e profissionais qualificados. São necessárias medidas extraordinárias de benefícios sociais para os mais necessitados, de subsídios para micro, pequenas e médias empresas. São necessárias medidas para que a economia ganhe força após a crise passar. Todas essas medidas vão contra a austeridade fiscal que normalmente se exige dos governos, mas o momento é excepcional e medidas de exceção são a resposta. Bilhões de reais serão necessários para a economia brasileira sobreviver e com certeza o prejuízo aos cofres públicos seria bem menor se estes já não estivessem dilapidados pela corrupção histórica brasileira.

Agora algumas autoridades, nesse sentido, lembram dos bilhões recuperados pela Operação Lava Jato. Algumas dessas mesmas autoridades são aquelas que criticaram a atuação da força-tarefa Lava Jato quando esta negociou com os americanos que a maior parte da multa aplicada na Petrobras ficasse para os brasileiros. Pais postiços do sucesso das investigações surgem aos montes, alguns deles até se elegendo para altos cargos na República, mas defensores reais de mudanças nesse estado calamitoso de confusão entre o público e o privado no Brasil contam-se aos dedos. A maioria prefere defender seu político de estimação, como uma manada cega, ou seus interesses corporativos ou pessoais, infelizmente.

Se não houvessem o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal capitaneado o enfraquecimento das investigações, pretéritas, atuais e futuras, diga-se, poderíamos estar em melhores condições para enfrentar essa pandemia. Mas mais que isso, poderíamos estar enfim capacitados para enfrentar a pandemia da falta de educação básica, da falta de segurança nas grandes cidades, e da falta de condições de infraestrutura para dar conta de nosso potencial de desenvolvimento econômico. Em vez de Olimpíada e Copa do Mundo, enfim, precisamos de estradas, escolas e hospitais. Em vez de sustentar um sistema político corrupto precisamos democraticamente mudar tudo isso.

Carlos Fernando dos Santos Lima é advogado e foi um dos procuradores da República da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns 👏👏👏 triste realidade essa nossa. Penso que nos últimos 20 anos não foi feito nenhum hospital público federal de excelência neste país, e ainda temos que ler o decréscimo de leitos, sem contar com a infraestrutura hospital público que está caótico.

  2. Mais uma vez, o procurador Carlos Fernando nos brinda com uma análise clara e exata da tragédia sócio-política que infelicita o país e, mais uma vez, eu argumento que a situação está bem clara para a parcela da população que paga a orgia e tem discernimento para apontar seus algozes e o que falta é uma ação de organização dessa sociedade consciente e poderosa, por parte da elite pensante e patriótica, para mudar o Brasil para um país justo e civilizado. É possível, é só usar a inteligência!!!

  3. O Brasil é um país sem memória, o povo já esqueceu que o PT e seus cúmplices levaram essa nação ao fundo poço. Apesar de ser nordestino não defendo esse bandido chamado LULA. Acho que não existe adjetivos para qualificá-lo. Aonde esse analfabeto conseguiria amealhar $ 17.000.000,00 dando palestras, ninguém sobre que as empreiteiras do Petrolão. E ainda tem muita gente que defende esse verme.

  4. Li quase todos os artigos do Carlos Fernando e concordo com ele em gênero, número e grau. Parabéns a ele pela clareza das ideias e argumentos.

    1. Há anos os bandidos tomaram conta do Brasil. Governo petista e o da quadrilha Bolsonaro São a mesma coisa.

  5. É isso aí, caro Procurador: a verdade crua dos fatos decorrentes da corrupção sistêmica no nosso País! Ainda bem que parte do dinheiro da propina que retorna aos cofres públicos, graças à Lava Jato, já está servindo ao combate nacional contra o Coronavírus!

  6. Isso a gente percebe todos os dias e ainda tem gente que defende bandido político, essa parece a maior pandemia que o Brasil disseminou nos últimos 35 anos, a ignorância por falta de investimentos na educação.

  7. não vejo NENHUM ESQUERDOPATA cobrar do MELIANTE-MOR LULA e DILMANTA os hospitais padrão FIFA que podiam ter sido construidos com o $$$ dos ESTADIOS da COPA + as PROPINAS pagas a TODOS os politicos envolvidos nas negociaçoes !!!

  8. Concordo plenamente com o texto.Hoje,infelizmente,nosso parlamento e nosso judiciário é corrupto e nos jogaram por anos nesse buraco que parece que não tem fim.

  9. Trata-se de uma matéria simplesmente perfeita. O brasileiro deveria aprender com os erros do passado e procurar a votar em homens equilibrados, competentes e honestos. Simples assim...

  10. Sábias constatações! Pena que, neste angustiante momento, repercutam tão pouco! Nem poderia ser diferente num contesto em que nossa elite tradicional e corrupta enxerga a oportunidade de colocar sua lamentável história num nicho oculto e totalmente esquecido!

  11. O Congresso e o STF atuais, salvo raríssimas exceções, são a pior e mais avassaladora pandemia da nossa história. Direta e indiretamente, suas atitudes nada republicanas dizimam centenas de milhares de seres humanos inocentes.

  12. 5 bi, apenas o estádio de Brasília, Mané Garrincha foram quase 2 bi. A conta foi maior e continuamos como Manés, votando no circo.

  13. Carlos Fernando, sou grato a você pelo trabalho digno e corajoso durante sua participação na operação lavajato. Seu artigo é brilhante, faltou porém você arrolar nele, em função ndo momento que vivemos, uma questão muito importante. Se a corrupção é um câncer a ser combatido com todas as nossas forças, os PRIVILÈGIOS de muitos espalhados nos 3 poderes também o são. É momento de acabar com os imorais, obcenos e injustificáveis privilégios de muitos no setor público. Gostaria de sua manifestação.

    1. Concordo, está mais que na hora da ação, ficar no bla bla não adianta nada. Roze Silva

  14. Ronaldo Fenômeno está completamente certo : Não se faz copa com hospitais. Esse jogador com suor do corpo dele quebrando ossos e arrebentando músculos fez alegria de uma nação inteira. Ele é um jogador de futebol. ficar acusando o atleta das imundices cometidas por esses mandatários desgraçados não leva ninguem a lugar nenhum. se não temos hospitais escolas saneamento básico ou uma infraestrutura decente neste país, é porque os homens daqui são adeptos da lei do Gerson são desonestos e burros.

  15. Nada a acrescentar ou comentar 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏 ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••🤝

  16. Prezados Raphael, Marcelo, Arlete, Maria e Alceu, com a devida licença, faço minhas todas as palavras de vocês. Parabenizo a todos.

  17. Excelente artigo. Seria muito interessante se vocês da Crusoé, em algum momento, pudessem liberá-lo para divulgação ampla.

  18. Acertou na mosca. O jogador de futebol citado não é exemplo de bom brasileiro sempre esteve afinado com o teixeira na cbf e com o lularápio na presidência. O congresso é espúrio comandado por dois crápulas (botafogo e batoré) e o stf repleto de safardanas coniventes com a corrupção, o resultado é um país que sangra para alimentar ratazanas de esgoto.

    1. Tudo verdade. Sera que a Globo vai transmitir isso no jornal nacional

  19. Texto claro, brilhante!!!! Digno de uma pessoa honrada como o Sr. Não mim esqueço quando esteve no programa Painel e disse: que nas últimas eleições estávamos entre o capeta ( Haddad) e o coisa ruim ( Bolsonaro) 😪😪😪

  20. Corrupção petista!!! Dilma, Lula, Gleise, Cabral, Boulos,petistas do Leblon, José “egoísta” de Abreu! Que morram com todo seu dinheiro desviado, agora dinheiro não adianta muito , aliás vão pra Cuba, já tem vacina como disse o vida mansa Boulete ! Burro! Todos caladinhos só alfinetando o Bozo. Ideias nada!

  21. Apesar do excelente artigo, ele causou-me uma tristeza e comoção extrema, por constatar mais uma vez o que estes bandidos fizeram com o Brasil

    1. Sim... mas cabe a nós, brasileiros, mudar essa história. Jamais reeleja um deputado; e, ao decidir em quem votar, procure os ficha-limpas!

    1. Teu ídolo de barro pegou coisa pior mas esta por aí, como uma assombração, a se fazer de paladino da justiça. Causa-me nojo apenas lembrar dessa figura asquerosa, deplorável, mas que ainda é endeusada por seguidores que, com certeza, no fundo têm a mesma forma de ser e agir.

    2. Vaso ruim não quebra, olha o exemplo do Presidente, pegou a covid, transmitiu geral mas não sentiu nenhum sintoma.

  22. apesar de tardia, é a radiografia da política no Brasil. infelizmente a conta vem e será a passos largos! Parabéns pelo texto realista! E que Deus nos proteja...

  23. Excelente texto. E para combater a corrupção elegemos um pilantra que durante décadas recebeu auxílio moradia, apesar de ter imóvel no DF. "Era pra comer gente", foi a resposta do jumento. .. Pobre Brasil

    1. Bolsonaro bem que podia ler esse texto, mas acho que ele não teria QI para compreender a crítica sutil.

  24. Excelente artigo.Com lucidez e objetividade ,são elencadas as mazelas da república, que junto com o Coronavírus castigam o povo brasileiro.Parabéns.

    1. Melhor crônica que li nestes tempos.Infelizmente para o Brasil está aposentado

  25. Excelente artigo Carlos Fernando. Só cego não enxerga a realidade de suas palavras. Parabéns pelo artigo e pelo trabalho que realizou na Lava jato.

  26. Como nos faz bem, saber que existe neste país pessoas com você, defendendo o nosso país desse sistema de corrupção arraigado.

  27. Carlos Fernando, maravilhosa o seu texto... Um excelente diagnóstico de nossa incapacidade de escolher governantes descentes!!! Uma pena que não conseguimos compartilhar!

  28. esta contundente e verdadeira reportagem só poderia ser escrita por ti; volte e se candidate para nos ajudar a mudar o Brasil👏👏❤

  29. Respeito este autor mas o entrave é o trio do atraso: - judiciário ; - ministério público ; - tribunais de contas. Membros do trio tem vencimentos muito acima do legal, porque são "bonzinhos" com políticos ou empresários poderosos. Demoram para formar processos, ou fazem mal (ministério público); demoram para julgar ,ou fazem tendenciosamente (judiciário), cegueira em contas fraudadas (tribunais de conta). E a impunidade no judiciário e ministério público é estarrecedor. Proteção mútua.

    1. Ta tudo errado Joao, e o defunto presidencial nao foge dessa regra.

  30. O povo brasileiro deve cobrar dos atuais e futuros membros da Câmara e Senado, bem como das Assembleias Legislativas, uma nova postura daqui pra frente com relação ao gastos públicos. Temos que investir de maneira equilibrada em Saúde, Educação e Infraestrutura, cortando despesas com frivolidades como carros e apartamentos para as autoridades. As reformas serão - mais do que necessárias e urgentes - a única saída para recuperarmos os anos de atraso e displicência, que agora ficam tão evidentes!

  31. Poucos tem a lucidez desses fatos, aliás por mais contraditório que seja o congresso está querendo aproveitar o corona para sair de bem, o velho oportunismo de sempre. E amo STF agora quer botar moral. Todos são cúmplices das mortes que ocorrerão por má gestão e diligência do recurso público. Por ironia do destino vai sobrar para o PR. Abra os olhos Presidente e deixe-os bem abertos, porque a rasteira já está armada,

    1. Rasteira? É necessário não... O cara tem o dom de tropeçar nos próprios pés e faz isso diariamente.

  32. o fenômeno ñ deve estar nem um pouco preocupado. ñ vi ou li dos atletas milionários brasileiros fazendo doações como outros estrangeiros.

  33. Até que enfim Crusoé volta a publicar uma reportagem absolutamente seria. Parabéns. O texto é simplesmente BRILHANTE e expõe a verdade como ela é.

  34. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Até que enfim podemos ler uma opinião certa nessa revista, deveria ser lida pelo PR em seu pronunciamento na TV para desmascarar esse bando de políticos e STF corruptos

    1. Amiga, a critica também foi ao próprio presidente, de forma sutil é claro.

  35. Culpo também as forças armadas que deixaram chegar nesse fundo do poço Já deveriam ter intervido pra acabar com essa bandalheira Agora estourou a bomba Pobre Bolsonaro

    1. Ele é a bomba agora, o covid só fez aflorar nele o que existia de pior em seu intimo.

  36. Grande Carlos Fernando !!!!! Este texto deveria ser esfregado não cara dos botafogos , alcolumbres , toffolis e mendes pelos corredores de Brasília . Bando de crápulas !!!!

  37. Pena que não tenho poderosos alto falantes para gritar a todos os brasileiros as palavras de tão bravo procurador da Lava Jato!

  38. Quero saber sobre a decisão da segunda instância , vão aproveitar o corona vírus para emperrar ela de vez para debaixo do tapete?

  39. E quando parecia que o avião ia decolar percebemos que os pneus estão carecas de corrupção. Desce todo mundo. Vai pra oficina, e vamos pagar o conserto, vão ser os pneus mais caros do mundo!

  40. Incrível, eles podiam ter sido corruptos construindo hospitais e escolas. Aliás corrupto brasileiro rouba até na merenda escolar

  41. Estamos com as mãos atadas, quando deparamos e enxergamos neste texto a nossa incapacidade de dar um grito de liberdade contra essas mazelas. Vamos praticar a desobediência civil é um grande início, de dizer não para os donos do poder

  42. Artigo muito bom, mas não estou otimista. Vejo hoje a Lava Jato perdendo força e os corruptos de sempre cada vez mais poderosos.

    1. Realmente, ficou complicado para a Lava Jato depois que o bolsonaro resolveu dar uma mãozinha aos corruptos e, assim, proteger seu filho senador.

  43. Excelente artigo. Eu sempre disse que o câncer do país é o CN, e mais recentemente ficou patente que o STF foi aparelhado para dar força à gang, graças a um CF melancia, que entregou o país à bandidagem.

    1. Achei muito bom o texto Com coragem de desvendar nossos problemas

  44. Parabéns pelo texto. Como sou um brasileiro sem microfone , nem jornal ou TV para expressar minha indignação com os 3 poderes , pergunto : Quando os inúmeros apaniguados destes poderes , vai abrir mao de seus polpudos e indecentes proventos para ajudar nesta guerra?

    1. Só com uma campanha muuuito forte por parte do povo. Porque sem isso, até o presidente perde, aí sim, qualquer apoio. Não vai sobrar um. Só começando tudo de novo.

  45. Excelente artigo, dr. Lima. Sem metáforas, analogias ou outros recursos literários, o sr apresenta nossa real situação política. Congresso e Judiciário usando instrumentos, como a "lei de abuso de autoridade", com letra minúscula mesmo, é a prova cabal do desejo de elementos daqueles Poderes em destruir a Operação Lava-Jato, com letras maiúsculas mesmo.

  46. Obrigada,Carlos Fernando,pela aula irretocável sobre o Brasil real.Se os políticos não se envergonham,que ao menos os eleitores aprendessem o real sentido de democracia.

    1. Alvaro, toma maracugina. Seu coração de gadinho não vai suportar essa pressão em cima do Napoleão de Hospício...rs...

    2. Além da sua falta de educação, o Bolsonaro tem tudo a ver. É um energúmeno e eu votei nele. Tomara que os militares "renunciem" ele logo...

  47. Infelizmente, c/ este presidente q ajudei a eleger, não chegaremos a qualquer solução. Bolsonaro é absolutamente despreparado, cercado pelos filhos e um guru estrangeiro, por sua preocupação em se reeleger, e sua postura em relação ao coronavirus e à assuntos ridículos, fugindo dos focos nas questões q realmente são importantes, o Brasil não vai encontrar seu caminho!

  48. Um dos efeitos desta grave crise será uma reflexão,por parte dos brasileiros de bem, sobre o papel das autoridades dos 3 Poderes,bem como dos seus gastos e das suas prioridades,frequentemente descasadas das necessidades do povo.O Brasil que emergirá jamais será o mesmo de antes,até porque vem aí uma gravíssima recessão econômica que vai impactar muito negativamente no modo de vida dos brasileiros.A crise está,e continuará, afetando a todos as pessoas e setores da sociedade indistintamente.

    1. Custódio, penso assim também. Quando chegarmos no fundo do poço é que teremos força para mudar a situação reinante. Novos ventos estão chegando, os próximos anos serão decisivos e tenho certeza que o nosso país entrará verdadeiramente nos eixos.

  49. O graças a Deus temos um Ministério Público forte,apesar de serem bombardeados constantemente pelo Senado e Câmara,lutam lutam muito para o Brasil entrar nos Eixos,são o quarto poder!!! Parabéns força e Fé!

  50. O ilustre ex-promotor esquece convenientemente da farra de contratações e dos absurdos salários e penduricalhos de seus ex-colegas promotores, juízes e demais companheiros de casta que são os funcionários públicos neste país. No mais o artigo é bem preciso em apontar nossas mazelas.

    1. MP FORTE??? aquilo é um covil esquerdista com raras e brilhantes exceções!!!

    1. Pensei o mesmo. Seria meu comentário. Liberem esse para não assinantes, CRUSOÉ

  51. nos paises EUROPEUS a queda da mortalidade pelo vencimento das doenças infecciosas pelas vacinas e antibioticos , foi acompanhada de "controle espontâneo" da natalidade.. Os povos subdesenvolvidos , em TODOS os continentes, continuaram a proliferar como ratos e agora querem respiradores em numero suficiente para atender os pacientes do COVID coisa que NENHUM país conseguirá fAZER! a população de dependentes do ESTADO, VIVE EM amontoados e andam "EM BANDOS SENDO O CONTAGIO FACIL

    1. Brincadeira ter de ler um comentário desses. Já sei, é eleitora do Bolsonaro e o defende cegamente?..rs..

  52. Perfeito este comentário. Pena q há pessoas fanáticas, adoram os corruptos de todos os partidos, não conseguem enxergar que nosso presidente comete escessos e não deveríamos apoiar. Enfim temos os políticos que elegemos, precisamos de vez dar uma guinada de 180 graus, elegermos políticos com outra mentalidade com novo foco.

    1. Estavam divulgando as falcatruas como acontece nos dias de hoje. O problema sempre foi político e jurídico e ainda continua assim. Mas o MITO diz que a culpa é da imprensa e a boiada segue atrás.

    2. Fico aqui pensando: onde estavam os jornalistas investigativos neste período do roubo apurado pela Lava Jato? Apareceram em alguma planilha da Odebrecht? OAS?

    3. Sim Marcos, quem iria imaginar que existiria tanto eleitor retardado abraçando a "defesa cega do político de estimação" agora nesse atual governo? O Brasil merece estar na merda em que se encontra...

  53. Impressionante como diante de tudo isso que foi citado aqui, Congresso e STF tenham conseguido frear o excelente trabalho da lava-jato e ainda estejam aí atrapalhando o desenvolvimento de um País!!

    1. Luiz, houve aí o dedo decisivo de nosso atual presidente no sentido de viabilizar os desejos corruptos e nefastos de Congresso e STF. O teto de vidro dele é muito frágil e ele se viu obrigado a abraçar Toffoli e mandar o filho Flavio fazer uma visitinha na casa do Gilmar Mendes. Quem paga o pato somos nós...

  54. Qualquer pessoa, com o mínimo de inteligência, percebeu que a Copa e a Olimpíada teriam muita grana desviada pelos corruptos. Quando anunciaram então os estádios que seriam construídos, como o Arena Pantanal (MT), Mané Garrincha (DF) e Arena Amazônia, foi a constatação da "bomba" que cairia no colo dos brasileiros. Que campeonatos acontecem nas arenas Pantanal e Amazônia? Campeonato entre tribos de índios, a décima divisão do campeonato brasileiro, campeonato interescolares, pregação de pastor?

  55. Discordo apenas de um ponto: o poder econômico, em especial os grandes empresários, são co-responsáveis, em igual medida, aos políticos, pelo descalabro de nossa estrutura estatal. Não se pode afastar a forte influência, muitas vezes pecuniária, desses agentes, na determinação de prioridades políticas. É o setor privado que impõe o sucateamento da saúde pública por meio de lobbies e prepostos que atuam no parlamento, o mesmo se pode dizer em relação à educação e infraestrutura.

  56. Infelizmente, por essas plagas, político é isso ai. Só enxerga o próprio umbigo, e defende os próprios interesses. Está pouco se lixando se a sociedade vai bem ou mal.

    1. Depois de Lulas e Dilmas, vemos agora nossa tristeza em relação a Bolsonaro. Brasileiro é ruim de dedo mesmo.

    1. Embora tenha jogado a manada bovina contra Congresso e STF em 2019, nosso atual presidente foi o que mais colaborou para a manutenção do status quo dessa turminha corrupta. Qual o motivo? simples, ele tem um teto de vidro muito frágil que se chama filhos, em especial um senador hipócrita e falso.

  57. Excelente artigo. E pensar que entre os leitores que aqui comentam ainda podemos encontrar verdadeiros energúmenos - que deveriam estar internados num hospício - que ainda tem a petulância de afirmar que o Carniça foi o melhor "presidente" que o Brasil já teve, seguido de perto pela Cadáver Insepulto, cria dele. São os mesmos que chamam o Presidente de "genocida". Esquecem que o guru deles é o maior responsável pela tragédia brasileira iniciada em 2001 até o fim de 2018. São perfeitos imbecis.

    1. Alberto, você já perdeu na largada. O que pretendes nos comentários é o ato falho de tentar enxugar gelo. Sorry!

    2. Fernando, me diga, você comeu merda quando criança ou criança quando era merda? Eu não vou cancelar, porque não posso. Apenas não vou renovar. Já que não irão devolver meu dinheiro proporcional ao que não usei, vou exercer meu direito de ler e responder a energúmenos como você. A Crusoé deixou de ser séria, basta ver o que Igor Gadelha e outros escrevem. Já assinei a Oeste, lá tem gente séria como Augusto Nunes, J.R. Guzzo, G.Fiuza e Ana Paula Henkel. Vive la différence!

    3. O Alberto é um daqueles que fica falando que vai cancelar a assinatura se a Crusoé não se tornar um blog sujo do bolsonarismo.

    4. O Palhaço Bozo, que não tem a coragem de revelar seu nome, é mais um codinome entre os vários que utiliza. Pergunte ao teu amigo Jose ( sem acento, que toma no assento) o que acha do Carniça. Se ele tiver um pingo de honradez, o que duvido, irá manter o que escreveu. Isso prova que vc não lê todos os comentários. Existem sim, contra o Presidente, todos de anencéfalos. Mas a grande maioria é a favor. Quer apostar? Se vc ganhar eu me retiro, se perder vc vaza. Feito?

    5. Palhaço Bozo, eles não tem outro argumento. Coitados.

    6. Alberto e Francisco, nunca vi aqui um comentário se quer em defesa dos petistas corruptos. Mas sou a prova viva de q existem muitos comentários contrários ao atual presidente, sem serem necessariamente em favor da quadrilha vermelha. Vocês dois se enquadram perfeitamente no que o colunista chamou de "defesa cega de um político de estimação". Por sinal, em 2018, uma das bandeiras dos lavajistas foi "NÃO ter político de estimação", hj essa turma não apoia mais esse atual presidente.

Mais notícias
Assine
TOPO