Adriano Machado/Crusoé

Senado impõe sigilo a gasto milionário de servidores com cartão corporativo

13.09.20 10:10

Crusoé pediu ao Senado, pela Lei de Acesso à Informação, dados sobre as despesas com cartão corporativo realizadas por servidores, bem como as notas fiscais das compras. A casa informou, no entanto, que “não há detalhes dos valores executados e nem mesmo faturas para consulta pelos cidadãos”.

De 2019 para cá, funcionários do Senado gastaram 3,6 milhões de reais com os cartões, que, pela lei, devem ser usados apenas para aquisições urgentes e excepcionais. Entre janeiro e agosto deste ano, as despesas somaram 1,4 milhão de reais. A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, por exemplo, apresentou notas que totalizaram 240 mil reais – maior valor entre os servidores. Já o secretário-geral da casa, Luiz Fernando Bandeira, também conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, registrou gastos de 73,8 mil reais. As informações estão disponíveis no site do Senado. A casa não permite, porém, verificar quais compras foram realizadas.

Auditoria realizada em 2018 demonstrou uma série de irregularidades no uso desses cartões. O levantamento identificou compras impróprias, como arranjos florais, suplementos alimentares e até berços infantis, além do pagamento de despesas pessoais com alimentação.

Ainda segundo a auditoria, os valores gastos entre 2013 e julho de 2018 tiveram um aumento de 2.576%, saltando de 52 mil reais para 1,34 milhão de reais. “No período compreendido na análise, não houve alteração significativa nos marcos legais e regulamentares que justifique a evolução das despesas. Esse aumento também não guarda proporcionalidade com a evolução do orçamento do Senado”, apontou o relatório de auditoria.

“Importante salientar que a licitação é a regra, o procedimento de dispensa licitatória a exceção, ao passo que a compra via suprimento de fundos é a exceção da exceção, ou seja, quanto a este último procedimento as limitações devem ser ainda mais rigorosas do que aquelas aplicáveis às contratações diretas”, afirma um trecho do levantamento realizado por auditores.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Cartão corporativo é um portão gigantesco e legalmente autorizado pra sangria descarada dos cofres públicos (leia-se: do nosso dinheiro, que deveria ser revertido pra sociedade, e é usado pras fins pessoais...). Quero ver qual vai ser o presidente que vai acabar com essa farra às nossas custas!

  2. Alberto (Belém-Pará). Enquanto muitos brasileiros não conseguem emprego, nós, contribuintes, bancamos as castas do setor público nacional onde sujeitos como o famigerado Luiz Fernando Bandeira de Melo Filho, não obstante acumular 2 empregos no Estado (Secretaria Geral da Mesa do Senado e Conselheiro do CNMP), ainda goza do privilégio de gastar recursos públicos sem a obrigação de informar com o que foi gasto. Até quando vamos tolerar, resignadamente, safadezas desse tipo com nosso dinheiro ?

  3. Mas com certeza apoiarão o Guedes no congelamento do SM dos aposentados. Quando leio essas matérias só uma palavra me vem à cabeça: KALASCHNIKOW

  4. Enquanto isso, o governo quer congelar as aposentadorias para fazer campanha política no norte e no nordeste. Ora, bolas! O servidor público, ativo e aposentado, já está com os salários congelados até 31 de dezembro de 2021.

  5. Tenta com a Receita Federal para NFEs ou Secretaria da Fazenda do DF para NFEs e cupom fiscal. As NFEs tem o cpf ou cnpj registrados.

  6. Pobre Brasil. É assaltado pelos empresários desonestos, legislativo, executivo e judiciário, e ainda assim funciona de alguma maneira. Nosso país é muito rico para tantos roubarem e terem privilégios e ainda sobrar alguma coisa. Já pensou se não roubassem? Talvez fossemos primeiro mundo.

  7. Estes senadores não tem e vergonha na cara 💤, eleitos pelo povo e depois vão ao plenário com roupas de grife e se endeusando com dinheiro do povo , eles teriam que se curvar ao povo não, o povo que se curvam por eles

  8. Esse país não tem jeito! É VERGONHA atrás de VERGONHA. São uns caras de pau, mal caráter, CANALHAS, não salva um, pois aqueles que poderiam se salvar, se calam .

    1. O povo que os elegeu , que não renove os votos.

  9. Isso é o cúmulo do absurdo usar nosso dinheiro e não ser obrigado a prestar contas dos gastos que devem desnessarios.

    1. Concordo contigo. Já ganham o bastante, e com inúmeras regalias, precisa mais isso?

    2. É de chorar chamar FHC de "maldito" em tempos desse jumento boçal e corrupto que elegemos.

  10. Por conta disto , está reforma administrativa do Bolsonaro é uma piada !!!! Tem que cortar estes gastos absurdos e não deixar de fora Congresso , Militares e Judiciário !!!!!!!!

  11. Se isso não é improbidade, peculato ou qualquer outro delito com o uso do bem público, o que é então? Realmente vivemos num país cleptocrático, aonde o crime compensa e muito .

  12. Acredito que um parlamentar deveria ganhar cem mil reais e mais nada. Acaba com cartão corporativo, verba de Gabinete, auxílio moradia, paletó e alimentação bem como extingue com plano de saúde e odontológico vitalício e passagens aéreas. Ai ele faz do salário o que quiser, contrata ou não acessores, almoça em restaurante chique ou leva marmita como qualquer mortal.

    1. Oooooh louco, 100 mil é demais. Tudo isso poderia ser mais ponderado, é muito dinheiro do contribuinte sendo jogado no lixo.

  13. O nosso parlamento considerado um dos mais caro do mundo, devido a essas benesses, nossa sociedade está dividido em castas, onde a maioria paga impostos sem a contrapartida, agora não prestar contas do que gasta, só aqui acontece isso nas terras tupiniquim, então é hora do eleitores se manifestar pela transparência, somos nós que pagamos os salários dessa cambada.

    1. Agente vai fazer o que somos anônimas e temas que trabalhar muito p/ financiar estes legisladores

  14. Nossos políticos só proclamaram a república para terem a possibilidade de acessar a coroa, nada a ver com o combate à privilégios.

  15. A eterna farra com nosso dinheiro comprovando q pimenta nos olhos do c... dos outros é refresco.Se o dinheiro saísse do salário dos próprios políticos nem seria usado.

  16. Absurdo. Anderson Tórneles, secretario particular de Dilma, gastava em boates de brasilia com cartão. NUNCA FOI INVESTIGADO !!!

  17. Não é à toa que os "novos que entram pra política brasileira entram mesmo é pra boquinha que é ser político nesse país. Taí mais um exemplo imoral disso. E pra perdoar a dívida das igrejas? Logo se mancomunaram. Onde fica o interesse peloEstado brasileiro? Cambada de ordinários, isso sim. Queria saber qual deles perdoou alguma dívida que alguém tinha com eles.

  18. é a festa dos cartoes, pagos por nós contribuintes é claro. sou contra estes cartões todos deveriam ser extintos inclusive o do PR que esta se divertindo gastando um dinheiro que não lhe pertence

  19. Alguém deveria explicar a estes senhores que o dinheiro é nosso e nós queremos saber quem é como é gasto o nosso dinheiro. Isso não é um pedido e sim uma obrigação. Será que não existe um único promotor ou procurador disposto a questionar isso?

  20. É preciso lembrar que são poucos os servidores que detêm a autorização para uso de um cartão corporativo, apenas aqueles que ocupam cargos no alto escalão (indicação política). Vejam o currículo dos dois nomes citados no texto e digam se podem ser enquadrados como servidores comuns do órgão? É lamentável que os verdadeiros servidores não se pronunciem p/ suas defesas. A Crusoé peca quando incrimina a todos, sem fazer distinção. Precisa complementar a matéria c/ informações mais detalhadas.

  21. O honorável Senado Federal, hein, quem diria... Tratando de varrer a sujeira pra debaixo do tapete azul. Mas, súbito, esqueceram de esconder a vassoura. E pelo andar da carroagem, não demora retirarem o busto de Rui Barbosa daquele espaço, para que o resto de pudor e de moralidade seja expurgado em definitivo daquele poder. #MudaSenado!

  22. Brasilia é a ilha da fantasia, o servidor do senado mete a mão no dinheiro público vomo se dele fosse e ainda tem a desfaçatez de não dar satisfações ao seu patrão que é o povo que paga a conta. Cade o Alcolumbre? Tá deslumbrado com o cargo e procurando um jeito de se reeleger mesmo sabendo que é ilegal. Viva a ilha da fantasia e seus aloprados.

  23. Qual a finalidade de funcionários do Senado ter cartão corporativo? O cartão corporativo deveria ser extinto em todas as esferas do governo: executivo, legislativo e judiciário. Os salários, com todos os penduricalhos anexados, desses servidores já basta!

  24. Vai esperar o que de um Senado corrupto que só cria leis pra protegerem bandidos ou seja eles mesmos. Cadê a transparência seu KULUMBRE???

Mais notícias
Assine agora
TOPO