Reprodução/TV Justiça/YouTube

TRF-1 trava dez processos da Lava Jato em Brasília

05.01.20 19:11

O ano de 2019 foi um dos menos produtivos da Lava Jato em Brasília. Nos bastidores, um dos motivos apontados pelos investigadores para a baixa produtividade é a atuação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o TRF-1, responsável por analisar os recursos apresentados contra as decisões da primeira instância. 

Levantamento feito por Crusoé mostra que ao menos dez processos estão travados em gabinetes de desembargadores do tribunal. Desse total, seis deles foram paralisados em decorrência de decisões do desembargador Ney Bello.

Entre os processos parados, estão três casos derivados da Operação Cui Bono, que apurou desvios praticados pelo grupo dos ex-deputados Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima na Caixa e em outras estatais.

Bello também paralisou duas ações penais relacionadas a desvios nos fundos de pensão investigados pela Operação Greenfield e um caso derivado da Zelotes, cujo alvo eram esquemas de corrupção no Carf, o tribunal da Receita Federal.

Outro desembargador, Néviton Guedes, deu decisões que travaram quatro processos, entre eles dois que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma das ações está relacionada a possíveis pagamentos de propina em contratos para a compra de caças pelo governo brasileiro e a outra envolve supostas irregularidades na atuação de Taiguara Rodrigues, sobrinho do petista, em contratos no exterior.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Assim, a sociedade brasileira passaria a estar imbuída de um"AUTO-CONDICIONAMENTO" que a impediria de tolerar ou se sentir tentada a se engajar em corrupção despudorada e deslavada. Não se trata da utopia de construir uma SOCIEDADE IMPOLUTA, mas de se estabelecer limites dentro do tolerável e razoável, ou seja, reduzir a DISTOPIA natural dentro de uma sociedade a níveis aceitáveis.

  2. Se isto for feito, os CORRUPTOS vão ter que se mobilizar para distribuir HCs e sabotar as investigações. Não há em hipótese alguma falta de evidências para que os CORRUPTOS não sejam EXPOSTOS e EXECRADOS publicamente. Uma vez que a história está sendo escrita neste momento, a EXECRAÇÃO PÚBLICA dos CORRUPTOS é o instrumento que servirá para um CHOQUE DE REALIDADE e criação de uma MEMÓRIA HISTÓRICA para que o MAL DA CORRUPÇÃO não saia do CONSCIENTE COLETIVO.

  3. Quanto mais anômalo e desviante daquilo que se pode considerar normal dentro do devido processo legal, além dos critérios de impessoalidade e imparcialidade, mais necessária se faz uma "INTERDIÇÃO" no JUDICIÁRIO. Tal coisa poderia ser oficial ou extraoficial, uma vez que os tribunais são PATRIMÔNIO PÚBLICO e diante da comprovação de que eles estão sendo utilizados para atividades que não atendem ao INTERESSE PÚBLICO, podem e devem ser REINTEGRADOS pela sociedade.

  4. Certamente se uma análise estatística do JUDICIÁRIO for realizada, o que não vai faltar são discrepâncias e pontos fora da curva. Cada magistrado que consistentemente demonstre deter um número de processos que fogem tanto ao seus próprios padrões, quanto de seus pares e do restante do JUDICIÁRIO deveria ser objeto de sindicância. Se o CNJ servisse para alguma coisa, isto certamente estaria sendo feito, mas ele próprio parece ser um fator de distorção dos padrões.

  5. Chamemos isto de JUSTIÇA ENXUTA ou LEAN JUSTICE, onde a imparcialidade e impessoalidade não são meramente conceitos abstratos expressos em leis que não tem qq processo de verificação. Uma justiça imparcial e impessoal tem o dever de garantir que cada réu tenha acesso ao devido processo legal, mas tb que o FLUXO DE TRABALHO do processo dele não se desvie nem para o bem nem para o mal dos padrões estabelecidos pela própria dinâmica do JUDICIÁRIO.

  6. Pq certos processos passam na frente de outros ou são deslocados para o final da fila? Pq processos de certos advogados são acelerados ou retardados, dependendo do tipo de processo, de quem é o cliente e de quem julga? Portanto, não se trata nem só de corrupção, mas eficiência pura, um magistrado que produz pouco e se desvia acima de qq limite além seus próprios padrões, de seus pares e do JUDICIÁRIO como um todo, tem que ser demitido, se não tiver que ser preso.

  7. Sendo assim, o FLUXO DE TRABALHO de cada juiz poderia ser comparado com o de seus pares (tanto dentro do mesmo tribunal, quanto comparado ao de juízes em outros tribunais) e o seu próprio (cada processo conduzido por ele). Para garantir a "qualidade" e reduzir os "desperdícios", deveria se avaliar tudo aquilo que apresenta um desvio fora do padrão ou da média. Por exemplo, pq determinados processos levam mais tempo para ser julgados do que outros?

  8. Suponhamos que o JUDICIÁRIO fosse "INTERDITADO", qual poderia ser a RAZÃO para a interdição? Pq há tanto um CPP quanto um CPC? Não é exatamente para evitar que haja violação do devido processo legal, mas tb garantir uma padronização do FLUXO DE TRABALHO, ou seja, os procedimentos e passos para todo processo deveriam seguir os mesmos parâmetros e normas de "qualidade". Pois o devido processo legal não trata somente de seguir a lei, mas aplicá-la de forma uniforme.

  9. Lamentável que isso ocorra, porque o que mais o brasileiro quer é que todos os casos de corrupção sejam apurados com rigor , pois todas essas acões , beneficiam um grupo ,em compensação traz miséria ,empobrecimento à (população.

  10. Analisando uns 30 comentários,observa-se que todos estão desiludidos com o sistema judiciário, todos se acham espezinhados pelo judiciário. O que de fato podemos fazer para solucionar essa situação? Precisa aparecer uma solução urgente para isso. Estamos ficando de saco muito cheio.

  11. Longe do árduo trabalho desenvolto p/turma TRF4 do RS, TRf1, deveria prestar contas a nação p/ineficácia de seu pífio desempenho. Altíssimo s salários, péssimo serviço a nação.

  12. Lamentavelmente, a informação só confirma o movimento que corre à sorrelfa, no sentido de reestabelecer a corrupção como princípio administrativo na vida pública brasileira. Malditos!!!

    1. EBrasília é o recreio dos ladrões! Quando o StJ decidiu isto, já estava tudo combinado ! Porque este pessoal não quer ver o país limpo ? Pois ganham para isto !😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡

  13. Mais um grupo de k na lhas. Já não bastam os do Congresso e Executivo, temos também os do Judiciário, os mais perigosos e graneiros de todos.

    1. Luci, não generalize, pois aí erras. De resto, concordo

    2. Também acho, e os mais difíceis de serem fiscalizados! A Justiça é um dos 3 poderes, mas é o mais difícil de se lidar ! Eles não aceitam ser fiscalizados, mas o CpF deles é igualzinho ao meu ! E eles não são semideuses, são funcionários públicos mais bem pagos do país !

  14. A sociedade merece uma justificativa para esses travamentos ou CNJ nesses desembargadores. Crusoé por favor os detalhes desses embargos, datas etc

  15. A meu ver, dos três poderes da República, o judiciário é, com certeza, o pior deles. A maioria de seus ocupantes não possui qualquer qualificação para o cargo que ocupa. É o símbolo do atraso do Brasil.

  16. O braço jurídico da democracia brasileira deixa muito a desejar. No país das propinas e com leis coniventes com os criminosos, nada vai mudar. Temos que começar as reformas pelo congresso. Não reeleja nenhum deputado ou senador nem seus parentes. RENOVAR É A SOLUÇÃO

  17. Notícia que, sendo verdadeira, muito me entristece. Pois, quem tem que dar exemplo faz uso de expediente maléfico; me sinto escravo!

  18. É inacreditável o alinhamento da "justiça" (sic) com o que há de mais podre e corrupto na "administração pública" (outro sic) brasileira. Qual a solução ? Heim ? Isto mesmo, o que uma grande maioria do povo brasileiro já admite como inevitável. Quem viver verá !

  19. Se o Lulladrão fosse julgado por qualquer TRF desses que não o TRF-4 de Porto Alegre, podem ter certeza, que a essas alturas já estaria em plena campanha. Por acaso o seu caso caiu nesta bendita turma do TRF-4 e o processo teve seu desfecho normal e justo. Neste instante já não posso mais dizer algo de animador para os cidadãos responsáveis deste país, em vista dos últimos acontecimentos e, pasmem, com o precioso apoio de um então candidato que foi eleito para combater a corrupção. Desanimador.

  20. Onde estão os partidos políticos que apoiam o combate à corrupção que não chamam esses juízes malandros no congresso para explicar os trancamentos? Podem chamar o Moro, podem chamar o Guedes e esses malandros ficam se escondendo e fingindo de mortos? Tem que lhes dar desconforto!!!!

  21. Vergonha total. Funcionários públicos pagos por nós contribuintes, atuando contra o país. Lava Toga já! E tb alterar os currículos universitários, hoje praticamente esquerdistas, estreitando consciências q deveriam ser ampliadas

  22. Quando me formei em engenharia em 1974, já existiam muitos alunos esquerdistas nessa época, porém havia uma repressão eficiente e nem todos os estudantes eram de esquerda. Agora, uma filha se formou em Direito e para minha tristeza percebi sua ideologização esquerdista radical. Fui pesquisar e constatei que TODOS os cursos estavam tomados por essa gente. Isso que vemos aí na matéria deste post, é mais uma constatação do trabalho da esquerda neste país. Vejam como é a OAB!

  23. A Crusoé censurou os meus quatro últimos comentários, todos leves, sendo que o mais pesado era a resposta a um leitor sempre presente aqui. Com efeito, - a respeito de soldados venezuelanos lá presentes -, esclareci a ele que, apesar da floresta pesada, pode-se descê-la através de cordas em helicópteros, por rios e riachos, até por clareiras naturais ou, abertas por artefatos de guerra. Fui censurado por isso e, , por outras opiniões mais leves. Ave Caesar!

  24. Neviton Guedes e Ney Bello têm suas razões!!! 200 milhões de brasileiros conscientes fariam uma boa faxina e escrutínio em TODAS as instituições federais. Passou da hora de oficializarmos o novo GOVERNO.

  25. Membros da mesma quadrilha a que pertencem outros meretíssimos do mesmo naipe dos STs de Brasília. É muito salafrário para um povo tão pacato, tão vergonhosamente cordato e subserviente. Cadê os impeachments, Alcolumbre?

  26. Isso que é abuso de autoridade, paralisar processos de corruptos de estimação. A LAVA TOGA que ainda não saiu, deverá abranger mais tribunais. Tem muita sujeira por aí.

  27. Desembargadores não !! Advogados e muito bem pagos pelos corruptos . O que eles ganham por mês (o que já é um roubo) e troco . Estes dois salafrarios deveriam ser caiados em público !!! Achincalhados na realidade.

    1. exato, Brasília é a capital da corrupção, judiciário lá funciona a base de propina.

  28. Tem que anotar esse nome: NEY BELLO, e cuspir ele gritar para os filhos dele que ele é um corrupto para ver se criam vergonha na cara. NEY BELO vc é sujo, vou verçuda Foto e postar nas redes. CORRUPTO

  29. Deixa quieto, nem vale a pena comentar porque... 1) Vai pra moderação e a Crusoé censura, aprenderam com Toffoli, 2) Dá em nada, esses juízes são todos farinha do mesmo saco.

    1. Finalmente Crusoé liberou um comentário meu que foi pra tal da "moderação". Tá ficando democrática👏👏👏

  30. Essa é a justiça que os politicos querem pra eles.Nao ter julgamento nenhum.Acho que devia existir uma lei e a justiça deveria ser enquadrada nela.Á LEI DA PRODUTIVIDADE.SE NÃO PRODUZ TROCA O JUIZ.

  31. O MPF e a PF gasta uma grana em investigacoes e operacoes para poder prender bandidos e a justica fica se fazendo de morta enrolando, sempre tem o Desenbargador, um togado, um CNJ para proteger esses bandidos. O Brasil esta tomado, so temos a Lava Jato e Moro realmente lutando por um Brasil melhor. Segue o dinheiro que tudo se esclarece, nao vou ficar surpreso quando a Lava Jato comecar a pegar os membros da Justica. O Pais esta todo aparelhado para proteger esses poderosos q so lesam a patria

  32. Todo mundo achando que corrupção é coisa de esquerdopata. Ninguém estranha o silêncio de FIESP, CNI, FEBRABAN? Esses caras estão fazendo alguma coisa para apoiar a Lava-Jato?

    1. Impossível. Como os protegidos iriam ser contra os seus protetores?

  33. Verdadeiramente o poder dos criminosos é de uma magnitude inimaginável. Na cidade onde concentra o maior número de corruptos e ladrões, vê-se uma justiça agindo (ou deixando de agir), em consonância com os criminosos.

  34. No Brasil a corrupção é institucionalizada nos 3 poderes! Estão fazendo tudo e mais um pouco para acabar com a lava-jato. Que situação calamitosa!

    1. Está explicado porque os esquerdopatas corruptos se revoltam tanto contra juízes íntegros corretos e justos porque pelo desejo deles todos deveriam agir como esses aí de Brasília.

    1. Washington Luís é o autor da frase “governar é abrir estradas”. Quanto aos “desembargadores”, sem comentários. Só delações premiadas pra fazer uma limpa!

    2. O mesmo que destruiu nossas ferrovias e dizia que governar é abrir estradas... brasileiro nunca soube votar!

  35. Nada de ruim vindo de Brasília deveria nos espantar. Por que não votam, como no TRF4, de o Porto Alegre? Em Brasília, a corrupção é mercadejada nos tribunais a céu aberto.

  36. Os processos precisam andar! Que se faça manifestação na porta desses tribunais, ou o que mais for necessário para incomodá-los e fazer com que os processos andem.

  37. O que é isso? Vamos trabalhar! O Brasil está no "buraco" exatamente por ser o país da CORRUPÇÃO. Por que engavetar processos dos "colarinho branco" em prejuízo da JUSTIÇA? Podem parar com isso! Pensem pelo menos nos doentes, nos pobres, nos que passam fome, nos que não tem onde morar. Pensem também em seus pais. Valeu valeu a pena pra eles o "rebento" lá atrás? Vixe!

    1. Cresça Paulão! Deixe de tanta ingenuidade, meu caro! Você sabe muito bem que tudo isso daí é proposital, simplesmente não existe prazo para julgar essas questões.

  38. Os problemas sempre aparecem de alguma forma para travar o avanço do Lava Jato. Primeiro surge a dificuldade para depois vender facilidade. Estamos cansados dos noticiários envolvendo os corruptos: Gedel Lima, Eduardo Cunha, Lula e seu sobrinho Ronaldinho Taiguara Rodrigues, e mesmo assim encontram respaldo nessa Justiça para dar um jeitinho de prolongar tudo antevendo a querida e amiga prescrição.

  39. Os tribunais (2o., 3o. e 4o. graus) estão cheios de Gilmares, Toffolis e Lewandowskis. Mas é a 1a. instância que precisa de juiz de garantias.

Mais notícias
Assine agora
TOPO