Adriano Machado/Crusoé

STF julga embargos de Arthur Lira, líder do Centrão, em processo por corrupção

24.11.20 13:33

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal julga nesta terça-feira, 24, embargos apresentados pela defesa do deputado federal Arthur Lira, do PP, líder do Centrão. Há um ano, a corte recebeu denúncia contra o parlamentar por corrupção passiva. Lira é cotado para ser o candidato de Jair Bolsonaro na sucessão da presidência da Câmara dos Deputados.

Em 2012, a polícia apreendeu 106 mil reais em espécie com um assessor de Lira que tentava embarcar de Congonhas para Brasília, com passagem paga pelo gabinete do deputado. Ao ser detido, o servidor afirmou que o dinheiro seria entregue a Arthur Lira.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, o pagamento seria feito a Lira em troca de apoio para uma indicação na Companhia Brasileira de Trens Urbanos. A acusação também aponta que o deputado, com a finalidade de ocultar a quantia ilícita, determinou que o assessor parlamentar camuflasse as notas de dinheiro na roupa.

Nos embargos, a defesa do deputado do PP pede a juntada de vídeos de depoimentos da colaboração premiada do doleiro Alberto Youssef, com a alegação de que houve falhas nas transcrições. Também requer acesso aos sistemas de dados de onde foram extraídos os registros de entrada de um ex-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos no escritório de Youssef.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sim, na Política TUDO! Tudo podre. Um notório corrupto, o mais novo amigo do peito do Boçalnaro é seu candidato pra presidir a Câmara e por consequência o Terceiro (logo depois do Mourão) na linha de Sucessão à Presidência do Brasil! Sim, nós chegamos a este ponto. Está TUDO podre na Política. Mas, na Saúde, NADA! (Nada de vacinas; nada de seringas; nada de agulhas; nada de projeto sério, nada de responsabilidade; nada de logística; nada de datas e também NADA de TUDO o mais, para salvar vidas.

  2. O Tofolli, petista escolhido por Lula, tentando salvar o amigo do capitão cloroquina. Já disse uma vez, não se surpreendam se vermos uma chapa Cloroquina/Lula. Conselheiros Tofolli e Gilmar, mais os suplentes Leva e Kassio.

    1. Mas realmente esses políticos tem fábrica de escrivaninhas e arquivos... haja gaveta para os próximos anos. Vagabundo$

Mais notícias
Assine
TOPO