Câmara dos Deputados

Weintraub diz que traficantes ‘encontram refúgio’ nas universidades

11.12.19 12:55

Em uma audiência que começou com uma discussão entre deputados, o ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), afirmou nesta quarta-feira, 11, na Comissão de Educação da Câmara, que há plantações de maconha e produção de drogas sintéticas em universidades federais. Weintraub já havia feito essas acusações e foi convocado justamente para dar esclarecimentos sobre as declarações. O ministro acrescentou que traficantes de drogas encontram abrigo no campus universitário porque a Polícia Militar é proibida de realizar ações nessas instituições.

“Nas universidades, eles encontram refúgio, a PM não pode entrar nos campi”, reclamou o ministro. “Sou 100% a favor de total autonomia da pesquisa, total autonomia de ensino nas universidades, você pode falar o que quiser e pesquisar o que quiser, mas roubo, estupro e consumo de drogas ilícitas não pode ter, e a PM tem que entrar nos campi”, defendeu.

Weintraub mostrou uma reportagem sobre uma plantação de maconha descoberta no campus da Universidade de Brasília, e outras sobre tráfico em universidades, para defender seu ponto de vista. “Sim, há plantações e maconha e sim, há utilização de um laboratório de química em uma universidade federal”, reforçou.

O ministro afirmou que as plantações e a produção de drogas são consequência do uso de drogas nas universidades. “A convocação é sobre um assunto extremamente delicado, sério, grave, que é o ambiente que os jovens têm quando chegam às universidades”, declarou. “Mais do que a frase solta, há plantação de maconha nas universidades federais. As plantações são reflexo de um consumo fora de controle de drogas nas universidades”, alertou Weintraub.

Presente à sessão, a deputada Margaria Salomão, do PT de Minas Gerais, que foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, disse que o ministro fez “apresentações sensacionalistas”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O nível da ignorância de alguns comentários assusta! Certamente não é de gente formada em uma boa Universidade Federal! Do contrário, saberiam da importância destas instituições para o país. Problemas existentem em qualquer lugar, más calúnias e difamação não ajudam a resolve-los.

  2. É sempre os petralhas defendendo coisas erradas não tomam vergonha nunca, né cambada de ladrões e corruptores da nossa juventude

  3. Mais uma desse cara. Se tem, e nao duvido, tinha q tomar uma acao concreta. As universidades estao na area dele. Tem q agir, fazer algo concreto e depois falar, mas falar e nao fazer nada, nao da pra entender. Mas o q esperar de um lunatico discipulo de O Carvalho, o guru dessa gentalha?

    1. Carlos, pode ter cereza q eu fiz o maximo na internet e em todas as manifestacoes contra a Orcrim, mas eu ajudei a eleger um governo para cumprir as metas prometidas e quando eu vejo duscurso, sem acao, eu manifesto meu descontentmento. Esse tipo de coisa nao vejo no Gueds, Moro, Tarcisio e Tereza Cristina. Eles agem, fazem a coisa acontecer, nao ficam fazendo factoides.

    2. Não é o caso de se contentar, para a PM entrar na UF, precisa mudar a lei.... Ele começou pelo ponto certo, levando a discussão a público... para haver cobrança social , pressão... Vc fez o que enquanto o pinguço carniceiro roubaba o pais?

    3. Quem manda nas universidades são os reitores que São petistas de carteirinha.

    4. E ai robos, vao se contentar com a fala, cd a acao concreta ? Vai deixar rolar a droga e td bem?

  4. Já vi diversos vídeos e depoimento de vários estudantes ser isso verdade. Em vez de combater o Congresso prefere optar em denegrir a imagem do Ministro.

    1. Sou fã desse Ministro! Acredito na denúncia dele! Entendo que não é fácil partir para a ação concreta num caso como este! Mas a sociedade pode ajudar fazendo pressão.

  5. Que o consumo de drogas nas universidades públicas, frequentadas por gente que não tem que trabalhar porque quem trabalha paga o ensino para elas é público. Só não é notório ainda por conta da autonomia universitária que dá guarida a tais descalabros. Deve existir mas difícil de se achar, uma relação dos trabalhos acadêmicos publicados por todas as entidades, citações nacionais e internacionais alguma coisa que nos ajude a entender como as drogas têm auxiliado anossa magnífica produção acadêmica

  6. Qualquer aluno de universidade deste país sabe exatamente onde comprar droga se estiver interessado! O ministro não inventou absolutamente nada! Essa situação vem se agravando desde os anos 80. Agora está infinitamente pior. Sejamos honestos! Com mentira não se resolve o problema.

  7. É isso mesmo ministro !Universidade serve para formar profissionais de valor que contribua para uma sociedade próspera e moderna !Não deve se prestar ao papel de reduto de marginais que só pensam no oba oba !Custa muito !É onerosa ! Deve ser um lugar de estudos e pesquisas sérias dignas !

  8. Ministro delirante. Surreal. Seria até bom que pesquisadores estudassem cientificamente os malefícios e benefícios de produtos psicotrópicos, ou seja, que agem na mente.

  9. ou apresenta provas concretas ou cala a boca ... local de show não é de ministro ... até acho que vc ta certo... mas tenha modos de minsitro

    1. Já massageou seu "ego retal", hoje? Acho que sim. Amanhã volto a te lembrar, querida Joselita.

  10. E está correto. Todo mundo que já pisou numa federal e não é cínico ou cego sabe disso. Eu VI com meus próprios olhos quando estudava em uma

  11. Moro ao lado de uma Universidade particular. Há sim um grande consumo de drogas. Os traficantes entram na Universidade quando a polícia chega. Lá é um grande e seguro refúgio.

  12. O Ministro não seria irresponsável em afirmar algo do qual ele não tivesse certeza. Rios de dinheiro do contribuinte sustentam isso aí Tem que haver transparência.

    1. Tem razão, é preciso arrancar a casca desta ferida podre e ele está fazendo isto.

  13. As drogas e os drogaditos estao dentros das universidades, como os ladroes e bandidos estao dentro do executivo, legislativo e judiciarios, simples, pelo tudo que esta acontecendo no maior paiz corrupto do mundo e respaldado ultimamente pelo stf, nao e para menos. Tudo aqui e passivel de acontecer. Que paiz e esse. brazil, zil, zilllllllllll

  14. O ministro está delirando. Traficantes e vendedores de drogas são encontrados andando livremente em qualquer esquina do Brasil e não somente nas universidades. Se o Brasil e um país drogado, então porque a universidade seria diferente? Por fim, a pior droga das universidades brasileiras são professores picaretas tal como o ministro. Nunca publicou nada que presta e ainda foi acusado de plágio. Em resumo: é um grande medíocre!

    1. O ministro esta absolutamente certo, traficantes de drogas existem em todos os lugares, inclusive no aviáo presidencial, cujo traficante é membro do governo,,,,,esse cara é um bobáo, e mais bobáo ainda quem entra na pilha desse criador de factoides,,,,e os fanaticos fundamentalistas vibram com essas cortinas de fumaça,,,coisa chata (e inepta) esse governo

    2. É isso aí Bruno! E os analfabetos funcionais, como o José, estão por aí bradando besteiras com ares de intelectuais. Tá difícil de aguentar!

    3. Que grande bobagem você disse. Ele é ministro da educação portanto ele está tratando do que lhe diz respeito e responsabilidade.

    4. Toda esquina do Brasil é uma coisa, dentro das universidades é outra, totalmente diferente!

    5. Ele disse que traficantes não andam por outros lugares? Mais um analfabeto funcional.

  15. As Universidades são um centro produtor de esquerdopatas preguiçosos querendo viver às custas do dinheiro alheio,não querem trabalhar muito menos estudar, querem usar drogas à vontade, droga sexo e rock,nada mais

  16. O Ministro Weintraub fala muito e age pouco. Se sabe que crimes estão sendo cometidos em Universidades Federais, tem o dever e o poder de agir. Se não o faz, está prevaricando, o que é um crime funcional pelo qual terá de responder.

    1. João, o Ministro não investiga, mas supervisiona as Universidades Federais e tem a responsabilidade e o dever de combater qualquer violação da lei, que lá esteja sendo cometida. E a polícia pode, sim entrar nos "campi", desde que constatada a prática de crimes. Cati, concordo que as universidades viraram uma zona, onde esquerda e bandidagem deitam e rolam. Mas a autonomia das universidades não existe para que se pratique crimes. O MEC tem, sim,, a obrigação de intervir.

    2. marcos. Vc tem razão, mas como bem apreciou o João, a legislação dá inteira (e irresponsável) autonomia às Universidades. Viraram um valhacouto da esquerda e de bandidos vários. Deve haver também um "diálogo cabuloso" entre as organizações criminosas, tipo PCC, e a esquerda que domina o ambiente universitário. E a PF e as PMs ficam de mãos atadas. E a ORCRIM do Congresso não deixará mudar a legislação, com certeza. Autonomia nas Universidades. sim. Mas para promover ensino, cultura e pesquisa.

    3. Não é o Ministro que investiga. É a Polícia Federal, que está proibida de entrar nos campi. Cabe aos reitores tomar providências.

    4. Isso mesmo, se ele vê indícios ou tem provas é sua obrigação esclarecer esse assunto o quanto antes.

  17. Pelo amor de Deus... Alguém aconselhe nosso Ministro pra perguntar, a esses esquerdopatas vagabundos, se a polícia tb não poderia entrar nas Universidades, caso um atirador começasse a atirar em alunos e professores... A plantação de maconha é tão crime quanto os assassinatos... Só mudam as penas...

    1. Com certeza. É que nem só alunos consomem, os usuários são bem "diversificados"...

  18. Simples, basta deixar investigar e ponto final. Não entra em minha cabeça que existam locais que a polícia é proibida de acessar, algo não me cheira bem.

    1. Existe uma grande pressão dos universitários junto aos reitores para que não permitam a presença da polícia nos campos das universidades!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO