Marcos Oliveira/Agência Senado

Sem a presença de Wilson Lima, CPI vai votar pedidos de quebra de sigilo

10.06.21 09:07

Após a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, que autorizou o governador do Amazonas, Wilson Lima, a não comparecer à CPI da Covid nesta quinta-feira, 10, senadores que integram a comissão vão focar as atenções em requerimentos para a quebra de sigilos. Servidores públicos e médicos envolvidos no combate ao coronavírus estão no foco do colegiado.

Pelo menos cinco pessoas devem ter os sigilos afastados: a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, o médico Luciano Dias Azevedo, apontado como integrante do chamado “gabinete paralelo”, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o assessor internacional da Presidência da República Filipe Martins.

A CPI também deve quebrar os sigilos do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. Ele é acusado de produzir um relatório falso, com timbre do Tribunal de Contas da União, entregue ao presidente Jair Bolsonaro. A convocação do auditor já havia sido aprovada na quarta-feira, 9.

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, tentou pautar a quebra de sigilos telefônico e telemático do servidor do TCU para a sessão de quarta, mas senadores governistas atuaram para adiar a votação do requerimento. Parlamentares de oposição e independentes querem saber se o auditor entrou em contato com algum representante do Palácio do Planalto, antes de produzir o “relatório paralelo”.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gostemos ou não a Ministra Rosa Weber cumpriu a lei. Governadores só podem ser convocados por CPIs instauradas pelas Assembleias Lesgislativas estaduais. E os Senadores sabiam disto.

  2. Gostemos ou não, CPIs do senado não tem competência para convocar governadores, só quem pode fazê-lo são CPIs das Assembleias Estaduais. A Ministra Rosa Weber simplesmente cumpriu a lei. Ah, os senadores sabiam disto, claro.

  3. Um dos integrantes do STF ordena a instalação da CPI enquanto outra barra a convocação. Ta uma palhaçada isso, uma vergonha do judiciário.

    1. Adalciney, mas veja pelo lado positivo. É muito melhor conseguir as informações importantes por meio da quebra de sigilo do que por convocações para depor onde os convocados mentem descaradamente do começo ao fim.

    2. Vergonha eu tenho desse seu comentário, se informe melhor antes de escrever coisas do tipo. Não tem nada de errado na decisão do Barroso e da Rosa.

    1. Nyco, vc não sabe a definição de trabalho voluntário? NEM TODO ESTÚPIDO É BOLSONARISTA, MAS TODO BOLSOANRISTA É ESTÚPIDO. Então Nyco, vc me viu nadando pelado na piscina enquanto o Doria tomava sol, ou ficou vidrado na cabeça do meu golfinho?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO