Nelson Jr./SCO/STF

Rosa Weber suspende convocação de governadores à CPI

21.06.21 19:13

A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber decidiu, nesta segunda-feira, 21, suspender a convocação de governadores para depor à CPI da Covid. Segundo a decisão, a comissão de inquérito apenas poderá convidar os chefes de Executivo estaduais para comparecerem voluntariamente. A ministra acolheu um pedido dos próprios governadores.

Segundo a ministra, o Congresso Nacional não tem atribuição para fiscalizar os governadores, que prestam contas somente às Assembleias Legislativas e ao Tribunal de Contas da União. A ministra afirma que a convocação de Governadores de Estado pelo órgão de investigação parlamentar do Senado Federal (CPI da Pandemia), excedeu os limites constitucionais inerentes à atividade investigatória do Poder Legislativo“.

“Em juízo de delibação, e forte na ordem constitucional, concluo realizados, os atos convocatórios, com possível violação do princípio da separação dos poderes e da autonomia dos Estados-membros, vulnerando princípios basilares da Constituição e promovendo o desequilíbrio e a desarmonia na dinâmica das relações entre os Poderes da República”, escreveu.

A pedido de Rosa, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, vai marcar o julgamento que pode referendar a decisão para o dia 24 ou 25 de junho. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. O STF é a representação do povo, pois também existem mortadelas petistas e bolsonaristas que fazem o mesmo.

  1. Blindaram os principais responsáveis pelo desvio de verbas Federais.Os verdadeiros responsáveis por milhares de mortes.CPI de araque comandada por bandidos com suporte do STF.

    1. É mesmo? Existe mesmo? E funcionam. Tem gado velho, gado novo, muito carneiro e um número imenso de ovelhas adestradas. Eu me considero um gado novo, chegado recentemente na fazenda; no momento, só observando a raiva se alastrando entre o gado velho e os carneiros.

    2. Existem instituições de controle e investigação para levar adiante essa questão de corrupção e negligência estadual no combate da pandemia. Paralelamente pode ser feita uma investigação legislativa sobre o executivo estadual, mas o caminho correto são as assembleias legislativas estaduais. Ao Senado Federal cabe a responsabilidade de fiscalizar o executivo federal. O resto é choro de bozomerda retardado.

  2. Ela não deve ter lido a constituição federal. Art. 70 e 71 diz que são competências do congresso nacional. Art. 71 diz competência do congresso, com auxílio do tcu. Dizer que o tcu tem competência e o congresso não é mais um descalabro da ministra, infelizmente.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO