Adriano Machado/Crusoé

TSE abre inquérito e pede ao STF para investigar Bolsonaro por fake news sobre urnas

02.08.21 20:57

Na mais dura reação aos ataques do presidente da República ao sistema de apuração de votos, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu na noite desta segunda-feira, 2, pedir ao Supremo Tribunal Federal a inclusão de Jair Bolsonaro (foto) na lista de alvos do inquérito que apura a difusão de notícias falsas e ataques a ministros, em trâmite sob a relatoria de Alexandre de Moraes.

A Suprema Corte será acionada depois de reiterados ataques do presidente às urnas eletrônicas e da difusão de teorias conspiratórias acerca da ocorrência de fraude nas eleições, sem a apresentação de quaisquer provas.

O plenário ainda chancelou a abertura de um inquérito administrativo interno para apurar o caso — a proposta nesta esfera partiu do Corregedor-Geral Eleitoral, Luís Felipe Salomão, e não da Procuradoria-Geral Eleitoral, como de praxe.

O procedimento tramitará em sigilo e vai mirar indícios de abuso de poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação, corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos e propaganda extemporânea relativamente aos ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições de 2022.

A medida foi aplaudida pelo ministro Alexandre de Moraes, que, além de integrar o STF, compõe o TSE. “Com a democracia não se brinca, com a democracia não se joga, com a democracia não se desrespeita as instituições”, disse.

Mais cedo, em um duro discurso, o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, declarou que são condutas antidemocráticas tanto a ameaça à realização das eleições quanto a conspurcação do debate público “com desinformação, mentiras, ódio e teorias conspiratórias“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Queria ver um discurso de campanha do bozomiliciano na campanha de 2018 pedindo voto impresso?????? Será que a milícia deve estar se sentindo abandonada no RJ , Flávio rachadinha Bolsonaro não tem repartido os Pixulecos ????? Queiroz já mandou recado????Mulher do Adriano delatando??? Lessa condenado outra vez????Vereador Girao preso???!!! Acordem Gados !!!!Terceira Via!!!

  2. broncossauro é o ovo da serpente q eclodiu completamente depois de eleito. Sabíamos que ele era o ovo da serpente mas, ninguém imaginava o quão vadia e rebolativa seria essa serpente. Agora ela saracoteia espalhando a lama do seu brejo emporcalhado p/ se camuflar na derrota. Já é o atestado cabal do medo abissal do réptil, com o perdão dos demais répteis, aos quais ele envergonha. O destino do broncossauro e de seus ovos é o fundo do pântano. Lá junto aos seus pares vermelhos. Inapelavelmente!

    1. MEEEEEEEXAAAAAA-SE congresso nacional tartaruuuuuugaaaaaaa!!!!!

    2. O BRASIL será depurado e espanejado desses depravados das 2 últimas décadas. Certo como 2 e 2 são 4. As 4 décadas que recuperaremos nas próximas 2 com o Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO PRESIDENTE 2022 e o seu time dos sonhos. General HAMILTON MOURÃO já!!!

  3. Este Bozobosta gosta tanto de transparência !!!! 100 anos para os crachás dos filhos, 100 anos para as cagadas quebras de hierarquia do Pazzu barrigudo, vai a Israel ver spray , olhar o sistema Pegasus(tudo escondido),cartão corporativo se eleito for meu povo merece saber o que um presidente gasta ( palavra de campanha do bozo ) !!! E aí GADOS,Só Urnas transparentes !!!! Cambadas de golpistas de Araque vagabundos , cagando para o povo brasileiro sofrido depois de tantas Merdas do PT !!!

  4. Renuncie, Presidente. O Sr. Não tem competência nem estrutura psicológica para o cargo. Mourão cumprirar a missão muito, muito melhor, para o bem Brasil.

  5. Patético , e falastrões como só os detratores do nosso sistema eleitoral e a urna eletrônica podem ser . Se são passíveis de ser fraudadas , e se foram eleitos , alguns mais de uma vez , quer dizer que as fraudaram ? Este discurso só confirma que até estes sabem que serão rejeitados , e querem desculpa ! Já vimos este filme . E o resultado nos serve ! Que vença o sistema e a Justiça Eleitoral . FORA BOLSONARO E SUAS MENTIRAS DESLAVADAS E FORA DA LEI !!!!

  6. Esse pessoal do STF precisa provar tudo isso que dizem de uma forma muito esclarecida! Isso é que dá colocar quem não é juiz para ser juiz ! Acham que podem tudo , sem limites e sem escrúpulos. A Constituição é o instrumento que equilibra as balizas dos poderes porém esses ministros que deveriam saber de cor e salteado a constituição , são os que mais não estão nem aí. Muito estranho esse jogo do STF, em breve saberemos qual é a desses caras!

    1. Raul, tu criticas os juízes por "interferir" nos demais poderes, mas não critica o Bolsonaro por querer o voto impresso e tentar manipular na força para que seu desejo seja realizado. Comece a pensar como adulto e não um bebê chorão, talquei?

    2. Antes de cada eleição as urnas são exastivamente testadas, é aberto ao público para que tentem acessar ou modificar os dados de voto na urna eletrônica e isso nunca aconteceu. O TSE sempre mostra que a urna é inviolável. Quem tem de mostrar ou provar algo é o Bozo Pinoquio Genocida e sua manada de seres bestiais e dementados. Raul, se não tem provas, vá comer capim no cocho!

  7. Isso aqui tá nojento, só comentários agressivos. Já passou da hora de atualizarem essas urnas e tornarem essa apuração mais segura e transparente. Com voto impresso e apuração pública quem quer que ganhe ou perca terá a certeza que tudo foi feito conforme a vontade do eleitor. Quem não quer emitir comprovante do serviço que presta, no mínimo dá margem a imaginar que não age de boa fé.

    1. Perfeito! A mulher de Cesar ( o Estado) não só tem que ser honesta como parecer honesta. Namastê!

    2. Telma, muuuuuuuu muuuuuuu muuuuuu.... vá pastar!

    3. Agir em má fé é aquele que desconfia de tudo, até da própria sombra. O homem de boa fé acredita no homem, acredita no que faz e o faz por amor. Semear o mal disfarçado de bem, o tempo todo, desde as promessas antes da obtenção do poder não pode ter vindo para o bem, especialmente porque sempre tem algo por trás de suas ações que nunca são claras. Sabemos que temos problemas de todo tipo no país, mas não é da noite para dia que se acerta, e sim, a todo instante com ações exemplares de todos.

  8. Bolsonaro e Braga Neto discursaram mas quem deu o primeiro golpe em nossa novel democracia, foi o STF ao qual incumbia preservá-la, anulando com a canetada de um só dos seus, 07 anos de combate à corrupção ao arrepio dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal Pátrio e da Jurisprudência Universal da Common Law e do sistema Romano-Germânico, que não autorizam desconsiderar a existência de um crime por causa da incúria da conversa entre Juiz e Promotor. Daí o voto impresso. Namastê!

  9. Não sei pq, mas tenho um pressentimento q esses togados marxistas serão retirados à tapa de suas disfunções já no início de agosto. Já vadiaram demais com a cara do povo, é hora de dar um basta. Lulu BV é o mais perigoso, defensor das drogas, do aborto, da pedofilia, anti-cristo, marxista cultural (Escola de Frankfurt), da ideologia de gênero, amiguinho de João de Deus, íntimo do zé dirceu, e foi advogado de terrorista. Que tal o currículo da fera? ,,,, Bolsonaro 2022, a última TRINCHEIRA.

    1. A ÚLTIMA TRINCHEIRA É A VALA COMUM DA M... PARA ESSE PSICOPATA CORRUPTO, ESTELIONATARIO DO VOTO, INEPTO, SER REPUGNANTE E REPULSIVO.

    2. Só o palhaço bozo é esses outros imbecis para defender esses calhas que defendem terroristas, bandidos, políticos corruptos, traficantes etc. Os togados estão lá para defender o povo dentro da constituição, mas o histórico mostra o contrário. Lamentável eles lá e vcs defendendo.

    3. Meu Deus... A melhor notícia será se vc for um robô regiamente pago com o nosso dinheiro, e não, um ser humano de verdade.

  10. Demorou, mas algo tem que ser feito, não se pode aceitar um presidente, acusar sem provas, e passar sem sofrer as consequências de seu ato!!

    1. Kkkkkkkkkk …. Votei no Bolsonaro em 2018. Nunca votei no PT nem no Lula. Em 2022 se tiver que escolher um e outro, votarei no Lula que pode ganhar no 1o. Turno. Lula só não ganha se o PR não for candidato. Seria a solução ideal para o Brasil porque aí podia ir morar na Itália, já que é neto de italianos. Seria uma jogada de mestre!!

  11. Já passou da hora de alguma ação legal forte contra esse presidente irracional e terrorists que infelizmente temos no Brasil.

    1. O problema é q esse STF banana só ameaça mas nunca faz nada.

  12. Com a democracia não se brinca. Fico assistindo algumas autoridades, sempre procurando relativizar às investidas golpistas do Bolsonaro. Acham que o Bozo é um animal político. Bolsonaro é um animal, animal, entende? irracional. Ele pode melhorar em alguns momentos, mas sempre voltará a ser o que sempre foi, pois a sua natureza é violenta, egoísta e insensível com os destino dos outros. É o retorno a média, não se pode fugir disso. Se deixarem o Bolsonaro avançar, ele vai avançar cada vez mais.

    1. Paulo chorão está com medinho é? Pode chorar pq o xororô é livre e com essas porcarias de urnas sem conferência do voto não haverá eleição. está dito pelo Presidente. Quem tem ouvidos que ouça.....

  13. Numa noite turbulenta em que um Ministro Teleprompter vem em cadeia nacional falar de privatização dos correios, quando nunca antes o Ministro da Saúde deveria USAR essa mesma cadeia nacional para chamar o povo para se vacinar dada a gravidade de tudo que se sabe, ou seja, mais de 550 mil mortos. O Nazismo matou crianças e agora já se fala da covid a atingir crianças menores de 10 anos que são vulneráveis desprotegidos de um governo que só sabe perder tempo com coisas inúteis. Protejam-nas !!!!

  14. Atitudes concretas e acertadas das instituições STF e TSE. Em tempo, porque o Brasil está em total instabilidade com esse Presidente, agora devidamenteenquadrado. Não aguentamos mais.

  15. Foooooraaaa com esse perverso demente!!!! Uma nação não pode ficar entre as garras de um tresloucado doentio e inconsequente!!!! Que ele se lembre do fim de sadam e kadafi, ao instigarem o ódio de seus povos!!!!

    1. O congresso nacional e o stf têm que impedir que esses 2 fantasmas marginais, broncossauro e luladrão, assombrem o BRASIL!!!!!

  16. A pergunta é por quê essa questão de voto impresso passou a ser prioridade somente agora? A resposta é: em meio a uma pandemia e ao derretimento da popularidade tem que se criar motivo para justificar o autogolpe

    1. Ardo, 🦍🦍🦘🦬🦬🦬🦘🦘🦘🦘🦍🦘🦘🦘🦍🦒🦓🐄🐄🐄🦓🦓🦓🦓🐄🐄🦓🐄🐄🦓🦓🦓🦓🦓

    2. Exatamente tania. Exatamente isso. O PR quer mídia...todo dia uma confusão absurda. Doido de pedra. O povo elegeu esse maluco psicopata

  17. Um tempo atrás quase todos políticos eram a favor do voto impresso, mas o negócio agora é derrubar o presidente. HIPÓCRITAS.

  18. Quanta decepção ter votado nesse infame inominável. O único consolo é ter tirado a chance de outro monstra do mal voltar ao poder. Uma coisa é certa: trabalharei, feito formiguinha para os dois irem pro inferno em 22.

    1. Lula roubou e o jair claramente também rouba. Defender um ou outro é sinal de que a pessoa tem distúrbio cognitivo ou é totalmente incapaz de formular um raciocínio lógico.

    2. O Lula tinha uma postura, ele roubava diariamente e vocês esquerdistas idiotas úteis aplaudiam após apoiados pela imprensa corrupta. Bando de idiotas.

    3. O Lula tinha postura, roubava diariamente e vocês esquerdistas psicopatas e a imprensa militante ficaram quietinhos....

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO