Senadores acionam Conselho Superior do MPF contra Aras
Os senadores Alessandro Vieira, Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato protocolaram nesta sexta-feira, 22, uma representação no Conselho Superior do Ministério Público Federal em que pedem que o procurador-geral da República, Augusto Aras, responda por infrações administrativas. O movimento é uma reação à nota em que, cobrada por uma reação à postura do presidente Jair Bolsonaro...
Os senadores Alessandro Vieira, Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato protocolaram nesta sexta-feira, 22, uma representação no Conselho Superior do Ministério Público Federal em que pedem que o procurador-geral da República, Augusto Aras, responda por infrações administrativas.
O movimento é uma reação à nota em que, cobrada por uma reação à postura do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia, a PGR afirmou que cabe ao Legislativo a avaliação de "eventuais ilícitos", enquadrados como crimes de responsabilidade, cometidos por integrantes da "cúpula dos poderes da República".
Na nota, o órgão ainda citou a possibilidade de decretação de estado de defesa por conta da crise sanitária. Segundo a Constituição, o presidente da República pode implementar a medida para "preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza".
Em um prazo de 24 horas, o presidente deve apresentar o ato ao Congresso, que precisa decidir sobre o assunto por maioria absoluta. O estado de defesa autoriza a restrição de direitos de reunião, de sigilo de correspondência e de comunicação.
No documento, os parlamentares argumentam que Aras deve responder politicamente no Senado e criminalmente no Supremo Tribunal Federal, mas ressaltaram que essas modalidades não excluem uma terceira responsabilização: como membro do MPF, já que todos os ocupantes da carreira devem observar os preceitos da Lei Orgânica do MPU.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
RONALDO COUTO CARVALHO
2021-01-25 06:30:59Este Aras só está cumprindo o acordo com o presidente. Acabar com a lava jato e livrar a cara do Flávio Bolsonaro.
Elizabeth
2021-01-25 02:29:53Em 2022 bolsokiller será mais um trauma superado no inconsciente coletivo do Brasil. Deixa de ser burro, Ricardo
Ricardo
2021-01-24 23:33:54Vocês estão desesperados! Kkkk Bolsonaro eleito primeiro turno em 22, se não houver fraude ,né !! Aceita q dói menos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sillvia2
2021-01-23 23:43:23Quem pariu Mateus que o embale... Senado irresponsável aprovou esse PGR encomendado, que o desaprove e impeça o prosseguimento de tantos absurdos!
PAULO
2021-01-23 13:01:32SENADORES IDIOTAS IGNORANTES, VOU EXPLICAR: O ARAS TEM INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL E LIBERDADE PARA DECIDIR O QUE ENTENDER MELHOR. E ELE É MUITO MAIS INTELIGENTE DO QUE OS JEGUES SENADORES QUE O ESTÃO AFRONTANDO, CHOROSOS E INCAPAZES DE FAZER ALGO DE ÚTIL AO PAÍS.
MARCELO
2021-01-23 10:03:08O Senado aprovou a indicação desse desqualificado. Cabe, agora, retirá-lo urgentemente.
Neusa
2021-01-23 07:29:14Excelente esse 3 SENADORES me representam! Aras capacho do Bozonero!
Voto Salva
2021-01-23 03:29:51Aras, Cassio, Gilmar, Tofoli, Lewan, Rodrigo Maia, Lobao, Renam, lula, Temer, Dilma, Gleise, Alcolumbre, Central, PT e etc, nao são patriotas, e sim garantistas da impunidade eterna do mau politico e poderosos que fazem fortunas roubando o pais. Nenhum desses farão qualquer falta ao Brasil quando se forem. 2022 esta chegando e com o voto poderemos dar uma arrumada no Brasil e trazer a Lava Jato de volta mais forte e mais equipada para encher as cadeias do Brasil de pilastras do colarinho branco.
Odete6
2021-01-23 01:57:12Demorou, mas.... acertaram direto no alvo. O miserável capachinho amestrado tem que ser removido o mais breve possível por todas as razões dispensáveis de menção já que todos conhecemos. E o mesmo providenciar para todos os capachos que o sucedam.
Antonio
2021-01-22 22:10:17Esse sujeito deve ser punido, pois afrontou contra o estado democrático de direito.