Pedro Ladeira/Folhapress

Barroso cita ameaça às eleições e difusão de informações falsas como ‘condutas antidemocráticas’

02.08.21 20:40

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso (foto), valeu-se da sessão de abertura do semestre para dar sua mais dura resposta ao Planalto desde o início dos ataques de Jair Bolsonaro à corte. O ministro declarou na noite desta segunda-feira, 2, que são condutas antidemocráticas tanto a ameaça à realização das eleições quanto a conspurcação do debate público “com desinformação, mentiras, ódio e teorias conspiratórias“.

Barroso manifestou-se horas após Bolsonaro sugerir, mais uma vez, que ele e outros ministros adotam postura contrária à implementação do mecanismo adicional do voto impresso para beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, o magistrado e todos os ex-presidentes do TSE reiteram a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Há coisas erradas acontecendo no país e nós todos precisamos estar atentos, precisamos das instituições e precisamos da sociedade civil, ambas bem alertas. Nós já superamos os ciclos do atraso institucional, mas há retardatários que gostariam de voltar ao passado”, afirmou. “Uma das manifestações do autoritarismo no mundo contemporâneo é precisamente o ataque às instituições, inclusive às eleitorais que garantem um processo legítimo de condução aos mais elevados cargos da República“, prosseguiu.

Sem citar o nome do presidente da República, Barroso disse que “quem prometeu apresentar provas de fraude [nas eleições] não as apresentou porque elas não existem. O presidente do TSE lembrou que a equipe técnica produziu notas com esclarecimentos sobre fake news e reproduziu materiais de agências de checagem para que o Brasil não se convertesse no “país da mentira oficial“.

Tivemos que continuar desmentindo sucessivas fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro. Tudo requentado, amadorístico, sem novidades. Isso já começa a ficar cansativo, mas não podemos esmorecer”, comentouProduzimos respostas com fatos, provas, conhecimento e ciência, sem adjetivos ou bravatas. A verdade só liberta aos que querem se libertar. Aos que preferem se acorrentar à crença de que uma mentira repetida muitas vezes se torna verdade, só podemos esperar que venham a ser iluminados algum dia pelo bem. Até lá, serão perenemente prisioneiros do mal“, emendou.

Barroso rememorou o caso dos Estados Unidos para exemplificar o risco da adoção de teorias conspiratórias e do ataque às instituições. No país norte-americano, a invasão do Capitólio tornou-se uma marco. Assim, e para que ninguém se iluda, nos Estados Unidos há voto impresso ou em cédula. Voto impresso não é contenção adequada para o golpismo“.

Quanto aos ataques pessoais, Barroso alegou tê-los tratado com a “indiferença possível“. “Escolhi para a minha vida ser um agente do processo civilizatório e empurrar a história na direção certa. Se eu parar para bater boca, eu me igualo a tudo o que quero transformar. Eu vivo para o bem e para fazer um país melhor e maior. Ódio, mentira, agressividade, grosseria, ameaças e insultos são derrotas do espírito“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O verdadeiro “iluminati”.. ele sabe o que é melhor para o Brasil e seu povo…Se considera acima até mesmo de seus pares no STF… sujeitinho NOJENTO!

    1. Com certeza quem deve saber o que é melhor para o Brasil é o PR preguiçoso Bolsonaro né? Bolsonaro já era! O gado vai ficar mais desorientado ainda! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Tirando as rivalidades de lado, é muito ingênuo acreditar que as urnas são isentas de fraudes. Tudo que puder ser feito para melhorar o sistema, deve ser adotado. aliás, o ministro Barroso, em 2015, era favorável ao sistema auditável. Agora mudou de idéia. Lamentável.

    1. Se tu enxergas possibilidade de fraude no processo eleitoral com urnas eletrônicas, imagina retroceder ao sistema de voto impresso.

  3. VALE A PENA REPETIR AS PALAVRAS DA MAIS PERFEITA E TOTAL LUCIDEZ!!!! 👉👉👉👉👉👉 Quanto aos ataques pessoais, Barroso alegou tê-los tratado com a “indiferença possível“. “Escolhi para a minha vida ser um agente do processo civilizatório e empurrar a história na direção certa. Se eu parar para bater boca, eu me igualo a tudo o que quero transformar. Eu vivo para o bem e para fazer um país melhor e maior. Ódio, mentira, agressividade, grosseria, ameaças e insultos são derrotas do espírito“.

    1. NÓS, OS BRASILEIROS DE BEM, estamos juntos, Ministro Dr. LUÍS ROBERTO BARROSO. Silentes agora e decisivos nas urnas ELETRÔNICAS!!!!

  4. VALE A PENA REPETIR AS PALAVRAS DA MAIS PERFEITA E TOTAL LUCIDEZ!!!! 👉👉👉👉👉👉 Quanto aos ataques pessoais, Barroso alegou tê-los tratado com a “indiferença possível“. “Escolhi para a minha vida ser um agente do processo civilizatório e empurrar a história na direção certa. Se eu parar para bater boca, eu me igualo a tudo o que quero transformar. Eu vivo para o bem e para fazer um país melhor e maior. Ódio, mentira, agressividade, grosseria, ameaças e insultos são derrotas do espírito“.

    1. NÓS, OS BRASILEIROS DE BEM, estamos juntos, Ministro Dr. LUÍS ROBERTO BARROSO. Silentes agora e decisivos nas urnas ELETRÔNICAS!!!!

  5. Por quê esse mimimi todo ? Por quê insiste em patinar ? Por quê não quer voto auditável ? Nós o povo queremos ! Vcs são pagos por nós ! Simples assim !

    1. Nós o povo deve ser a senhora mais meia dúzia de 3 ou 4. Eu não quero pq já vi, com meus olhos, fraude em boca de urna.

    2. O gado continua defendendo o genocida. Ainda bem que ele diminui a cada besteira que o Bozo fala.

    1. Caro Takaiuki; O que o Sr entende por povo, o que a Ptzada tbm entendia por povo aí tomou uma lavada na eleição, vocês que estão idolatrando um miliciano , mentiroso é que abraçaram muitos ladroes da época do PT (centrão, bezerra,farias,collor, RJeferson), trairam a fé de quem queria mudança , única mudança que teve foi de postura de discurso de campanha!!! Deixem de ser otarios , para acreditar em um estelionatário!!!Na campanha 2018 , discurso do Bozo pedia voto impresso???? Não!!!!

    2. Até que enfim o TSE, na voz de Barroso, falou o que o povo brasileiro estava esperando e precisando. A democracia desse país está em jogo e NÃO podemos vacilar. FORA BOLSONARO.

  6. Porquê tanta polêmica ?????? Qual o medo 😨 ????? O povo quer impresso e auditável !!!! Como todos sabem o poder emana do povo É tão simples, não é QUAL O MEDO 😧 ???? JB22 e 22 para os seus sucessores.

  7. Grande ministro Barroso tem meu respeito, homem culto e educado. Não podemos generalizar e compará-lo a algumas velhas raposas

  8. O serviço público deve adotar todos os recursos possíveis para mostrar transparência. Não quero ter fé em ninguém, nem em ministros, presidentes e nem mesmo em deuses. Sou cética de natureza e quero comprovante do serviço prestado e contagem pública. Só confio naquilo que vejo, confiro e reconfiro.

  9. Bolsonaro e Braga Neto discursaram mas quem deu o primeiro golpe em nossa novel democracia, foi o STF ao qual incumbia preservá-la, anulando com a canetada de um só dos seus, 07 anos de combate à corrupção ao arrepio dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal Pátrio e da Jurisprudência Universal da Common Law e do sistema Romano-Germânico, que não autorizam desconsiderar a existência de um crime por causa da incúria da conversa entre Juiz e Promotor. Daí o voto impresso. Namastê!

  10. Caro ministro Barroso, entendo a sua indignação e sua postura, de buscar não se rebaixar ao nível da incivilidade. Mas algumas vezes, tudo que devemos fazer, é mandar o outro tomar no "cu". Aprendi nas quebradas que vivo, que educação pode ser entendida como fraqueza por alguns. Quem tem medo de "cagar", não come. E quem não come, morre. Todos somos jogadores nessa vida do caralh*. Se ficar com muito nhem nhem nhem, o sistema bruto te engole. É com esse sistema bruto que o Bolsonaro conta.

    1. Quem engole é ele. Kkkkkk porque vc não coloca os óculos para ver a verdade, ou não quer?

  11. Essas manifestações do presidente atentam contra o sistema eleitoral e a própria democracia brasileira. Se Dilma tivesse feito isso teria sido presa. Vamos derrotá-lo em 2022 no 1o. Turno, se Deus quiser. Ele pensa que é dono do Brasil. Tem muita culpa ardendo no coro dele pela péssima condução da Pandemia. O Centrão devia decretar seu impeachment e eleger o sucessor.

    1. Se perguntar a um bolsonarista se o filho do lulaladrao mora em um apto alugado em Sp que vale 5 milhões,vai dizer que o apto é do Lulinha (com toda razão); Agora se pergunta da compra da Mansão o bolsonarista diz que o Flávio tem como comprar etc.. !!! Ou seja bandido de estimação, está é a síndrome desta política sem Alma do Brasil , única saída terceira via !!!!

    2. Bozo miliciano e como Quero-Quero canta em um lugar e os filhotes estão em outro, assim faz com os Gados, quando estava dizendo que não queria vacina e brasileiros morrendo, Nov/2020 estava comprando Mansão, falava que vacina era ruim,Flávio rachadinha, levava Max da precisa ao BNDES!!! Não entendo os gados , como não escutam as Mentiras do bozo , as Rachadinhas , Mansao(até hoje apto está no nome do Flávio)!!!! Agora o canto é a Urna eletrônica!!

    3. Isso se chama "cortina de fumaça", ele está desesperado para q os eleitores bovinos não fiquem sabendo da corrupção genocida de seu governo que a CPI está desnudando agora.

    1. O Brasil não pode retroceder nem no voto impresso nem com candidato a Presidente despreparado como Lula e Bolsonaro

  12. O que esse verme e seus cúmplices fazem com a Constituição, os bandidos e chefes de facções criminosas que são libertados por esses canalhas, isso e democracia?

    1. Tenha compostura e educação. O ministro é um homem honrado e culto, enquanto vc é um ignorante que parece não saber viver numa democracia. Argumentos e não ofensas. Seja mais civilizado!

    1. Bovino William, as pesquisas mostram q o Lula só ganha em 2022 se o Bozo tmbm concorrer. Logo, se o Lula ganhar em 2022 a culpa será dos bovinos bozistas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO