Lula Marques/Fotos Públicas

Senadores acionam Conselho Superior do MPF contra Aras

22.01.21 20:19

Os senadores Alessandro Vieira, Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato protocolaram nesta sexta-feira, 22, uma representação no Conselho Superior do Ministério Público Federal em que pedem que o procurador-geral da República, Augusto Aras, responda por infrações administrativas.

O movimento é uma reação à nota em que, cobrada por uma reação à postura do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia, a PGR afirmou que cabe ao Legislativo a avaliação de “eventuais ilícitos“, enquadrados como crimes de responsabilidade, cometidos por integrantes da “cúpula dos poderes da República“.

Na nota, o órgão ainda citou a possibilidade de decretação de estado de defesa por conta da crise sanitária. Segundo a Constituição, o presidente da República pode implementar a medida para “preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza“.

Em um prazo de 24 horas, o presidente deve apresentar o ato ao Congresso, que precisa decidir sobre o assunto por maioria absoluta. O estado de defesa autoriza a restrição de direitos de reunião, de sigilo de correspondência e de comunicação.

No documento, os parlamentares argumentam que Aras deve responder politicamente no Senado e criminalmente no Supremo Tribunal Federal, mas ressaltaram que essas modalidades não excluem uma terceira responsabilização: como membro do MPF, já que todos os ocupantes da carreira devem observar os preceitos da Lei Orgânica do MPU.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Este Aras só está cumprindo o acordo com o presidente. Acabar com a lava jato e livrar a cara do Flávio Bolsonaro.

  2. Vocês estão desesperados! Kkkk Bolsonaro eleito primeiro turno em 22, se não houver fraude ,né !! Aceita q dói menos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Quem pariu Mateus que o embale... Senado irresponsável aprovou esse PGR encomendado, que o desaprove e impeça o prosseguimento de tantos absurdos!

  4. SENADORES IDIOTAS IGNORANTES, VOU EXPLICAR: O ARAS TEM INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL E LIBERDADE PARA DECIDIR O QUE ENTENDER MELHOR. E ELE É MUITO MAIS INTELIGENTE DO QUE OS JEGUES SENADORES QUE O ESTÃO AFRONTANDO, CHOROSOS E INCAPAZES DE FAZER ALGO DE ÚTIL AO PAÍS.

  5. Aras, Cassio, Gilmar, Tofoli, Lewan, Rodrigo Maia, Lobao, Renam, lula, Temer, Dilma, Gleise, Alcolumbre, Central, PT e etc, nao são patriotas, e sim garantistas da impunidade eterna do mau politico e poderosos que fazem fortunas roubando o pais. Nenhum desses farão qualquer falta ao Brasil quando se forem. 2022 esta chegando e com o voto poderemos dar uma arrumada no Brasil e trazer a Lava Jato de volta mais forte e mais equipada para encher as cadeias do Brasil de pilastras do colarinho branco.

    1. Não sei quem és, já que te escondes atrás de um pseudônimo. O certo é que não vejo isenção de um verdadeiro patriota, já que esqueceste a Famíglia Bozo e muitos dos seus asseclas, o ímprobo Artur Lira, por exemplos. Enfim, se os pensa corretos, correto não deves ser.

    2. Também sonho com isso. O Brasil seria outro país, se esse milagre acontecesse.

    3. Patriotismo! Não é isso que conta. Estes senhores violam a moral e os bons costumes o tempo todo e têm de pagar por isso. É isso que conta.

  6. Demorou, mas.... acertaram direto no alvo. O miserável capachinho amestrado tem que ser removido o mais breve possível por todas as razões dispensáveis de menção já que todos conhecemos. E o mesmo providenciar para todos os capachos que o sucedam.

  7. O posicionamento deste Aras foi de um despropósito, que só um estúpido igual a ele seria capaz. Até para capachos, certos papéis são desnecessários. Espero que tenha consequência para esse energúmeno. Eu, como tenho uma mente treinada para fazer a leitura das microexpressões, já tinha notado que Aras é dissimulado. É um inútil para o Brasil. Estúpido útil para o Bolsonaro.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO