Foto: Marcos Corrêa/PR

‘STF não permitirá a desconstrução da Lava Jato’, afirma Fux

26.11.20 13:53

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux (foto), afirmou na manhã desta quinta-feira, 26, que a corte não permitirá a desconstrução da Lava Jato.

O magistrado deu exemplos de medidas adotadas pelo tribunal para proteger o legado da operação. Na lista, mencionou a decisão de levar à votação do plenário todos os inquéritos e ações penais em trâmite no STF.

Desde junho de 2014, quando entrou em vigor a Emenda Regimental 49, a competência para julgar esses processos era das duas Turmas da corte, integradas por cinco ministros, cada.

Fux falou sobre o assunto durante a abertura do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, CNJ, órgão que também preside. O ministro dedicou o discurso à defesa do combate à corrupção.

“O Supremo Tribunal Federal não permitirá que haja a desconstrução da operação Lava Jato. Todas as ações penais e todos os inquéritos, o primeiro ato praticado por mim, não quero nenhum louvor, estou apenas dando esse esclarecimento, todas as ações penais e todos os inquéritos passarão pela responsabilidade do plenário, porque o STF tem o dever de restaurar a imagem do país a um patamar de dignidade da cidadania, de ética e de moralidade do próprio país”, afirmou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Beiçola acho que o recado foi dado pelo Fux, portanto, antes de mais nada, vamos ver quem vai prevalecer no caso. O empresário travestido de juiz do Supremo, ou o juiz de direito que se tornou de fato, Ministro do STF, com todas as letras. Está na hora de barrar todas as pretensões do empresário/juiz em opinar sobre tudo e ainda encontra respaldo na midia que não cobra do mesmo o combate à corrupção.

  2. Bem! Ou well, como dizem os americanos. A LAVA JATA jato visa a combater uma arte que envolve muitos talentos _ A ARTE DE FURTAR _, magistralmente demonstrada e narrada pelo Padre Antônio Vieira ainda no século XVI em obra clássica que levou o mesmo títulos e mostra a saga dos nosso patrícios portugueses para com essa arte que hoje no Brasil se torna artesanal, mas é uma entidade pública por excelência. Precisamos de órgão permanente par combater o vício e internar os viciados, que são muitos.

  3. Gilmar Mendes já disse que não vai respeitar e que não serão todos os casos que irão ao plenário. Fux vai precisar se impor.

    1. PARABÉNS, FUX, COMBATECA CORRUPÇÃO, PARA PRESERVAR O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL!!!!

  4. A 2a turma vai manter a destruição da lava jato. GM já desafiou Fux e diz que não levará à plenário os casos da 2a turma. Qual a motivação? Alguém saberia dizer o porquê de$$a rebeldia?

  5. Ainda naquilo que fora explicitado pelo ministro Fux em sua posse. Tudo isso digno de louvor: "Não permitiremos que se obstruam os avanços que a sociedade brasileira conquistou nos últimos anos, em razão das exitosas operações de combate à corrupção autorizadas pelo Poder Judiciário brasileiro, como ocorreu no Mensalão e tem ocorrido com a Lava Jato".

  6. E que assim seja Ministro Fux! Os brasileiros honestos, descentes e, especialmente, os contribuintes do Tesouro Nacional, apoiam essa firme decisão de Vossa Excelência. Em frente!

  7. Fux está demonstrando estar a altura do cargo e dos desafios frente ao cargo de presidente do STF. Para nós brasileiros que estamos cansados de sermos roubados, ridicularizados...É um alento ver a postura que ele está adotando. Parabéns.

  8. Ele já havia apontado no seu discurso de posse, ou seja a defesa no combate à corrupção, momento em que saudou a memória de seu genitor que tinha pelo Brasil enorme respeito. Assim, se manifestou: Como no mito da caverna de Platão, a sociedade brasileira não aceita mais o retrocesso à escuridão e, nessa perspectiva, não admitiremos qualquer recuo no enfrentamento da criminalidade organizada, da lavagem de dinheiro e da corrupção. Aqueles que apostam na desonestidade como meio de vida.

    1. Inclusive contamos com o Sr. para ajudar a impedir a reeleição de Batoré e Nhono, apoiada pela Segunda Turma...

  9. Excelentíssimo Ministro Fuz, então segura o verme beiçola, o marquito o levanosqui e o novato do bolsolula porque com estes vermes por aí... O fim da Lava Jato está bem próximo!

  10. Pessoas como Fux, Barroso, Carmen Lúcia e Fachin nos dão esperança de um futuro um promissor. Também há gente de bem neste país. Só que eles precisam prevalecer.

  11. "Brasil...seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado E diga o verde-louro dessa flâmula Paz no futuro e glória no passado Mas, se ergues da justiça a clava forte Verás que um filho teu não foge à luta Nem teme, quem te adora, a própria morte Terra adorada Entre outras mil És tu, Brasil Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada Brasil!"

  12. Parabéns Ministro Fux! Se perdermos a esperarança no STF, com a propria turma discordando da decisão do plenário... Adeus Brasil!

  13. Aplausos! Aplausos! Aplausos! Só isto? Não! Tudo isso! O cidadão brasileiro não suporta mais assistir conchavos entre pretensos “deuses” do STF, na contra mão dos anseios da Nação Brasileira por Justiça, que conspiram contra o sucesso da Lava Jato a favor da impunidade dos colarinhos brancos corruptos, por ela condenados. Parabens Presidente Fux!

  14. Excelência, Min Fux, os brasileiros e brasileiras assim como os estrangeiros de bem estão com o senhor pra o que der e vier. Clamando e orando pelo sucesso de sua nobre missão. E até pra pegar em armas, se preciso for.

  15. Ministro Fux, acredito em seu desejo, mas olhe de lado e veja quem são seus companheiros....confia em todos? não enxerga que pelo menos 4 deles trabalham para a corrupção ?? Sua missão será árdua, mas conte conosco!! Um dia o bem vencerá!!

  16. Ministro Fux, acredito muito no Sr.Esperamos de coraçao que o Sr.nao deixe a Lava Jato morrer.E a melhor coisa que ja aconteceu no Brasil ha muito tempo!!!!!

    1. A Lava Jato me encheu de esperança,foi a única vez que acreditei que o Brasil tinha jeito.Me enganei.

    1. Endosso o seu NOS SALVE,Ivete.Chegamos ao fundo do poço.

  17. Na minha Santa ignorância me pergunto se o presidente do STF tem o poder para fazer uma limpeza ao trazer a tona os podres de alguns togados que envergonham a mais alta corte do Brasil. Chuta o balde Fux, expõe o podre que a nação agradecerá.

  18. Ainda há esperança. Da mesma forma que no reinado corrupto de Acabe, milhares não dobraram os joelhos à corrupção institucionalizada.

  19. Finalmente temos um Juiz de Direito na presidecia do decadente STF estamos cansados destes juizecos que não respeitam a lei e termos que aturar estes senhorzinhos que tudo deles é falso até os estudos são copiados

  20. Força,ministro Luiz Fica! Nossas poucas e sofridas conquistas como cidadãos, estão sendo vilipendiadas por vingança contra a Lava Jato e o descomunal ódio ao povo brasileiro demonstrado por magistrados das cortes superiores.Estamos à deriva em mar aberto.

  21. O brasileiro torce a seu favor ministro Fux, cuidado com os seus pares garantista a favor da impunidade e corrupção, eles começaram apunhalar a sua posição com mentira, difamação, brecha da lei e do regimento do STF, também tem apoio dos congressistas patrimonialistas. Fux não desanime o povo brasileiro, ainda acredita na justiça.

    1. Como vc é educada!! Garantistas!!! rss não passam de quadrilheiros a serviço da corrupção

    1. Vamos esperar que logo possamos ir paras ruas lutar contra essa corja que são os outros juízes que nem vou falar os nomes.

  22. Ministro Fux demonstra ser um homem honrado e corajoso, vamos apoia-lo contra a banda podre do STF, parabéns Fux é o que se esperava de um verdadeiro juiz.

    1. GM DT Levandisk não passaram em concurso pra juiz de 1a Instância, kkkkkkkk e são ministros do STF kkkkkkkkk é Brasil kkkkk

  23. Assim esperamos, não há mais como aceitarmos passivamente este desmonte. O PT nos apresentou uma corrupção estruturada e bem alinhada, e o que estamos vendo é um "novo" alinhamento de partes dos 3 poderes em prol do não combate a corrupção e a manutenção desta, que pelo que vemos ainda está presente e forte nos dias de hoje nos 3 poderes

  24. Sr. Ministro Dr. LUIZ FUX, que Vossa Excelência tenha sempre muita inspiração, determinação, lucidez, coragem e força para ser ÁGUIA em meio à majoritária corvolândia!!! Atitudes e posturas cônicas e honradas como essa nos representam!!! Que se concretizem e se consolidem eficaz e definitivamente!!!!

    1. (corretor) ...posturas cônscias, icônicas e honradas como essa.....

  25. Parabéns e obrigado Ministro FUX por nos dar um pequeno alívio diante das medidas ORDINÁRIAS que vem tomando alguns "elementos" que estão de PLANTÃO em nosso Parlamento, Executivo e Tribunais aliados a comparsas, todos BANDIDOS. Aí incluídos parentes, amigos e "adevogados (as)" que "mamam" DINHEIRO FÁCIL e "quebram" o Brasil. É isso!

  26. Fux tem luta encarniçada pela frente. A vastamente impopular turma da soltura, notória por preferir voar em jatos da FAB (e usar tanques anfíbios para cruzar o Paranoá), finge ignorar que o atual presidente do inchadíssimo STF (11 ministros e uns 2.800 empregados!) não teme pugilistas. Ao defender a Lava Jato, Fux sabe contar com o apoio irrestrito do contribuinte, o Davi-Eleitor sempre munido de seixos e estilingue certeiros, destinados a abater vampiros e zumbis que ajudam a sangrar o País.

    1. Fux sabe que a Suprema Corte dos EUA atua como COLEGIADO, embora tenha só nove juízes e menos de 600 servidores. Não relega a adiposidade do Supremo nem se deixa intimidar por adeptos do voleibol sinistro, cada vez mais desacreditados e, por consequência, estridentes. Bem informado, Fux notou que já divisaram mouro na costa, sinal de que a Quarta Via preconizada por Janaína Paschoal é viável. Abominando Brucutus da Esquerda, Brutukus da Direita e o fisiologismo, o contribuinte quer reformas.

  27. Acredito no Ministro Fux. A Lava Jato não pode acabar, precisa é ser ressuscitada o quanto antes. Bolsonaro e seus capachos estão fazendo horrores para acabar com ela. Espero que o lado sadio do STF não a deixe morrer.

  28. Essencial isso aí, afinal nunca antes na história desse país houve uma operação como essa. Não é mesmo senhor Luiz Inácio & Cia?

    1. Ministro FUX obrigada por defender os serviços prestados pela Lava Jato. O Brasil precisa combater a corrupção seriamente. Estamos sendo colocados novamente como um país Corrupto. É nítido o interesse de muitos para ñ ter fiscalização.

    2. Parabéns ministro Fux. Os cidadãos de bem agradecem.....

    3. parabéns ministro a nação agradece. É preciso restaurar a decência neste nosso país.

    4. Ministro FUX Estamos nós brasileiros aguardando. Que a Lava Jato seja colocada. Com imparcialidade. É uma operação que dignifica o país Ñ tem ninguém acima da lei. Aguardamos o seu apoio. Porque existem e números parlamentares querendo desmoralizar a Lava jato

    5. Vamos esperar que seja real! Estou meio descrente ultimamente com nosso país! 🤔🤔🤔

Mais notícias
Assine
TOPO