Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro ironiza eficácia da Coronavac: ‘Essa de 50% é uma boa?’

13.01.21 10:42

Na tradicional conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro ironizou nesta quarta-feira, 13, a eficácia de 50,38% da Coronavac.

“Essa de 50% é uma boa?”, questionou um sorridente Bolsonaro.

Na sequência, o presidente voltou a reclamar das críticas ao seu comportamento durante a pandemia e disse não ser irresponsável.

“O que eu apanhei por causa disso… Agora estão vendo a verdade. Estou quatro meses apanhando por causa da vacina. Entre eu e a vacina, tem a Anvisa. Não sou irresponsável. Não estou a fim de agradar quem quer que seja.”

O Instituto Butantan anunciou a eficácia geral da Coronavac nesta terça-feira, 12. O número está acima do percentual de 50% requerido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, para considerar um imunizante viável.

Na última quinta-feira, 7, no entanto, o órgão, vinculado ao governo de São Paulo, havia informado que, nos testes no Brasil, o imunizante atingiu 78% de eficácia para casos leves e 100% para casos graves e moderados, por isso a frustração de alguns especialistas com o anúncio de ontem. Tratava-se de um recorte do estudo

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O responsável deve ser eu e não o mandatário do país! Esta frase me soa muito familiar, de um ex-presidente, ex-prisioneiro: "Eu, não sei de nada"! Ainda bem que temos instituições como Butantan e Fiocruz. Já para os governantes não posso dizer o mesmo!

  2. Segundo o Presidente bom mesmo é a cloroquina e o remédio para verme que fez tanto sucesso em Manaus e vejam como está a população daquela cidade.

    1. Andre, lembra quando você comprou aquele queijo? O ladrão chegou em você e gritou: - Passa o redondo. Você abaixou às calcas e virou de costas arrebitando a bunda. O ladrão deu risada e disse: - É o queijo que eu quero, mané.

    1. TAXADO COMO: - ROBÔ - BOLSONARISTA SEM ARGUMENTO - PETISTA QUERENDO PASSAR POR BOLSONARISTA

  3. Vendo colete balístico também conhecido como colete a prova de balas com 50% de eficácia. 100 % seguro e 100% confortável, os projéteis que atravessam a placa frontal parte ficam no meio do tórax e outros na parede das costas. 100% dos projéteis não atravessaram o corpo. Marca : chinobalkistic Corp International. Já começou a ser usado na Turquia e Indonésia. Vendo pela melhor oferta grandes lotes encalhados com fornecedor.

    1. Vacina do Butantan comparada a um colete de bala. 100% de sobrevida contra balas dos mais diversos calibres. 78% de absorção de impacto de fuzil. Quando muito o indivíduo terá uma marca vermelha onde ocorreu o impacto. 100% anatômico, antialérgico e 100% seguro. SE VACINAR É UM ATO DE AMOR AO PRÓXIMO. NÃO À FAKE NEWS E DESONESTIDADE INTELECTUAL. 78% de eficácia contra

  4. Não sou Pt e muito menos pertenço a boiada BOÇALNARISTA Gosto de coisas bem feitas e só. Esse ser que é presidente é irresponsável, incompetente e muito invejoso.

  5. Não sou PT não sou JB, sou um bom brasileiro que vê o PR debochar de tudo e todos até os que ja partiram. Não fez nenhum pronunciamento a nação se resumiu a ficar calado fazendo política baixa "toma la da cá", manipulando ministros, aparelhando PF, PGR, STF para se safar junto com os patetas dos filhos. O maior inimigo deste PR é ele mesmo. Não nos representa mais este fraco político. Fora daí seu JB, em 22 queremos alguém que diz e cumpre. Não autoritário mal acessorado...Fora daí!!

    1. Doriana, você está confundindo imunidade com imundície. Você é imundo. SE VACINAR É UM ATO DE AMOR AO PRÓXIMO.

  6. Pergunta: o que o Bolsonaro e o Pazuello entendem de vacina???? Nada. O que os bolsominions entendem de vacina? O mesmo nada. É muita gente que não sabe nada virando especialista. Vai perguntar para um enfermeira, uma técnica em enfermagem, ou mesmo médico o que eles acham. Estão todos com a manga levantada aguardando a picada!!!

  7. O Brasil precisa de 200 milhões de vacinas para himunizar a população e o seu Presidente, irresponsável, fica discutindo picuinhas.

    1. Não sei quantas precisa para Himunizar, a ciência dirá. Para imunizar serão 2 doses, inicialmente menores de 18 anos e fora do grupo de risco não serão prioritários e os já infectados também não serão prioritários. Com 100 milhões de imunizados no primeiro ano já voltamos à normalidade. Por certo quanto mais eficiente a vacina melhor a população estará imunizada.

  8. Existem duas vacinas com eficácia comprovada em mais de 90 por cento mas a incompetência de sua excelência não o deixou comprar. Ficam numa enrolação sem fim torcendo para que a pandemia acabe mas todos sabem que com 2 milhões da Covishield a vacina Indiana, não será possível .

  9. Ironizar a eficácia de 50,38% da vacina do Butantã, vindo do mais ignorante de todos os tempos, só comprova que o genocida psicopata pretende dar um golpe em 22. “Essa de 50% é uma boa”, com sorriso de hiena , denota a sua mente maligna em boicotar seus supostos inimigos e a falta de sentimentos para com o outro, as mais de 204mil mortes. É o Dr Morte versão Tupiniquim abençoado pelos militares.

  10. Só penso que os mesmos q comemoram a baixa eficiência de uma vacina e os q comemoram a morte de negacionistas pelo covid19,precisam repensar e entregar a vida a JESUS. Tá demais viu....

    1. Eu não comemoro nenhuma coisa e nem outra. Só torço para termos vacinas suficientes para imuzinar todos o mais rápido possivel e que nosso presidente seja impichado o também o mais rápido possível para ainda pensarmos em algum futuro para as proximas gerações.

  11. O sujeito é tão despreparado que debochou da vacina sem lembrar que o próprio Ministério da Saúde tinha comprado 100 milhões doses. Ou seja, a "vachina" do Dória agora é federal, da dupla Bolsoello, com direito a exclusividade!

  12. Eficaz é ele no combate a corrupção, no liberalismo econômico, nas privatizações das estatais de controle dele, no combate ao COVID...

  13. Não vi nosso presidente proibir nem obrigar ninguém a se vacinar...mas vi uma suprema corte decidir que quem não se vacinar perderá direitos...Vi o presidente de ser chamado de genocida por não fazer Lockdown, embora tenha sido facultado a prefeitos e governadores o combate ao vírus chinês de maneira que lhes parecesse melhor... Não ouvi críticas incisivas e diárias sobre a compra de respiradores que não funcionaram, superfaturamento e nem de hospitais de campanha que não funcionaram... até qdo.

    1. Foi 'facultado' o lockdown pq o supremo mandou. Por ele já estaríamos com mais de milhão de mortos.

    2. Amigo palhacinho doriana, se a intenção com esse comentário foi de contra-argumentar o meu posicionamento, então vc realmente não entende o que está acontecendo. Eu não defendo o Dória, por sinal tmbm acho q ele errou nos dois pontos que você lembrou abaixo. Mas é inegável o esforço dele em conseguir uma vacina quando víamos o papai bozo indo na contramão da ciência e do bom senso. Diferente de você eu não tenho um político de estimação. Só quero me vacinar e ver essa pandemia acabar logo.

    3. Ainda bem que em 2020 tivemos " o melhor Carnaval que São Paulo já teve" e depous reduziram a frota de transporte público assim aumentou o calor humano. Vou viver na Suécia tem menor percentual de mortes e sem " fique em casa".

    4. Bozete, nosso presidente é genocida por incentivar as pessoas a não usarem máscara, não fazerem o distanciamento seguro e tmbm por incentivar as pessoas a não tomarem a vacina. Por tudo isso ele é sim um genocida. E até o vice Mourão já deixou claro q a questão de q a vacina é coletiva e o indivíduo nao pode se sobrepor ao coletivo. Nosso presidente é muitas coisas, menos louco. Loucura é prerrogativa de bozetes e mortadelas desmiolados.

  14. 99por cento deste tablóide é esquerdista! Podem ficar pra vocês essa vacina pífia! Vocês são tão inúteis quanto ela!

  15. Quanta ignorância. Os estudos são completamente diferentes. O da Pfizer então, o estudo que saiu no New England Journal of Medicine em Dezembro mostra que é totalmente diferente o estudo, desde o público que NÃO era de profissionais de saúde, até idade, etnias, e os sintoma e testes de contágio também. Jornalistas comparam, somam, dividem, fazem média dos valores, absurdos totais.

  16. Bozista canalhas vão zurrar quando a Sinovac começar a ser aplicada. Na verdade já deve ter iniciado, há t prole de políticos exibindo o frasco da vacina. Mesmo com 50,38% já ajuda e depois vamos tomando os reforços da vacina, do mesmo laboratório, pois a ciência ainda não indica tomar de tecnologias diferentes. A Sinovac desembarcou no Brasil e aqui vai criar raízes.

    1. Kkkkk olha a bozete usando meu nome para comentar... bozistas são petistas envergonhados, só podiam fazer uso desse expediente mesmo...rs.

  17. Até um relógio parado marca a hora certa duas vezes ao dia. Qualquer pessoa já é capaz de compreender que essa "vachina" do governador de SP se mostrou uma tremenda furada. Muita politicagem e pouca expertise. Existem excelentes opções de vacina, estas devem ser as escolhidas, as baseadas em RNA são as melhores.

    1. Leonardo melhorou o vocabulário lendo a entrevista que um cientista político deu a Crusoé. Até relógio quebrado acerta a hora duas vezes ao dia, era referente aos sucessivos erros do Bolsonaro. Mas vamos lá. A vacina do Butantan, acertadamente comprada pelo governo federal, vai salvar vidas e recuperar a nossa economia. Juntando ela e a de Oxford, as duas disponíveis para nós brasileiros, com uma ampla campanha do governo federal, conseguiremos começar a enxergar a luz no fim do túnel.

    2. Me divirto tanto aqui com vocês lendo o que escrevem que é impossível ficar deprimido.

    3. sem testes até hoje, nova tecnologia, quem sabe a gente vira jacaré kkkkk verdade, mas não compraram nenhuma

    4. Kkk as bozetes carluxo e André gostaram mesmo de usar o nome palhaço. Bozetes sao deprimentes.

    5. Se a vacina de Oxford da Fiocruz tivesse eficácia total de 50.38 % e a Corona vac de 70%, ninguém estaria defendendo a da Fiocroz, diriam que o incompetente, Bozista, zurrador, Genocida, etc PB escolheu uma péssima tecnologia.

  18. Isso mesmo, esforce-se, deboche e sorria, ""coisa brincossáurica"" !!!! Quem sabe assim, boicotando mais uma vacina, você consegue enterrar mais 200.000 BRASILEIROS mortos pela sua ""gripezinha"" , não é mesmo???? PERVERSO IRRESPONSÁVEL!!!!!!

    1. TENTE LER DIREITO SOBRE A METODOLOGIA DE CÁLCULO, OU, O MAIS EFICAZ, PEÇA AJUDA A UM ALFABETIZADO FUNCIONAL, SEU ANALFABETO FUNCIONAL!!!!!!!

    2. LEIA SOBRE A METODOLOGIA DE CÁLCULO, SEU ANALFABETO FUNCIONAL!!!!!!!

  19. É m burro de carroça mesmo! Não diz nada que preste. Só dissemina impropriedades. Duvido que ele não saiba das qualidades da Coronavac. Porém, não lhe interessa esclarecer a população. Além do mais, prejudica a campanha de vacinação. Esse energúmeno usa a ignorância crassa de seus seguidores para ir na contramão do combate à Covid. Joga contra a saúde. É de uma crueldade própria das almas trevosas. Ele é a favor do Covid. Pois não fosse este, ele já teria tomado um pé nos fundilhos.

    1. Parabéns Élide, falou e disse! A Coronavac tem 78% de eficácia para casos graves e 100% para mortes, está excelente! Vai salvar muita gente!

    2. ah e se for professor, terceirizaremos o ensino público, aí vai trabalhar de verdade, com relógio ponto...você não sabe o que é isso?

    3. ELIDE!!! você é uma ameba...volte já a seu trablaho! ou venderemos sua estatal.

  20. Pior que nem 50% é. Segundo o Dr. Francisco Cardoso de São Paulo, o cálculo publicado está errado. Na verdade são só 49,69% , impossibilitando assim seu uso em caráter emergencial. Inclusive pede que seja aberto inquérito.

    1. Palhaço doriana carluxo. Vc é uma bozete deprimente.

    2. Então se tomar 2 doses já dá os 100% Se vocês podem, sem diploma e CRM contestar médicos eu também posso.

    3. esse médico não tem competência para calcular eficácia

    4. Dr. Francisco Cardoso, falou o gênio defensor da Cloroquina. Esse deve achar q essa vacina transforma pessoas em Jacaré, ou lagartixa.

    5. Esse é o médico defensor da cloroquina? Só bozista acredita nesse paspalho.

  21. Precisam abordar o tema Parlamentarismo. É tempo de começar a evitar eleger não o menos pior: chefes de quadrilha, estoquista de ventos, vampiros do alvorada, etc

    1. quando houve o referendo sobre forma de governo, eu votei na monarquia parlamentarista. Esta é a melhor opção, a meu ver, porque nesse sistema se evita que um presidente sabote o sistema, como Jango fez em 1963. Além disso, voto distrital com recall e correção da distorção na Câmara de Deputados, que prejudica SP e favorece o N e NE

    2. Sim, mas um parlamentarismo com voto distrital e que possibilite ao povo impichar o seu escolhido caso abandone suas bandeiras de campanha. Chega desse negócio de eleger deputados pelo número de votos de apenas um (coeficiente eleitoral), pois isso não é representatividade popular! Aposto que falei grego para bozistas e petistas que não entendem nada disso..rs...

    3. Exato. Não sei por que essa resistência em manter o presidencialismo, que nunca deu certo. É este que propicia a ascenção de populistas megalomaníacos e nefastos. O eleitor passional tem atração por este tipo de psicopatas. Parlamentarismo é a forma mais democrática e estável de governo. Precisamos começar um movimento constante a favor dessa mudança de regime de governo. Desculpas que arrumam para não colocar o Parlamentarismo em pauta não se sustentam. Pura preguiça!

  22. Mais uma vez o cinismo, a crueldade , a inveja e o descaso com a responsabilidade do Estado comba saúde . PR que nos envergonha diariamente! Nojo só de ver o seu risinho desprezível!

    1. BOA TARDE!!e voce e uma idiota inútil está para descarte.

    2. Boa tarde 🙏onde houver trevas que leve a luz 🙏onde houver ódio que eu leve a paz . Obrigada pelas ofensas !

    3. BOA TARDE!!! quem sabe a sra # FIQUE EM CASA, não cala a boca,e volta a seus afazeres

  23. É assombroso o nível de imbecilidade deste presidente e de seus seguidores. Gente morrendo aos montes e ele debochando de uma vacina. Num país sério um imbeci desse já estaria preso juntamente com os estúpidos que o seguem.

    1. Falou o cientista de rede social. E só falou besteira. Eita ignorância de pau mandado, papagaio militante!

    2. Roberto, é impressionante como tem pessoas que estufam o peito para se vangloriar de serem negacionistas, burros e obtusos. Agora sabemos pq tivemos um fla-flu idiotizante de Haddad e Bozo em 2018. O povo é muito ignorante.

    3. caro, vacina com 50% de eficácia, não é vacina. E quanto aos 100% de eficácia em casos graves, balela!

  24. Crusoé, cá entre nós, se fosse o contrário - uma vacina apoiada pelo presidente - com uma eficácia de 50,3%, vocês certamente não dariam a notícia minimizando a frustração da Coronavac. Infelizmente vocês mudaram. Também são tendenciosos.

    1. ELIDE!!!você É um excremento, se for funcionário público volte já para seu trabalho! ou venderemos sua estatal...

    2. Acho que o Carluxo está comentando aqui. Só pode. Ninguem com um mínimo de discernimento estaria tão empenhado em ir contra o bom senso. O nome do infeliz é o.mesmo.

    3. Carlos, traga argumentos para refutar meu posicionamento. De resto, é só mugido de bovino mortadela medíocre que é apaixonado pelo seu político corrupto de estimação.

    4. BOA TARDE!! palhaco, você e um idiota útil para seus pretextos candidatos, quem sabe não vai fazer algo útil para sociedade, você me parece algum funcionário público perdeu alguma teta, e esta em abstinência...PALHAÇO

    5. Amigo Valter, não tem nada de errado com a vacina. Deixa de seguir nessa bitolagem bozopetista. Essa vacina vai quase que zerar os casos grave da covid em quem se vacinar.Isso, por si só, já é uma enorme vitória contra o vírus. Você torce pelo vírus matando as pessoas ou pelas pessoas se protegendo e se salvando do vírus?

  25. Eficácia acima de 50% e frustração por não atingir a eficácia recorde. É triste ver a redação da Crusoé usar de artimanhas antes vista somente nos jornais tradicionais. Parece que nossa revista já não é mais aquela ilha do jornalismo. A frustração da população é porque a eficácia da vacina tem o mesmo valor da ineficácia, e não porque não atingiu o recorde. E a redação não precisa ter vergonha de apresentar o número exato de 50,38%. Somos adultos.

    1. BOA NOITE!!! PAULO, então me desculpe, voce e um empreendedor BURRO, joga contra você mesmo...sugiro a.leitura DONOS DO MUNDO você vai começar a refletir...pelo menos estamos no mesmo lado do mundo

    2. Carlos, eu sou o Atlas, ou melhor, um empreendedor. Eu carrego o Estado nas costas. Funcionários públicos incompetentes são os Bolsonaros. O 01 tem uma loja de chocolate que não visa o lucro. Segundo as investigações, serve para esquentar dinheiro. Tudo que eu sou eu devo a mim mesmo. Não herdei nada. Aliás até a morte da minha mãe e do meu pai, eu sustentava os dois. Até pouco tempo atrás eu pagava o aluguel para a minha irmã. Agora com o meu sobrinho trabalhando, não preciso mais. Gostou?

    3. Aganaldo, meu caro. O percentual de eficácia global leva em conta os voluntários que receberam placebo. 4599 voluntários receberam placebo. Desses 167 foram contaminados. 4653 receberam a vacina. Desses 85 foram contaminados. A diferença entre os os que receberam placebo e se contaminaram para os que receberam a vacina e se contaminaram é de 49,6%. Os 50,38%, diferente de 49,6%, é em virtude da metodologia adotada. Então Agnaldo os outros números para mim são mais importantes.

    4. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

    5. Palhaço!! e isto realmente o que você representa NADA, apenas alguém, por detrás de um PC se achando o CARA...talvez tenha te faltado um tapa no beiço ou brincadeiras de rua, coisas reais, sua GERAÇÃO se perdeu em um LIMBO...que pena.

