Adriano Machado/CrusoéCarlos Bolsonaro: acessos ao Planalto em segredo por 100 anos

Governo impõe sigilo de 100 anos sobre crachá de Carluxo

31.07.21 08:03

O governo de Jair Bolsonaro impôs sigilo de 100 anos sobre as informações referentes aos crachás de acesso ao Palácio do Planalto expedidos em nome dos filhos do presidente da República. A existência dos cartões usados por Carlos e também por Eduardo Bolsonaro para acessar a sede do governo foi revelada pela própria Presidência da República, em documentos públicos enviados à CPI da Covid no mês passado.

“As informações solicitadas dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem dos familiares do senhor Presidente da República, que são protegidas com restrição de acesso, nos termos do artigo 31 da Lei nº 12.527, de 2011”, diz a Secretaria-Geral da Presidência, em documento encaminhado a Crusoé por meio da Lei de Acesso à Informação.

O dispositivo citado pelo Planalto determina que “as informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos”. 

Como mostrou Crusoé, Carlos Bolsonaro usou seu crachá para visitar o Palácio do Planalto 32 vezes, entre abril de 2020 e junho de 2021. Uma planilha elaborada pela Casa Civil mostra que o filho 02 de Jair Bolsonaro tem acesso livre ao terceiro andar do palácio e ao próprio gabinete da Presidência. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, esteve no gabinete presidencial em três oportunidades, todas em abril de 2020.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sempre que leio “impõe sigilo de cem anos” para alguma atividade de integrantes da primeira família, eu me pergunto por quê? A meu ver é uma medida totalmente desnecessária, pois em 2023 eles retornarão ao ostracismo, de onde nunca deveriam ter saído. Claro, porém, que retornarão com contas bancárias com saldo bem mais alentado.

  2. "Quem não deve não teme" e "conhecereis a verdade e a verdade vos libertara quem foi mesmo que andou usando muito esta frase pra enganar pessoas nas eleições?

  3. Completo absurdo. Estamos numa república, onde a res publica não comporta segredos eternos. O Palácio do Planalto não pertence ao presidente de plantão e tudo que lá acontece ( exceto nos aposentos privados), como quem entra e sai, deve ser registrado e de conhecimento público.

  4. Uauuu o filho do presidente visita o palácio onde o presidente vive/trabalha. Quem poderiam imaginar um "absurdo" destes. Fico cada dia mais contente em pagar a assinatura desta revista.

  5. O apedeuta vereador federal ,NÃO DEVERIA ESTAR TRABALHANDO PELO RIO ? O QUE ESSA PESSOA FEZ PELA CIDADE QUE O ELEGEU ? 26 anos pendurado no erário público ?

  6. Bolsonaro quer ficar cada vez mais igual ao Lula. O exercício da presidência requer responsabilidade e distanciamento familiar nas questões de Estado. Os filhos do Lula nadaram de braçada em negociatas, quando o ex-presidiário era presidente. Bolsonaro assiste às investidas do JB, e deixa o seu governo virar um playground para os filhos. Agora tudo nesse governo ficará no escuro por 100 anos. Fico imaginando se acenderem a luz nesse governo, vai ser barata correndo para todos os lados.

  7. A gente pagando 3 vagabundos para, ao invés de exercerem TRABALHANDO os seus mandatos, passarem os dias zanzando no gabinete do muito mais do que isso: malandro e assassino!!!!!! Cadeia neles!!!!!!!!

    1. Gratidão e aplausos, CRUSOÉ, por esse sempre inestimável serviço de imensa utilidade pública!!!!

  8. O Brasileiro de bem não precisa de bolsa fome ,etc . Mas, de oportunidades e esperança. Pensemos em uma 3a VIA . Uma via que possa implementar políticas públicas que possam aumentar exponencialmente a qualidade da Educação, saúde , segurança e principalmente a esperança ( horizonte ) , do povo brasileiro. Agora , esse lenga lenga , de bolso lula é ridículo para quem vive a diversidade. Vamos buscar juntos uma via capaz não de a acabar a corrupção, porque é bater com os burros nágua. T. Roubam

  9. O bolsonaro tem problemas psicológicos gravíssimos e deve ser interditado, o mais rápido possível, antes que destrua a nossa democracia.

  10. FAMÍLIA BOLSONARO: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  11. Impuseram sigilo para esconder as reuniões que a máfia fez para planejar o genocídio. Temos que colocar está família na cadeia! Já!

  12. Deviam era impor 100 anos de silêncio ao Bolsonaro, para não termos de ouvir o monte de asneiras diárias, que não se cansa de falar.

  13. Essa história de sigilo por 100 anos é desse governo ou sempre existiu? É um despropósito sem tamanho. Ainda bem que em 100 anos todos já viraram pó!

    1. Só se for "crescendo em corrupção, baixaria, piadas, absurdos e desgoverno". Jesus acende a luz! #moro2022

    2. Francisco Gado-besta, falando estupidezes. Crescendo como está agora né?

  14. Este governo picareta, instituiu o tal sigilo eterno da safadeza !!!! Se o crachá da Carlota , imagina do Cartão corporativo???? Nós otarios que pagamos a conta, somos os únicos que nunca vamos saber destes gastos , isto que na campanha o Minto e seus gados diziam-lhe iam abrir as despesas e deixar tudo transparente do cartão corporativo!!! Cambada de ladrao , família de Assaltantes dos cofres públicos !!!!!terceira via já!!!!

  15. OK E DAÍ? SERÁ QUE ESSA FAMÍLIA TEM DIREITO A TER DIARRÉIA? OU É PRIVILÉGIO SÓ DOS GOVERNOS PASSADOS? É INSUPORTÁVEL AS XERETICES MEU DESEJO É QUE CADA UM DOS XERETAS PASSE UM DIA NA PELE DESSE PRESIDENTE.

    1. Caro Sérgio; são iguais a Ptzada , defendem este desgoverno de tal maneira que ordem a noção do que é certo ou errado , estou cagando para o crachá , mas para um governo que vinha para fazer mudanças , mudou muito??? Flávio rachadinha Bolsonaro está morando Melhor , Arrumou profissão nova Advogado geral da família Picareta, CCorporativo bate recorde de gastos, Centrão com chave do Cofre!! Temos que ouvir !! Não tem corrupção no meu governo!!!É Mole enfrentar isto , tenho pena dos GADOS!!

    2. Mércia de m. você tem que entender que a revista sempre mostrou os podres da petralhada e agora está fazendo o mesmo com a corrupção do BolsoMERDA. Isso não é xeretar e sim fazer o melhor jornalismo. Se não gosta e chamas de certa, cancele sua assinatura. Pateta, tu não enxergas que o Bozo e sua família estão destruindo o BRASIL, talvez até pior que os petralhas e Cia.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO