Agência Câmara

Bolsonaro sobre Eduardo embaixador: ‘Se é criticado, é a pessoa adequada’

15.07.19 10:58

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o filho Eduardo (foto) como embaixador do Brasil nos Estados Unidos na manhã desta segunda-feira, 15, na sessão solene de aniversário do Comando de Operações do Exército, na Câmara dos Deputados. Para o presidente, as críticas feitas “pela mídia” à possibilidade de o deputado ser nomeado são uma indicação de que o filho merece o posto.

“Se está sendo criticado, é sinal de que é a pessoa adequada”, afirmou o presidente. “Se essa pessoa está sendo criticada, talvez seja a coisa certa a fazer”, apoiou a deputada Carla Zambelli, do PSL de São Paulo como Eduardo, e que discursou depois de Bolsonaro.

O próprio Eduardo está na sessão e fez um aparte, mas sem citar a questão da embaixada. O deputado afirmou que Bolsonaro não é mais “uma voz sozinha” nas causas que defendeu quando estava na Câmara, devido à bancada do PSL, que apoia as mesmas teses na área de costumes.

Bolsonaro voltou a lembrar dos 28 anos em que foi deputado federal, no discurso feito na cerimônia. “Sou do baixo clero, sem nenhum problema”, admitiu, referindo-se à denominação que é dada aos parlamentares que não têm grande influência nos debates na Câmara. Para o presidente, o fato de ter feito parte deste grupo e sido eleito presidente “é sinal de que todos têm espaço no nosso Brasil”.

Bolsonaro também disse que o Brasil está precisando de uma “quimioterapia”, com mudanças que precisam ser feitas com a ajuda do Congresso para melhorar o país. “Alguns poucos negam, mas serão convencidos pelo povo ou pela maioria”, acrescentou, referindo-se aos parlamentares de oposição.

O presidente elogiou as Forças Armadas pelo seu comprometimento com a democracia e a liberdade no Brasil, mesmo que o preço seja “a própria vida” ou “o assassinato de sua reputação”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Seria interessante se o presidente tivesse todos os dentes para extrair. Assim, ele deveria ficar calado. Quanta bobagem ele fala.

  2. Bolsonaro foi eleito sob a promessa de moralizar a administração pública sob sua responsabilidade. Sua insistência em nomear seu filho, para assumir o cargo de embaixador nos USA pode não ser caracterizada como nepotismo, mas depõe contra a moral. A autoridade máxima do país deve, antes de tudo, primar pelo exemplo. Ser presidente não basta ser honesto, é preciso parecer honesto.

  3. Competente ou não, vejo 2 poréns insuperáveis: 1) Eduardo Bolsonaro é FILHO do presidente e o nepotismo é óbvio, dispensando qq menção legal... 2) Transferir mandato obtido às custas de mais de um milhão e oitocentos mil votos... é jogar na lixeira da história tal patrimônio... Tem ainda o porém do Senado, que se vetar o acesso à embaixada, cobrirá o governo todo de descrédito... Esse pessoal que vence eleições acredita-se insensível até à criptonita!

  4. Ao longo de mais de 25 anos de absoluto dominio da ESQUERDA naquilo que chamavam de estrategia de politica externa brasileira, oBrasil amargou incontaveis vexames, em todos os continentes, nos mais diversos temas, mostrando total aparelhamento ideologico do ITAMARATI, assim, se a nomeação de Eduardo Bolsonaro se revelar um equivoco, com certeza sera bem menor do que todas as vergonhas a que fomos submetidos ao longo destes 25 anos, mas, com certeza ele sera melhor que um TOP TOP VERMELHO DA VIDA

    1. Papo furado. Nunca na história deste país a nossa imagem no exterior esteve tão arruinada como agora. Apresar de todas as trabalhadas dos Petralhas, eles pelo menos mantiveram a dignidade do Itamarati. Agora, somos considerados como país de terceira categoria pelo mundo. Estamos no mesmo nível das Filipinas, também governada por um maluco.