    6. Carlos, o bozopetista sequelado. Continua mugindo que eu to nem ai pra vc. Lixo humano.

    7. BOA TARDE!!! Paulo, sua ira diz o que você representa, talvez nos contribuintes, tenhamos pago uma pós remunerada para você despejar besteiras o dia inteiro nos comentários da revista ou e um funcionário público em abstinência. IDIOTA

    8. Correção: das pessoas imunizadas pela vacina do Butantan, as que forem contaminadas pelo vírus terão uma porcentagem de 50% de chances de não apresentar nenhum sintoma, a outra metade poderá apresentar algum sintoma. Quanto aos sintomas de média e alta complexidade, normalmente que precisam de internação, o que eu expliquei abaixo continua valendo.

    9. Agnaldo, vou te ajudar. Primeiro importar saber qual o grau de eficácia nos diferentes tipos de sintomas de covid. 50,38% de eficácia significa que metade pegará o vírus mas não apresentará sintomas, outra metade apresentará sintomas. Mas como disse antes sobre os diferentes tipos de sintomas, essa vacina pretende quase zerar os casos de média e alta gravidade, ou seja, pretende evitar que pessoas contaminadas precisem de internação hospitalar. Só isso já uma enorme vitória, não concorda?

    10. PAULO, minha crítica é em relação à manipulação do texto, não exatamente à vacina. Mas, mesmo com sua explicação bem desenhada, não consegui entender nada. 50 ficaram imunes e 50 não. Nenhum efeito colateral... sinto isso quando bebo um copo d'água. Mas quem sou eu para discutir com alguém tão culto como você!

    11. Agnaldo, você é um IDIOTA ou faz um comentário deste para ver se eu surto e como o seu cu? A eficácia é igual a ineficácia? Que bosta é essa? 100 pessoas 0 desenvolvem a doença de forma moderada ou grave. 100 % de eficácia 22 de forma leva. 78% de eficácia. 50 ficam imunizadas. 50,38% 0 efeitos adversos. Aonde o seu raciocínio se encaixa? Por mais que o objetivo com o comentário seja para eu comer o seu cu. Eu declino. Apesar da sua estupidez ser incomensurável. Eu ainda não surtei.

  26. A Human Right Watch disse hoje o que nos já sabíamos: o Bozo boicotou todos os esforços para controlar a pandemia no Brasil. Em outras palavras: ele é um genocida e os seus apoiadores são cúmplices! Simples assim!

    1. Kkkkkkkk. Bozista falando de ameba, kkkkkkk. Não adianta seres inferiores. As amebas são mais evoluídas do que voces!

    2. Carlos, sabe o que é mais engraçado? me pareceu que você estava fazendo uma auto-crítica...rs. Saia dessa bolha bozopetista e verás que o mundo é muito maior e, principalmente, que o mundo não é uma terra plana.

    3. BOA TARDE!!! talvez sejamos cúmplices, deixar nossas universidades(com dinheiro do contribuinte)formar professores partidários, e tornar nossos filhos umas amebas teleguiadas, como você, agora você já está para o descarte não serve para absolutamente nada a não ser ficar se degladiando no virtual. que pena ameba.

    4. Vergonhoso pra classe política cúmplice desse genocida. As denúncias óbvias virão de fora do país pq aqui principalmente a começar pelo Congresso Nacional estamos nas mãos desse desgoverno.

  27. Se com 50% o Pr já está comemorando, calculo se fosse 5% ou não tivesse nenhum efeito, ia rolar no chão gargalhando, soltar rojões! ia ter até dancinha em frente aos seguidores. É isso aí uns torcem pela vida e outros não.

  28. A vacina com 50% de eficácia é melhor do que não ter nenhuma, tudo por irresponsabilidade do Presidente que andou espalhando que era apenas uma gripesinha (que já matou mais de 200.000 brasileiros). Esse cara precisa ser interditado, urgentemente!

    1. Agnal, vacina nenhuma te deixa imune aos vírus, ela lhe protegem de vir a apresentar sintomas mais graves caso vc tenha contato com o vírus. Algumas tem uma % mais alta e outras não. Já vem de anos que nos vacinamos todos os anos cotra a H1N1 e conseguimos controlar o vírus na sociedade para que não haja uma epidemia no Brasil e a eficácia dela é entorno de 60%. Essa vacina do Butantan vai ajudar a controlar o vírus na sociedade e evitar pessoas se internando e morrendo.

    2. Qualquer coisa é melhor que nada. Até um chá de alho com limão ou um remédio qualquer. Mas um imunizante com 50% de eficácia pode criar nas pessoas uma sensação de proteção, podem pensar que estão imunes ao vírus e parar de usar máscara, de lavar as mãos, de se envolverem em muvuca... quando na verdade, a probabilidade de se estar imune é a mesma de não se estar: 50%

  29. É um pervertido mesmo. Ele pensa que esquecemos o que ele fez em março ao promover eventos de contaminação em massa e desprezar os efeitos negativos da pandemia. As mortes pela pandemia são um resultado inequívoco das ações genocidas do pior presidente que o país já teve e, sua história. Conseguiu a proeza de destronar a Dilmanta.

  30. Tratar a epidemia com leviandade, ter desprezo e ser irônico à campanha de vacinação, autorizar seu ministro da saúde impor a população do Amazonas, seu KIT (preventivo e curativo) ivermectina cloroquina e azitromicina, já caracteriza o sr. Presidente da República, como autor e tutor desse nosso holocausto brasileiro, que já ceifou à vida de mais 200.000 brasileiros e que caminha para um desastre humanitário.

  31. A vacina “boa”, qual é? Foi comprada com antecedência por vc? Quando começará a vacinação? Sua inteligência e senso de responsabilidade são espantosos!

  32. Isso aqui parece um congresso de retardados. Bolsonaro e Dória são 2 imbecis que só pensam em 2022 e vocês aqui dando uma de advogados do diabo. Vão cuidar de suas vidas que é o melhor que podem fazer por vocês. Abs.

    1. Só olhando aqui na Crusoé. Só olhando o vizinho comer sua mulher. Só olhando o Brasil se fuder. Só olhando as pessoas morrerem de covid, sem se indignar. Só olhando a nossa democracia sendo colocada a prova. Só olhando as pessoas perdendo os empregos pela incacidade do governo. Só olhando. Esse é o brasileiro que só olha e não faz nada. É um inútil. Estamos aqui hoje. Logo estaremos nas ruas. Continue Só Olhando.

    2. E vc participando do congresso e dando sugestões. Siga sua sugestão ou fique só olhando.

    3. Só olhando. Então vai olhar na puta que te pariu. Aqui é o congresso que chuta a bunda de quem está olhando. Estou ficando de saco cheio com tanta mediocridade e ignorância. E agora vem esse Só olhando querer dar uma de esperto. Só olhando o buraco do seu cu. Mas como o cara consegue olhar o buraco do próprio cu? Deixa de ser burro, é olhar no espelho. Caraca mano, ficar olhando o buraco do próprio cu. Nunca teve hemorróidas? Verdade. Certa vez eu olhei o buraco do próprio cu. Não enche o saco.

    4. Eu não defendo o Doria, nem votei nele para governador. Mas a vacina que ele "politicamente" patrocinou pode sim salvar vidas e desafogar os leitos de internação e uti. Não faz sentido defender o bozo que está jogando contra o combate da pandemia. Ficar alheio a tudo isso é o mesmo que ver 1000 mortes de covid todo santo dia e achar isso a coisa mais normal do mundo.

  33. dória vendeu a vacina como sendo a melhor do mundo... a mais segura; aquela com maior potencial de imunização chegando a divulgar eficácia de quase 100% enquanto menosprezava as outras. aparecer com apenas 50% é digno de piada sim kkkkkk

    1. Ele nunca menosprezou as outras. Ele apenas se esforçou para trazer uma solução para essa pandemia e conseguiu. Essa vacina pode desafogar o número de leitos de internação e UTI's ocupados. Quem menospreza o vírus, a pandemia, a ciência e as vacinas é o presidente genocida e sua trupe de bovinos aloprados.

    2. TAXADO COMO: - ROBÔ - BOLSONARISTA SEM ARGUMENTO - PETISTA QUERENDO PASSAR POR BOLSONARISTA

  34. Tratar esse pandemia com leviandade, ser contra à vacinação da população e ciência com desprezo e deslocar seu Ministro da Saúde para Amazonas, com objetivo de implantar naquela região, o Kit de prevenção e tratamento da covid, compostos de Cloroquina, ivermeticina e avitromicina, ja é suficiente para caracterizar Bolsonaro como o maior responsável por esse holocausto, que ha ceifou mais de 200.000 vidas.

  35. NÃO SOU BOLSONARISTA,PETISTA E ODEIO TODOS OS POLÍTICOS, TODOS!!!!!! QUAL O PAÍS QUE ESTÁ VACINANDO COM A CORONAVAC ? BUTANTÃ JÁ FOI CONFIÁVEL, HOJE NÃO PASSA DE UM PUXADINHO DO PT! CORONAVAC PRA CHINA ,COM AMOR !

    1. Países que começaram a vacinar a sua população com a Coronavac: China Turquia Indonésia Chile Até o momento, ao contrário de outras vacinas, nenhum evento adverso.

    2. ANVISA COM MILITARES! MILITARIZOU TUDO!!! SE O POVO NÃO INTERVIR CONSTITUCIONALMENTE CONTRA ESSE GOVERNO, DEPOUS QUE A DITADURA BOLSONARISTA SE CONCRETIZAR, NÃO PODEREMOS MAIS NOS MANIFESTAR CONTRA!!!! AÍ SERÁ TARDE DEMAIS ! SEREMOS UMA COREIA DO NORTE!!! ARMAS SÓ PRA AJUDAR O PLANO DE BOLSOPAI, DEPOIS SEREMOS DESARMADOS!!! SÓ POLICIAIS E MILITARES FICARÃO BEM!!!! E PENSAR QUE EU ACREDITEI NELE E AINDA VOTEI NELE!!! QUANTA TRAIÇÃO!!!!!!!

  36. Quanta ignorância, politicagem do Doriana e vcs adorando. Era 97%, depois 95%, depois 78% e agora míseros 50.38%. O governo entrou no consórcio da OMS em outubro, só esperando uma ser aprovada pela Anvisa.

    1. William segue resultados da vacina do Butantan: 100 pessoas 0 desenvolveram casos moderados ou graves 22 casos leves 50 poderão ser contaminadas Nenhum evento adverso. O Brasil está chorando os seus mortos. Já bolsonaristas sem argumento, vai chorar na puta que o pariu.

    2. Ignorância maldosa é acreditar q o bozo está trabalhando para acabar com a pandemia. Ignorância burra é acreditar que a ANVISA não foi aparelhada pelo bozo. Ignorância hipócrita é ser contra a vacinação que já demonstrou eficácia para desafogar o numero de leitos de internação e uti's ocupados atualmente. Ignorância genocida é torcer para que as mortes continuem sem que se seja feito nada para se reverter isso. Ignorância monstruosa é fazer pouco caso do sofrimento de brasileiros nessa pandemia.

    3. espere para só tomar as vacinas que o governo federal comprou . mas sentado perto de um hospital ,pois vai demorar e muito

  37. Sobre o conhecimento cientifico no Brasil: não confundir certificação com produção de conhecimento e formação profissional. Só lembrando que a Dilma é formada em economia pela UFMG e passeou pela pós da Unicamp e o Bolsonaro pela AMAN. Dias Tófolli foi aplaudido por universitários da USP, quando já era Ministro do STF e disse que ajudou a roubar um processo. Certificar uma vacina significa que ela é segura?

    1. Vamos teorizar e relativizar tudo. Como a vacina não pode ter um atestado de 100% segura, não vamos acreditar na mesma e vamos deixar a covid correr solta e continuar matando mil pessoas/dia? O que se sabe, a vacina da coronavac é feita com a mesma técnica e tecnologia das vacinas da gripe aplicadas todos os anos no Brasil. Conhece alguém que morreu por causa de vacina da gripe? Não. Agora, conhece alguém que morreu por causa da covid? eu conheço vários.

  38. Essa criatura só tem maldade dentro dele. Ao invés de agradecer o esforço dos pesquisadores, torce pra que dê errado. É um monstro.

  39. Quanto custará em vidas cada dia de atraso da vacina?! Esta já esta na sua conta de responsabilidade, + de 50 países vacinando, sem relatos de complicações, entre a vacina e o Sr não esta a anvisa, pegue esta PORRA DE MERDA DESTA BIC , METE O PÉ NA PORRA DA PORTA DA ANVISA E DETONA TODO MUNDO LÁ DENTRO, E MANDA LIBERAR , ESTA BIC JÁ ESTA COM TINTA DE SANGUE, SUAS MÃOS TAMBÉM!!!!

  40. O cara não faz nada e fica desfazendo de quem lutou para conseguir a vacina. Imbecil é elogio para energumeno. Segue o mesmo caminho do seu ídolo.

    1. Ele sabe que vacinando o pessoal logo, boa parte do povo racional volta para as ruas e o impeachment pode sair antes do fim do mandato.

  41. Por muito tempo, os estudos científicos sobre a pólio caminharam em uma direção, até que entre os anos de 1940 e 1950, uma mudança de direção nesses estudos científicos chegou no registro de duas vacinas. Os estudos científicos do último SÉCULO comprovaram a segurança e eficácia, mas continuam investigando efeitos adversos e possibilidade de alguma mudança. Temos um ano de COVID e muita conversa fiada no mundo todo. Ouvir falar em obrigatoriedade de vacina para Covid? Piada de péssimo gosto.

    1. Mas a Maria continua na sua empreitada de desonestidade intelectual. Ela tem uma mente doentia, pois é seletiva no entendimento das coisas. Eu vou estar aqui Maria para me contrapor. Vc não têm vez. Quanto a você ser obrigada a se vacinar, Mourão, nosso vice presidente já falou que o individual não pode se sobrepor ao coletivo. Não vai se vacinar, terá que conviver com restrições. Se for mais inteligente que o Musk, vá para Marte e leve Bolsonaro e todos estes bolsonaristas inúteis junto.

    2. Segundo o futurólogo Kurzweil, a Singularidade está próxima. Em breve a IA superará a inteligência humana. O Watson da IBM venceu o Jeopardy. Musk, hoje o mais rico do mundo, destinará parte da sua fortuna, para viabilizar a colonização de Marte. Isso é o mundo conteporâneo, Maria trás questões superadas. Uma revista científica certa vez permitiu a publicação de um obscurantista, que num estudo fajuto, fez uma correlação de vacinas e autismo. Isso já foi superado.

  42. Esse cara é um idiota insano, será que ele sabe a eficácia da vacina da gripe ou da tuberculose que todos nós já tomamos ?!? O que temos disponível hoje a não ser a coronavac. Seguiremos esperando o “general” da saúde comprar outra vacina, como se tivessem disponíveis no mercado para pronta entrega....!!!! Prefiro 50% no meu braço que 100% voando .....

  43. Bolsonaro ironiza eficácia global da vacina. Bolsonaro é leitor da Crusoé. Então Bolsonaro, quero propor um experimento com você. Eu desenvolvi uma vacina que chamo de BOLSOMERDA. Colocarei você numa caixa com uma seringa apontada para o seu traseiro. Essa vacina teve os seguintes resultados: 100% eficaz contra a Covid 100% de mortes por efeito colateral Caso o vírus entre na caixa, um mecanismo irá acionar a seringa e aplicar a vacina na sua bunda. Vc e os bolsonaristas participariam?

    1. MARIZA, A BOLSOMERDA TEM 100% DE EFICÁCIA CONTRA A COVID. NÃO SABE INTERPRETAR TEXTO? QUER PARTICIPAR DO MEU EXPERIMENTO? A CAIXA JÁ ESTÁ PRONTA NO MEU LABOTATÓRIO.

    2. 50% DE EFICÁCIA NÃO SE COMEMORA, NÃO TEM NENHUM POLÍTICO DEFENDENDO VIDAS E SIM REELEIÇÃO! CORONAVAC PRA CHINA COM AMOR ❣️

  44. Muito dinheiro para resultou pífios....50% é cara ou coroa senão tiver efeitos colaterais. Falta transparência e o tempo dirá a verdade ou a imprensa passará ser positiva.

    1. você é paulista ? pois o governo federal não pois um centavo no Butantã

    2. Joao cara ou coroa? Não é seu imbecil: 50% vive, 50% morre. 100 pessoas 50 podem ser contaminadas 22 apresentarem quadro leve 0 apresentarem quadro moderado ou grave. E zero de efeitos adversos preocupantes. E se fosse 50% vive, você já daria um tiro na cabeça, considerando isso como 100% de certeza da morte. E aposto que você joga na Mega Sena que é uma chance em cerca de 50 milhões. Meu Deus, quanta ignorância.

  45. Não entende como se torna importante a vacinação em massa para declínio de casos graves e mortes, além dos resultados indiretos positivos na economia e retorno a normalidade. Deveria estimular e não torcer contra a vacina que é a disponível. Deplorável.

  46. Acho que se descobrissem uma vacina contra estupidez, ela nunca atingiria 100% de eficácia, pois jamais se conseguirá imunizar Bolsonaro contra essa doença.

  47. Acho tão inútil vcs postarem uma matéria dessa depois daquela desastrada opinião do Mainardi... Bolsonaro é um irresponsável. E irresponsáveis são todos que tratam levianamente a trágica questão da saúde pública desse país ... reportar a verdade é totalmente diferente de emitir opinião sem respaldo tanto do governo quanto da mídia

  48. O Bolsonaro não é negacionista, apenas é um crítico do lobby escancarado que alguns fizeram com a vacina, com os respiradores, etc!! Muita gente lucrou com a dor, com a desgraça!!

    1. Celso, muita gente morreu (200 mil mortes) por causa da negação do presidente genocida. Vacina salva vidas, em meio a uma pandemia, querer barganhar a vida de pessoas para não ter prejuízo é de uma maldade sem tamanho. Ele continua negando o vírus e as medidas de prevenção, agora está fazendo uma cruzada para evitar a aprovação das vacinas. Ele é ruim, é mau caráter e genocida, mas louco não. Louco é quem insiste em defender e apoiar esse monstro.

  49. Por causa do presidente negacionista e obtuso que temos é que estamos vendo mais de mil pessoas/dia morrerem para covid. A vacina é ótima para frear a pandemia e desafogar os leitos de internação e UTI. Mas o nosso presidente genocida não quer que isso aconteça. Está jogando contra a volta econômica e contra a saúde dos brasileiros. STF e Congresso tem enorme culpa por deixar esse louco continuar decidindo pela vida/morte dos brasileiros!

    1. Uma pena que não há uma Emenda na Constituição que permita destituir esse verme por incapacidade mental! Lembre a esse analfabeto que não existe: “Entre eu e a vacina...”

  50. BOM para o jair JUDAS É: votar contra o plano real , bom é a pilula do cancer, bom é declarar guerra ao eua, bom é juiz de garantias do freicho, bom é falar de golden shower, bom é filhote fora da cadeia, bom trair SERGIO MORO e o pais, bom é atentar contra a democracia etc..etc.. enfim é um TRAIDOR DEZPREZIVEL.

  51. A vacina “boa” você achou que os brasileiros não mereciam o investimento. A Pfizer nos ofereceu 70 milhões de dose em agosto e vcs recusaram

  52. Boa é a cloroquina, idiota!!!! Entre ter 50% de chance de ganhar uma guerra sem nem ir para o front (e 100% de chance de ir e não me machucar o suficiente para precisar de 1 hospital) ou ter 100% de chance de ir para o front e depender da sorte para não morrer, eu fico com a prudência.

Mais notícias
Assine
TOPO