Adriano Machado/Crusoé

Ataque ao sistema eleitoral é ‘plano inescrupuloso de poder’, diz Transparência Internacional

30.07.21 18:21

Sem citar Jair Bolsonaro nominalmente, a Transparência Internacional engrossou o coro de críticas aos questionamentos às urnas eletrônicas provocados pelo presidente da República em transmissão ao vivo na noite de quinta-feira, 29.

A organização se posicionou por meio de seu perfil oficial no Twitter na tarde desta sexta-feira, 30. “Assim como a luta contra a corrupção vem sendo sabotada por quem sequestrou o discurso anticorrupção, a democracia vem sendo minada por quem (também) se diz seu defensor, disse a ONG internacional que milita contra a corrupção. “Debater transparência nas eleições é essencial. Manipular fatos e desinformar é plano inescrupuloso de poder”.

Na noite de ontem, a organização fez críticas diretas ao pronunciamento do chefe do Planalto, que não apresentou provas de fraude nas eleições para apoiar sua defesa ao voto impresso. “No mesmo dia em que o presidente Bolsonaro realiza uma live em que a imprensa só poderá participar ‘se não fizer perguntas’, o ranking de Liberdade de Expressão da ARTIGO 19 mostrou que nesse quesito o Brasil só ganha da Venezuela em toda a América do Sul”, apontou a Transparência Internacional, também pelo Twitter.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Temos que apoiar tudo o que é positivo ! Transparência nas eleições é o que precisamos e queremos ! Todos deveriam se juntar nessa luta ! A tendência de desabonar tudo o que vem de Bolsonaro é ridículo ! O Brasil precisa de patriotas e não de falsos progressistas.

  2. Logo a Transparência Internacional ser contra a transparência do voto pela impressão de um comprovante? Trata-se de irrefutável contradição em termos.

  3. Só mesmo ratos e camundongos pra levarem esse traste, seu semelhante, a sério!!!! 👉👉👉👉👉👉 https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/07/4940937-bolsonaro-diz-que-paraguai-e-exemplo-para-o-brasil-quanto-a-confiabilidade-das-suas-urnas.html?utm_source=onesignal&utm_medium=push

    1. Em Presidente Prudente um """presidente""" imprudente, patetóide, ignorante e perverso sem máscara, dando espetáculo de contaminação em massa, em meio à palhaçadinha alegórica de um "bando de motinhas".... ah, vai ser sem noção, idiota e brega assim na casa do agente-laranja!!!!

    2. Disse hoje que ""não entende"" porque as pessoas não aceitam o atraso do voto impresso, como se ele tivesse alguma capacidade de cognição!!!! E continua """receitando cloroquina"""!!!!! Cadeia no genocida!!!!!

  4. Azelite brasilera está ficando de saco cheio do boçalnaro. Nunca roubaram tanto, com a pandemia tá rolando grana como nunca, sem controle, mataram a lava jato, conseguiram garantir legalmente a impunidade. boçalnaro não atrapallha pô!

    1. 2- ...investir 2,5 bi do suado dinheiro, em plena crise, embasado em ACHISMOS. Bolsonaro é um funcionário muito caro para o Brasil. Não trabalha, conta péssimas piadas, se é para comprar vacina, compra Cloroquina. Se é para comprar da Pfizer compra da Precisa. Se é para comprar do Butantan barato, prefere comprar de atravessador caro. Então venham com argumentos e fatos. Aqui ninguém ganha no grito, nem o general Braga Netto, que agora empresta suas estrelas para o Centrão, Centrão 4 Estrelas.

    2. 1- Mércia, ou seja lá o que for. Vamos raciocinar. Digamos que eu tenha uma empresa. Um funcionário me passa que temos que investir 2,5 bi num sistema. Eu pergunto para ele, o porquê desse investimento. Ele me diz que acha que o sistema pode ser fraudado. Eu peço para ele me apresentar fatos que corroborem nesse sentido. Ele me mostra questões sem um encadeamento lógico e termina dizendo novamente que ACHA que tivemos problemas. Você ACHA que eu deva, em plena crise financeira e de saúde...

    3. QUEM NÃO DEVE NÃO DEVIA TEMER. INFELIZMENTE ESSE É O LEMA DO SOCIALISMO "O ERRADO É QUE ESTÁ CERTO"

    4. como as consciências e tendências são influenciadas!.. então querer provar a eleição só será bom para Bolsonaro? se for ruim prá vocês,é porque tem algo a esconder. e o errado é quem quer transparência só tem 2 opções BIRRA ou ROUBO

  5. A Sociedade Brasileira representada pelos outros poderes constituídos, sobretudo Congresso e PGR de há muito tem sido muito tolerante com o (infelizmente) Presidente Bolsonaro. Tolerante, medroso ouadesista? Estamos construindo um tirano?

  6. Estou indignado com o MITO, assim que encontrá- lo vou dar um esporro. É que ele cortou o cascalho que mantinha essa ONG do mal mamando nas tetas do governo e agora a Jurema Werneck esquerdopata indignada, está fazendo "vaquinha" para sobreviver. ,,, kkkk!

    1. Nyco, você não sabe realmente interpretar um texto. Qual a diferença para o contribuinte, do Bolsonaro cortar a mamata das ONGs petistas, e ONGs bolsonaristas ocuparem o lugar nas tetas do governo federal? Vocês são muito burros. Jogar pedras no Lula em algo que o Bolsonaro tem um enorme telhado de vidro, é burrice. Sejam inteligentes. Será que vou ter que ensinar para vocês? Minha hora de trabalho é cara, e não aceito rachadinha.

    2. Esse PAULO palhaço não está fazendo jus a mortadedela que lhe é devida. O único presidente que acabou com as ONGs foi o MITO, isso foi promessa de campanha, por isso mesmo é que estão mendigando um cascalhozinho extra para sobreviver tipo a Werneck comunistazinha.

    3. Nyco, o principal adversário do Bolsonaro até o momento é o Lula. Atacar o ex-presidiário com a questão das ONGs, é burrice. Bolsonaro cortou a mamata das ONGs do PT, e colocou ONGs bolsonaristas de fachada, para mamar no lugar. E pior, chegou ao ponto de autorizar uma ONG de um reverendo, para negociar 400 milhões de doses de vacinas. E hoje sabemos que essas vacinas nunca existiram. Se depender do Bolsonaro, Lula vai voltar a ser PR. Sejam mais criativos porr*.

  7. Sancionar 3 bilhões para informatizar as escolas ele """não pode""" e veta, mas, 3 bilhõezinhos para a idiotice do voto impresso dos antigos currais eleitorais, ele poooooodddeeee!!!!! O que são 3 bilhõezinhos advindos do sangue suor e lágrimas pra gastar com inutilidades como """voto impresso""" e mais 6 bilhõezinhos pra torrar com """fundão literal""" dos safados bolsoladrões, não é mesmo, broncocínico!!!!!

    1. Sancionar 3 bilhões para informatizar as escolas ele """não pode""" e veta, mas, 3 bilhõezinhos para a idiotice do voto impresso dos antigos currais eleitorais, ele poooooodddeeee!!!!! O que são 3 bilhõezinhos advindos do sangue suor e lágrimas DO POVO BRASILEIRO pra gastar com inutilidades como """voto impresso""" e mais 6 bilhõezinhos pra torrar com """fundão literal""" dos safados bolsoladrões, não é mesmo, broncocínico!!!!!

  8. broncossauro é burro mesmo, dissimulado e crápula mesmo, cucaracha mesmo e os bolsonéscios se afogam direitinho nesse "lama movediça"!!!!

  9. André Spiragiol, transparência é a calcinha da sua mãe, embora não seja internacional. Bolsonaro é uma anta, mas esse é um problema interno brasileiro e será resolvido internamente.

  10. BOLSONARO PARA BURRO, SÓ FALTA PENA. Para ele cloroquina cura a covid, distanciamento social e uso de máscara, não previne à covid e vacina não funciona. Para nosso PR, a urna eletrônica é vulnerável à fraude. Se discordo dele, tenho que provar para ELE o contrário. Talvez alguém com paciência, consiga explicar para o nosso ESTÚPIDO PR, que - 4 + 5 não é = 9. Mas duvido, que alguém consiga explicar que para gastar 2,5 bi do nosso dinheiro, seja necessário algo além de feeling.

  11. O voto deve ser secreto somente se o eleitor assim desejar. Para ser possível comprovar uma eventual fraude contra a vontade do eleitor, seja ele de que tendência for, só se este pudesse filmar o registro do voto. Permitir celular na cabine de votação. Duvido que permitam. Parece-me que não há outra maneira, dada a burocracia atual e conveniências legislativas atuais.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO