Adriano Machado/Crusoe

TSE vai julgar processo que pode obrigar partidos a prestarem contas mensalmente

20.10.20 13:49

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral vão analisar nesta terça-feira, 20, um processo que pode ampliar de forma significativa a transparência dos gastos de dinheiro público realizados pelos partidos políticos. Pelo entendimento atual da corte, as siglas só precisam apresentar a documentação sobre as despesas, como as notas fiscais e os detalhamentos, anualmente. Em fevereiro, as organizações Transparência Brasil e Transparência Partidária apresentaram uma petição à corte em que pedem a divulgação mensal dos extratos das contas bancárias de todos os partidos.

O debate ficará em torno da interpretação da resolução do TSE que trata das prestações de contas partidárias. No começo do ano, quando o caso começou a tramitar, a então presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, transformou a petição em instrução e determinou a oitiva da área técnica, da consultoria jurídica do TSE e da Procuradoria-Geral Eleitoral do Ministério Público Federal. Todas as manifestações foram favoráveis à divulgação mensal de dados. O relator é o ministro Luís Felipe Salomão.

“Desde 2015, um artigo da resolução determina que os bancos mandem ao TSE mensalmente os extratos de todas as contas de titularidade dos partidos. Mas o tribunal não publica essas informações”, explica Marcelo Issa, diretor da Transparência Partidária.

“O sistema fica aberto o ano todo, mas só alguns partidos inserem os dados com regularidade. Isso dificulta a fiscalização, nosso objetivo é que o sistema seja alimentado ao longo do ano”, acrescenta Issa. Os recursos previstos para o Fundo Partidário este ano somam 959 milhões de reais.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO