Reprodução

Social-democrata Olaf Scholz declara vitória e ameaça tirar sigla de Merkel do poder

27.09.21 10:05

O líder do Partido Social-Democrata, SPD, da Alemanha, Olaf Scholz (foto), declarou-se vitorioso nas eleições realizadas no domingo, 26. A sigla de centro esquerda teve 25,7% dos votos.

Ao falar na televisão nesta segunda, 27, Scholz disse que chegou a hora de o partido de Angela Merkel, o União Democrata Cristã, CDU, ficar na oposição. Com 24,1% dos votos, o CDU teve seu pior resultado eleitoral desde 1957.

O SPD faz parte da atual coalizão de governo, que foi montada pelo CDU. Por isso, Scholz ocupa o cargo de ministro de finanças.

Com o seu partido, o SPD, obtendo mais votos, Scholz deve receber a responsabilidade por formar o novo governo. Pelas suas declarações, ele pretende se unir aos verdes e aos liberais do FDP, deixando o CDU de fora.

Na Alemanha, os eleitores votam para um candidato no distrito e para um partido. Na contagem das cadeiras no Parlamento, a coalizão entre o SPD, os verdes e os liberais teria 416 das 735 cadeiras, o equivalente a 56%.

Pelas cores dos partidos sugeridos por Scholz, a nova coalizão seria chamada de semáforo. O vermelho é do SPD, o amarelo dos liberais e o verde dos ecologistas.

Existe ainda a possibilidade de que a CDU forme uma coalizão com os liberais e os verdes, o que pelas cores seria a agrupação Jamaica.

Uma outra opção seria a repetição da parceria entre o CDU e o SPD: vermelho e preto.

As negociações para formar um novo governo podem durar semanas ou meses. Até que a nova composição seja decidida, Angela Merkel seguirá no comando do país.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pessoal por aqui faz paradas de sua ignorância quando opina sobre a Alemanha. NADA a haver com a nossa banânia. Scholz foi um excelente Prefeito de Berlin e exímio Ministro das Finanças da Merkel. Eles ali sabem trabalhar em coalizão com o objetivo de servir a população. Durante a pandemia Scholz protegeu a população do desemprego e manteve o país em condições de recuperação. 100% ao contrário do Guedes. O povo de lá não vota em salvadores da pátria, vota em quem prova ter competência.

    1. Deixei o Brasil há 34 anos, não a Alemanha e tb não vivo no mundo da lua. Além de morar no Brasil 4 meses por ano desde que me aposentei. PC, celular, tablet, tudo isso nos conecta com o mundo inteiro. Como vc diz que não estou qualificada para emitir opinião? O seu argumento é POBRE e DESQUALIFICADO pois não me conhece. Aliás, sem querer ofender os outros comentaristas aqui, típico de brasileiro. Aquele mesmo brasileiro q sem o menor conhecimento de causa diz que Angela Merkel é comunista.

    2. Há que se concordar com as ponderações do Mario. Quanto a Magda, tendo deixado o 'esse país' há 34 anos não está qualificada para emitir juízo a respeito do mesmo.

    3. Exato, Mario. Nenhum sabe absolutamente nada sobre o país, seu povo, seus costumes, seus governos, mas todos têm necessidade premente de dar suas peruadas. FEBEAPA, sabe? E ainda querem q o Brasil melhore. Comparar Alemanha c Portugal já é um absurdo (os portugueses q me perdoem!) e dizer q está virando UDSSR 2.0? É falta do q falar ou é mesmo ignorância a 10a. potência? Dá tristeza, sabe? Ainda bem q deixei esse país há 34 anos pois conviver c tanta ignorância deixa a gente doente.Pobre Brasil!

  2. De qualquer maneira a Alemanha, assim como Portugal nas eleições autarquicas de ontem, esta caminhando para ser uma União Soviética 2.0

    1. Marcio, peloamordedeus, né? Sempre me pergunto o q seria do Brasil sem seus ignorantes de carteirinha? Ô tristeza! Antes de escrever ASNEIRAS (ñ há outra palavra!) leia um pouco sobre o país e seus governos. Não é só repassar qq idiotia q leu num pasquim bolsonarista e achar q está dando uma opinião abalizada. Só queria saber onde vc lê tanta m... p escrever aqui. Desculpe a franqueza, mas é por causa de gente como vc q esse país não vai pra frente de jeito nenhum. Não há esperança mesmo!!!

  3. a social democracia é a transição do liberalismo para a tecnologia que mudará tudo .. já que o socialismo só serviu para povos comer merda.

    1. Ah, tá... Num tindi nada, foge aos meus conhecimentos, mas deixa assim. Vou beber meu champagne francês (aqui já é de noite :) p comemorar o novo chanceler, seja quem for. O maridão votou no CDU, eu no SPD, assim ou assado seremos vencedores. Seguro morreu de velho e alemães adoram seguros.

    2. Magda .. confundi nada ao contrario é uma visão de futuro clara e bem objetiva .. a tecnologia mudará tudo rapidamente até a biologia humana será modificada .. a socialização acelerada será fatal e os ícones de hoje que significam poder e riqueza serão até ridiculos .. mas sei que os visionários sempre serão incompreendidos .. queiram ou não vislumbramos o futuro como será .. fatal rápido e inquestionável .. aguarde rs.

    3. Vc não está confundindo alhos com bugalhos? A social democracia é a transição do liberalismo p tecnologia? Hein? Explica. Confundindo socialismo com comunismo? Não beba tão cedo numa 2a. feira, rapaz, não é saudável.

    4. Bem, a era do PT foi toda social democrata, sabia? E você dizer que a social democracia tem ligação com liberalismo é de uma ignorância tamanha. Temos um Cirete aqui

    1. Obrigada pela parte q me toca,Kedma.Bons fluídos,pensamento positivo sempre ajudam.Qto ao comentário do Marcio,q nem merece comentário,msm assim vou,só digo uma coisa,os alemães ñ contam c a sorte no sentido q vc falou,eles fazem tudo pensado,planejado,do nascimento ao enterro.Por isso a sorte,como vc mencionou,ñ tem a menor importância pois só gente simplória,ignorante conta c a sorte, c o amanhã Deus dará,c o Deus te pague.O país já passou p mto sofrimento, aprendeu.Mas vcs têm o Bolsonaro :)

  4. Tanto faz. Com exceção dos neo-nazistas, que possuem o Bozo como aliado, todos os outros partidos alemães colocam os interesses públicos da nação acima dos interesses privados. Bem diferente do que ocorre no Brasil bozolulista!

    1. José você conheceu um austriaco descendente de judeus chamado Adolf Hitler? pelo visto não . ainda tem papel higiênico no seu banheiro? vá lá e use .. enquanto pode bobinho.

    2. Infelizmente nós brasileiros não conseguimos aprender política com os alemães: Alemanha acima dos políticos e dos partidos. Aqui é exatamente o contrário, a exceção que aqui não temos partidos, mas balcões de negócio. Pobre Brasil

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO