Votação no Colégio Eleitoral dos EUA nesta segunda pode ter surpresas
Os delegados selecionados na eleição de novembro nos 50 estados americanos para participar do Colégio Eleitoral se reunirão nesta segunda, 14, para decidir quem será o próximo presidente dos Estados Unidos. As votações ocorrerão em seus respectivos estados, em horários diferentes, e algumas poderão ser acompanhadas ao vivo. Pelas contas, o democrata Joe Biden (foto)...
Os delegados selecionados na eleição de novembro nos 50 estados americanos para participar do Colégio Eleitoral se reunirão nesta segunda, 14, para decidir quem será o próximo presidente dos Estados Unidos.
As votações ocorrerão em seus respectivos estados, em horários diferentes, e algumas poderão ser acompanhadas ao vivo. Pelas contas, o democrata Joe Biden (foto) terá 306 delegados a seu favor. O presidente Donald Trump deve ficar com 232. Mas nem sempre os delegados votam de acordo com o que se espera deles.
Em dezessete estados, os delegados não são obrigados a votar no candidato do partido. Como eles foram escolhidos pelas seções dos seus partidos, espera-se que eles façam isso, mas podem ocorrer surpresas.
Em 2016, sete delegados quebraram o protocolo. Foi o maior número até então. Cinco dos infiéis eram democratas que deveriam escolher Hillary Clinton. Um optou pelo socialista Bernie Sanders. Três votaram no republicano Colin Powell, que foi secretário de estado no governo de George W. Bush. Outro escolheu o índio sioux Faith Spotted Eagle.
Dois republicanos do Texas também ignoraram o combinado. Um escolheu o ex-governador de Ohio, John Kasich, e outro votou no líder libertário Ron Paul.
Apesar dos votos de protesto, o resultado final não foi ameaçado. Trump, que em 2016 deveria ter 306 votos no Colégio Eleitoral, ficou com 304. Hillary levou 232 delegados, mas conseguiu 227 votos. Para ser declarado vencedor no Colégio Eleitoral, um candidato precisa ter mais de 270 votos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
ROQUE
2020-12-15 23:08:36Com a chegada do inverno no hemisfério norte, o melhor para Trump é espernear na cama que é lugar quente!
Leandro
2020-12-14 19:37:51Deu Biden, como o esperado, mas o psicopata continua a vociferar q ganhou, q houve fraude. Pior q acho q isso vai acontecer aqui em 2022. JB e família são farinha do mesmo saco.
Aguia
2020-12-14 14:58:27Sensacionalismo barato pô!!! Ocorre isto sempre mas só muda merreca!!!
Miklós
2020-12-14 12:50:45Uai...a "imprensa" ja não havia dito que o velho gagá estava eleito?!?...essa "impresa"...hahahahaha