TSE manda Bolsonaro explicar declarações sobre fraude nas eleições
O Corregedor-Geral do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, determinou que o presidente Jair Bolsonaro e quaisquer outras autoridades que tenham afirmado que houve fraude em eleições anteriores apresentem, em 15 dias, informações ou provas das supostas irregularidades. O despacho ocorreu no âmbito de um processo administrativo instaurado na corte voltado ao "levantamento e...
O Corregedor-Geral do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, determinou que o presidente Jair Bolsonaro e quaisquer outras autoridades que tenham afirmado que houve fraude em eleições anteriores apresentem, em 15 dias, informações ou provas das supostas irregularidades.
O despacho ocorreu no âmbito de um processo administrativo instaurado na corte voltado ao "levantamento e à análise de elementos que possam ter comprometido a regularidade de pleitos".
"A busca de informações detalhadas e documentadas sobre os fatos narrados tem por objetivo principal subsidiar estratégias de aprimoramento dos recursos de segurança que envolvem as atividades voltadas à realização das eleições, em especial as relativas ao pleito que se avizinha", anotou.
Bolsonaro diz, de forma recorrente, que irá apresentar provas sobre uma suposta fraude nas eleições de 2018 desde março de 2020. Naquele mês, durante viagem a Miami, o presidente afirmou que, não fosse pela irregularidade na corrida presidencial, teria sido eleito em primeiro turno. “Eu acredito, pelas provas que tenho nas minhas mãos, que vou mostrar brevemente, que fui eleito em primeiro turno. Mas, no meu entender, houve fraude. Temos não apenas uma palavra, nós temos comprovado. Brevemente, quero mostrar, porque nós precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de aprovação de votos.”
O presidente, porém, jamais apresentou qualquer prova ou mesmo indício da suposta fraude. Em maio do ano passado, a Advocacia-Geral da União, em manifestação entregue à Justiça Federal, minimizou as declarações de Bolsonaro e alegou que “eventuais questionamentos, denúncias, apurações de faltas eleitorais fazem parte constituinte e inafastável da dinâmica eleitoral”.
Na semana passada, a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, a mais importante na hierarquia da Polícia Federal, determinou que as 27 superintendências da instituição reúnam e entreguem todas as denúncias de fraudes em urnas eletrônicas recebidas desde a adoção do sistema, em 1996.
O pedido foi disparado na quinta-feira, 17, pouco após o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, afirmar que tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto qualquer outra pessoa que tenha em mãos provas de fraude ou impropriedade têm o "dever cívico" de entregá-las à corte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Wladimyr
2021-06-23 00:28:20aguarde o golpe que esse Facínora vai perpetrar sobre o povo brasileiro.
Vasconcellos
2021-06-22 14:57:58É curioso que o TSE ainda não havia pedido formalmente as tais "provas" que Bolsonaro diz ter sobre fraude eleitoral. Cobrar essas provas é uma providência essencial e urgente. Para o bem do sistema eleitoral e, possivelmente, para desmascarar o Genocida, tirando dele mais um dos recursos que usa para desviar a atenção das pessoas, inventando mentiras e calúnias o tempo todo.
Regina
2021-06-22 13:12:59Acho que é o momento de apresentarem provas de fraudes eleitorais se é que existem,para que td seja apurado!
Marcia
2021-06-22 09:10:47Enquanto outros malucos como Lira,Pacheco e outros tantos que têm mantido Maduro, quer dizer, Bolsonaro GEhNOCIDA bolsonazifascista no poder, será difícil defender a população. Derá elevado de 500.000 para 1.000.000 o número de brasileiros assassinados.
Jose
2021-06-22 08:56:33"não deve haver fraude.O Brasileiro é honesto"
Natalia
2021-06-22 07:02:54Não é por conta da "inafastável dinâmica das eleições" que devemos nos afastar do progresso! Tolos e espertalhões existem desde que o mundo é mundo e esse tem conhecimento de causa nos dois campos, afinal já conhece bem o processo do voto impresso, aliás já virou notícia nos jornais da época por tentativa de fraude ao sistema... E viva a internet que destrói as falácias!!! No mais é só mais uma investida para tentar justificar uma possível derrota nas urnas em 2022. E pelo andar da carruagem...
Jose
2021-06-22 00:13:49Bozo seguindo o roteiro do Trump. Só que diferente do Trump, ele sairá do palácio diretamente para a cadeia. Crime contra a humanidade merece prisão perpétua!
FRANCISCO
2021-06-21 23:48:25Fico pensando aqui na desculpa que ele vai dar para não entregar essas "provas".
Marcos
2021-06-21 22:15:15Quando Aécio perdeu para Dilma. Muito estranho àquele resultado. Aécio e Dilma, mais do mesmo.
Mortadela Bozista
2021-06-21 21:26:40Bozo é um fanfarrão hipócrita e mentiroso. Só vomita preconceito, autoritarismo e mentiras. O próprio governo é uma enorme mentira, fez tudo aquilo q disse q iria combater.