Marcelo D. Sants/FramePhoto/Folhapress

STF retoma julgamento do caso Lula

22.04.21 14:29

O Supremo Tribunal Federal retomou na tarde desta quinta-feira, 22, o julgamento do caso Lula (foto). O plenário da corte avaliará o destino das ações penais movidas pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba contra o petista e a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no processo do tríplex do Guarujá.

Na semana passada, os ministros referendaram a decisão de Edson Fachin que anulou todas as condenações do ex-presidente em razão do reconhecimento da incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar e processar as ações penais.

Na primeira etapa do julgamento desta quinta-feira, o plenário da corte vai decidir se remete os processos para a Justiça Federal do DF, como determinado por Fachin, ou para a Justiça Federal de São Paulo, como sugeriu Alexandre de Moraes.

Depois, a tendência é que a corte analise se a Segunda Turma poderia ou não ter declarado Sergio Moro parcial no caso do tríplex do Guarujá, mesmo depois de Fachin ter declarado a “perda do objeto” do recurso em que a postura do ex-juiz era contestada.

O ministro havia decretado o arquivamento do pedido de suspeição na liminar em que anulou as condenações de Lula, mas acabou ignorado pela Turma comandada por Gilmar Mendes.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vergonha total o que fizeram com a Operação Lava Jato: o Ministro Luz Roberto Barroso dá uma aula de integridade, do que pode ser considerado Justiça e que deve marcar os Anais da Corte Suprema. Seu voto deveria ser distribuído nas Escolas, Colégios e Universidades do Brasil. Amigos, leiam o voto no Agravo Regimental no Habeas Corpus n. 193726 . O ministro Gilmar Mendes passou dois anos com vistas do HC para recolocá-lo em julgamento quando as condenações de Lula já tinham sido julgadas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO