Adriano Machado/Crusoé

Toffoli diz que vai revelar todos os nomes do MPF que acessaram relatórios do Coaf

20.11.19 11:20

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), afirmou nesta quarta-feira, 20, que vai revelar a relação de todos os nomes do Ministério Público Federal que tiveram acesso aos relatórios de inteligência financeira produzidos pelo Coaf nos últimos três anos. A medida foi anunciada no julgamento do STF que decide se é necessária autorização judicial para o compartilhamento de informações entre os órgãos de controle, como o Coaf e a Receita, com a polícia e o Ministério Público.

Segundo Toffoli, foram encaminhados a pedido do Ministério Público Federal, nos últimos três anos, 1.165 relatórios de inteligência financeira produzidos pelo antigo Coaf. Além disso, de acordo com o ministro, foram enviados de ofício (isto é, sem que fossem solicitados) outros 1.607 relatórios para o MPF.

Os dados foram obtidos por Toffoli graças a uma polêmica decisão tomada pelo presidente do Supremo, que determinou a remessa ao seu gabinete de todos os relatórios produzidos nos últimos três anos e a relação de todas as pessoas que tiveram acesso a eles no sistema da UIF, novo nome do antigo Coaf.

Toffoli também solicitou a relação dos procedimentos fiscais para fins penais elaborados pela Receita no mesmo período. O próprio presidente da corte reconheceu que a decisão foi “dura” e fez referência aos ministros mais antigos ao comentar a situação:

“Olha que para chegar a receber esses dados, ministro Celso (de Mello) e ministro Marco (Aurélio Mello), foi necessário dar uma decisão bastante dura”, afirmou. “Mas se não fosse aquela decisão, jamais teria obtido aqueles dados”, justificou-se.

Após a repercussão da decisão, que deu acesso a Toffoli a dados sigilosos de cerca de 600 mil pessoas, o ministro recuou de sua decisão, afirmando que nunca chegou a acessar de fato o sistema da UIF e da Receita Federal.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O patético Toffoli faz ameaças abertas em plenário ao MPF? Ninguém vai reagir e movimentar o processo de impeachment dele? Por que não o incluíram na campanha contra o Gilmar??!!

  2. parece que os nomes dos procuradores que acessaram o coaf só interessavam ao Gilmar Mendes que na sua psicopatia queria chantagear Moro e Gilmar

    1. Apoiado! não é possível um supremo tribunal federal, ter uma figura tão "incompetente" como esse senhor Antônio Dias toffoli.

  3. Toffoli é um estagiário capacho do Lula que ganhou uma toga colada com cuspe do Cachaça .Sem mérito , sem honra e sem saber

  4. Esse Tofolli de Direto não sabe nada mesmo....será que ele não sabe que o Ministério Público acumula a função de Custus Legis? Fiscal da Lei?

  5. Esse é o nosso supremo... ( com letra minúscula mesmo) na contramão da política internacional do combate à lavagem de dinheiro e corrupção, que tem previsão de intensificação da troca de informações entre órgãos de fiscalização e controle. O supremo brasileiro quer punir os que fiscalizam e ter acesso a essas informações, haha com qual objetivo? uso político, uso pessoal?

  6. Poderia aproveitar e dizer também alguma coisa sobre as ações de sua mulher e a do Gilmar Mendes. Essa foi a causa dos dois perseguirem a Lava Jato.

  7. Esse carinha destituído de dignidade/honra (se tivesse colocaria o cargo à disposição da Justiça para provar a sua inocência), continua com a mesma vontade de prejudicar o povo brasileiro em prol do aproveitamento dele e de seus chegados!! Jesus pelo amor de Deus dê um jeito nele!!!!

  8. Sempre o mesmo Toffoli petista, enrolador , carente de conhecimentos técnicos , malandro, achando que nós brasileiros, somos um bando de idiotas e submissos aos seus desmandos. Impeachment já para esse ditador presidente do STF!!

  9. Vixe, o amigo do amigo do meu pai virou cassados de bruxas q não fazem parte dos seus queridinhos? Impeachment de Toffoli tb. O cara é um cancro naquele stf!

  10. Eu entendo que certas informações não devem ser compartilhadas com público e imprensa, mas apenas com os profissionais da justiça que são responsáveis por fiscalização e julgamentos.

  11. Esse sujeito é um safado e mentiroso. Só mesmo um país como o Brasil permite que um desqualificado como este seja ministro e presidente de uma suprema corte.

    1. Pelo que entendi o ministro Tófoli teve acesso à lista de nomes que acessaram os dados do COAF,( nomes de procuradores, juizes, policiais etc)....e não naquelas pessoas que estão sob suspeita...acho que é por aí...

    2. Nao to entendendo tb!! Afinal, ele acessou ou não acessou??

Mais notícias
Assine agora
TOPO