Adriano Machado/CrusoéUma denúncia que liga os senadores Flávio Bolsonaro, Ciro Nogueira e o presidente da Câmara, Arthur Lira, a um contrato milionário do Ministério da Saúde pode virar o novo foco de investigações da CPI da Covid

Toma lá da cá ‘institucionalizado’ deve turbinar partidos fisiológicos em 2022

07.02.21 10:36

Passada a eleição de Arthur Lira (foto) para a presidência da Câmara dos Deputados, com patrocínio de Jair Bolsonaro, dirigentes de partidos de oposição ao governo que apoiaram o candidato derrotado Baleia Rossi, do MDB, já preveem uma debandada de parlamentares de suas legendas na próxima janela partidária.

Segundo eles, a institucionalização do toma lá dá cá na relação entre o Planalto e o Congresso, com a liberação de emendas e cargos para quem votar com o governo, vai atrair parlamentares que hoje integram partidos neutros ou mesmo de oposição, como PSDB, DEM, MDB e Cidadania, para as siglas que formam o fisiológico Centrão.

“É muito difícil para o político das regiões mais periféricas do país, especialmente no Norte e no Nordeste, fazer política sem o governo. Eles precisam da verba para mostrar que realizam mais do que os adversários. O interesse local é muito forte e se sobrepõe à ideologia partidária. O próprio PSDB foi contaminado por essa política pragmática. Não tenho dúvida de que nossa bancada vai sofrer perdas na próxima janela”, admitiu um dirigente tucano.

Como Crusoé mostrou na edição 145, um cálculo interno feito pelo PSDB estima que 20 dos 31 deputados da bancada tucana votaram em Arthur Lira na eleição para a presidência da Câmara na última segunda-feira, 1º, contrariando a recomendação do partido para votar em Baleia Rossi.

A divisão também rachou o DEM, que não descarta perder parlamentares para siglas do Centrão, principalmente para o Progressistas de Arthur Lira e o PSD de Gilberto Kassab. Para evitar a deserção, o partido, por meio do seu presidente, ACM Neto, tem feito uma série de acenos ao bolsonarismo. O principal deles foi manter a neutralidade durante a disputa pela presidência da Câmara, quando todos esperavam que o partido apoiasse Rossi, candidato de Rodrigo Maia, um dos próceres do DEM. Nos últimos dias, correram nos bastidores de Brasília especulações de que ACM Neto poderia ser vice na chapa de Bolsonaro à reeleição. O político baiano nega a possibilidade.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Crusoe, em especial esse grande Jornalista Fábio Leite, deveria informar aos leitores da Crusoe quais serão os números da Mega Sena, uma vez que consegue prevê os acontecimentos. Quando não tem o que falar de acontecimentos, apela para as PREMONIÇÕES. Canalhada Crusoe.

  2. O caminho já vinha sendo trilhado pela velha política fisiológica e coronelista, agora com a união de esquerda, centro e direita patrimonialistas no supremo objetivo de escravizar o povo e sugar seu patrimônio chegamos ao tão sonhado Estado Criminoso, onde bandido põe juiz e promotor na cadeia. Até quando?

    1. Uma estratégia: Organizem um foro de denuncia de ilícitos comprovados e declarações nocivas ao interesse público; Divulguem maciça e nacionalmente, fatos e personagens; Mensalmente façam votação nacional para escolha dos mais nocivos; Organizem um ranking dos MAIORES INIMIGOS DO POVO; Atualizem e divulguem constantemente para orientação em eleições e instrução de possíveis ações judiciais. Os dois piores castigos para político ladrão "CADEIA E FALTA DE VOTO"

    2. Uma de muitas outras estratégias; Organizem um foro de denúncias comprovadas de atos ilícitos contra o interesse público praticados por agentes de qualquer dos três poderes da República; Comprovados e tipificados os crimes, divulguem maciça e nacionalmente seus autores; Mensalmente, submetam a lista a votação nacional para escolha dos mais nocivos: Elaborem um ranking dos INIMIGOS DO POVO para orientação nas eleições ou possíveis ações judiciais. A PERDA DO VOTO ÚNICO CASTIGO PARA POLÍTICO.

    3. Eu me pergunto, será que esta revista, assim como o resto da mídia, é sincera quando critica e condena o status quo atual? Será que desconhece sua verdadeira força, se unida, coordenada e organizada em pró de estratégias de fiscalização e combate às situações e personagens nocivos à Nação. Como seria fácil aos veículos e líderes de comunicação compromissados com o bem do país, UNIDOS em objetivos centrais, fiscalizar e denunciar desvios de conduta e pautar ações de governo.

    1. A alternativa era o fantoche do presidiário. Estamos fritos.

  3. Bolsonaro se elegeu, por se posicionar contra o jogo que era jogado no Congresso. Não adianta querer se defender, dizendo que sem o Centrão não se governa. Acredito que o Bolsonaro já pretendia no seu programa de governo oculto, cair no colo do Centrão. Bolsonaro buscou o toma lá dá cá. Agora tá dominado. Tá tudo dominado. E Bolsonaro não é vítima. Bolsonaro é fomentador desse cenário.

    1. Bolsonaro era homem do Centrão; Bolsonaro aplicou o estelionato eleitoral; Bolsonaro voltou para o Centrão; Bolsonaro nunca deixou de ser do Centrão.

  4. Um presidente que renegava qualquer aproximação com Centrão,e hoje se abraçam como eternos amigos,perdeu o censo crítico,moral,ético e caráter. Não vai ser reeleito pelo povo! É falso,mentiroso,2 caras,hipocrisia e credibilidade ZERO! Fora Jair Messias Traidor!

    1. Se não for assim, não anda. As leis foram feitas "por eles" para isto. Ou vc acha possível fazer acordo público e honesto com 33 ( 35, sei lá!) "partidos" (sic) . Vc não esqueceu o Nhonho-Bostafogo, parando o país por 2 anos ?

    1. Nilson, permita-me corrigir "parte da sociedade" eu não me incluo e reclamo indignadamente.

  5. Prostitutas são mais honestas que nosso congresso.Na adolescência revoltei com Pele quando disse que Brasileiros não sabem votar,mas mordi na língua.A prova está aí

    1. É o que eu ia perguntar. Ney Ñ há motivos para Associa-las à desonestidade, nem muito menos compará-las aos piores canalhas da nação.

Mais notícias
Assine agora
TOPO