Antonio Augusto/ASCOM/TSEA sede do TSE, em Brasília: doações de empresas estão proibidas, mas empresários estão abastecendo os partidos "amigos"

TSE vai julgar deputado que divulgou notícias falsas sobre a urna eletrônica

19.10.21 19:18

O Tribunal Superior Eleitoral vai analisar na noite desta terça-feira, 19, uma ação do Ministério Público Eleitoral contra o deputado estadual paranaense Fernando Francischini, do PSL.

Ele é acusado de divulgar fake news contra a segurança e a confiabilidade das urnas eletrônicas nas eleições de 2018. Para ministros da corte, o processo pode servir como jurisprudência para outros casos de políticos que propagam notícias falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Segundo o processo, o deputado fez uma live nas redes sociais durante o horário de votação do primeiro turno das eleições de 2018 e, durante a transmissão, divulgou a informação de que duas urnas eletrônicas haviam sido fraudadas. Segundo o Ministério Público Eleitoral, o pronunciamento ocorreu em tom “sensacionalista e ofensivo”.

“Um parlamentar não pode propagar irresponsavelmente fatos deturpados, notícias falsas e teorias conspiratórias sobre fraudes, agentes infiltrados e golpe, com inquestionável potencial de desacreditar instituições e promover a desordem social”, diz o Ministério Público Eleitoral.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fraude , fraude ,fraude sim. Alguém confia no boca de veludo!? Alguém confia em concursos públicos, ?alguém confia no legislativo? Alguém confia no judiciário(careca vagabundo)?seus inocentes! !!! Quando acordarem estariam comendo carne de gato e cachorro, que nem a Venezuela! Acordem ! E parem de acreditar na mídia canalha!!! Cansa viu?

    1. PB estes gados são seguidores do maior Mentiroso que sentou na cadeira de presidente do Brasil, e estes bostas estão preocupados em fraudes nas urnas eletrônicas, em que a maior fraude eleitoral foi eleita , chamado Bozobosta!!! Debater com estes jumentos , é perda de tempo , são muito BURROS!!!

    2. Tem gente q acredita em coisa muito mais grotesca, mentirosa e pior. Tipo, tem quem acredite que bolsonaro é um bom presidente, trabalhador e honesto. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO