Reprodução

Talibã ataca complexo da ONU no Afeganistão com lançadores de granadas

30.07.21 19:01

O grupo terrorista Talibã (foto) atacou um complexo da ONU na cidade de Herat, no Afeganistão, nesta sexta, 30. Um guarda morreu.

Os terroristas usaram lançadores de granadas e dispararam tiros contra os policiais afegãos que protegiam o prédio.

A ONU divulgou uma nota sobre o ocorrido, dizendo que o ataque foi contra instalações que traziam claramente a logomarca da ONU.

Ataques contra civis e prédios da ONU são proibidos pelo direito internacional e podem ser considerados crimes de guerra“, diz o comunicado. “A ONU no Afeganistão é uma entidade civil focada em apoiar os esforços de paz, promover os direitos de todos os afegãos e fornecer ajuda humanitária e de desenvolvimento.”

Em um áudio divulgado na conta oficial do Talibã no Twitter, o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid, desconversou.

É possível que os guardas da ONU tenham sofrido danos em razão do fogo cruzado que ocorreu perto do prédio”, disse Mujahid. Segundo ele, o complexo “não esteve sob qualquer ameaça”.

A cidade de Herat é a segunda capital de província que o Talibã consegue entrar em menos de 24 horas. Desde que o presidente americano, Joe Biden, anunciou a retirada das tropas americanas em abril, o Talibã tem conquistado territórios e hoje já controla metade dos distritos do país.

Ao lado de um vídeo de seus combatentes publicado na internet (foto) nesta sexta, o Talibã escreveu: “O inimigo mercenário foi expulso do distrito de Karukh, em Herat, e os mujahideen assumiram o controle do centro e de todos os seus arredores“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. que os americanos passem a cuidar do seu povo, e deixe esse povo que se matem

  1. Nenhuma tribo indígena no mundo é mais selvagem do que essa gente que conhece o ambiente citadino e, apesar disso, age de modo absolutamente primitivo!!!! Gente tenebrosamente desgovernante e canalha daqui, incluída!!!!

  2. Bolsonaristas salvem esta foto. No dia do Agricultor colocaram um caçador armado. No dia do Aviador, vão colocar um caça pilotado pelo cachorrinho de painel de carro, despejando napalm em aldeias indígenas. Essa foto será para comemorar o Dia do Amigo Bolsonarista.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO