Reprodução

Votação de impeachment de Trump na Câmara deve contar com apoio de alguns republicanos

13.01.21 09:40

A votação do impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Câmara dos Deputados está marcada para esta quarta, 13. Para que a acusação de incitação à insurreição seja aprovada e levada ao Senado, será necessário que mais da metade dos 435 deputados aprovem a medida. Como há 222 democratas na Câmara, não deverão surgir surpresas. Além disso, ao menos cinco republicanos já declararam que devem apoiar o impedimento de Trump.

O primeiro republicano a dizer que votará a favor do impeachment foi John Katko, de Nova York. “Permitir que o presidente dos Estados Unidos incite esse ataque (ao Capitólio) sem consequências é uma ameaça direta ao futuro de nossa democracia. Por esse motivo, não posso ficar sentado sem agir. Vou votar pelo impeachment deste presidente”, disse Katko.

Ao final da votação desta quarta, será importante comparar o placar com o das duas votações de impeachment que ocorreram no início do ano passado. A acusação de abuso de poder contra Trump foi aprovada com 230 votos na Câmara. A de obstrução do Congresso, com 229 votos. Se o número desta quarta para a acusação de incitação à insurreição for muito acima desses patamares, isso indicaria uma divisão maior no Partido Republicano após a invasão do Capitólio.

Após a provável aprovação, a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, não deve enviar o processo de impeachment para o Senado imediatamente. Como o democrata Joe Biden assume no dia 20 de janeiro, não haveria tempo hábil para o Senado votar o impedimento do presidente. Para não convulsionar o Congresso no início do mandato de Biden, fala-se entre os democratas em esperar ao menos 100 dias para levar o caso ao Senado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse tipo de gente que tem perfil ditatorial, que desagrega, estimula o ódio em seus compatriotas sempre alicerçado em polêmicas e fakes não é bom para nenhum Pais.

    1. O programa "Os Pingos Nos Is" é da rádio Jovem Pan, não da BAND. Desculpem-me pelo lapso.🙏🏻

    2. Concordo também. O programa "Os Pingos nos Is", da BAND, É trumpista até o talo. Para eles, o que o Fuhrer tem feito aos imigrantes foi apenas um "...não os tem tratado bem", com a prisão (sim, isso mesmo, prisão) de crianças, afastadas dos pais selvagemente. que criatura doce. Heil Trump.

Mais notícias
Assine
TOPO