    1. Choque polêmico? Kkkkkkkkkkkk. Que tal tratar a tua loucura Bozista com choque elétrico? Segundo a tua receita, deve ser um santo remédio, né?

    2. Bom era quando tínhamos o cachaceiro de nove dedos ou a Dilmanta, né ??? Cai na real... só com muitos choques polêmicos é que esse pais vai mudar. Pena que o povo não acordou mais cedo e colocou o Enéas onde está o Bolsonaro hoje... já estaríamos em uma situação muito melhor e, provavelmente entre os melhores países do mundo.

  5. O Brasil terá um embaixador nos EUA à altura do nível de desenvolvimento cultural e econômico de nosso povo. Será um embaixador automaticamente brasileiro, sem os fermentos da hipocrisia de quem quer ser igual aos gringos. Nos desprezam lá fora por sermos brasileiros. Eduardo Bolsonaro sentirá esse desprezo toda vez que entrar em contato com embaixadores das Nações mais ricas. E vai se arrepender de não ter ouvido Olavo de Carvalho e não ter valorizado o eleitor humilde que o elegeu.

  6. Sabemos o quanto a diplomacia brasileira foi corrompida nos últimos governos. Inclusive, para desviar recursos do país e transferir os que foram obtidos pelos corruptos, foi criada uma embaixada em um país africano, cuja sede está localizada em outro país. Por isso, penso que a indicação de alguém que mereça a absoluta confiança do Presidente para a embaixada dos EE.UU. deva ser aplaudida. Muito aplaudida.

  7. Carla Zambelli, q premissa é essa "se essa pessoa está sendo criticada, talvez seja a coisa certa a fazer"? Eu diria onde tem fumaça tem fogo. Essa "fumaça" está fedendo ao maior nepotismo q já vimos no Brasil. Nem o cafajeste do Lula ousou colocar um da prole dele num cargo assim. Já basta q colocou a anta na presidência, não por nepotismo, mas por burrice mesmo. Deu no que deu.

    1. A esquerda governou o país do jeito que bem aprouve e ficamos CALADOS! O cargo em questão é de confiança do presidente! E como se trata de primeiro escalão nomear o filho não é nepotismo! Em quem confiar para tal alto cargo? Num esquerdista que vai fazer de tudo para minar as nossas relações comerciais? Pera lá ! E de ter tanto escrúpulo que estamos na situação que estamos. E vale à pena lembrar quem ocupou o cargo anteriormente. Um subversivo que era assaltante de bancos..

  8. Não há limite para a ignorância, a estupidez, a imbecilidade, a burrice, a jequice, a breguice, a malandragem, a sem vergonhice, o oportunismo. Os Bolsonaros estão transformando o governo do país em um feudo familiar, anti-republicano, com todos os riscos democráticos que tal ação encerra. É um venha-a-mim sórdido. Essa gente não mais irá querer largar o osso. O país está entrando em zona de perigo institucional. É necessário brecar essa gente.

    1. Calma, Cretino... Se for pensar nessa hipótese, de "largar osso", o que observamos é que o PT, após 13 anos no poder, mal foi retirado e já está com síndrome de abstinência. Mas nem tudo se controla. Afinal, aqui é um país democrático, e quem coloca mandatários no poder é o povo, ou não? Desta feita, há um contrassenso no seu discurso: fala de república e democracia, mas fala em "brecar essa gente". Só no voto, meu filho!

    2. Esses epítetos, todos, podem e devem ser aplicados a você. Miopia tem terapia...

  9. Num comparativo com a mesma dose de ironia : o Olavo é mais criticado, fala inglês fluente e tem mais seguidores fanáticos. Só falta uma competição no placar bolsonariano, preparando hambúrguer. Eu prefiro o Madero, considerado o melhor do mundo, nascido em Curitiba, aprovado pela Lava Jato e o Moro gosta.

  10. Tenha senso, e inteligència Presidente. Votei em vc para ser o melhor dos melhores. Nao se sujeite á caprichos que o prejudicam. Tome Tento!

  11. Acho q ha muito nossa chancelaria nao esta a altura do pais, pelos mais variados motivos, sendo o principal o tal de nao me toques e baboseiras. Agora botar o dudu hamburguer em Washington ai é pra enterrar o pouco bom senso q p bozzo tem

    1. Se a União mantém uma repartição e um Instituo para formação de diplomatas que gera custos, o mínimo que se espera do principal mandatário da União é que ele faça uso desse trabalho ! Se o Itamaraty e o Rio Branco não servem pra nada, então está na hora de rever se vale à pena manter esses gastos ! Coloca a cozinha do Masterchef no lugar, assim eles ensinam como fritar hamburger!

  12. Argumentação de imbecil ou de malandro. Ou uma coisa ou outra (sem terceira opção). Esses Bolsonaros são oportunistas, não republicanos. É um feudo de Jecas. E a Zambelli é aquele tipo de tiete de direita, que está sempre babando pelos espertalhões, sem pensar, sem refletir. Mais uma fanática sem cérebro.

  13. É curioso esse homem! Vejam só como esse cara viaja na maionese: dentro desse contexto, "se o filhote é criticado é porque é bom", então o LULA é bom também, não é mesmo? Ai, ai, até quando! Risível!

  14. É isso mesmo presidente, bota o Dudu hamburguer pra ser o embaixador dessa bagaceira em Washington, quem sabe o Trump manda o seu filhote pra cá como embaixador.

  15. Além de ser ridículo nomear seu filho para embaixador, por mais qualificado que ele seja (o que não é o caso), eu acho que todos políticos eleitos para um cargo deveriam ser obrigados a ficar nele até o final do mandato, ou se quiserem abandonar o barco antes, como fizeram Doria, Serra, etc, ficariam impedidos de exercer qualquer função pública. Ele que honre os votos depositados, em vez de deixar o suplente João das Couves em seu lugar.

  16. No começo fiquei em cima do muro, mas quando ele disse q era qualificado pq tinha fritado hambúrguer no Maine e morado "numa montanha lá" no Colorado aí fud€u. Incrível a capacidade do Bolsonaro de fazer merd@, e olha q eu fiz campanha pra ele

    1. Acho que ele disse isso pra fazer gozação e soou com um tremendo desrespeito para com os diplomatas de carreira do Itamaraty que ocuparam o cargo na embaixada de Washington até hoje . Ele quis minimizar a importância do preparo desses diplomatas , que podem não saber fritar um hamburguer, mas com certeza sabem de coisas muito mais importantes para exercer essa função do que ele!

  17. Bolsonaristas estão em plena campanha: "Dudu Hambúrguer" para a embaixada em Washington! Dudu será o "pombo correio" do Trump para Bolsonaro. Ou seja, entre um hambúrguer e outro, quem poderá ser "fritado" é o próprio Brasil e sua independência na política externa. Com um filho do Trump em Brasília, a política externa vai se transformar em coisa de família. E o guru-Rasputin da Virgínia fumando seu cachimbo em alguma mesa sa embaixada em Washington...

    1. Quando um presidente nomeia um apaniguado para a mais alta corte do país e ele não passou no concurso de juiz e todos aceitam o que se pode dizer deste episódio? Todos falaram porém o presidente deu de ombros e colocou o “amigo do meu amigo” lá. E agora chegou a nossa vez. É prerrogativa do presidente! Ponto final! Se Eduardo fizer algo de errado tira-se ele de lá. Afinal só ele não pode indicar quem quer?

  18. Quem não concorda com essa insanidade somos nós, boa parcela dos eleitores. Mas, parece que Bolsonaro não aprende, só ouve o seu gurú maluco...Tomara o senado tenha um pouco de bom senso.

    1. Talvez porque ele saiba que não nenhuma garantia de que o Senado vai aprovar.Só que uma pretensa indicação dele também será sabatinada pelo Senado.

    2. Sophia. Isto foi jogada do guru. Com dois objetivos: 1) propiciar uma saída honrosa para o "Dudu Hambúrguer" recusar o convite; 2) dar a falsa idéia de que ele não sugeriu e não está apoiando a nomeação do pupilo. Na real, na real, o guru desejaria mesmo é ser nomeado embaixador. Só que o pestilento ideólogo se uniu talvez demasiado com o Steve Bannon. E o Trump tem que encenar que não está de bem com o antigo colaborador.

  19. Quando o presidiário Lula nomeou o fantoche Celso Amorim como chefe o Itamaraty e um petista de carteirinha Aloísio Garcia, como ministro de fato, ninguém, nenhum diplomata reclamou. Parabéns presidente Bolsonaro. Se a esquerda esta chiando, é sinal que V. Exa. está corretíssimo.

  20. Quando a ORCRIM petista nomeou áulicos e apedeutas "diplomáticos" para postos no Itamaraty, os lambe-sacos esquerdopatas aplaudiram entusiasmados, o presidente esta no caminho certo.

    1. A esquerda não está berrando, está rindo de alegria.

    2. Náo sou de esquerda e acho uma afronta aos brasileiros!!!!que coisa mais idiota alguem que discorda dessas imbecilidades ser taxado de comunista, esquerdopata e outras coisas,,,,,gente fanatica essa

  21. Se náo cair definitivamente a ficha agora náo sei quando isso acontecerá...o cara é fraco, inepto para o cargo, fisiologista, destemperado, isso sem contar os fobicos, ginos, etc,etc...estou escreveno sobre o capitáo, o filho náo tem culpa, é resultado disso ai ...ta ok??? Vergonha disso tudo

  22. Em um ponto o Presidente tem razão: o que TODOS os "ilustres" embaixadores nos EUA (diplomatas de carreira) conseguiram junto àquele país desde 2003? Praticamente nada exceto animosidade e alinhamento com esquerdopatas contra os "imperialistas do Norte". Em apenas 6 meses, Bolsonaro concluiu a questão de Alcântara, recebeu apoio formal para a OCDE bem como firmou acordos importantes na entre as duas nações. Coloquem as alegorias de lado e verão que a idéia de Eduardo na Embaixada não é estúpida.

    1. Quer dizer que o fracasso da politica externa do Brasil na era esquerdista foi exclusivamente culpa dos embaixadores? Claro que o embaixador tem que estar alinhado à ideologia do Presidente, mas tem que ser o filho e ainda por cima despreparado? Se for assim, melhor votar no Coelho nas próximas, assim termos um filho para cada cargo de confiança!

    2. Catilinário, prefiro dar o benefício da dúvida ainda que, novamente, prefira um bom diplomata conservador de carreira ao invés de Eduardo - se não funcionar, que ele caia fora e entre alguém do Itamaraty novamente. No frigir dos ovos, isto é questão minúscula; as grandes reformas (além daquela da Previdência) ainda vão ocorrer no Parlamento.

    3. Ricardo GF. Vc tem razão com relação aos resultados da diplomacia brasileira nos últimos anos. Mas seus argumentos são falhos. O Brasil não conseguiu nada porque os governos de esquerda (desde FHC) não tentaram nada com os Republicanos e fizeram tudo o que os Democratas gostariam que fizessem, prestigiando governos de esquerda, principalmente na América e na África. Lembre-se, para Obama Lula-drão era "o cara". E não vai ser "alinhando" um destrambelhado daqui com outro de lá que vamos melhorar.

    4. Não acredita em quê? Discorde com objetividade ao invés de gritar asneiras. Não apoio sua nomeação e acho que ela deveria ir realmente para um experiente diplomata. Mas há, também, fatores que auxiliam na escolha de Eduardo - até porque, se amanhã Trump sair, o Presidente do Brasil pode simplesmente nomear outro dependendo da conjectura política. Ademais, qual era o preparo de Itamar Franco para assumir as Embaixadas em Portugal, OEA e Itália no passado?

  23. Jeito novo de fazer as coisas. Não tenho preconceito. Não me iludo com títulos acadêmicos, nem só deles vive o homem. Já conheci bem de perto Diplomata de carreira. Tô pagando pra ver como se sairá o Eduardo Bolsonaro, sem ironia. Há toda uma simetria com o atual governo americano (gostando ou não). E a piada do hambúrguer já encheu .

    1. Huuummm...... 😖 🤭 😂 parece comentário ""típico" de mamãe" ou....da Damaris.....rsrsrsrsrsrs....😂😂😂😂😂😂

  24. E caso perdido! O homem não ouve, não aprende nada, não reconhece seus erros. Só nos resta torcer para que o Senado tenha a coragem, a determinação e o bom senso de não permitir que se consuma essa grande idiotice. E o 03 que pare de incentivar as besteiras do papai e que vá trabalhar lá na Câmara, que é para isso que o elegemos, e não para brincar de embaixador.

    1. Marcos. Até seria bom se o 03 tivesse o bom senso de sugerir um pouco desta qualidade para o pai. Mas tudo indica que a "famiglia" vai caminhar unida para o abismo. É a maldição do gurusismo. Agora, do Rasputin da Virgínia.

  25. Não critico o Eduardo. Critico a nomeação dele, que não tem capacitação técnica. Não foi este o critério para nomeação de ministros, que deu certíssimo?

  26. - Mas ele foi da Polícia Federal e foi o deputado mais votado! - Foi escrivão da PF, e o Tiririca também foi, à sua época, o deputado mais votado.

  27. Não Sr.Presidente. Tal comentário desarrazoado, é tentativa de inversão da lógica para justificar ato ilógico. Sua excelência ocupa esse honorabilíssimo cargo, graças à confiança de milhões que lhe foi, de boa fé, depositada, para atender aos anseios do Povo Brasileiro, a quem serve e, não aos seus anseios particulares ou familiares, stricto sensu. E o Povo Brasileiro espera e, solicita veementemente, a retribuição em absolutos respeito, coerência, seriedade, consideração e exemplar moralidade!!

  28. Bolsonaro é um gênio! Só acreditando nisto para nomear um Chef especialista em fritura de hambúrgueres para embaixador em Washington. O Mcdonald vai "estorar" de tanto abrir novas franquias no Brasil. Slogan da campanha: "coma dos mesmo hambúrgueres fritados pelo embaixador do Brasil em Washington"!

    1. Em tempo: Eduardo Bolsonaro deveria passar a usar a alcunha de "Dudu Hambúrguer", grande chef da diplomacia.

  29. O Bolsonaro é um bom sujeito, meus caros. Porém é de uma simplicidade que beira o simplório! Vejam só o raciocínio dele: "Se é criticado é porque é a pessoa certa" Depende de quem vem a crítica, não é só da mídia, é de muita gente que não é da oposição! Eis a questão. Nos faça um grande favor Bolsonaro: Assuma seu cargo de Presidente da República de vez e apresente resultados, que ainda estamos esperando.

    1. Com certeza, Paulo. Porque JB mesmo não apresentou nada, ou só quase nada, de positivo. Tudo que tem andado no governo é fruto da ação dos bons "auxiliares". Se ficasse calado, ajudaria muito! E poderia até ser considerado um gênio. Bem que poderia convio "Dudu Hambúrguer" para fritar a iguaria alemã (e desnaturada pela culinária americana) em sua casa. Em boca cheia de hambúrguer não entra mosquito.

Mais notícias
Assine agora
TOPO