Xinhua

Xi Jinping faz visita surpresa ao Tibet; imprensa oficial só noticiou viagem depois que ela acabou

23.07.21 12:30

O ditador chinês Xi Jinping (foto) visitou o Tibet esta semana. Ele chegou à região na quarta-feira e foi embora nesta sexta, 23. Os veículos de comunicação estatais só noticiaram a viagem depois que ela terminou.

Trata-se de um tema delicado. O Tibet foi invadido por tropas do Partido Comunista em 1950. Para a imprensa chapa-branca chinesa, contudo, esse evento e a anexação do território são lembrados como “libertação pacífica“.

Nove anos depois, o Dalai Lama foi obrigado a fugir para a Índia, deixando para trás o Palácio Potala, em Lhasa. Xi passou pelo edifício, considerado sagrado pelos tibetanos, em sua viagem.

O líder chinês Xi Jinping enfatizou a implementação total das diretrizes do Partido Comunista da China (PCC) para governar o Tibet em uma nova era e escrever um novo capítulo de estabilidade duradoura e desenvolvimento de alta qualidade para a região“, escreveu a agência oficial Xinhua. Foi a primeira vez que Xi esteve na região como presidente da China.

Segundo a ONG International Campaign for Tibet, moradores relataram atividades incomuns e afirmaram ter sido monitorados nos últimos dias. Pessoas receberam ligações de oficiais de segurança perguntando sobre suas atividades, sem motivo aparente. Estradas foram bloqueadas e as autoridades de Lhasa proibiram drones e pipas.

A forma como a visita foi organizada e a ausência total de qualquer cobertura imediata da mídia estatal sobre a visita indicam que o Tibet continua sendo uma questão delicada e que as autoridades chinesas não confiam na sua autoridade sobre o povo tibetano“, diz um comunicado da International Campaign for Tibet.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bem ou mal Xi Jinping e a força do partido comunista vão conquistando adeptos em áreas sensíveis como o Tibet pela maciço inventimento em infra-estrutura que vão fazendo, promovendo o desenvolvimento dessas regiões antes abandonadas à sua sorte e aos seus gurus espiritualistas sem projetos concretos a se contrapor. Fica realmente difícil achar uma oposição convincente às políticas chinesas em curso.

  2. Pobre tibet... se deixam a mídia - total, normal, convencional.. ou independente, chame-se como quiser - de fora. Então.. é problema. Y viva a mídia

    1. Zezinho diarreia acha que é culpa do Bolsonaro ….kkk

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO