Marcos Oliveira/Agência Senado

Vídeos mostram que ‘governo procurava propina’, acusa vice-presidente da CPI

24.07.21 20:19

As gravações de reuniões interministeriais comandadas pela Casa Civil para discussão da adesão do país ao consórcio Covax Facility são mais um indicativo de que o governo Bolsonaro “procurava propina”. A avaliação é do senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI da Covid.

Revelados com exclusividade por Crusoé, os vídeos comprovam que o Ministério da Saúde colocou obstáculos para confirmar a adesão do país à iniciativa coordenada pela OMS. As gravações implicam diretamente o presidente Jair Bolsonaro no atraso brasileiro para confirmar sua participação no Covax e mostram que o ex-ministro Eduardo Pazuello mentiu à CPI sobre o custo inicial das vacinas da OMS.

“Cada vez fica mais claro que enquanto os brasileiros precisavam de vacina o governo procurava propina”, diz Randolfe Rodrigues. Em setembro de 2020, o Ministério da Saúde avaliou que a oferta do Covax era cara e de “alto risco”. No início de 2021, comandados do general Eduardo Pazuello firmaram contrato com a Precisa Medicamentos para intermediar a compra da vacina indiana Covaxin a 15 dólares por dose – a mais cara adquirida pelo governo brasileiro – sem garantia de entrega. A compra é investigada por suspeitas de corrupção.

Em outra frente, a CPI da Covid investiga a negociação obscura entre o Ministério da Saúde e a empresa Davati. Em depoimento ao colegiado, o cabo da PM de Minas Gerais Luiz Paulo Dominghetti, que se apresentou como representante da empresa, acusou o ex-diretor do Departamento de Logística da Saúde, Roberto Ferreira Dias, de cobrar propina de um dólar por dose. O problema é que a Davati ofereceu 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca sem ter o imunizante para vender.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O vídeo em si nada revela de concreto. O Jornalismo investigativo, antes de tudo, deve examinar, com acuidade, os fatos. A não ser que se atenha a versões inconsistentes veiculadas com retóricas politiqueiras dispersivas.

  2. A esquerda está ensandecida! Procurou propina? Q subjetividade!Ainda q tivesse procurado,recebeu?Nao.Genocidas são aqueles q sucatearam a Saúde durante décadas,o povo morria nos corredores d hospitais sem leitos, remédio nem médico; os q fizeram o país ter um do maiores índices d mortes violentas do mundo: + 60 mil homicídios por ano. Soma aí. 900 mil mortos na melhor das hipóteses! Pandemia matou no mundo inteiro. Genocidio por falta d Saúde e Segurança é exclusividade da Esquerda lulista!

  3. Procurava propina? Achou ? Esse Randolfe, Renan &cia juntamente com a mídia, STF e toda a Esquerda seja lá d q coloração seja, desde q Bolsonaro assumiu em 1°/01/2019, n fazem outra coisa a n ser tentar derrubá-lo. N assimilaram o resultado das urnas até hoje! O ataque aumentou logo q as verbas d publicidade p os grandes veículos d comunicação e o subsídio da Rouanet foram cortadosTenho 64 anos, nunca vi uma sanha dessa! Ano q vem tem eleições, tentem ganhar! Com voto impresso auditável .Simples

    1. Palhaço Bozo, crítica os bolsonaristas chamando-os de bovinos sendo que ele, PB é um equino mais parecido com um jegue ou mesmo um jumento. 😆😆😆

    2. Quando o bovino é incapaz de argumentar contra, o q resta são mugidos! 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

    1. Como a raça bovina bozista é incapaz de argumentar, sobra mugidos desconexos nos comentários.

    1. Que tal seno teu dono explicasse o genocídio de 530 mil pessoas? Zurra bozista, zurra!

  4. Qualquer declaração, conclusão ou manifesto da cúpula dessa cpi é considerado suspeito. Renans, Azizes, Randolfes, um trio com triste histórico, seja por conta de corrupção, mau uso do dinheiro público, nepotismo, incompetência e ainda por cima incompetência.

    1. Nunca será mais suspeito que as mentiras descaradas dos governistas para não justificar a tentativa odienta de propina na compra de vacinas.

  5. Cara de pau desses corruptos!! O pior é que todos esses ladrões do dinheiro do povo tem o governo na mão!! Veja em que país estamos!! Isso é uma vergonha!!

  6. um dia alguem vai escrever uma satira brasileira intitulada: JAIR JUDAS E OS GENERAIS SEM PESCOÇOS.- terá um general que nao sabe a diferença entre AM/AP-terá generais que cantam se gritar pega centrão- terá um capitao que oferece cloroquina para as emas-terá declaração de guerra aos EUA-terá militares se vestindo de motoqueiros "radicais"-terá declarações homofobicas por carluxos&indios etc... vai ser um roteiro digno sacha baron cohen.

    1. Pedrinhas no MA. Mais perto e mais barato para o contribuinte...

    1. Chico Penyco, também conhecido como Nyco Penyco, zurrou desesperado. Coitado do delinquente!

    2. Crescendo como, seu asno? Vai alugar um cérebro pra botar no crânio, que seu tá oco!

    3. Fumou algo errado até as altas horas da noite, seu cockroach ? Unica coisa que vai crescer com certeza nesse circo chamado Brasil e o numero de mortos por falta de vacinas; graças a esse lixo de PR idiota incompetente..

    1. Nyco Penyco, você é tão burro que não consegue nem separar mais os caras que tentam te colocar no eixo? Eu sabia que bozista erra bruto, mas vice bate todos os recordes.

    2. PAULO/JOSÉ Palhaço ouça! ,,,,,, Tu serias mais honesto contigo mesmo se assumisse apenas o "nickname" Palhaço Bozo, combina mais contigo.

    3. Nyco, vou aceitar como um atenuante o momento difícil que o governo vive, para a sua tamanha falta de respeito com o nobre senador Randolfe Rodrigues. Fato é que a sua falta de compostura, que se estende ao Bolsonaro, externa o desespero de um governo, que viu caindo às suas máscaras, uma após a outra. Hoje fica claro para a grande maioria dos brasileiros, que o governo Bolsonaro é incompetente, genocida, corrupto e autoritário. Ofender os outros não muda nada nessa conclusão.

    4. Mais uma vez afirmo, todo esse machismo e homofobia dos bozistas é apenas uma tentativa tola de tentar esconder a fissura louca deles por usar o aparelho escretor de diversas formas além de expelir merda.

    5. Nyco Penyco chamando os outros de bicha enquanto fica de quatro para o Carluxo e o seu indiozinho. Nyco Penyco é apenas um receptáculo dos produtos do intestino grosso dos muares Bozistas.

    1. Jose, sabemos q existe uma relação perversa e obscena dos bozistas com o aparelho escretor. Essa posição machista e homofóbica deles é apenas tentativa frustada de esconder isso.

    2. Ardo se ardendo de medo da bicha louca colocá-lo na cadeia por cumplicidade com genocídio. Tua hora vai chegar bozista decrépito!

  7. que escândalo repugnante! está na cara de todo mundo a manipulação indecente do governo com vistas a tirar proveito da desgraça dos brasileiros mortos!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO