Marcos Oliveira/Agência Senado

MEC manda universidades federais retomarem aulas presenciais em janeiro

02.12.20 10:31

O Ministério da Educação determinou que universidades e institutos federais de ensino retomem as aulas presenciais a partir de 4 de janeiro de 2021. Os cursos são ministrados de forma remota desde março devido à pandemia do novo coronavírus.

A Portaria que estabelece as regras para a readequação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 2. De acordo com a norma, o retorno deve observar o Protocolo de Biossegurança instituído em julho.

Além disso, o MEC estipulou que recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação e outros meios deverão ser usados de forma complementar às aulas presenciais, para a integralização da carga horária das atividades pedagógicas.

As universidades e institutos federais têm autonomia para fazer seus próprios calendários e reorganizarem seus currículos. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Andifes, ainda não se posicionou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Infelizmente, segundo a CNN Política, o MEC já voltou atrás porque as federais fizeram um barraco, reclamando... Essa turma achou pouco paralisar as aulas por um ano, ganhando salário federal, e quer passar mais um ano vagabundando... E o pior: o MEC proíbe as universidades privadas de funcionar também! Deveria deixar que cada uma decidisse com seus alunos, que são a parte interessada.

    1. como não tenho convênio, vendi um bem para me preparar, que caso houvesse superlotação nos hospitais, e sabendo que minha filha seria deixada para trás, poder pagar um hospital. Vc acha justo uma jovem, como muitos outros jovens, crianças e idosos, que querem viver, serem deixados para trás, porque pessoas querem fazer o que querem? E sabendo que essas pessoas, como o virus*, ao contraírem a covid, vão para ps hospitais, agindo como hipócritas.

    2. Suzane, pelo que sei são várias as profissões que mudaram suas formas de trabalharem. São todos vagabundos? Vamos deixar todos decidirem o que querem fazer, se o jovem quer ir para a balada, que vá se aglomerar lá, se os alunos quiserem ir as aulas, que vão. Se quer ir a praia se aglomerar, tem todo o direito. Mas eu te pergunto, o virus* contraiu o vírus e foi para o hospital. O MS contraiu o vírus e foi para o hospital. Ambos deixavam claro não estarem preocupados. Eu tenho uma filha especial

    1. E com isso eu concluo nosso debate. Estou gostando da Crusoé. Aqui temos a oportunidade de desenvolver nossa dialética. Infelizmente, seja debatendo com vc ou assistindo ao Alexandre Garcia, não mudo a minha opinião com relação ao Bolsonaro. Mas estou aberto aos inputs. E através do meu cérebro, eu consigo processar. E por enquanto o output é que Bolsonaro é um péssimo PR.

    2. A Teoria de Darwin tem algumas lacunas. O sapiens continua evoluindo, mesmo não tendo mais que se preocupar com predadores e em buscar alimentos. Acho que isso se deve a ter a mente aberta para aprender o novo. Não precisamos de computadores, algoritmos, IA... para sobrevivermos como espécie. Mas mesmo assim estamos evoluindo cada vez mais e em breve chegaremos a Singularidade. Na verdade eu perco o tempo discutindo com vc para tentar entender. Por que se satisfaz com a tromba? Veja o elefante.

    3. EDSON, sua verborragia tosca chega a dar sono... Acordei. Vou ser mais específico. Bolsonaro se elege com a promessa de combater à corrupção. Fato. Nomeia Moro para ministro. Fato. Moro deixa o cargo e acusa o PR de tentar interferir na PF. Fato. Vem a público a reunião ministerial em q o PR diz que vai mexer na ponta. Fato. Hoje saiu que ele ñ vai dar depoimento. Fato. Disse que acabou com a Lava Jato (retórica tola). Mas fato. Vai a pergunta. Bolsonaro tem compromisso no combate à corrupção?

    4. Pelo teor e profundidade do seu comentário, creio que foi o seu cachorro que lhe corrigiu. Salvo engano meu, ele não deve ser tão pândego quanto você. "Acho, pouco provável, não temos evidências claras, podemos inferir". E você me pede argumentos? Já fui pedagógico o suficiente com você ao dizer claramente que para acéfalos da sua laia, nem as mais contundentes provas servem. Pergunte ao Darwin, provavelmente ele poderá dizer quantas eras um débil como você levaria para subir um degrau evolutivo

    5. Aliás com relação aos extraterrestres é evidência de ausência. Peço desculpas pelo erro. É que como sou pedante estava humilhando vc e brincado com o meu cachorro. Se tiver algum argumento, prometo que vou rebatê-lo brincando com a minha tartaruga, pois assim me concentro melhor.

    6. Com relação a corrupção do governo, já é o contrário. Acho que seja pouco provável que o Bozo não seja corrupto. Não temos evidência clara, mas podemos inferir, dentro de uma perspectiva temporal. RACHID, cheques, advogado, milhões... Mas fala sério EDSON, gostaria que vc listasse por que continua sendo um Bozista. Eu listei os vícios. E tenho muitos outros vícios e cretinices para listar. Vc comentou, salvo engano, dos 700 dias. Não parou de pé. Venha com argumentos.

    7. EDSON venha com argumentos. Mas já que vc parece não ter nenhum, vamos a questão darwinista. Ausência de evidência no contexto de Darwin. Sinceramente só seria possível comentar isso dentro de uma perspectiva religiosa, mas estou sem saco para isso. Então vou ser didático. Extraterrestres não existem, pois não temos evidência que eles existam. Não é por nunca ter visto um extraterrestre, que posso afirmar que eles não existam. É pouco provável, mas não posso afirmar uma ausência de evidência.

    8. Vamos por partes: não preciso fazer troça de você, pois já o faz sozinho, e diga-se de passagem, sem muito esforço. Acha realmente que vou argumentar com um pândego que não enxerga nada além do seu nariz e de suas convicções? Para tipos como você, fatos, evidências e provas não valem de absolutamente nada, pois são guiados apenas por suas presunções. Sua citação da "Ausência de evidência" é de uma cretinice a toda prova nesse contexto, de tal magnitude, que Darwin urrou agora mesmo no túmulo.

    9. EDSON, não precisa ter um diploma do MIT, ou ser funcionário da NASA para reconhecer quando alguém, percebendo a sua fraqueza de argumento e se sentindo diminuído por isso, apela para a chacota no intuito de mudar o foco. Eu tive o cuidado de enumerar as questões antes de te adjetivar como idiota útil. Se quiser manter essa espécie de debate, venha com argumentos, não com esses subterfúgios que evidenciam ainda mais que vc é realmente um idiota útil. Término essa frase rindo da sua cara.

    10. Paulo, fico realmente agradecido por você se mostrar muito, mas muito mais do que um pândego. Acho extremamente divertido seus comentários, posto o quanto são ridículos, tanto de natureza como de exposição. Me ariscaria a dizer da probabilidade de você ser um palhaço por ofício, mas com certeza lhe falta a verve dos que sabem fazer rir por amor, e no seu caso, é somente por ódio destilado. Quanto a eu ser idiota útil, confesso que prefiro, do que a idiota inútil, que é o seu caso, com certeza.

    11. Então Edson, quando for fazer troça com alguém, procure outro. Te imagino lendo essa msg, ficando vermelho de raiva...esqueci, vc odeia o vermelho. Digamos se metamorfoseando numa personagem kafkiano... E tem mais, toda vez que ler um comentário de Edson, o idiota útil, vou te esculachar. Até breve.

    12. Edson que vc não achou muito divertido o debate. Então me permito te espezinhar um pouco mais. Nem todo estúpido é Bozista, mas todo Bozista é estúpido. Falei da natureza do rato e muito provavelmente vc não sabe o que são conceitos como ausência de evidência e evidência de ausência. Não têm evidência clara de corrupção no atual governo, mas não podemos afirmar que ele não seja corrupto. Wassef e os milhões da JBS. Por que mesmo que o Witsel foi afastado? E o Cabral e o escritório da esposa...

    13. Edson, peço de antemão desculpas por ter colocado várias questões. Como vc abordou os 700 dias, deveria ter me concentrado nisso. Te pergunto, vc não está confundindo ausência de evidência com evidência de ausência? Espero ansiosamente a sua resposta, e vou me ater as suas colocações. Mas são tantas idiotices e mediocridades que é difícil.

    14. 700 dias sem corrupção? Witsel já foi afastado. Isso se deve as instituições, não ao governo. Como coloquei anteriormente, tem questões que não foram explicadas, cheques depositados, a Tacho do 01... Ninguém mais vai roubar como o PT, graças novamente as instituições. O que eu vejo é um rato que foi colocado junto a um pedaço de queijo, já o PT teve a sua disposição uma queijaria. Mas no final o que vale é a natureza do rato.

    15. criou caso com a China, USA pós Trump e UE. Foi um dos mais desastrosos na ações contra a pandemia e até o auxílio emergencial, que foi feito sem convicção, indo de 200 para 600, não teve filtro, servindo para alguns como aumento de renda, gerando um consumo artificial e penalizando os que precisavam com aumento de preços.

    16. Caro Edson, o virus* se elegeu sem apresentar um plano, sem participar de debates, mas com  algumas pautas: COMBATE À  CORRUPÇÃO. Depois de ter o filhote 01 alvo de investigação pela Rachid, não explicando cheques que foram depositados na conta de mulher, se alinhando ao Centrão, houve retrocesso no combate à corrupção. PRIVATIZAÇÃO. Com um ME desacreditado, não conseguiu avançar nada. EDUCAÇÃO, já externei. MEIO AMBIENTE, passou a boiada. RELAÇÕES EXTERIORES, bateu recorde de desastre, criou

    17. Ao citá-lo como pândego, me referia ao aspecto burlesco de suas colocações, o que está longe de ser engraçado. Votei no Bolsonaro, não por qualquer qualidade dele, mas sim, pelos seus ditos "defeitos", que como calculei bem, seriam o suficiente para derrotar a escória esquerdalha, os assaltantes mor do estado brasileiro. Por óbvio que me ressinto da falta de traquejo dele numa série de assuntos, mas ele está longe de ser o idiota que você crê. Estou festejando 700 dias sem corrupção.

    18. Agora diz para mim por que vc defende o virus*? Seria interessante ver o que vcs enxergam de virtude nele. * o Bozo pode ser encarado como uma praga violenta, egoísta e insensível aos outros. Uma espécie de vírus.

    19. Realmente sou um cara engraçado Edson. Votei no Amoêdo e não votei nem no PT, nem no virus*. Era um liberal, até perceber que o liberalismo não têm as respostas para os desafios contemporâneos. Não sofri com a eleição do virus*, pois sabia que um deputado medíocre como ele, cuja família são de políticos medíocres, seria esse desastre que vemos. Gosto de jogar tênis. Li Ayn Rand, Keynes, Friedman, Bauman...Não jogo papel no chão, respeito os outros e não sou chegado em autoritarismo.

    20. Pela virulência das palavras, o Paulo deve ser daqueles para quem a vitória do Bolsonaro está sendo muito, mas muito difícil de engolir. Nem ao menos o "aceita que dói menos" resolve o seu caso, que diga-se de passagem, beira a patologia. Nos conte um pouco mais sobre você Paulo... não se reprima, fale das suas ideologias, de suas preferências políticas etc. e tal. Vai que a gente aprende alguma coisa, ou, no mínimo, nos divertimos um pouco, nesse tempo de pandemia, com um pândego.

    21. Acho que no Vale do Silício também deve ter escolas militares. Será que na Finlândia tem? É cada coisa. E os idiotas ainda seguem o virus*, comprometendo o seu futuro e pior, o futuro das novas gerações. #NovaEsquerdaVerde#.

    22. * o Bozo pode ser encarado como uma praga violenta, egoísta e insensível aos outros. Uma espécie de vírus.

    23. #NovaEsquerdaVerde#. Ainda bem que temos pessoas sensatas que fazem o jogo contrário. Nem me lembrava mais que existia MEC. A maior aposta do virus* são as escolas militares. Em pleno século 21, era da criatividade, o idiota enxerga o futuro do país nessas instituições que servem apenas para seguir o líder, ele o virus*. Felizmente nos tiraremos o vírus* de lá e sua imbecilidade morrerá com ele e esses velhos caquéticos, que provavelmente é o seu caso, talvez não por idade, mas por mentalidade.

Mais notícias
Assine agora
TOPO