Divulgação

STJ desmarca julgamento que pode implodir investigação sobre Flávio

01.03.21 17:19

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça adiou, por tempo indeterminado, o julgamento de dois recursos que podem levar a investigação sobre o senador Flávio Bolsonaro à estaca zero. Na semana passada, por quatro votos a um, os ministros anularam a quebra dos sigilos fiscal e bancário do parlamentar e de outros 94 alvos de um inquérito sobre um esquema de rachid na Assembleia Legislativa do Rio.

Um dos recursos que seriam julgados nesta terça-feira, 2, foi movido pela defesa de Flávio e pede a anulação de todas as decisões do juiz Flavio Itabaiana, que não apenas autorizou a quebra de sigilo, como também determinou o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra os investigados e mandou prender Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador denunciado como seu suposto operador dos desvios de salários de servidores. O outro apelo pendente de julgamento, e também suspenso, é de autoria dos advogados de Queiroz e busca derrubar o compartilhamento dos relatórios do Coaf que deram origem à investigação.

Na semana passada, a Quinta Turma acolheu, por maioria, um dos recursos da defesa. Somente o relator, Félix Fischer, se manifestou pela rejeição. A divergência foi aberta pelo ministro João Otávio de Noronha, o qual afirmou que a decisão do juiz Flavio Itabaiana que autorizou a quebra de sigilo de Flávio carecia de fundamentação e, por isso, deveria ser anulada. Seguiram o mesmo entendimento Joel Paciornik, Reynaldo Soares e Ribeiro Dantas.

Voto que conduziu à vitória da defesa de Flávio Bolsonaro, Noronha sinalizou, na semana passada, que acolheria ainda o recurso para anular o relatório do Coaf que embasou o inquérito e criticou o suposto cerceamento da defesa de Flávio. Fischer rejeitou todos estes pedidos. Nesta semana, seriam conhecidos os votos de Paciornik, Reynaldo Soares e Ribeiro Dantas a respeito, também, destes apelos. Se acompanharem Noronha, os ministros, na prática, anularão todas as provas da investigação, levando-a, mais uma vez, ao seu ponto de partida.

Como mostrou Crusoé em sua 148ª edição, especialistas em combate a crimes do colarinho branco dizem que as diligências anuladas pelo STJ podem ser refeitas, mas não evitariam um grave prejuízo às investigações. Entre os riscos, está o de prescrição da pena, já que a contagem só é interrompida após o recebimento da denúncia pela Justiça.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Mais esses advogados só são milionários porque compram sentenças dos juízes corruptos e depois recebem um bom honorário do cliente safado . Todo iguais. Bandidos.

  1. Fritos com Bolsolula porque defendem a ORCRIM milicianos e ladra do erário público. Só Moro, Tasso, Doris,Alessandro Vieira, Álvaro Dias, Mandeta & Cia Limitada tem Ficha Limpa. Ou não?

  2. Pois é... Quando não se pode esconder totalmente as chicanas apela-se para os adiamentos, na tentativa de esvaziar o assunto ou "empurrar com a barriga", até conseguir a prescrição. Haja malabarismo! Alguém ainda tem dúvidas de tudo isso precisa ser mudado com urgência?

    1. Politicamente, economicamente,moralmente não sabemos mais para onde esse país vai. Estamos isolados,nós afundando cada vez mais. Não tem um norte. O Brasil já era.

  3. Só gostaria de saber aonde está a HONESTIDADE do Bolsonaro, o pior presidente do Brasil, omisso nos atos nada republicanos dos seus apaniguados, que são corruptos até o cerne, o blinda o corrupto e oportunista do seu filhinho.

    1. O bozobosta no começo do seu governo falou que como ele os filhos iriam se dar bem porque ele iria ajudá-los. Ele está cumprindo a promessa. Ele próprio já encheu o cu de 💰 com a venda CLOROQUINA. Bolsonaristas alguma dúvida ainda que o minto e corrupto?

    2. Baixo clero quando sobe ao poder..!!!! Criança q nunca comeu doce se lambuza..!!

  4. No Brasil, criminoso de colarinho branco está blindado. Flávio Bolsonaro ñ consegue provar a inocência. Bolsonaro não consegue explicar os cheques que foram depositados na conta da mulher. Lula não consegue provar a inocência. Com isso o MECANISMO age. Coloca as suas engrenagens, movimentadas com o óleo da corrupção em ação. Ignora provas, rasga a CF, mas protege as suas peças. A Lava Jato ousou enfrentar o MECANISMO. Agora sofre com a sua ira. Somente os brasileiros podem destruir o MECANISMO.

    1. Afrânio, no primeiro turno votei em Henrique Meirelles - sujeito sério e honesto. No segundo turno votei em Bolsonaro para nos livrar do PT. Hoje tenho certeza, deveria ter votado em Haddad. Bolsonaro é, além de ignorante, a personificação do demônio no Brasil. Somente jumentos conseguem ver decência neste psicopata que habita o Palácio do Alvorada.

    2. Já estamos. Sai uma ninhada de ratos sem laços e entra outra com pedigree! Família...e o povo paga a conta. Primeiro, da roubalheira, depois da investigação e por fim, para por fim a investigação. Levamos na ida e na volta!

    3. Quem estarei frito eram os brasileiros se o Haddad tivesse ganho a eleição.

  5. Ahhhhhhh...... esse joão mané pilantra é aquele cujas crias trabalham na mesma área em conluio com ele com tráfico de influências das pesadas, o mesmo que liberou o "comparsa do rachid" da cana para a dolce vita no lar, o mesmo que sonha em ser corvo no stfinho? Era o mínimo de se esperar da mais recente bandidagem de sua autoria, não é mesmo?! 🤮🤮🤮🤮🤮🤮... 👀👀👀👀👀👀 O BRASIL não esquece e está de olho!!!! 👁👁👁👁👁👁👁👁

    1. Essa laia está noite e dia 🐀🐀🐀🐀enxovalhando 🐀🐀🐀🐀 O BRASIL e semeando e cultivando o ódio. 'Toda ação gera outra oposta com a mesma intensidade', não é mesmo?. Acabará muiiiiito mal pra eles. Como 2 e 2 são 4.

  6. 5a. Turma do STJ mesmo que ver a 2a. do STF. Gosta muito de garantir bandido. Será que tem alguém pugnando pela vaga do Marco Aurélio?

    1. Só na 5a. Turma, amigo, pelo o que se comenta na imprensa, tem dois pretendendo a vaga do ministro Marco Aurélio no STF...!!

  7. Mas o Aras também está correndo no mesmo páreo com o " handcap" que pode deixar no seu lugar a ilibada procuradora Lindôra. Aquela que foi a Curitiba buscar, na surdina, os 1 Terabytes da Lava Jato.

  8. 🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀🇧🇷🍌🐀

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO